Prova EsPCEx 2021 (1º e 2º Dias) com Gabarito

Prova EsPCEx 2021 (1º e 2º Dias) com Gabarito
EsPCEx

Prova EsPCEx 2021 (1º e 2º Dias) com Gabarito

1º DIA - MODELO A

PORTUGUÊS

E a indústria de alimentos na pandemia?

O editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado por professores da QueenMary University of London, na Inglaterra, propõe uma reflexão tão interessante que vale provocá-la entrenós, aqui também: a pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outrapandemia, a de obesidade.

O excesso de peso, por si só, já é um fator de risco importante para o agravamento da infecção peloSars-CoV 2, como lembram os autores. A probabilidade de uma pessoa com obesidade severa morrer deCovid-19 chega a ser 27% maior do que a de indivíduos com obesidade grau 1, isto é, com um índice demassa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado, de acordo com a plataforma de registrosOpenSAFELY.

O editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação entre a má evolução de certos casos de Covid-19 e a obesidade. No entanto, o que mais destaca é o ambiente obesogênico que o novo coronavírus encontrou no planeta.

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde. E, assim, os autores apontam o dedo para a indústria de alimentos que, em sua opinião, em todo o globo não parou de promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar, uma quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.

A crítica do editorial é mesmo cortante: “Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa não apenas pela pandemia de obesidade como pelos casos mais graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras”, está escrito. 

E os autores cobram medidas, lembrando que o confinamento exigido pela Covid-19 aparentemente piorou o estado nutricional das pessoas, em parte pela falta de acesso a alimentos frescos, em outra parte porque o pânico fez muita gente estocar itens ultraprocessados em casa, já que esses costumam ter maior vida de prateleira, inclusive na despensa.

Mas o que deixou os autores realmente desconfortáveis foram as ações de marketing de algumas marcas nesses tempos desafiadores. Todas, claro, querendo demonstrar o seu envolvimento com iniciativas de responsabilidade social, mas dando tiros que, para olhos mais atentos, decididamente saíram pela culatra. Por exemplo, quando uma indústria bem popular na Inglaterra distribuiu nada menos do que meio milhão de calóricos donuts para profissionais na linha de frente do National Health Service britânico. A impressão é de que as indústrias de alimentos verdadeiramente preocupadas com a população, cada vez mais acometida pela obesidade, deveriam aproveitar a crise atual para botar a mão na consciência, parar de promover itens pouco saudáveis e reformular boa parte do seu portfólio. As mortes por Covid-19 dão a pista de que essa é a maior causa que elas poderiam abraçar no momento.
Fonte: Adaptado de https://abeso.org.br/e-a-industria-de-alimentos
-na-pandemia. Publicado em 30 de junho de 2020.
Acessado em 09 Mar 21.

GLOSSÁRIO: O termo “ambiente obesogênico” foi criado pelo professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os Obesogênicos os responsáveis por contribuir no ganho de peso sem que o indivíduo tenha consciência de que está engordando.

QUESTÃO 01
ESPCEX 2021: Após a leitura, pode-se inferir que o termo “ambiente obesogênico” refere-se a um local que

[A] propicia melhores condições financeiras, o que leva as pessoas a ter maior facilidade para comprar alimentos, levando-as inevitavelmente à obesidade, como é o caso do Reino Unido.

[B] apresenta mais de 60% de sua população com peso maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, como acontece com os Estados Unidos, por exemplo.

[C] leva as pessoas a estocar alimentos ultraprocessados por motivos de força maior, como guerras e epidemias, em que as pessoas são obrigadas ao confinamento para conseguirem sobreviver.

[D] favorece a maior ingestão extra de alimentos pobres em nutrientes, mas ricos em açúcares e gorduras em comidas processadas e geralmente de baixo custo.

[E] possui habitantes cuja obesidade severa é causada principalmente por causas ligadas à genética e que piora com a ingestão de alimentos ultraprocessados e com grandes quantidades de açúcar.


QUESTÃO 02
ESPCEX 2021: Segundo o texto, o editorial do British Medical Journal mostra que a indústria de alimentos

[A] revela-se verdadeiramente preocupada com a saúde da população e cita o exemplo de uma empresa que distribuiu alimentos aos profissionais na linha de frente do tratamento de saúde.

[B] é responsável, em parte, pelos casos mais graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras, já que continua a promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar e excesso de gorduras.

[C] aproveitou a pandemia para promover itens um pouco saudáveis e reformulou boa parte de seu portfólio, pois as mortes por Covid-19 deram a pista de que essa causa precisava ser abraçada.

[D] mostra seu envolvimento com excelentes iniciativas de responsabilidade social a partir de ações de marketing, como o oferecimento de calóricos donuts aos profissionais de saúde.

[E] é a principal culpada não somente pela pandemia de obesidade, mas também pelos casos mais severos de Covid-19, pois muita gente passou a estocar itens ultraprocessados em casa.


QUESTÃO 03
ESPCEX 2021: De acordo com o texto, a probabilidade de uma pessoa morrer de Covid-19 chega a ser 27% maior entre os indivíduos com

[A] obesidade grau 1 em comparação com os indivíduos com obesidade severa, isto é, com índice de massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado.

[B] índice de massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado em comparação com osindivíduos com obesidade grau 1.

[C] índice de massa corporal maior do que 34,9 quilos por metro quadrado em comparação com os indivíduos com obesidade severa.

[D] obesidade severa em comparação com indivíduos com índice de massa corporal superior a 34,9 quilos por metro quadrado.

[E] índice de massa corporal bem superior a 34,9 quilos por metro quadrado em comparação com indivíduos com obesidade grau 1.


QUESTÃO 04
ESPCEX 2021: O editorial de edição 10 de junho, assinado pelos professores da Queen Mary University of London foi publicado pelo

[A] site https.//abeso.org.br/e-a-industria-na-pandemia.
[B] National Health Service britânico.
[C] site da Organização Mundial da Saúde (OMS).
[D] Open SAFELY.
[E] British Medical Journal.


QUESTÃO 05
ESPCEX 2021: Em “As mortes por Covid-19 dão a pista de que essa é a maior causa que elas poderiam abraçar no momento”, são classificados como substantivos os seguintes vocábulos:

[A] mortes – Covid-19 – pista – maior.
[B] Covid-19 – pista – maior – causa. 
[C] mortes – essa – causa – momento.
[D] Covid-19 – pista – causa – momento.
[E] mortes – pista – maior – momento. 


QUESTÃO 06
ESPCEX 2021: A palavra “obesogênico” é composta por radicais diferentes: “obeso”, de origem latina, e “gênico”, de origem grega, causando o que a gramática conceitua como hibridismo. É o que ocorre na palavra

[A] ultraprocessado.
[B] antivírus.
[C] televisão.
[D] confinamento.
[E] pandemia.


QUESTÃO 07
ESPCEX 2021: Assinale a palavra cuja divisão silábica está correta.

[A] su-bu-ma-no.
[B] sub-ur-ba-no.
[C] in-ter-ur-ba-no.
[D] sub-es-ti-ma-do.
[E] su-blo-car.


QUESTÃO 08
ESPCEX 2021: Assinale a alternativa em que o emprego da conjunção destacada tenha o mesmo sentido da que está sublinhada na oração “Quis dizer mais alguma coisa e não pôde”.

[A] O editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação entre a má evolução de certos casos de Covid-19 e a obesidade.

[B] A indústria de alimentos divide a culpa não apenas pela pandemia de obesidade mas também pelos casos mais graves de Covid-19.

[C] As indústrias de alimentos quiseram mostrar iniciativas de responsabilidade social, e deram tiros que, na verdade, saíram pela culatra.

[D] As indústrias de alimentos deveriam parar de promover itens pouco saudáveis e reformular boa parte de seu portfólio.

[E] A indústria de alimentos não parou de promover produtos ultraprocessados, com muito açúcar, uma quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.


QUESTÃO 09
ESPCEX 2021: No trecho “Nos Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde.”, o verbo em destaque concorda com

[A] o percentual 65% e 70%.
[B] o sujeito composto Estados Unidos e Reino Unido.
[C] o adjunto adnominal da população.
[D] o substantivo próprio plural Estados Unidos.
[E] o aposto constituído pela expressão plural dois exemplos.


QUESTÃO 10
ESPCEX 2021: A preposição “de” em “a pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra pandemia, a da obesidade.”, expressa relação de

[A] meio.
[B] posse.
[C] origem.
[D] causa.
[E] matéria.


QUESTÃO 11
ESPCEX 2021: Quanto às vozes do verbo, o trecho destacado em “O editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado por professores da Queen Mary University of London”, está na voz

[A] reflexiva.
[B] passiva.
[C] passiva pronominal.
[D] ativa.
[E] passiva recíproca.


QUESTÃO 12
ESPCEX 2021: No trecho “A crítica do editorial é mesmo cortante.”, o termo destacado é

[A] sujeito simples.
[B] objeto direto.
[C] predicativo do sujeito.
[D] predicativo do objeto.
[E] complemento nominal.


QUESTÃO 13
ESPCEX 2021: Na frase “Fica a impressão de que as amostras de alimentos deveriam aproveitar a crise para reformular seu portfólio”, a oração destacada tem a mesma função sintática da oração destacada em

[A] É inútil uma coleção de armas para quem já não caça mais.

[B] Fica claro que a indústria de alimentos divide a culpa pela pandemia de obesidade.

[C] Os autores lembraram-se de que o confinamento piorou o estado nutricional das pessoas.

[D] O futuro se nos oculta para que nós o imaginemos.

[E] As principais ações dependiam de que os integrantes do grupo discutissem a questão.


QUESTÃO 14
ESPCEX 2021: “Unamos agora os pés e ___________ um salto por cima da escola, a enfadonha escola, onde aprendi a ler, escrever, contar, dar cambalhotas, apanhá-las, e ir fazer diabruras, ora nos morros, ora nas praias, onde quer que fosse propício a ociosos”.

Nesse trecho, o personagem-narrador Brás Cubas, de Machado de Assis, faz um pedido ao leitor para que, juntos, adiantem o tempo da narrativa. Para isso, utiliza o mesmo modo verbal para os dois verbos que iniciam o período: o verbo unir e o verbo dar.

O verbo conjugado que completa, então, corretamente a lacuna é

[A] daremos.
[B] damos.
[C] demos.
[D] daríamos.
[E] daríeis.


QUESTÃO 15
ESPCEX 2021: Em “…a pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra pandemia, a da obesidade”, a classe de palavra a que pertence o vocábulo destacado é

[A] pronome demonstrativo.
[B] pronome pessoal do caso oblíquo.
[C] pronome pessoal do caso reto.
[D] preposição.
[E] artigo.


QUESTÃO 16
ESPCEX 2021: “Ela ia recebê-lo à porta, falando e rindo, tirava-lhe o chapéu e a bengala, dava-lhe o braço e levava-o a uma cadeira, ou até à cadeira, porque havia lá na casa a ‘cadeira do Viegas’, obra especial, conchegada, feita para gente enferma ou anciã.”

Nesse trecho de Machado de Assis, o acento grave na palavra destacada ocorre porque

[A] acrescentou-se o artigo “a” ao pronome demonstrativo “a”, para reforçar o substantivo “cadeira”.

[B] acrescentou-se à preposição “a” o artigo “a” para definir e reforçar que a cadeira era especial.

[C] houve a fusão da preposição “a” com o pronome oblíquo “a”, que se refere a “ela”.

[D] houve a fusão da preposição “a” com o pronome demonstrativo “a”, para indicar posse.

[E] a gramática exige que antes de palavra feminina seja sempre utilizado o acento indicativo de crase.


QUESTÃO 17
ESPCEX 2021: “Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”

Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:

[A] Realismo, por imprimir uma realidade distorcida apenas para agradar o leitor.

[B] Simbolismo, por recorrer à “fantasia” e apresentar um conflito falso entre matéria e espírito.

[C] Barroco, por apresentar uma linguagem rebuscada e usar figura de linguagem em “titilar-lhe os nervos da fantasia”.

[D] Naturalismo, por apresentar a necessidade animalesca do homem diante de uma fome irônica.

[E] Romantismo, por insinuar que os românticos simulariam padecimentos em vez de contar a verdade.


QUESTÃO 18
ESPCEX 2021: Qual alternativa apresenta uma associação correta?

[A] Barroco / Iluminismo
[B] Arcadismo / Contrarreforma
[C] Romantismo / Revolução Industrial
[D] Barroco / Belle Époque
[E] Arcadismo / Positivismo


QUESTÃO 19
ESPCEX 2021: Leia o poema de Charles Baudelaire a seguir.

Correspondências
A Natureza é um templo onde vivos pilares
Deixam sair às vezes palavras confusas:
Por florestas de símbolos, lá o homem cruza
Observado por olhos ali familiares.

Tal longos ecos longe onde lá se confundem,
Dentro de tenebrosa e profunda unidade,
Imenso como a noite e como a claridade,
Os perfumes, as cores e os sons se transfundem.

Perfumes de frescor tal a carne de infantes,
Doces como o oboé, verdes igual ao prado,
– Mais outros, corrompidos, ricos, triunfantes,

Possuindo a expansão de um algo inacabado,
Tal como o âmbar, almíscar, benjoim e incenso,
Que cantam o enlevar dos sentidos e o senso.

Das características do Simbolismo descritas abaixo, assinale a que mais está presente no poema.

[A] A expressão de campos sensoriais por meio da sinestesia.

[B] O conflito constante entre matéria e espírito.

[C] A transcendência espiritual por meio da morte.

[D] A expressão verbal carregada de aliterações.

[E] A angústia e a sublimação sexual que visa ao sagrado.


QUESTÃO 20
Leia os versos a seguir.

As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados
Passaram ainda além da Taprobana

ESPCEX 2021: Quanto à estrofe apresentada, é correto afirmar que

[A] a presença da sinestesia evoca a bravura decorrente do espírito expansionista dos navegadores lusitanos.

[B] pertence à terceira fase do Romantismo: o Condoreirismo, como ocorrem em Castro Alves no Navio Negreiro.

[C] se trata de um resgate ao Classicismo pelos poetas árcades, ao retomar a medida nova, versos decassílabos.

[D] se trata de uma epopeia camoniana, ao cantar os feitos heroicos dos portugueses durante o expansionismo marítimo.

[E] aborda a crise espiritual do Barroco: o paganismo decorrente do expansionismo marítimo; e a religiosidade decorrente de uma retomada ao teocentrismo medieval.


FÍSICA

QUESTÃO 21
ESPCEX 2021: O desenho a seguir representa a disposição dos vetores deslocamento não nulos:


Podemos afirmar que, a partir do desenho, a relação vetorial correta, entre os vetores, é:

gráfico



QUESTÃO 22
ESPCEX 2021: Um estudante construiu um termômetro graduado em uma escala X de modo que, ao nível do mar, ele marca, para o ponto de fusão da água, 200 ºX e, para o ponto de ebulição da água, 400 ºX. Podemos afirmar que o zero absoluto, em °X, corresponde ao valor aproximado de:

[A] 173
[B] 0
[C] – 346
[D] – 473
[E] – 546


QUESTÃO 23
ESPCEX 2021: Em uma escada, uma esfera é lançada com velocidade horizontal, de módulo V0, da extremidade do primeiro degrau de altura h em relação ao segundo degrau.

A esfera atinge um ponto X na superfície perfeitamente lisa do segundo degrau, que tem um comprimento D, e, imediatamente, começa a deslizar sem rolar, também com velocidade horizontal V0 constante, até chegar na extremidade do segundo degrau.

Ela, então, percorre uma altura 2h na vertical e atinge o solo a uma distância L da base do segundo degrau, conforme representado no desenho abaixo. Podemos afirmar que o intervalo de tempo que a esfera leva, deslizando sem rolar, na superfície lisa do segundo degrau é de: 


Dados: despreze a força de resistência do ar e considere o módulo da aceleração da gravidade igual a g.



QUESTÃO 24
ESPCEX 2021: Em um parque de diversão, dois carrinhos, A e B, descrevem um movimento circular uniforme em pistas distintas, concêntricas, muito próximas e de raios RA e RB respectivamente. Quando se movem no mesmo sentido, os carrinhos encontram-se, lado a lado, a cada 40 s e, quando se movem em sentidos opostos, o encontro ocorre a cada 10 s.

Os carrinhos possuem velocidades escalares diferentes, e os respectivos módulos das velocidades escalares são os mesmos nas duas situações descritas. Podemos afirmar que a razão entre o módulo da velocidade escalar do carrinho A e do carrinho B é de:

[A] 10RA / 3RB
[B] 2RA / RB
[C] 5RA / 3RB
[D] 8RA / 5RB
[E] RA / 4RB


QUESTÃO 25
ESPCEX 2021: Três esferas condutoras A, B e C, de mesmo raio, possuem cargas elétricas respectivamente iguais a -2 μC, -10 μC e +12 μC.

A esfera A é colocada em contato com a esfera B e, em seguida, as duas são afastadas. Após um intervalo de tempo, a esfera A é posta em contato com a esfera C.

Considerando que as esferas trocaram cargas apenas entre si, ao final do processo, a carga elétrica de A será:

[A] +6 μC
[B] +3 μC
[C] 0 μC
[D] -3 μC
[E] -6 μC


QUESTÃO 26
ESPCEX 2021: Três cargas elétricas puntiformes QA, QB e Qc estão fixas, respectivamente, em cada um dos vértices de um triângulo equilátero de lado L. Sabendo que QA < 0, QB > 0, QC = 2 QB e que a constante eletrostática do meio é K, o módulo da força elétrica resultante em QA devido à interação com QC e QB é:

Dados: considere sen 60° = cos 30° = 0,86 e cos 60° = sen 30°= 0,50

[A] (√7 KQAQC)/(2 L²)
[B] (√6 KQAQC)/(2 L²)
[C] (√5KQAQC)/(2 L²)
[D] (√3KQAQC)/(2 L²)
[E] (√2KQAQC)/(2L²)


QUESTÃO 27
ESPCEX 2021: Um gás ideal sofre uma transformação adiabática em que o meio externo realiza um trabalho sobre o gás. Podemos afirmar que, nesta transformação,

[A] a energia interna do gás diminui.
[B] o calor trocado aumenta.
[C] a pressão do gás diminui.
[D] o volume do gás aumenta.
[E] a temperatura do gás aumenta.


QUESTÃO 28
ESPCEX 2021: Um corpo descreve um movimento harmônico simples ao longo do eixo X e em torno da origem dos espaços segundo a equação horária da posição X(t) = 5 cos (2t + 10). Sabendo que X é dado em metros e t é dado em segundos, no instante em que a velocidade do corpo é nula, o módulo da aceleração escalar do corpo, em m/s², será:

[A] 25 
[B] 20
[C] 15
[D] 10
[E] 5


QUESTÃO 29
ESPCEX 2021: Um sistema A, em equilíbrio estático, está preso ao teto na vertical. Ele é constituído por três molas idênticas e ideais, cada uma com constante elástica respectivamente igual a K, e por duas massas m e M respectivamente.

Em seguida, as três molas são trocadas por outras, cada uma com constante elástica respectivamente igual a 2K, e esse novo sistema B é posto em equilíbrio estático, preso ao teto na vertical, e com as massas m e M. Os sistemas estão representados no desenho abaixo. Podemos afirmar que o módulo da variação da energia mecânica da massa M do sistema A para o B, devido à troca das molas é de:

Dados: considere o módulo da aceleração da gravidade igual a g e despreze a força de resistência do ar.

sistema a e b

[A] g² M(2m+3M)/4K
[B] 2g² m(M+m)/K
[C] 3g² M(m+M)/K
[D] 5g² M(2m+M)/4K
[E] 6g² m(2m+M)/K


QUESTÃO 30
ESPCEX 2021: Dois carros, A e B, percorrem uma mesma estrada, e suas respectivas funções horárias da posição são dadas por SA(t) = 2t - 5 e SB(t) = t² - 4 onde S é dado em metros e t é dado em segundos. No instante em que os carros se encontram, o movimento do carro B é classificado como:

[A] retrógrado e acelerado.
[B] retrógrado e retardado.
[C] progressivo e acelerado.
[D] progressivo e retrógrado.
[E] progressivo e constante.


QUESTÃO 31
ESPCEX 2021: A lupa é um instrumento óptico constituído por uma simples lente convergente. Com relação à imagem que ela forma de um objeto real que foi colocado entre o seu foco principal e o centro óptico, podemos afirmar que é:

[A] virtual, direita e maior.
[B] virtual, invertida e maior.
[C] real, direita e maior.
[D] real, invertida e maior.
[E] real, direita e menor.


QUESTÃO 32
ESPCEX 2021: O sistema desenhado a seguir está em equilíbrio estático. As cordas e a mola são ideais, a massa do corpo B vale 0,20 kg, a massa do corpo A vale M, o coeficiente de atrito estático entre o corpo A e a superfície horizontal é de 0,40 e as cordas CD e DE formam, entre si, um ângulo de 90°.

A mola forma um ângulo α com a superfície vertical da parede conforme indicado no desenho abaixo. Sabendo que o sistema está na iminência de entrar em movimento e desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a tangente de α é igual a:

O sistema desenhado a seguir está em equilíbrio estático. As cordas e a mola são ideais, a massa do corpo B vale 0,20 kg, a massa do corpo A vale M,

[A] 0,25 M
[B] 0,50 M
[C] 1,00 M
[D] 2,00 M
[E] 8,00 M


QUÍMICA

QUESTÃO 33
ESPCEX 2021: Segundo as leis da radioatividade, um átomo de um elemento químico radioativo pode emitir várias partículas, como a alfa (α) e a beta (β), além de radiações de ondas eletromagnéticas, como a gama (ɣ). Considere as seguintes afirmativas acerca dessas emissões radioativas e de suas implicações:

I – A perda de uma partícula beta (β) por um átomo de um elemento radioativo ocasiona a formação de um átomo de número atômico maior.

II – A emissão de radiação gama (ɣ), a partir do núcleo de um átomo radioativo, não altera o número atômico e o número de massa deste átomo.

III – A emissão consecutiva de três partículas alfa (α) e duas beta (β), na desintegração do isótopo radioativo , gera o átomo do elemento químico .

IV – O decaimento radioativo do átomo do elemento Roentgênio-272  representado pelo esquema , denota a emissão exclusiva de radiação gama (ɣ).

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e II.
[B] I e III.
[C] II, III e IV.
[D] II e IV.
[E] I, III e IV.


QUESTÃO 34
ESPCEX 2021: Considere a tabela de temperaturas de fusão (TF) e temperaturas de ebulição (TE) de algumas substâncias hipotéticas, todas sujeitas às mesmas condições de pressão.

Considere a tabela de temperaturas de fusão (TF) e temperaturas de ebulição (TE) de algumas substâncias hipotéticas, todas sujeitas às mesmas condições de pressão.

Acerca desta tabela e de seus dados, são feitas as seguintes afirmativas:

I – À temperatura de 25 ºC, o material Alpha está no estado sólido.
II – À temperatura de 50 ºC, os materiais Bravo e Delta estão no estado líquido.
III – À temperatura de 30 ºC, os materiais Charlie e Echo estão no estado gasoso.
IV – À temperatura de 145 ºC, os materiais Alpha, Bravo e Echo estão no estado gasoso.
V – À temperatura de 1450 ºC, o material Delta está no estado sólido.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e II.
[B] III e IV.
[C] IV e V.
[D] II, III e IV.
[E] I, IV e V.


QUESTÃO 35
Leia o texto a seguir e resolva a questão:
Soldados recebem palestra sobre ansiedade e depressão
Cascavel (PR) – O 15º Batalhão Logístico promoveu, no dia 11 de março, uma palestra com o tema “Ansiedade e Depressão na Juventude”. A atividade foi voltada para os jovens soldados recém-incorporados às fileiras do Exército. Colaborou com a atividade o Dr. Marco Antônio da Silva
Cristovam, professor e médico pediatra com área de atuação em Medicina do Adolescente. A atividade faz parte do Programa de Valorização da Vida.
Fonte: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito. Acessado em 16 MAR 21.

ESPCEX 2021: Atualmente, medicamentos à base de sais de lítio (Li) vêm sendo empregados para o tratamento de casos de depressão em pacientes maníaco-depressivos. A respeito do elemento químico lítio e de suas espécies químicas, avalie as seguintes afirmativas:

I) Um átomo neutro de lítio com número de massa 7 possui 3 prótons, 3 elétrons e 4 nêutrons.

II) O íon Li¹⁺ possui distribuição eletrônica semelhante à de um átomo neutro de berílio.

III) O átomo de lítio é o que possui o menor raio atômico dentre os metais alcalinos.

IV) O estabelecimento da ligação química entre um átomo de lítio e um átomo de cloro, no sal cloreto de lítio, dá-se por meio de uma ligação iônica.

V) O elemento químico lítio está localizado no grupo 2 e no período 1 da Tabela Periódica.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e III.
[B] I, III e IV.
[C] I, III e V.
[D] II, IV e V.
[E] II, III e IV.


QUESTÃO 36
Leia o texto a seguir e resolva a questão:
Batalhão realiza marcha a pé de 8 k m, como atividade do Programa de Instrução de 2021 Aquidauana (MS) – No dia 11 de março, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb), Batalhão Carlos Camisão, seguindo o cronograma de Instrução de 2021, realizou a marcha a pé de 8 km. A atividade teve por finalidade desenvolver a rigidez, disciplina no deslocamento a pé, capacitação profissional e manutenção da operacionalidade da tropa.”
Fonte: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito. Acessado em 16 MAR 21.

ESPCEX 2021: Atividades físicas intensas promovem a perda de água e de eletrólitos. Para repor essas perdas, soldados podem consumir um repositor hidroeletrolítico durante a atividade de campanha.

Esses repositores são constituídos de uma solução aquosa contendo várias substâncias químicas, principalmente sais.

Considere um repositor que possua as seguintes especificações: cada porção de 200 mL contém 90 mg de íons sódio, 24 mg de íons potássio e 84 mg de íons cloreto.

Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:

I) A concentração de íons sódio na solução é de 0,45 g L⁻¹.

II) Cada litro do repositor possui aproximadamente 3,1 x 10⁻³ mol de íons potássio.

III) A temperatura de congelamento de uma porção de repositor é maior do que a temperatura de congelamento da água pura nas mesmas condições.

IV) Para se obter 0,2 mol de íons cloreto, seriam necessários aproximadamente 100 litros de repositor.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e II.
[B] I e III.
[C] II e III.
[D] I e IV.
[E] II e IV.


QUESTÃO 37
ESPCEX 2021: No estado sólido, o dióxido de carbono é conhecido como gelo seco. Em condições ambientes (25 ºC e 1 atm), ele passa do estado sólido para o estado de vapor. Acerca do dióxido de carbono, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O dióxido de carbono é classificado como uma substância simples.

II – O dióxido de carbono é uma substância que sublima em condições ambientes.

III – A molécula do dióxido de carbono apresenta geometria angular.

IV – O dióxido de carbono é um óxido ácido que, em condições adequadas, pode reagir com água e produzir o ácido carbônico.

V – Quando se borbulha dióxido de carbono em uma solução aquosa de hidróxido de cálcio, sob condições adequadas, produz-se carbonato de cálcio e água.

VI – A hibridização do átomo de carbono na molécula do dióxido de carbono é sp².
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e IV.
[B] II, III e VI.
[C] IV, V e VI.
[D] II, IV e V.
[E] I, III e VI.


QUESTÃO 38
Leia os textos a seguir e resolva a questão:
Nas equações químicas, tanto as substâncias transformadas (reagentes) como as produzidas são representadas por fórmulas. As fórmulas das substâncias indicam elementos que as constituem e, também, a quantidade de átomos de cada elemento. O número que indica essa quantidade de átomos é chamado índice, que é anotado à direita do símbolo de cada elemento. (...)

A quantidade de cada substância que participa da reação é indicada por números escritos antes de suas fórmulas, denominados coeficientes estequiométricos, que devem ser os menores números inteiros possíveis.”
Fonte: USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 14ª
ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 1:
Química Geral. p. 385.

Em uma reação de oxidorredução, o mais comum é que uma espécie se oxide e outra se reduza. Porém, podem ocorrer casos com duas ou mais oxidações e apenas uma redução ou viceversa. De qualquer maneira, para o balanceamento desse tipo de reação, o princípio é sempre o mesmo: n° de elétrons perdidos = n° de elétrons recebidos.”
Fonte: USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 14ª ed. Reform -
São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 2: Físico-Química. p. 250.

ESPCEX 2021: Considere a seguinte equação de reação química de oxidorredução não balanceada:

As2S3 + NH4OH + H2O2 → (NH4)3AsO4 + (NH4)2SO4 + H2O

Acerca desta reação química de oxidorredução e de suas espécies, são feitas as seguintes afirmativas:

I – O peróxido de hidrogênio é o agente redutor.

II – Após o devido balanceamento, o coeficiente estequiométrico da água é 20.

III – O arsênio da substância As2S3 é reduzido, enquanto o enxofre é oxidado.

IV – O (NH4)2SO4 é um sal cujo nome é sulfito de amônio.

V – Após o devido balanceamento, a soma de todos os coeficientes estequiométricos da equação é igual a 52.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, III e V.
[B] II e IV.
[C] I, III e IV.
[D] II, IV e V.
[E] II e V.


QUESTÃO 39 - ANULADA.

QUESTÃO 40
ESPCEX 2021: “Em 1836, o químico inglês John Frederic Daniell construiu uma pilha usando metais e soluções aquosas de sais. A pilha funcionava a partir de dois eletrodos interligados. O eletrodo é, geralmente, um sistema constituído por um metal imerso em uma solução aquosa de um sal formado pelos cátions desse metal.”
Adaptado de: FONSECA, Martha Reis Marques. Química.
São Paulo: Editora FTD, 2007. v. 2: Físico-Química. p. 276.

Considere a representação da notação química da pilha de Daniell (usando eletrodos de cobre e zinco), de acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC): 

Zn (s) | Zn²⁺ (aq) (1 mol L⁻¹) || Cu²⁺ (aq) (1 mol L⁻¹) | Cu (s).

Dados os potenciais padrão de redução E⁰Zn = - 0,76 V e E⁰Cu = + 0,34 V, e considerando o funcionamento da referida pilha em condições padrão, afirma-se que

I – no eletrodo de cobre dessa pilha ocorre a corrosão da placa metálica de cobre.

II – a diferença de potencial (d.d.p.) teórica dessa pilha é de + 1,10 V.

III – nessa pilha os elétrons fluem no circuito externo, do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre.

IV – o símbolo de duas barras paralelas ( || ) representa a ponte salina (ou uma membrana porosa), cuja finalidade é manter as duas semicelas eletricamente neutras, por meio da migração de íons (corrente iônica).

V – a equação da reação global dessa pilha é Zn²⁺ (aq) + Cu (s) → Zn (s) + Cu²⁺ (aq).

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e IV.
[B] I, III e V.
[C] II, IV e V.
[D] II, III e IV.
[E] III, IV e V.


QUESTÃO 41
ESPCEX 2021: Considere a equação da reação hipotética: X + Y + Z → W + T + Q
São conhecidos os seguintes resultados do estudo cinético desta reação, obtidos nas mesmas condições experimentais:

tabela

Considere [ ] = concentração mol L⁻¹.

A partir das observações experimentais, conclui-se que a equação da velocidade para a reação é

[A] v = k [X] [Y] [Z].

[B] v = k [X] [Y] [Z]⁶.

[C] v = k [X] [Y] [Z]².

[D] v = k [X] [Y]³ [Z]².

[E] v = k [X]² [Y]⁶ [Z]⁶.


QUESTÃO 42
Leia o texto a seguir e resolva a questão:
“Quando se efetuam duas substituições em um anel aromático, verifica-se experimentalmente que a posição da segunda substituição no anel depende da estrutura do primeiro grupo substituinte, ou seja, o primeiro ligante do anel determinará a posição preferencial para a outra substituição. Esse fenômeno recebe o nome de dirigência e existem somente dois tipos de dirigentes: ortoparadirigentes e metadirigentes.”
Fonte: USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 14ª ed.
Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 3:
Química Orgânica. p. 318.

ESPCEX 2021: Considere a mononitração de um composto hipotético de fórmula C6H5X, em presença de ácido sulfúrico como catalisador. Esta mononitração pode gerar como produtos os compostos A, B e C, cuja reação é representada abaixo:

ESPCEX 2021 - QUESTÃO 42

Acerca dessa reação e de seus compostos, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Trata-se de uma reação de condensação.

II – Caso X seja um haleto, os compostos A e C serão os produtos preferencialmente formados na reação.

III – Caso X seja o grupo metila (–CH3), o composto B será o produto preferencialmente formado na reação.

IV – Caso X seja o grupo nitro (–NO2), o composto B será o produto preferencialmente formado na reação.

V – Os compostos A, B e C são isômeros de função.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e III.
[B] I, III e V.
[C] II, IV e V.
[D] II e IV.
[E] III e IV.


QUESTÃO 43
Leia o texto a seguir e resolva a questão:
“A ozonólise utiliza ozônio (O3) na presença de água (H2O) e zinco (Zn). O ozônio adiciona-se à dupla ligação do alqueno, originando um composto intermediário instável, denominado ozoneto ou ozonida. O ozoneto, por sua vez, se hidrolisa, originando aldeídos e/ou cetonas. A finalidade da utilização do zinco é evitar que o oxigênio, que pode ser produzido pela decomposição da água oxigenada, oxide o aldeído, transformando-o em ácido carboxílico.”
Fonte: modificado de USBERCO, João e SALVADOR, Edgard.
Química. 14ª ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva,
2009. v. 3: Química Orgânica. p. 348.

ESPCEX 2021: Sabe-se que a ozonólise de um alqueno genérico denominado A, produziu os compostos propanona e propanal como produtos, além da substância H2O2.


Acerca desta reação e de seus reagentes e produtos, são feitas as seguintes afirmativas:

I – De acordo com a IUPAC, o nome oficial da substância A é 2-metilpent-2-eno.

II – O nome da substância H2O2 é superóxido de hidrogênio.

III – O grupo orgânico carbonila está presente nas três substâncias orgânicas (substância A, propanona e propanal).

IV – Os compostos A, propanona e propanal têm em sua estrutura ao menos um carbono com hibridização sp².

V – A cadeia carbônica da substância A é ramificada.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I e III.
[B] I, III e V.
[C] II, IV e V.
[D] II e IV.
[E] I, IV e V.


QUESTÃO 44
ESPCEX 2021: Em um experimento laboratorial, misturou-se 25 mL de uma solução aquosa de ácido clorídrico com concentração 0,8 mol L⁻¹ com 25 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio com concentração 0,6 mol L⁻¹.

Acerca do experimento, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Trata-se de uma reação de neutralização.
II – A substância de caráter alcalino (básico) está em excesso estequiométrico.
III – A solução resultante após a reação possui caráter ácido.
IV – Após a reação, o pH da solução resultante possui valor igual a 2.

Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

[A] I, II e IV.
[B] I e III.
[C] II e III.
[D] II e IV.
[E] I, III e IV.


2º DIA - MODELO D

MATEMÁTICA

QUESTÃO 01
ESPCEX 2021: Considere a função p :ℝ→ℝ dada por p(x)=x⁵– 5 x⁴+10 x³– 10x² + 5x – 1 e a função q: ℝ→ℝ onde q (x)=p(x – 2000). O valor numérico de q (2021) é igual a

[A] 2.021.000

[B] 2.021.320

[C] 3.200.000

[D] 3.202.021

[E] 4.084.101


QUESTÃO 02
ESPCEX 2021: O Cap R. Gomes é um autêntico “canga”, isto é, um militar que não apenas coopera com os membros de sua equipe, mas estimula superiores, pares e subordinados ao bom cumprimento das missões. Em particular, ele incentiva um grupo de militares a melhorar o desempenho na corrida.

Para tal, criou um programa de treinamento em que é preciso correr exatamente 576 Km no total, começando com 26 Km na primeira semana e, a partir da segunda, acrescentando exatos 4 Km a cada semana, ou seja, cada integrante do grupo deve correr exatamente 26 Km na 1a semana, 30 Km na 2ª semana, 34 Km na 3ª semana e assim sucessivamente.

Após quantas semanas a meta de 576 Km será atingida?

[A] 10
[B] 11
[C] 12
[D] 13
[E] 14


QUESTÃO 03
ESPCEX 2021: Sejam x um ângulo qualquer, em radianos, e i a unidade imaginária. O determinante da matriz


é igual a

[A] −i.
[B] i.
[C] −1.
[D] 1.
[E] 0.


QUESTÃO 04
ESPCEX 2021: Simplificando-se a expressão , onde i é a unidade imaginária, obtém-se

[A] −2¹⁵ i.
[B] 2¹⁵.
[C] −2¹⁰.
[D] −2¹⁵.
[E] 2¹⁵ i.


QUESTÃO 05
ESPCEX 2021: Considere i a unidade imaginária. A soma infinita


onde o n-ésimo termo é dado por

resulta no número complexo cujas partes real e imaginária são, respectivamente, iguais a

[A] 2 e 4.
[B] 2 e – 4.
[C] – 4 e 2.
[D] 4 e – 2.
[E] – 2 e 4.


QUESTÃO 06
ESPCEX 2021: O número de soluções inteiras que satisfaz a inequação 4ˣ−10⋅2ˣ+16<0 é igual a

[A] 4.
[B] 3.
[C] 2.
[D] 1.
[E] 0.


QUESTÃO 07
ESPCEX 2021: O produto


é igual a

[A] 3.
[B] 4.
[C] 5.
[D] 6.
[E] 7.


QUESTÃO 08
ESPCEX 2021: O número de soluções, em ℝ, da equação |x+2|+|x−1|=x+1 , é igual a

[A] 0.
[B] 1.
[C] 2.
[D] 3.
[E] 4.


QUESTÃO 09
ESPCEX 2021: Quais as medidas, em centímetros, dos lados do retângulo de maior área que está contido em um triângulo equilátero de lado 8 cm, estando a base do retângulo situada num lado desse triângulo?

[A] 2 e 3√2
[B] 4 e √3
[C] 4 e 3√2
[D] 2 e 2√3
[E] 4 e 2√3


QUESTÃO 10
ESPCEX 2021: Calculando-se o volume de uma esfera circunscrita a um cone equilátero cujo raio da base mede √3 cm, obtém-se



QUESTÃO 11
ESPCEX 2021: Um aluno da EsPCEx tem a probabilidade de 60% de acertar um problema de Matemática ao tentar resolvê-lo. Numa prova de Matemática com 5 problemas, qual a probabilidade desse aluno acertar ao menos um dos 5 problemas?



QUESTÃO 12
ESPCEX 2021: Dado um dodecaedro regular, exatamente, quantas retas ligam dois de seus vértices mas não pertencem a uma mesma face desse dodecaedro?

[A] 60
[B] 100
[C] 130
[D] 160
[E] 190


QUESTÃO 13
ESPCEX 2021: Foi realizada em uma escola uma pesquisa que gerou as seguintes informações:

- 30 alunos leem os livros A, B e C;
- 60 alunos leem os livros A e C;
- 40 alunos leem os livros B e C;
- 40 alunos leem os livros A e B;
- 150 alunos leem o livro A;
- 60 alunos leem somente o livro B;
- 90 alunos leem o livro C; e
- 120 alunos não leem livro nenhum.

De posse dessas informações, o número total de alunos que responderam a pesquisa é igual a

[A] 310.
[B] 350.
[C] 360.
[D] 390.
[E] 420.


QUESTÃO 14
ESPCEX 2021: Abaixo temos 3 proposições:


Analisando as proposições acima, podemos afirmar que

[A] I é a única proposição verdadeira.

[B] I e III são as únicas proposições verdadeiras.

[C] todas as proposições são verdadeiras.

[D] nenhuma proposição é verdadeira.

[E] II e III são as únicas proposições verdadeiras.


QUESTÃO 15
ESPCEX 2021: Os valores de x real que satisfazem à equação det  pertencem ao conjunto

[A] (−∞,3].
[B] (3,7].
[C] (7,11].
[D] (11,15].
[E] (15,+∞).


QUESTÃO 16
ESPCEX 2021: Dado o sistema linear


os valores do número real a , tais que o sistema linear acima tenha solução, pertencem ao conjunto

[A] (−∞,−1].
[B] (−1 ,4].
[C] (4 ,8].
[D] (8,11].
[E] (11,+∞).


QUESTÃO 17
ESPCEX 2021: A circunferência que tem seu centro no ponto (1 ,−1) e é tangente à reta de equação  tem equação dada por

[A] x²+ y²−2 x+2 y−7=0.

[B] x²+ y²−2 x−2 y−7=0.

[C] x²+ y²+2 x+2 y+7=0.

[D] x²+ y²−2x−2 y+7=0.

[E] x²+ y²−2 x+2 y=0.


QUESTÃO 18
ESPCEX 2021: Dado um cubo, o número de pares distintos de retas reversas que podemos traçar, de tal forma que cada reta contenha uma aresta desse cubo, é igual a

[A] 24.

[B] 30.

[C] 36.

[D] 42.

[E] 48.


QUESTÃO 19
ESPCEX 2021: Considere o triângulo ABC de vértices nos pontos A(1,2) , B(9,6) e C(3,8). Sabendo que o ponto I(a , b) pertence ao lado AB e  é o segmento correspondente à altura do triângulo ABC relativa ao lado AB , o valor de a+b é igual a

[A] 5.
[B] 7.
[C] 9.
[D] 11.
[E] 13.


QUESTÃO 20
ESPCEX 2021: Considere a função f :[−1 ,+∞)→[−7 ,+∞) , onde f (x)=x²+2 x−6 . Sabendo que a função f tem uma inversa f⁻¹ e sendo I(a , b) o ponto de interseção dos gráficos de f e f⁻¹, a soma a+b pertence ao intervalo

[A] (−∞,0 ].
[B] (0 ,5 ].
[C] (5 ,10 ].
[D] (10,15].
[E] (15 ,+∞).


GEOGRAFIA

QUESTÃO 21
ESPCEX 2021: A figura ao lado apresenta a divisão do planeta em placas tectônicas, destacando três pontos (A, B e C).

Sobre esses pontos, considere as seguintes afirmações:

I – O ponto “A” situa-se na Dorsal Meso-Atlântica. O vulcanismo ali presente resulta da relação divergente entre as placas Euro-Asiática e Norte-Americana.

II – O ponto “B” situa-se em uma área de grande movimento orogenético. O tectonismo ali presente resulta da relação convergente entre as placas Indiana e Euro-Asiática.

III – O ponto “C” representa a região do vulcão Krakatoa, situado numa área de expansão do assoalho oceânico, resultado da relação divergente entre as placas Indiana e do Pacífico.

gráfico

Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas:

[A] I
[B] II
[C] III
[D] I e II
[E] II e III


QUESTÃO 22
ESPCEX 2021: Noticiou-se recentemente o aumento das hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia, sete anos após a ocupação da Crimeia por tropas de Moscou. Sobre as principais razões que explicam as tensões envolvendo esses dois países, é correto afirmar:

I – A porção leste da Ucrânia é constituída por uma maioria de russos étnicos, que desejam manter laços com a Federação Russa e são apoiados pelo governo russo. 

II – A península da Crimeia é altamente estratégica, pois ali encontra-se a base naval russa de Tartus, que abriga a frota do Mar Mediterrâneo. 

III – A Ucrânia pode ser considerada como a nova fronteira entre o Leste e o Oeste, uma reminiscência da Guerra Fria, que colocava em campos opostos a antiga URSS e os EUA. 

IV – A crise ucraniana teve como estopim a assinatura de um tratado de adesão do país à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2013. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e III
[B] II e IV
[C] I e IV
[D] II e III
[E] I, II e IV


QUESTÃO 23
ESPCEX 2021: O Cáucaso, por sua localização estratégica, é uma região geopoliticamente conflituosa. No segundo semestre do ano passado, irrompeu mais um capítulo do conflito envolvendo dois países: Armênia e Azerbaijão, que disputam um enclave chamado Nagorno-Karabakh. Sobre essa região, considere as seguintes alternativas:

I – O Cáucaso é uma cadeia montanhosa situada na porção sudeste da Europa e ocupa uma posição estratégica, pois é rota de gasodutos e oleodutos que ligam o Cáspio à Europa.

II – Nagorno-Karabakh é um enclave armênio e cristão situado no território do Azerbaijão, que é um país muçulmano. 

III – A Ossétia do Sul é uma região autônoma do Azerbaijão, que busca a fusão com a Ossétia do Norte para formar um único país. 

IV – A Abkazia é uma república muçulmana autônoma localizada na Armênia, que luta pela sua independência.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] II e IV
[C] I e IV
[D] II e III
[E] I, II e IV


QUESTÃO 24
ESPCEX 2021: Brasil e México são dois países de destaque no cenário latino-americano, apresentando semelhanças quanto à formação histórica e socioeconômica. Sobre suas semelhanças no campo econômico, analise as alternativas a seguir:

I – Na década de 1990, Brasil e México passaram a integrar blocos econômicos regionais, que tinham objetivos bem limitados, tendo-se restringido, em ambos os casos, a zonas de livrecomércio.

II – Os dois países são considerados global traders, ou seja, possuem uma grande variedade de parceiros comerciais, apesar do protagonismo ocupado pela China como o principal destino de suas exportações.

III – Em ambos os países, o processo de industrialização pós-Segunda Guerra Mundial teve por base o tripé: capital estatal, investimento nacional e investimento estrangeiro. 

IV – Após a década de 1980, marcada pela crise da dívida externa e elevada inflação, ambos os países iniciaram, nos anos 1990, processos de estabilização econômica e de abertura a produtos e capitais estrangeiros. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] III e IV


QUESTÃO 25
ESPCEX 2021: A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmações:

I – A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais. 

II – A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus. 

III – Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos.

IV – Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE fazerem parte da aliança militar. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] III e IV 


QUESTÃO 26
ESPCEX 2021: A chamada estratégia de ascensão pacífica adotada pela República Popular da China (RPC) tem causado instabilidade na Bacia do Pacífico, pois alguns países são diretamente afetados pelas pretensões chinesas. Sobre as implicações advindas dessa estratégia, considere as seguintes afirmações:

I – A reincorporação de Taiwan é uma das principais prioridades da política externa chinesa, mas o governo taiwanês e a população do arquipélago rechaçam fortemente essa ideia. 

II – Conforme sua estratégia, Pequim não admite negociar com Taiwan a aplicação do modelo “uma nação, dois sistemas”, como fez nos casos relacionados a Hong Kong e Macau. 

III – Países como Vietnã, Filipinas e Malásia têm manifestado preocupações geopolíticas em relação às pretensões territoriais de Pequim no Mar do Sul da China.

IV – Oficialmente, os Estados Unidos, que são os principais fornecedores de armamentos para a defesa do arquipélago, sempre reconheceram a independência de Taiwan.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

[A] I e II
[B] I e III
[C] II e III
[D] II e IV
[E] III e IV


QUESTÃO 27
ESPCEX 2021: O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massas de ar. Suas características particulares de temperatura e umidade determinam o clima de uma área. No caso do Brasil, dependendo da estação do ano, as massas avançam sobre o seu território ou dele recuam.

Assinale a alternativa que melhor representa a atuação de massas de ar no Brasil no inverno (quadro 1) e no verão (quadro 2), respectivamente:








QUESTÃO 28
ESPCEX 2021: Uma família resolve viajar pelo Nordeste, fotografando a diversidade de sua paisagem natural. Saindo de Barreiras (BA), a família viajou por quatro dias, parando em alguns pontos destacados no mapa ao lado. Três das fotos realizadas registraram paisagens muito características, que podem ser representadas pelas famosas ilustrações de Percy Lau, abaixo:

mapa nordeste

questão
Fonte: Revista Brasileira de Geografia: Tipos e Aspectos do Brasil.
9ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1970. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv82362.pdf 

Considerando as características naturais do nordeste brasileiro, pode-se afirmar que as fotos representadas pelas imagens A, B e C foram tiradas, respectivamente, nos seguintes trechos da viagem

[A] IV a V; III a IV; e II a III.

[B] I a II; II a III; e IV a V.

[C] V a I; II a III; e IV a V.

[D] II a III; IV a V; e V a I.

[E] V a I; IV a V; e III a IV.


QUESTÃO 29
ESPCEX 2021: O extrato da carta ao lado representa a topografia de um povoado. Sabendo-se que a caixa d’água (na quadrícula IIB), com capacidade de 1000 m³, ameaça romper, a Defesa Civil emitirá um aviso de alerta para que moradores abandonem suas casas.

Com base na topografia do terreno é possível inferir as áreas de maior risco, das quais os moradores deverão ser retirados. Assinale a alternativa que apresenta as quadrículas mais vulneráveis em caso de acidente.









QUESTÃO 30
ESPCEX 2021: Define-se “transição demográfica” o processo pelo qual as sociedades passam de um estágio inicial (agrícola de subsistência), com altas taxas de natalidade e de mortalidade, para um estágio final (urbana pós-industrial), conforme o gráfico a seguir.

Define-se “transição demográfica” o processo pelo qual as sociedades passam de um estágio inicial (agrícola de subsistência), com altas taxas de natalidade e de mortalidade, para um estágio final (urbana pós-industrial), conforme o gráfico a seguir.

Sabendo que a taxa de crescimento vegetativo de um país varia conforme o estágio em que ele se encontra na transição demográfica, assinale a alternativa que melhor representa a tendência de comportamento dessa taxa ao longo daquele processo.








QUESTÃO 31
ESPCEX 2021: Uma professora de Geografia aproveitou o dia 20 de junho de 2020 (solstício de verão no Hemisfério Norte), para discutir a diferente distribuição da insolação na superfície da Terra. Para tanto, apresentou à turma o horário do nascer do sol, naquele dia, em três cidades brasileiras:

Recife (5h31); Belo Horizonte (6h29); e Brasília (6h37). Em seguida, questionou a turma sobre quais fatores melhor explicariam essas variações de horário, ao que obteve as seguintes respostas:

JOSÉ – “Um fator fundamental foi a latitude. Nessa data no Hemisfério Sul, mantida a mesma longitude, o sol tende a nascer mais cedo nas regiões de menor latitude”.

MARIA – “Para mim o que é determinante é a estação do ano! Se estivéssemos no mês de dezembro, por exemplo, esses horários seriam outros!”.

ANA – “Não podemos esquecer a longitude. De forma geral, no Brasil, as cidades situadas mais a leste tendem a ver o nascer do sol primeiro”.

BRUNO – “Para mim, a altitude teve um papel fundamental. Não à toa, das cidades citadas,
Recife possui a menor altitude; e Brasília, a maior”.

Pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por

[A] José e Maria.
[B] Ana e Bruno.
[C] José e Ana.
[D] José, Maria e Ana.
[E] Maria, Ana e Bruno.


QUESTÃO 32
ESPCEX 2021: Com suas economias historicamente voltadas para o mercado externo, os países sul-americanos acabaram negligenciando a integração física de seus sistemas de transportes, energia e de comunicações. Criada em 2000, por meio da articulação diplomática brasileira, a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) teve como principal objetivo minimizar essas deficiências. Para tanto, foram pensados alguns eixos prioritários. A seguir, são destacados dois, por meio da descrição de seus objetivos:

Eixo I – Busca interligar as regiões mais dinâmicas em termos econômicos, concentrando os mais importantes fluxos comerciais da América do Sul;

Eixo II – Busca abrir uma alternativa, pelo Pacífico, para o escoamento da soja e de outrosgrãos produzidos no centro-oeste brasileiro.

Assinale a alternativa que representa, respectivamente, os eixos I e II:








HISTÓRIA

QUESTÃO 33
ESPCEX 2021: A principal característica do Iluminismo, “movimento de ideias” que se desenvolveu na Europa Ocidental entre o final do século XVII e o final do século XVIII, é a crença na razão humana e no seu potencial. A “Enciclopédia”, obra que começou a ser publicada na França, em 1751, foi organizada pelo matemático Jean D’Alembert e pelo filósofo

[A] Aristóteles.
[B] Jean Paul Sartre.
[C] Denis Diderot.
[D] Platão.
[E] Jacques-Yves Cousteau.


QUESTÃO 34
ESPCEX 2021:  No Congresso de Viena, em 1815, ficou decidida a restauração da monarquia absolutista. Essa volta ao poder das monarquias absolutistas provocou explosões revolucionárias em boa parte da Europa no decorrer do século XIX, dentre as quais pode-se citar a

[A] Revolução Francesa.
[B] Unificação Italiana.
[C] Revolta dos Sipais.
[D] Guerra do Ópio.
[E] Conferência de Berlim.


QUESTÃO 35
ESPCEX 2021: As afirmações a seguir referem-se ao Governo Médici (1969-1973), quando houve o período que ficou conhecido como “Milagre Econômico” ou “Milagre Brasileiro”:

I - A economia do Brasil cresceu, em média, 10 % ao ano.

II - O Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo, auxiliado pela redução de consumo proporcionada pelo sucesso do Programa Proálcool.

III - Apesar do crescimento econômico, a inflação seguiu elevada, se comparada à dos anos que antecederam o regime militar.

IV - O estímulo ao investimento externo foi essencial para o crescimento da indústria.

V - As exportações brasileiras também cresceram, graças aos incentivos fiscais e à conjuntura externa favorável.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas.

[A] I, IV e V
[B] I, II e IV
[C] I, II e V
[D] II, III e V
[E] II, III e IV


QUESTÃO 36
ESPCEX 2021: A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que na primeira eleição caberia à Assembleia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes. Encerrava-se, assim, o período conhecido como

[A] República de Espada.
[B] Política do Café com Leite.
[C] Nova República.
[D] Tenentismo.
[E] Governo Provisório.


QUESTÃO 37
ESPCEX 2021: A revolta comunista de 1935, conhecida como Intentona Comunista, eclodiu nas seguintes capitais brasileiras:

[A] São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

[B] Natal, Recife e Rio de Janeiro.

[C] Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

[D] Recife, Natal e Porto Alegre.

[E] São Paulo, Belo Horizonte e Recife.


QUESTÃO 38
ESPCEX 2021: A Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai, envolveu os aliados Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai. Foi o conflito mais sangrento ocorrido na América do Sul no século XIX. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que

[A] o primeiro avanço das forças paraguaias foi a invasão da província argentina de Corrientes, em 1865.

[B] as tropas paraguaias, após a vitória na Batalha do Riachuelo, seguiram na sua ofensiva rumo aoUruguai, com o objetivo de recolocar Aguirre no poder.

[C] dentre as causas da guerra, pode-se destacar a invasão brasileira ao Uruguai e deposição de Aguirre.

[D] sob o comando de Caxias, as forças aliadas venceram uma série de importantes batalhas, chamadas de “dezembradas” ou “Dezembrada”, com a tomada de Assunção e a morte de Solano López na Batalha de Cerro Corá.

[E] um dos efeitos da guerra foi o aumento da dívida externa brasileira, quando o Brasil passou a depender cada vez mais de empréstimos obtidos com banqueiros norte-americanos.


QUESTÃO 39
ESPCEX 2021: No processo de descolonização da África, no contexto da Guerra Fria, os movimentos nacionalistas antagônicos que surgiram naquele continente, alinhados com o capitalismo ou com o socialismo, frequentemente recebiam apoio externo. Em Moçambique, após sua independência, surgiu a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), apoiada

[A] pela África do Sul.
[B] por Angola.
[C] por Cuba.
[D] por Portugal.
[E] por nenhum dos países citados.


QUESTÃO 40
ESPCEX 2021: Até o início de 1942, na II Guerra Mundial, as tropas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio dominaram a guerra. A partir daí, iniciou-se sua derrocada, com sucessivas derrotas e avanço dos aliados, retomando e libertando territórios conquistados pelo Eixo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I – A primeira frente de luta dos aliados, que marcharia pouco a pouco em direção a Berlim, foi possibilitada pela derrota nazista na Batalha de Stalingrado, na União Soviética.

II – A segunda frente aliada foi criada a partir do desembarque na Normandia, no “Dia D”.

III – A terceira frente, avançando pela Itália, iniciou-se após a vitória aliada na Batalha de El Alamein, no Egito.

IV – A primeira grande derrota da Marinha japonesa aconteceu na Batalha de Midway.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas.

[A] I, II e III
[B] II, III e IV
[C] II e III
[D] I e IV
[E] I, II, III e IV


QUESTÃO 41
ESPCEX 2021: A participação portuguesa no comércio europeu ganhou impulso no início do século XV, no contexto das grandes navegações que se iniciaram nesse período. A primeira ação imperialista dos portugueses, a partir da qual os súditos do rei Dom João I sentiram-se seguros para iniciar seuavanço por “mares nunca dantes navegados” foi

[A] o descobrimento do Brasil.
[B] a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança.
[C] a chegada a Calcutá, nas Índias.
[D] a descoberta da América.
[E] a tomada de Ceuta.


QUESTÃO 42
ESPCEX 2021: Em 1580, o rei de Portugal morreu sem deixar herdeiros diretos e, na disputa pelo trono que se seguiu, saiu-se vencedor Filipe II, então rei da Espanha. Com isso, teve início o período conhecido como “União Ibérica”, que se estendeu por 60 anos e no qual, dentre outras consequências, os inimigos da Espanha passaram a ser, também, de Portugal. A respeito desse período, é correto afirmar que

[A] Portugal manteve certa autonomia na gestão de suas colônias, inclusive no tocante às relações comerciais que já possuía.

[B] a ocupação territorial pelos colonos portugueses foi temporariamente freada, em função da ocupação holandesa do Nordeste brasileiro, quando os esforços foram concentrados em recuperar a área invadida.

[C] durante um certo período os holandeses assumiram o controle do tráfico negreiro no Atlântico Sul, mas isso não modificou o fluxo de escravos africanos para o Brasil, pois, dada a elevada lucratividade do negócio, seguiram suprindo a demanda por escravos em toda a colônia.

[D] foram enviados ao Brasil visitadores do Tribunal do Santo Ofício, com a missão de apurar o que essas autoridades consideravam “desvios”, como as chamadas práticas judaizantes (relacionadas aos costumes da religião judaica).

[E] a Insurreição Pernambucana foi marcada por duas vitórias surpreendentes sobre os holandeses, nas Batalhas de Guararapes (1648 e 1649). Com a vitória brasileira na Segunda Batalha de Guararapes, os batavos deixaram o Brasil.


QUESTÃO 43
ESPCEX 2021: Por quase duzentos anos (1096 a 1270), a região do Mediterrâneo Oriental viveu o movimento das Cruzadas, expedições de perfil militar organizadas pela Igreja Católica. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que

[A] na Idade Média havia uma distinção rígida entre o poder do clero e dos nobres, o que pode ser percebido inclusive no movimento das Cruzadas.

[B] as Cruzadas levaram ao enfraquecimento do poder real, à medida que os senhores feudais ganhavam força com as expedições.

[C] a luta de reconquista das Cruzadas não era desejada pelos imperadores bizantinos, os quais, desde o Cisma do Oriente (1054), pretendiam combater os povos muçulmanos sem ajuda do Ocidente.

[D] havia outros interesses em jogo nas Cruzadas, como o comércio, atividade em destaque no início do período, mas que perdeu importância no decorrer do tempo, dado que era considerada uma atividade “mundana”. 

[E] para a historiografia dos países árabes, as Cruzadas foram a primeira manifestação do imperialismo ocidental.


QUESTÃO 44
ESPCEX 2021: Relativamente ao processo de Independência dos Estados Unidos da América, é correto afirmar que

[A] as revoluções inglesas no Séc. XVII e o envolvimento inglês em guerras na Europa contribuíram para o fortalecimento do fiscalismo estabelecido pela metrópole.

[B] os progressos da Revolução Industrial durante o Séc. XVIII levaram o reino inglês a lançar-se em busca de novos mercados consumidores, o que não incluía as Treze Colônias na América.

[C] para justificar um aumento na cobrança de impostos das Treze Colônias, os ingleses argumentaram que a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), contra a França, desenrolara-se parcialmente em território norte-americano e, desse modo, em defesa da América inglesa.

[D] o Sugar Act (Lei do Açúcar), em 1764, e o Stamp Act (Lei do Selo), em 1765, não chegaram a prejudicar os interesses dos colonos, por deixar de fora as Treze Colônias.

[E] o Tea Act (Lei do Chá), em 1773, acabou com o monopólio desse produto pela Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, o que foi festejado pelos colonos no episódio conhecido como Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston).


INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões 45, 46 e 47.

Texas High School Opens Grocery Store That Accepts Good Deeds as Payment How many high schools can say they have a grocery store inside their walls? The student-run grocery store at Linda Tutt High School in rural Sanger, Texas, provides food and other necessities to students and their families while teaching essential job skills. And the store doesn’t accept cash, just good deeds. Instead of money, students shop using a point system.

The store, which aims to address food insecurities for students and others in the community, is open Monday through Wednesday for students and staff within the school district. “A lot of our students come from low socioeconomic families,” principal Anthony Love told KTVT. “It’s a way for students to earn the ability to shop for their families. Through hard work you can earn points. You can earn points for doing chores around the building or helping to clean.”

The pioneering project is run in partnership with First Refuge Ministries, Texas Health Resources, and Albertsons (a grocery store chain). But nearly all the responsibility falls on the students. They stock the shelves, keep track of inventory, address sales, and monitor registers when items are purchased. “I think the most exciting part of it is just teaching our kids job skills that they can carry with them as they graduate high school and move on into the world,” Love said to WAGA-TV. “Students are really the key piece to it.”
Adapted from https://www.southernliving.com/culture/school/linda-tutt-high-school-grocery-store

QUESTÃO 45
ESPCEX 2021: In the sentence “And the store doesn’t accept cash, just good deeds.” (paragraph 1), the word deeds means

[A] bitcoins.
[B] rural products.
[C] actions.
[D] donations.
[E] checkbooks.


QUESTÃO 46
ESPCEX 2021: According to the text, “...stock the shelves...” (paragraph 3) is an example of

[A] point system.
[B] grocery store chain.
[C] chores around the building.
[D] job skills.
[E] food necessities.


QUESTÃO 47
ESPCEX 2021: The sentence “Students are really the key piece to it.” (paragraph 3) can be correctly paraphrased in the following terms:

[A] Students are the most important part of the project.

[B] Students are not allowed to re-take the lessons.

[C] Students are profoundly upset by the project.

[D] Students buy lots of products every day, including keys.

[E] Students don’t earn enough points buying keys.


Leia o texto a seguir e responda às questões 48, 49 e 50.

Lockdown Named 2020’s Word of the Year by Collins Dictionary

Lockdown, the noun that has come to define so many lives across the world in 2020, has been named word of the year by Collins Dictionary. Lockdown is defined by Collins as “the imposition of stringent restrictions on travel, social interaction, and access to public spaces”. The 4.5-billion-word Collins Corpus, which contains written material from websites, books and newspapers, as well as spoken material from radio, television and conversations, registered a 6,000% increase in ______(1) usage. In 2019, there were 4,000 recorded instances of lockdown being used. In 2020, this had risen to more than a quarter of a million.

“Language is a reflection of the world around us and 2020 has been dominated by the global pandemic,” says Collins language content consultant Helen Newstead. “We have chosen lockdown as _______(2) word of the year because it encapsulates the shared experience of billions of people who have had to restrict _______(3) daily lives in order to contain the virus. Lockdown has affected the way we work, study, shop, and socialise. It is not a word of the year to celebrate, but it is, perhaps, one that sums up the year for most of the world.”

Other pandemic-related words such as coronavirus, social distancing and key worker were on the dictionary’s list of the top 10 words. However, the coronavirus crisis didn’t completely dominate this year’s vocabulary: words like “Megxit,” a term to describe Prince Harry and Meghan Markle stepping back as senior members of the royal family, also made the shortlist along with “TikToker” (a person who regularly shares or appears in videos on TikTok), and “BLM.” The abbreviation BLM, for Black Lives Matter is defined by Collins as “a movement that campaigns against racially motivated violence and oppression”, it registered a 581% increase in usage.
Adapted from https://www.theguardian.com/books/2020/
nov/10/lockdown-named-word-of-the-year-by-collins-dictionary

QUESTÃO 48
ESPCEX 2021: Lockdown is defined by Collins as “the imposition of stringent restrictions on travel, social interaction, and access to public spaces” (paragraph 1). Choose another possible definition for lockdown.

[A] The ability to do something very dangerous, or to face great pain or opposition when necessary.

[B] A document or statement that does not officially represent regular or current government policy.

[C] A section of a large public or private organization such as a government, business, university, etc.

[D] An official order to control the movement of people or vehicles because of a dangerous situation.

[E] A common disease that causes a high temperature and small red spots that cover the body.


QUESTÃO 49
ESPCEX 2021: Choose the alternative with words that respectively complete gaps (1), (2) and (3) in the correct way.

[A] its, our, their
[B] my, our, her
[C] your, his, our
[D] its, his, their
[E] my, their, your


QUESTÃO 50
ESPCEX 2021: According to the text, choose the correct statement.

[A] All the words on the dictionary’s top 10 list were related to the coronavirus crisis.

[B] Collins Corpus is a collection of both written and spoken language evidence.

[C] The word of the year does not tell us much about the world’s main worries.

[D] BLM showed a timid increase in usage and didn’t make the shortlist.

[E] Collins counted about 100,000 uses of the word lockdown in 2020, versus only 4,000 in 2019.


Leia o texto a seguir e responda às questões 51, 52 e 53.

Chinese Woman Opens Plane’s Emergency Exit for Some Fresh Air

A flight was delayed for an hour and a woman detained by police after she opened the emergency exit for “a breath of fresh air” before the flight took off in central China’s Hubei province, mainland media reported. The incident happened on Xiamen Air Flight MF8215 from Wuhan to Lanzhou, which was scheduled to take off at 3.45 p.m. on September 23.

Cabin crew had briefed the woman, who was in her 50s, about the rules when sitting next to the emergency exit and reminded her not to touch the button that opened the emergency exit. However, the woman said she needed some fresh air and touched the button to open the exit when the stewardess turned around to help others, the report said. The woman was taken away and the flight was delayed for an hour. Opening the emergency exit can be considered to be disturbing public order in an aircraft, which is punishable by police detention and a fine.

In July last year, a woman who was flying for the first time mistook the emergency door for a lavatory door before her plane took off in Nanjing. The emergency slide was released and the flight was delayed for two hours. The woman was detained for 10 days. Some passengers have paid a heavy price for releasing the emergency slide, which may take days and considerable expense to repair and reinstall. In January 2015, a man who opened an emergency door after a plane landed in Chongqing had to pay 35,000 yuan (150,000 baht) in compensation to the airline.

In June, a man from Hubei who was returning to China from Bangkok on a Thai Lion Air Flight opened an emergency exit before take-off. After apologising repeatedly, according to witnesses, he was held by Thai authorities for one day and given a fine of 500 baht before being deported.
Adapted from https://www.bangkokpost.com/world/1762629/chinese
-woman-opens-planes-emergency-exit-for-some-fresh-air

QUESTÃO 51
ESPCEX 2021: The woman who caused the incident on Xiamen Air Flight MF8215 was

[A] less than 50 years old.
[B] an hour late.
[C] between 50 and 59 years old.
[D] a stewardess.
[E] a policewoman.


QUESTÃO 52
ESPCEX 2021: Choose the alternative that correctly substitutes next to in the sentence “...about the rules when sitting next to the emergency exit…” (paragraph 2).

[A] across
[B] on
[C] under
[D] over
[E] beside


QUESTÃO 53
ESPCEX 2021: Choose the alternative that has the sentence “...he was held by Thai authorities for one day and given a fine of 500 baht…” (paragraph 4) correctly changed into active voice.

[A] Thai authorities had held him for one day and given him a fine of 500 baht.

[B] Thai authorities will hold him for one day and give him a fine of 500 baht.

[C] Thai authorities have held him for one day and gave him a fine of 500 baht.

[D] Thai authorities were holding him for one day and giving him a fine of 500 baht.

[E] Thai authorities held him for one day and gave him a fine of 500 baht.


Leia o texto a seguir e responda às questões 54, 55 e 56.

The 'Queen's Gambit' Effect: Everyone Wants a Chess Set Now

_______(1) for the past few years the most popular _______(2) on Netflix was undoubtedly Her Majesty Queen Elizabeth, as portrayed by Claire Foy and Olivia Colman in The Crown, this fall another type of queen _______(3) her mark: Beth Harmon, the captivating protagonist of The Queen's Gambit, a Netflix original that became an overnight sensation and inspired a slew of discerning viewers to pick up _______(4).

Call it the Queen's Gambit effect: Chessboards are flying off the (literal and virtual) rack in the wake of the show's hit season. Just ask Anthony Barzilay Freund, editorial director and director of fine art at vintage site 1stDibs: “The Queen's Gambit is driving an interest in the game of chess among new audiences and demographics,” Freund confirms: “At 1stDibs, in just the month following the show's release, we've seen a 100% increase in sales of chessboards, pieces, and tables as compared to this time period last year.”

Of course, while it might be enjoying a renewed popularity at the moment, the game of chess dates back centuries and has long captivated players all over the world. It's believed to have derived from a 7th century Indian game, then evolved as it spread across Asia and Europe in the following centuries. As a

result, says Freund, “you can find a variety of vintage and contemporary chess paraphernalia from dealers all over the world.” Those who don't necessarily have the budget for pawns of precious stone have a myriad of options on the market at all price ranges. So light a fire, make a drink, and set up the chessboard – Beth Harmon would be proud. 
Adapted from https://www.housebeautiful.com/design-inspiration/
a34874207/queens-gambit-beth-harmon-chess-sets/

QUESTÃO 54
ESPCEX 2021: Choose the alternative with words that respectively complete gaps (1), (2), (3) and (4) in the correct way.

[A] Finally, queen, is, chess
[B] Although, queen, made, chess
[C] However, chessboard, makes, queen
[D] The Crown, movie, made, queen
[E] The Crown, actress, makes, Harmon


QUESTÃO 55
ESPCEX 2021: In the sentence “Chessboards are flying of f the (literal and virtual) rack in the wake of the show's hit season.” (paragraph 2), the words fly off the rack mean

[A] to put money in a bank account.

[B] to have no chance of succeeding.

[C] to be sold very quickly.

[D] to make a short sound.

[E] to give or return a call.


QUESTÃO 56
ESPCEX 2021: According to the text, choose the correct statement.

[A] “The Queen's Gambit” is a game of chess created by Netflix. 

[B] After “The Queen’s Gambit”, new audiences became interested in chess.

[C] If you do not have a lot of money, you cannot afford to buy a chess set.

[D] Vintage and contemporary chessboards are considered unusual.

[E] The game of chess emerged in India in the last century.


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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas 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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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Prova EsPCEx 2021 (1º e 2º Dias) com Gabarito
Prova EsPCEx 2021 (1º e 2º Dias) com Gabarito
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