Atividade de Ciências – A atmosfera – 6º anos com Gabarito

atividade-de-ciencias-a-atmosfera-6-ano-com-gabarito
Atividade de Ciências – A atmosfera – 6º anos com Gabarito

1. Quando você estudou a atmosfera, conheceu as suas camadas. Agora, identifique, entre essas camadas, aquelas que possuem as características abaixo e relacione-as.

a) Camada onde há maior concentração de ozônio.
b) Camada onde se formam os ventos.
c) Camada que vai dos 50 km aos 80 km de altitude.
d) Camada que apresenta partículas elétricas.
e) Última camada da atmosfera.

(     ) Estratosfera.
(     ) Troposfera.
(     ) Mesosfera.
(     ) Termosfera.
(     ) Exosfera.

Assinale a alternativa correta:

a. a – b – c – d – e.
b. b – a – c – e – d.
c. e – d – c – b – a.
d. c – e – d – b – a.
e. b – a – e – d – c.

Resposta.

2. As ondas de rádio são consideradas recursos da natureza, que pertencem a toda humanidade. A mais antiga estação de rádio foi ao ar em 1920, nos EUA, e teve a sua transmissão em cadeia nacional apenas em 1927. Esse tipo de comunicação só foi possível graças a partículas elétricas presentes na atmosfera. Identifique a camada atmosférica onde ocorre o reflexo das ondas e que nome recebem as partículas elétricas responsáveis por esse fenômeno.

Resposta.

3. A camada de ozônio é formada por um gás à base de oxigênio (três átomos por molécula) e é extremamente importante para a sobrevivência dos seres vivos. Explique o porquê:

Resposta.

4. Embora o ar esteja o tempo todo a nossa volta, não o vemos. Também não podemos prová-lo, pois o ar puro não tem gosto. Mas, apesar de nossa dificuldade em percebê-lo por meio dos sentidos, o ar existe e é matéria. Observe a figura abaixo. Uma pessoa tapou com o dedo o orifício de saída de uma seringa e pressionou o êmbolo. Este êmbolo avançou até certo ponto. Depois, por mais que a pessoa empurrasse, o êmbolo parou, não avançou mais. Pense e responda:

embora-o-ar-esteja-o-tempo-todo-a-nossa-volta-nao-o-vemos

a. Que nome recebe a propriedade do ar encontrado na seringa B?

b. Que nome recebe a propriedade do ar quando soltamos o êmbolo e o ar volta à posição inicial?

Resposta.

5. Pensando nos componentes do ar e em suas características, preencha os parênteses abaixo com as seguintes letras: N (para nitrogênio), O (para oxigênio), G (para gases nobres), C (para gás carbônico).

(     ) Não se combinam com outras substancias.
(     ) Só é absorvido diretamente do ar por algumas plantas e bactérias.
(     ) É absorvido na respiração.
(     ) É liberado na fotossíntese.
(     ) Existe em pequena quantidade na atmosfera (cerca de 0,03%).

Assinale a alternativa com a relação correta:

a. G – N – O – O – C.
a. G – N – N – O – C.
a. G – O – O – O – C.
a. O – N – O – O – C.

Resposta.


VEJA MAIS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 6º ANOS
Entendendo o conceito de Ecologia
A Teia Alimentar
Os Principais Biomas Terrestres
A Estrutura Interna da Terra
Recursos Naturais
O Solo e a Humanidade
Água – A Molécula da Vida
A Água e o Saneamento Básico
A Atmosfera
Prevendo o Tempo
O Ar e a Poluição Atmosférica
O Sistema Solar
Resíduos Sólidos e Seus Problemas Ambientais
- Relações Ecológicas

6. Para realização dessa atividade serão necessários um copo com água e um pedaço quadrado de cartolina. Tal quadrado pode ser de poucos centímetros, maior que o diâmetro (boca) do copo. Para fazer o experimento é necessário que se encha bem o copo com água, se possível até a borda. Depois, coloque sobre ele o pedaço de cartolina, tomando cuidado para que nenhuma bolha de ar se estabeleça dentro do copo. Segurando com firmeza o pedaço de cartolina contra a boca do copo, vire-o de cabeça para baixo com bastante cuidado. Depois, retire a mão de baixo da cartolina.

pensando-nos-componentes-do-ar-e-em-suas-caracteristicas-preencha-os-parenteses

O que acontece? Explique o porquê.

Resposta.

7. Mas o que é alpinismo? Ao pé da letra, alpinismo nada mais é do que a prática de subir montanhas, caminhando ou escalando. O bom planejamento de uma expedição pode ser o fator chave para o sucesso da mesma. No ano que antecede a expedição, o alpinista e sua equipe estudam as vias da montanha. Todas as dificuldades devem ser previstas com antecedência. O alpinista deve planejar exatamente o que fazer na montanha. Tudo é programado e planejado, principalmente em função da segurança. Nos seis meses que antecedem a expedição, o alpinista procura intensificar a sua preparação física, pois aumentar a sua capacidade muscular e aeróbica ajuda bastante a enfrentar as dificuldades da montanha. Tudo pronto? É só começar a subir.

mas-o-que-e-alpinismo

Observe a imagem. Onde o alpinista está sentindo mais efeito da pressão atmosférica? No alto da montanha ou na sua base? Justifique.

Resposta.

8. A atmosfera é a camada de ar que envolve nosso planeta. Para fins de estudo, os cientistas dividiram a atmosfera em camadas. Preencha os espaços identificando as camadas atmosféricas.

a-atmosfera-e-a-camada-de-ar-que-envolve-nosso-planeta

A – ______________________________
B – ______________________________
C – ______________________________
D – ______________________________
E – ______________________________

Resposta.

9.  A partir da década de 1930, surgiram os CFCs no meio industrial. Mas o que parecia a solução de muitos problemas revelou-se um grande desastre. Explique a sua utilização e que problemas seu uso pode trazer.

Resposta.

10. Com relação à troposfera, marque a alternativa correta.

a. É a camada mais baixa da atmosfera.
b. Na troposfera formam-se as nuvens, os ventos, a chuva, a neve e a tempestade.
c. É da troposfera que os seres vivos retiram o oxigênio para respiração.
d. Todas as alternativas acima estão corretas.
e. Todas as alternativas estão erradas.

Resposta.
Atividade de Ciências – A atmosfera – 6º anos com Gabarito Atividade de Ciências – A atmosfera – 6º anos com Gabarito Reviewed by Redação on maio 25, 2018 Rating: 5

Um comentário:

  1. MUITO ÚTIL AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO BLOGGER INDAGAÇÃO.COM.ESTÁ SENDO DE GRANDE AJUDA PARA MEU ENSINO APRENDIZAGEM.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.