Questões de Geografia UNICENTRO 2019 com Gabarito

questoes-de-geografia-unicentro-2019-com-gabarito
Questões de Geografia UNICENTRO 2019 com Gabarito

Questões de:
Português
Literatura
Inglês
Espanhol
Biologia
Filosofia
Física
Geografia
História
Matemática
Química
Sociologia

GEOGRAFIA

QUESTÃO 01
Considere o texto abaixo:


Localizado em uma área de aproximadamente 149 mil quilômetros quadrados no mar territorial entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, o Polígono do Pré-Sal está entre as mais importantes descobertas de petróleo e gás natural dos últimos anos.
Disponível em http://www.presalpetroleo.gov.br/
ppsa/o-pre-sal/caracteristicas. Acesso em 15 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) A respeito do Pré-Sal brasileiro, sua descoberta coloca o país entre os maiores produtores mundiais de petróleo, pois, segundo a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. – PPSA, em fevereiro deste ano, a produção dessas jazidas registram a marca de 1,41 milhão de barris por dia.

Assinale a alternativa que apresenta a correta informação sobre a origem e a formação das jazidas conhecidas como pré-sal.

a) O pré-sal é constituído por uma sequência de rochas sedimentares formadas quando da separação do antigo continente da Gondwana. Depressões lacustres se formaram e acumularam grandes volumes de matéria orgânica que, em meio a sedimentos, passando por processos de alta pressão e temperatura, transformou-se em óleo e gás.

b) O pré-sal é o resultado de restos de vegetais mortos que se depositaram no fundo lodoso de pântanos rasos e foram encobertos por sedimentos. Com o tempo, a pressão desses sedimentos, que foram se acumulando sobre o material orgânico, transformaram-no em uma massa negra homogênea.

c) O pré-sal tem como condição primordial para sua formação a existência de um clima tropical, que apresenta temperaturas elevadas ao longo do ano, alternando as estações seca e úmida. Isso favorece o processo natural de lixiviação que promove a decomposição de silicatos e argilominerais, compostos principais do petróleo.

d) O pré-sal é uma rocha sedimentar de granulação fina (silte e argila), que apresenta uma tendência para dividir-se em folhas, por meio da estratificação paralela. Resulta, normalmente, de deposição em ambientes aquáticos de baixa energia (lagos e mares calmos).

e) O pré-sal tem sua ocorrência circunscrita a um ambiente geotectônico bem definido, em áreas de escudos pré-cambrianos antigos, com certa estabilidade tectônica e com idade geológica precedente a 1,5 bilhão de anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Conforme reportagem disponível do site G1, “no Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. [...] A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018. O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano. No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões, contra 13,7 milhões no 1º trimestre”.
Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/falta-trabalho-
para-276-milhoes-de-brasileiros-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 16 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) Embora seja um fenômeno nacional, o desemprego, as condições de trabalho e a renda são sentidos de forma diferente entre os segmentos sociais e nas diversas regiões do país. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

a) Compreende-se como população economicamente ativa o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo. Desta, os segmentos mais vulneráveis ao desemprego são os mais jovens, as mulheres, pretos e pardos.

b) A população economicamente inativa são aquelas não classificadas como ocupadas ou desocupadas. No Brasil, esse grupo representa 60% do total da população.

c) A população desalentada é aquela que está fora da força de trabalho. Dos 4,6 milhões de pessoas nessa condição, 60,6% está na região nordeste.

d) O rendimento médio no Brasil, no segundo trimestre de 2018, para as mulheres, foi de R$1.864,00, enquanto que, para os homens, no mesmo período, foi de R$ 2.436,00, e expressa a equidade de gênero.

e) As regiões norte e nordeste concentram a maior parte da população desocupada, em duas faixas etárias, entre 18 e 24 anos e 25 e 39 anos, respectivamente.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNICENTRO 2019) Um vôo saiu às 19 horas do dia 20/03 do aeroporto de Guarulhos – São Paulo/Brasil, localizado a 23° 25' 55" S, e 46° 28' 10" W, com destino ao aeroporto Leonardo da Vinci – Fiumicino – Roma/Itália, localizado a 41° 48´1´´ N e 12° 14´20´´E. A duração do vôo direto é de 11 horas. Calcule o horário em que os passageiros chegaram a Roma (horário local) e assinale a alternativa correta.

a) Às 09 horas do dia 21/03, pois Roma está 03 fusos horários adiantados em relação ao Brasil.
b) Às 10 horas do dia 21/03, pois Roma está 04 fusos horários adiantados em relação ao Brasil.
c) Às 06 horas do dia 21/03, pois Roma tem o mesmo fuso horário que o Brasil.
d) Às 09 horas do dia 21/03, pois Roma está 03 fusos horários atrasados em relação ao Brasil.
e) Às 10 horas do dia 21/03, pois Roma está 04 fusos horários atrasados em relação ao Brasil.

GABARITO.

QUESTÃO 04
Segundo Sérgio Henrique Collaço de Carvalho (diretor do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do Ministério do Meio Ambiente), em um ambiente natural há fatores que “influenciam no clima, provocando períodos de estiagem, com escassez de água e crise de abastecimento, sendo que, imediatamente depois, vem o período de chuvas, acarretando alagamentos e a ideia de abundância do recurso”.
Dispónível em http://redd.mma.gov.br/pt/noticias-principais/328-
desmatamento-e-mudanca-climatica-reduzem-chuva-e-provocam-crise.
Publicado em 23 de set. 2016. Acesso em 15 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) Analise a figura a seguir e, considerando as alterações nos ambientes naturais que influenciam na dinâmica climática, especialmente no ciclo hidrológico, e que podem ocasionar escassez ou crise hídrica de abastecimento de água, marque a alternativa que apresenta fatores aos quais se refere Sérgio de Carvalho.


a) A ação do intemperismo sobre a água presente na atmosfera, as variações diárias e sazonais de temperatura, a migração dos continentes durante o tempo geológico e o desmatamento.

b) O inadequado planejamento urbano, usos equivocados da água, os desperdícios que ocorrem nos sistemas de distribuição nas cidades, o desmatamento e a impermeabilização do solo.

c) A ação do intemperismo sobre a água presente na atmosfera, as variações diárias e sazonais de temperatura e usos equivocados da água.

d) O inadequado planejamento urbano, usos equivocados da água, os desperdícios que ocorrem nos sistemas de distribuição nas cidades, a ampliação de áreas de preservação permanente.

e) A ação do intemperismo sobre a água presente na atmosfera, as variações diárias e sazonais de temperatura, a ampliação de áreas de preservação permanente, usos equivocados da água.

GABARITO.

QUESTÃO 05
Considere a notícia e a charge abaixo.


A maioria dos cidadãos do Reino Unido votou por abandonar a União Europeia no histórico referendo celebrado nesta quinta-feira. O Brexit recebeu 51,9% dos votos, enquanto 48,1% votaram pela permanência no bloco. A decisão dos britânicos desencadeia uma histórica queda da libra esterlina e das bolsas europeias, e coloca a União Europeia diante de um desafio sem precedentes e o Reino Unido em um território ainda desconhecido. Inglaterra e Gales apoiaram majoritariamente o Brexit (saída da UE), enquanto Londres, Escócia e Irlanda do Norte optaram pela permanência.
Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/24/
internacional/1466741749_403437.html. Acesso em 15 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) Apesar de o Brexit se concretizar em 29 de março de 2019, a Comissão Europeia já prevê algumas consequências negativas para o bloco da UE, que sofrerá uma redução de 16% em seu orçamento. Sobre o Brexit, assinale a alternativa que apresenta três consequências para a União Europeia.

a) O aumento orçamentário na política que procura reduzir disparidades entre as regiões do bloco; a perda de poder de combate ao terrorismo em todo o continente; o enfraquecimento do papel da UE como ator no cenário mundial.

b) O aumento orçamentário na política que procura reduzir disparidades entre as regiões do bloco; o aumento do comércio com outros países de fora do bloco; o enfraquecimento do papel da UE como ator no cenário mundial.

c) O aumento orçamentário na política que procura reduzir disparidades entre as regiões do bloco; a redução de imigrantes europeus no Reino Unido; o enfraquecimento do papel da UE como ator no cenário mundial.

d) A diminuição orçamentária na política que procura reduzir disparidades entre as regiões do bloco; a ampliação da imigração europeia no Reino Unido; o enfraquecimento do papel da UE como ator no cenário mundial.

e) A diminuição orçamentária na política que procura reduzir disparidades entre as regiões do bloco; a perda de poder de combate ao terrorismo em todo o continente; o enfraquecimento do papel da UE como ator no cenário mundial.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UNICENTRO 2019) Leia as duas notícias abaixo, referentes à tensão entre EUA e Coreia do Norte, a primeira de 28/10/2017 e a segunda de 12/06/2018 e considere, igualmente, a charge na sequência.

“O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, afirmou neste sábado que a ameaça de um ataque com um míssil nuclear norte-coreano está se acelerando. Em declarações em Seul junto ao ministro de Defesa da Coreia do Sul, Song Young-moo, Mattis acusou o regime de Kim Jong-un de manter programas — nuclear e bélico — ilegais e desnecessários e prometeu derrotar qualquer eventual ataque.”
Disponível em https://oglobo.globo.com/mundo/eua-ameaca-de-ataque-nuclear-
da-coreia-do-norte-aumenta-22005692. Acesso em 16 de ago. 2018.

“Em condições ainda vagas e com compromissos que ficaram de fora do papel, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram nesta terça-feira (12) em Singapura uma declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, na qual os dois países se comprometem com a “paz e prosperidade” na região.”
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-e-kim-se-cumprimentam-no-
1o-encontro-entre-lideres-de-coreia-do-norte-eeua.shtml. Acesso em 16 de ago. 2018.


Considerando os principais motivos para a mudança de postura entre os dois países, analise as afirmações a seguir:

I. Kim Jong-un sabe que o seu governo ficaria frágil caso abrisse mão do arsenal nuclear, o que poderia acabar com a sua ditadura.

II. Os EUA são conscientes de que, caso ataquem a Coreia do Norte, haveria uma retaliação da Coreia do Norte atacando a Coreia do Sul e o Japão, aliados dos EUA, e algumas cidades norte-americanas, como Chicago.

III. A opção de um ataque militar seria a mais viável para os Estados Unidos, pois, com seus armamentos e serviço de Inteligência avançados, teriam como destruir fácil e rapidamente o arsenal norte-coreano, não dando chance de uma retaliação nuclear.

IV. As forças armadas do exército dos EUA estão sobrecarregadas, mesmo sem haver uma guerra com a Coreia do Norte, pois já atuam no Afeganistão e no Oriente Médio.

V. O líder norte-coreano sabe que, se ceder às condições impostas pelos EUA, ele livraria seu país da forte dependência econômica que tem em relação à China.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e IV.
e) I, II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UNICENTRO 2019) O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal ainda é alto. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2018), a área consolidada de desmatamento para o período de agosto de 2016 a julho de 2017 foi de 6.947 km². Esse valor é aproximadamente 5% acima do que o estimado pelo INPE em outubro de 2017, que foi de 6.624 km². As consequências são negativas para a floresta, para o clima e para a população.

Dentre as perdas estão a redução dos serviços ambientais - como a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água, dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa - e a redução do território para a reprodução social das populações tradicionais. Marque a alternativa que apresenta as causas principais para o elevado desmatamento na região.

a) Expansão da atividade agropecuária, ampliação da malha rodoviária, investimentos em monitoramento e controle do desmatamento, Operação Curupira e especulação no preço das terras.

b) Expansão da atividade agropecuária, ampliação da malha rodoviária, especulação no preço das terras, grandes empreendimentos de mineração e energia elétrica.

c) Expansão da atividade agropecuária, ampliação da malha rodoviária, especulação no preço das terras, resultado de taxas de câmbio desfavoráveis para a exportação e Operação Curupira.

d) Expansão da atividade agropecuária, ampliação da malha rodoviária, especulação no preço das terras, resultado de taxas de câmbio desfavoráveis para a exportação e investimento no monitoramento e controle do desmatamento.

e) Expansão agropecuária, ampliação da malha rodoviária, especulação no preço das terras, resultado de taxas de câmbio desfavoráveis para a exportação e criação de reservas florestais.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UNICENTRO 2019) O mapa é um dos produtos cartográficos mais conhecidos e utilizados no mundo. Um dos aspectos do mapa é a sua escala cartográfica, entendida como a relação entre o valor de uma distância medida no desenho e sua correspondente no terreno. Utilizando os conhecimentos sobre escalas, observe os mapas 1 e 2. Eles referem-se à mesma área, uma parte da cidade de Brasília.


Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa.

a) No mapa 1, cada centímetro do desenho representa 25 metros do terreno.
b) No mapa 1, cada centímetro do desenho representa 250 metros do terreno.
c) No mapa 1, cada centímetro do desenho representa 2,5 metros do terreno.
d) No mapa 2, cada centímetro do desenho representa 100 metros do terreno.
e) No mapa 2, cada centímetro do desenho representa 10 metros do terreno.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(UNICENTRO 2019) Os conflitos envolvendo o Oriente Médio, Norte da África e África Subsaariana têm provocado intensas imigrações para o continente europeu. O fato de esses países estarem envolvidos em prolongadas guerras civis, dentre as quais algumas perduram desde o advento da Primavera Árabe como é o caso da Síria, tem feito com que suas populações busquem refúgio em países próximos para fugirem das guerras civis, da fome, das repressões religiosas, bem como de ataques terroristas por grupos fundamentalistas islâmicos, como é o caso do Estado Islâmico. Texto adaptado. SANTOS; TEIXEIRA, 2017.
Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/
Geographia/article/view/31898/22928. Acesso em 16 de ago. 2018.

O texto acima se refere aos conflitos que vêm ocorrendo desde 2011, em regiões da Ásia e da África. Sobre esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Em uma das cidades Sírias onde o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) dominou, Raqqa, a derrota desse grupo terrorista poderia levar à libertação de civis isolados na cidade, incluindo mulheres e meninas Yazidi, três anos depois de terem sido capturadas no Iraque para serem vendidas como escravas sexuais a combatentes do ISIL.

II. As comunidades, nestes países em conflito, têm tido o fortalecimento da proteção dos direitos humanos, fato que tem sido importante na construção dos acordos de paz entre os grupos rebeldes e os governos locais.

III. Há pelo menos três grupos principais de rebeldes no conflito da Síria, no entanto, apenas o Exército Livre da Síria tem anseio de transformar o país numa democracia parlamentar que garanta direitos civis e ampliação de liberdades.

IV. Os EUA se posicionam a favor do governo Sírio, acusando apenas os grupos rebeldes de atentar gravemente contra os direitos humanos, pelo elevado contingente de mortos e refugiados.

V. A Rússia, historicamente aliada da Síria, desde os tempos da Guerra Fria, sustenta o apoio ao governo de Bashar al Assad. O presidente Vladmir Putin faz duras críticas à ação americana por intervir na soberania de um país independente.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) I, II e IV.
e) I, II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 10
Segundo Reinhard Maack, a modelagem da superfície do estado do Paraná vem sendo feita pelos sistemas hidrográficos, pelos movimentos epirogênicos e pela alteração climática. O Paraná apresenta uma paisagem de degraus estruturais ou escarpas de estratos, proporcionando uma divisão da maior parte do terreno em três unidades planálticas que se inclinam suavemente para oeste, noroeste e sudoeste.

Esquema da estrutura geológica do relevo do estado do Paraná

(UNICENTRO 2019) Sobre o relevo do estado do Paraná, analise as afirmativas a seguir.

I. Curitiba localiza-se no Terceiro Planalto, Ponta Grossa localiza-se no Segundo Planalto e Guarapuava localiza-se no Primeiro Planalto.

II. No Segundo Planalto, a formação geológica é de rochas sedimentares datadas da Era Paleozóica.

III. O relevo paranaense pode ser dividido em cinco unidades: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou de Curitiba, o Segundo Planalto ou de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou de Guarapuava.

IV. Situa-se no Terceiro Planalto o Parque Estadual de Vila Velha, que apresenta rochas esculpidas pela ação erosiva da água, e onde se localiza a depressão da Lagoa Dourada.

V. No Terceiro Planalto, situam-se as Cataratas do rio Iguaçu que, por sua vez, estão sobre rochas ígneas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas basálticas ocorrido na Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II e IV.
e) I, II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UNICENTRO 2019) O Brasil experimentou, nas últimas décadas, uma transição demográfica acelerada, principalmente, devido à queda acentuada dos níveis de fecundidade. Isso vem provocando mudanças significativas na estrutura etária da população. Conforme se observa na figura a seguir, o formato da pirâmide populacional é típico de uma população em processo de envelhecimento, com a redução da participação relativa de crianças e jovens e o aumento proporcional de adultos e idosos.


Desse modo, o Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade. Sobre esse contexto, é correto afirmar que

I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda, chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno.

II. em relação à população jovem, além dos problemas econômicos gerados pelas condições no mercado de trabalho, esta situação tem sido comumente relacionada ao aumento da violência e da vulnerabilidade social.

III. a população brasileira de 30 a 59 anos de idade apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos, em todo o período de 2000 a 2030. A Região Norte é a que apresenta os maiores percentuais dessa faixa etária.

IV. idosos é o segmento populacional que mais cresce, 4% ao ano, no período de 2012 a 2022. Essa situação é consequência, primeiramente, da rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser também influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades.

V. a vantagem da transição demográfica brasileira é o bônus demográfico e a igualdade regional. Sendo a principal solução para essa questão as mudanças na previdência social.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

GABARITO.

QUESTÃO 12
A safra agrícola de 2017 apresentou o maior crescimento desde o início da pesquisa, em 1975, devido às condições climáticas, ao aumento de quatro milhões de hectares de área plantada e, sobretudo ao aumento da produtividade (IBGE, 2017). Na safra 2017/2018, a produção de soja foi de 116.996 milhões de toneladas, em 35.100 milhões de hectares. Destas, 49,43% são exportadas em grãos, farelo ou óleo.

Observa-se, no mapa abaixo que, embora esteja presente em todo território nacional, a maior produção concentra-se em algumas regiões e estados.


(UNICENTRO 2019) Sobre a agropecuária brasileira, de modo geral, e a soja em particular, é correto afirmar que

I. o estado do Paraná é o segundo maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, responsável por cerca de 17% da produção, e o maior produtor de feijão do país.

II. a soja é um produto agrícola de curto canal de comercialização e exportação. Sua comercialização não requer beneficiamento especial após a colheita. A maior parte da comercialização (70%) dá-se através de empresas privadas transnacionais (Bunge, Cargill, ADM, etc) e nacionais (A. Maggi, I. Riedi, Sperafico etc).

III. a concentração de cooperativas nos estados da região Sul está relacionada à estrutura produtiva dessa região, onde predominam pequenas e médias propriedades, em contraste com a predominância das grandes propriedades da região centro-oeste.

IV. há distribuição desigual na produção de soja, com maior produção nas regiões centro-oeste e sul, nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, respectivamente.

V. enquanto o agronegócio tem sua produção voltada para o mercado externo, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

a) Todas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UNICENTRO 2019) O Brasil é um país de dimensões continentais, com 5.570 municípios, possuindo a 5ª maior população mundial, atualmente estimada em 208.699.374 milhões de habitantes, contudo, 68% da população concentra-se em apenas 11,63% do total dos municípios e 84% dos habitantes residem em área urbana.
Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acesso em 16 de ago. 2018.

Embora as cidades sejam diversas em tamanho, integração à rede urbana, economia etc., apresentam, em comum, processos históricos que impõem desafios ao desenvolvimento urbano. Dentre eles, destacam-se:

I. Igualdade socioespacial na distribuição dos equipamentos e infraestrutura urbana, espaços públicos, arborização e áreas com muitas carências.

II. Dificuldade histórica de acesso à terra e à moradia pelas populações mais pobres, o que levou a um déficit habitacional, assim como à formação de assentamentos irregulares e à ocupação precária de espaços urbanos: cortiços, favelas, vilas e loteamentos clandestinos.

III. Ausência ou ineficiência dos sistemas de transporte e mobilidade urbana.

IV. Eficiência nos serviços de água e, principalmente esgoto, como também nos sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos.

V. Ocupação de áreas ambientalmente frágeis e de áreas perigosas, resultando na formação de áreas de risco associadas a deslizamentos e enxurradas, estas muito em decorrência das deficiências dos sistemas de drenagem.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

a) Todas estão corretas.
b) Apenas a afirmativas I, II e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III, IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

GABARITO.

QUESTÃO 14
Conforme reportagem do jornal O Globo, de 08.07.2009, uma quantidade expressiva de rejeitos foi enviada clandestinamente para o Brasil. O texto informava que “A Polícia Federal abriu nesta quarta-feira um inquérito para investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo nos portos brasileiros. A carga veio da Europa escondida em contêineres. Em Santos, no litoral paulista, foram encontradas 300 toneladas de lixo. No porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, outras 740 toneladas foram isoladas. O lixo terá de ser devolvido à Inglaterra em 10 dias. [...]. Segundo as investigações, os navios com a carga indesejada saíram de um porto da Inglaterra, fizeram escala na Bélgica e descarregaram no Brasil”.
Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,MUL1223571-5598,00-
PF+INVESTIGA+DESPEJO+DE+LIXO+VINDO+DA+EUROPA+NOS+PORTOS+DO+BRASIL.html. Acesso em 16 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) A produção em larga escala dos resíduos sólidos é um dos principais temas da agenda ambiental internacional. Conforme a fiscalização nos países desenvolvidos vai se intensificando, escândalos envolvendo a exportação desses rejeitos para países subdesenvolvidos vêm ganhando manchetes no Mundo.

Assim como esse caso brasileiro, outros flagrantes já foram denunciados na África e na China. Alguns conhecimentos são importantes para se tratar da questão dos resíduos sólidos, dentre eles:

I. Resíduos sólidos não podem ser confundidos com lixo. Enquanto os primeiros podem ser reutilizados, o lixo é um material que já esgotou suas possibilidades de reutilização.

II. A coleta seletiva de materiais descartados e a reciclagem podem contribuir para o crescimento do comércio internacional, já que o resíduo reciclado se transforma em insumo ou matéria-prima.

III. O aumento da produção e do consumo exacerbado são os principais fatores para o aumento da produção dos resíduos sólidos. Trata-se de um problema local e específico no Brasil.

IV. No Brasil, há diferentes formas de disposição de resíduos sólidos urbanos, tais como: aterros sanitários, aterros a céu aberto (lixões) e aterros controlados, incineração, etc.

V. Entre os fatores que impulsionam o comércio ilegal dos rejeitos, podemos citar o custo da incineração nos países desenvolvidos - em alguns casos, fica mais caro exportá-los ilegalmente - e a ineficiência da fiscalização nos portos.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

a) Todas estão corretas.
b) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
d) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
e) Todas estão incorretas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
Leia os textos abaixo.

“Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 259 mortos.” [...] O terremoto que atingiu a ilha de Lombok, no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.”
Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/09/outro-terremoto
-sacode-lombok-na-indonesia.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.

“Moradores da região oeste de Londrina, no norte do Paraná, sentiram a terra tremer na quarta-feira (1°). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude registrada foi de 0,8 grau na escala Richter, um tremor de baixa intensidade.” [...] “Com mais esse registro, já são 15 abalos sísmicos registrados em Londrina desde dezembro de 2015, quando ocorreram os primeiros relatos de moradores.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o microtremor desta quarta-feira foi registrado por volta das 20h35, após relatos de moradores. Como a intensidade foi muito baixa, os técnicos da USP afirmam que não deve ser motivo de preocupação.”
Disponível em https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/08/02/moradores-de-
bairro-da-regiao-oeste-de-londrina-sentem-a-terra-tremer.ghtml.
Acesso em 15 de ago. 2018.

(UNICENTRO 2019) As duas notícias retratam ocorrências de terremotos, na Indonésia e no Brasil. A seguir marque a alternativa que apresenta fatores que explicam os motivos de as magnitudes dos terremotos registrados na Indonésia e no Brasil serem tão diferentes.

a) A Indonésia se localiza em uma das regiões com o menor índice de terremotos do mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico. O Brasil situa-se geologicamente a oeste da Placa Tectônica Sul-Americana, portanto, afastado dos limites desta com as Placas de Nazca e da Africana.

b) A Indonésia se localiza em uma das regiões mais susceptíveis a terremotos do mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico. O Brasil situa-se geologicamente no centro da Placa Tectônica Americana, portanto, afastado dos limites desta com as Placas Euroasiática e da Africana.

c) A Indonésia se localiza em uma das regiões mais susceptíveis a terremotos do mundo, o Círculo de Fogo do Pacífico. O Brasil situa-se geologicamente no centro da Placa Tectônica Sul-Americana, portanto, afastado dos limites desta com as Placas de Nazca e da Africana.

d) A Indonésia se localiza em uma das regiões mais susceptíveis a terremotos do mundo, o Círculo de Fogo do Atlântico. O Brasil situa-se geologicamente em uma das bordas da Placa Tectônica Sul-Americana, mas, como ela está se afastando da Placa Africana, os tremores gerados neste limite não são de grandes magnitudes.

e) A Indonésia se localiza em uma das regiões menos susceptíveis a terremotos do mundo, o Círculo de Fogo do Atlântico. O Brasil situa-se geologicamente no centro da Placa Tectônica Sul-Americana, portanto, afastado dos limites desta com as Placas de Nazca e da Africana.

Questões de Geografia UNICENTRO 2019 com Gabarito Questões de Geografia UNICENTRO 2019 com Gabarito Reviewed by Redação on novembro 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.