Atividade de Ciências – O Ar e a poluição atmosférica – 6º ano

Atividade de Ciências – O Ar e a poluição atmosférica – 6º ano

1. (ENEM) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos prejuízos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I. Monumento Itamarati – Brasília (mármore)
II. Escultura de Aleijadinho – Minhas Gerais (pedra-sabão, contem carbonato de cálcio).
III. Grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação de chuva ácida pode acontecer em:

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Resposta.

2. A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustível fósseis. O Protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. A queima excessiva de combustível fósseis pode ter como consequência:

a) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
b) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
c) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
e) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele.

Resposta.

3. A chuva ácida é produzida quando gotas de chuva absorvem o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera, originando o ácido carbônico (H2CO3), conforme a equação:

H2O + CO2 H2CO3

A chuva ácida possui pH menor que 5,6 e por essa razão é capaz de corroer até mesmo pedras mais resistentes, como o mármore. A imagem abaixo traz uma estátua danificada pela exposição à avidez da chuva.

a-chuva-acida-e-produzida-quando-gotas-de-chuva-absorvem

O que provocou os estragos na estátua foi um ácido produzido pela reação da chuva com óxidos contendo enxofre. Assinale nome e fórmula corretos para tal ácido.

a) Ácido sulfuroso (H2SO).
b) Ácido sulfúrico (H2SO4).
c) Ácido clorídrico (HCI).
d) Ácido sulfuroso (H2SO4).

Resposta.


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4. Uma criança de quatro anos de idade apresentou vômitos em jato, febre alta e intensa, cefaleia, manchas no corpo e nunca rígida. O diagnóstico correto é:

a) dengue.
b) meningite.
c) leptospirose.
d) rubéola.
e) febre amarela.

Resposta.

5. (ENEM) Veja a tirinha:

veja-a-tirinha

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.
Disponível em: www.conpet.gov.br. Acessado em: 22 de junho de 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:

a) metano, durante o processo de digestão.
b) óxido nitroso, durante o processo de ruminação.
c) clorofluorcarbono, durante o transporte de carne.
d) óxido nitroso, durante o processo respiratório.
e) dióxido de enxofre, durante o consumo de pastagens.

Resposta.

6. “Ele estava sem reação, todo mole, com olhos grandes e abertos. Não expressava sentimento e, quando perguntamos onde estava doendo, ele bem devagar colocou a mão na cabeça”.
Midia News. 13 set. 2011 (Adaptado).

Esta foi a descrição de um funcionário vítima da meningite do tipo C depois de confirmado o surto no complexo hoteleiro da Costa do Sauípe (BA). A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana nas membranas que revestem o sistema nervoso central, tendo como agente etiológico e modo de transmissão, respectivamente:

a) Clostridium botulinum e inalação de gotículas espalhadas no ar, liberadas por pessoas infectadas.
b) Bordetella pertussis e inalação de secreção bucal e nasal de pessoas infectadas.
c) Neisseria meningitidis e ingestão de água e alimentos contaminados.
d) Neisseria meningitidis e inalação de secreção bucal e nasal de pessoas infectadas.
e) Bordetella pertussis e ingestão de água e alimentos contaminados.

Resposta.

7. (ENEM) Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar da exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima:

a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
b) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.
c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
d) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao hábitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

Resposta.

8. O ecossistema urbano é criado pelo homem e consome energia produzida por ecossistemas naturais, destinados a seus próprios interesses. Caracteriza-se por um elevado consumo de energia, tanto somática (aquela que chega às populações pela cadeia alimentar) quanto extrassomática (aquela que chega pelo aproveitamento de combustíveis), principalmente após o advento da tecnologia de ponta. Cada vez mais, aumenta o uso de energia extrassomática nas cidades, o que ocasiona a produção de seu subproduto, a poluição. A poluição urbana mais característica é a do ar.
Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.

Os efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pela inversão térmica, processo que ocorre muito no sul do Brasil e em São Paulo. Esse processo pode ser definido como:

a) processo no qual a temperatura do ar se apresenta inversamente proporcional à umidade relativa do ar, ou seja, ar frio e úmido ou ar quente e seco.
b) precipitação de gotas de água (chuva ou neblina) com elevada temperatura e carregadas com ácidos nítrico e sulfúrico, resultado da poluição atmosférica.
c) inversão da proteção contra os raios ultravioleta provenientes do Sol, a partir da camada mais fria da atmosfera, que esquenta e amplia os raios.
d) fenômeno em que o ar fica estagnado sobre um local por um período de tempo e não há formação de ventos e correntes ascendentes na atmosfera.
e) fenômeno no qual os gases presentes na atmosfera permitem a passagem de luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço.

Resposta.

Atividade de Ciências – O Ar e a poluição atmosférica – 6º ano Atividade de Ciências – O Ar e a poluição atmosférica – 6º ano Reviewed by Redação on maio 25, 2018 Rating: 5

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