Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução

Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução 



Questões de:

PROVA I

Química

QUESTÃO 01
FAMEMA 2021: Etilenoglicol e éteres do etilenoglicol podem ser produzidos por meio da reação entre o óxido de etileno e água ou entre o óxido de etileno e álcoois, conforme a reação genérica a seguir, em que R pode ser o hidrogênio ou um radical alquila (metil, etil, etc.).

FAMEMA 2021: Etilenoglicol e éteres do etilenoglicol podem ser produzidos por meio da reação entre o óxido de etileno e água ou entre o óxido de etileno e álcoois, conforme a reação genérica a seguir, em que R pode ser o hidrogênio ou um radical alquila (metil, etil, etc.).

O diagrama mostra o fluxo de produção e separação, por aquecimento, de diferentes substâncias produzidas simultaneamente pela reação entre o óxido de etileno e água ou álcoois.

O diagrama mostra o fluxo de produção e separação, por aquecimento, de diferentes substâncias produzidas simultaneamente pela reação entre o óxido de etileno e água ou álcoois.

(Leandro Martins e Dilson Cardoso. “Produção de etilenoglicóis e derivados por reações catalíticas do óxido de eteno”. Quím. Nova, vol. 28, nº 2, 2005. Adaptado.)

a) Qual é o nome do processo de separação que ocorre no separador indicado pela letra B? Qual é a propriedade específica das substâncias que permite a realização dessa separação?

b) Considerando que o reagente R — OH utilizado na reação seja o etanol e que n = 2, equacione a reação de obtenção do éter de etilenoglicol e dê a massa molar do produto dessa reação.


QUESTÃO 02
FAMEMA 2021: A reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte produz calor de acordo com a equação:

FAMEMA 2021: A reação de neutralização entre um ácido forte e uma base forte produz calor de acordo com a equação:

A reação ocorrida na mistura de 1 litro de solução de HCl de concentração X com 1 litro de solução de NaOH de mesma concentração, realizada em um calorímetro ideal, provocou um aumento de temperatura de 0,7 ºC na solução final.

a) Escreva as fórmulas eletrônicas do HCl e do NaOH.

b) Considerando que a densidade das soluções utilizadas seja igual a 1 kg/L, e que o calor específico da solução resultante seja igual a 4,2 kJ · kg⁻¹ · ºC⁻¹, determine a concentração da solução de HCl utilizada no experimento.


QUESTÃO 03
FAMEMA 2021: A reação de Landolt é utilizada para estudar a cinética das reações químicas. Nessa reação, íons IO3⁻ reagem com íons HSO3⁻, produzindo íons I⁻. O I⁻ produzido reage com íons IO3⁻ presentes na solução, formando I2, que é novamente convertido em I⁻ até que todo o HSO3⁻ seja consumido.

As equações que representam as reações são apresentadas a seguir.

Reação 1: IO3⁻ (aq) + 3HSO3⁻ (aq) ⟶ I⁻ (aq)+ 3SO4²⁻ (aq) + 3H+ (aq)
Reação 2: IO3⁻ (aq) + 5I⁻(aq) + 6H+ (aq) ⟶ 3I2 (aq) + 3H2O (ℓ)
Reação 3: I2 (aq) + HSO3⁻ (aq) + H2O (ℓ) ⟶ 2I⁻ (aq) + SO4²⁻ (aq) + 3H⁺ (aq)

Para a realização do experimento, um técnico dissolveu 4,28 g de KIO3 (massa molar = 214 g/mol) em água suficiente para preparar 2 litros de solução. Em seguida, uma alíquota de 10 mL dessa solução foi transferida para um balão de 100 mL e o volume restante foi completado com água.

a) Qual o reagente limitante da reação de Landolt? Qual o agente oxidante da reação 3?

b) Qual a concentração da solução inicial de KIO3 em mol/L? Considerando que a reação é de primeira ordem em relação aos íons IO3⁻, determine a relação entre as velocidades da reação (v1/v2) quando se utiliza a solução inicial (v1) e quando se utiliza a solução produzida pela diluição (v2), mantendo-se a concentração do íon HSO3⁻ constante.


QUESTÃO 04
FAMEMA 2021: O Kevlar é um polímero criado em 1964, resistente ao calor e cinco vezes mais forte que o aço por unidade de peso.

A figura mostra duas sequências desse polímero unidas por ligações de hidrogênio.

A figura mostra duas sequências desse polímero unidas por ligações de hidrogênio.

Polímeros como o Kevlar podem sofrer hidrólise de acordo com a equação genérica a seguir:

Polímeros como o Kevlar podem sofrer hidrólise de acordo com a equação genérica a seguir:

a) Quais os nomes das funções orgânicas que podem ser identificadas nos produtos da hidrólise do Kevlar?

b) Escreva a fórmula estrutural dos monômeros que formam a estrutura do Kevlar.


Biologia

QUESTÃO 05
FAMEMA 2021: Quando chegam às plantas, as bactérias Pseudomonas syringae logo procuram por onde possam entrar e causar lesões nas folhas.

Os estômatos são as principais vias de acesso para essa entrada e quando as plantas detectam o inimigo, rapidamente se protegem alterando o formato dos estômatos, impedindo, assim, a entrada das bactérias. No entanto, a P. syringae libera a coronatina, uma substância que bloqueia essa defesa e permite a infecção do tecido interno da folha.
(“Abre-te, Sésamo”. RevistaPesquisa Fapesp, dezembro de 2006. Adaptado.)

a) Qual a função dos estômatos? Por que os estômatos são vias aparentemente mais fáceis para invadir o tecido interno de uma folha?

b) Qual a consequência da ação das bactérias P. syringae sobre a produtividade primária bruta de plantas contaminadas durante uma estiagem prolongada? Justifique sua resposta mencionando o processo metabólico vegetal.


QUESTÃO 06
FAMEMA 2021: A pneumonia é uma doença geralmente causada por bactérias, mas também pode ser causada por vírus, protozoários ou fungos.

Os micro-organismos provocam inflamações nas unidades pulmonares, que ficam com acúmulo de secreções, o que dificulta a hematose.

Os sintomas mais comuns da pneumonia são tosse, que pode produzir expectoração, dores torácicas, febre alta e falta de ar. Em casos graves, a pessoa doente pode ter complicações e vir a óbito.

a) Cite o nome das unidades pulmonares em que ocorre a hematose. Qual tipo de medicamento é prescrito para combater as bactérias causadoras de pneumonia?

b) Quadros de pneumonia grave podem levar ao desenvolvimento mais intenso de acidose respiratória. O que provoca a acidose respiratória? Explique como o corpo humano pode corrigir o quadro de acidose respiratória.


QUESTÃO 07
FAMEMA 2021: As diferentes cores da pelagem em um gato siamês são resultantes de um caso particular de albinismo, que confere cor clara aos pelos da maior parte do corpo e cor escura aos pelos das extremidades, como orelhas, focinho, patas e cauda. Este efeito deve-se à enzima tirosinase, que atua em temperatura específica, transformando o aminoácido tirosina em melanina, responsável pela cor escura.

O gráfico apresenta três curvas e apenas uma delas é compatível com a atividade da enzima tirosinase.

O gráfico apresenta três curvas e apenas uma delas é compatível com a atividade da enzima tirosinase.

a) A temperatura retal média dos gatos siameses equivale a 38,5 ºC. Qual curva é compatível com a atividade da enzima tirosinase que atua nas extremidades do corpo dos gatos siameses? Justifique sua resposta.

b) Considere que a herança para as cores dos pelos nos gatos siameses seja monogênica recessiva, que gatos que portam ao menos um alelo dominante apresentem pelagem toda preta, e os cruzamentos 1 e 2:

• Cruzamento 1: entre um casal de gatos siameses cuja fêmea está gestando quatro filhotes.
• Cruzamento 2: entre um casal de gatos pretos que gerou dois filhotes siameses e um filhote preto.

Qual será o fenótipo dos descendentes do cruzamento 1? Qual a probabilidade de o filhote preto, gerado no cruzamento 2, ser heterozigoto?


QUESTÃO 08
FAMEMA 2021: Paramécios de água doce frequentemente recebem água do meio por osmose e poderiam sofrer lise e morrer se não fossem as organelas osmorreguladoras. Estas removem a água excedente de dentro da célula e a expulsam para o meio ambiente.

O funcionamento destas organelas envolve a participação de bombas de prótons, que lançam esses íons para o interior dessas estruturas osmorreguladoras.

a) Cite a organela osmorreguladora presente nos paramécios. Qual a tonicidade do hialoplasma dos paramécios, em relação à tonicidade da água do meio ambiente, que os fazem deixar a organela ativa?

b) Em que local da organela osmorreguladora estão localizadas as bombas de prótons? Explique sucintamente como atuam essas bombas de prótons.


PROVA II

Português

Leia o trecho do poema “Amor feinho”, de Adélia Prado, para responder às questões de 01 a 03.

Eu quero amor feinho.
Amor feinho não olha um pro outro.
Uma vez encontrado é igual fé,
não teologa mais.
Duro de forte, o amor feinho é magro, doido por sexo
e filhos tem os quantos haja.
Tudo que não fala, faz.
Planta beijo de três cores ao redor da casa
e saudade roxa e branca,
da comum e da dobrada.
Amor feinho é bom porque não fica velho.
Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é:
eu sou homem você é mulher.
Amor feinho não tem ilusão,
o que ele tem é esperança:
eu quero amor feinho.
(Bagagem, 2011.)

QUESTÃO 01
FAMEMA 2021: Segundo o eu lírico, o “amor feinho” é

(A) um acontecimento único na vida de uma pessoa.

(B) uma experiência cotidiana, desejável e possível.

(C) uma ilusão em que alguns amantes acreditam.

(D) uma maneira de viver acessível a qualquer pessoa.

(E) um estado de aceitação de uma vida desinteressante.


QUESTÃO 02
FAMEMA 2021: O verbo “teologa”, no contexto da ideia de amor expressa no poema, significa:

(A) formular teorias desnecessárias sobre algo que, na prática, dispensa as explicações.

(B) prescrever as regras que, seguidas passo a passo, permitem chegar a algo valioso.

(C) experimentar, na prática, um conjunto de situações que, na teoria, não existem.

(D) descrever com precisão um estado de coisas difícil de atingir.

(E) produzir um discurso coerente a fim de convencer as pessoas sobre uma verdade.


QUESTÃO 03
“Eu quero amor feinho.”

FAMEMA 2021: O verbo sublinhado é transitivo direto, assim como o verbo sublinhado em:

(A) “Amor feinho não olha um pro outro.”

(B) “não teologa mais.”

(C) “Uma vez encontrado é igual fé,”

(D) “Amor feinho é bom porque não fica velho.”

(E) “Planta beijo de três cores ao redor da casa”


Leia o texto de Mario Quintana para responder às questões de 04 a 06.

Homo insapiens¹

Vocês se lembram de quando a gente se perdia no campo e soltava a rédea ao cavalo e ele voltava direitinho para casa? Pois até hoje, quando não me lembro de onde guardei uma coisa, desisto de quebrar a cabeça, afrouxo o espírito e eis que ele conduz meu passo e minha mão sonâmbula ao lugar exato. Quanto a saber qual dos dois, espírito e corpo, é o cavaleiro e o cavalo, é questão acadêmica. Só sei que isso não me acontece agora na vastidão do campo, mas dentro de uma casa, de uma sala, de um móvel...
(A vaca e o hipogrifo, 2012.)

¹Homo sapiens: na classificação biológica dos seres, é o nome científico do ser humano. Do latim, significa “homem sábio”, racional. “Homo insapiens”, título do texto, é uma variação do termo.

QUESTÃO 04
FAMEMA 2021: A palavra “insapiens”, presente no título, expressa a ideia de

(A) um ser humano racional, o que se concretiza, segundo o texto, na capacidade de o homem se valer dos instintos para resolver um problema.

(B) um ser humano irracional, que, segundo o texto, diferente do cavalo, tem que se apoiar em um método quando quer procurar um objeto ou um lugar.

(C) um ser humano irracional, o que é confirmado, no texto, pela equiparação circunstancial entre homem e cavalo.

(D) um ser humano racional, que, segundo o texto, não depende exclusivamente dos instintos para procurar um objeto ou um lugar.

(E) um ser humano irracional, que, de acordo com o texto, depende de manter firmes suas rédeas simbólicas com a finalidade de realizar suas tarefas.


QUESTÃO 05
“Quanto a saber qual dos dois, espírito e corpo, é o cavaleiro e o cavalo, é questão acadêmica.”

FAMEMA 2021: No contexto em que está inserida, a expressão “questão acadêmica” pode ser entendida como

(A) uma questão relevante, que precisa ser resolvida.

(B) uma questão subjetiva, que se refere às crenças de cada pessoa.

(C) uma questão irrelevante devido a sua simplicidade.

(D) uma questão complexa que foge ao escopo do texto.

(E) uma questão crítica que, por isso, deve ser evitada.


QUESTÃO 06
"soltava a rédea ao cavalo e ele voltava direitinho para casa"

FAMEMA 2021: O termo sublinhado tem sentido e função sintática semelhantes ao termo sublinhado em:

(A) Bianca sempre faz direito sua lição de casa.

(B) André acordou hoje com o pé direito.

(C) Carlos nunca foi um homem direito.

(D) Denise considera que é seu direito rebelar-se contra um opressor.

(E) Ernesto vestiu a camisa pelo avesso porque o direito estava sujo.


Leia o trecho inicial da crônica “Os segredos do spa”, de Moacyr Scliar, para responder às questões de 07 a 09.

Diferente de SPC, a palavra Spa não é uma sigla, não se trata de nenhum Serviço-de-Proteção-a-Qualquer-Coisa.

É o nome de uma cidade da Bélgica, famosa, desde o século 14, por suas águas minerais. Século 14, sim: é muito antiga a crença do homem no poder dessas águas que brotam do seio da terra, aquecidas, segundo a lenda, nas forjas do deus Vulcano. E há muito tempo pessoas vão aos banhos termais, em busca de tratamento para situações que vão desde as doenças de pele até os proverbiais males do fígado.

As águas foram estudadas e classificadas: sulfurosas, bicarbonatadas, ferruginosas. E para cada tipo de doença havia uma água específica. Tamanha demanda acabou criando uma verdadeira indústria: grandes estabelecimentos foram construídos para hospedar pessoas que vinham muitas vezes de longe em busca de curas para os seus males. Alguns desses hotéis ficaram famosos pelo luxo barroco; num desses, Alain Resnais filmou o famoso O ano passado em Marienbad, um filme cult dos anos 60, no qual os longos corredores serviam de metáfora para os labirintos da paixão. Irai, aqui no Rio Grande do Sul, sempre foi um equivalente modesto, mas digno.

As pessoas melhoravam no spa. E por que não haviam de melhorar? Comiam bem (inclusive para afastar o espectro da tuberculose, sempre associada à magreza), descansavam, conversavam e sobretudo relaxavam: mergulhadas na água tépida, voltavam por algumas horas ao líquido amniótico onde o feto está a salvo dos desgostos do amor e da fúria da inflação. E isso preserva a reputação das termas até hoje.
(A face oculta, 2001. Adaptado.)

QUESTÃO 07
FAMEMA 2021: Na descrição que faz dos benefícios das temporadas em Spa e estâncias semelhantes, o autor

(A) revela o quanto a crença infundada no poder curativo das águas era prejudicial ao interesse dos enfermos.

(B) elogia a iniciativa das populações locais, que transformaram uma atividade incipiente em um empreendimento estruturado e viável.

(C) lamenta que os spas modernos tenham perdido as características essenciais do que é necessário para um estabelecimento receber esse nome.

(D) critica o aproveitamento comercial que se fez de uma crença ingênua que ignorava a medicina científica.

(E) insinua que as pessoas eram curadas por razões que não correspondiam exatamente ao poder curativo das águas.


QUESTÃO 08
“Alguns desses hotéis ficaram famosos pelo luxo barroco” (1º parágrafo)

FAMEMA 2021: Por comparação com a literatura barroca, é de se supor que tais hotéis

(A) fossem projetados com critérios práticos, em que cada detalhe tivesse uma função.

(B) fossem decorados com ornamentos cheios de reentrâncias, mais próximos do exagero que da contenção.

(C) fossem localizados em regiões campestres amenas, nas quais o homem pudesse aproveitar as vantagens da paisagem bucólica.

(D) tivessem uma arquitetura simples e nenhum detalhe em que a atenção pudesse se perder, a fim de valorizar mais as pessoas que as coisas.

(E) tivessem instalações modernas, que utilizassem o melhor da tecnologia da época em benefício dos hóspedes.


QUESTÃO 09
“Irai, aqui no Rio Grande do Sul, sempre foi um equivalente modesto, mas digno.” (1º parágrafo)

FAMEMA 2021: Mantendo aproximadamente o sentido original, o trecho sublinhado pode ser substituído por:

(A) modesto, no entanto digno.
(B) modesto, senão digno.
(C) digno, pois modesto.
(D) modesto, apesar de digno.
(E) digno, entretanto modesto.


QUESTÃO 10
“O criminoso pode alegar que foi o segundo eu o autor do crime.”
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas, 1990.)

FAMEMA 2021: Transpondo-se para a voz passiva a oração centrada na locução verbal sublinhada, surge a forma verbal:

(A) pôde ser alegado.
(B) pode alegar.
(C) é alegado.
(D) pode ser alegado.
(E) foi alegado.


Matemática

QUESTÃO 11
FAMEMA 2021: Um país possui 160 milhões de pessoas consideradas aptas a trabalhar. A tabela indica a distribuição dessas pessoas por faixa etária e o gráfico indica a porcentagem do total de pessoas dessas faixas etárias que atualmente não estão trabalhando exclusivamente devido ao coronavírus.

A tabela indica a distribuição dessas pessoas por faixa etária e o gráfico indica a porcentagem do total de pessoas dessas faixas etárias que atualmente não estão trabalhando exclusivamente devido ao coronavírus.


De acordo com os dados, do total de pessoas com 18 anos ou mais aptas a trabalhar, não estão trabalhando exclusivamente devido ao coronavírus

(A) 1,750%.
(B) 2,000%.
(C) 0,875%.
(D) 0,975%.
(E) 0,775%.


QUESTÃO 12
FAMEMA 2021: Considere o logotipo da Famema.

FAMEMA 2021: Considere o logotipo da Famema.

Admita que esse logotipo seja feito a partir da figura a seguir, sendo r e s retas paralelas, assim como as retas t e u.

Admita que esse logotipo seja feito a partir da figura a seguir, sendo r e s retas paralelas, assim como as retas t e u.

Se α + β + γ = 380º, então α é igual a

(A) 140º
(B) 110º
(C) 130º
(D) 120º
(E) 100º


QUESTÃO 13
FAMEMA 2021: A figura representa uma arquibancada com degraus de mesma altura (x metros) e mesma extensão (y metros).

FAMEMA 2021: A figura representa uma arquibancada com degraus de mesma altura (x metros) e mesma extensão (y metros).

O valor de x + y será igual a

(A) 1,85 m.
(B) 1,80 m.
(C) 1,90 m.
(D) 1,75 m.
(E) 1,95 m.


QUESTÃO 14
FAMEMA 2021: Dois jogadores, A e B, disputaram a final de um torneio de xadrez em dois jogos. Em cada partida, se ocorresse empate, cada jogador ganharia 1 ponto, caso contrário, o vencedor ganharia 2 pontos e o perdedor perderia 1 ponto.

As matrizes que indicaram a pontuação obtida por cada jogador tinham, ambas, a seguinte estrutura:

FAMEMA 2021

No caso do jogador A, sua matriz de pontuação foi:

FAMEMA 2021

Se a matriz de pontuação do jogador B era igual a matriz resultante da multiplicação matricial FAMEMA 2021 então x + y + z + w é igual a

(A) 0.
(B) 2.
(C) 1.
(D) 3.
(E) –1.


QUESTÃO 15
FAMEMA 2021: A figura indica uma circunferência de centro (4, 4) e raio 4, tangente aos eixos do plano cartesiano, e uma reta que passa pela origem do sistema de eixos e pelo centro da circunferência.

FAMEMA 2021: A figura indica uma circunferência de centro (4, 4) e raio 4, tangente aos eixos do plano cartesiano, e uma reta que passa pela origem do sistema de eixos e pelo centro da circunferência.

Sabendo que a área de um círculo é dada por πr², a área da região destacada em laranja na figura, em unidades de área do plano cartesiano, é igual a

(A) 8 – 2π.
(B) 32 – 8π.
(C) 12 – 2π.
(D) 16 – 2π.
(E) 4 – p.


QUESTÃO 16
FAMEMA 2021: A tabela apresenta o padrão de uma sequência numérica da linha 1 até a linha x. Admita que o padrão de formação da tabela não se modifique.

FAMEMA 2021: A tabela apresenta o padrão de uma sequência numérica da linha 1 até a linha x. Admita que o padrão de formação da tabela não se modifique.

Sabendo que 63,0 é o primeiro número da linha x e que 66,5 é o último, x é igual a

(A) 36.
(B) 34.
(C) 35.
(D) 37.
(E) 33.


QUESTÃO 17
FAMEMA 2021: A figura representa, no plano cartesiano, a trajetória de uma bola que foi chutada a partir do ponto P(–5, 0), localizado no chão, e seguiu em trajetória parabólica até bater na parede, no ponto Q(0, 2). Se não houvesse parede, a bola seguiria sua trajetória até o ponto R(1, 0), no chão.

FAMEMA 2021: A figura representa, no plano cartesiano, a trajetória de uma bola que foi chutada a partir do ponto P(–5, 0), localizado no chão, e seguiu em trajetória parabólica até bater na parede, no ponto Q(0, 2). Se não houvesse parede, a bola seguiria sua trajetória até o ponto R(1, 0), no chão.

Admitindo-se que a trajetória descrita pela bola é modelada pela função quadrática f(x) = ax² + bx + c, então a + b + c é igual a

(A) 0.
(B) 1.
(C) 0,5.
(D) 1,5.
(E) –0,5.


QUESTÃO 18
FAMEMA 2021: O sistema de equações a seguir é composto por uma equação linear e uma equação logarítmica, na base 10.

FAMEMA 2021

Sendo (x, y) a solução do sistema, o valor de y ÷ x é igual a

(A) 1.
(B) 1,5.
(C) 0,6.
(D) 0,8.
(E) 1,2.


QUESTÃO 19
FAMEMA 2021: A figura indica as marcações na frente e no verso de três cartas:

FAMEMA 2021: A figura indica as marcações na frente e no verso de três cartas:

Sorteando-se aleatoriamente o lado que cada carta ficará voltada para cima em uma mesa, a probabilidade de que pelo menos uma das cartas tenha a letra M voltada para cima é igual a

FAMEMA 2021


QUESTÃO 20
FAMEMA 2021: A figura indica, em azul, um reservatório em forma de prisma construído a partir de um paralelepípedo reto-retangular, também indicado na figura.

FAMEMA 2021: A figura indica, em azul, um reservatório em forma de prisma construído a partir de um paralelepípedo reto-retangular, também indicado na figura.

Relembrando que seno, cosseno e tangente de 30° são iguais a FAMEMA 2021 respectivamente, o volume do reservatório, em m³, é igual a

(A) 60
(B) 30 + 90√3
(C) 90 + 90√3
(D) 180 + 60√3
(E) 60 + 90√3


Geografia

QUESTÃO 21
FAMEMA 2021: O início da construção de um aeroporto para receber voos internacionais em Chinchero, no sudeste do Peru, despertou preocupação dos arqueólogos, antropólogos e historiadores. A 3 762 metros de altitude e vizinha de Machu Picchu, Chinchero abrigou um estado real inca no século XV e é patrimônio mundial da humanidade.
(Allard Schmidt. “Um polêmico aeroporto em terras sagradas incas”.
www.revistapesquisa.fapesp.br, março de 2019.)

A construção desse aeroporto poderá gerar para a região

(A) a ampliação de danos aos sítios arqueológicos, pois haverá aumento no trânsito de visitantes.

(B) a diminuição da mão de obra empregada, pois as atividades econômicas permanecerão concentradas na capital.

(C) o aumento da preservação do patrimônio histórico, pois haverá menor deterioração das ruínas arqueológicas pelos turistas.

(D) a redução do número de empreendimentos, pois não ocorrerá aumento da demanda pelo turismo.

(E) o maior controle do processo de urbanização, pois haverá centralização dos serviços aéreos.


QUESTÃO 22
FAMEMA 2021: Analise o gráfico

Carrinho Virtual

O contexto expresso no gráfico indica a necessidade brasileira de

(A) incentivar políticas de obsolescência programada.

(B) aumentar os investimentos no setor de logística.

(C) reavaliar as infraestruturas dedicadas ao marketing.

(D) promover a organização de compras coletivas.

(E) combater os resquícios do consumo consciente.


QUESTÃO 23

FAMEMA 2021: O fenômeno representado na imagem é

FAMEMA 2021: O fenômeno representado na imagem é

(A) atenuado com o movimento de ascendência do ar.

(B) intensificado ao se aproximar das zonas polares.

(C) formado em uma área de baixa pressão atmosférica.

(D) enfraquecido quando se movimenta em superfícies aquáticas quentes.

(E) caracterizado por um vórtice de pequena extensão horizontal.


QUESTÃO 24
FAMEMA 2021: A agricultura urbana tem crescido nos últimos anos. No entanto, essa prática gera preocupações quanto à qualidade dos alimentos. Uma medida capaz de promover maior confiabilidade a essa produção é

(A) a avaliação dos impactos de maior albedo no solo exposto.

(B) a utilização de defensivos agrícolas no combate a pragas.

(C) a identificação da densidade e porosidade do solo.

(D) a análise da capacidade de rebaixamento do lençol freático.

(E) a avaliação dos indicadores de risco de contaminação do solo.


QUESTÃO 25
FAMEMA 2021: Um avião iniciou sua viagem na coordenada 50 ºN 10 ºL, encerrando sua trajetória na coordenada 30 ºS 135 ºL.

O avião viajou em linha reta e não realizou escalas. Ao longo de sua trajetória, o avião

(A) transitou pela China.
(B) cruzou o Oriente Médio.
(C) atravessou o mar das Filipinas.
(D) permaneceu no continente africano.
(E) percorreu quatro fusos horários.


História

QUESTÃO 26
[...] cristianismo romano na Europa ocidental e central, cristianismo ortodoxo grego em Bizâncio e na Europa oriental, islam do Irã à Espanha, e, claro, o judaísmo dos judeus da Diáspora.
(Jacques Le Goff. O Deus da Idade Média, 2017.)

FAMEMA 2021: Considerando o conteúdo do excerto e conhecimentos sobre a história da Europa da Idade Média, pode-se afirmar que

(A) a natureza das relações entre as pessoas derivou acentuadamente das crenças religiosas dos grupos sociais.

(B) o poder do Papa, restrito aos assuntos religiosos, foi universalmente aceito pelas autoridades religiosas.

(C) a aliança militar de reis católicos e ortodoxos impediu a expansão do islamismo no continente.

(D) o clima de paz política caracterizou as interações entre as formações religiosas monoteístas.

(E) a oposição ao culto de imagens uniu, do ponto de vista doutrinal, as religiões oriundas da Bíblia hebraica.


QUESTÃO 27
Foram os próprios liberais que defenderam a nomeação do presidente da província pelo governo central, de modo que garantisse a articulação das partes em um todo dirigido pelo governo do Rio de Janeiro. O que a experiência em 1831 ensinou à elite brasileira é que a autonomia regional tinha de conviver com um controle mais rígido do governo central para manter a ordem interna.
(Miriam Dolhnikoff. “Elites regionais e a construção do Estado Nacional”.
In: István Jancsón (org.). Brasil: formação do Estado e da Nação, 2003. Adaptado.)

FAMEMA 2021: O excerto refere-se às consequências da experiência política inaugurada na história brasileira em 1831 e que resultou em

(A) fechamento do Poder Legislativo e adoção do Poder Moderador.

(B) projetos de recolonização do Brasil e imposição do absolutismo monárquico.

(C) rivalidades entre grupos dominantes e rebeliões populares.

(D) dissolução do poder central e consolidação de repúblicas regionais.

(E) enfraquecimento militar do Estado e início da propaganda abolicionista.


QUESTÃO 28
Os cadetes da Escola Militar formavam a falange sagrada. [...] Uns trapos de positivismo tinham colado naquelas inteligências e uma religiosidade especial brotara lhes no sentimento, transformando a autoridade, especialmente Floriano e vagamente a República, em artigo de fé.
(Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma, 1959.)

FAMEMA 2021: O romance Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado em primeira edição em 1915. Interpretando-se a passagem citada à luz das instituições da Primeira República brasileira, pode-se concluir que o excerto alude

(A) à defesa do sufrágio universal secreto pelas forças armadas brasileiras.

(B) à ausência de liberdade de imprensa ao longo da República oligárquica.

(C) ao conteúdo filosófico predominante na primeira Constituição republicana brasileira.

(D) à diversidade de orientações políticas no interior dos grupos republicanos.

(E) às decisões políticas da presidência da República dirigidas pelo saber científico.


QUESTÃO 29
As conquistas coloniais impuseram fronteiras territoriais às redes comerciais de longa distância em África e criaram monopólios sobre o que então era um comércio externo em crescimento [...]. Os africanos foram integrados à força em sistemas econômicos imperiais centrados numa única metrópole europeia.
(Frederick Cooper. Histórias de África: capitalismo,
modernidade e globalização, 2016.)

FAMEMA 2021: O autor apresenta um aspecto relevante da colonização europeia no continente africano a partir, sobretudo, da segunda metade do século XIX, a saber:

(A) a reorganização dos povos africanos em comunidades nacionais caracterizadas pelo emprego de um mesmo idioma nativo.

(B) a transferência para as economias coloniais de processos de industrialização em curso nas economias metropolitanas.

(C) a interrupção das redes de comércio de mão de obra escrava para as economias emergentes transoceânicas.

(D) a formação de dirigentes africanos com o objetivo de garantir a influência da metrópole nos futuros Estados independentes.

(E) a circunscrição de espaços político-geográficos em oposição aos padrões históricos tradicionais das sociedades locais.


QUESTÃO 30
A partir da década de 1970, a tônica principal dos anúncios é a hipertrofia da importância dos produtos na vida dos seus consumidores. Os bens foram perdendo a modéstia de se colocarem humildemente a serviço do progresso coletivo ou do conforto individual. Essa supervalorização de produtos industrializados é uma face da redução da modernidade a mero crescimento econômico.
(Maria Eduarda da Mota Rocha. A nova retórica do capital:
a publicidade brasileira em tempos neoliberais, 2010.)

FAMEMA 2021: O excerto refere-se aos anos da história do Brasil em que se associavam

(A) autonomia sindical e aumentos salariais no setor industrial.

(B) ideologia de ascensão social e desenvolvimento econômico.

(C) economia agroindustrial e preservação do meio ambiente.

(D) nacionalismo econômico e enfraquecimento do Estado Nacional.

(E) democracia política e liberalismo econômico.


Inglês

Leia o texto para responder às questões de 31 a 34.

FAMEMA 2021

The idea of comfort food sounds great in theory, but many of society’s favourite feel-good foods lack ideal nutrients. This leaves eaters feeling cranky, not comforted. “Some of the main dietary contributors to low or bad mood are too much sugar and too many starchy and refined carbohydrates,” British nutritional therapist Claudia Smith told Huffington Post.

“If you eat too much of these foods, you can end up with blood sugar spikes and crashes, which can lead to symptoms such as low mood, irritability, brain fog, anxiety, fatigue and difficulty concentrating.”

Common comfort foods such as cookies or french fries activate reward triggers in our brains, Smith said. They give us something to look forward to or get excited about. Psychologist and well-being consultant Lee Chambers told Huffington Post that comfort foods do provide a hit of pleasureinducing dopamine, but that pleasure is fleeting.

“Emotional eating is a cyclical process where low mood leads to eating foods likely to spike your blood sugar, giving us a dose of dopamine, but then it drops at the same time as we start to feel guilty,” Chambers told Huffington Post. “This combination often makes us feel a lack of satisfaction, with feelings of guilt, shame and regret.”

Even worse? Comfort foods often lead to overeating. “Over time, high consumption of highly palatable foods may actually lead to a reduced sensitivity of this brain-reward response,” Smith said. “You may find yourself needing to eat more and more to experience the same effect.”
(Stephanie Vermillion. www.huffingtonpost.co.uk, 30.05.2020. Adaptado.)

QUESTÃO 31
FAMEMA 2021: The text is mainly about foods that

(A) make you feel full.
(B) damage your brain.
(C) wreck your mood.
(D) increase your productivity.
(E) beat the bad mood.


QUESTÃO 32
FAMEMA 2021: According to the text, comfort foods provide a hit of pleasure but that’s often followed by

(A) a dose of dopamine.
(B) some reward triggers in our brains.
(C) a sense of fullness.
(D) a consumption of highly palatable foods.
(E) some negative feelings.


QUESTÃO 33
FAMEMA 2021: No trecho do segundo parágrafo “comfort foods do provide a hit of pleasure-inducing dopamine, but that pleasure is fleeting”, o termo sublinhado equivale, em português, a

(A) real.
(B) fugaz.
(C) instantâneo.
(D) estranho.
(E) intenso.


QUESTÃO 34
FAMEMA 2021: No trecho do terceiro parágrafo “This combination often makes us feel a lack of satisfaction”, o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) frequently.
(B) occasionally.
(C) seldom.
(D) hardly.
(E) sometimes.


QUESTÃO 35

FAMEMA 2021: A imagem faz parte de uma campanha sobre

FAMEMA 2021: A imagem faz parte de uma campanha sobre

(A) o impacto do consumo excessivo de calorias na saúde.
(B) a arrecadação de alimentos entre americanos.
(C) a importância de uma alimentação saudável.
(D) o desperdício de alimentos.
(E) o consumo de alimentos orgânicos.


Física

QUESTÃO 36
FAMEMA 2021: Um motociclista, partindo do repouso, acelera uniformemente sua motocicleta até atingir uma velocidade desejada que, atingida, é mantida constante, de acordo com o gráfico.

FAMEMA 2021: Um motociclista, partindo do repouso, acelera uniformemente sua motocicleta até atingir uma velocidade desejada que, atingida, é mantida constante, de acordo com o gráfico.

O deslocamento realizado pela motocicleta no período de tempo em que ela é uniformemente acelerada foi de

(A) 200 m.
(B) 500 m.
(C) 400 m.
(D) 300 m.
(E) 100 m.


QUESTÃO 37
FAMEMA 2021: Um modelo de bolsa possui uma alça de couro com suas extremidades presas a uma parte horizontal indeformável da bolsa.

Considere que a bolsa, ao ser usada apoiada sobre o ombro pelo ponto intermediário da alça, mantenha-se na forma mostrada na figura.

Considere que a bolsa, ao ser usada apoiada sobre o ombro pelo ponto intermediário da alça, mantenha-se na forma mostrada na figura.

Suponha que o conteúdo da bolsa esteja uniformemente distribuído em seu interior e que a massa desse conteúdo, somada com a massa da bolsa, resulte em 1,6 kg.

Considerando-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6, a intensidade da força de tração na alça de couro é de

(A) 8 N.
(B) 16 N.
(C) 10 N.
(D) 6 N.
(E) 20 N.


QUESTÃO 38
FAMEMA 2021: Sabendo que o calor específico da água tem por definição o valor 1 cal/(g·ºC), um estudante deseja determinar o valor do calor específico de um material desconhecido.

Para isso, ele dispõe de uma amostra de 40 g desse material, de um termômetro na escala Celsius, de um recipiente de capacidade térmica desprezível e de uma fonte de calor de fluxo invariável. Primeiramente, o estudante coloca 100 g de água no interior do recipiente e observa que, para elevar de 20 ºC a temperatura dessa quantidade de água, são necessários 5 minutos de exposição à fonte de calor.

Em seguida, o estudante esvazia o recipiente e coloca em seu interior a amostra, verificando que, para elevar de 20 ºC a temperatura da amostra, a exposição à mesma fonte de calor deve ser de 1 minuto apenas.

O valor do calor específico procurado pelo estudante é

(A) 0,6 cal/(g·ºC).
(B) 0,5 cal/(g·ºC).
(C) 0,1 cal/(g·ºC).
(D) 0,2 cal/(g·ºC).
(E) 0,4 cal/(g·ºC).


QUESTÃO 39
FAMEMA 2021: Em determinado meio, uma carga elétrica q é colocada a uma distância de 1,2 × 10⁻² m de outra carga Q, ambas pontuais.

A essa distância, a carga q é submetida a uma força repulsiva de intensidade 20 N. Se a carga q for reposicionada a 0,4 × 10⁻² m da carga Q no mesmo meio, a força repulsiva entre as cargas terá intensidade de

(A) 360 N.
(B) 480 N.
(C) 180 N.
(D) 520 N.
(E) 660 N.


QUESTÃO 40
FAMEMA 2021: Para ilustrar as relações entre as grandezas básicas da eletrodinâmica, um professor construiu um teste de habilidade motora para seus alunos. Trata-se de um brinquedo cujo desafio é fazer um anel condutor passear ao longo de um fio resistivo e desencapado, sem tocá-lo.

Como estímulo, o professor avisou que os alunos que não conseguissem evitar que o anel tocasse o fio deveriam explicar as leis de Ohm aos colegas que faltaram à aula. Na figura, é representado o momento em que um aluno toca o fio resistivo com o anel, a 4 cm do ponto A, fazendo o amperímetro indicar 0,05 A.

Na figura, é representado o momento em que um aluno toca o fio resistivo com o anel, a 4 cm do ponto A, fazendo o amperímetro indicar 0,05 A.

Os fios utilizados e seus conectores, a fonte de tensão de 3 V, o amperímetro e o anel com seu suporte podem ser considerados ideais, sendo que o fio resistivo ligado entre os pontos A e B é ôhmico, mede 60 cm, tem área de secção transversal constante e está montado em uma base isolante.

Os dados obtidos nessa brincadeira permitem encontrar o valor da resistência elétrica de todo o comprimento do fio resistivo. Esse valor é

(A) 900 Ω.
(B) 300 Ω.
(C) 450 Ω.
(D) 150 Ω.
(E) 600 Ω.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,27271,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,assistente social,1,atividade,256,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,48,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,101,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,61,biomedicina,3,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,concurso,243,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,14,declaracoes,6,desenhos,352,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,8,educação infantil,313,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,69,enfermagem,5,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,278,escola,1,espanhol,35,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,3,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,19,fiscal de obras e posturas,1,fisica,61,fisioterapia,2,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,1,geografia,67,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,181,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,53,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,105,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,138,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,320,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,62,provas enade,57,provas encceja,19,provas enem,22,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,5,provas nivel superior,6,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas residencia,6,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,3,provas unicamp,6,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifesp,1,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,17,provas vestibular,191,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biomedicina,25,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,635,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,403,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,835,questão de biomedicina,95,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3414,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,42,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,390,questão de estatistica,24,questão de farmácia,118,questão de filosofia,123,questão de física,1014,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,93,questão de geografia,765,questão de história,1366,questão de informática,127,questão de inglês,907,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,331,questão de matemática,1991,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2621,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,905,questão de raciocínio lógico,95,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,98,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,13866,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,294,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,738,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,90,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,23930,quimica,58,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,115,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,2,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,13,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,14,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,19,vestibular,642,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução
Prova FAMEMA 2021 com Gabarito e Resolução
https://1.bp.blogspot.com/-Q-mqSeb36Dk/X876eSjUr3I/AAAAAAACpHw/cJdDKEmiu9sguhRg3sba3Ec2L_T-jIIZACLcBGAsYHQ/w320-h187/provas_famema_indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-Q-mqSeb36Dk/X876eSjUr3I/AAAAAAACpHw/cJdDKEmiu9sguhRg3sba3Ec2L_T-jIIZACLcBGAsYHQ/s72-w320-c-h187/provas_famema_indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/12/prova-famema-2021-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/12/prova-famema-2021-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo