Ciências 6º ano: Atividade Água – a molécula da vida – com gabarito.

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Ciências 6º ano: Atividade Água – a molécula da vida. – com gabarito.

1. A matéria é composta de minúsculas unidades invisíveis a olho nu: os átomos. E, em cada tipo de matéria, esses átomos se agrupam formando moléculas. Observando a organização dos átomos, identifique os estados físicos da água.
Resposta.

2. (ENEM) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a. reduzir área de solos agricultável.
b. ausência de reservas de água subterrâneas.
c. escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d. falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e. degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

Resposta.

3. Nas aulas de Ciências, você aprendeu que a matéria é composta de minúsculas unidades, os átomos. Pela organização desses átomos, em função da temperatura, a água é capaz de apresentar mudanças de estado físico. Identifique cada uma das mudanças de estado físico da água.

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A - ___________________________________
B - ___________________________________
C - ___________________________________
D - ___________________________________

Resposta.


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4. Você sabia que a água que hoje está no mar pode, um dia, fazer parte de um iceberg? Isso acontece porque a água circula na natureza e muda de estado físico, formando o ciclo da água. Analise o ciclo ilustrado abaixo e identifique os fenômenos assinalados.

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A - ___________________________________
B - ___________________________________
C - ___________________________________
D - ___________________________________

Resposta.

5. (ENEM) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025 duas em cada três pessoas viverão situações de carência de água caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a. desenvolver processos de reutilização da água.
b. explorar leitos de água subterrânea.
c. ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d. captar águas pluviais.
e. importar água doce de outros estados.

Resposta.

6. (ENEM) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos 20 anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumo, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a. a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b. a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c. a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d. apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e. e regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no planeta.

Resposta.

7. “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, aproximadamente 97% são de água salgada (amares e oceanos), 2,4% formam galerias inacessíveis e apenas 0,6% correspondem à água e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável se tornará um bem extremamente raro e caro.”
MORAES, D. R, L; JORDÃO, B. Q. Degradação dos recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Saúde Pública, v. 36, n. 3 jun. 2002. (Adaptado).

Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:

a. fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
b. desviar as águas dos mares para os rios e lagoas, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
c. promover a adaptação das populações humanas ao consumo de água do mar, diminuindo assim a demanda sobre água doce.
d. reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, melhorar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.
e. realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.

Resposta.

8. Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão ao ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor-d’água presente na atmosfera se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: chamada geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos.

A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:

a. ebulição.
b. fusão.
c. solidificação.
d. evaporação.
e. sublimação.

Resposta.

9. (ESPM – Adaptado) O século XXI assiste a um grande desafio em relação à questão da água no planeta. Observe o gráfico da distribuição da água e as afirmações abaixo:

I. A maior parte da água doce do planeta encontra-se nas geleiras.
II. O uso doméstico é onde se tem o maior consumo mundial de água, seguido da agricultura.
III. A água doce encontra-se distribuída irregularmente pelo planeta.
IV. De toda a água do planeta, apenas 50% é doce.
V. Brasil, Rússia e Canadá são países privilegiados quanto às reservas hídricas.
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Estão corretas:

a. I, II e III.
b. I, II e V.
c. I, III e IV.
d. II, III e V.
e. III e IV.

Resposta.

10. (Unics) Segundo Tucci (2006), “As ações produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo abaixo representado, quanto à quantidade a qualidade da água”. “[...] no plano local, as obras hidráulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos, comprometendo e alterando esse ciclo [...]”

Assinale a alternativa que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura a seguir.

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a. Ciclo meteorológico.
b. Ciclo do escoamento das águas superficiais.
c. Ciclo da reprodução da vida no planeta.
d. Ciclo hidrológico global.
e. Ciclo das águas subterrâneas.

Resposta.
Ciências 6º ano: Atividade Água – a molécula da vida – com gabarito. Ciências 6º ano: Atividade Água – a molécula da vida – com gabarito. Reviewed by Redação on maio 25, 2018 Rating: 5

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