Prova do ENADE 2019 Educação Física com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Educação Física com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional de m...
prova-do-enade-2019-educacao-fisica-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Educação Física com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Educação Física

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Define-se individualidade biológica como o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais.
TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo.
3.ed. São Paulo: Ibrasa, 1984 (adaptado).

Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O planejamento de um treinamento personalizado é um procedimento de previsão sistemática que permite a estruturação, a longo prazo, de processo orientado para a obtenção do desempenho individual.

PORQUE

II. Cada ser humano possui uma estrutura e uma formação física e psíquica próprias e, por isso, individualizar os estímulos de treinamento apresentaria melhores resultados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A periodização consiste em uma forma de planejamento e organização do treinamento esportivo, cujo pressuposto básico é a divisão em determinados períodos (preparatório, competitivo e transitório). O objetivo pode ser tanto promover um ápice no desempenho em determinadas competições quanto aperfeiçoar a recuperação do atleta mediante determinados estímulos.
MONTEIRO, A.; LOPES, C. Periodização esportiva: estruturação do treinamento.
2.ed. São Paulo: AG Editora, 2015 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. As modalidades esportivas classificadas como coletivas apresentam um período preparatório curto e um período competitivo longo.

II. O período transitório contribui para a recuperação do potencial de adaptação do organismo e serve como elo entre os macrociclos.

III. A eficácia dos exercícios físicos programados em uma periodização está diretamente relacionada ao seu volume, à intensidade e à densidade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: No taekwondo, as técnicas permitidas de chutes na cabeça conferem ao atleta executor as maiores pontuações, favorecendo sua vitória por pontos. Dessa forma, torna-se importante conhecer os papéis desempenhados pelos músculos dos membros inferiores em uma técnica de chute na cabeça. Neste caso, há grande flexão da articulação do quadril com extensão do joelho, conforme ilustrado na figura a seguir.
Disponível em: <http://www.cbtkd.org.br/taekwondo/documento/112/atualizacao-de-regras-de-arbitragem>. Acesso em: 5 jul. 2019 (adaptado).

enade-2019-educacao-fisica-imagem-01
Disponível em: <https://news.yahoo.com/former-brit-cooks-olympic-taekwondo-bid-tatters-151829076--oly.html>. Acesso em: 10 jul. 2019 (adaptado).

A partir do texto e da figura, avalie as afirmações a seguir, acerca da técnica de chute.

I. Na execução dessa técnica, o músculo gastrocnêmio atua como antagonista na ação de extensão do joelho.

II. Na execução dessa técnica, os músculos vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio atuam como agonistas na flexão do quadril.

III. Durante a execução da técnica de chute e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, os músculos isquiotibiais estão alongados em suas fixações proximais e distais.

IV. Durante a execução dessa técnica e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, o músculo reto femoral está alongado em sua fixação proximal e contraído em sua fixação distal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: A deficiência intelectual constitui um conjunto de fenômenos complexos, relacionado a causas diversas, em que a inteligência inadequada ou insuficientemente desenvolvida é o denominador comum. A pessoa com deficiência manifesta grande dificuldade na mobilização de conhecimentos prévios para resolução de situações-problema.

Em contrapartida, os aspectos físicos e motores são os que menos diferenciam a pessoa com deficiência intelectual das que não apresentam essa característica, estando mais relacionados a fatores cognitivos de atenção e compreensão do que a déficits psicológicos ou motores. Sabe-se que, atualmente, a prática esportiva vem contribuindo, cada vez mais, no processo de aprendizagem de pessoas com esta deficiência.
BERGAMO, V.; MARINHO, M. C. S.; ALVES, A. R. Parceiro: 
o mediador no processo ensino-aprendizagem e pessoas com deficiência.
2º Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu.
AUGM Extensão e Sociedade, 2015 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O esporte contribui para a aprendizagem de resolução de situações-problema pela pessoa com deficiência intelectual, pois, ao oferecer uma diversidade de possibilidades de ações motoras a serem realizadas, estimula a mobilização de conhecimentos prévios para a tomada de decisão.

II. A prática coletiva de esportes realizada entre pessoas com deficiência intelectual e aquelas que não apresentam essa deficiência proporciona a inclusão social por meio do compartilhamento de vivências e experiências que extrapolam o momento esportivo para outros espaços de convívio social.

III. Os esportes coletivos, por apresentarem como característica a imprevisibilidade de comportamento dos seus praticantes, incentivam a construção de relações intra e interpessoais.

IV. A prática coletiva de esportes realizada entre pessoas com deficiência intelectual e aquelas que não apresentam essa deficiência é incentivada nos contextos educativos e de lazer; nos contextos profissionais, entretanto, é proibida.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Atualmente, entre as discussões que envolvem o treinamento de atletas e equipes esportivas, estão em evidência as relacionadas à formação de atletas de futebol. O processo, cada vez mais embasado cientificamente, busca o desenvolvimento harmônico e integral dos futuros atletas, evitando a especialização precoce.

Nesse contexto, para evitar a especialização precoce dos atletas e propiciar-lhes os benefícios da prática esportiva, o profissional de Educação Física deve

A) procurar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das capacidades físicas do futuro atleta ligadas à performance máxima da sua faixa etária.

B) utilizar uma metodologia específica para o aprimoramento técnico e tático do esportista desde a etapa de iniciação esportiva.

C) aplicar metodologia voltada para o aumento da probabilidade de uma formação de sucesso no menor tempo possível.

D) priorizar, no treinamento, os valores psicológicos, emocionais, sociais e culturais dos futuros atletas, em detrimento do domínio motor.

E) aplicar metodologia voltada para o desenvolvimento integral do esportista, levando em conta os seus estágios de crescimento e desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Durante a temporada de treinamento para a Liga Mundial de Voleibol feminino das atletas de determinada seleção, o preparador físico, profissional de Educação Física, objetivando aprimorar a impulsão vertical das jogadoras para permitir-lhes atacar a bola o mais alto possível, realizou duas avaliações da força máxima.

As avaliações consistiam em teste de uma repetição máxima (1RM) das jogadoras em três exercícios de membros inferiores, com intervalo de treinamento de 6 semanas entre as avaliações. Os resultados dos testes de 1RM e massa corporal nas avaliações de uma das jogadoras estão apresentados na tabela a seguir.

1ª avaliação
CHARRO, M. A.; BACURAU, R. F. P.; NAVARRO, F.; PONTES JUNIOR, F.
L. Manual de Avaliação Física. São Paulo: Phorte, 2010 (adaptado).

Considere que a força relativa é obtida por meio da razão entre a carga levantada no teste de força máxima e a massa corporal (carga/massa corporal).

Nessa situação, é correto concluir, comparando-se os resultados da 2ª avaliação com os da 1ª, que a força relativa da jogadora

A) diminuiu no leg press, aumentou na cadeira extensora e se manteve semelhante na cadeira flexora.

B) aumentou no leg press, diminuiu na cadeira extensora e se manteve semelhante na cadeira flexora.

C) aumentou no leg press, na cadeira extensora e se manteve semelhante na cadeira flexora.

D) diminuiu no leg press, e aumentou nas cadeiras extensora e flexora.

E) aumentou em todos os exercícios.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: As habilidades são complexas e diversas. Para classificá-las são utilizados modelos que consideram algumas características, tais como a organização do movimento, o nível da previsibilidade ambiental, a importância relativa dos elementos motores e cognitivos envolvidos na performance.

A imagem a seguir mostra o momento do movimento de arremesso de uma bola de softball, representando uma habilidade classificada como discreta.

SCHIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A corrida, a natação e o ciclismo são exemplos de habilidades discretas.

PORQUE

II. Uma habilidade discreta caracteriza-se por pontos bem definidos de início e de fim do movimento executado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: Um megaevento é caracterizado não só por sua curta duração, mas também por sua longa preparação.

Tais eventos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, contam com milhões de participantes e deixam diferentes tipos de legados após seu encerramento, o que possibilita avaliação, reestruturação políticoadministrativa e econômica, utilização de espaços, novas experiências e aprendizados, que poderão melhorar e aperfeiçoar a gestão esportiva vinculada ao projeto desenvolvido.
TAVARES, O. Megaeventos esportivos. Movimento,
v. 17, n. 3, p. 11-35, 2011 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O gestor deve considerar, para a realização de um megaevento, projetos de infraestrutura para o esporte, como arenas e estádios; transporte público e moradia e aquisição de materiais diversos, como equipamentos esportivos ligados à tecnologia.

II. A organização dos projetos deve considerar o planejamento participativo, as características intersetoriais e as parcerias entre órgãos públicos e privados.

III. O gestor deve considerar a participação de voluntários no evento sob a perspectiva da multiplicação dos conhecimentos e das experiências adquiridas na comunidade em que eles estejam inseridos.

IV. A sistematização e o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos, pelos organizadores na gestão do evento, deve contribuir para a elaboração de políticas públicas de esportes, saúde e lazer.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: Os modelos metodológicos, escolhidos pelo profissional de Educação Física para o processo de ensino de esportes coletivos, exercem forte influência nas relações que cada sujeito estabelecerá com a prática esportiva ao longo da vida.

Portanto, cabe ao profissional conhecer e selecionar adequadamente os métodos de ensino, de modo que contribuam para a percepção positiva sobre esses esportes pelos alunos.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As crianças que participam de aulas de futebol baseadas em métodos predominantemente analíticos constroem uma representação simbólica do futebol associada à competitividade e à valorização da vitória, diferentemente das crianças que vivenciam aula de base metodológica predominantemente global, em que se valoriza a participação, ou seja, a própria vivência esportiva.

PORQUE

II. Os modelos metodológicos de base analítica no ensino dos esportes coletivos promovem a cooperação entre os participantes e o entendimento do jogo a partir do todo, ao passo que os modelos metodológicos predominantemente globais de ensino desses esportes valorizam a competitividade, a eficiência da execução do gesto esportivo e a repetição motora como mecanismos de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Um indivíduo, no intuito de fortalecer os músculos peitorais maiores, realiza um exercício durante sua sessão de treinamento na sala de musculação, conforme representado na figura a seguir.

DELAVIER, F. Guia dos movimentos de musculação: abordagem anatômica.
2. ed. Barueri: Manole, 2013 (adaptado).

Ao observar a execução do exercício por esse indivíduo, o profissional de Educação Física realizou a análise biomecânica do movimento a fim de classificar o tipo de alavanca utilizada em sua execução.

Considerando a situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. O movimento realizado refere-se à adução horizontal de ombros.

II. A aplicação da força motriz está presente no ponto de inserção do músculo peitoral maior no osso úmero.

III. A articulação do ombro é o ponto fixo do movimento.

IV. O movimento como um todo, para o treino dos peitorais maiores, caracteriza a alavanca interpotente.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: Diversos protocolos para a estimativa da composição corporal já foram descritos. No entanto, alguns desses protocolos dependem de procedimentos laboratoriais complexos e de alto custo. Há então necessidade do desenvolvimento e/ou validação de protocolos mais simples, menos dispendiosos e com boa acurácia para a população brasileira.
SERPA, T. K. F.; NOGUEIRA, F. S.; MONTEIRO, F. A. Predição da massa
corporal magra de adultos brasileiros através da área muscular do
braço. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.
v. 20, n.3, 2014 (adaptado).

Acerca da avaliação da composição corporal e da antropometria, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação da composição corporal possibilita a estratificação do risco fisiopatológico associado à adiposidade corporal.

II. A avaliação da composição corporal possibilita informações acerca da proporção dos tipos de tecido, que podem ser utilizadas para a melhor orientação da prescrição de exercícios físicos.

III. A técnica antropométrica permite a estimativa da área muscular e da camada de gordura do tronco, constituindo-se uma boa opção para medidas de campo na avaliação da composição corporal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: O futebol é considerado um esporte complexo que necessita de um ótimo aprimoramento de capacidades motoras, como as aptidões aeróbia e anaeróbia, de força e flexibilidade, além da habilidade técnica.

Recentemente, pesquisas verificaram que um jogador de futebol de elite percorre de 10 a 12 km durante uma partida, distância que é muito maior do que a total percorrida há algumas décadas, o que evidencia o aumento da exigência física durante o jogo.
ZAGATTO, A. M. et al. Utilização da distância total percorrida no
teste específico de Hoff como preditor da velocidade de limiar
anaeróbio no futebol. Revista Brasileira de Medicina
do Esporte. v.19, n.4, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A aptidão aeróbia constitui-se em importante indicador de desempenho físico em atletas de futebol.

II. A potência aeróbia representa a capacidade de fornecimento de energia predominantemente por meio do metabolismo anaeróbio.

III. A aptidão aeróbia está diretamente relacionada a parâmetros fisiológicos, como o limiar anaeróbio e o consumo máximo de oxigênio.

IV. A aptidão aeróbia consiste na capacidade de fornecimento de energia ao atleta tanto em eventos de endurance quanto na sua recuperação após uma atividade anaeróbia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A performance de alto nível em diferentes modalidades esportivas é determinada parcialmente pela eficiência do organismo em produzir energia.

A análise da participação e integração das vias metabólicas responsáveis pela síntese energética em diferentes tipos de exercícios tem papel fundamental na prescrição de treinamento.

Na figura a seguir, são apresentadas informações de três atletas de alto nível participantes de diferentes provas de atletismo.

Disponível em: <https://www.iaaf.org/records/by-category/world-records>.
Acesso em: 11 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações do texto bem como as características das provas mencionadas na figura em relação à intensidade, ao volume e à duração, assinale a opção correta.

A) O sistema aeróbio é a principal via metabólica para produção de ATP nas provas de 10 000 metros e nas de salto com vara.

B) O ácido lático e o oxigênio participam predominantemente das reações químicas para produção de ATP nas provas de salto com vara e nas de 10 000 metros.

C) O metabolismo energético nas provas de 10 000 metros e nas de 200 metros rasos é predominantemente advindo do sistema anaeróbio lático.

D) A síntese de ATP nas provas de salto com vara e nas de 200 metros rasos ocorre predominantemente por meio do sistema anaeróbio alático.

E) A integração entre a via aeróbia e anaeróbia, para produção de ATP, ocorre nas provas de 10 000 metros e nas de salto com vara, mas não ocorre na prova de 200 metros rasos.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Durante o jogo de handebol, uma equipe pode adotar diferentes sistemas defensivos para neutralizar as ações do ataque adversário.

Os sistemas defensivos definem a organização coletiva dos jogadores de defesa para a marcação dos atacantes na tentativa de retomar a posse de bola.

Portanto, o posicionamento e a forma de atuação dos defensores são definidos pelo sistema adotado conforme o momento do jogo.

Nas figuras a seguir estão representados dois sistemas defensivos, com características distintas, que são amplamente usados no handebol.


Considerando as características dos sistemas defensivos do handebol representados nas figuras, avalie as afirmações a seguir.

I. Na Figura 1, está representada uma defesa individual em meia quadra, considerada como um sistema defensivo eficiente quando o ataque adversário está em superioridade numérica.

II. A Figura 2 retrata uma defesa em zona (6x0), na qual cada defensor mantém fixo o seu posicionamento de marcação em quadra, mesmo diante de trocas de posições dos atacantes.

III. O ensino e a aplicação do sistema defensivo da Figura 1 têm sido recomendados durante a iniciação esportiva, já que implica menor desgaste físico que o sistema defensivo da Figura 2.

IV. No sistema misto, que combina princípios táticos de defesa individual e de defesa por zona, alguns defensores realizam marcação em zona e os demais, marcação individual.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: A elaboração e a implementação de políticas públicas nos campos do esporte e do lazer têm se destacado nos últimos anos. A importância dessas temáticas nos contextos social, econômico e político é visível em todo o mundo.

Os profissionais que atuam nessas áreas mobilizam quatro eixos de saberes complementares: I. os saberes específicos da área de atuação; II. os conhecimentos sobre o contexto e os sujeitos da ação; III. os conhecimentos sobre política e políticas públicas; e IV. o domínio de conteúdos relacionados à gestão.
UNGHERII, B. O.; ISAYAMA, H. F. Os saberes e a formação profissional em lazer: uma análise no campo das políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 389-409, maio/ago. 2017 (adaptado).

A partir das informações do texto e em consonância com a atuação do profissional da Educação Física no campo das políticas públicas de esporte e lazer, avalie as afirmações a seguir.

I. O conhecimento acerca das especificidades das modalidades esportivas e das práticas recreacionistas é uma habilidade derivada do eixo I.

II. A capacidade de planejamento de acordo com o público-alvo é uma habilidade derivada do eixo II.

III. A compreensão dos limites e das potencialidades do ordenamento legal para execução das ações esportivas e recreacionistas é uma habilidade derivada do eixo III.

IV. O domínio em fechamento de balancetes contábeis é uma habilidade derivada do eixo IV.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Um dos valores atrelados aos movimentos olímpico e paralímpico é o chamado fair play, que também significa jogo limpo.

Diante da demanda ética posta pela noção de fair play nas Paraolimpíadas, qual das opções a seguir corresponde à medida adotada pelos órgãos de gestão do paradesporto para assegurar uma competição mais igualitária entre atletas paralímpicos de uma mesma modalidade?

A) Classificação por índice técnico obtido em competições anteriores.

B) Classificação por grau de funcionalidade em cada tipo de deficiência.

C) Classificação por resultados em competições oficiais nacionais e internacionais.

D) Classificação por tempo acumulado de experiência em competições paradesportivas oficiais.

E) Classificação por faixa etária combinada com informações advindas de testes de aptidão física.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: O limiar anaeróbio (LA) representa o ponto de inflexão da concentração de lactato sanguíneo no organismo. O gráfico a seguir apresenta as concentrações de lactato sanguíneo em um teste progressivo realizado em esteira ergométrica por uma pessoa treinada e em uma destreinada.

Fisiologia do esporte e do exercício
KENNEY, W. L.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. L. Fisiologia do esporte
e do exercício. 5.ed. São Paulo: Manole, 2013 (adaptado).

A partir dos dados do gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma pessoa treinada correndo a 10 km/h utiliza mais a via anaeróbia para a produção de energia do que uma pessoa destreinada correndo na mesma velocidade.

II. Uma pessoa destreinada correndo a 14 km/h apresenta uma concentração sanguínea de lactato superior à de uma pessoa treinada que corre na mesma velocidade.

III. A capacidade de remoção do lactato sanguíneo do organismo torna-se mais eficiente com o treinamento físico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Na prescrição do treinamento intermitente para corredores, é possível utilizar diferentes métodos, cujas variáveis são organizadas a fim de atender às características do modelo escolhido e dos objetivos do atleta.

Sendo assim, um profissional de Educação Física que resolve aplicar um modelo de treinamento intermitente extensivo, ou seja, com intervalos mais longos, que possibilitam a recuperação total do indivíduo, deverá observar a relação entre intensidade, duração e recuperação durante a realização das sessões de treinamento.

Considerando essas informações, suponha a seguinte situação.

Um profissional de Educação Física prescreveu 6 tiros de corridas de 1 quilômetro cada uma, de forma que cada quilômetro deveria ser cumprido em 3 minutos, e previu que a recuperação passiva entre os tiros seria de 5 minutos.

Com base no texto e na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Se o indivíduo mantiver o tempo e a velocidade prescritos em cada tiro, é correto concluir que a recuperação foi adequada.

PORQUE

II. Quando o tempo de cada tiro aumenta ou diminui, há um desequilíbrio entre intensidade, duração e recuperação na prescrição do treinamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: A capacidade máxima de captação, transporte e utilização de oxigênio durante o exercício é conhecida como o consumo máximo de oxigênio (VO2máx). A mensuração do VO2máx é reconhecida por cientistas como válida para a avaliação do condicionamento cardiovascular. Os valores do VO2máx podem ser expressos na forma absoluta (L/min) ou na relativa (mL/kg/min).
POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 8. ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado).

No quadro a seguir, apresentam-se os valores médios do tempo de corrida e do consumo máximo de oxigênio de meninas em períodos distintos da menarca.

FONSECA JUNIOR, S. J.; FERNANDES FILHO, J. A menarca e seu impacto nas qualidades físicas de escolares. Rev. Salud Pública. v. 15, n. 2, p. 281-293, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As meninas com 2 anos ou mais de pós-menarca (2PM) apresentam-se mais condicionadas que as meninas sem menarca (SM).

PORQUE

II. As meninas apresentam uma diminuição do VO2máx relativo ao longo do período (de SM para 2PM), devido ao aumento da massa corporal.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Um preparador físico que faz parte da comissão técnica de uma equipe de futsal, ao analisar os dados das avaliações físicas dos atletas, concluiu que o controle da carga de treinamento necessitava ser aprimorado.

Ele percebeu que o controle da carga externa estava bem organizado e que a mensuração de parâmetros relacionados à carga interna seria fundamental para acompanhar as respostas dos atletas ao treinamento.

Considerando essa situação, assinale a opção em que se apresenta o método de controle da carga interna de treinamento que atende aos preceitos de validade científica, baixo custo e alta aplicabilidade, a ser adotado pelo referido preparador físico.

A) Aplicação da Percepção Subjetiva do Esforço (PSE) por sessão de treino.

B) Quantificação do volume, intensidade e densidade do treinamento.

C) Determinação da concentração de lactato durante o exercício.

D) Avaliação direta do consumo máximo de oxigênio (VO2máx).

E) Implementação de testes de uma repetição máxima (1RM).

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um incremento qualificador da Atenção Básica. De modo a romper com a visão fragmentada tradicional da atenção à saúde no Brasil, os NASFs atuam de forma integrada, prestando apoio matricial às equipes de Saúde da Família, capacitando-as para intervenções terapêuticas e pedagógicas entre populações específicas, como nos consultórios de rua, na assistência a populações ribeirinhas e fluviais, ou no Programa Academia da Saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Brasília, 2010 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O profissional de Educação Física, ao compor a equipe do NASF, tem como atribuição capacitar os demais profissionais da equipe a prescreverem corretamente o exercício físico aos grupos de usuários.

PORQUE

II. As diretrizes do NASF preveem que os profissionais participem do apoio às equipes de saúde da família sob os eixos da responsabilização, da gestão compartilhada e do apoio à coordenação do cuidado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Durante a reunião técnica de um centro esportivo, o coordenador expôs a sua preocupação com o atendimento adequado às crianças com deficiência integrantes de um projeto. Solicitou, então, aos professores das diferentes modalidades a proposição de estratégias pedagógicas voltadas a esses alunos, para serem implantadas em suas aulas.

Nessa situação, considerando os princípios da inclusão e o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, avalie as afirmações a seguir.

I. A formação de turmas especiais para as crianças com deficiência é uma estratégia adequada para aprimorar suas capacidades até que seja possível sua integração total ao grupo.

II. A estrutura e as regras dos jogos devem ser adaptadas para garantir as condições de segurança, a aceitação das diferenças e a ampla participação das crianças com deficiência.

III. A criação de jogos e de atividades esportivas deve considerar a promoção da aprendizagem por meio da cooperação e da convivência com a diversidade.

IV. A vivência de tarefas com restrições motoras ou funcionais pelas crianças sem deficiência contribui para o desenvolvimento da empatia, favorecendo a inclusão.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: Um profissional de Educação Física encaminhou seu projeto de pesquisa, que envolvia a coleta de medidas antropométricas de jovens de 13 a 15 anos de idade, para avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Por motivos logísticos, surgiu a oportunidade do profissonal iniciar a coleta de dados antes da manifestação do CEP sobre o projeto.

Considerando essa situação, bem como o que estabelece a Resolução 466/2012, acerca das pesquisas realizadas com seres humanos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A coleta dos dados antes da manifestação do CEP constitui-se em conduta profissional antiética.

PORQUE

II. O CEP pode identificar riscos aos participantes, decorrentes da aplicação dos procedimentos metodológicos adotados, que não foram observados pelo proponente do projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: No âmbito da formação em Educação Física para a área da saúde, as reflexões a respeito dos modelos de atenção e as propostas de intervenção baseadas no ato de cuidar não têm se mostrado suficientes para atender às necessidades relativas à atuação profissional no campo da saúde.
GUARDA, F. R. B. et al. Intervenção do profissional de educação
física: formação, perfil e competências para atuar no Programa
Academia da Saúde. Revista Pan-Amazônica de Saúde,
Ananindeua/PA, v. 5, n. 4, p. 63-74, 2014 (adaptado).

Acerca da atuação do profissional de Educação Física na área de saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. A atuação do profissional da Educação Física na área da saúde requer uma integração das instituições formadoras com os serviços de saúde.

II. O conhecimento de conteúdos teóricos e técnicos, aliados a vivências específicas na área da saúde coletiva, é fundamental para a atuação do profissional de Educação Física.

III. Para que o profissional da Educação Física atue na área da saúde, é necessário seu empenho pessoal e acadêmico com vistas à prestação de serviços de qualidade para a população de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

IV. Na área da saúde, o profissional de Educação Física precisa articular e aplicar conhecimentos relacionados a conceitos, procedimentos e atitudes que conformam os saberes específicos da profissão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Há um considerável aumento no uso contínuo de medicamentos na velhice decorrentes da elevada prevalência de doenças crônico-degenerativas.

Os processos patológicos instalados, por si, geram danos e transtornos aos idosos, entretanto, o maior prejuízo ocorre nas limitações funcionais e na incapacidade de realizar tarefas sociais da vida diária.

A esse conjunto de aspectos que envolve uma sequência de processos do envelhecimento está associada a denominada síndrome biológica da fragilidade.
TRIBESS, S.; VIRTUOSO JÚNIOR, J. S.; OLIVEIRA, R. J. de. Atividade
física como preditor da ausência de fragilidade em idosos.
Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo,
v. 58, n. 3, maio/jun. 2012 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. No tratamento da síndrome da fragilidade, o profissional de Educação Física, por meio de um programa consistente e bem fundamentado de exercícios, promove a reversão do quadro de fragilidade.

II. Durante a recuperação dos idosos com síndrome da fragilidade, o profissional de Educação Física deve prescrever um programa de exercícios físicos capaz de lhes devolver a plenitude de suas capacidades física e motora.

III. Por meio de um programa de atividade física global voltado para valências como força, resistência, flexibilidade e capacidade aeróbia, o profissional de Educação Física atua na prevenção de sintomas da síndrome da fragilidade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: A prática dos esportes de aventura constitui um fenômeno sociocultural esportivo amplo e tem se mostrado um campo de intervenção emergente para os profissionais da área de Educação Física.

Acredita-se que a demanda por determinado nível de desempenho físico e esportivo e a presença do componente pedagógico na orientação e no ensino dos esportes de aventura permitem a análise da intervenção profissional nessas modalidades.

Isso ocorre a partir de orientações teóricas e metodológicas que têm delimitado objetos de estudo e a base de conhecimentos para a intervenção profissional no âmbito do ensino e do treino esportivo em geral.
BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; DO NASCIMENTO, J. V. Intervenção
profissional nos esportes de aventura: uma perspectiva
conceitual à formação e à investigação. Movimento,
ESEFID/UFRGS, v. 25, p. 2, 2019 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Durante o processo de ensino dos esportes de aventura, o profissional de Educação Física deve considerar as características específicas da modalidade.

II. Dado que a prática dos esportes de aventura apresenta riscos ao esportista, o planejamento do processo de treinamento deve ser discutido entre treinador e atleta.

III. O processo de ensino dos esportes de aventura consiste na proposição de desafios cada vez mais complexos e difíceis em determinado ambiente natural.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: O ser humano desenvolve suas habilidades a partir do seu aparato biológico em consonância com o ambiente cultural em que vive.

Foi a partir disso que Gallahue e Ozmun (2005) pensaram uma forma de classificar as habilidades motoras adquiridas pelas pessoas, representada por meio da ampulheta na figura a seguir.


Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O bebê reconhece o ambiente imediato a partir da atividade reflexa, provocada por toque, sons e alteração de pressão.

II. É na fase motora rudimentar que as crianças começam as ações de locomoção por meio do desenvolvimento da capacidade de arrastar-se, gatinhar e caminhar.

III. A realização de circuitos de desafios motores é estimulante e importante na fase motora fundamental.

IV. A partir da fase motora especializada, o envolvimento do sujeito nas atividades da cultura de movimento dependerá, além das competências motoras desenvolvidas ao longo da infância e começo da adolescência, das oportunidades, condições físicas e motivação pessoal para tal.

É correto o que se afirma em

A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Educação Física com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Educação Física com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgmtVxlhQT-JHXjf9UvRqxxaR3BV81dSStlgoowRWaCyWRUynMP_VRp1L5SwjGO6fIySyYyyivK-fQydJGq_YmzwlmTCwISsLW2u86cRu3zOWdYAbdIlZrLmEePFMsglOTGu0LqHVoPiw/s1600/prova-do-enade-2019-educacao-fisica-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgmtVxlhQT-JHXjf9UvRqxxaR3BV81dSStlgoowRWaCyWRUynMP_VRp1L5SwjGO6fIySyYyyivK-fQydJGq_YmzwlmTCwISsLW2u86cRu3zOWdYAbdIlZrLmEePFMsglOTGu0LqHVoPiw/s72-c/prova-do-enade-2019-educacao-fisica-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-do-enade-2019-educacao-fisica-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-do-enade-2019-educacao-fisica-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo