Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito

Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: Durante o projeto da rede de uma empresa, muitas vezes é necessário limitar o domínio de broadcast, dividindo a rede em diversas LANs (Local Area Networks). Uma forma flexível de se realizar esse particionamento é por meio do uso de VLANs (virtual LANs). Nesse caso, diversas redes lógicas são criadas em um mesmo switch físico, o qual segrega o tráfego entre elas.

No que se refere às VLANS, avalie as afirmações a seguir.

I. O padrão IEEE 802.1Q específica como pode ser estabelecido o trunking, isto é, a ligação ponto a ponto entre dois switches que compartilham mais de uma VLAN.

II. A interligação entre duas VLANs pode ser realizada sem a necessidade de um equipamento da camada de rede, uma vez que elas compartilham o mesmo switch.

III. É possível criar uma VLAN em função dos endereços MAC de seus membros, ou seja, um equipamento fará parte da VLAN independentemente da porta do switch onde ele seja conectado.

IV. Equipamentos ligados em uma mesma VLAN, em switches diferentes que estejam ligados entre si, fazem parte de diferentes domínios de colisão.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 10
ENADE 2017: A virtualização, tecnologia que provê uma abstração dos recursos físicos e lógicos, permite que instâncias de um sistema operacional sejam executadas em hardware virtual, suportadas por um hipervisor que gerencia o acesso aos recursos do hardware físico.
STALUNGS, W; BROWN, L. Segurança de computadores: princípios
e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).

Considerando que, para a elaboração e implantação de projetos lógicos e físicos, a virtualização é considerada na manutenção, administração, segurança e gerenciamento de serviços de redes de computadores em um datacenter, avalie as afirmações a seguir.

I. A virtualização faz com que um único recurso de hardware suporte várias instâncias simultâneas de sistemas, ou que vários recursos de hardware suportem uma instância única de sistema.

II. Na virtualização, um drive de disco pode ser particionado e apresentado como vários drives de disco para um sistema computacional.

III. Na virtualização, vários drives de disco podem ser concatenados e apresentados como um único drive de disco para um sistema computacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 11
ENADE 2017: Em uma rede de computadores baseada na arquitetura TCP/IP, a camada de transporte fornece o serviço de comunicação fim a fim entre os processos de aplicações executadas em cada um dos hospedeiros.

Do ponto de vista das aplicações, a comunicação lógica fim a fim significa que tudo se passa como se os hospedeiros que rodam os pares de processos estivessem conectados diretamente. A figura a seguir mostra o recorte de uma rede com três hospedeiros e quatro processos. 

Observe a existência de uma comunicação lógica entre os processos P1 e P3 e entre os processos P2 e P4.

INADAGACAO

KUROSE, |. F. ROSS, K. W. Redes de computadores e a intemet: uma abordagem top-down. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010 (adaptado).

Com base na figura apresentada, assinale a opção correta.

A) O processo P3 se conecta a P1 por meio de um número de porta UDP, que é um identificador exclusivo entre 0 e 1023.

B) No hospedeiro do meio, o serviço de multiplexação/demultiplexação fornecido pela camada de transporte garante a entrega dos dados ao processo de aplicação apropriado.

C) O endereço 1P de destino contido no cabeçalho do protocolo TCP identifica o hospedeiro para o qual o segmento está sendo enviado e garante a comunicação fim a fim.

D) O protocolo de camada de transporte usado na comunicação entre os pares de processos é o TCP, que utiliza uma apresentação de três vias para estabelecer a comunicação fim a fim.

E) No protocolo de camada de transporte utilizado na comunicação entre os processos P2 e P4, cada segmento de dados enviado entre esses dois processos obterá uma confirmação de recebimento.


QUESTÃO 12
ENADE 2017: Desenvolver um projeto de redes de computadores é uma atividade complexa, pois envolve componentes com características distintas, como os observados nos elementos físicos, além de uma gama extensa de protocolos necessários para o seu funcionamento lógico.

Por essa razão, é necessária a aplicação de uma metodologia que permita a um projeto atender aos requisitos determinados.

Sabendo que a abordagem Top-Down é uma das metodologias adotadas para construção de projetos, assinale a alternativa correta.

A) A metodologia Top-Down consiste de três fases: projeto de rede lógica, projeto de rede física e documentação da rede.

B) A metodologia Top-Down restringe as alterações de projeto ao longo da execução, pois cada fase da metodologia é bem definida.

C) A metodologia Top-Down consiste em realizar uma estrutura analítica de projeto (EAP) definindo os projetos físico e lógico antes de sua execução.

D) A metodologia Top-Down considera para sua análise de requisitos as políticas e normas em uso no cliente, sendo as restrições orçamentárias e de pessoal tratadas em outras esferas de planejamento corporativo.

E) A metodologia Top-Down inspira-se no modelo RM-OSI, em que há um foco nas metas do negócio do cliente, analisando os aplicativos, as sessões e o transporte de dados para que sejam selecionados os equipamentos e a mídia utilizada nas camadas mais baixas.


QUESTÃO 13
ENADE 2017: O protocolo IPv6 foi desenvolvido para substituir o IPV4, tendo sua implementação ocasionado várias mudanças importantes, como a capacidade de endereçamento expandida, o cabeçalho aprimorado de 40 bytes e a rotulação de fluxo e prioridade.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir, relativas à descrição dos campos do cabeçalho IPv6.

I. Em “endereço de origem” e "endereço de destino” cada campo possui 64 bits, tendo sido expandidos os 32 bits usados no IPv4.

II. Em se tratando do cabeçalho IPv6, insere-se o valor 32 no campo 'versão”, de 4 bits que é usado para identificar a versão do protocolo IP.

III. O campo “próximo cabeçalho” identifica o protocolo ao qual os dados presentes no datagrama serão entregues, por exemplo, TCP ou UDP.

IV. No IPv6, o campo “classe de tráfego”, de  8 bits, é semelhante ao campo “tipo de serviço” do IPv4, ambos utilizados para diferenciar os tipos de pacotes IP.

V. O valor do campo "“limite de saltos” é decrementado em um para cada roteador que repassa o pacote; caso a contagem do limite de salto chegue a zero, o pacote será descartado.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e IV.
B) I, II e III.
C) I, III e V.
D) III, IV e V.
E) I, II, IV e V.


QUESTÃO 14
ENADE 2017: O OSPF (Open Shortest Path First), protocolo de roteamento do tipo estado do enlace (LS), usa o algoritmo de Dijkstra para computar suas rotas. A figura a seguir apresenta uma rede OSPF de área simples, com os custos associados a cada link.

INDAGACAO
KUROSE, J. F;; ROSS, K. W. Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2010 (adaptado).

Com base na topologia apresentada na figura acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Para o tráfego entre a rede 172.16.10.0/24 e a rede 172.16.20.0/24, o OSPF irá escolher a rota ABDF.

II. Para o tráfego entre a rede 172.16.30.0/24 e a rede 172.16.20.0/24, o OSPF irá escolher a rota EF.

III. Caso o roteador D esteja indisponível , a nova rota escolhida entre a rede 172.16.10.0/24 e a rede 172.16.20.0/24, após a convergência da rede, será ABEF.

IV. Uma falha no roteador D com consequente reconfiguração de rotas, alterará a rota corrente entre a rede 172.16.20.0/24 e a rede 172.16.30.0/24.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II, e IV.
E) I, III, e IV.


QUESTÃO 15
ENADE 2017: Uma residência tem, em média, mais de oito dispositivos conectados à internet — programas de TV transmitidos em HD; conversas por vídeo com amigos e familiares, jogos de videogames contra adversários em todo o mundo, muitas vezes ao mesmo tempo. Para acompanhar o crescente uso da internet, os roteadores wi-fi domésticos modernos aumentaram sua velocidade e alcance sem fio: eram 11 Mbps em 2000, atualmente são 1,3 gigabits por segundo.

Contudo, com o objetivo de obter maior velocidade, muitas vezes o usuário enfrenta problemas de compatibilidade com dispositivos antigos e questões de segurança em razão do maior alcance de seus dispositivos.
Disponível em: <http:/uwuwclinksys.com>. Acesso em: 10 jul. 2017 (adaptado).

A figura a seguir representa os diversos equipamentos, com seus respectivos padrões IEEE 802.11, a serem conectados em uma rede sem fio de uma residência hipotética.

INDAGACAO

Considerando a necessidade de escolha dos equipamentos sem fio a serem utilizados na residência, as questões de compatibilidade de padrões e segurança, e, ainda, o objetivo de garantir alta velocidade à internet, assinale a opção correta em relação à aquisição dos dispositivos.

A) A escolha de dispositivos no padrão IEEE 802.11n, com o protocolo WPA2, permitirá velocidades máximas para alguns dispositivos e a manutenção da segurança.

B) A opção pelo padrão IEEE 802.11g implicará benefícios, pois aumentará a segurança em relação aos padrões anteriores devido à incorporação do uso do protocolo WEP.

C) A publicação do nome da rede (SSID) e a manutenção das configurações do fabricante são algumas recomendações de segurança em redes sem fio.

D) A utilização do padrão IEEE 802.11b configurado com o padrão de segurança WPA2 é recomendável, dada a garantia de mais velocidade e segurança, e de manutenção da compatibilidade com os diversos equipamentos.

E) O padrão IEEE 802.11ac, sucessor do 802.11n, poderá ser utilizado na arquitetura proposta, visto que mantém compatibilidade de velocidade e segurança com os padrões IEEE 802.11b/g/n e proporciona também maior velocidade.


QUESTÃO 16
ENADE 2017: Em uma rede local de uma instituição bancária, foi implantado um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), tendo o administrador efetuado um comando GRANT para a realização das configurações de acesso ao SGBD na rede.

Com o objetivo de realizar autenticação por aplicações para acesso ao banco de dados, de forma segura, devem ser enviados ao servidor

A) o IP do servidor e a senha.

B) a senha e o endereço MAC.

C) o IP do servidor e o endereço MAC.

D) o IP do servidor, o nome físico do banco e a senha.

E) o IP do cliente, o nome físico do banco, a senha e o endereço MAC.


QUESTÃO 17
ENADE 2017: A principal alternativa segura para acesso remoto consiste nas redes privadas virtuais, ou VPN (Virtual Private Network). Uma VPN permite que usuários geograficamente remotos troquem dados por meio de uma rede existente — mais comumente a internet — de forma segura. A técnica básica fornece um caminho seguro de transmissão, conhecido como um túnel que pode conectar dois sistemas ou duas redes. Duas técnicas populares de implementação de VPNs são a que utiliza o IPSec (Internet Protocol Security) e a que utiliza o SSL (Secure Sockets Layer).
HARRINGTON ). L Network security: a practical approach.
San Francisco: Morgan Kauímann, 2005 (adaptado)

Em relação às técnicas de VPNs IPSec e VPNs SSL, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Na definição de uma VPN ponto a ponto, onde se exige alto volume de transações e baixa latência, é mais indicado o uso do IPSec do que o uso do SSL.

PORQUE

II. Tanto o IPSec como o SSL normalmente usam a técnica de sequenciamento de pacotes para detectar ataques de replay (repetição de mensagens), sendo o IPSec mais eficiente que o SSL nesse caso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 18
ENADE 2017: Os dispositivos de interconexão de rede são usados nas mais diversas aplicações, seja em uma LAN (Local Area Network) ou em grandes redes como a internet. Entre os mais comuns, estão concentradores, repetidores, pontes, switches, roteadores e gateways. Estes últimos podem ser um hardware, um software ou a combinação de ambos.

O gateway pode traduzir endereços e formatos de mensagens, tornando possível a comunicação entre redes heterogêneas, isto é, redes que utilizam tecnologias diferentes. O gateway pode estar associado a um simples roteador doméstico e atuar como um servidor proxy, entre outras aplicações.
Disponível em: <http;/ /www.hardware-.com.br>.
“Acesso em: 18 jul. 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as ações a seguir, em relação ao que o gateway permite.

I. Interligar redes que utilizam protocolos diferentes.

II. Implementar VLANs (Virtual LANs) para melhorar o desempenho e segurança da rede.

III. Traduzir pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário.

IV. Atuar como firewall, pois serve de intermediário entre a estação (o utilizador) e a rede (a internet, por exemplo).

V. Compartilhar a conexão com a internet entre várias estações, desde que o endereço do gateway esteja definido nas propriedades de rede, não sendo possível a alocação automática de endereços.

É correto apenas o que se menciona em

A) I e II.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) III, IV, e V.
E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 19
ENADE 2017: Na elaboração e implantação de projetos lógicos e físicos é necessário considerar a segurança de redes de computadores. Os padrões para redes sem fio definem a frequência de operação, taxa máxima de transmissão, área de cobertura aproximada e as técnicas de transmissão utilizadas.

Acerca da segurança de redes sem fio, avalie as afirmações a seguir.

I. O WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2) fornece segurança na transmissão de dados em uma rede sem fio.

II. O WPA2 é um protocolo seguro, pois implementa técnicas de segurança que não eram suportadas pela primeira versão do WPA.

III. O WPA2 utiliza o sistema de criptografia AES (Advanced Encryption Standard), com uso de chaves de 256 a 512 bits.

IV. O WPA? oferece integridade, pois utiliza o protocolo CCMP (CMM Mode Protocol).

V. O WPA2 fornece um nível aceitável de segurança para autenticação nas redes sem fio e usa o algoritmo de criptografia RC4 para garantir confidencialidade dos dados trocados na rede.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV, e V.
E) III, IV, e V.


QUESTÃO 20
ENADE 2017: As redes virtuais privadas (VPN) representadas na figura a seguir foram implementadas por meio da tecnologia de encaminhamento de pacotes baseados em rótulos (MPLS). Esse modelo utiliza a infraestrutura de rede IP pública para a formação de VPNs de camada 3, garantindo, dessa forma, o mesmo nível de segurança dos circuitos virtuais privados (PVC) de camada 2 do frame-relay.

Outra importante contribuição desse modelo foi a introdução do conceito de roteadores virtuais (VRF), que reduziu consideravelmente a necessidade de equipamentos para cada cliente dentro da operadora.

INDAGACAO

A respeito do funcionamento da VPN MPLS representada na figura acima, assinale a opção correta.

A) O protocolo MPLS é implementado em todos os roteadores dos clientes (CE 1 e CE-2).

B) Somente é possível um roteador VRF para cada site, mas um site pode estar associado a uma ou a mais de uma VPN.

C) Os roteadores virtuais (VRF) são implementados em todos os roteadores de núcleo MPLS (MPLS-1, MPLS-2 e MPLS-3).

D) Os roteadores dos clientes (CE-1 e CE-2) divulgam suas rotas para todos os roteadores de borda da operadora, que, por sua vez, as divulgam para todos os outros clientes de sua rede VPN MPLS.

E) É estabelecida uma VPN ponto a ponto entre os roteadores do cliente (CE 1) do site A e do site B por meio da troca direta de informações de roteamento entre esses roteadores.


ENADE 2017 - QUESTÃO 21 - ANULADA

QUESTÃO 22
ENADE 2017: Um serviço de diretório, em uma descrição simplificada, constitui uma base de dados que armazena e organiza informações de um grupo de usuários e permite aos administradores gerenciar o acesso destes aos sistemas e recursos computacionais.
Disponível em: <https://www.docs.oracle.com>.“Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).

A partir dessa informação, é correto afirmar que a autenticação no serviço de diretório

A) impede o compartilhamento de privilégios em diferentes bases de dados.

B) fornece acesso e privilégio de super usuário a todos os serviços disponibilizados.

C) elimina a necessidade de aplicação de criptografias e de uso de protocolos de autenticação.

D) valida a identificação do usuário junto à base de dados, porém não lida com fatores de limitação de acesso, ou com ações a que esse usuário esteja submetido.

E) consiste em verificar a identidade de um usuário, um dispositivo ou uma entidade que deseja acessar dados, recursos ou aplicações, disponíveis em diferentes servidores.


QUESTÃO 23
ENADE 2017: A diretoria de uma empresa identificou os seguintes problemas, que têm afetado os seus negócios:

— falta de métricas para controlar seus produtos;
— processos escassos ou inexistentes;
— falta de foco em seus negócios;
— descontrole dos processos.

Nessa situação, o guia de boas práticas indicado para otimizar o investimento em tecnologia da informação, de forma a melhorar o retorno sobre o investimento e fornecer métricas para a avaliação dos resultados dessa empresa é o

A) ITIL.
B) COBIT.
C) CMMI.
D) MPS-BR.
E) PMBOK.


QUESTÃO 24
ENADE 2017: O IPv6 foi projetado para ser o sucessor do IPv4, superando as limitações do IPV4 e introduzindo aprimoramentos como o novo ICMPv6, que substitui o protocolo de resolução de endereços (Address Resolution Protocol - ARP) e o protocolo de resolução de endereço reverso (Reverse Address Resolution Protocol - RARP). Por esse motivo, a configuração da segurança da camada de rede exige atenção especial com o IPv6.

Considerando a arquitetura IPv6 e as funcionalidades do ICMPV6, avalie as afirmações a seguir.

I. O ICMPv6 não pode ser completamente bloqueado em firewalls de borda.

II. O IPv6 é mais seguro que o IPv4, já que o IPSec é integrado ao protocolo e habilitado por padrão.

III. O endereço MAC do dispositivo da rede interna pode ser descoberto quando se utiliza o recurso de autoconfiguração para a formação do endereço IPv6 roteável global.

IV. Os dispositivos das redes locais com endereços IPv6 globais roteáveis necessitam de tradução de endereço de rede (NAT) para mascarar os endereços na internet.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II, e IV.
E) II, III, e IV.


QUESTÃO 25
ENADE 2017: Um provedor de serviços de rede interliga as cidades A e B por meio de uma rede WAN de longa distância, e, em cada uma das cidades, o provedor opera uma rede Metro Ethernet para prover serviços a seus clientes.

As empresas X e Y contrataram do provedor serviços corporativos e possuem escritórios fisicamente presentes em cada uma das cidades mencionadas, conforme mostra a figura a seguir.

INDAGACAO

Cada empresa possui várias VLANs (Virtual Local Area Networks) configuradas internamente e os dados dessas VLANs devem trafegar da cidade A para a cidade B, passando pelas redes Metro Ethernet e WAN do provedor, de forma segura e independente.

Nessa situação, os protocolos que devem ser configurados pelo provedor na rede Metro Ethernet e na rede WAN para ocorrer o tráfego dos dados das VLANs das empresas entre cidades diferentes são

A) IEEE 802.12d (QinQ) na rede Metro Ethernet e IEEE 802.1Q na rede WAN.

B) IEEE 802.1Q na rede Metro Ethernet e VPLS (Virtual Private Lan Services) na rede WAN.

C) VPLS (Virtual Private Lan Services) na rede Metro Ethernet e IEEE 802.1Q na rede WAN.

D) IEEE 802.1ad (QinQ) na rede Metro Ethernet e VPLS (Virtual Private Lan Services) na rede WAN.

E) VPLS (Virtual Private Lan Services) na rede Metro Ethernet e IEEE 802.Iad (QinQ) na rede WAN.


QUESTÃO 26
ENADE 2017: A função da auditoria de sistemas é promover adequação, revisão, avaliação e recomendações para o aprimoramento dos controles internos em qualquer um dos sistemas de informação da empresa, bem como avaliar a utilização dos recursos humanos, materiais e tecnológicos envolvidos no processamento desses sistemas.

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A auditoria de sistemas permite detectar, de forma automática, o uso dos recursos e dos fluxos de informação em uma empresa, embora não identifique qual informação é crítica para o cumprimento da missão e objetivos empresariais.

II. As ferramentas de auditoria classificadas como generalistas apresentam softwares com a capacidade de processar, analisar e simular amostras e apontar possíveis duplicidades.

III. As ferramentas de auditoria classificadas como de utilidade geral apresentam softwares próprios para a execução de funções muito comuns de processamento, como sortear arquivos, concatenar, sumarizar e gerar relatórios.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) padronizou as redes locais e metropolitanas com o nome IEEE 802. Entre os mais conhecidos padrões de redes locais, citam-se o Ethernet 802.3, que padroniza propriedades físicas para as redes cabeadas, e o padrão 802.11, que define redes sem fio.

Considerando a diferença entre padrões de rede, assinale a opção correta.

A) Redes sem fio oferecem um caminho com menor probabilidade de interferência ou perda de dados quando comparadas às redes cabeadas.

B) O método de acesso para o padrão 802.3 é o CSMA/CD, ao passo que, para o padrão 802.11, o método de acesso é o CSMA/CA.

C) Os padrões 802.11a, 802.11b e 802.11g operam na mesma faixa de frequência e, assim, podem comunicar-se entre si.

D) Em redes sem fio, a qualidade de serviço não é comprometida pela associação ou desassociação de estações móveis.

E) Os padrões 802.3 e 802.11 não podem coexistir na mesma rede local.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: Uma organização planeja implantar VoIP (voz sobre IP) para realizar ligações corporativas entre duas localidades e, ainda, manter sua rede de telefonia fixa ligada. A figura a seguir apresenta o projeto de telefonia VoIP dessa organização.

INDAGACAO

Considerados o projeto de VoIP da organização e os requisitos da rede IP para prover um serviço de qualidade para a voz, é correto afirmar que, na rede IP com uma VPN IP MPLS configurada entre as localidades I e II, a marcação DiffServ para os pacotes de voz e os elementos a serem implantados como gateway de acesso e softswitch, são, respectivamente:

A) Diffserv EF (Expedited Forwarding), elemento X e elemento Y.

B) Diffserv EF (Expedited Forwarding), elemento Y e elemento X.

C) Diffserv AF31 (Assured Forwarding Classe 3), elemento X e elemento Y.

D) Diffserv AF31 (Assured Forwarding Classe 3), elemento Y e elemento X.

E) Diffserv AF21 (Assured Forwarding Classe 2), elemento Y e elemento X.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: Com a convergência das redes cada vez mais presente em nosso dia a dia, diversos canais de televisão vêm disponibilizando sua programação na internet. A grande vantagem dessa abordagem é a possibilidade de personalizar o acesso do espectador, permitindo que os programas sejam vistos sob demanda, ou seja, na hora e no local que seja mais conveniente ao cliente.

Para a transmissão desse tipo de tráfego pela internet, as soluções de transporte devem ser desenvolvidas com base em

A) TCP, orientadas à conexão, pois a transmissão do vídeo deve ocorrer com a menor quantidade de erros possível, a fim de melhorar a experiência do usuário.

B) TCP por meio de um serviço sem estabelecimento de conexão, pois as possíveis retransmissões a que um fluxo de dados orientado à conexão está submetido, sempre que há problemas na transmissão, podem causar atrasos incompatíveis com um serviço multimídia.

C) ICMP, devido à leveza desse protocolo e o fato de ele ser o mais adequado para o transporte de conexões multimídia, tais como a transmissão de programas de televisão pela internet.

D) UDFP, orientadas à conexão, pois a transmissão do vídeo deve ocorrer com a menor quantidade de erros possível, a fim de melhorar a experiência do usuário.

E) UDP por meio de um serviço sem estabelecimento de conexão, pois as possíveis retransmissões a que um fluxo de dados orientado à conexão está submetido, sempre que há problemas na transmissão, podem causar atrasos incompatíveis com um serviço multimídia.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Atualmente, o planejamento da segurança de informação de uma empresa é fundamental. Diversas normas internacionais são utilizadas para a implementação de um sistema completo de gestão de segurança da informação.

A respeito dessas normas, avalie as afirmações a seguir.

I. AISO/IEC 27001:2013, norma internacional de gestão de segurança da informação, descreve as etapas para se colocar em prática, de forma independente, um sistema de gestão de segurança da informação avaliado e certificado.

II. A ISO/IEC 27002:2013 tem como principal objetivo estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização, o que também inclui a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em conta os ambientes de risco encontrados na empresa.

III. O padrão internacional ISO/IEC 15408:2009 (Common Criteria - CC) para segurança de computadores é voltado para a segurança lógica das aplicações e para o desenvolvimento de aplicações seguras, e define um método para avaliação da segurança de ambientes de desenvolvimento de sistemas.
 
IV. A NBR ISO/IEC 27007:2012 fornece diretrizes sobre como gerenciar um programa de auditoria de sistemas de gestão da segurança da informação (SGSI) e sobre como executar as auditorias e a competência de auditores de SGSI.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE 2017: A empresa A foi contratada para fazer uma vistoria na infraestrutura de cabeamento da empresa B. Após a realização dos testes de diagnóstico e vistoria, foi emitido um laudo no qual relatou-se uma inconformidade e sua causa, de acordo com a norma 14565:2013.

A figura a seguir exibe os resultados desse teste, realizado em um enlace de cabeamento horizontal.

indagacao
Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa que corresponde à causa da inconformidade apresentada.

A) Inversão de pares no conector de uma das pontas.

B) Proximidade de trajeto do cabo a uma fonte eletromagnética.

C) Comprimento do cabo excedendo o valor máximo previsto na norma.

D) Cabos de dados alocados em conduítes, junto com cabos da rede elétrica.

E) Destrançamento excessivo do cabo próximo ao conector de uma das pontas.


QUESTÃO 32
ENADE 2017: Pode-se considerar que as redes de computadores existentes hoje — as redes legadas — podem evoluir para as chamadas redes definidas por software ou SDN (Software Defined Networks). Essa abordagem de arquitetura de redes busca simplificar as operações, facilitando as tarefas de configuração e alteração do comportamento dos dispositivos de rede.
GORANSSON P; CHUCK B. Software defined networks 2a comprehensive approach. 
San Francisco: Morgan Kaufmann, 2014 (adaptado).

As diferenças entre redes legadas (tradicionais) e redes SDN podem ser explicadas por meio dos conceitos de plano de controle e plano de dados.

A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

A) As redes SDN são baseadas na união entre o plano de controle e o plano de dados, ou seja, os dois passam a ser um plano único em comparação com as redes legadas.

B) O plano de dados nas redes SDN é determinado pelo fabricante do switch, ao passo que o plano de controle nas redes SDN pode ser alterado por meio de atualizações remotas do switch.

C) O plano de dados nas redes legadas é determinado pelo fabricante do switch, ao passo que o plano de controle nas redes legadas pode ser alterado por meio de atualizações remotas do switch.

D) A funcionalidade do plano de controle das redes SDN é igual à do plano de controle das redes legadas, entretanto a funcionalidade do plano de dados difere nessas duas redes.

E) O plano de controle nas redes SDN controla a comutação e o repasse dos pacotes de rede, sendo o plano de dados o responsável pela atualização da tabela de encaminhamento e a manutenção das estatísticas do equipamento.


QUESTÃO 33
ENADE 2017: Um erro comum que se observa nas abordagens da Internet das Coisas (Internet of Things — IoT) é o desenvolvimento de um produto sem uma visão clara de geração de valor. É comum os desenvolvedores não terem a clareza do real valor a ser gerado aos usuários finais, concebendo um produto sem o seu valor agregado.

Nesse sentido, para abertura de negócios inovadores, é essencial compreender o surgimento de novos negócios baseados em IoT e como esta revolução criará oportunidades.
Disponível em: <http://www.convergenciadigital.com.br>.
Acesso em: 27 jul. 2017 (adaptado).

Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Para que a IoT possa agregar valor aos negócios, é necessário considerar questões relacionadas a problemas da interoperabilidade de plataformas.

II. O IoT permite uma independência da infraestrutura de telecomunicação e os seus projetos exigem o uso de novas tecnologias, como as impressoras 3D.

III. A tríade composta pela criação de novos mercados digitais, gestão de risco e melhorias de eficiência é a chave para a transformação dos modelos de negócios atuais a partir da revolução da IoT.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, e III, apenas.
E) I, II, e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2017: A unidade de Tecnologia da Informação (TI) de determinada empresa é  avaliada negativamente por não produzir níveis de serviço adequados. Há alguns meses, após a fusão dessa empresa com outra do mesmo ramo, foi nomeado um novo executivo, cujo desafio é melhorar o desempenho da unidade.

Constatou-se que uma prática comum é a introdução de novos produtos na empresa, sem que a equipe de TI seja preparada, demandando a construção de infraestrutura de serviços e elaboração de sistemas de suporte necessários. É caro e difícil satisfazer essa demanda para esse fim específico e os resultados alcançados têm gerado insatisfação contínua em relação à unidade de TI.
HUNTER, R.; WESTERMAN, G. O verdadeiro valor de TI. São Paulo: M. Books, 2011 (adaptado).

Com base nessa situação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A empresa possui um arranjo decisório inadequado para suas expectativas; a pouca credibilidade da área de TI e a falta de envolvimento dessa área nas decisões compromete o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio, problema relacionado à governança de TI.

PORQUE

II. Um dos objetivos da governança de TI é atender às expectativas organizacionais, além de definir quem pode tomar as decisões relacionadas à TI. Portanto, a criação de um comitê composto exclusivamente pelo pessoal da área de TI, com autonomia para tomar as decisões que afetam as demandas por serviços e infraestrutura de TI, seria uma opção acertada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 35
ENADE 2017: A principal causa de ineficiência energética nos datacenters é a baixa taxade utilização média dos recursos. Apesar de os recursos serem provisionados para lidar com as cargas máximas teóricas, é improvável que todos os servidores de um datacenter em larga escala sejam totalmente utilizados simultaneamente.
BELOGLAZOV, A; BUYVA, R.; LEE, Y. C; ZOMAYA, A. A taxonomy and survey of energy-efficient
 data centers and cloud computing. In: MILEKOWITZ, M. V. (Ed ). Advances in computers. v. 82. 
Amsterdam: Elsevier, p. 47-11, 2011 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o conceito de virtualização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A virtualização possibilita a concentração de máquinas virtuais  no datacenter e, assim, contribui efetivamente para a implementação de uma estratégia de maior eficiência energética.

PORQUE

II. A virtualização permite alocar cargas de trabalho na mínima quantidade tecnicamente admissível de recursos físicos e, assim, mantê-los com a maior taxa de utilização possível.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,393,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8652,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,75,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61662,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito
Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito
Prova Tecnologia em Redes de Computadores ENADE 2017 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-tecnologia-em-redes-de-computadores-enade-2017-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-tecnologia-em-redes-de-computadores-enade-2017-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo