Atividade – Prevendo o tempo – Ciências 6º ano

Atividade – Prevendo o tempo – Ciências 6º ano

1. Observe o mapa abaixo e responda à seguinte pergunta: os dados apresentados no mapa referem-se ao tempo ou ao clima? Justifique sua resposta.

observe-o-mapa-abaixo-e-responda-a-seguinte-pergunta

Resposta.

2. Coloque V para frases verdadeiras e F nas falsas.

(     ) O clima pode mudar várias vezes ao dia.
(     ) Para que possamos definir o clima de uma região, faz-se necessário a observação das condições atmosféricas desse lugar, num longo espaço de tempo.
(     ) Cúmulos são nuvens que parecem flocos de algodão e indicam bom tempo.
(     ) Nimbos são nuvens constituídas por cristais de gelo.
(     ) Massas de ar são grandes quantidades de ar que se estendem por milhares de quilômetros.

Assinale a alternativa correta:

a) F – V – V – F – V.
b) F – F – F – F – F.
c) V – V – V – V – V.
d) F – V – V – V – V.
e) F – F – V – F – F.

Resposta.

3. Leia a reportagem abaixo.

Obama alerta população sobre risco do furacão Sandy.
28/10/2012 às 16h38 – Atualizado em 28/10/2012 às 17h02.

O presidente Brack Obama alertou neste domingo (28) que o furacão Sandy é “uma grande e séria tempestade” e pediu aos moradores da Costa Leste do país que sigam as orientações das autoridades para se protegerem dos riscos do fenômeno, que deixou pelo menos 66 mortos na passagem pelo Caribe. Várias imagens sobre esse furacão foram postadas na Internet.

Identifique com um X a imagem e as características abaixo que correspondem a um furacão.

(     ) Também chamados ciclones tropicais, são redemoinhos de ar com ventos de até 300 km/h.
(     ) São colunas de ar com a forma de funil que duram apenas algumas horas.

Resposta.

4. Identifique cada um dos instrumentos meteorológicos ilustrados abaixo e preencha os parênteses com a letra correspondente, relacionando-os às suas respectivas funções:
A – ______________________
B – ______________________
C – ______________________
D – ______________________

(      ) Mede a velocidade do vento.
(      ) Mede as temperaturas de máxima e de mínima.
(      ) Indica a direção do vento.
(      ) Mede a quantidade de chuva que cai em algum lugar.

Resposta.


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5. Muitos confundem tempo e clima. Na verdade, são conceitos totalmente distintos. Assinale a alternativa que remete corretamente ao conceito de tempo meteorológico.

a) Curitiba amanheceu com um dia claro, e a temperatura ficou em torno de 21ºC em 23/10/2005, dia em que ocorreu a consulta comunidade sobre o desarmamento.
b) Os furacões que incidiram sobre a região do Caribe, no outono de 2005, foram de grande intensidade se comparados aos furacões de anos anteriores.
c) Os invernos têm um significado completamente distinto nas regiões Sul e Nordeste. Enquanto na Região Sul eles se caracterizam pelas baixas temperaturas, na Região Nordeste eles se caracterizam pela presença de chuvas.
d) Nas cidades litorâneas do Sudeste do Brasil, as temperaturas são mais estáveis, se comparadas às temperaturas de cidades localizadas no interior do continente, devido ao fator maritimidade (influência da umidade do mar sobre lugares).

Resposta.

6. A seguir, apresentamos uma lista de instrumentos usados na previsão do tempo. Em seu caderno, relacione o número dos instrumentos com o fenômeno que eles medem, indicando as letras correspondentes.

1) Termômetro.
2) Higrômetro.
3) Anemômetro.
4) Biruta.
5) Barômetro.
6) Pluviômetro.

a) Velocidade dos ventos.
b) Umidade do ar.
c) Temperatura.
d) Direção dos ventos.
e) Quantidade de chuva.
f) Pressão atmosférica.

Resposta.

7. Imagine o seguinte diálogo entre duas pessoas:

- Hoje está muito frio!
- Sim, embora aqui o clima seja bem quente!

Você acha que a segunda pessoa está discordando da primeira? Justifique sua resposta.

Resposta.

8. Assinale com um X tudo o que estiver relacionado com a previsão do tempo:

(     ) Barco.
(     ) Massa de ar.
(     ) Higrômetro.
(     ) Camada de ozônio.
(     ) Anemômetro.
(     ) Vento.
(     ) Balança.
(     ) Gás carbônico.
(     ) Nuvens.
(     ) Pressão atmosférica.

Resposta.

9. Associe os tipos de nuvens às suas respectivas características:

I – Estratos.
II – Cúmulos.
III – Cirros.
IV – Nimbos.

a) Formam faixas brancas a grandes altitudes.
b) Tornam o dia nublado.
c) Indicam tempestade.
d) Parecem flocos de algodão.

Resposta.

10. As chuvas caracterizadas por serem formadas pelo vapor-d’água que sobre ao longo das encostas de montanhas chamam-se.

a) frontais.
b) orográficas.
c) convectivas.
d) de verão.
e) polares.

Resposta.

Atividade – Prevendo o tempo – Ciências 6º ano Atividade – Prevendo o tempo – Ciências 6º ano Reviewed by Redação on maio 25, 2018 Rating: 5

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