Prova de Nutrição (Residência USP 2023) com Gabarito

Prova de Nutrição (Residência USP 2023) com Gabarito OBS:  As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da US...
Residência USP

Prova de Nutrição (Residência USP 2023) com Gabarito

OBS: As questões de 01 à 15 são comuns a todas as demais provas desse Residência da USP, com isso você as encontra NESTA PÁGINA!

NUTRIÇÃO

USP 2023 - QUESTÃO 16
A faixa de distribuição aceitável de macronutrientes (AMDR - Acceptable Macronutrient Distribution Range) representa o percentual de consumo energético associado ao risco reduzido de doenças crônicas ao mesmo tempo que mantém o fornecimento de quantidade adequada de nutrientes essenciais ao organismo. 

Considere uma criança de 2 anos de idade com necessidade energética diária de 900 kcal e que está consumindo 30 g de gordura por dia. Assinale a alternativa que associa corretamente o percentual de consumo de lipídios em relação ao valor energético total (VET) e a classificação de adequação quanto à AMDR de lipídios para crianças de 1 a 3 anos de idade: 

(A) 13%, adequado. 

(B) 13%, inadequado. 

(C) 27%, adequado. 

(D) 30%, inadequado. 

(E) 30%, adequado.


USP 2023 - QUESTÃO 17
As DRIs (Dietary Reference Intakes) são um conjunto de valores de referência de ingestão de nutrientes, estabelecidos e usados para o planejamento e a avaliação de dietas de indivíduos ou grupos de indivíduos saudáveis.

As DRIs de vitamina A para crianças de 1 a 3 anos de idade, em µg RAE*/dia, são: 

*RAE = Equivalente da atividade de retinol 

• Necessidade média estimada (EAR - Estimated Average Requirement): 210 
• Ingestão dietética recomendada (RDA - Recommended Dietary Allowance): 300 
• Nível máximo de ingestão tolerável (UL - Tolerable Upper Intake Level): 600 

Quais os valores de referência de vitamina A mais adequados, respectivamente, para o planejamento dietético e para a meta de ingestão máxima com segurança de uma criança saudável de 1 ano e 6 meses de idade? 

(A) 210 µg RAE/dia; 300 µg RAE/dia. 

(B) 210 µg RAE/dia; 600 µg RAE/dia. 

(C) 300 µg RAE/dia; 600 µg RAE/dia.

(D) 300 µg RAE/dia; 800 µg RAE/dia. 

(E) 600 µg RAE/dia; 800 µg RAE/dia. 


USP 2023 - QUESTÃO 18
Em relação à avaliação antropométrica, considera-se que um adolescente de 14 anos do sexo masculino está com sobrepeso quando (A) seu escore-z de estatura para a idade é menor do que -2. 

(B) seu escore-z de peso para estatura está entre +2 e +3. 

(C) seu índice de massa corporal (IMC) é >= 25 e < 30 kg/m². 

(D)seu IMC é >= 30 kg/m². 

(E) seu escore-z de IMC para idade é > +1 e <= +2.


USP 2023 - QUESTÃO 19
Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população do Brasil, é essencial que a/o nutricionista atente para a saúde dos idosos brasileiros e suas peculiaridades. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao cuidado nutricional de idosos:

(A) Além do índice de massa corporal (IMC), é recomendada a aferição do perímetro da panturrilha, como medida mais sensível para a avaliação da massa muscular.

(B) IMC = 20 kg/m² denota eutrofia. 

(C) IMC = 26 kg/m² denota sobrepeso. 

(D) A perda de peso não intencional é comum, de modo que não deve ser fator preocupante a não ser que a classificação de IMC reflita baixo peso. 

(E) Em casos de dificuldade de mastigação, deve-se orientar que alimentos sejam cozidos com bastante água e por muito tempo para garantir consistência adequada. 


USP 2023 - QUESTÃO 20
Segundo o “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos” (2019), é recomendado que a alimentação complementar 

(A) não inclua vísceras e miúdos antes de 12 meses de idade. 

(B) seja ofertada em três refeições ao dia até o bebê completar 7 meses.

(C) seja ofertada em refeições com horários rígidos, de modo a criar uma rotina alimentar. 

(D) contenha papas salgadas liquidificadas, respeitando a variedade local de alimentos. 

(E) seja iniciada com suco natural de fruta. 


USP 2023 - QUESTÃO 21
A retirada de leite materno permite a oferta deste importante alimento à criança em situações em que a lactante retorna ao trabalho, por exemplo. Além disso, tal prática ajuda a manter a produção de leite materno e pode garantir mais conforto à mulher em relação ao processo de lactogênese. Segundo o “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos” (2019), o leite materno retirado 

(A) pode ser armazenado em congelador ou freezer por até 15 dias e deve ser fervido antes de ser ofertado à criança. 

(B) deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de metal previamente fervidos por 15 minutos a partir do início da ebulição. 

(C) pode ser armazenado na porta da geladeira por até 12 horas e não deve ser fervido antes de ofertado à criança. 

(D) deve ser ofertado imediatamente para a criança no copo ou colher, não podendo ser armazenado. 

(E) pode ser armazenado em frasco de vidro com tampa plástica na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira, por até 12 horas.


USP 2023 - QUESTÃO 22
Segundo o documento “Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica” (2015), o exercício da vigilância alimentar e nutricional deve ser contínuo e sistemático, com o propósito de melhoria dos processos de trabalho, subsidiando o planejamento de ações relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável.

Para tanto, uma das ferramentas utilizadas é o cálculo de indicadores do consumo alimentar para a população assistida pela equipe de saúde, conforme exemplo a seguir: 

Crianças até 5 meses e 29 dias que receberam apenas leite materno 
___________________________________________ 
Total de crianças até 5 meses e 29 dias 

Nesse contexto, os indicadores do consumo alimentar 

(A) são utilizados para auxiliar o diagnóstico individual, sendo importantes ferramentas de gestão das ações de alimentação e nutrição. 

(B) são produzidos a partir de um formulário único aplicável a todas as pessoas atendidas nos serviços de atenção primária à saúde. 

(C) auxiliam no diagnóstico coletivo e subsidiam a análise e a formulação de políticas, bem como as ações de alimentação e nutrição com base na realidade local.

(D)são produzidos a partir dos dados coletados em hospitais terciários e utilizados para nortear condutas clínicas. 

(E) são produzidos apenas para crianças menores de 5 anos de idade, faixa etária essencial na formação de hábitos alimentares saudáveis.


USP 2023 - QUESTÃO 23
Uma mulher adulta portadora de diabetes mellitus tipo 1 realizou as três refeições descritas a seguir. 

Considerando o método por substituições para fazer a contagem de carboidratos de uma refeição, no qual é recomendado o uso de 1 unidade de insulina (UI) rápida ou ultrarrápida para cada escolha de carboidrato, assinale a correta correspondência de refeição e UI de que ela precisará:

Uma mulher adulta portadora de diabetes mellitus tipo 1 realizou as três refeições descritas a seguir.

(A) 2-i. 
(B) 1-i. 
(C) 3-ii. 
(D) 1-ii.
(E) 2-iii.


USP 2023 - QUESTÃO 24
A segurança alimentar é essencial para garantir que o alimento não seja veículo para doenças. O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é uma ferramenta 

(A) para rastrear a contaminação de alimentos quando há comprometimento da saúde do consumidor. 

(B) de alto custo que oferece garantia na prevenção de problemas causados pela ingestão de alimentos. 

(C) para a inspeção microbiológica do produto alimentício final. 

(D) baseada nos pontos críticos de produção, incluindo o treinamento de boas práticas de higiene para manipuladores de alimentos. 

(E) que frequentemente inclui o monitoramento de tempo e temperatura durante a produção de alimentos.


USP 2023 - QUESTÃO 25
Segundo Abreu et al. (2009), unidade de alimentação e nutrição (UAN) é um conjunto de áreas com o objetivo de operacionalizar o provimento nutricional de coletividades. 

Sobre a gestão de uma UAN e as funções de um nutricionista que trabalha nessa área, é correto afirmar: 

(A) Concessão é a forma de gerenciamento representada quando a própria empresa possui e gerencia a UAN. 

(B) No sistema de distribuição de refeições centralizado, as refeições são produzidas em uma cozinha central e então distribuídas para outro local. 

(C) O nutricionista de UAN tem funções e responsabilidades relacionadas a planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação.

(D) É ideal que o nutricionista de UAN realize o planejamento do cardápio semanalmente, para melhor identificar repetições de ingredientes, alimentos ou formas de preparo. 

(E) Na cozinha dietética de uma UAN hospitalar são preparadas as dietas para os colaboradores, acompanhantes e pacientes sem demanda de modificações na dieta.


USP 2023 - QUESTÃO 26
Uma gestante adulta está em acompanhamento nutricional devido a diagnóstico nutricional de obesidade desde o início da gravidez. Seus dados antropométricos da quinta semana de gestação única são:

Peso: 80 kg; Altura: 1,58 m 
Índice de massa corporal (IMC) = 32 kg/m²

Sobre as recomendações relacionadas ao seu estado nutricional, é correto afirmar:

(A) Como o estado nutricional é de obesidade, deve haver ganho de peso na gestação de, no máximo, 4 kg. 

(B) Como o estado nutricional de obesidade é um fator de risco gestacional, deve-se visar à perda de peso durante a gestação. 

(C) A recomendação de ganho de peso total na gestação refere-se principalmente ao feto, sendo independente do estado nutricional da gestante. 

(D) Sua classificação de estado nutricional é um fator de risco gestacional que requer encaminhamento ao pré-natal de alto risco. 

(E) O excesso de peso materno é fator de risco para diabetes gestacional, aumento da pressão arterial e está relacionado ao aumento de partos cesáreos.


USP 2023 - QUESTÃO 27
Segundo o documento do Ministério da Saúde “Atenção ao pré-natal de baixo risco” (2013), assinale a alternativa correta quando à recomendação de orientações nutricionais para gestantes e puérperas: 

(A) É recomendado que a gestante faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches por dia, evitando ficar mais do que 3 horas sem comer.

(B) Em casos de hiperêmese gravídica, o consumo de bebidas geladas com gás ou que contenham cafeína deve ser orientado para ajudar na melhoria dos sintomas. 

(C) A anemia durante a gestação decorre de aumento do consumo de ferro pelo organismo, não cabendo orientações dietéticas nesses casos. 

(D) Adoçantes artificiais não devem ser utilizados durante a gestação, mesmo se houver o diagnóstico de diabetes gestacional. 

(E) Incentivar a amamentação para todas as puérperas, pois não há contraindicações para o aleitamento materno. 


USP 2023 - QUESTÃO 28
Segundo Furtado (2009), abordar o tema da colaboração no contexto da interprofissionalidade implica considerar duas forças antagônicas: um polo é a lógica profissional e o outro érepresentado pela lógica da colaboração. A lógica profissional 

(A) promove redução da autonomia individual. 

(B) tenta garantir um mercado definido e inviolável.

(C) é baseada na colaboração profissional, com o compartilhamento de experiências e habilidades. 

(D) traz a percepção de que a abordagem global é não linear e multissetorial. 

(E) é centrada em usuários e não em papéis profissionais.


USP 2023 - QUESTÃO 29
A vigilância alimentar e nutricional (VAN) tem como propósito subsidiar a construção de práticas de cuidado que apoiem indivíduos, famílias e comunidade na promoção de sua saúde, na prevenção e no tratamento de agravos e doenças relacionados à alimentação e nutrição. Sobre práticas de cuidado nutricional que têm a comunidade como sujeito de abordagem, é correto afirmar: 

(A) Fazem parte do escopo de atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que trabalham tanto no âmbito individual quanto no coletivo.

(B) Referem-se apenas ao local físico onde os profissionais executam as ações de cuidado, a exemplo de escolas, creches e centros de acolhimento de idosos. 

(C) Devem ter a comunidade como foco exclusivo, não podendo ser concomitantemente associadas a ações de caráter específico para indivíduos. 

(D) Um exemplo é a realização de orientação sobre os princípios da alimentação saudável na gestação para uma gestante residente em determinada comunidade. 

(E) A comunidade deve ser olhada como um somatório de pessoas ou de famílias para a produção do cuidado nutricional.


USP 2023 - QUESTÃO 30
Enquanto política pública, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pode ocorrer em diversos setores. Ações de EAN deverão obedecer aos princípios do “Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas” (2012) somados aos princípios organizativos e doutrinários do setor no qual está inserida.

São princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional: 

(A) Diversidade dos cenários da prática e o direito à alimentação escolar. 

(B) Intersetorialidade e promoção do autocuidado e da autonomia.

(C) Conservação dos ecossistemas naturais e recomposição dos ecossistemas modificados. 

(D) Seguridade social e contribuição na redução das desigualdades de gênero. 

(E) Apoio à biodiversidade e universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada.


USP 2023 - QUESTÃO 31
A comunicação ultrapassa os limites da transmissão de informações e a forma verbal, compreendendo o conjunto de processos mediadores da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Nesse sentido, segundo o “Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas” (2012), a comunicação no contexto da EAN, para ser efetiva, deve ser pautada em 

(A) relações verticais. 

(B) construção individualizada de saberes e práticas. 

(C) monitoramento ocasional dos resultados. 

(D) uso de linguagem científica. 

(E) busca de soluções contextualizadas.


USP 2023 - QUESTÃO 32
O “Manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica sobre a Alimentação Cardioprotetora” (2018) apresenta recomendações para a promoção de padrões alimentares cardioprotetores. Sobre as recomendações do documento, é correto afirmar: 

(A) Seguem o padrão alimentar mediterrâneo e a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hipertension). 

(B) São condizentes com a realidade brasileira, respeitando a regionalidade, a cultura e os hábitos alimentares locais.

(C) Apoiam-se na diretriz global para indivíduos com doenças cardiovasculares definida pela Organização Mundial de Saúde. 

(D) Foram elaboradas para pessoas com quaisquer doenças cardíacas, incluindo insuficiência cardíaca e arritmias. 

(E) São contraindicadas para pessoas com obesidade ou diabetes mellitus tipo 2 descompensada. 


USP 2023 - QUESTÃO 33
O “Manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica sobre a Alimentação Cardioprotetora” (2018) classifica os alimentos em verde, amarelo, azul e vermelho. 

Sobre o grupo azul, é correto afirmar: 

(A) É composto por alimentos in natura, minimamente processados e processados.

(B) São alimentos considerados temperos e utilizados em preparações culinárias, como açúcar e sal. 

(C) Contêm substâncias cardioprotetoras, como antioxidantes, mas sem relevância energética no consumo diário. 

(D) Devem ser consumidos em alta quantidade, pois são considerados cardioprotetores. 

(E) É composto por alimentos ultraprocessados com baixas densidades de gordura saturada e colesterol. 


USP 2023 - QUESTÃO 34
No contexto da intervenção alimentar e nutricional, a efetividade das orientações depende da clareza das mensagens, mas não se resume a ela. Solymos (2006) discute a necessidade da adesão do sujeito alvo de intervenção para a efetividade dessas orientações. Segundo a autora, para promover a adesão e colaborar com o sucesso da intervenção, a/o nutricionista deve 

(A) evitar lidar com a subjetividade do sujeito, focando-se nos aspectos nutricionais. 

(B) responsabilizar-se totalmente pela intervenção, assumindo todo o processo de planejamento. 

(C) investir em campanhas de promoção ao consumo de frutas e verduras. 

(D) focar-se nas condições externas que afetam a alimentação, buscando mudanças no ambiente. 

(E) reconhecer as experiências vividas da pessoa e sua liberdade no processo.


USP 2023 - QUESTÃO 35
A atenção nutricional como parte do Projeto Terapêutico Singular (PTS) vale-se tanto de ofertas originárias do campo da nutrição, da experiência do nutricionista e de sua visão de mundo, quanto das demandas trazidas por outros profissionais e pelos sujeitos envolvidos. Sobre o PTS, é correto afirmar: 

(A) É um instrumento de organização dos serviços de saúde. 

(B) É dedicado às situações com menor grau de complexidade. 

(C) Valoriza o diagnóstico biomédico em detrimento do contexto social. 

(D) É uma oportunidade de desempenhar a função de apoio matricial.

(E) É composto pelas etapas de diagnóstico, prescrição e finalização do caso. 


USP 2023 - QUESTÃO 36
As metas de consumo populacional de nutrientes representam a média de consumo da população que é julgado como consistente com a manutenção da saúde em uma população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quais os valores, em gramas, da recomendação de ingestão de ácidos graxos saturados e de açúcares livres, respectivamente, para uma pessoa com recomendação de consumo energético de 1.800 kcal? 

(A) <2g e <4,5g. 
(B) <4g e <9g. 
(C) <18g e <18g. 
(D) <20g e <36g. 
(E) <20g e <45g.


USP 2023 - QUESTÃO 37
A formulação de guias alimentares é estruturada e guiada por princípios. O “Guia Alimentar para a População Brasileira” (2014) apoia-se em cinco princípios, sendo um deles sobre a relação entre alimentação saudável e sistemas alimentares saudáveis.

Segundo o guia, são características do sistema alimentar hegemônico atual: 

(A) Apoiar-se em técnicas tradicionais e eficazes de cultivo e manejo do solo. 

(B) Realizar o cultivo consorciado de vários alimentos combinado à criação de animais. 

(C) Ser composto por rede de distribuição de grande capilaridade integrada por mercados, feiras e pequenos comerciantes. 

(D) Basear-se em monoculturas que fornecem matérias-primas para alimentos ultraprocessados.

(E) Depender de pequenas extensões de terra, com uso intenso de mecanização e alto consumo de água.


USP 2023 - QUESTÃO 38
O “Guia Alimentar para a População Brasileira” (2014) apresenta três orientações sobre a comensalidade. Os benefícios da adoção dessas orientações são vários, incluindo melhor digestão dos alimentos e maior prazer com a alimentação. São orientações do guia: 

(A) Comer com regularidade e atenção e em ambientes apropriados.

(B) Comer alimentos tradicionais e treinar habilidades culinárias. 

(C) Não deixar saleiro à mesa e fazer pelo menos três refeições ao dia. 

(D) Calcular porções segundo grupos alimentares e escolher alimentos diversos e coloridos. 

(E) Atentar-se às temperaturas dos alimentos servidos e não comer realizando outras atividades. 


USP 2023 - QUESTÃO 39
A segunda versão da “Política Nacional de Alimentação e Nutrição” (PNAN), lançada em 2013, tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, aos quais se somam seus princípios. São princípios que orientam a PNAN: 

(A) Universalidade; respeito à diversidade e à cultura alimentar; vigilância alimentar e nutricional. 

(B) Integralidade; fortalecimento da autonomia dos indivíduos; atenção nutricional. 

(C) Equidade; segurança alimentar e nutricional com soberania; descentralização.

(D) Intersetorialidade; direito à alimentação escolar; humanização. 

(E) Participação popular; educação permanente; territorialização. 


USP 2023 - QUESTÃO 40
O conceito de apoio matricial foi proposto dentro de uma linha de pesquisa voltada para a reforma das organizações e do trabalho em saúde no Brasil. Posteriormente, essa metodologia de gestão do cuidado foi adotada em serviços e programas de saúde no Sistema Único de Saúde. O apoio matricial tem como objetivo: 

(A) Organizar a atenção em saúde em departamentos, diretorias ou coordenações segundo especialidades. 

(B) Definir normas e protocolos para a padronização de condutas de cuidado. 

(C) Criar relações do tipo vertical, em que a comunicação entre os níveis ocorre por informes escritos. 

(D) Oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. 

(E) Ampliar as possibilidades de construção de vínculo entre profissionais e usuários.


COMENTÁRIOS

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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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INDAGAÇÃO: Prova de Nutrição (Residência USP 2023) com Gabarito
Prova de Nutrição (Residência USP 2023) com Gabarito
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