Prova FATEC 2002.1 com Resolução e Gabarito

Prova FATEC 2002.1 com Resolução e Gabarito

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Prova FATEC 2002.1 com Resolução e Gabarito 



1º DIA

HISTÓRIA

QUESTÃO 01
FATEC 2002: Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real.

A grande preocupação socrática era

a) interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.

b) compreender as causas primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.

c) o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.

d) fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.

e) mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.


QUESTÃO 02
FATEC 2002: Afirma-se sobre a Civilização muçulmana:

I. Os muçulmanos sempre consideraram Maomé como o criador do Islamismo, cujo princípio básico, retirado do Judaísmo da época de Abraão, diz que Jeová é o único Deus, e Maomé, seu profeta.

II. Durante o 1º califado, os princípios básicos da religião muçulmana foram transcritos no livro sagrado Alcorão, ou Corão, que é o conjunto de narrativas e mandamentos dos ensinamentos de Maomé.

III. Maomé, ao impor a sua religião aos árabes, contribuiu para a unificação política da Península Arábica e, ao impor rituais, crenças e práticas cotidianas, facilitou a criação de uma organização social única.

Deve-se concluir, a respeito dessas afirmações, que

a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.


QUESTÃO 03
FATEC 2002: O sistema de Capitanias Hereditárias

a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimulou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia.

b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários e desvinculada do governo português.

c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deveres dos donatários, e a Carta Foral, que definia as condições da posse de capitania.

d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do Atlântico.

e) dava ao capitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.


QUESTÃO 04
FATEC 2002: Com a morte de Elizabeth I, da Inglaterra (1603), acaba a dinastia Tudor, que desfrutava de uma situação de grande prosperidade, graças à política mercantilista, e tem início a dinastia Stuart.

Sobre a dinastia Stuart é correto afirmar que

a) Carlos I assume o poder logo após a morte de Elizabeth e torna-se o todo-poderoso, rei de três países: Inglaterra, Escócia e Irlanda.

b) Jaime I foi chamado de "o imbecil mais sábio de toda a cristandade", por Henrique IV, rei da França, devido à falta de habilidade política, excesso de vaidade, teimosia inarredável e grande erudição.

c) Oliver Cromwell exigiu que o Parlamento criasse o Primeiro Bill of Rights, que dava ao cidadão garantia contra detenções arbitrárias e tributos ilegais.

d) Jaime II lançou os Atos de Navegação, decretos que estabeleciam que somente embarcações inglesas poderiam realizar o comércio com suas colônias da América.

e) Carlos II fugiu para a França quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, e iniciou-se a Revolução Puritana.


QUESTÃO 05
FATEC 2002: A bordo do navio Mayflower, em 1620, um grupo de puritanos chegou ao Cabo Cod, no atual Estado do Massachusetts, no nordeste dos EUA, em busca de liberdade religiosa.

Os puritanos

a) eram indivíduos desgarrados, aventureiros que buscavam riquezas.

b) eram pessoas que, embora indesejáveis na Inglaterra, pretendiam enriquecer e para lá voltar.

c) tinham o sonho de construir uma nova pátria, onde houvesse liberdade de culto.

d) eram indivíduos desgarrados, que por serem anglicanos tiveram que abandonar seu país de origem.

e) objetivavam unicamente ter uma nova pátria, que lhes desse muito lucro, apesar de serem protestantes perseguidos.


QUESTÃO 06
FATEC 2002: Sobre o período regencial brasileiro afirma-se:

I. A Constituição de 1824 previa a eleição de um regente, caso o imperador estivesse impossibilitado de governar. Como o herdeiro era menor de idade, a Assembléia Geral viu-se forçada a eleger tal regente.

II. Pelo Ato Adicional de 1834 substituía-se a Regência Una por uma Regência Trina, tirava-se a autonomia das províncias e criava-se o Conselho de Estado.

III. Foram criadas três correntes políticas: a dos chimangos (que queriam a autonomia para as províncias), a dos restauradores (que eram a favor da monarquia e da centralização administrativa) e a dos farroupilhas (que tinham como objetivo o retorno de D. Pedro I ao trono imperial).

Deve-se dizer, sobre essas afirmações, que:

a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.


QUESTÃO 07
"De pé ficaremos todos
E com firmeza juramos
Quebrar tesouras e válvulas
E pôr fogo às fábricas daninhas."
(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada
por Leo Huberman. História da riqueza do homem. 1979)

FATEC 2002: O movimento representado nessa canção denominou-se:

a) Liberalismo: defendia a ideia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas.

b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana.

c) Cartismo: originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.

d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas.

e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las.


QUESTÃO 08
"Tentativas de combinar as particularidades nacionais e as tendências artísticas mundiais, a herança cultural e os impulsos de modernização. Tentava-se entender o Brasil para transformá-lo, procurando alimentar-se do que lhe seria particular e do que seria proveniente de fora. Em resumo, devorar o que a cultura ocidental tinha a oferecer, sem perder a identidade nacional."
(Adaptado de Flávio de Campos – Oficina de História. Ed.
Moderna – 1999 – p.218)

FATEC 2002: Assinale a alternativa que identifica corretamente o movimento cultural brasileiro referido no texto acima.

a) Movimento Modernista.
b) Movimento Indianista.
c) Movimento Romântico.
d) Movimento Parnasiano.
e) Movimento Dadaísta.


QUESTÃO 09
FATEC 2002: Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que

a) se caracterizou pela aliança entre Vargas, os EUA e as forças democráticas da Alemanha.

b) se marcou pela preocupação de Vargas em definir ideologicamente o regime para obter o apoio dos EUA.

c) se caracterizou pela não intervenção do Estado no campo econômico e social, criando condições para o agravamento da luta de classes.

d) se iguala ao fascismo pela grande mobilização popular e existência de um grande partido de massas (PTB).

e) se caracterizou pela centralização absoluta do poder nas mãos do Executivo, representado por Vargas e seus auxiliares mais próximos, anulando a autonomia federalista dos estados.


QUESTÃO 10
FATEC 2002: Afirma-se sobre o governo de Juscelino Kubitschek:

I. Possuía dois conceitos chave: o nacionalismo e o desenvolvimentismo.

II. Lançou o Plano de Metas, apontando como áreas prioritárias para o investimento estatal os setores de energia, alimentação, educação, transporte e indústria de base.

III. Implantou a reforma agrária, desagradando a elite atifundiária brasileira.

IV. Era elitista, favorecendo os setores empresariais ligados direta ou indiretamente ao capital transnacional.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e IV apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e III apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, III e IV apenas.


QUESTÃO 11
FATEC 2002: A folha de coca já era utilizada no império inca, nos rituais religiosos e também para retirar a sensação de fome e de frio dos indígenas. O tráfico internacional de drogas é, atualmente, um negócio multinacional e milionário.

Os grandes produtores de coca são os países sul-americanos:

a) Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Brasil.
b) Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Chile.
c) Colômbia, Bolívia, Brasil, Venezuela e Argentina.
d) Colômbia, Peru, Brasil, Paraguai e Argentina.
e) Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai e Chile.


QUESTÃO 12
FATEC 2002: Afirma-se sobre o conflito entre israelenses e palestinos:

I. Após a fundação do Estado de Israel, em 1948, e a guerra que se seguiu entre Israel e a Liga Árabe, o sentimento de ódio entre os dois povos irradiou-se de forma descontrolada, pois, com a vitória de Israel, 75% da antiga Palestina ficou sob seu domínio; além disso, o Estado Palestino não saiu do papel.

II. Em março de 2002, Ariel Sharon e Iasser Arafat, ganhadores do Prêmio Nobel da Paz em 1979, se reuniram em Jericó, na Cisjordânia, para concluir um acordo que coloque fim à Intifada iniciada em 2000.

III. A atual Intifada iniciou-se em 2000, após a visita de Ariel Sharon, líder do Partido Conservador, à cidade velha de Jerusalém; a população árabe-palestina recebeu a visita como uma provocação, já que nessa região de Jerusalém encontram-se lugares sagrados para os muçulmanos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I e II apenas.
c) II e III apenas.
d) I e III apenas.
e) II apenas.


QUÍMICA

QUESTÃO 13
FATEC 2002: No Antigo Egito, para produzir o vinho, as uvas eram amassadas com os pés, e a fermentação do suco ocorria em vasos de barro chamados ânforas.

Sob ação dos fermentos naturais, a glicose era transformada em álcool. Terminado o processo, o vinho obtido era deixado em repouso e transferido para outra ânfora, a fim de separá-lo dos resíduos sólidos, conforme mostra a figura.

vasos

Os egípcios, ao produzir vinho, executavam três processos físicos, que são, respectivamente

a) dissolução, decantação e destilação.
b) sedimentação, levigação e flotação.
c) decantação, catação e flotação.
d) extração, decantação e sifonação.
e) filtração, levigação e decantação.


QUESTÃO 14
FATEC 2002: A manutenção dos recursos hídricos necessita de controle constante dos efluentes lançados na natureza, para permitir a preservação da fauna e da flora, além do reaproveitamento das águas dos mananciais.

Um método de neutralização de efluentes alcalinos é o que se baseia na utilização de um gás presente na atmosfera.

O gás que, quando em contato com a água, forma um ácido de ação branda e eficiente, que promove a reação com os componentes alcalinos, resultando na neutralização dos efluentes, é:

a) NO.
b) CO2.
c) CO.
d) N2O.
e) O2.


QUESTÃO 15
FATEC 2002: As máscaras de oxigênio utilizadas para produzir oxigênio, em situações de emergência, contêm o superóxido de potássio KO2. O oxigênio é produzido pela reação desse óxido com o dióxido de carbono e a água do ar exalado pelos pulmões, como mostra a equação

4KO2(s) + 2H2O(g) + 4CO2(g) → 4KHCO3(s) + 3O2(g

Considere que uma pessoa exale 1,0 x 10⁻² mol de CO2 por minuto. Ao fim de 5 minutos, a quantidade de matéria, em mols de oxigênio, inalada por ela será aproximadamente

a) 2,5 x 10⁻².
b) 1,1 x 10⁻².
c) 5,0 x 10².
d) 6,5 x 10.
e) 3,8 x 10⁻².


QUESTÃO 16
FATEC 2002: Um determinado suco de fruta industrializado apresenta ácido cítrico na concentração de 1 mol . L⁻¹.

Dado: Massa molar do ácido cítrico = 192 g/mol

Sabendo que 1L do referido suco prepara 10L de refresco, podemos afirmar que a concentração, em g/L, de ácido cítrico nesse refresco é:

a) 1920.
b) 192.
c) 19,2.
d) 10.
e) 1.


QUESTÃO 17
FATEC 2002: A concentração de íons H⁺, no suco gástrico de um certo individuo, alcançou o valor 1 x 10⁻¹ mol . L⁻¹.

Considerando que, para um individuo normal, a concentração de ions H⁺ deve ser 3 x 10⁻² mol . L⁻¹ e a produção diária de suco gástrico de 2,5L, a quantidade (em mols) de hidróxido de magnésio de uma suspensão de leite de magnésia que deve ser ingerida pelo indivíduo para eliminação do excesso de acidez, ou seja, para que a concentração de íons H⁺ no seu suco gástrico retorne ao valor normal, deve ser aproximadamente

Mg(OH)2(s) + 2H⁺(aq) → Mg²⁺(aq) + 2H2O

a) 0,09
b) 0,18
c) 0,36
d) 1,80
e) 2,50


QUESTÃO 18
FATEC 2002: A maioria das plantas absorve a água que está disponível no solo. Os solos salinos são improdutivos, pois as raízes das plantas passam a perder água ao invés de absorvê-la.

Baseados nas informações acima, podemos concluir que

a) em solos salinos a concentração da solução do solo é menor do que a solução celular.

b) em solos produtivos as raízes das plantas absorvem água por efusão.

c) a concentração da solução do solo não interfere na absorção ou na perda de água das raízes das plantas.

d) em solos salinos as raízes das plantas perdem água porque as células aumentam de volume e estouram.

e) quando o solo está salinizado as raízes das plantas perdem água por osmose.


QUESTÃO 19
FATEC 2002: Em minas de carvão, é comum ocorrer desprendimento de metano, que juntamente com o O2 do ar forma uma mistura explosiva conhecida como gás grisu. As equações que se seguem representam a combustão desse gás.

CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(g) ∆H = – 802 kJ
CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l) ∆H = – 890 kJ

As informações dadas permitem concluir que para ocorrer a transformação são

H2O(l) → H2O(g)

a) liberados 88 kJ/mol.
b) absorvidos 88 kJ/mol.
c) liberados 846 kJ/mol.
d) absorvidos 44 kJ/mol.
e) liberados 176 kJ/mol.


QUESTÃO 20
FATEC 2002: A reação química entre um ácido carboxílico e um álcool é chamada de esterificação. 

Nessa reação forma-se também água, devido à saída de um H do grupo OH do álcool e o grupo OH do ácido, como indica o exemplo

fatec

Considere a esterificação a seguir


Assinale a alternativa que apresenta os compostos formados durante essa reação.

a) Propóxi metano e água.
b) Propanoato de metila e água.
c) Ácido butanóico e água.
d) Metanoato de propila, metanol e água.
e) Etanoato de etila e água.


QUESTÃO 21
FATEC 2002: Uma propriedade importante do etanol é a sua desidratação, que pode ser realizada cataliticamente, no laboratório, num equipamento semelhante ao ilustrado na figura.

Algodão hidrófilo impregnado de etanol

O processo se inicia, aquecendo-se fortemente o material poroso e, em seguida, brandamente, o algodão hidrófilo encharcado de etanol. O produto formado é recolhido em C. Sobre esse processo são feitas as afirmações que seguem, das quais, apenas uma é INCORRETA. Assinale-a.

a) O produto resultante da transformação é o éter etoxi-etano.

b) O material poroso atuou como catalisador da reação.

c) O produto recolhido em C é um gás insolúvel em água.

d) A substância gasosa formada é capaz de descorar a solução chamada "água de bromo".

e) A desidratação realizada nessas condições produz o eteno gasoso.


QUESTÃO 22
FATEC 2002: Alterações do pH do sangue afetam a eficiência do transporte de oxigênio pelo organismo humano. Num indivíduo normal, o pH do sangue deve-se manter entre os valores 7,35 e 7,45.

Considere os gráficos apresentados a seguir, que se referem às variações do pH e da pCO2 em um paciente submetido a uma cirurgia cardíaca.

Gráfico

Considerando o intervalo de tempo, 0 a 35 minutos, a análise dos gráficos permite as seguintes afirmações:

I. Quando pH aumenta, pCO2 também aumenta.

II. Quando pH = 7,4, pCO2 é cerca de 35 mmHg.

III. Quando pH cresce (> 7,4) a pCO2 decresce (< 35 mmHg).

São corretas apenas as afirmações

a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) III.
e) I e III.


QUESTÃO 23
FATEC 2002: O gás dióxido de nitrogênio, NO2, é castanho-avermelhado, e o gás tetróxido de nitrogênio, N2O4, é praticamente incolor. Considere uma ampola fechada contendo estes gases, em equilíbrio, a 25°C, como representado a seguir:


Suponha que o equilíbrio é perturbado por variações de temperatura, e novo estado de equilíbrio se estabelece, como representado pelas ilustrações (a), (b) e (c).

Fatec

I. A ilustração (a) representa as concentrações dos gases, quando o equilíbrio se restabelece, após a temperatura ter variado de 25°C para 0°C.

II. A ilustração (b) representa as concentrações dos gases, quando o equilíbrio se restabelece após a temperatura ter variado de 25°C para 0°C.

III. A ilustração (c) representa as concentrações dos gases, quando o equilíbrio se restabelece após a temperatura ter variado de 25°C para 100°C.

Dessas afirmações são corretas apenas

a) I e II.
b) I e III.
c) II.
d) II e III.
e) III.


QUESTÃO 24
FATEC 2002: O cloreto de hidrogênio e a glicose são substâncias moleculares. Entretanto, uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio conduz a corrente elétrica, enquanto que a solução aquosa de glicose não a conduz.

Essa diferença de comportamento pode ser explicada, considerando que o cloreto de hidrogênio (HCl)

a) possui cloro, e a glicose, não.

b) ao dissolver em água gera íons, e a glicose, não.

c) nas condições ambientes é um gás, e a glicose, um sólido.

d) é constituído por íons, e a glicose, por moléculas. e) é um gás que reage com a água formando ClO⁻, e a glicose, não.


Inglês

Leia o texto e responda às questões de 25 a 28.

Potatoes are supposed to be one of the world’s greatest foods, filled with calcium, niacin, iron, vitamin C and plenty of carbo-hydrates. A diet of milk and potatoes, the textbooks say, will provide all the nutrients the human body needs. But there is trouble lurking beneath the skin. According to a controversial new theory, potatoes, eaten in large quantities by a population increasingly sedentary and overweight, may be a major contributor to America’s alarming rates of heart disease and diabetes.

The problem, according to Meir Stampfer, a nutrition professor at the Harvard School of Public Health, is pototato starch. When you eat a potato and that starch hits the saliva in your mouth, its tightly bundled rnolecules immediately get turned into sugars, which make a beeline for the blood. “You ate a potato,” says Stampfer, “but your body is getting pure glucose.” The flood of blood sugar sets off a chain reaction. Insulin pours out of the pancreas. Triglycerides shoot up. HDL (good) cholesterol takes a dive. “lt’s a perfect setup for heart disease and diabetes,” says Stampfer.

This is not just a potato problem. It’s also a problem with white bread, bagels and most white rice. But couch potatoes don’t have to give up their spuds altogether, as long as they eat them in moderation. Or they could switch to sweet potatoes and yams, which metabolize less rapidly and wreak less havoc with blood sugar.
TIME, January 21, 2002

As questões de 25 a 28 referem-se ao texto cujo vocabulário se segue:

• greatest foods = melhores alimentos
• filled with = cheio de
• plenty of = muitos
• to provide = fornecer, prover
• to lurk = ocultar-se, esconder-se
• beneath the skin = sob a pele
• controversial = polêmico
• increasingly = cada vez mais, gradativamente
• major = importante
• alarming rates = índices alarmantes
• starch = amido
• to hit = atingir, chegar a
• tightly bundled = bem compactadas
• to turn into = transformar-se em
• to make a beeline for = ir direto para
• flood = fluxo
• to set off = desencadear
• a chain reaction = reação em cadeia
• to pour out = despejar, fluir
• to shoot up = aumentar consideravelmente
• to take a dive = diminuir
• setup = organização, estrutura
• bagel = pão, rosca
• white rice = arroz branco
• couch potatoes = viciados em TV
• to give up = largar, deixar de, abandonar
• spuds = batatas
• as long as = enquanto
• to switch to = mudar para
• yam = inhame
• to wreak = causar
• havoc = dano, destruição

QUESTÃO 25
FATEC 2002: De acordo com o texto, pode-se concluir que as batatas

a) são nutritivas, mas podem causar problemas cardíacos e diabetes.

b) têm alto valor nutritivo apenas se acompanhadas de leite.

c) podem prevenir problemas cardíacos, se ingeridas em grandes quantidades.

d) têm seu valor nutritivo concentrado na casca.

e) não são mais consideradas como alimento de alto valor nutritivo.


QUESTÃO 26
FATEC 2002: Assinale o tipo de alimento que, segundo o texto, apresenta menor risco de problemas relativos ao açúcar no sangue.

a) White bread.
b) White rice.
c) Sweet potatoes.
d) Bagels.
e) Potatoes.


QUESTÃO 27
FATEC 2002: Assinale o trecho do texto que tem o significado mais próximo de “couch potatoes” em “But couch potatoes don’t have to give up their spuds altogether,...”, no último parágrafo do texto.

a) “...sweet potatoes and yams,...” (3º parágrafo).

b) “...white bread, bagels and most white rice.” (3º parágrafo).

c) “...their spuds...” (3º parágrafo).

d) “...a population increasingly sedentary and overweight,...” (1º parágrafo).

e) “A diet of milk and potatoes,...” (1º parágrafo).


QUESTÃO 28
FATEC 2002: Considere a frase “It’s a perfect setup for heart disease and diabetes, says Stampfer.”, no segundo parágrafo do texto.

Assinale a alternativa em que a transposição dessa frase para o discurso indireto está correta, completando a frase abaixo.

Stampfer says

a) it was a perfect setup for heart disease and diabetes.

b) it is a perfect setup for heart disease and diabetes.

c) it has been a perfect setup for heart disease and diabetes.

d) it had been a perfect setup for heart disease and diabetes.

e) it will be a perfect setup for heart disease and diabetes.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 29 a 32.

Mystery illness hits pre-Oscar ceremony

LOS ANGELES, March 8 – A mystery illness has overcome at least 100 guests who attended a pre-Oscar ceremony honoring scientific and technical achievement last weekend.

About 500 people attended the dinner and awards presentation at the Regent Beverly Wilshire hotel in Beverly Hills on Saturday. Although many became ill the next day, some guests didn’t show symptoms for several days.

THE TOTAL NUMBER of people sickened has not been determined, but the Los Angeles County Department of

Health said Thursday that at least 100 were overcome, while Oscar officials said it could be nearly 200.

County epidemiologists were examining everything from the fish and beef on the menu to the desserts and wine.

Investigators also collected stool samples from sickened individuals to determine the nature of the disorder.

The illness was characterized by vomiting, diarrhea, nausea and sometimes a low-grade fever. Symptoms were typically lasting one to two days.
(MSNBC, March 8, 2002 - www.msnbc.com)

As questões de 29 a 32 referem-se ao texto cujo vocabulário se segue:

• illness = doença
• to overcome = atingir, contaminar, afetar
• at least = pelo menos
• to attend = comparecer; participar
• awards presentation = apresentação da premiação
• achievement = desempenho
• about = aproximadamente
• to become ill = ficar doente
• guests = convidados
• several days = diversos dias
• sickened = adoentados
• officials = autoridades
• nearly = aproximadamente
• beef = carne de vaca
• desserts = sobremesas
• stool samples = amostras de fezes
• disorder = illness = doença
• low-grade fever = febre baixa
• to last = durar

QUESTÃO 29
FATEC 2002: Com base no texto, assinale a afirmativa correta sobre a doença misteriosa constatada na cerimônia pré-Oscar.

a) As 500 pessoas presentes no jantar oferecido durante a cerimônia foram afetadas pela doença.

b) Mais de cem participantes da cerimônia apresentaram sintomas da doença no dia seguinte.

c) A maioria das vítimas da doença apresentou sintomas alguns dias depois da cerimônia.

d) Quase 200 participantes do jantar oferecido durante a cerimônia ficaram doentes no dia seguinte.

e) Pelo menos 100 participantes da cerimônia tiveram sintomas da doença por um ou dois dias.


QUESTÃO 30
FATEC 2002: De acordo com o texto,

a) as pessoas afetadas pela doença misteriosa tiveram diarréia, vômito, náusea e febre alta.

b) as pessoas afetadas pela doença misteriosa apresentaram, às vezes, um quadro febril.

c) os epidemiologistas puderam determinar a origem do problema depois de examinarem a comida e a bebida servidas na festa.

d) os epidemiologistas puderam determinar a origem do problema por meio dos exames de fezes das vítimas.

e) após a análise do problema, os epidemiologistas constataram que se tratava de uma epidemia.


QUESTÃO 31
FATEC 2002: Assinale a alternativa que apresenta o significado equivalente ao trecho “at least 100 guests” em “A mystery illness has overcome at least 100 guests...”, no primeiro parágrafo do texto.

a) One hundred or more guests.
b) One hundred or fewer guests.
c) At most one hundred guests.
d) Almost one hundred guests.
e) Fewer than one hundred guests.


QUESTÃO 32
FATEC 2002: A palavra “although“ em “Although many became ill the next day,...”, no primeiro parágrafo do texto, indica uma relação de sentido de

a) tempo.
b) explicação.
c) consequência.
d) concessão.
e) adversidade.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 33 a 36.

SINS A “VENUS” GOES HOME AFTER A NEAR-200-YEAR ODYSSEY IN EUROPE, SAARTJIE Baartman, a.k.a. the “Hottentot Venus,” will finally return home. In 1810, the young Baartman was lured away from her Khoisan kin in South Africa, under the illusion that she would earn a fortune by showing off her body in the Northern Hemisphere. Instead she became the star of various “freak shows” from London to Paris, where she was ogled by the masses and “studied” by scientists fascinated by her so-called exotic ethnicity and dramatically protruding genitalia.

Baartman’s exploitation continued long after her death in 1815. Her genitals and brain were displayed at the Museum of Mankind in Paris until the 1970s for all to gawk at. But now those years of firm indignities may be about to end. Nelson Mandela and other politicians have long demanded that Baartman’s remains be returned for a proper burial in her native land. And last week the French Senate passed a law providing for just that. Perhaps this will at last bring to a close one of the sordid chapters in African colonialism.
TIME, January 7, 2002

As questões de 33 à 36 referem-se ao texto cujo vocabulário se segue:

• sins = pecados
• a.k.a. (also known as) = também conhecido por
• to return = retornar
• to be lured away = ser iludido, persuadido
• kin = parente
• to earn = ganhar
• to show off = exibir
• instead = ao invés disso
• to become = tornar-se
• freak show = show de horror
• to be ogled = ser cobiçada
• so-called = assim chamado
• protruding = protuberante
• exploitation = exploração
• long after = muito tempo depois
• death = morte
• brain = cérebro
• to be displayed = estar em exposição
• to gawk at = pasmar-se
• to be about to end = estar prestes a terminar
• politicians = políticos
• to demand = exigir
• remains = restos
• a proper burial = um sepultamento adequado
• native land = terra natal
• to pass a law = aprovar uma lei
• to provide = fornecer
• at last = finalmente
• to bring to a close = pôr um ponto final, encerrar
• chapters = capítulos

QUESTÃO 33
FATEC 2002: De acordo com o texto, a jovem Baartman

a) foi coroada na África do Sul em 1810.

b) ganhou uma fortuna por exibir seu corpo no hemisfério norte.

c) foi objeto de estudo de cientistas europeus.

d) foi dar continuidade aos seus estudos na Europa.

e) tornou-se uma estrela de shows pornôs na Europa.


QUESTÃO 34
FATEC 2002: Segundo o texto,

a) o cérebro e os órgãos genitais de Baartman foram retirados do Museu da Humanidade em Paris em 1815.

b) Nelson Mandela proibiu que os restos mortais de Baartman fossem enterrados na África do Sul.

c) a exploração dos órgãos de Baartman terminou na década de 70.

d) Baartman tornou-se famosa pelas microdimensões de seus órgãos genitais.

e) alguns políticos exigiram que os restos de Baartman retornassem à sua terra natal.


QUESTÃO 35
FATEC 2002: Assinale a alternativa que corresponde à voz ativa da frase “the young Baartman was lured away” em “In 1810, the young Baartman was lured away from her Khoisan kin in South Africa,...”.

a) they lured the young Baartman away.
b) they lure away the young Baartman.
c) they have lured away the young Baartman.
d) they had lured the young Baartman away.
e) they were lured the young Baartman away.


QUESTÃO 36
FATEC 2002: Assinale a alternativa em que a terminação do adjetivo corresponde à mesma do adjetivo “Northern” em “....she would earn a fortune by showing off her body in the Northern Hemisphere”.

a) Fern.
b) Northeastern.
c) Stern.
d) Fastern.
e) Slowern.


Matemática

QUESTÃO 37
FATEC 2002: No gráfico abaixo tem-se o número de pedestres atropelados por motocicletas em certo município, nos anos indicados.

Gráfico

De acordo com esses dados, em relação ao número de pedestres atropelados por motocicletas em 1995, o número de pedestres atropelados em

a) 1996 apresentou uma diminuição de 13%.
b) 1997 apresentou um aumento de 16%.
c) 1998 apresentou um aumento de 30%.
d) 1999 apresentou um aumento de 27%.
e) 2000 apresentou um aumento de 50%.


QUESTÃO 38
FATEC 2002: Sabe-se que os números z1 = log(x – y) + (y + 10)i e z2 = y – x i, nos quais x e y são números reais, são complexos conjugados.

É verdade que

a) z1 + z2 = 1
b) z1 – z2 = i
c) z1 . z2 = 122
d) |z1 + z2| = √2
e) |z1 – z2| = 11


QUESTÃO 39
FATEC 2002: Para todo número real x, a expressão  é equivalente a

a) x² + 2x – 4
b) (x – 2)²
c) (x + 2)²
d) x² – 4
e) x² + 4


QUESTÃO 40
FATEC 2002: O polinômio  é divisível por (x – 2).

Se o polinômio q = 2ax³ + 3ax² + bx + 1 é um cubo perfeito, então o valor de b é

a) 6
b) 4
c) 3
d) 2
e) 1


QUESTÃO 41
FATEC 2002: Seja A⁻¹ a matriz inversa da matriz A.

Se  então x é tal que



QUESTÃO 42
FATEC 2002: Seja P o ponto de intersecção das retas de equações y = x + 3 e y = 2.

A equação da circunferência que tem centro em P e tangencia o eixo das abscissas é

a) x² + y² + 2x – 4y = – 1
b) x² + y² + 2x – 4y = – 3
c) x² + y² – 2x – 4y = – 1
d) x² + y² – 2x – 4y = – 3
e) x² + y² + 2x + 4y = – 1


QUESTÃO 43
FATEC 2002: Seja f a função de R em R representada no gráfico abaixo.



O gráfico da função g, de R em R, definida por g(x) = f(f(x)), intercepta o eixo das

a) ordenadas no ponto (0,3).

b) abscissas no ponto 


c) ordenadas no ponto (0,4).

d) abscissas no ponto  


e) ordenadas no ponto (0,6).


QUESTÃO 44
FATEC 2002: O gráfico de uma função polinomial f do 2º grau tem a reta x = 3 como eixo de simetria.

Se o módulo da diferença entre as raízes de f é 6 unidades e f tem valor máximo igual a 12, então



QUESTÃO 45
FATEC 2002: Uma pessoa precisava calcular o logaritmo decimal de 360 e só tinha em mãos a tabela abaixo.


Analisando-a, conseguiu realizar o seu intento, encontrando corretamente o valor

a) 2,54
b) 2,56
c) 2,58
d) 2,60
e) 2,62


QUESTÃO 46
FATEC 2002: Para x ∈ [0, 2π], a soma das abscissas dos pontos de intersecção dos gráficos das funções definidas por f(x) = sen x e g(x) = cos x é igual a



QUESTÃO 47
FATEC 2002: Na figura abaixo tem-se o trapézio isósceles ABCD, cujas diagonais interceptam-se no ponto E.


Se as áreas dos triângulos ABE e CDE são, respectivamente, 9 cm² e 4 cm², então a área do trapézio é, em centímetros quadrados, igual a

a) 18
b) 20
c) 21
d) 23
e) 25


QUESTÃO 48
FATEC 2002: Divide-se a altura de um cone circular reto de volume V em três partes de medidas iguais. Pelos pontos de divisão são traçados planos paralelos à base.

O volume do tronco de cone compreendido entre esses planos é igual a



2º DIA

FÍSICA

QUESTÃO 01
FATEC 2002: Num movimento harmônico simples, a aceleração a é relacionada ao deslocamento x pela função a = 4 . x. No Sistema Internacional, a unidade do fator 4 é



QUESTÃO 02
FATEC 2002: Um corpo de peso 60N está suspenso por uma corda, no interior de um elevador. Considere as situações em que o elevador pode se encontrar:

I. descendo com velocidade constante;
II. subindo com velocidade crescente;
III. subindo com velocidade decrescente;
IV. descendo com velocidade crescente e
V. subindo com velocidade constante.

A intensidade da força de tração na corda é menor que 60N somente nas situações

a) I e III.
b) I e V.
c) II e IV.
d) II e V.
e) III e IV.


QUESTÃO 03
FATEC 2002: A aceleração da gravidade na Terra é 10 m/s² e, na Lua, aproximadamente um sexto desse valor.

Uma lata de conserva cujo rótulo indica "600g" terá, na Lua, peso, em newtons, igual a

a) 0,60
b) 1,0
c) 6,0
d) 10
e) 60


QUESTÃO 04
FATEC 2002: Uma bola de massa 0,50 kg foi chutada diretamente para o gol, chegando ao goleiro com velocidade de 40m/s.

Este consegue espalmá-la para a lateral e a bola deixa as mãos do goleiro com velocidade de 30m/s, perpendicularmente à direção inicial de seu movimento.

O impulso que o goleiro imprime à bola tem módulo, em unidades do Sistema Internacional,

a) 50
b) 25
c) 20
d) 15
e) 10


QUESTÃO 05
FATEC 2002: Uma caixa de clipes para prender papéis, de massa 50g, caiu de uma mesa de 1,0 m de altura.

Sabendo-se que ao atingir o piso a velocidade da caixa era de 4,0 m/s, pode-se concluir que a energia mecânica perdida na queda, em joules, foi igual a

Dado: g = 10m/s²

a) 0,010
b) 0,040
c) 0,050
d) 0,10
e) 0,50


QUESTÃO 06
FATEC 2002: Uma tábua, de área superficial A e de espessura 10 cm, colocada na água, sustenta um menino de massa 30kg, de tal forma que a superfície livre da água tangencie a superfície superior da tábua.

Fatec

Sendo dados: g = 10m/s²; dmadeira = 0,70g/cm³ e dágua = 1,0 g/cm³, a área A vale, em m²,

a) 1,0
b) 1,5
c) 3,0
d) 4,5
e) 6,0


QUESTÃO 07
FATEC 2002: Uma xícara com 200g de água quente é esfriada tendo a temperatura diminuída de 20°C.

Considere o calor específico da água igual a 1,0 cal/g°C e o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g.

A quantidade de calor perdida por esta água é suficiente para fundir uma quantidade de gelo fundente, em gramas, igual a

a) 50
b) 40
c) 32
d) 16
e) 2,5


QUESTÃO 08
FATEC 2002: Um mol de gás perfeito, à temperatura de 0°C e pressão de 1,0 atm, ocupa um volume de 22,4 litros.

Para conter dois mols de gás perfeito à temperatura de 27°C e pressão de 2,0 atm, um recipiente rígido deve ter um volume, em litros, cujo valor é mais próximo de

a) 5,0
b) 15
c) 25
d) 40
e) 60


QUESTÃO 09
FATEC 2002: A lupa é uma lente convergente usada para fornecer uma imagem direita e ampliada de um objeto.

O objeto deve ser colocado

a) entre a lente e o seu foco, e a imagem é virtual.

b) entre a lente e o seu foco, e a imagem é real.

c) além do foco da lente, e a imagem é virtual.

d) além do foco da lente, e a imagem é real.

e) no foco da lente, e a imagem é real.


QUESTÃO 10
FATEC 2002: Em três vértices de um quadrado são fixadas as cargas q1 = q2 = 10µC e q3 = –10µC , conforme a figura.

Fatec


A força elétrica resultante sobre a carga é representada pelo vetor



QUESTÃO 11
FATEC 2002: No circuito representado no esquema, F é uma fonte de tensão que fornece uma diferença de potencial constante de 9,0 V.


De acordo com as indicações do esquema, os resistores R1 e R2 valem, respectivamente, em ohms,

a) 3,0 e 6,0
b) 3,0 e 9,0
c) 6,0 e 3,0
d) 6,0 e 6,0
e) 6,0 e 12


QUESTÃO 12
FATEC 2002: A passagem de uma corrente elétrica i por um fio condutor gera um campo magnético de intensidade B num ponto situado à distância d do fio.

Se dobrarmos a corrente elétrica pelo fio, a intensidade do campo magnético, num outro ponto distante do fio, será

b) B
c) 2B
d) 4B
e) 16B


GEOGRAFIA

QUESTÃO 13
“A escala de um mapa é a relação constante que existe entre as distâncias lineares medidas sobre o mapa e as distâncias lineares correspondentes, medidas sobre o terreno.”
Fonte – Joly, 1990.

FATEC 2002: Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre escala cartográfica.

a) 1 : 200.000 (1 cm – 20 km).

b) 1 : 50.000 (1 cm – 50 km).

c) 1 : 12.000 (1 cm – 120 km).

d) 1 : 550.000 (1 cm – 5500 km).

e) 1 : 700.000 (1 cm – 7 km).


QUESTÃO 14
“O principal problema das cidades nos países pobres é que o rápido crescimento urbano não é acompanhado por um desenvolvimento econômico elevado. As cidades são hipertrofiadas porque precisam absorver não apenas um ____I____ , mas também receber um grande afluxo de habitantes vindos das áreas rurais. A indústria (setor ____II____) e o trabalho dos profissionais liberais, comerciantes e o trabalho informal (setor ____III____) não são suficientes para oferecer empregos aos novos migrantes e passamos a ter uma urbanização caótica.
Fonte – Pitte, 1998.

FATEC 2002: Para preencher corretamente os espaços I, II e III temos:

a) crescimento populacional / setor primário / setor secundário.

b) crescimento populacional / setor primário / setor terciário.

c) crescimento vegetativo alto / setor secundário / setor terciário.

d) crescimento vegetativo médio / setor primário / setor secundário.

e) crescimento populacional / setor terciário / setor secundário.


QUESTÃO 15
FATEC 2002: O quadro abaixo apresenta graves problemas ambientais no globo.
Estão corretas as associações apresentadas em:

Tabela

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


QUESTÃO 16
FATEC 2002: Analise a charge apresentada e assinale a alternativa que expressa seu conteúdo.

Charge

a) A produção de petróleo de Irã e Iraque determina toda a evolução da economia mundial.

b) O petróleo continua sendo, mesmo após um domínio de 20 anos, o único elemento regulador da economia mundial.

c) As oscilações políticas no Oriente Médio e o bloqueio na produção/venda de petróleo ainda hoje interferem na economia mundial.

d) A Arábia Saudita é, no momento, o país que mais tem sua produção de petróleo barrada por interesses políticos.

e) O petróleo deixou de ser, nos últimos 10 anos, um produto usado como elemento de pressão política e passou a agregar os países do Oriente Médio


QUESTÃO 17
FATEC 2002: Identifique o título adequado à representação abaixo.

Mapa

a) As mais altas taxas de fecundidade no globo.

b) Países com altas taxas de alfabetização.

c) Maiores concentrações populacionais.

d) Crescimento vegetativo mais expressivo.

e) Países exportadores de produtos tropicais.


QUESTÃO 18
FATEC 2002: No Brasil, a introdução do capitalismo nas atividades agrícolas, responsável pelo aumento da produtividade rural, também deve ser responsabilizada

a) pelo predomínio do trabalho assalariado temporário no campo.

b) pela recente redistribuição das terras agrícolas.

c) pelo desaparecimento das relações de arrendamento e parceria.

d) pela introdução de legislações que limitam a formação de latifúndios.

e) pela melhoria generalizada dos indicadores socioeconômicos no campo.


QUESTÃO 19
FATEC 2002: Em 1970, a indústria paulista representava 58% do total da produção nacional. Em 1999, esta participação reduziu-se a 49%.

Sobre os dados apresentados no texto, deve-se afirmar que

a) a política desenvolvimentista da década de 1980 procurou ampliar, especialmente, a indústria de base em outras regiões brasileiras.

b) a prioridade dos governos da década de 1990 foram as obras de infraestrutura, sobretudo no setor de energia; outras áreas do Brasil foram mais atrativas para a indústria.

c) o declínio da participação de São Paulo marcou o início do processo de internacionalização do parque industrial brasileiro.

d) a perda da liderança paulista foi resultado de alterações feitas pelo IBGE, quando este deixou de considerar o extrativismo mineral um setor industrial.

e) a redução da participação da indústria paulista está relacionada ao processo de desconcentração industrial do país.


QUESTÃO 20
FATEC 2002: Considere o gráfico para responder à questão.

brasileiros ausentes do local de nascimento

A leitura do gráfico permite afirmar que, no Brasil, os movimentos da população

a) têm cada vez mais um caráter campo-cidade em função do esgotamento das terras aráveis.

b) são basicamente direcionados para as metrópoles sulinas, que absorvem mais de 80% dos migrantes.

c) são, principalmente, do tipo transumância, isto é, têm caráter temporário e sazonal.

d) têm aumentado, principalmente devido à falta de oportunidades econômicas, em várias partes do país.

e) cresceram em direção ao Sudeste, mas reduziramse em direção ao Norte e Centro-Oeste, desde 1980.


QUESTÃO 21
FATEC 2002: Durante a década de 1990, o Brasil participou da globalização econômica e sofreu seus efeitos.

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações:

I. Em vários setores industriais ocorreu um significativo aumento da produtividade.
II. Os Estados Unidos e a Europa deixaram de investir nos setores produtivos.
III. O setor de bens de consumo reduziu a dependência tecnológica externa.
IV. O número de trabalhadores na indústria foi reduzido.

Estão corretas APENAS

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


QUESTÃO 22
FATEC 2002: Considere o mapa e as características para responder à questão.

Meio técnico-científico-informacional e as regiões do brasil

I. Baixa densidade demográfica e técnica; atividades primárias tradicionais.

II. Alta densidade técnica na agricultura; fraca industrialização; agricultura moderna e produtiva. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o estágio técnico-científico e as respectivas regiões indicadas no mapa.



QUESTÃO 23
FATEC 2002: No mapa de vegetação do Brasil, na atualidade, três grandes áreas destacam-se.

São elas:




QUESTÃO 24
FATEC 2002: Considere os atuais problemas ambientais em um ecossistema brasileiro.

I. Aumento das queimadas e da erosão em decorrência da pecuária (predominante) e dos cultivos extensivos.

II. Crescimento desordenado da atividade turística e suas implicações (construção de hotéis e pousadas, aumento da quantidade de esgotos e lixo, etc).

III. Construção de hidrovias, rodovias e aeroportos que rompem o equilíbrio ecológico.

IV. Crescimento da pesca e do garimpo predatórios.

Os problemas relacionados provocam sérios impactos ambientais

a) no pantanal.
b) no sertão nordestino.
c) nos manguezais.
d) nas restingas.
e) no cerrado sul matogrossense.


BIOLOGIA

QUESTÃO 25
FATEC 2002: Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:

I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia.

II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença de oxigênio.

III. A energia liberada nos processo do metabolismo energético é armazenada nas moléculas do ATP.

IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.

V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênios é o oxigênio, enquanto na respiração anaeróbica é outra substância inorgânica.

VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, III, IV, V.
b) I, IV, V, VI.
c) I, II, III, IV.
d) I, III, V, VI.
e) I, II, IV, V.


QUESTÃO 26
FATEC 2002: Define-se citoesqueleto como:

a) conjunto de fibras e túbulos com diferentes diâmetros, formado por celulose e que dá suporte às várias estruturas celulares.

b) conjunto de fibras e túbulos de proteínas que dá sustentação às células e permite sua movimentação.

c) membrana externa formada por celulose e que dá suporte à membrana plasmática, permitindo movimentos amebóides.

d) feixes de actina, miosina e queratina que promovem o estrangulamento da célula no processo de divisão celular.

e) cílios fundidos e dispostos em lamelas as quais fazem o suporte de indivíduos unicelulares.


QUESTÃO 27
FATEC 2002: O primeiro organismo transgênico foi obtido em 1981, quando genes de coelho foram injetados em ovos de camundongos que se desenvolveram no útero de fêmeas dessa espécie.

Os camundongos que nascidos desses ovos apresentaram hemoglobina de coelho em suas hemácias, porque

a) o DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula.

b) o RNA mensageiro do coelho injetado no ovo passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula.

c) o DNA do coelho injetado no ovo foi transcrito para o RNA ribossômico que conduziu a síntese de proteínas nessa célula.

d) o DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.

e) o RNA mensageiro do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.


QUESTÃO 28
FATEC 2002: A hemofilia A, doença hereditária causada pela deficiência no fator VIII de coagulação do sangue, é causada por um gene recessivo e ligado ao sexo.

Uma menina hemofílica deve ser filha de

a) pai normal e mãe hemofílica.
b) pai normal e mãe portadora do gene para hemofilia.
c) pai hemofílico e mãe hemofílica heterozigota.
d) pai hemofílico e mãe hemofílica ou portadora do gene para a hemofilia.
e) pai hemofílico e mãe normal homozigota.


QUESTÃO 29
FATEC 2002: As afirmações que se seguem são relativas às diferentes hipóteses e teorias que procuraram explicar a diversidade de seres vivos que habitam o planeta.

I. As espécies vivas foram criadas por ato divino e com as características que apresentam hoje.

II. A diversidade de espécies é resultado de um processo de duas etapas: a mutação e a recombinação gênica criam variantes genéticas sobre as quais atua a seleção natural.

III. As características de um indivíduo se modificam em função do uso e desuso, e essas modificações são transmitidas aos descendentes.

IV. A seleção natural favorece, ao longo de gerações, a permanência de características relacionadas com a melhor adaptação dos indivíduos às condições ambientais.

Assinale a alternativa que contém as associações corretas.

a) I – Fixismo; II – Darwinismo, III – Lamarckismo; IV– Teoria Sintética da Evolução

b) I – Fixismo; II – Teoria Sintética da Evolução; III – Lamarckismo; IV – Darwinismo.

c) I – Lamarckismo; II – Teoria Sintética da Evolução; III – Fixismo; IV – Darwinismo.

d) I – Lamarckismo; II – Darwinismo; III – Fixismo; IV – Teoria Sintética da Evolução.

e) I – Fixismo; II – Lamarckismo; III – Darwinismo; IV–- Teoria Sintética da Evolução.


QUESTÃO 30
FATEC 2002: De acordo com o princípio de Hardy e Weinberg, uma população se mantém em equilíbrio gênico desde que seja

a) muito grande, panmítica e não ocorra migração, mutação, seleção natural e deriva gênica.

b) de tamanho variável, panmítica e não ocorra recombinação gênica.

c) pequena, ocorram casamentos consangüíneos e deriva gênica.

d) muito grande, panmítica e com alta taxa de migração, mutação e seleção natural.

e) pequena, ocorra reprodução assexuada e deriva gênica e não ocorra migração, mutação e seleção natural.


QUESTÃO 31
FATEC 2002: O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, que é uma doença viral. Os meios de comunicação têm alertado para o fato de que há 4 tipos de vírus, chamados D1, D2, D3 e D4.

Essas formas virais causam, geralmente, em uma primeira infecção, a dengue clássica, caracterizada por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, perda do apetite, diarréia e vômitos.

Entretanto, a dengue hemorrágica é a mais grave. Esta forma de infecção manifesta-se após uma segunda infecção causada por uma forma viral diferente da primeira, podendo levar à morte.

Após a leitura do texto, assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta: o que ocorrerá a uma pessoa que teve dengue causada pelo vírus D1 e que, um ano mais tarde, seja contaminada com o mesmo tipo de vírus?

a) Terá dengue hemorrágica por ter sido contaminada pela segunda vez.

b) Poderá ter dengue clássica ou hemorrágica, dependendo de suas condições de saúde antes da recontaminação.

c) Não apresentará qualquer sintoma, porque já está imune a este tipo de vírus.

d) Só poderá ter dengue clássica, pois já tem anticorpos contra este tipo de vírus.

e) Apresentará dengue hemorrágica por ter sido contaminada, na segunda vez, por vírus mutantes, não possuindo imunidade contra os mesmos.


QUESTÃO 32
FATEC 2002: O sangue geralmente chega aos órgãos na forma arterial e deixa os nutrientes para as células realizarem seu metabolismo.

Quando sai dos órgãos em direção ao coração, é venoso e possui toxinas que serão removidas pelos filtros como pulmões, rins, fígado etc.

O sangue que vai para os órgãos, em geral, é

a) rico em glicose e gás carbônico.

b) rico em glicose e oxigênio.

c) pobre em glicose e gás carbônico.

d) pobre em glicose e oxigênio.

e) rico tanto em gás carbônico quanto em oxigênio.


QUESTÃO 33
FATEC 2002: No “coco-da-Bahia”, a parte branca comestível e utilizada para fazer a cocada é o

a) pericarpo, que se desenvolve após a fecundação.

b) epicarpo do fruto.

c) mesocarpo da semente.

d) endocarpo do fruto.

e) endosperma da semente.


QUESTÃO 34
FATEC 2002: Uma planta foi cultivada no fundo de uma caixa de sapato fechada, com um furo na lateral. Após alguns dias, a planta, que está crescendo, começa a sair pelo furo. Observe a seguir três afirmações sobre a curvatura da planta na direção do furo.

I. Há uma distribuição desigual de auxina nas faces iluminada e escura do vegetal, ocorrendo maior concentração hormonal na face sombria, onde, então, ele cresce mais.

II. Há uma maior concentração de auxina na face iluminada do vegetal, provocando aí maior crescimento e sua conseqüente inclinação.

III. Há uma maior concentração de clorofila na face iluminada, o que ajuda a aumentar o metabolismo e, conseqüentemente, faz com que as células cresçam mais, provocando a inclinação do vegetal.

Destas afirmações, apenas

a) II é verdadeira.
b) III é verdadeira.
c) I e III são verdadeiras.
d) I é verdadeira.
e) II e III são verdadeiras.


QUESTÃO 35
FATEC 2002: Os agricultores, para preservar a fertilidade do solo, alternam culturas de leguminosas (feijão, soja etc.) com culturas de outros tipos de plantas, porque

a) nas raízes das leguminosas há nódulos com bactérias denitrificantes que reciclam o nitrogênio dos compostos orgânicos.

b) a decomposição das leguminosas enriquece o solo com fosfatos, nitratos e carbonatos, independentemente das bactérias associadas às suas raízes.

c) nas raízes das leguminosas há nódulos com bactérias nutrificantes que fixam o nitrogênio atmosférico, transformando-o em nitrato.

d) as leguminosas fazem intensa fixação de nitrogênio pelo tecido verde de suas folhas, produzindo nitratos essenciais à síntese protéica.

e) as raízes ramificadas das leguminosas impedem a compactação do solo e aumentam a aeração, favorecendo a ação microbiana.


QUESTÃO 36
FATEC 2002: A humanidade, após a revolução industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Como conseqüências dessas duas alterações, citamse as seguintes:

I. Aumento da temperatura média do planeta e da penetração dos raios ultravioletas.

II. Degelo das regiões polares e aumento do número de casos de câncer de pele.

III. Eutroficação das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Está correto o que se citou

a) somente em I e III.
b) somente em II e III.
c) em I, II e III.
d) somente em III.
e) somente em I e II.


PORTUGUÊS

Leia o Texto I, para responder às questões de números 37 a 40.

TEXTO I

[1]O sol poente, chamejante, rubro, desaparecia rapidamente como um afogado, no horizonte próximo.
[2]Sombras cambaleantes se alongavam na tira ruiva da estrada, que se vinha estirando sobre o alto pedregoso e ia sumir no casario dormente dum arruado.
[3]Sombras vencidas pela miséria e pelo desespero que arrastavam passos inconscientes, na derradeira embriaguez da fome.
[4]Uma forma esguia de mulher se ajoelhou no chão vermelho.
[5]Um vulto seco se acocorou ao lado, e mergulhou a cabeça vazia entre os joelhos agudos, amparando-a com as mãos.
[6]Só um menino, em pé, isolado, olhava pensativamente o grupo agachado de fraqueza e cansaço.
[7]Sua voz dolente os chamou, num apelo de esperança.
[8]E sua mão se destacou no fundo escuro da tarde apontando o casario, além.
[9]Mas a única aparência de vida, no grupo imóvel, era o choro intermitente e abafado de uma criança.
[10]Lentamente, o menino se voltou. Ainda esperou algum tempo. Ainda repetiu seu apelo e seu gesto.
[11]Depois saiu devagar, de cabeça erguida, os olhos fitos nos telhados pretos que se espalhavam lá longe.
[12]Leve e doce, o aracati soprava.
[13]E lentamente foi-se abatendo sobre eles a noite escura pontilhada de estrelas, seca e limpa como um manto de cinzas onde luzissem faúlhas.
(Rachel de Queiroz, O Quinze)

QUESTÃO 37
FATEC 2002: Considere as afirmações da sequência.

I) O texto, pertencente ao romance regionalista, marca-se pela escolha de tema social, narrado em prosa ágil.

II) Na sintaxe do texto predominam períodos curtos e o processo de coordenação.

III) O trecho é descritivo e cria efeito de sentido de estaticidade, com o emprego de palavras como arrastavam, ajoelhou, acocorou, dormente, agachado.

IV) Há abundante adjetivação no texto, avivando as sensações que a cena descrita pode provocar.

Sobre essas afirmações, deve-se concluir que estão corretas

a) I, II e IV apenas.
b) I, II, III e IV.
c) III e IV apenas.
d) I e IV apenas.
e) I, II e III apenas.


QUESTÃO 38
FATEC 2002: Assinale a alternativa cuja palavra ou grupo de palavras NÃO faz referência às personagens retratadas no texto.

a) sombras cambaleantes (parágrafo 2).

b) os (parágrafo 7).

c) grupo imóvel (parágrafo 9).

d) se (parágrafo 11).

e) eles (parágrafo 13).


QUESTÃO 39
FATEC 2002: Assinale a alternativa em que as palavras entre parênteses podem substituir as do texto, sem prejuízo de sentido.

a) [...] a noite escura pontilhada de estrelas, seca e limpa como um manto de cinzas onde luzissem (brilhassem) faúlhas.

b) Sombras vencidas pela miséria e pelo desespero que arrastavam passos inconscientes, na derradeira (verdadeira) embriaguez da fome.

c) Uma forma esguia (esquiva) de mulher se ajoelhou no chão vermelho.

d) Depois saiu devagar, de cabeça erguida, os olhos fitos (tristes) nos telhados pretos que se espalhavam lá longe.

e) Mas a única aparência de vida, no grupo imóvel, era o choro intermitente (irritante) e abafado de uma criança.


QUESTÃO 40
FATEC 2002: No contexto da frase “grupo agachado de fraqueza e cansaço”, o trecho grifado guarda relação de sentido de

a) condição.
b) modo.
c) lugar.
d) meio.
e) causa.


Leia o Texto II, para responder às questões de números 41 a 43.

NOVA POÉTICA

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Sai um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito
[bem engomada e, na primeira esquina passa um
[caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma
[nódoa de lama:
É a vida.
O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.
Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfas, as virgens cem por cento e as
[amadas que envelheceram sem maldade.
(Manuel Bandeira, Belo Belo)

QUESTÃO 41
FATEC 2002: Afirma-se:

I) A poesia é vista como forma de romper a rotina e o conformismo, segundo se lê nos versos “O poema deve ser como a nódoa no brim: / Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero”.

II) Contrapõe-se a poesia-nódoa à poesia-orvalho, cuja existência o eu lírico não reconhece.

III) O poema representa a adesão da poesia à realidade material; o poeta sórdido será aquele que fundir poesia e cotidiano.

No quadro da poesia de Manuel Bandeira, os versos de “Nova Poética” autorizam o que se afirma em

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.


QUESTÃO 42
FATEC 2002: Assinale a alternativa em que a(s) palavra(s) grifada(s) traz(em) à frase sentido de posse.

a) Sai um sujeito de casa.
b) As amadas que envelheceram.
c) Aquele em cuja poesia.
d) Fica para as menininhas.
e) Leitor satisfeito de si.


QUESTÃO 43
FATEC 2002: Considere os trechos do poema:

I – Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.

II – Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfas, as
[virgens cem por cento e as amadas que
[envelheceram sem maldade.

O poeta mencionado em I e a poesia referida em II podem-se associar, respectivamente, às estéticas

a) modernista e pós-simbolista.
b) modernista e barroca.
c) simbolista e modernista.
d) parnasiana e pós-modernista.
e) árcade e pós-simbolista.


Leia o Texto III, para responder às questões de 44 a 48.

Romance da moça

Pensei que fosse por coincidência. Sempre que descia à garagem, ela estava por ali, aparentemente à espera de alguém. Com o tempo, passei a cumprimentá-la. Num dia de chuva, ofereci carona. Ela recusou. Um amigo viria buscá-la. Em sinal de gratidão, avisou-me que um dos pneus do meu carro estava baixo. Aí fui eu que agradeci.

Não sei se na mesma semana, ou na seguinte, ela entrou na minha sala. Anunciou-se à secretária de forma estranha: “É a moça da garagem.” Sim, era ela, com uma pequena pasta à mostra.

Resumindo: fizera um romance. Não conhecia ninguém na área editorial ou literária. Perguntou se podia deixar os originais, não tinha pressa, queria uma opinião.

Com pequenas variantes, isso já aconteceu outras vezes e acontece com todos nós, que de alguma forma fazemos parte da tribo que se dedica a esse tipo de ofício.

Ofereci-lhe um café e abri o original. Não havia indicação de autor ou autora. O título era uma charada “S. O. S.” Havia uma epígrafe de São João da Cruz, falando da escura noite da alma, e uma estrofe de Bandeira: “Mas para quê / tanto sofrimento / se lá fora há o lento / deslizar da noite”.

Elogiei as epígrafes e abri a primeira página. Começava assim: “Salve a minha alma!” Levei um susto. Como início de romance, era péssimo. Mesmo assim, senti alguma coisa de íntimo naquele grito ou naquele desespero. Fora esse início de um romance que não cheguei a terminar.

Ia perguntar onde ela encontrara aquele original tão perdido que nunca mais me lembrara dele. Não foi preciso. Ela se identificou: “Sou filha de Martha. Você deixou este original com ela. Antes de morrer, pediume que o entregasse.” Naquele dia, a moça aceitou a carona.
(Carlos Heitor Cony, O harém das bananeiras)

QUESTÃO 44
FATEC 2002: No trecho ”Num dia de chuva, ofereci carona. Ela recusou. Um amigo viria buscá-la.”, a oração grifada revela ideia de:

a) concessão e é exemplo de oração coordenada sindética.

b) justaposição e é exemplo de discurso direto.

c) contraste e é exemplo de oração subordinada.

d) explicação e é exemplo de oração absoluta.

e) consequência e é exemplo de oração independente.


QUESTÃO 45
FATEC 2002: Considerando que discurso indireto livre seja uma aproximação muito estreita das “falas do narrador e da personagem”, indique a alternativa em que tal discurso ocorre.

a) Pensei que fosse por coincidência.

b) Num dia de chuva, ofereci carona.

c) Avisou-me que um dos pneus do meu carro estava baixo.

d) “É a moça da garagem.”

e) Perguntou-me se podia deixar os originais, não tinha pressa, queria uma opinião.


QUESTÃO 46
FATEC 2002: Até mesmo por força do gênero do texto, o uso da língua é informal, coloquial, como bem demonstra a alternativa

a) Com o tempo, passei a cumprimentá-la.

b) Anunciou-se à secretária de forma estranha.

c) [...] com todos nós, que fazemos parte da tribo [...].

d) Ofereci-lhe um café e abri o original.

e) [...] senti alguma coisa de íntimo naquele grito [...].


QUESTÃO 47
FATEC 2002: Em “[...] isso já aconteceu outras vezes[...]”, o termo grifado refere-se ao fato de a moça

a) avisar que um dos pneus estava baixo.

b) não conhecer ninguém na área editorial ou literária.

c) ter produzido um romance.

d) querer uma opinião sobre os originais do romance.

e) ter recusado uma carona.


QUESTÃO 48
FATEC 2002: Em “[...] encontrara aquele original tão perdido que nunca mais me lembrara dele”, as expressões grifadas possuem, respectivamente, ideia de

a) intensidade e igualdade.
b) igualdade e comparação.
c) intensidade e comparação.
d) igualdade e consequência.
e) intensidade e consequência.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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Prova FATEC 2002.1 com Resolução e Gabarito
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