Prova UEMA 2019 com Gabarito

Prova UEMA 2019 com Gabarito - Universidade Estadual do Maranhão - LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS O trecho a seguir é parte...
uema-logotipo-indagacao-site
Prova UEMA 2019 com Gabarito
- Universidade Estadual do Maranhão -

LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

O trecho a seguir é parte do artigo "Três tempos de uma mesma história", publicado na Revista Cult, que apresenta dados de épocas diferentes, revelando a situação social contrária a negros e a pobres. Leia-o para responder às questões 01 e 02.

[...]

Como se sabe, muitas das tropas brasileiras foram compostas de escravos, que se alistavam, não só com a promessa de alforria, mas também pelo compromisso do imperador Pedro II em abolir a escravidão. Ao final da Guerra, em vez de libertação, em 1871, foi promulgada a Lei do Ventre Livre que, no papel, considerava em liberdade todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir daquela data. Na prática, crianças negras nascidas livres continuaram trabalhando nas mesmas condições das que nasceram escravizadas.

Tantos dados, de diferentes tempos, no mesmo território, nos informam como o estado brasileiro está a serviço do capital financeiro. E nós? Assistimos a tudo isso? Evoco a pergunta - provocação de um militante do movimento negro durante um seminário que aconteceu na 3ª. Edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo: "Para o meu bisavô, disseram que ele deveria ser um bom escravo, que a abolição logo viria. Para o meu avô, prometeram que se ele trabalhasse bastante, teria condições de vida. Para o meu pai, disseram que depois do ginásio, viria a CLT. Para mim, foi o ensino superior. Mas mesmo graduado, sou parado pela polícia e não tenho emprego. Até quando vamos acreditar nas promessas?
Fonte: CULT Revista Brasileira de Cultura. No. 235.
São Paulo Ano 21, junho 2018. Adaptado

QUESTÃO 01
UEMA 2019: Quando a colunista evoca a pergunta de um militante do movimento negro, durante um seminário, "Até quando vamos acreditar nas promessas?", seu propósito comunicativo é

a) esperara adesão do leitor ao protagonismo atual do estado brasileiro na aceitação dos direitos dos negros no país.

b) trazer à luz os antigos ganhos obtidos pelos escravos integrantes das tropas brasileiras, bem diferentes das ocorrências atuais.

c) responder ao militante e aos leitores, no próprio texto, a pergunta sobre as mudanças progressivas ao longo dos diferentes tempos.

d) reiterar a expectativa do militante sobre a exatidão de um exercício dos direitos e de liberdade do negro no Brasil.

e) neutralizar o ponto de vista jornalístico sem manifestar posicionamento a respeito do clamor do militante.

GABARITO.

QUESTÃO 02
UEMA 2019: No trecho: "Para o meu bisavô, disseram que ele deveria ser um bom escravo, que a viria.", o efeito semântico do adjetivo em "bom escravo", considerando o contexto, ressalta a ideia de abolição logo

a) vivência piedosa.
b) servilismo enganoso.
c) intimidade partilhada
d) altruísmo devocional.
e) companheirismo autêntico.

GABARITO.

Considerando o contexto da obra Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, leia o texto I para responder às questões 03, 04 e o texto II, para a questão 05.

TEXTO I

[...]
-E esse povo lá de riba
de Pernambuco, da Paraíba,
que vem buscar no Recife
poder morrer de velhice,
encontra só, aqui chegando,
cemitérios esperando.
- Não é viagem o que fazem,
vindo por essas caatingas, vargens;
aí está o seu erro:
vêm é seguindo seu próprio enterro.
[...]

Fonte: MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e
outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

QUESTÃO 03
UEMA 2019: A coerência sintática, nessas falas, com relação às formas verbais "fazem" e "vêm" e os respectivos sujeitos, é garantida com a recorrência de termo presente na primeira fala, por meio da figura de linguagem, denominada

a) aliteração.
b) pleonasmo.
c) catacrese.
d) comparação.
e) metonímia.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UEMA 2019: O termo "aí" é um elemento de continuidade. No contexto, o sentido desse termo pode ser recuperado, de modo coerente, na seguinte expressão:

a) na espera.
b) na busca.
C) nessa morte.
d) nessa vinda.
e) na esperança.

GABARITO.

TEXTO II

O retirante explica ao leitor quem é e a que vai

- O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
[..]
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba
[...]
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte Severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida)
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
[...]
Fonte: MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida
Severina.1a ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007


QUESTÃO 05
UEMA 2019: Severino chega a uma conclusão que lhe parece óbvia e que confirma, por fim, as similaridades entre os Severinos. Trata-se do fato de

a) morrerem precocemente.
b) serem filhos de Marias.
c) homenagearem um santo.
d) terem pais homônimos.
e) resistirem às adversidades.

GABARITO.

Para responder à questão 06, você deve ler os fragmentos das obras indicadas para compará-los.

TEXTO I

Uma mulher, da porta de onde saiu um homem, anuncia-lhe o que se verá

- Compadre José, compadre,
que na relva estais deitado:
conversais e não sabeis
que vosso filho é chegado?
Estais aí conversando
em vossa prosa entretida:
não sabeis que vosso filho
saltou para dentro da vida?
Saltou para dentro da vida
ao dar seu primeiro grito;
e estais aí conversando;
pois sabei que ele é nascido
Fonte: MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e
outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

TEXTO II

[...]
JOAO GRILO
E como avistaram você, da vila?
СHICO
Ah, eu levantei um braço e acenei, acenei, até que uma lavadeira me avistou e vieram me soltar.
JOAO GRILO
E você não estava com os braços amarrados, Chicó?
CHICO
João, na hora do aperto, dá-se um jeito a tudo!
JOÃO GRILO
Mas que jeito você deu?
CHICO
Não sei, só sei que foi assim! Mas deixe de agonia, que o povo vem aí
[...]
Fonte: SUASSUNA, A. Auto da Compadecida.
36. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

QUESTÃO 06
UEMA 2019: Fazendo-se uma comparação do uso da Língua Portuguesa nos textos I e II, tem-se que a variante linguística da mulher, no primeiro texto, diferentemente da de João Grilo e Chicó, no segundo texto,

a) adota a interlocução coloquial, revelando sua origem humilde.

b) evita a formalidade, dirigindo-se diretamente a seu interlocutor.

c) emprega vocabulário formal, marcando sua condição de retirante.

d) utiliza formas possessivas, identificando o interlocutor por vós e por você.

e) emprega vocativo de valor afetivo, definindo uma relação social.

GABARITO.

As questões 07, 08 e 09 estão baseadas em diferentes fragmentos da peça teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

TEXTO II

[...]
PALHAÇO
Oi, eu vou ali e volto já
ATORES
(saindo)
Oi, cabeça de bode não tem que chupar.
[...]
JOAO GRILO
Sacristão, a vaca da mulher do padeiro tem que sair!
SACRISTÃO
Um momento. Um momento. Em primeiro lugar, o cuidado da casa de Deus e de seus arredores. Que é isso? Que é isso?
(Ele domina toda a cena, inclusive o Padre que tem uma confiança do secretário.)
empáfia, segurança e hipocrisia
enorme na
MULHER E PADEIRO
(ao mesmo tempo, em resposta à pergunta do Sacristão)
É o padre...
SACRISTÃO
(afastando os dois com a mão e olhando para a direita)
Que é aquilo? Que é aquilo?
(Sua afetação de espanto é tão grande, que todos se voltam pra direção em que ele olha.)
Fonte: SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. 36. ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

QUESTÃO 07
UEMA 2019: Em Auto da Compadecida, Ariano Suassuna mescla o teatro medieval com elementos da tradição popular nordestina e dos espetáculos circenses. Considerando a função, nessa comédia teatral, dos trechos destacados em parênteses/itálico, cabe afirmar que são

a) rubricas com indicações da dinâmica da cena.

b) narrativas concomitantes com a ação dos atores.

c) reproduções do pensamento dos personagens.

d) intervenções do Palhaço intercaladas no diálogo.

e) inserções do coro de atores dirigidas à plateia.

GABARITO.

TEXTO II

Encourado

Arrogância e falta de humildade no desempenho de suas funções: esse bispo, falando com um pequeno, tinha um orgulho só comparável à subserviência que usava para tratar com os grandes. Isto sem se falar no fato de que vivia com um santo homem, tratando-o sempre com o maior desprezo.

Fonte: SUASSUNA, A. Auto da Compadecida.
36. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

QUESTÃO 08
UEMA 2019: Sem prejuízo do entendimento do texto, as palavras orgulho e subserviência poderiam ser substituídas, respectivamente, por

a) presunção e ostentação.
b) simplicidade e bajulação
c) modéstia e insolência.
d) soberba e submissão.
e) sujeição e altivez.

GABARITO.

TEXTO III

BISPO
Vamos deixar de brincadeiras! O senhor sabe perfeitamente a que estou me referindo. Por que chamou a mulher dele de cachorra?
[...]
PADRE
Não chamei, Senhor Bispo!
BISPO
Chamou, Padre João!
PADRE
Não chamei, Senhor Bispo!
BISPO
(elevando a voz)
Chamou, Padre João!
PADRE
resignado
Chamei, Senhor Bispo!
BISPO
Afinal, chamou ou não chamou?
PADRE
Não chamei, mas se Vossa Reverendíssima diz que eu chamei é porque sabe mais do que eu!
Fonte: SUASSUNA, A. Auto da Compadecida.
36. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.

QUESTÃO 09
UEMA 2019: No texto, o tratamento cerimonioso empregado pelo Padre, ao se referir ao Bispo, muda de Senhor para Vossa Reverendíssima. Essa mudança ocorre em função de uma relação hierárquica de poder que, no contexto,

a) denuncia a mentira do padre

b) mostra a incoerência das autoridades da igreja.

c) aceita o contra-argumento do padre.

d) impede o padre de contradizer seu superior.

e) prova a incerteza na fala do padre.

GABARITO.

As questões de 10 a 14 têm como texto base diferentes fragmentos do romance O Mulato, de Aluísio Azevedo. Leia-os para responder às questões.

TEXTO I

As paredes, barradas de azulejos portugueses e, para o alto, cobertas de papel pintado, mostravam, nos seus desenhos repetidos de assuntos de caça, alguns lugares sem tinta, cujas manchas brancacentas traziam à ideia joelheiras de calças surradas.

Ao lado, dominando a mesa de jantar, aprumava-se um velho armário de jacarandá polido, muito bem tratado, com as vidraças bem limpas, expondo as pratas e as porcelanas de gosto moderno; a um canto dormia, esquecida na sua caixa de pinho envernizado, uma máquina de costura de Wilson, das primeiras que chegaram ao Maranhão; nos intervalos das portas simetrizavam-se quatro estudos de Julien, representando em litografia as estações do ano; defronte do guarda-louça, um relógio de corrente embalava melancolicamente a sua pêndula do tamanho de um prato e apontava para as duas horas. Duas horas da tarde.

Não obstante, ainda permanecia sobre a mesa a louça que servira ao almoço. Uma garrafa branca, com uns restos de vinho de Lisboa cintilava à claridade reverberante que vinha do quintal. De uma gaiola, dependurada entre as janelas desse lado, chilreava um sabiá.
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martin Claret, 2010.

QUESTÃO 10
UEMA 2019: O fragmento ilustra uma característica muito presente na prosa naturalista brasileira, conhecida como

a) determinismo científico.

b) experimentalismo narrativo.

c) pessoalismo engajado.

d) crítica aos valores sociais.

e) detalhismo descritivo.

GABARITO.

TEXTO II

Foi então que Ana Rosa veio ao mundo; a princípio muito fraquinha e quase sem dar acordo de si. Manuel andava aflito, com medo de perdê-la. Que luta, os três primeiros meses de sua vida! Parecia morrer a todo instante, coitadinha! Ninguém dormia na casa; o negociante chorava como um perdido, enquanto a mulher fazia promessas aos santos da sua devoção.
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martin Claret, 2010.

QUESTÃO 11
UEMA 2019: No discurso indireto livre, há a fusão dos discursos direto e indireto e a supressão de marcas que indiquem a mudança das falas no discurso. Serve como ilustração do discurso indireto livre, no fragmento acima, o seguinte trecho:

a) "Parecia morrer a todo instante, coitadinha!"

b) "Foi então que Ana Rosa veio ao mundo;"

c) "Manuel andava aflito, com medo de perdê-la."

d) "a mulher fazia promessas aos santos da sua devoção"

e) "o negociante chorava como um perdido,"

GABARITO.

TEXTO III

No dia seguinte, por todas as ruas da cidade de São Luís do Maranhão, e nas repartições públicas, na Praça do Comércio, nos açougues, nas quitandas, nas salas e nas alcovas, boquejava-se largamente sobre a misteriosa morte do Dr. Raimundo, era a ordem do dia.

Contava-se o fato de mil modos; inventavam-se lendas; improvisavam-se romances. O cadáver fora recolhido pela Santa Casa de Misericórdia; procedeu-se a um corpo de delito; verificou-se que o paciente morrera a tiro de bala, mas a polícia não descobriu o assassino.
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martin Claret, 2010.

QUESTÃO 12
UEMA 2019: Em O Mulato, o leitor depara-se com o uso frequente do pronome "se". No fragmento, em destaque, o uso de "boquejava-se" e "procedeu-se" reforça a indeterminação do sujeito para

a) demonstrar o testemunho dos vizinhos perante a cena da morte misteriosa.

b) determinar a especificidade de quem contou o fato ocorrido.

c) indicar o disse-me-disse acerca do fato acontecido.

d) ocultar os possíveis culpados do crime perante as circunstâncias.

e) adicionar informações para contar sobre o assassinato.

GABARITO.

TEXTO IV

Raimundo tinha vinte e seis anos e seria um tipo acabado de brasileiro, se não fossem os grandes olhos azuis, que puxara do pai. Cabelos muito pretos, lustrosos e crespos; tez morena e amulatada, mas fina; dentes claros que reluziam sob a negrura do bigode; estatura alta e elegante; pescoço largo, nariz direito efronte espaçosa.

A parte mais característica de sua fisionomia eram os olhos grandes, ramalhudos, cheios de sombras azuis; pestanas eriçadas e negras, pálpebras de um roxo vaporoso e úmido; as sobrancelhas, muito desenhadas no rosto, como a nanquim, faziam sobressair a frescura da epiderme, que, no lugar da barba raspada, lembrava os tons suaves e transparentes de uma aquarela sobre papel de arroz.

Tinha os gestos bem-educados, sóbrios, despidos de pretensão; falava em voz baixa, distintamente, sem armar ao efeito; vestia-se com seriedade e bom gosto; amava as artes, as ciências, a literatura e, um pouco menos, a política.
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martin Claret, 2010.

QUESTÃO 13
UEMA 2019: Ao longo da narrativa acima, o autor nos brinda com diferentes descrições do protagonista Raimundo. O fragmento revela uma visão do personagem como

a) anti-herói modernista, pois, a despeito de sua condição social, mantém-se fiel a sua origem simples.

b) herói romântico, pois é apresentado como ser de superioridade total tanto moral quanto física e intelectual.

c) anti-herói realista, pois suas atitudes são típicas do grotesco e da imoralidade sem desconsiderar os aspectos intelectuais.

d) anti-herói idealizado, pois representa todo o preconceito racial, ponto central do romance, sem se corromper.

e) herói picaresco, pois é retratado como ser comum, da grande província, que vive os reveses sem abalar suas convicções.

GABARITO.

TEXTO V

E jurava que filha sua não havia de aprender semelhante instrumento, porque as desavergonhadas só queriam aquilo para melhor conversar com os namorados, sem que os outros dessem pela patifaria!

Também dizia mal da iluminação a gás:

- Dantes, os escravos tinham qque fazer! Mal serviam a janta, iam aprontar e acender os candeeiros, deitar-lhes novo azeite e colocá-los no seu luga... E hoje? É só chegar o palitinho de fogo à bruxaria do bico do gás .. caia-se na pândega! Já não há tarefa! Já não há cativeiro! É por isso que eles andam tão descarados! Chicote! Chicote, até dizer basta! Que é do que eles precisam. Tivesse eu muitos, que lhes juro, pela bênção de minha madrinha, que Ihes havia de tirar sangue do lombo!
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martin Claret, 2010.

QUESTÃO 14
UEMA 2019: O único comentário correto relativo ao emprego dos sinais de pontuação, no texto V, é que

a) a vírgula, após a palavra "Dantes", é indicada para separar o aposto do restante da frase que denota uma opinião.

b) o uso da vírgula, após "Mal serviam a janta", separa essa oração coordenada das outras três substantivas.

c) a vírgula, após "Tivesse eu muitos", separa a oração explicativa da sua principal, marcando inversão na ordem.

d) o uso estilístico do travessão indica a interrupção de fala de um dos interlocutores.

e) o uso constante do ponto de exclamação é um recurso estilístico que serve para acentuar a fala incisiva do enunciador.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UEMA 2019: Os trechos a seguir, em que estão sublinhadas palavras de ligação, são partes do romance O Mulato. Aquela cujo valor semântico é diferente das demais é a seguinte:

a) "Desse lado, montes e vales tinham orlas de ouro; era tudo vermelho e esfogueado; ao passo que, do ponto contrário, lhe o punha o luar o doce contraste da sua luz argentina e fresca, [...]"

b) "Doía aquele coração amoroso ver expatriar-se, assim, tão sem mãe, uma pobre criança de cinco anos. O pequeno, todavia, depois de preparado com todo o desvelo, foi metido a chorar, dentro de um navio, e partiu."

c) "Na capital, entretanto, acalmavam-se os ânimos. José prosperou rapidamente no Rosário; cercou amante e o filho com cuidados; relacionou-se com a vizinhança de Fritas; [...]"

d) "Não obstante, ia já escurecendo, as cigarras estridulavam em coro; ouvia-se o lamentoso piar das rolas que se aninhavam para dormir; toda a natureza se embruçava em sombras, bocejando."

e) "Além desse, ninguém lhe conhecia outra relação particular; uma bela manhã, porém, o "exemplar moço" aparecera incomodado e pedira ao patrão que lhe deixasse ficar aquele dia no quarto."

GABARITO.

INGLÊS

Leia o texto a seguir para responder às questões 16 e 17.

Clique na imagem para ampliar e fazer a leitura do texto

QUESTÃO 16
UEMA 2019: O texto tem por objetivo

a) descrever o modo de vida da família de Gisele Bündchen

b) informar quando Gisele Bündchen começou a carreira.

c) demonstrar as participações de Gisele Bündchen em publicidade.

d) promovero lançamento de um livro de Gisele Bündchen.

e) enumerar os shows dos quais Gisele Bündchen participou.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UEMA 2019: O fragmento que apresenta a quantidade de filhos de Gisele Bündchen é o seguinte:

a) "She's married to the famous quarterback, Tom Brady, and has two children [...]".

b) "Bündchen began her modeling career at the age of 14."

c) "She was the highest paid supermodel for 15 years and decided to retire [...] in 2015.".

d) "I have lived through these past 37 years, [...]".

e) "Gisele Bündchen took ...] photos from her childhood, modeling career and family.".

GABARITO.

Leia o texto II para responder às questões 18 a 20.

TEXTO II

Votes at 16 and negative sterotypes of young people

"Young people never respect their parents, they are rude and impatient. They frequently inhabit bars and have no self-respect"

These are just some of the things I have heard people say about today's youth.

Believe it or not, not every single teenager around my age (11-18) goes around beating up people and smashing up cars. Can you seriously claim that today's youth are that much worse than the teenagers of the former generation?

Statistics show that now adults and elders are more scared of teenagers than ever before. It has also been claimed that more than 1.5 million Britons had considered moving home because of young people "hanging around" their neighbourhood.

But the fact is, more teenagers than ever before are staying on at school after the age of 16 to study, and again, more than ever are going on to further and higher education. Teenagers are more likely to do voluntary work than people from any other generation. In fact, they are 10 times more likely to be volunteering in our communities than regularly being antisocial in them and two thirds of 10-15-year olds have helped raise money for charity.

In November 2017 lots of people campaigned for "votes at 16" These people believed that if a young
person could join the army, get married, get a job, join a trade union, register as a blood donor and so much
more, why are over 1.5 million 16 and 17-year-olds denied the vote?
Fonte: http://www.edp24.co.uk/features/votes-at-16-and
-negative-sterotypes-of-young-people-1-5479633

QUESTÃO 18
UEMA 2019: A palavra "they", no quinto parágrafo do texto, refere-se a

a) реople.
b) teenagers.
c) other generation
d) communities.
e) olds.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UEMA 2019: E incorreto afirmar que os adolescentes

a) têm frequentado cada vez mais as escolas, atualmente.

b) são, em geral, acusados de serem rudes e impacientes.

c) têm menor probabilidade de executar trabalhos voluntários.

d) participam de levantamento de fundos para caridade.

e) podem, mesmo sendo menores, se associar a sindicatos.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UEMA 2019: Leia o seguinte fragmento "[...] they are 10 times more likely to be volunteering in our communities than regularly being antisocial in them and two thirds of 10-15-year olds have helped raise money for charity".

Para responder à questão, considere que a parte em destaque das representações equivale ao primeiro elemento da fração.

A representação gráfica da parcela de pessoas entre 10-15 anos de idade envolvidas em levantamentos de fundos para caridade é



GABARITO.

ESPANHOL

Lea el texto I para la cuestión 16.

TEXTO I

El mundial de fútbol desde otra cara

A millones de personas les gustan el fútbol y otros tantos de millones de personas no. El fútbol como cualquier otros acontecimientos deportivos, se trata de un entretenimiento, mas que debería servirnos como divertimiento y distracción, sin más complicaciones.

Sin embargo, hay personas que le dan un valor que realmente no tiene, llegando a convertir estos eventos en algo tan exageradamente importante para ellos que condiciona sus vidas, su forma de pensar y de actuar, viendo enemigos donde no los hay, llegando a convertir un juego en un campo de batalla dentro y fuera de los estadios.

Otras muchas personas consideran que gastar el dinero en acontecimientos mundiales de este tipo, cuando la población está pasando penurias y no tiene los servicios básicos cubiertos, no debería hacerse.
Fonte: https://www.actiludis.com/el mundial de fútbol-desde-otra-cara

QUESTÃO 16
UEMA 2019: Según el texto El mundial de fútbol desde otra cara pone en discusión

a) la evidencia del fútbol como un divertimiento lleno de placeres que satisface las necesidades de todos

b) que todas las personas tienen la idea exagerada del valor del evento mundial de fútbol.

c) que mientras ocurre el mundial de fútbol, nadie necesita servicios básicos para vivir.

d) que toda la gente considera el fútbol un momento tan importante, creando una dependencia de su vida a eso.

e) la manera como algunas personas ve el fútbol, se olvidando de las situaciones críticas en que se quedan una parcela de la población.

GABARITO.

Lea el texto II para las cuestiones 17 y 18.

TEXTO II

La importancia del conocimiento

Vivimos en el siglo XXI, también conocido como el siglo de las informaciones y comunicaciones, dónde el conocimiento ya es más importante que el dinero.

El conocimiento se ha convertido en unas de las herramientas más importantes para el éxito en los negocios. Hoy hay mucha competencia en el mercado laboral y en los negocios, por esto una persona con un nivel de conocimiento grande en su área de actuación es bien valorada por las empresas, que siempre buscan personas para agregar a sus oficinas, sin embargo, sólo el conocimiento no es importante si usted no sabe cómo utilizarlo.
Fonte: http://www.espanholgratis.net/textos_em_espanhol/importancia conhecimento.htm

QUESTÃO 17
UEMA 2019: Según el texto "el conocimiento [...] actualmente es más importante que el dinero" porque

a) a veces al utilizarlo se adquiere buen negocio.

b) por medio de él, la gente consigue actuar exitosamente en el mercado laboral.

c) las oficinas quizás valoran personas con esa característica.

d) los negocios independen de esta herramienta para tener éxito.

e) la gente que lo busca siempre obtiene suceso en sus actividades laborales.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UEMA 2019: El texto dice que "[...] Hoy hay mucha competencia en el mercado laboral y en los negocios [...]". Entonces, competencia es lo mismo que

a) certidumbre.
b) vulnerabilidad.
c) cooperación.
d) capacidad.
e) duda.

GABARITO.

Lea el texto III para las cuestiones 19 y 20.

TEXTO III

Buenos Aires, 08 de febrero de 2000.

¡Hola! ¿Qué tal?,

Te he buscado por todas partes. Tengo que encontrar la manera de hablar contigo. Te he escrito muchas veces, pero las cartas regresan a mí. Seguiré escribiéndote la semana próxima. Voy a decirle al cartero que tenga paciencia conmigo, porque se está cansando de mi insistencia. En todo caso, empiezo a pensar que quizá nos hayas olvidado a todos: a mí y al resto de la pandilla... No importa: insistiré hasta encontrarte.

Acabo de tener una buena idea muy buena: te llevaré mi carta personalmente allá donde estés.

Saludos,
Aguardando tu respuesta,

Juan.
Fonte: http://www.google.es/searcha?q=te+he+buscado por todas partes+cartas

QUESTÃO 19
UEMA 2019: Según el texto arriba, el narrador

a) viaja al encuentro de una persona.

b) afirma que el cartero se enfadó de su insistencia.

c) vive pensando en una persona.

d) se convence de que la persona se olvidó de todos.

e) implora al cartero que tenga paciencia con sus tentativas de búsqueda.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UEMA 2019: En la carta, el narrador enfatiza "[...] Tengo que encontrar la manera de hablar contigo [...]". En la expresión destacada, hay una idea que refuerza una acción que es

a) procesual.
b) finalizada.
c) necesaria.
d) duradera.
e) posible.

GABARITO.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 21 - NULA.

Analise a imagem para responder à questão 22.

Uma vítima das atrocidades dos belgas no Congo, junto a um missionário ca. 1890-1910
Uma vítima das atrocidades dos belgas no Congo, junto a um missionário (ca. 1890-1910)
Fonte: oomundoreal.wordpress.com

QUESTÃO 22
UEMA 2019: A atual República Democrática do Congo foi dominada a partir do século XIX por Leopoldo II, da Bélgica, governante do Estado Livre do Congo, entre 1885 a 1908. Esse fato está inserido no Imperialismo europeu, na chamada Partilha da África. Sobre o domínio colonial do Congo, neste período, é possível afirmar que

a) os colonizadores valorizavam a superioridade do homem branco, com o propósito central de levar a cultura e os conhecimentos para aqueles povos, visando a educar as populações africanas, motivo pelo qual praticaram violência, com o uso da mutilação.

b)o homem branco considerava que carregava um verdadeiro fardo porque tinha o propósito filantrópico de levar a civilização e o progresso para os países africanos, pois se utilizavam da violência e do trabalho missionário para cristianizar o africano.

c) o tratamento dado às populações africanas, embora caracterizado por conflitos e por violências, com
mutilações, mostra a preocupação dos europeus em levar melhorias do capitalismo a esses povos,
tais como, as ferrovias, o telégrafo e a eletricidade.

d) a ideologia da superioridade do homem branco tinha por objetivo a preocupação com o desenvolvimento sustentável dos países da África, no que encontrava a rebeldia dos próprios africanos, resultando em conflitos e em mutilações.

e) a população do Congo resistiu à dominação realizada pela Bélgica, que tinha o objetivo de explorar as riquezas e o trabalho locais, por isso os habitantes da região foram tratados de forma violenta pelos colonizadores, com a prática de mutilação do nativo.

GABARITO.

A canção O Mestre Sala dos Mares, lançada em 1974, canta um episódio da História do Brasil no início do século XX, a Revolta da Chibata.

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala.

[...]

Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história não esquecemos jamais.
Salve o navegante negro
Que tem por monumento as pedras pisadas do cais.
Fonte: Aldir Blanc e João Bosco. O Mestre Sala dos Mares, 1974

QUESTÃO 23
UEMA 2019: A Revolta da Chibata representou a insatisfação popular durante o período da chamada República Velha. Esse movimento, ocorrido em 1910, tinha por propósito

a) cessar os açoites aos marinheiros e, principalmente, garantir terras produtivas às populações pobres do interior do país.

b) acabar com os maus-tratos, especialmente, os castigos corporais, e melhorar os soldos dos marinheiros.

c) parar com o recrutamento voluntário de marujose, especialmente, garantira igualdade social no comando da marinha.

d) diminuir a desigualdade social na marinha por meio da equivalência dos soldos entre marujos e oficiais.

e) eliminar a escravidão de marujos na marinha e destituir os oficiais fieis à monarquia.

GABARITO.

Leia o texto a seguir para responder à questão 24.

Não chores, minha flor... segredou-lhe afinal. Tens toda a razão...perdoa-me se fui grosseiro contigo! Mas que queres? todos nós temos orgulho, e a minha posição ao teu lado era tão falsa!... Acredita que ninguém te amará mais do que te amo e te desejo! Se soubesses, porém, quanto custa ouvir cara a cara: Não lhe dou minha filha, porque o senhor é indigno dela, o senhor é filho de uma escrava! Se me dissessem: É porque é pobre! Que diabo! eu trabalharia! se me dissessem: É porque não tem uma posição social! juro-te que a conquistaria, fosse como fosse! E porque é um infame! um ladrão! um miserável! eu me comprometeria a fazer de mim o melhor modelo dos homens de bem! Mas um ex-escravo, um filho de negra, um mulato! E, como hei de transformar todo meu sangue, gota por gota? como hei de apagar a minha história da lembrança de toda esta gente que me detesta?
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Martins Claret, 2010.

QUESTÃO 24
UEMA 2019: O diálogo entre os personagens Raimundo e Ana Rosa na obra O Mulato, de Aluísio Azevedo (1881), expressa o preconceito racial existente na sociedade maranhense do século XIX

Da leitura do romance O Mulato, percebe-se que

a) as classes dirigentes discriminavam os mulatos para evitar uma mobilidade social que colocasse em risco a estrutura vigente naquela sociedade.

b)os mulatos representavam uma pequena fração da sociedade maranhense e esperavam chegar ao poder político por meio do casamento com mulheres da elite.

c) os escravos eram vistos de forma romanceada em razão da característica birracial da sociedade rural maranhense no século XIX.

d)os abolicionistas defendiam a plena igualdade racial como forma de estabelecer uma sociedade igualitária e justa para todos.

e)o mulato era aceito pela sociedade por ser símbolo do embranquecimento da população negra como queriam os defensores da manutenção da pureza racial.

GABARITO.

Leia o texto a seguir para responder à questão 25.

[...]
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar


algum roçado da cinza.
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra. [...]
Fonte: MELO NETO, João Cabral. Morte e vida Severina e
Outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

QUESTÃO 25
UEMA 2019: Nesse trecho do poema Morte e Vida Severina (1954), o escritor João Cabral de Melo Neto retrata questões enfrentadas pelos sertanejos migrantes no passado, as quais ainda estão presentes nos dias atuais. Em relação ao fenômeno do êxodo rural, é correto afirmar que a população nordestina deixa

a) o campo e consegue bons postos de trabalho nas cidades superpopulosas, em virtude das oportunidades de trabalho e de emprego das grandes capitais do país.

b) as cidades nordestinas superpopulosas e se dirige para outros centros urbanos, onde muitas vezes mora em casas de taipa nos subúrbios após conseguirem trabalho.

c) o sertão nordestino como migrantes em virtude da falta de infraestrutura e vão para as cidades onde têm acesso à moradia adequada nos subúrbios e oportunidades de emprego com carteira assinada.

d) a região e se dirige aos grandes centros em busca de melhores condições de vida e de trabalho, acabando por habitar regiões superpopulosas e sem infraestrutura adequada.

e) o flagelo da seca e da baixa produtividade agrícola, e vai para os aglomerados urbanos onde é beneficiada por uma série de políticas públicas, relacionadas à saúde e à educação.

GABARITO.

Leia o texto a seguir para responder à questão 26.

Rocha é um agregado natural, formada por um ou mais minerais, ou ainda mineraloides - vidro vulcânico e matéria orgânica -, constituindo a parte essencial da crosta terrestre. Elas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, porém a sua classificação mais utilizada se refere aos processos de sua formação.

Pelas suas origens-formação, as rochas são classificadas como ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. As rochas magmáticas foram formadas de magma, dentro da crosta, por resfriamento lento ou fora dela, resfriando rapidamente; as sedimentares, pela deposição de sedimentos e, posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e, posteriormente, modificadas pelos efeitos de temperatura e de pressão.

Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas. Elas são retiradas da natureza em estado bruto e, em seguida, são modeladas de acordo com a finalidade de uso.
Fonte: cprm.gov.br; brasilescola.uol.com.br

QUESTÃO 26
UEMA 2019: São exemplos de rochas magmáticas e metamórficas e suas utilidades, respectivamente,

questao 26

GABARITO.

Leia o texto e analise a imagem para responder à questão 27.

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Ao longo do ano, há variações da temperatura, conforme as estações. Essa variação aumenta de acordo com a maior distância do equador, ou seja, mais quente no verão e mais frio no inverno.

movimento de rotação


QUESTÃO 27
UEMA 2019: A análise da imagem nos leva a afirmar que as estações do ano ocorrem devido à(às)

a) Terra ser esférica e ter um eixo Norte-Sul não inclinado.

b) inclinação em relação ao Sol e ao movimento de translação da Terra.

c) grande quantidade de terras no hemisfério Norte e de oceanos, no Sul

d) latitudes chegarem a 90° Norte-Sul e a 180° Leste-Oeste

e) ausência de continentes no polo Norte e a presença, no polo Sul.

GABARITO.

Leia o texto e analise a imagem para responder à questão 28.

O mapa apresentada a área de abrangência da futura megalópole e algumas das cidades afetadas por esse processo.

Megalópole em formação prevista para 2050

Às vezes não é possível saber onde é a divisa entre duas cidades, porque elas se desenvolvem tão juntas que acabam parecendo uma só. Isso acontece porque a população vai crescendo e os espaços vazios vão sendo ocupados. [...] Porém ela pode causar problemas, como quando uma construção começa em uma cidade e termina em outra.

Esse fenômeno no Brasil é tão intenso que tente a consolidar, até o ano 2050, uma megalópole entre duas capitais metropolitanas brasileiras.

QUESTÃO 28
UEMA 2019: O fenômeno e as cidades a que o texto se refere são, respectivamente, denominados

a) Fragmentação; São Paulo e Belo Horizonte.

b) Conurbação; São Paulo e Rio de Janeiro.

c) Megalopolização; Campinas e São Paulo

d) Metropolização; Campinas e Rio de Janeiro.

e) Periferização; Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

GABARITO.

Leia o texto e analise o mapa para responder à questão 29.

O estado do Maranhão tem uma diversidade natural acentuada, explorada para o turismo. O Ministério do Turismo separou o Estado em 10 polos turísticos, a saber: São Luís; Amazônia Maranhense; Chapada das Mesas; Cocais; Delta das Américas; Floresta dos Guarás; Lagos e Campos Floridos; Lençóis Maranhenses; Munin e Serras Guajajara, Timbira e Kanela, dos quais alguns estão já consolidados e outros ainda em fase de planejamento, com pouca ou nenhuma estrutura turística.

Para identificar essas áreas, analise a figura do mapa do Maranhão que apresenta três desses polos.

Atlas Escolar do Maranhão

Fonte: FEITOSA, A. C.; TROVAO, J. R.. Atlas Escolar do Maranhão.
João Pessoa: Grafset, 2006 (Adaptado)

QUESTÃO 29
UEMA 2019: Os pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente, conhecidos como

a) Floresta dos Guarás, Lençóis Maranhenses e Região de Balsas.

b) Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Floresta dos Guarás.

c) Delta das Américas, Lençóis Maranhenses e Região de Carolina.

d) Região de Balsas, Floresta dos Guarás e Delta das Américas.

e) Lençóis Maranhenses, Região de Carolina e Delta das Américas.

GABARITO.

O texto, retirado da Revista Isto é, trata do encontro de dois líderes, ocorrido em junho.

O jornal El País estampou a manchete para o encontro entre o presidente estadunidense e o líder norte coreano, em 12 de junho de 2018. Trump retira o ditador da Coreia do Norte do isolamento num degelo histórico cheio de dúvidas, nela relata-se que o líder norte coreano afirma: "Vamos assinar um acordo histórico. O mundo assistirá a uma mudança tremenda..." Em 26 de maio, pouco antes desse encontro, oslíderes das duas Coreias se encontraram pela 2a vez neste ano para preparar o encontro com o presidente estadunidense. Na primeira reunião, em abril, os líderes afirmaram acreditar que são capazes de 'fazer um novo começo, demonstrando que o momento atual é de conciliação da península coreana.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/; https://istoe.com.br

QUESTÃO 30
UEMA 2019: Os regimes políticos das Coreias do Norte e do Sul e o principal aliado de cada um deles são, respectivamente,


GABARITO.

Leia os textos I e II para responder à questão 31.

TEXTO I

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até
então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera pudesse todo homem compreender,
ó mãe, quem dera
Ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe o super-homem venha nos restituir
а glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher!
Fonte: GIL, Gilberto. Super-homem, a canção, In: Realce, Rio de Janeiro, 1979

ТЕХТO II

Blaise Pascal (1623-1662), filósofo renascentista, defende que o ser humano é composto por duas dimensões uma masculina, dominada pelo espírito de geometria no qual impera a racionalidade, a frieza do cálculo, e tudo que é imperativo; e o traço mais importante do feminino, o espírito de finesse ao qual é atribuído o cuidado, o sentimento solidário, etc.

QUESTÃO 31
UEMA 2019: Considerando a visão do poeta e do filósofo, pode-se afirmar que a convergência entre os dois textos é que

a) o homem e a mulher se bastam a si mesmos por serem como Deus.

b) o mundo masculino é provedor da sociedade por ser racional.

c) o espírito de finesse é a melhor porção da mulher.

d) a frieza do cálculo faz o melhor viver de homens e de mulheres.

e) o feminino e o masculino coabitam o humano.

GABARITO.

O problema sobre o direito de uma pessoa decidir quando e como deve morrer é, sem dúvida, um tema muito controvertido. Leia o texto a seguir que apresenta as diferenças culturais sobre este tema tão polêmico.

Lidar com o fenômeno morte nunca foi algo tão simples para algumas civilizações. Por exemplo, os antigos egípcios se preparavam para a morte ornando seus túmulos como templo para a vida eterna, pois sabiam que a vida se prolongava com o afastamento da alma do corpo.

O povo mexicano, nos dias de hoje, mantém em suas tradições o culto com festas aos seus antepassados no dia dos mortos. E próprio da tradição cristã crer que a vida terrena é passageira e a morte, o caminho para uma outra vida, vida eterna em graça de Deus, muito embora seja típico o choro por seus mortos. E assim, cada povo tem sua forma muito específica de lidar com esse fenômeno morte.

Noutro registro, pode-se pensar também no exemplo de como, fim do século XX, o médico Jack Kevorkian (1928- 2011) torna-se mundialmente conhecido como Dr. Morte ao desenvolver uma máquina para a prática de "suicídio assistido" cujo objetivo era abreviar o sofrimento dos doentes terminais: o próprio paciente aciona um mecanismo que injeta em seu corpo substâncias letais. Mais de 130 pacientes morreram por esse procedimento, denominado eutanásia.
Fonte: Gallo Silva. Filosofia: experiência do pensamento.
São Paulo: Editora Scipione. 2014 (adaptado).

QUESTÃO 32
UEMA 2019: Como se pode perceber, há diferentes formas de se encarar o fenômeno morte. Esse tipo de posicionamento que leva em conta as diferenças pode ser chamado, também, de

a) determinismo moral.

b) relativismo moral.

c) ceticismo moral.

d) dialético moral.

e) conformismo moral.

GABARITO.

Para responder à questão 33, leia o texto que trata dos regimes autocráticos.

Regimes políticos autocráticos se distinguem por não estabelecer as mesmas relações com a sociedade civil.

O objetivo dos regimes tidos por autoritários não é instaurar uma nova sociedade, mas reprimir as ideias e os movimentos sociais considerados perigosos para os interesses do grupo social dominante. Para garantir vantagens de uma determinada classe, o principal instrumento desse tipo de regime é a brutal repressão aos seus opositores, cuja consequência imediata é um forte processo de despolitização dos cidadãos.

Tal situação encontramos na recente história do Brasil no século XX durante o regime conhecido como ditadura civil militar (1964-1985). Por outro lado, o nazismo alemão foi um regime totalitário marcante do século XX. Um dos fundamentos da nova sociedade que o regime nazista pretendia instituir era a supremacia racial, que classificava e hierarquizava os seres humanos de acordo com sua origem étnica.

Para os nazistas, os arianos eram considerados uma raça superior, os ciganos e os judeus, por exemplo, eram vistos como inferiores. Campos de concentração foram construídos para recolher e assassinar os perseguidos pelo nazismo, que também incluíam homoafetivos e pessoas com deficiência.
Fonte: BELO, Renato dos Santos. Filosofia: história e dilemas.
São Paulo: FTD. 2015 (adaptado)

QUESTÃO 33
UEMA 2019: Pode-se inferir que uma característica comum entre o regime autoritário e o regime totalitário é

a) instaurar nova sociedade igualitária

b) defender as novas ideias de participação

c) garantir a supremacia de uma classe e/ou etnia.

d) aceitar os movimentos sociais.

e) garantir a politização dos cidadãos.

GABARITO.

Ao longo de 2018, assistimos à diversas polêmicas sobre arte.
Leia o texto para responder à questão 34.

No passado, como as obras de arte eram únicas e singulares, sem cópias, o público precisava se dirigir a um espaço determinado (igreja, museu ou palácio) em um momento determinado (horário de funcionamento do local onde as obras estavam expostas) para poder contemplá-las.

A obra de arte, como a pintura e a escultura, era revestida de uma aura, o que exigia do público certo ritual e atenção. A disposição técnica da sociedade capitalista, no entanto, permitiu a reprodução infinita das obras. Inúmeras cópias foram produzidas e distribuídas não só em instituições museológicas, mas também em livros de arte e, atualmente, na internet.

O acesso às obras de arte foi facilitado, tornando-as mais próximas de seus espectadores. Ao mesmo tempo, elas perderam sua singularidade e, consequentemente, sua aura.
Fonte: BELO, Renato dos Santos. Filosofia: história e dilemas. São Paulo: FTD. 2015.

QUESTÃO 34
UEMA 2019: O fato que levou, nos tempos atuais, à perda da aura singular da arte é o seguinte:

a) a falta de acesso às obras de arte.

b) a produção individual da arte.

c) a interdição da produção de obras de arte.

d) a manutenção de acervos particulares da arte.

e) a reprodução incessante da arte.

GABARITO.

Leia o texto para responder à questão 35.

Assim diz o filósofo francês Gérard Lebrun:

Se, numa democracia, um partido tem o peso político, é porque tem força para mobilizar um certo número de eleitores. Se um sindicato tem peso político, é porque tem força para deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que me permitam influir no comportamento de outra pessoa.

A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão (uma relação amorosa é, antes de mais nada, uma relação de força; conferir as Ligações perigosas, de Lactos) Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graça a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
Fonte: LEBRUN, Gérard. O que é o poder. São Paulo:
Brasiliense, 1981. (coleção Primeiros Passos).

QUESTÃO 35
UEMA 2019: Do exposto pelo filósofo Gérard Lebrun, pode-se afirmar que, do ponto de vista político, o conceito de poder e de força significa

a) obter consenso das pessoas em torno de uma ideia.

b) insuflar os indivíduos na realização de suas ações

c) delimitar o comportamento de um grupo social.

d) exigir o comando das relações sindicais.

e) conseguir subsídios junto aos partidos políticos.

GABARITO.

Analise a charge para responder à questão 36.

o que é isso, amigão

QUESTÃO 36
UEMA 2019: A charge apresenta visão crítica sobre formas de interação social na atualidade porque as redes sociais disponíveis na internet têm

a) influenciado convívio harmonioso entre indivíduos de grupos sociais antagônicos.

b) preservado as relações sociais com seus costumes sedimentados e cristalizados.

c) colaborado para a assimilação e a propagação da cultura televisiva.

d) promovido novas formas de socialização baseadas numa relação virtual.

e) determinado ações sociais que mantêm a estrutura hierárquica da sociedade.

GABARITO.

O Brasil reconheceu, em 1995, a existência de formas contemporâneas de escravidão no país, retratadas criticamente na letra da música"Expresso da Escravidão". Analise-a para responder à questão 37.

Expresso da Escravidão

A degradação tem o seu preço
De trecho em trecho para trabalhar
A liberdade em troca de miséria
Mancada séria pode matar

A soma de toda pobreza
Desmoraliza o social
Mão de obra farta escravizada

Direitos Humanos é opcional
Quanto custa um homem no expresso da escravidão?
No Brasil!

Enganado pelo tal de gato
Explorado pelo fazendeiro
Meses, meses, meses de trabalho
Enganado e nada de dinheiro

Objeto descartável coagido pelo medo
Latifundio escravagista
Opressão pelo desespero


Escravidão contemporânea no Brasil!
Escravidão contemporânea no Brasil!
Fonte: https:www.letras.mus.br/ratos-de-porao

QUESTÃO 37
UEMA 2019: A associação correta entre os versos da letra da música e as características de escravidão na contemporaneidade está expressa em

versus da letra da música

GABARITO.

Os textos a seguir, produzidos em épocas distintas, refletem uma mesma problemática. O livro O Mulato foi escrito 7 anos antes da abolição da escravidão negra no Brasil, retratando a visão da sociedade, na época, com relação esse grupo étnico. Em 2015, uma matéria jornalística sobre a vida de uma apresentadora de TV denuncia a mesma situação. Leia-os para responder à questão 38.

1881 O Mulato

- Recusei-lhe a mão de minha filha, porque o senhor é... é filho de uma escrava...
- Eu?!
- O senhor é um homem de cor!.. Infelizmente esta é a verdade... Raimundo tomou-se lívido. Manuel prosseguiu, no fim de um silêncio:- Já vê o amigo que não é por mim que Ihe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! [...] o senhor, porém, não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!... Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses.
Fonte: AZEVEDO, A. O Mulato. São Paulo: Ed. Livraria Matins, 1959.

2015-Apresentadora viu preconceito racial em namoro e quer ser referência na TV

A apresentadora K.A. vibra cada vez que vê jornalistas e âncoras negros na TV. Diz que nunca sofreu preconceito por questão racial no trabalho. Mas, na vida pessoal, chegou a vivenciar algumas situações delicadas, inclusive até com a família de um ex-namorado. ..."Passei por diversas situações. ..] Quando a família descobriu que a gente estava namorando, [...] minha vida virou inferno. Eu não entendia porque não aceitavam até que foi verbalizado: 'ela é negra e não serve para entrar na família'.
Fonte: https://uolesportvetv.blogosfera.uol.com.br/2015/09/17/unica-negra-
do-esporte-na-tv-fechada-ja-encarou-preconceito-ate-em-namoro/

QUESTÃO 38
UEMA 2019: Ao comparar os textos, pode-se afirmar que decorridos, aproximadamente, dois séculos do fim da escravidão negra, no Brasil,

a) a desigualdade racial no país permanece como um problema, haja vista o preconceito disseminado na sociedade brasileira.

b) o preconceito racial é mais forte nas famílias sem instrução, pois, nas famílias com formação universitária, não se evidencia esse tipo de discriminação.

c) a democracia racial é um mito, na medida em que existem grupos inter-raciais vivendo em harmonia.

d) a ideologia do racismo produz o domínio de uma raça sobre a outra, por causa de seus rendimentos superiores.

e) a discriminação racial nega a desigualdade de tratamento por diferença fenotípica presente na população.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UEMA 2019: Algumas interpretações sociológicas sobre características genéricas dos brasileiros apontam o "jeitinho brasileiro" como um modo particular de lidar com situações problemáticas. Esse modo de resolver determinados problemas é exemplarmente praticado pelo personagem João Grilo, na obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

O personagem de João Grilo é um exemplo da prática do "jeitinho brasileiro", pois, dentre suas características,

a) recorre à burocracia estatal para conseguir solucionar problemas jurídicos dos amigos mais próximos.

b) utiliza recursos emocionais e pessoais para obter benefícios para si e/ou para terceiros, burlando as leis que deveriam ser impessoais.

c) solicita ao sistema bancário oficial recursos financeiros, a título de empréstimo, para resolver a situação econômica da sua família.

d) promove mobilizações para ajudar pessoas necessitadas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

e) exige um tratamento diferenciado devido à sua alta posição na hierarquia social.

GABARITO.

O texto a seguir mostra realidades vividas e sofridas por crianças durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), revelando um lado da história, às vezes, pouco comentado.

Todos(as) que sobrevivemos à ditadura militar de 1964/1985, militantes e descendentes, convivemos até hoje com os traumas adquiridos naquela época, independentemente de terem sofrido torturas físicas.

Foram tantas as pessoas conhecidas atingidas, presas, torturadas, exiladas, assassinadas e desaparecidas, que a vida continuou, mas marcada pela ditadura militar. E a vida, naqueles longos 21 anos, foi uma tensão permanente. Viver sob terror de Estado, por tanto tempo, é algo realmente difícil de suportar e de descrever. Depois dos anos de chumbo do governo Médici, Ernesto Geisel assumiu a presidência em 1974 e trouxe uma esperança de retorno à democracia com a abertura política 'lenta e gradual.

subversivos
Fonte: https://www.cartamaior.com.br

QUESTÃO 40
UEMA 2019: Os textos anteriores retratam uma face do Regime Autoritário instaurado no período da Ditadura Militar no Brasil, mas que foi superado, após 21 anos, por uma conjunção de fatores que reunidos desencadearam o processo de

a) burocratização, com o estabelecimento de novas regras parlamentares e a definição de procedimentos para a execução das atividades na administração pública do Estado.

b) redemocratização, com a restauração gradual da democracia e do Estado de direito, representada pela eleição, ainda que indireta, de um Presidente da República e pela promulgação da Constituição Federal de 1988.

c) reconstituição do poder estatal nas mãos das minorias étnicas, que foram massacradas anteriormente e passaram a ter seus direitos reconhecidos e assegurados nos códigos jurídicos.

d) liberalização de partidos políticos, que garantiram a igualdade na participação direta de todos os cidadãos, no que diz respeito aos encaminhamentos econômicos do país.

e) redistribuição da renda, por meio de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades
sociais e econômicas, centrada no bem-estar da população abastada.

GABARITO.

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Entre as suas contribuições para a Ciência, Newton descreveu as Leis do Movimento e da Gravitação Universal.

Analise as três situações do nosso cotidiano para responder à questão 41.

Uma pessoa, ao caminhar sobre o chão, exerce uma força sobre ele.
Um jogador, ao chutar uma bola, exerce uma força sobre ela em direção ao gol.
Uma pessoa, ao empurrar o carro sobre uma pista, exerce uma força sobre ele.

Agora, analise a explicação do ponto de vista de Isaac Newton.

O físico inglês Isaac Newton enunciou três leis que descrevem, de forma satisfatória, as causas dos movimentos: a primeira lei, lei da inércia; a segunda lei, lei fundamental da dinâmica; a terceira lei, lei da ação e da reação. Segundo Newton, "A chave para o entendimento dos diferentes tipos de movimentos que um corpo pode realizar está nas forças que atuam sobre ele". As forças podem ser classificadas em forças de interação e força de contato.
Fonte: http://escoladigital.org.br/as-leis-de-newton-no-nosso-dia-adia

QUESTÃO 41
UEMA 2019: Considerando as três situações do cotidiano e a explicação do cientista, a terceira lei de Newton é a seguinte:

a) Um corpo sob ação de uma força adquire uma aceleração. O valor da força que atua no corpo é diretamente proporcional à aceleração que a ele produz.

b) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que nele seja aplicado um conjunto de forças, fazendo-o mudar seu estado inercial.

c) Dois corpos atraem-se mutuamente sempre com forças de intensidade F diretamente proporcionais ao produto de suas massas Mem e, inversamente proporcionais, ao quadrado da distância que os separa.

d) Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá desse uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B.

e) A trajetória das órbitas dos planetas em torno do Sol é elíptica, estando o mesmo posicionado num dos focos da elipse.

GABARITO.

Leia o texto e analise o caso para responder à questão 42.

Associação de espelhos

Chamamos de associação de espelhos aresta em comum. Neste caso, podem acontecer múltiplas reflexões de um mesmo raio de luz, ou seja, um raio de luz pode distribuídas em uma circunferência cujo centro é a interseção dos espelhos. Lembre-se que as imagens formadas por espelhos planos são simétricas, estando à mesma distância dos espelhos que os isso, elas formam uma circunferência, figura o arranjo de dois espelhos colocados lado a lado, com uma ser refletido várias vezes, gerando um número maior de imagens. As imagens se formam objetos. Por na qual todos os pontos são equidistantes do centro.
Fonte: http://educacao.globo.com/fisica/assunto/ondas-e-luz/espelhos-planos.html

Analise o seguinte caso: um estudante de física deseja fazer um experimento de ótica, relacionado à formação de imagens de espelhos planos. Ele adota o seguinte procedimento: une dois espelhos planos com uma abertura de 450 e coloca entre eles um brinquedo, conforme a ilustração a seguir.

olho


QUESTÃO 42
UEMA 2019: O número de imagens refletidas desse brinquedo, observado pelo estudante em seu experimento, é igual a

a) 9
b) 8
c) 7
d) 6
e) 5

GABARITO.

Texto para responder à questão 43.

Os resistores fazem parte do nosso cotidiano, por meio de sua habilidade de transformar energia elétrica em calor.

É um dispositivo elétrico muito utilizado na eletrônica, cuja finalidade é transformar energia elétrica em energia térmica. Os resistores têm a finalidade de oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica. Essa oposição é chamada de resistência que possui como unidade o OHM.

