Prova Auxiliar de Fiscalização (Concurso IADES 2022 - CAU-SE) com Gabarito

Prova Auxiliar de Fiscalização (Concurso IADES 2022 - CAU-SE) com Gabarito Concurso: CAU - SE - 2021 - Edital nº 1 Órgão/Instituição: Consel...
IADES

Prova Auxiliar de Fiscalização (Concurso IADES 2022 - CAU-SE) com Gabarito

Concurso: CAU - SE - 2021 - Edital nº 1
Órgão/Instituição: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe
Banca/Organizadora: Instituto Americano de Desenvolvimento
Cargo: Auxiliar de Fiscalização
Escolaridade: Médio

PROVA TIPO U

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1 para responder às questões de 1 a 3.

Superintendência do Iphan em Sergipe

Sergipe possui o único testemunho dos 60 anos de união entre Portugal e Espanha do período colonial na cidade de São Cristóvão, a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio Mundial. Laranjeiras, outro centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representa um lócus cultural dos mais importantes, não só pela presença de seu patrimônio edificado, mas pelos bens imateriais que guarda, sendo referência brasileira em cultura popular. Em função de sua história colonial vivenciada nos engenhos, com suas antigas capelas, igrejas e casarões, o estado guarda um importante acervo de arte sacra dos séculos 18 e 19 e revela, por meio de seus vários remanescentes quilombolas, os diversos conflitos e insurgências que marcaram essa trajetória.

Durante as primeiras décadas do século 20, o Nordeste brasileiro viveu o clima do cangaço com o surgimento do bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, que morreu em combate com a polícia na Grota de Angico, às margens do rio São Francisco, no município sergipano de Poço Redondo. Nos 211 sítios arqueológicos sergipanos cadastrados, predomina vasto material cerâmico das tradições Tupiguarani e Aratu, além de impressionantes registros rupestres. O Patrimônio Naval de Sergipe é representado pela Canoa de Tolda, de Brejo Grande, enquanto o Modo de Fazer a Renda Irlandesa – um ofício relacionado ao universo feminino e característico de municípios localizados no Vale do Rio Cotinguiba – está registrado pelo Iphan como Patrimônio CulturalImaterial do Brasil.
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/se>.
Acesso em: 25 nov. 2021, com adaptações.

IADES 2022 - QUESTÃO 01
Com base nas informações do texto e nas relações entre elas, assinale a alternativa correta.

(A) As antigas capelas, as igrejas e os casarões, bem como a história colonial dos engenhos, guardam, em Sergipe, um importante acervo de arte sacra dos séculos 18 e 19, revelando, por meio dos quilombolas, os diversos conflitos dessa trajetória.

(B) Portugueses e espanhóis estiveram em Sergipe por 60 anos durante as primeiras décadas do século 20.

(C) O Nordeste brasileiro viveu o clima do cangaço com o surgimento do bando de Lampião no município sergipano de Poço Redondo.

(D) A história colonial nos engenhos, com antigas capelas, igrejas e casarões em Sergipe, confirma a ideia de que a cidade é o mais importante acervo de arte sacra dos séculos 18 e 19 no Brasil.

(E) Sergipe é considerado um dos únicos registros do fenômeno urbano, no Brasil, de fusão das influências espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais.


IADES 2022 - QUESTÃO 02
No contexto apresentado, os vocábulos “remanescentes” (linha 13) e “insurgências” (linha 14) significam, respectivamente,

(A) excedentes e conciliações.

(B) remanentes e tréguas.

(C) restantes e rebeliões.

(D) exuberantes e apaziguamentos.

(E) abundantes e brigas.


IADES 2022 - QUESTÃO 03
Em “O Patrimônio Naval de Sergipe é representado pela Canoa de Tolda, de Brejo Grande, enquanto o Modo de Fazer a Renda Irlandesa – um ofício relacionado ao universo feminino e característico de municípios localizados no Vale do Rio Cotinguiba – está registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.” (linhas de 22 a 27), o emprego dos travessões é correto, pois essa pontuação

(A) inicia oração que restringe o sentido do substantivo anterior.

(B) é sempre usada para substituir vírgulas.

(C) torna o texto mais objetivo que parênteses ou vírgulas.

(D) destaca uma característica positiva das rendas de Sergipe.

(E) isola a expressão que explica o que é a Renda Irlandesa.


Texto 2 para responder às questões de 4 a 6.

A Catedral Metropolitana de Aracaju: história e arquitetura (1862-1946)

A Catedral Metropolitana de Aracaju e seu estilo arquitetônico eclético contribuíram bastante no desenvolvimento, tanto no âmbito do embelezamento urbanístico e religioso, como no cultural da capital sergipana. O templo religioso e seus arredores eram o espaço de lazer, diversão e convergência social, ou seja, uma espécie de ponto de encontro para a população sergipana, mais especificamente para os aracajuanos, pois, entre a década de 30 e a década de 40, esse era o local onde aconteciam as principais festas de cunho religioso, e as apresentações culturais em que as famílias iam participar à sombra da Sé Metropolitana, das missas, procissões, e, logo após a bênção final, se reuniam para desfrutar do ambiente festivo e descontraído.
Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9359/2/
Josefina_Araujo.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2021, com adaptações.

IADES 2022 - QUESTÃO 04
No trecho “O templo religioso e seus arredores eram o espaço de lazer, diversão e convergência social, ou seja, uma espécie de ponto de encontro para a população sergipana, mais especificamente para os aracajuanos, pois, entre a década de 30 e a década de 40, esse era o local onde aconteciam as principais festas de cunho religioso, e as apresentações culturais em que as famílias iam participar à sombra da Sé Metropolitana, das missas, procissões, e, logo após a bênção final, se reuniam para desfrutar do ambiente festivo e descontraído.” (linhas de 5 a 14), é correto substituir as palavras sublinhadas, respectivamente, por

(A) aonde e onde.

(B) na qual e nas quais.

(C) no qual e onde.

(D) em que e nas quais.

(E) aonde e aonde.


IADES 2022 - QUESTÃO 05
De acordo com o texto, a Catedral Metropolitana de Aracaju é importante para a capital sergipana em razão

(A) da religiosidade dos aracajuanos, revelada nas missase nas procissões.

(B) do fato de ser um espaço religioso que proporcionava entretenimento e encontro social.

(C) do lazer que proporcionava à população carente em local público.

(D) dos encontros amorosos que aconteciam nas principais festas culturais.

(E) da beleza arquitetônica e urbanística da capital sergipana.


IADES 2022 - QUESTÃO 06
A última oração do texto, relativamente à anterior, estabelece relação lógica de

(A) explicação.
(B) consequência.
(C) causa.
(D) modo.
(E) finalidade.


Texto 3 para responder às questões de 7 a 9.

Redução de custos

Desde 2013, o arquiteto e idealizador do projeto estuda a aplicação do bambu nas construções. Há cinco anos, ele planejou a edificação de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, como solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente. “É importante saber que 70% do material utilizado é o bambu, ou seja, foi produzido por fotossíntese e não há nenhum processo industrial de produção desse material. Esse fato torna a produção desse tipo de casa muito mais ecológica, porque evitou processos poluentes, que costumam estar presentes na construção convencional”, explica Ricardo Nunes. Foram necessários 50 dias para construir cada uma das casas, que tem 46 metros quadrados, com uma durabilidade prevista para ultrapassar 30 anos. Já o investimento para se ter uma casa dessas é menor. Segundo o arquiteto, na época em que elas foram erguidas, enquanto uma moradia popular em Aracaju custava R$ 14 mil, a ecológica custou R$ 9 mil. O arquiteto destaca que as construções podem ser feitas por qualquer pessoa ou empresa. “O bambu é a madeira mais resistente da natureza e, ao mesmo tempo, mais leve. Ele tem esses dois fatores importantíssimos para uma construção. E por ser muito leve, em uma construção como essa, não é necessário fazer alicerce. Isso garante uma grande economia de mão de obra, de material e de impactos ambientais”, analisa Nunes.
Disponível em: <https://www.cause.gov.br/?p=3425>.
Acesso em: 25 nov. 2021, com adaptações.

IADES 2022 - QUESTÃO 07
No período “Há cinco anos, ele planejou a edificação de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, como solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente.” (linhas de 2 a 6), de modo que não haja alteração de sentido e nem desvio gramatical, é correto substituir a formar verbal “Há” por

(A) Faz.
(B) Fazem.
(C) Decorrente.
(D) Existem.
(E) Ocorre.


IADES 2022 - QUESTÃO 08
Assinale a alternativa na qual o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que a palavra “que” em ‘“Esse fato torna a produção desse tipo de casa muito mais ecológica, porque evitou processos poluentes, que costumam estar presentes na construção convencional’, explica Ricardo Nunes.” (linhas de 9 a 12).

(A) “Desde 2013, o arquiteto e idealizador do projeto estuda a aplicação do bambu nas construções.” (linhas 1 e 2).

(B) “Há cinco anos, ele planejou a edificação de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, como solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente.” (linhas de 2 a 6).

(C) “Foram necessários 50 dias para construir cada uma das casas, que tem 46 metros quadrados, com uma durabilidade prevista para ultrapassar 30 anos.” (linhas de 12 a 14)

(D) ‘“O bambu é a madeira mais resistente da natureza e, ao mesmo tempo, mais leve.”’ (linhas 20 e 21).

(E) ‘“Isso garante uma grande economia de mão de obra, de material e de impactos ambientais’, analisa Nunes.” (linhas 24 e 25).


IADES 2022 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa em que o referente semântico do pronome sublinhado está corretamente indicado.

(A) “Há cinco anos, ele planejou a edificação de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, como solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente.” (linhas de 2 a 6) – o projeto de RicardoNunes.

(B) “Foram necessários 50 dias para construir cada uma das casas, que tem 46 metros quadrados, com uma durabilidade prevista para ultrapassar 30 anos.” (linhas de 12 a 14) – cada uma das casas.

(C) ‘“Esse fato torna a produção desse tipo de casa muito mais ecológica, porque evitou processos poluentes, que costumam estar presentes na construção convencional’, explica Ricardo Nunes.” (linhas de 9 a 12) – utilização apenas de bambu na edificação de casas.

(D) ‘“É importante saber que 70% do material utilizado é o bambu, ou seja, foi produzido por fotossíntese e não há nenhum processo industrial de produção desse material.’” (linhas de 6 a 9) – processo industrial de construção de casas.

(E) “Ele tem esses dois fatores importantíssimos para uma construção.” (linhas 21 e 22) – Ricardo Campos.


RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA

IADES 2022 - QUESTÃO 10
O conselho diretor do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) é composto por um presidente e dois vice-presidentes. De quantas maneiras distintas esses três cargos podem ser ocupados pelos cinco membros do conselho?

(A) 45
(B) 60
(C) 81
(D) 90
(E) 125


IADES 2022 - QUESTÃO 11
Em determinado dia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) recebeu 40 solicitações de emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT) ou da Certidão Negativa de Débito (CND). Sabe-se que 34 empresas solicitaram a CAT e 16 empresas solicitaram a CND. Quantas empresas solicitaram simultaneamente os dois tipos de certidões?

(A) 10
(B) 11
(C) 14
(D) 15
(E) 16


IADES 2022 - QUESTÃO 12
Considere a proposição a seguir.

P: Pedro é paisagista e Paulo não é arquiteto de interiores.

Se a proposição P é verdadeira, então qual das proposições seguintes é sempre verdadeira?

(A) Se Pedro é paisagista, então Paulo é arquiteto de interiores.

(B) Pedro é paisagista se, e somente se, Paulo é arquiteto de interiores.

(C) Pedro não é paisagista ou Paulo não é arquiteto de interiores.

(D) Se Paulo não é arquiteto de interiores, então Pedro não é paisagista.

(E) Pedro é paisagista e Paulo é arquiteto de interiores.


IADES 2022 - QUESTÃO 13
No último censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), verificou-se que, no Brasil, o número de arquitetos e urbanistas mulheres é 22% maior que o número de arquitetos e urbanistas homens. Qual é o percentual de arquitetos e urbanistas mulheres?

(A) 39%
(B) 45%
(C) 53%
(D) 61%
(E) 70%


IADES 2022 - QUESTÃO 14
Em uma empresa de arquitetura, há 10 arquitetos, entre os quais 60% são paisagistas. Dois paisagistas serão escolhidos para realizar um projeto urbanístico. Quantas escolhas distintas poderão ser feitas para selecionar os dois arquitetos?

(A) 10
(B) 12
(C) 15
(D) 18
(E) 21


LEGISLAÇÃO APLICADA AO CAU-SE

IADES 2022 - QUESTÃO 15
O Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) determina que a referida autarquia seja organizada em órgãos

(A) deliberativos, apenas.

(B) executivos, consultivos e jurídicos.

(C) executivos, apenas.

(D) consultivos, eletivos e conselheiros.

(E) deliberativos e consultivos.


IADES 2022 - QUESTÃO 16
Tendo em vista o Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), assinale a alternativa correta.

(A) O Plenário do CAU/SE é composto por conselheiros titulares, todos eleitos, e, para cada conselheiro titular, será eleito um respectivo suplente de conselheiro.

(B) A composição do Plenário do CAU/SE será dividida entre conselheiros eleitos e conselheiros indicados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

(C) O Plenário do CAU/SE é composto por conselheiros titulares, todos eleitos. Os conselheiros suplentes deverão ser escolhidos apenas quando houver vacância e mediante sorteio em listra tríplice.

(D) No Regimento Interno, não há previsão de eleição de conselheiros suplentes.

(E) A composição plenária do CAU/SE é formada por todos os arquitetos e urbanistas devidamente habilitados na circunscrição.


ATUALIDADES

IADES 2022 - QUESTÃO 17
Antes da pandemia no ano de 2020, a economia de Sergipe ocupava a 23a posição no ranking entre os estados brasileiros, com participação de 0,6%. Em 2018, o produto interno bruto (PIB) do estado somou R$ 42 bilhões, representando uma queda em volume de 1,8% em relação ao ano anterior. Na comparação com 2017, o setor agropecuário despencou 27,3%, a indústria caiu 2,6% e o setor de serviços cresceu 0,2%.
Disponível em: <https://www.f5news.com.br/economia/pib-saiba-quais-saoas-10-cidades-mais-ricas-do-estado-de-sergipe.html>.
Acesso em: 30 out. 2021, com adaptações.

A respeito do PIB sergipano, assinale a alternativa que registra o conjunto dos três municípios com maior participação no PIB, além da capital Aracaju.

(A) Tobias Barreto, Santana do São Francisco e São Cristóvão, municípios do Vale do Rio São Francisco e com grande produção energética e de agricultura irrigada.

(B) Laranjeiras, Barra dos Coqueiros e Propriá, municípios costeiros sergipanos com grande produção de petróleo e gás natural.

(C) Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco e Itabaiana, municípios importantes na atividade econômica estadual.

(D) Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco e Laranjeiras, municípios do sertão sergipano e grandes produtores de algodão e fruticultura irrigada.

(E) Nossa Senhora Aparecida, Pinhão e Carira, municípios com grande produção de cana-de-açúcar.


IADES 2022 - QUESTÃO 18
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota osrecursos para o futuro.
Disponível em: <www.wwf.org.br>.
Acesso em: 26 nov. 2021, com adaptações.

O desenvolvimento sustentável é um conceito que representou uma nova forma de desenvolvimento econômico e de uso dos recursos naturais. Com base nessa premissa, assinale a alternativa que indica um tipo de atividade/uso do território, preconizado pelo desenvolvimento sustentável.

(A) Produção de energia termoelétrica, a partir da queima de carvão mineral.

(B) Utilização de combustíveis fósseis para transporte coletivo e individual.

(C) Geração de energia nuclear.

(D) Produção de commodities agrícolas e minerais.

(E) Reciclagem de materiais.


IADES 2022 - QUESTÃO 19
Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, a produção agropecuária em Sergipe destaca-se em âmbito nacional. Dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017) mostram a diversidade da produção agropecuária e extrativista do estado.
Disponível em: <https://censos.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/26745-conhecido-pela-producao-de-crustaceos-sergipe-mostra-diversidade-agropecuaria.html>. Acesso em: 30 out. 2021.

No que se refere à produção agropecuária e extrativista e a seus contextos econômicos, geográficos e culturais no estado de Sergipe, assinale a alternativa correta.

(A) A fruticultura irrigada é uma importante atividade econômica em Sergipe. Culturas como o abacaxi, a mangaba e a laranja são importantes na criação de impostos, mas geram pouco emprego em razão da mecanização.

(B) A produção de coco-da-baía é uma das principais culturas permanentes do estado de Sergipe. E a região do Platô de Neópolis, no Baixo São Francisco, é uma das principais produtoras de coco.

(C) As principais lavouras permanentes no estado de Sergipe são a cana-de-açúcar e o algodão, cultivados tanto na Zona da Mata quanto no sertão sergipano.

(D) A pesca de camarão, ostras e pescado é uma atividade extrativista intensiva na geração de emprego e renda.

(E) A grande produção do setor sucroalcooleiro coloca Sergipe como uma das unidades da Federação com maior quantidade de usinas, o que dá o título à Sergipe de “terra do açúcar e do álcool”.


IADES 2022 - QUESTÃO 20
Sergipe é uma das menores unidades da Federação em extensão territorial, maior apenas que o Distrito Federal. Porém, a pequena extensão territorial não significa que o estado tenha um potencial reduzido ou inexistente de produção de energia, a partir de recursos naturais locais. No que tange à geração de energia em Sergipe, assinale a alternativa correta.

(A) O setor sucroenergético em Sergipe é um grande produtor de álcool isopropílico, utilizado como combustível em veículos de motor flexível a gasolina e a álcool. Portanto, é um recurso natural renovável e de energia limpa.

(B) Em razão da pequena extensão territorial, o estado de Sergipe é dependente de fontes energéticas exploradas em outros estados do Nordeste, como as usinas de Sobradinho e Paulo Afonso na Bahia.

(C) A Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I é a maior planta energética que utiliza biocombustíveis na América Latina.

(D) A matriz energética do estado de Sergipe é diversa e contempla várias fontes, como hidroelétrica, petróleo, gás natural, solar, eólica e biocombustíveis.

(E) O maior parque eólico do estado localiza-se no Vale do São Francisco, principal região produtora de energia em Sergipe. Nesse Vale, além do parque eólico de Canindé, há também a usina hidroelétrica de Pedra do Cavalo, maior usina sergipana.



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

IADES 2022 - QUESTÃO 21
A Resolução CAU/BR no 18/2012 fixa procedimentos para, entre outros, “o registro temporário de profissionais brasileiros ou estrangeiros sem domicílio no Brasil, diplomados no exterior por instituição de arquitetura e urbanismo, com contrato temporário de trabalho no País”.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(A) Os profissionais poderão usar o título de arquiteto e urbanista e exercer as atividades profissionais que lhes competem somente após se registrarem no Conselho de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) sob cuja jurisdição, se encontrar o seu domicílio.

(B) Para efeito de registro no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU), fica dispensada a solicitação, junto às instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo, da listagem dos profissionais recém-formados.

(C) O registro para habilitação ao exercício profissional de arquitetos e urbanistas, diplomados no País por instituições de ensino superior de arquitetura e urbanismo oficialmente reconhecidas pelo poder público, será feito diretamente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR).

(D) O registro deve ser requerido pelo profissional diplomado no País, brasileiro ou estrangeiro portador de visto permanente, por meio de carta de solicitação do profissional interessado.

(E) Entre os documentos solicitados no requerimento de registro, instruído com suas vias originais e uma cópia, consta prova de regularidade com a justiça eleitoral, mesmo que estrangeiro.


IADES 2022 - QUESTÃO 22
O anexo da Resolução CAU/BR no 21/2012 dispõe acerca do “glossário de atividades e atribuições estabelecidas no art. 2o da Lei no 12.378/2010, e no art. 3o da Resolução no 21/2012”, e afirma que

(A) caderno de especificações é o único instrumento que estabelece as condições para a execução dos orçamentos de serviços e materiais das obras, para os clientes.

(B) assistência técnica é a atividade que consiste na prestação de serviços em geral, para o conserto de eletrodomésticos e outros equipamentos.

(C) avaliação pós-ocupação é a atividade que consiste na avaliação do real estado físico dos ambientes e (ou) imóveis alugados.

(D) caderno de encargos é o instrumento que estabelece os requisitos, as condições e as diretrizes técnicas e administrativas para o pagamento de impostos.

(E) as built é a revisão do projeto conforme executado, objetivando sua regularidade junto aos órgãos públicos, ou sua atualização e manutenção, ao término da construção, fabricação ou montagem da obra.


IADES 2022 - QUESTÃO 23
A Resolução CAU/BR no 28/2012 dispõe acerca do registro referente à alteração e à baixa de registro de pessoa jurídica de arquitetura e urbanismo nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) e dá outras providências. A respeito do que dispõe esse texto, assinale a alternativa correta.

(A) As pessoas jurídicas referidas no parágrafo anterior deverão fornecer ao CAU/UF, cobrando deste, sempre que necessário, os custos relativos a informações necessárias à verificação e à fiscalização do exercício profissional da arquitetura e urbanismo.

(B) Não se enquadram, na situação desse artigo, as seções técnicas das pessoas jurídicas de direito privado e das de direito público, dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações que desenvolvam atividades privativas de arquitetos e urbanistas ou compartilhadas entre estes e outras profissões regulamentadas, no caso de terem entre seus responsáveis técnicos arquitetos e urbanistas.

(C) A pessoa jurídica que, na forma de seus atos constitutivos ou em razão do objeto social ou das atividades efetivamente desenvolvidas, mantenha seção técnica por meio da qual preste ou execute, para si ou para terceiros, obras ou serviços técnicos que se enquadrem nas atividades, atribuições ou campos de atuação profissional da arquitetura e urbanismo, está obrigada ao registro da referida seção no CAU/UF da localidade da sua sede.

(D) O registro de seção técnica de arquitetura e urbanismo no CAU/UF deverá ser requerido em carta registrada endereçada ao Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU), à qual deve ser anexada a seguinte documentação: a) ato constitutivo da pessoa jurídica e, se houver, da seção técnica; b) comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da pessoa jurídica a que a seção técnica se vincula; e c) Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de Cargo ou Função do responsável técnico pela seção técnica.

(E) Como informado no parágrafo único, para a validação do RRT de cargo ou função, não será necessária a comprovação de vínculo entre o responsável técnico e a pessoa jurídica, por meio de contrato social, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), portaria de nomeação ou contrato de prestação de serviços e, se for o caso, observância do salário mínimo profissional de que trata a Lei no 4.950-A.


IADES 2022 - QUESTÃO 24
O capítulo I, das Disposições Preliminares, da Resolução CAU/BR nº 91/2014, e seus artigos 1º e 2º dispõem acerca do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Com base no disposto nos referidos artigos, assinale a alternativa correta.

(A) A elaboração de projetos, a execução de obras e a realização de quaisquer outros serviços técnicos no âmbito da arquitetura e urbanismo, que não envolvam competência privativa de arquitetos e urbanistas ou atuação compartilhada destes com outras profissões regulamentadas, não ficam sujeitas ao RRT nos termos dessa resolução, em conformidade com a Lei nº 12.378/2010.

(B) O RRT deverá ser efetuado conforme algumas condições de tempestividade, por exemplo, quando se tratar de atividade técnica do item 2 (Grupo “Execução”) do art. 3 da Resolução CAU/BR nº 21/2012, segundo o qual o RRT deverá ser efetuado antes do início da atividade.

(C) O RRT deverá ser efetuado conforme algumas condições de tempestividade, por exemplo, quando se tratar de atividades dos itens 1 e 4 (Grupos: “Projeto” e “Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano”) e das atividades 3.1, 7.8.12 e 7.8.13 (coordenação e compatibilização de projetos, projeto de sistema de segurança e projeto de proteção contra incêndios) do art. 3º da Resolução CAU/BR nº 21/2012, segundo o qual o RRT deverá ser efetuado antes do início da atividade.

(D) O RRT não identifica, para todos os efeitos legais, o responsável pela realização de atividade técnica no âmbito da arquitetura e urbanismo.

(E) Em conformidade com o que dispõe o art. 47 da Lei no 12.378/2010, as providências relativas ao RRT são de responsabilidade exclusiva do cliente contratante do arquiteto e urbanista ou da pessoa jurídica de arquitetura e urbanismo.


IADES 2022 - QUESTÃO 25
Os arts. 7º e 8o da Resolução CAU/BR no 91/2014, em seus textos, dispõem quanto às formas de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(A) O RRT individual é emitido quando a atividade técnica constituinte é realizada por um grupo de arquitetos e urbanistas.

(B) O RRT de equipe é emitido quando mais de um arquiteto e urbanista realiza a mesma atividade técnica e assinam o mesmo e único RRT, por meio do qual assumem, de forma solidária, a corresponsabilidade técnica pela atividade considerada.

(C) O RRT social é emitido quando se constitui de atividades técnicas do grupo de projeto para residências com área total de construção de até 150 m², destinadas à moradia de famílias de baixa renda.

(D) No RRT de equipe, os nomes dos profissionais serão vinculados, sendo que o primeiro a assinar o RRT será o líder de projeto, o segundo, o vice-líder, e assim sucessivamente até que todos tenham assinado, tornando-se todos corresponsáveis.

(E) No RRT social, o profissional deverá identificar as atividades técnicas por meio de declaração a ser firmada no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU).


IADES 2022 - QUESTÃO 26
Segundo os textos dos arts. 8º e 9º da Resolução CAU/BR nº 91/2014, que dispõe em relação ao Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) referente a projetos, a obras e aos demais serviços técnicos no âmbito da arquitetura e urbanismo, assinale a alternativa correta.

(A) O art. 9º, § 3º instrui que será cobrada a devida taxa para o RRT derivado.

(B) São atividades de engenharia de segurança do trabalho, entre outras, vistoria, perícia, avaliação, laudo técnico de condições da vista e paisagem do trabalho e laudo de inspeção sobre atividades insalubres.

(C) Para a efetivação do RRT, será exigido, previamente, o recolhimento da taxa correspondente, cabendo o recolhimento de uma taxa única de RRT de equipe.

(D) São atividades de arquitetura e urbanismo, entre outras, o levantamento arquitetônico, o levantamento paisagístico e o inventário patrimonial.

(E) O art. 9º, § 5º, estipula que o prazo de vencimento do documento de arrecadação bancária (boleto) para recolhimento da taxa do RRT, ou taxa de expediente para análise e aprovação do requerimento de RRT, será de 45 dias para o sacado da pessoa física do arquiteto e urbanista ou da pessoa jurídica de arquitetura e urbanismo contratada, e de 10 dias para o sacado da pessoa jurídica de direito público contratante.


IADES 2022 - QUESTÃO 27
A Resolução CAU/BR nº 93/2014 dispõe quanto à emissão de certidões pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados (CAU/UF) e do Distrito Federal (CAU/DF), e os arts. de 2º a 7º, estabelecem quais são as certidões de acervo dos profissionais de arquitetura e urbanismo.

Com base no disposto, assinale a alternativa correta.

(A) A Certidão de Acervo Técnico de arquitetura e urbanismo é o instrumento que certifica.

(B) CND é a Certidão Negativa de Desenhos.

(C) A CAT deverá ser solicitada por meio de carta registrada, endereçada ao Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU), com a indicação dos Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) que a constituirão e declaração do arquiteto e urbanista responsável de que as atividades neles registradas foram efetivamente realizadas e concluídas.

(D) A CAT será emitida com base nas informações constantes dos RRT que a constituem e do requerimento preenchido no SICCAU, sendo aquelas de inteira responsabilidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região de domicílio do titular da certidão (CAU/UF ou CAU/DF).

(E) CAT é a Certidão de Artes e Técnica.


IADES 2022 - QUESTÃO 28
Conforme o texto do art. 9º, da Resolução CAU/BR nº 93/2014, que dispõe acerca das informações contidas na Certidão de Acervo Técnico, é correto afirmar que nela consta

(A) o número da certidão de nascimento do profissional de arquitetura e urbanismo.

(B) o estilo de construção de cada um dos projetos das edificações constantes na certidão.

(C) a data de obtenção do título de arquiteto e urbanista.

(D) somente as edificações com área superior a 200 m².

(E) somente as edificações que não fazem parte daquelas comtempladas com o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) social.


IADES 2022 - QUESTÃO 29
A Resolução do CAU/BR no 177/2019 dispõe acerca dos tipos de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), quanto ao RRT mínimo e ao RRT retificador, cria o RRT social e, em seu art. 8º, diferencia o RRT mínimo do social.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(A) O RRT mínimo é emitido, quando se constituir de atividades técnicas, em formulário resumido.

(B) O RRT social é emitido, quando se constituir de atividades técnicas relativas aos itens de projeto, execução e especiais, desde que referentes a edificações com área útil ou área de intervenção de até 70 m².

(C) O RRT mínimo é emitido, quando se constituir de atividades técnicas, para pequenas edificações, com área inferior a 37 m².

(D) O RRT social é emitido, quando se constituir de atividades técnicas realizadas em edificação residencial unifamiliar, com área total de construção de até 120 m², vinculada a programa de Habitação de Interesse Social (HIS) ou destinada à moradia de família de baixa renda.

(E) O RRT mínimo é emitido, quando se constituir de atividades técnicas realizadas em conjunto habitacional ou edificação residencial multifamiliar, vinculado a programa de Habitação de Interesse Social (HIS) e que se enquadre nas Leis Federais nº 11.124/2005, nº 11.888/2008, no 13.465/2017, ou em legislações correlatas vigentes.


IADES 2022 - QUESTÃO 30
Segundo a Lei Federal no 14.133/2021, assinale a alternativa correta.

z(A) É permitido ao agente público designado para atuar na área de licitações e contratos estabelecer preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou do domicílio doslicitantes.

(B) Para os fins da Lei Federal nº 14.133/2021, considera-se órgão a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.

(C) Concurso é a modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis oulegalmente apreendidos a quem oferecer a maior oferta.

(D) A Lei Federal no 14.133/2021 aplica-se à compra, inclusive por encomenda.

(E) O processo de licitação observará as seguintes fases sequenciais: divulgação do edital de licitação; preparatória; apresentação de propostas e lances, quando for o caso; habilitação; julgamento; homologação; e


IADES 2022 - QUESTÃO 31
De acordo com as licitações e os contratos administrativos regidos pela Lei Federal nº 14.133/2021, acerca de sua gestão, fiscalização, execução e de seus princípios informativos, assinale a alternativa correta.

(A) Durante a vigência do contrato, é permitido ao contratado contratar cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de dirigente do órgão ou da entidade contratante, ou de agente público que desempenhe função na licitação ou que atue na fiscalização ou na gestão do contrato, sendo facultado a essa permissão constar no edital de licitação.

(B) No âmbito da fase preparatória do processo licitatório, o edital deverá conter o objeto da licitação e as regras relativas à convocação, ao julgamento, à habilitação, aos recursos e às penalidades da licitação, à fiscalização e à gestão do contrato, à entrega do objeto e às condições de pagamento.

(C) Ainda que seja inviável a competição, em especial nos casos de fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços, a licitação mantém-se exigível em função do princípio da supremacia do interesse público.

(D) Os contratos regidos pela Lei Federal no 14.133/2021 regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito privado, e a eles serão aplicados, supletivamente, os princípios e as disposições de direito público.

(E) Em todo contrato regido pela Lei Federal nº 14.133/2021, são facultativas as cláusulas que estabeleçam a vinculação ao edital de licitação e à proposta do licitante vencedor ou ao ato que tiver autorizado a contratação direta e a respectiva proposta.


IADES 2022 - QUESTÃO 32
Quando a vontade emana de agente da Administração Pública, ou dotado de prerrogativas desta, e o conteúdo propicia a produção de efeitos jurídicos com finalidade pública, o instituto jurídico em comento é o

(A) ato da Administração.

(B) fato administrativo.

(C) ato administrativo.

(D) ato jurídico.

(E) fato jurídico.


IADES 2022 - QUESTÃO 33
Quando o administrador público pratica conduta ilegítima, atuando fora dos objetivos, de forma expressa ou implicitamente traçados em lei, trata-se de

(A) uso do poder.

(B) exercício do poder.

(C) aplicação do poder-dever de agir.

(D) exercício do poder de polícia.

(E) abuso de poder.


IADES 2022 - QUESTÃO 34
Assinale a alternativa que corresponde a um direito do usuário dos serviços públicos da administração pública.

(A) Prestação de informações pertinentes ao serviço prestado quando solicitadas.

(B) Obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação.

(C) Atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade.

(D) Obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet.

(E) Participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços.


IADES 2022 - QUESTÃO 35
Assinale a alternativa que corresponde à pessoa física ou à pessoa jurídica que se beneficia ou se utiliza, efetiva ou potencialmente, do serviço público da administração pública.

(A) Serviço público

(B) Manifestação

(C) Administração pública

(D) Usuário

(E) Agente público


IADES 2022 - QUESTÃO 36
Serviço público de qualidade é aquele que obedece aos princípios da

(A) urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia.

(B) presteza, eficiência, tolerância e ética.

(C) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

(D) cortesia, atenção, apresentação e interesse.

(E) cortesia, respeito, decoro e urbanidade.


IADES 2022 - QUESTÃO 37
É comum o uso de ferramentas de pesquisa na internet para buscar informações novas. Atualmente, a plataforma de buscas mais utilizada, no Brasil, é o Google. Considere a situação em que se deseja realizar uma busca por baterias para alimentação elétrica, mas, ao realizar essa pesquisa, foram retornadas páginas que faziam referência ao instrumento musical de mesmo nome. Assumindo que essa busca será realizada por meio da plataforma de busca Google, assinale a alternativa correspondente ao texto que deve ser digitado para que os resultados retornados sejam apenas aqueles que não incluem a palavra “instrumento”.

(A) bateria -instrumento
(B) bateria: instrumento
(C) bateria * instrumento
(D) bateria “instrumento”
(E) bateria instrumento


IADES 2022 - QUESTÃO 38
Muitas pessoas já passaram pela situação de fecharem acidentalmente alguma aba em seu navegador de internet. O Google Chrome possui um recurso que permite reabrir abas fechadas anteriormente, na ordem em que foram fechadas.

Qual dos atalhos a seguir realiza essa tarefa no sistema operacional Windows nesse navegador?

(A) Ctrl + n
(B) Ctrl + t
(C) Ctrl + Shift + n
(D) Ctrl + w
(E) Ctrl + Shift + t


IADES 2022 - QUESTÃO 39
Considere hipoteticamente que uma pessoa mal-intencionada realize uma ligação telefônica para um funcionário de determinada empresa e finja ser do suporte técnico do provedor de internet. Sem prestar muita atenção, o funcionário da empresa, que recebe a ligação, cede ao pedido do suposto técnico e fornece-lhe sua senha de acesso ao sistema da empresa, que foi requisitada sob o pretexto de realização de testes.

A partir desse momento, a pessoa mal intencionada tem a posse de uma senha que lhe dará acesso a arquivos confidenciais daquela empresa. Nesse caso, esse conhecido tipo de ataque denomina-se

(A) backdoor.
(B) engenharia social.
(C) DDoS.
(D) spoofing.
(E) DMA.


IADES 2022 - QUESTÃO 40
O serviço de armazenamento em nuvem, que é nativo do sistema operacional Windows 10 e já vem, por padrão, instalado é o (a)

(A) Google Drive.
(B) Dropbox.
(C) Apple iCloud Drive.
(D) Microsoft OneDrive.
(E) Amazon Drive.


IADES 2022 - QUESTÃO 41
De acordo com as disposições da Lei no 9.784/1999, assinale a alternativa correta.

(A) Nos processos administrativos, serão observados, entre outros, os critérios de atendimento afins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo quando autorizado em lei.

(B) Nos processos administrativos, serão observados, entre outros, os critérios de subjetividade no atendimento do interesse público, permitida a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

(C) São direitos do administrado expor os fatos conforme a verdade e proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé.

(D) Pode ser arguido o impedimento de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

(E) Têm legitimidade para interpor recurso administrativo as organizações e as associações representativas, no tocante a direitos e a interesses individuais de seus associados.


IADES 2022 - QUESTÃO 42
Conhecida como Estatuto das Cidades, a Lei Federal nº 10.257/2001 regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal e determina quais são os instrumentos urbanísticos da política urbana brasileira. A respeito do instrumento usucapião especial de imóvel urbano, assinale a alternativa correta.

(A) Esse direito poderá ser reconhecido ao mesmo possuidor por mais de uma vez.

(B) É permitido para áreas maiores que 250 m².

(C) O tempo mínimo necessário para adquirir o imóvel deverá ser de pelo menos cinco anos ininterruptamente e sem oposição.

(D) No caso de usucapião coletivo, o condomínio é passível de divisão entre os moradores.

(E) É dispensável a intervenção do Ministério Público na ação de usucapião especial urbana.


IADES 2022 - QUESTÃO 43
De acordo com a Lei Federal n o 10.257/2001, assinale a afirmativa correta.

(A) A cooperação entre governos e iniciativa privada é descartada pelo Estatuto das Cidades.

(B) Como se trata de uma legislação a respeito das cidades, a lei é omissa quanto à temática ambiental.

(C) Apesar de ser um problema nas cidades brasileiras, a especulação imobiliária não é tema tratado no Estatuto das Cidades.

(D) Deve ser aplicado a municípios maiores que 10 mil habitantes, exclusivamente.

(E) A justa distribuição dos benefícios e os ônus decorrentes do processo de urbanização é uma diretriz da lei.


IADES 2022 - QUESTÃO 44
A Lei Federal nº 11.888/2008 é conhecida como Lei da Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo. Acerca dessa lei, assinale a alternativa correta.

(A) A lei se furta a tratar da problemática da regularização fundiária.

(B) Os serviços de assistência técnica devem priorizar iniciativas sob regime de mutirão.

(C) É proibido o atendimento de serviços de assistência técnica em zonas habitacionais declaradas como de interesse social.

(D) A lei prevê o atendimento a famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

(E) Por se tratar de um trabalho voluntário, não é obrigatória a anotação de responsabilidade técnica para o projeto.


IADES 2022 - QUESTÃO 45
No que concerne à Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal n o 12.587/2012, assinale a alternativa correta.

(A) Estacionamentos públicos ou privados não fazem parte da infraestrutura de mobilidade urbana.

(B) Essa legislação omite-se em relação aos transportes privados que são acessados por meio de aplicativo de celular.

(C) Para essa lei, acessibilidade é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e de cargas no espaço urbano.

(D) O Plano de Mobilidade Urbana é desobrigado a contemplar núcleos urbanos informais consolidados existentes na cidade.

(E) A prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado é uma diretriz dessa política.


IADES 2022 - QUESTÃO 46
A Lei Federal no 11.124/2005 dispõe a respeito do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Em relação a essa lei, assinale a alternativa correta.

(A) O Banco do Brasil é o agente operador do FNHIS.

(B) Entre os benefícios do SNHIS, estão aqueles não caracterizados como subsídios financeiros destinados a reduzir ou cobrir o custo de construção de moradias.

(C) O beneficiário favorecido por programa realizado no âmbito do SNHIS poderá ser contemplado até duas vezes.

(D) É vedada a destinação de recursos do FNHIS para a produção de equipamentos comunitários em áreas caracterizadas de interesse social.

(E) Os recursos do FNHIS deverão ser aplicados de maneira centralizada, ou seja, da União para os projetos habitacionais.


IADES 2022 - QUESTÃO 47
A respeito da Lei Federal nº 12.608/2012, assinale a alternativa correta.

(A) O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil abrange as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas à proteção e à defesa civil.

(B) Compete aos estados vistoriar edificações e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das edificações vulneráveis.

(C) As políticas de ordenamento e ocupação do solo urbano independem da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

(D) A identificação e o mapeamento das áreas de risco competem aos estados e aos municípios.

(E) Os programas habitacionais promovidos pela União dispensam o atendimento a comunidades e moradores de área de risco.


IADES 2022 - QUESTÃO 48
A Lei Federal nº 11.445/2005 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. No que se refere a essa lei, assinale a alternativa correta.

(A) A limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos, realizados de maneira adequada, são parte dos serviços de saneamento básico.

(B) O sistema condominial se trata da rede coletora que atende a edifícios em altura e que necessitam de se consolidarem como condomínios para atendimento do esgotamento.

(C) Os recursos hídricos integram a rede pública de manejo das águas pluviais urbanas.

(D) Soluções executadas de maneira individual, como fossas sépticas, são consideradas parte do serviço público de saneamento básico.

(E) No caso de regiões metropolitanas, é obrigatório que cada município seja responsável exclusivamente pelo atendimento de saneamento básico dentro dos respectivos limites geográficos.


IADES 2022 - QUESTÃO 49
No que tange à Lei Federal nº 9.433/1997, assinale a alternativa correta.

(A) A água é um recurso natural ilimitado e de domínio público.

(B) É proibida a utilização dos recursos financeiros obtidos a partir da cobrança pelo uso dos recursos hídricos a fundo perdido, sob qualquer hipótese.

(C) A outorga pelo poder público é dispensada no caso de extração de aquífero subterrâneo para consumo final.

(D) Incentivar a captação e o aproveitamento das águas pluviais é um objetivo da Política Nacional de Recursos Hídricos.

(E) A perfuração de poços para extração de água subterrânea sem autorização não constitui uma norma de utilização de recursos hídricos.


IADES 2022 - QUESTÃO 50
Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros dessa Norma (ABNT/NBR nº 9.050) quanto às quantidades mínimas necessárias, à localização, às dimensões dos boxes, ao posicionamento e às características de peças, acessórios, barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível.

Os espaços, as peças e os acessórios devem atender aos conceitos de acessibilidade, como as áreas mínimas de circulação, de transferência e de aproximação, alcance manual, empunhadura e ângulo visual, definidos na Seção 4 e na Seção 7.

Com relação ao tema e ao disposto nas seções citadas, assinale a alternativa correta.

(A) Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem se localizar em rotas acessíveis, próximas à circulação principal, próximas ou integradas às demais instalações sanitárias, evitando estar em locais isolados para situações de emergências ou auxílio, e precisam ser devidamente sinalizados conforme Seção 5.

(B) Recomenda-se que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até o sanitário ou banheiro acessível seja de até 50 metros.

(C) Os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem possuir entrada independente, de modo a possibilitar que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária, acompanhada de uma pessoa do sexo oposto.

(D) Recomenda-se para locais de prática esportiva, terapêutica e demais usos (10.11 e 10.12), que os vestiários acessíveis excedentes sejam instalados nos banheiros coletivos, ou seja, que as peças acessíveis, como chuveiros, bacias sanitárias, lavatórios e bancos, estejam integrados aos demais.

(E) Devem ser instalados dispositivos de sinalização de emergência em sanitários, banheiros e vestiários acessíveis, atendendo ao disposto em 5.6.4.1.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Auxiliar de Fiscalização (Concurso IADES 2022 - CAU-SE) com Gabarito
Prova Auxiliar de Fiscalização (Concurso IADES 2022 - CAU-SE) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi7VFdsQoiqeu6gfpul8DAj6pIp5ESRGW4voGsKvHqthLxs0Xbuomo1e_ppAG80Apik6QhAod9JfTq8gmzEvJOJs_sdg9JPCL_p9qeYp0Nu-coHssmqCl9W1nSsNHLFwvG5q7xQQNDkw8WZgXh725nEEYJd0trA5u4gYWxlyJ2-7zNnqBUJlhSWxpAv=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi7VFdsQoiqeu6gfpul8DAj6pIp5ESRGW4voGsKvHqthLxs0Xbuomo1e_ppAG80Apik6QhAod9JfTq8gmzEvJOJs_sdg9JPCL_p9qeYp0Nu-coHssmqCl9W1nSsNHLFwvG5q7xQQNDkw8WZgXh725nEEYJd0trA5u4gYWxlyJ2-7zNnqBUJlhSWxpAv=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-auxiliar-de-fiscalizacao-concurso-iades-2022-cau-se-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-auxiliar-de-fiscalizacao-concurso-iades-2022-cau-se-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo