Questões de Química UNICENTRO 2019 com Gabarito

questoes-de-quimica-unicentro-2019-com-gabarito
Questões de Química UNICENTRO 2019 com Gabarito

Questões de:
Português
Literatura
Inglês
Espanhol
Biologia
Filosofia
Física
Geografia
História
Matemática
Química
Sociologia

QUÍMICA

QUESTÃO 01
(UNICENTRO 2019) A uma dada temperatura, a reação de recombinação do iodo em fase gasosa, Ar(g) + 2I(g) → Ar(g) + I2(g), apresenta os seguintes dados experimentais (tabela abaixo), relativos a sua cinética.

Utilizando essas informações, encontre a taxa de desenvolvimento da reação e o valor da constante de velocidade. Marque a alternativa que fornece, corretamente, as respostas solicitadas.


a) Td = k [Ar] [I]²; k = 3,84 x 10ˉ¹ l² molˉ² sˉ¹
b) Td = k [Ar]² [I]; k = 9,60 x 10ˉ¹ l² molˉ² sˉ¹
c) Td = k [Ar] [I]; k = 9,60 x 10ˉ³ l² molˉ² sˉ¹
d) Td = k [Ar] [I]; k = 9,60 x 10ˉ⁴ l² molˉ² sˉ¹
e) Td = k [Ar] [I]; k = 3,84 x 10ˉ¹ l² molˉ² sˉ¹

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UNICENTRO 2019) Quando a mistura de um mol de H2(g) e um mol de I2(g) é aquecida a 500K, o produto resultante da reação é HI(g). Para essa reação, a 500K, a variação na entalpia encontrada foi -10,8 kJ molˉ¹ e a variação da entropia, 17,7 J Kˉ¹ molˉ¹. Com relação à reação, é correto afirmar:

a) A reação é exotérmica e a entropia do sistema diminui.

b) A reação é endotérmica e um aumento na pressão sobre o sistema provoca um deslocamento da reação para o lado dos reagentes.

c) A reação apresenta um aumento de entropia e ocorre espontaneamente.

d) Valores da entalpia e da entropia do sistema indicam que a reação não ocorre espontaneamente.

e) A reação ocorre com um aumento de entropia e é endotérmica.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNICENTRO 2019) A construção de um modelo atômico exigiu imaginação e dedicação de diversos pesquisadores que propuseram suas teorias baseadas nas informações experimentais que se encontravam disponíveis naquele momento.

Com relação às diversas propostas de modelos atômicos, é incorreto afirmar que

a) o modelo atômico de Rutherford considera o átomo constituído de um núcleo muito pequeno, de carga positiva, cercado por elétrons em órbitas, como um minúsculo sistema planetário.

b) o modelo atômico de Dalton considera que ao elétron são permitidos certos estágios estacionários de energia. Estando em um desses estágios, o elétron não irradia nem absorve energia.

c) Joseph John Thomson construiu seu modelo atômico apresentando o átomo como uma esfera positiva, não maciça, com elétrons de carga negativa incrustados, como um pudim com passas.

d) o modelo atômico de Sommerfeld admitia órbitas circulares e elípticas de diferentes excentricidades cuja energia do elétron seria determinada pela distância em que ele se encontra do núcleo e pelo tipo de órbita que ele descreve.

e) em seu modelo atômico Nagaoka sugeriu que o átomo era constituído de um anel de elétrons ao redor de um centro muito denso.

GABARITO

QUESTÃO 04
(UNICENTRO 2019) Grupo funcional é um átomo ou grupo de átomos, carregado ou não, que atribui a um composto determinadas características. Compostos com características semelhantes são agrupados, permitindo generalizações quanto ao comportamento químico. As questões a seguir são afirmativas corretas relacionadas à teoria sobre o comportamento químico de substâncias, exceto:

a) August Svante Arrhenius classificava as substâncias em eletrólitos, se formassem íons, e não eletrólitos, se não formassem íons, em contato com água.

b) Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry definiram como ácido a espécie química doadora de um próton (H¹⁺).

c) Linus Pauling conceituou como base a espécie química capaz de disponibilizar um par de elétrons para formação de uma ligação covalente coordenada.

d) A teoria de Bronsted-Lowry amplia o conceito para substâncias que não se encontram em meio aquoso.

e) A teoria de Arrhenius é restrita ao meio aquoso e à presença de hidrogênio no ácido e hidroxila na base.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UNICENTRO 2019) O tolueno (metilbenzeno) é uma substância inflamável que provoca irritação na pele e é cancerígena. O tolueno é comumente utilizado como solvente em colas, e também encontrado em tintas, removedores e cosméticos. A “cola de sapateiro” é um produto comercial que contém tolueno e é motivo de preocupação para a saúde pública devido ao seu uso como droga inalante. Com relação ao tolueno, a afirmativa correta é:

a) O tolueno pode ser obtido por meio de uma reação de adição de um grupo alquila ao benzeno, na presença de um catalisador apropriado.

b) O tolueno, na fase gasosa, é uma substância com grande momento dipolar elétrico, superior ao momento dipolar do pfluortolueno.

c) Em uma mistura de ácidos nítrico e sulfúrico concentrados e a quente, o tolueno reage formando uma mistura de orto e para-nitrotolueno.

d) O tolueno é um hidrocarboneto de cadeia alifática, de fórmula molecular C7H8.

e) O tolueno, também chamado de éter de petróleo, é obtido na destilação fracionada do petróleo.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UNICENTRO 2019) Um herbicida é uma substância utilizada para controlar plantas daninhas. O glifosato [n-(fosfonometil) glicina] é um herbicida não seletivo que atua inibindo a enzima EPSP (5-enolpiruvato-chiquimato-3-fosfati sintase) responsável pela síntese de aminoácidos essenciais ao crescimento de plantas. O glifosato apresenta uma sequência de equilíbrios e constantes de dissociação de acordo com a figura abaixo.

glifosato apresenta uma sequência de equilíbrios e constantes de dissociação de acordo com a figura

Com relação ao glifosato, seus equilíbrios e constantes de dissociação, é incorreto afirmar:

a) O glifosato apresenta os grupos funcionais amida, carboxilato e fosfonato em sua molécula.

b) Em pH abaixo de 2,0, o glifosato apresenta carga líquida positiva.

c) Em pH acima de 11, o glifosato apresenta-se na forma trianiônica.

d) O glifosato apresenta comportamento anfótero devido aos seus grupos funcionais, podendo assumir diferentes cargas iônicas em função do pH do meio.

e) A molécula do glifosato tem a seguinte fórmula molecular: C3H8NO5P.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UNICENTRO 2019) Uma bebida muito apreciada, principalmente por consumidores do sul do Brasil, é o produto da infusão de folhas de ervamate (Ilex paraguariensis), comumente chamada de chimarrão. Diversas propriedades interessantes têm sido atribuídas à erva-mate, tais como anti-inflamatória, antioxidante, antirreumática, entre outras. Dentre as diversas substâncias presentes na erva-mate, estão vitaminas, sais minerais, proteínas, lipídios, glicose, sacarose e cafeína.

Com relação a algumas dessas substâncias, é incorreto afirmar:

a) Proteínas são poliamidas obtidas através da condensação de α-aminoácidos.

b) Os lipídios são moléculas orgânicas, ésteres (ceras) ou triésteres (óleos e gorduras), altamente energéticas, insolúveis em água.

c) A molécula de glicose tem a fórmula molecular C6H12O6. A molécula de glicose é produzida nas plantas através da combinação de água e gás carbônico, por meio da fotossíntese.

d) A sacarose é formada pela condensação de uma molécula de glicose e uma molécula de frutose.

e) A molécula de cafeína apresenta, em sua estrutura, átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e fósforo.

GABARITO.

QUESTÃO 08 - ANULADA.

QUESTÃO 09
(UNICENTRO 2019) O mel tem uma longa história, com relatos de sua utilização como alimento, medicamento e oferenda aos deuses. Produto oriundo das abelhas a partir do néctar das flores, o mel apresenta diversas propriedades físicas e químicas peculiares que o torna único.

O mel tem uma composição química variada, sendo constituído de água, carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros. Com relação a alguns dos componentes presentes no mel, a alternativa incorreta é:

a) Carboidratos são também conhecidos como hidratos de carbono, sendo açúcares simples ou monossacarídeos e complexos ou polissacarídeos.

b) A vitamina C (ácido ascórbico), de fórmula molecular C6H8O6, é uma importante substância para o nosso organismo e sua carência pode provocar escorbuto e gengivite.

c) Dentre os elementos químicos encontrados no mel, o cálcio é um importante metal alcalino para o organismo humano. Sua deficiência pode desencadear uma série de distúrbios, sendo a osteoporose uma doença relacionada a sua ausência.

d) A frutose, também conhecida por levulose, é um carboidrato, e isômero funcional da glicose.

e) A hidrólise da sacarose em meio ácido produz uma molécula de glicose. Esse processo é denominado inversão da sacarose.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(UNICENTRO 2019) Recentemente, presenciamos o encontro histórico entre o presidente dos EUA, Donald Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esse encontro tinha como objetivo principal a desnuclearização da Coreia do Norte. A grande preocupação internacional está relacionada ao enriquecimento de urânio pela Coreia do Norte com o objetivo de produzir combustível para armas atômicas. As alternativas a seguir estão relacionadas à radioatividade. Marque a correta.

a) A propriedade de certos elementos, tais como o urânio e o enxofre, de emitirem partículas e radiações é denominada radioatividade.

b) Ernest Rutherford e Pierre Curie realizaram experiências muito importantes para o entendimento da estrutura dos átomos, nas quais utilizaram os três tipos de emissões radioativas alfa (a), beta (b) e gama. O experimento envolvia um material radioativo emitindo partículas para encontrar uma chapa fotográfica.

c) As partículas beta possuem massa desprezível e carga negativa, enquanto as partículas alfa possuem massa elevada e carga positiva.

d) Radiações gama, assim como os raios X e cósmicos, são ondas eletromagnéticas que acompanham a emissão de partículas alfa e/ou beta.

e) Uma matéria-prima que pode ser utilizada em artefatos nucleares é o urânio enriquecido, que consiste em uma concentração elevada de urânio 238, podendo chegar a uma pureza superior a 90%.

GABARITO.

QUESTÃO 11 - ANULADA.

QUESTÃO 12
(UNICENTRO 2019) A sociedade moderna não consegue mais viver sem os materiais produzidos a partir dos polímeros (do grego poli, muitas, meros, partes). Um polímero é uma macromolécula natural ou preparada artificialmente, formada por unidades estruturais que se repetem, os monômeros.

Polímeros são empregados na fabricação de embalagens para bebidas, brinquedos, tubos e conexões para água, entre muitos outros. Entretanto, seu descarte inapropriado tem provocado problemas ambientais.

Analise as questões seguintes, relacionadas aos polímeros.

I. Polímeros de eliminação são materiais obtidos a partir da reação entre monômeros iguais ou diferentes, com a liberação de substâncias mais simples, tais como a água, cloreto de hidrogênio, entre outros, com exceção do poliuretano.

II. O cloroeteno, obtido através da adição parcial de cloreto de hidrogênio ao etino, é a unidade básica (monômero) do policloreto de vinila ou PVC.

III. A borracha natural, um elastômero, polímero de alta elasticidade e fórmula (C5H8)n, é formada a partir do metilbut-1,3- dieno (isopreno). Também pode ser extraída da seringueira, Hevea brasiliensis.

IV. Vulcanização é o nome que se dá ao processo de modificação da borracha com enxofre para acentuar determinadas propriedades como aumento de elasticidade e resistência a altas e baixas temperaturas.

V. Copolímeros são obtidos através da reação de condensação de dois ou mais monômeros iguais, na presença de um catalisador, formando um polímero de estrutura ramificada.

É correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV.
b) I, II e V.
c) III, IV e V.
d) I, III, IV e V.
e) Todas.

GABARITO.

QUESTÃO 13
(UNICENTRO 2019) O azul de metileno foi sintetizado primeiramente em 1876, pelo químico alemão Heinrich Caro. Trata-se de uma substância bastante versátil, usada como corante sintético, agente no tratamento de infecções e intoxicação por cianeto, entre outros. Recentes pesquisas também revelaram ser o azul de metileno uma importante promessa como agente antienvelhecimento.

Com relação à molécula do azul de metileno, cuja estrutura encontra-se abaixo, é correto afirmar:

molécula do azul de metileno

a) O azul de metileno é um composto aromático heterocíclico de fórmula molecular C16H18ClN3S.

b) O azul de metileno é um corante orgânico aniônico (de caráter alcalino), contendo dois grupos funcionais amida.

c) O azul de metileno é um hidrocarboneto aromático constituído de três anéis aromáticos, de fórmula molecular C16H18ClN3S.

d) O azul de metileno é um importante hidrocarboneto policíclico aromático e seus derivados nitrogenados são potentes agentes carcinogênicos.

e) Na presença de halogênios e luz, o azul de metileno sofre reação de adição dando origem azul de metileno hexaclorado (AMH), um inseticida também conhecido como gamaxane, utilizado no tratamento de madeira.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UNICENTRO 2019) Nanotecnologia pode ser entendida como o conjunto de procedimentos utilizados para a manipulação da matéria, numa escala atômica e molecular. Na prática, trata da criação de novos materiais, novos produtos e processos levando-se em consideração a capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

Da ficção para a realidade a nanotecnologia já está presente em nosso cotidiano, em transistores, produtos esportivos, biotecnologia, roupas inteligentes, etc. Os nanotubos de carbono, em particular, são folhas de grafeno enroladas para formar uma peça cilíndrica com diâmetro de 1nm.

As afirmativas abaixo tratam do carbono e suas ligações.

I. Nanotubos de carbono são variedades alotrópicas do carbono, assim como o diamante e o buckminsterfulereno.

II. A combustão completa de nanotubo de carbono resulta em gás carbônico.

III. Nanotubos de carbono podem ser classificados como substâncias compostas. Eles sofrem reação de decomposição formando novas substâncias.

IV. Enquanto no diamante, cada átomo de carbono é rodeado tetraedricamente por outros quatro átomos de carbono, na grafita, cada átomo de carbono encontra-se ligado a três outros átomos de carbono. Essas condições conduzem à formação de um cristal molecular, no diamante e placas de hexágonos, na grafita.

V. O carbono é um ametal que faz quatro ligações covalentes para adquirir estabilidade, como é o caso da molécula de metano.

É correto o que se afirma em

a) II, III e IV.
b) II, III, IV e V.
c) I, II, IV e V.
d) I, II, III e V.
e) Todas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(UNICENTRO 2019) Nanopartículas magnéticas, tal como a ferrita de cobalto, CoFe2O4, têm merecido a atenção de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, principalmente com o advento da nanociência e nanotecnologia.

Essas nanopartículas magnéticas, quando funcionalizadas, os núcleos magnéticos são envolvidos por camada polimérica, podendo ter inúmeras aplicações, desde carregadores de fármacos a áreas específicas do corpo, a biossensores, entre muitos outros.

A equação abaixo representa a reação de formação da ferrita de cobalto, obtida pelo método denominado coprecipitação.

Com relação à reação acima e seus constituintes, é incorreto afirmar:

a) Os menores coeficientes que tornam essa equação corretamente balanceada seguem na ordem: 1, 2, 8, 1, 4.

b) A reação se processa em meio básico, sob aquecimento.

c) A reação ocorre quando a uma mistura aquosa de cloretos de Co²⁺ e Fe³⁺ a uma razão molar de (1:2) é adicionada uma base, NaOH, sob aquecimento.

d) O elemento ferro,na reação acima, encontra-se no estado de oxidação +3 (Fe³⁺). Isso significa que o somatório do número de nêutrons e prótons no íon Fe³⁺ é 53 e o número de elétrons 26.

e) Na substância CoFe2O4, obtida na reação acima, os elementos Co, Fe e O apresentam os seguintes números de oxidação: +2, +3, -2.

Questões de Química UNICENTRO 2019 com Gabarito Questões de Química UNICENTRO 2019 com Gabarito Reviewed by Redação on novembro 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.