No nosso dia a dia, diversos aparelhos se fazem presentes com o efeito de transformação de energia elétrica em energia térmica. Por exemplo, em um grill, em um secador de cabelo, em um aparelho de chapinha, em chuveiro elétrico, em ferro elétrico, em torradeira, dentre outros. Esses aparelhos são bastantes importantes, pois facilitam a execução de algumas atividades.
Fonte: http://terceiraopsf2012.blogspot.com/2012/06/importancia-dos-resistores-no-dia-dia.html

QUESTÃO 43
UEMA 2019: O efeito responsável pelo aquecimento de um resistor devido à passagem de corrente elétrica é conhecido como

a) Joule.
b) fotoelétrico.
c) motor.
d) Magnus.
e) estático.

GABARITO.

Leia o texto a seguir para responder à questão 44.

Em física, podemos dizer que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que, quanto mais quente estiver o Corpo, maior será a agitação térmica de suas moléculas.

Estamos rodeados de alumínio em nosso dia a dia: em construções, barcos, aviões e automóveis, aparelhos domésticos, embalagens, computadores, telefones celulares e recipientes para alimentos e para bebidas.

O alumínio continuará a ser um metal importante para o futuro, devido à sua resistência, à leveza e ao potencial de reciclagem.

Você sabi...Os telhados de alumínio refletem 45 % dos raios solares? Dessa forma, a temperatura de um sótão pode ser mantida baixa e menos energia é consumida para manter a casa refrigerada no verão.
Fonte: https://www.hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/
Sobre-o-aluminio/Aluminio-no-dia-a-dia/Aluminio-na-construcao-civil

QUESTÃO 44
UEMA 2019: No distrito industrial de São Luís, o telhado de um galpão foi construído com chapas de alumínio/lisas com as seguintes dimensões: comprimento de 2000 mm x largura de 1000 mm x espessura 4 mm.

Sabe-se que o coeficiente de dilatação térmica linear do alumínio é de αAI = 2,2 x 10⁻⁵ °C⁻¹. Desconsidere a espessura desta chapa. Um dia em que a variação de temperatura for de 10 °C, a dilatação da área dessa chapa, em metro quadrado (m²), será igual a

a) 880
b) 440
c) 440 x 10⁻⁶
d) 220 x 10⁻⁶
e) 880 x 10⁻⁶

GABARITO.

Texto para responder à questão 45.

Na sociedade contemporânea, as representações visuais como os gráficos, as tabelas, os diagramas e as outras formas de inscrições são consideradas ferramentas comuns para aplicações que apresentam informações quantitativas.

Destaca-se a utilização dos gráficos para descrever o comportamento de grandezas que são tratadas no ensino de Física. Essa disciplina fazuso de gráficos na totalidade dos assuntos por ela abordada, principalmente, no estudo do movimento a Cinemática. Desta forma, a aprendizagem do uso da linguagem gráfica torna-se fundamental para a compreensão de fenômenos tratados pela Física e por outras Ciências.
Fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br

Analise a seguinte situação:

Corridas de 50 metros, geralmente, são para provas de aptidão física (concursos da polícia, guarda civil, etc.), na qual o candidato deverá correr 50 m em um tempo mínimo. Quanto menor o tempo, melhor será a sua classificação. Num Concurso Público para Guarda Municipal, um determinado candidato realizou o Teste de Aptidão Física, percorrendo o espaço e o tempo, de acordo com o gráfico representado a seguir.

Analise o gráfico que mostra o desempenho do candidato. Para tanto, considere S, em metros, e t, em segundos.


QUESTÃO 45
UEMA 2019: De acordo com o gráfico de desempenho do candidato, a função horária correspondente é igual

a) S = -5t
b) S = -4t
c) S = 4t
d) S = 3t
e) S = 5t

GABARITO.

QUESTÃO 46
UEMA 2019: O Sr. José de Ribamar está fazendo uma ampliação do terraço de sua casa e o eletricista por ele contratado sugeriu fazer a iluminação com duas lâmpadas diferentes, ligadas em série, conforme figura a seguir:

Resistência equivalente

Desprezando a resistência dos cabos elétricos e, sabendo que uma das lâmpadas tem resistência de 720 Q e a outra lâmpada, de 1,3 kΩ, o valor da resistência equivalente desse circuito elétrico é igual a

a) 721,3 Ω
b) 721,3 kΩ
c) 2020 Ω
d) 2020 kΩ
e) 2,020 Ω

GABARITO.

Analise a propaganda para responder à questão 47.

O proprietário de um veículo cujo tanque de combustível tem capacidade para 60 litros, ao passar por um posto de combustível, vê a placa a seguir.


QUESTÃO 47
UEMA 2019: O atento proprietário verifica que o carro está apenas com um ¼ do tanque com gasolina. Ele gastará, para completar o tanque com gasolina, a seguinte quantia:

а) R$ 61,35
b) R$ 184,05
c) R$ 245,40
d) R$ 229,04
e) R$ 244,38

GABARITO.

Analise o quadro de índice de Massa Corpórea (IMC) para responder à questão 48.

QUESTÃO 48
UEMA 2019: A cada cinco brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. O IMC é o índice internacional mais usado para definir se uma pessoa está abaixo, no peso ideal ou acima dele. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso, em quilogramas, pela altura (dada em metros) ao quadrado.

Quanto maior o IMC, maior o grau de obesidade e maior o risco de doenças como diabetes, AVC, infarto, pressão alta, trombose, entre outras.


Uma pessoa com 67 Kg e 1,60 metros de altura apresenta, de acordo com o quadro, a situação de

a) Obesidade grau II.
b) Obesidade grau III e IV.
c) Sobrepeso.
d) Obesidade grau I.
e) Peso normal.

GABARITO.

cultura bacteriana

Áreas como microbiologia e biologia molecular utilizam com muita frequência a técnica conhecida como "cultura bacteriana". A referida técnica consiste basicamente em promover o crescimento populacional de uma colônia bacteriana in vitro. Analise a seguinte situação:

Em laboratório da UEMA, sob condições específicas com acompanhamento rigoroso do crescimento populacional de uma colônia de bactérias, foi observado que este crescimento estava descrito pela função N = 300 x 2ᵗ, onde t representa o tempo em dias e N é o número de bactérias total da colônia num dado tempo.
Fonte: U.S. Army Medical Research Institute of Infectious
Diseases photo [Public domain], via Wikimedia Commons (Adaptado)

QUESTÃO 49
UEMA 2019: Considere a função descrita no laboratório da UEMA. Indique em quantos dias a população de bactérias será igual a 76800 bactérias nessa colônia

a) 8
b) 7
c) 25,6
d) 12,8
e) 128

GABARITO.

QUESTÃO 50 - NULA.

A caravela portuguesa Physalia physalis é conhecida por provocar queimaduras em banhistas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Analise a seguinte situação:

No Maranhão, são comuns queimaduras por caravelas, nas praias da capital, São Luís. Porém, as ações de prevenção à saúde, ainda, são deficientes. Na epiderme desses cnidários, há células que apresentam uma substância tóxica capaz de causar a morte de pequenos peixes e queimaduras em humanos.
Fonte: www.oimparcial.com.br (adaptado)

QUESTÃO 51
UEMA 2019: As células urticantes típicas desses animais são denominadas de

a) coanócitos.
b) cnidócitos.
c) porócitos.
d) amebócitos.
e) espongioblastos.

GABARITO.

Considere as informações a seguir para responder à questão 52.

Analise a figura de uma árvore típica da mata de terra firme.

A Floresta Amazônica cobre a maior parte da região norte da América do Sul e é a maior floresta tropical pluvial do mundo, com clima quente e úmido e chuvas abundantes.

Floresta Amazônica

Como as demais florestas tropicais, a rápida reciclagem da matéria orgânica é fundamental para a manutenção da comunidade, uma vez que o solo é pobre em nutrientes. As matas de terra firme localizam-se em regiões mais altas, onde não ocorrem inundações.

Os igapós situam-se em terrenos baixos, próximos a rios, e, por isso permanecem quase sempre inundados. As matas de várzea são apenas temporariamente inundadas.
Fonte: LINHARES e GEWANDSZNAJDER. Biologia.
1. ed. Volume único. São Paulo: Ática, 2012.

QUESTÃO 52
UEMA 2019: Nas matas de terra firme, é comum encontrar raízes

a) respiratórias (pneumatóforos), que ocorrem em plantas que vivem em solos pobres em oxigênio.

b) suporte, que contribuem para a sustentação de plantas em terrenos não muito firmes.

c) sugadoras, também conhecidas como haustórios, própria de plantas parasitas.

d) tuberosas, que armazenam nutrientes em posição subterrânea, protegendo suas reservas.

e) tabulares, que aumentam a superfície de contato, sendo importantes na fixação das plantas.

GABARITO.

Texto para responder à questão 53.

Dia 21 de março é o dia Internacional da Síndrome de Down. Segundo a Organização das Nações Unidas, o dia 21 de março é celebrado por 193 países ao redor do mundo com eventos para conscientizar a população e para promover a inclusão dos portadores.

Síndrome de Down
Fonte: Disponível em: www.informamais.com.br/Site/Paginas/
21-de-marco-e-o-Dia-Internacional-da-Sindrome-de-Down/1096 (adaptado)

QUESTÃO 53
UEMA 2019: A data faz alusão à trissomia do cromossomo 21, sendo uma alteração cromossômica característica da síndrome. A trissomia do cromossomo 21 é um exemplo de

a) poliploidia, com acréscimo de 21 cromossomos.

b) aneuploidia, com acréscimo de dois cromossomos.

c) aneuploidia, com acréscimo de um cromossomo.

d) aneuploidia, com a perda de um cromossomo.

e) poliploidia, com a perda de 21 cromossomos.

GABARITO.

Leia a explicação sobre a intolerância à lactose para responder à questão 54.

QUESTÃO 54
Intolerância a lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar do leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Fonte: ANDRÉ. Biologia, 1° ano: ensino médio. São Paulo: SM, 2016.

UEMA 2019: O produto obtido a partir da quebra da lactose é, além da glicose, a

a) galactose.
b) frutose.
c) celulose.
d) desoxirribose.
e) ribose.

GABARITO.

Analise a representação esquemática do experimento conhecido como "pescoço de cisne" para responder à questão 55.

Louis Pasteur realizou um experimento sobre geração espontânea, no qual demonstrou que os microrganismos presentes em caldos previamente esterilizados eram provenientes do ar, ou seja, não surgiam de forma espontânea. Com isso a Teoria da Geração Espontânea foi sepultada definitivamente, dando lugar à Teoria da Biogênese.

representação esquemática do experimento conhecido como pescoço de cisne

QUESTÃO 55
UEMA 2019: Para que Pasteur derrubasse a teoria da abiogênese, no experimento, a etapa decisiva foi a

a) 1, porque o caldo nutritivo estava livre de contaminação por quaisquer tipos de microrganismos, independente da forma do gargalo.

b) 3, porque, após a esterilização do caldo nutritivo, o mesmo ficou impróprio para o desenvolvimento de microrganismos.

c) 2, porque, com a curvatura do gargalo do frasco em forma de "pescoço de cisne", Pasteur garantiu a entrada de ar, sem, contudo, contaminar o caldo nutritivo com microrganismos.

d) 4, porque, mesmo depois do aquecimento, "surgiram" microrganismos, independente das etapas anteriores.

e) 5, porque, com a curvatura do gargalo do frasco em forma de "pescoço de cisne", o frasco ficou com aspecto mais agradável.

GABARITO.

Analise o seguinte experimento.

Uma mistura, contendo duas substâncias (água e óleo), foi colocada dentro de um funil de separação e, após agitação, obteve-se um sistema, conforme a figura a seguir.

Fonte: www.laboratorysales.net

QUESTÃO 56
UEMA 2019: Considere a densidade da água igual a 1g x cm⁻³ e a do óleo igual a 0,9g x cm⁻³. Em relação às duas substâncias que compõem o sistema, pode-se afirmar que

a) o óleo está na parte de cima do funil de separação.

b) a água está na parte de cima do funil de separação

c) a mistura é totalmente miscível.

d) a mistura contém uma fase e dois componentes.

e) o óleo sairá primeiro ao abrir a torneira.

GABARITO.

Analise o caso apresentado para responder à questão 57.

QUESTÃO 57
O Brasil é o terceiro produtor mundial de refrigerantes. Trata-se de uma bebida carbonatada (presença de carbonatos) e não alcoólica.

O diferencial do refrigerante em relação a outras bebidas não alcoólicas é a presença do gás carbônico em sua composição, o que se faz importante porque esse gás realça o sabor e a ação refrescante e bacteriostática (conserva as características originais).

Para isso, o gás carbônico deve estar bem dissolvido no líquido, o que ocorre em temperaturas mais baixas, e mantido em equilíbrio, conforme a equação:

co2+h2o-h2co3

Um apreciador dessa bebida, após consumir uns goles de refrigerante, deixou o restante da bebida por algum tempo sobre a mesa com a garrafa destampada. Após esse tempo, ele voltou a tomar a bebida e sentiu um gosto, identificado como "aguado"
Fonte: Lima, da S.A.C, Afonso, J.C. A química do Refrigerante.
Química Nova na Escola, n° 03, 31, 2009 (Adaptado)

UEMA 2019: A sensação do novo sabor ocorreu em função da alteração do equilíbrio, uma vez que houve

a) diminuição na quantidade de água.

b) elevação do sabor do refrigerante.

c) manutenção da quantidade dos reagentes.

d) diminuição da concentração de CO2.

e) elevação da concentração de H2CO3.

GABARITO.

Considere as informações sobre as variáveis de estado para responder à questão 58.

As três variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. As relações entre essas variáveis foram estudadas sempre mantendo uma delas como constante.

De modo independente, o inglês Robert Boyle (1627-1691) e o francês Edme Mariotte (1620-1684) realizaram experimentos de variação da pressão e do volume dos gases com a temperatura constante (descrição de um sistema que sofre uma transformação isotérmica)

A lei de Boyle-Mariotte, como assim ficou conhecida, é descrita pela relação: Po Vo = P1, V1, ou PV = k, sendo k uma constante.

QUESTÃO 58
UEMA 2019: Considerando que a temperatura é mantida constante em um sistema fechado, a massa de um gás apresenta comportamento em que

a) P e V sejam diretamente proporcionais.
b) P aumenta então V também aumenta.
c) P e V não se relacionam.
d) P diminui então V também diminui.
e) P e V sejam inversamente proporcionais.

GABARITO.

Você se lembra da recente paralisação que nosso país sofreu? Leia a notícia sobre o tema para responder à questão 59.

O país inteiro passou, ao menos uma semana, imerso em uma greve de caminhoneiros que paralisou boa parte de sua vida pública, quando não transformou o dia a dia de seus 26 estados em um pesadelo logístico. Postos de gasolina e aeroportos foram ficando desabastecidos com o passar dos dias e suspenderam alguns de seus serviços.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/28/politica/1527459606_634917.html

No mês de maio de 2018, ficou comprovada a total dependência do ser humano com relação aos combustíveis fósseis, especialmente os derivados do petróleo. Como poderíamos contornar essa situação?

Será que poderíamos usar como combustível simplesmente a água? As coisas seriam bem melhores, econômico, ambiental e socialmente, se os meios de transportes e usinas termoelétricas fizessem uso da reação de decomposição da água: H2O ⟶ H2 + ½ 02. Essa reação de decomposição da água ainda é um sonho distante para tais aplicações, não sendo possível de ser concretizado, pois algumas implicações a respeito dessa reação, sobretudo termoquímicas, devem ser levadas em consideração.

QUESTÃO 59
UEMA 2019: Uma dessas implicações é que a reação

a) é espontânea e sem controle.

b) é rápida, carecendo de um inibidor muito caro.

c) precisa de energia para ocorrer.

d) produz gases tóxicos e poluentes ao meio ambiente.

e) gera oxigênio, um gás inflamável.

GABARITO.

As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar que atuam como catalisadores biológicos, também chamados de biocatalisadores, ou seja, elas conseguem aceleraro metabolismo (reações do organismo). Por exemplo, uma quantidade de açúcar sobre uma mesa demoraria muito tempo para se decompor em contato apenas com o oxigênio do ar, mas quando o consumimos, a reação entre o açúcar e o oxigênio em nosso organismo ocorre em poucos segundos, pois as enzimas agem sobre as moléculas de açúcar criando estruturas que reagem mais facilmente, acelerando a reação.

Uma maneira de exemplificar a ação de uma catálise enzimática é mostrada nas equações e no gráfico a seguir apresentados.


[S] representa a concentração de substrato; [E] é a concentração da enzima; IES] é o complexo enzima/substrato; [P] é a concentração do produto. O aumento da concentração de [S], no gráfico, aumenta a velocidade do processo.

Analise o gráfico.

Velocidade

QUESTÃO 60
UEMA 2019: O gráfico e as reações nos levam a afirmar que, quando a velocidade (V) atinge o valor máximo, há

a) aumento na quantidade de substrato em relação à quantidade de enzima, saturando-a.

b) consumo total da quantidade de enzima no processo, de tal forma que não existe mais catálise.

c) inversão total na primeira etapa do processo e, dessa maneira, está ocorrendo somente a formação de substrato.

d) diminuição da concentração do substrato de tal maneira que não ocorre aumento na velocidade.

e) término da reação, por isso não há como continuar a catálise.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UEMA 2019 com Gabarito
Prova UEMA 2019 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjzxGBzQxiB5tk1W8Dd0jdTSfs2J6zYYXT88ImJySLCWP34hMirmulCCH5UNuHqNsWZDBLr-TjHgMcty6bKex7OmZphQtMtZJ1HyVoOj8_UYNaWGAJo5u8D_cbgMGOOYp_nzkO9Mx-2os/s320/uema-logotipo-indagacao-site.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjzxGBzQxiB5tk1W8Dd0jdTSfs2J6zYYXT88ImJySLCWP34hMirmulCCH5UNuHqNsWZDBLr-TjHgMcty6bKex7OmZphQtMtZJ1HyVoOj8_UYNaWGAJo5u8D_cbgMGOOYp_nzkO9Mx-2os/s72-c/uema-logotipo-indagacao-site.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/09/prova-uema-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/09/prova-uema-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo