Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2008QUESTÃO 11
De acordo com a Constituição da República Federativa, em seu art. 182, o plano diretor (PD), obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

Ao estabelecer as diretrizes de ocupação, determinando o que pode ou não ser feito na cidade e onde essas regras se aplicam, o PD define a volumetria das edificações e seus afastamentos, os usos permitidos em cada parte da área urbana, a densidade e permeabilidade das diferentes áreas e espaços, a hierarquia da malha viária e outros fatores, dependendo da maior ou menor regulamentação do plano.

Essas diretrizes urbanísticas, tais como permissão de uso, recuos, largura e hierarquia das vias, ocupação dos terrenos, altura, volume e afastamento entre edificações são aplicadas em diferentes graus nas várias áreas da cidade, obedecendo ao que é chamado zoneamento urbano.

O zoneamento divide a cidade em áreas onde são aplicadas as regras correspondentes. A fim de garantir a correta aplicação das suas diretrizes, o PD conta com instrumentos como taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento ou definição dos usos permitidos para os terrenos em cada zona urbana. Juntamente com a legislação do código de obras, os índices ou definições do PD devem ser conhecidos e aplicados para cada edificação a ser construída, sob pena de reprovação de um projeto pelos órgãos municipais. 

Com relação ao texto acima e às diretrizes e instrumentos do PD, assinale a opção correta.

A) No PD, a taxa de ocupação é a fração de um terreno efetivamente ocupada pela edificação construída sobre ele.

B) O coeficiente de aproveitamento ou índice de aproveitamento é um número que determina a área máxima de construção horizontal permitida em determinado terreno.

C) O PD define a volumetria da cidade de maneira genérica, sem interferir nas alturas e na distribuição das edificações nas diferentes zonas urbanas.

D) O zoneamento de uso de um PD estabelece que atividades ou usos podem ser exercidos em cada parte da área urbana.

E) É no PD que se deve buscar as regras sobre as áreas internas das edificações, além dos volumes e alturas permitidos.


ENADE 2008 - QUESTÃO 12
O projeto e o dimensionamento de escadas envolvem alguns cálculos com base na distância disponível para seu desenvolvimento e na altura a ser vencida. Além disso, existem cálculos visando o conforto do passo, com a otimização da altura de um degrau (espelho) e de sua profundidade (piso ou base).

A fórmula utilizada para o cálculo de degraus confortáveis é a de Blondel (63 < 2h + p < 64), segundo a qual a soma de dois espelhos com o piso (ou base do degrau) deve-se situar entre 63 cm e 64 cm, inclusive. Definido o valor dos pisos e calculada, pela fórmula, a zona de conforto para os espelhos, pode-se encontrar o número de degraus necessários para vencer a altura total e ajustar o valor final dos espelhos.

enade

O desenho acima mostra a planta de uma escada calculada e otimizada pela fórmula de Blondel para vencer uma altura de 2,38 m. Com base nessas informações, é correto afirmar que essa escada terá

A) forma de U, 13 degraus e espelho de 18,30 cm.

B) forma de caixa, 14 degraus com piso de 12,5 cm, descendente no sentido da seta.

C) forma de L, 12 degraus e dois patamares, ascendente no sentido da seta.

D) forma de U, 14 degraus com piso de 30 cm e espelho de 17 cm. 

E) forma de caixa, 13 degraus e um patamar intermediário de 1,50 m.


ENADE 2008 - QUESTÃO 13
Uso de normas da ABNT contribuiu para a qualidade do projeto ou da obra

Fazer um bom projeto é fundamental para a realização de uma obra que reúna segurança, qualidade e durabilidade. Para isso, além do trabalho de um profissional habilitado, é importante seguir as chamadas normas técnicas, que normalizam inúmeras etapas da elaboração de projetos na área da construção civil.

Quase todas as pessoas já ouviram falar na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas poucos sabem qual sua função e importância para setores relacionados à engenharia e construção civil. A ABNT é responsável por definir as normas técnicas, ou seja, os documentos que estabelecem padrões reguladores com objetivo de garantir a qualidade de produtos industriais, a racionalização da produção e de processos, do transporte e do consumo de bens, a segurança das pessoas e o estabelecimento de limites para a manutenção da qualidade ambiental.

O uso das normas técnicas não é obrigatório, pois elas são desenvolvidas e utilizadas voluntariamente. Elas só passam a se tornar obrigatórias quando explicitadas em um instrumento do poder público, mediante lei, decreto ou portaria, ou quando citadas em contratos. Mesmo assim, não segui-las pode significar sérios riscos à qualidade do projeto ou da obra. Além disso, mesmo não sendo obrigatórias, as normas são freqüentemente usadas em questões judiciais, por conta do inciso VIII do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 Internet: <www.abnt.org.br>.

Tendo como referência o texto acima, é correto concluir que

A) as normas técnicas, na área da construção civil, limitam-se a orientar a elaboração de projetos e a execução de obras.

B) o uso das normas técnicas na construção civil não é obrigatório, mesmo quando citado em contrato.

C) um serviço executado em desacordo com as normas técnicas não pode ser questionado com base no CDC, uma vez que as normas da ABNT são de uso voluntário.

D) normalizar é fixar padrões para garantir a qualidade industrial, a racionalização da produção e a proteção do meio ambiente.

E) a ABNT é uma entidade pública mas tem fins lucrativos já que comercializa as normas técnicas.


ENADE 2008 - QUESTÃO 14
Com a aprovação da Resolução n.º 307/2002 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criaramse instrumentos para minimizar a geração de resíduos na construção civil, definindo responsabilidades e deveres, e tornando obrigatória, em todos os municípios do país, a implantação pelo poder púbico local de planos integrados de gerenciamento dos resíduos da construção civil, como forma de eliminar os impactos ambientais decorrentes das atividades relacionadas à geração, ao transporte e à destinação desses materiais.

Essa resolução também determina para os geradores de resíduos a adoção, sempre que possível, de medidas que reduzam a geração de resíduos e a reutilização ou reciclagem destes, ou, quando for inviável, que eles sejam reservados de forma segregada para posterior utilização, conforme ilustrado pelo seguinte esquema.

enade

Com base nesse esquema, assinale a opção em que todos os elementos são exemplos de resíduos de classe A ou de classe B.

A) telhas, vidro, areia e madeira

B) tijolo, papelão, plástico e óleos

C) argamassa, resinas, brita e gesso

D) isopor, tinta, manta asfáltica e manta de lã de vidro

E) ferro, papelão, argamassa e solventes


ENADE 2008 - QUESTÃO 15
O Estatuto das Cidades, Lei Federal n.° 10.257/ 2001, determina novas e importantes diretrizes para o desenvolvimento sustentável dos aglomerados urbanos no país. Ele prevê a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente natural e construído, com uma justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes da urbanização, exigindo que os municípios adotem políticas setoriais articuladas e sintonizadas com o seu plano diretor. Uma dessas políticas setoriais, que pode ser destacada, é a que trata da gestão dos resíduos sólidos.

Dados levantados em diversas localidades onde é expressiva a geração dos resíduos da construção civil mostram, por outro lado, que eles têm uma participação importante no conjunto dos resíduos produzidos, podendo alcançar a cifra expressiva de até duas toneladas de entulho para cada tonelada de lixo domiciliar.

Tais dados mostram, também, que a ausência de tratamento adequado para tais resíduos é a origem de graves problemas ambientais, sobretudo nas cidades em processo mais dinâmico de expansão ou renovação urbana, o que demonstra a necessidade de avançar, em todos os municípios, em direção à implantação de políticas públicas especificamente voltadas para o gerenciamento desses resíduos.
Tarcísio de Paula Pinto e Juan Luís Rodrigo Gonzáles (Coords). Manejo e gestão de
resíduos da construção civil. vol. 1. Brasília: CAIXA, 2005, p. 196 (com adaptações).

À luz do texto apresentado e considerando os impactos ambientais causados pela indústria da construção civil, assinale a opção incorreta.

A) A responsabilidade pelos resíduos gerados pelas atividades de construção é do município, cabendo aos demais participantes da cadeia de atividades responsabilidade solidária no âmbito de sua participação.

B) A disposição, em aterros sanitários, de resíduos que não sejam reciclados contribui para a diminuição da vida útil desses aterros e gera a necessidade de novas áreas de aterro.

C) A concomitante presença de resíduos da construção civil e outros resíduos cria um ambiente propício para a proliferação de vetores prejudiciais às condições de saneamento e à saúde humana.

D) A disposição irregular dos resíduos da construção civil gera para a municipalidade despesas decorrentes da remoção desses resíduos dos locais de descarte indevido.

E) O lançamento de resíduos ao longo dos rios, córregos e sistemas de drenagem pode provocar degradação, assoreamento e enchentes.


ENADE 2008 - QUESTÃO 16

enade
Considerando a figura acima que apresenta dados do projeto de uma viga de concreto armado e as informações da tabela, assinale a opção que representa uma solução alternativa à apresentada para compor a armadura longitudinal de tração no centro da viga, que seja tecnicamente correta e, ao mesmo tempo, a mais econômica.

A) 2 barras de Φ = 32 mm

B) 3 barras de Φ = 20 mm

C) 2 barras de Φ = 20 mm + 2 barras de ` = 12,5 mm

D) 5 barras de Φ = 12,5 mm 

E) 6 barras de Φ = 10 mm


ENADE 2008 - QUESTÃO 17
Na ciência das edificações, o termo eflorescência significa a formação de depósito salino na superfície de alvenarias. O fenômeno, no entanto, pode ocorrer em qualquer elemento da edificação.
K. L Uemoto. Patologia: danos causados por eflorescência. In:
Tecnologia de edificações. São Paulo: PINI, IPT — Instituto de Pesquisas
Tecnológicas do Estado de São Paulo: Coletânea de trabalhos da Div. de
Edificações do IPT, 1988, p. 561-4 (com adaptaçõs).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção que apresenta providência incorreta para prevenir a ocorrência de eflorescências em elementos construtivos.

A) Utilizar pintura impermeável, resistente à exposição a solução salina, em alvenarias aparentes.

B) Utilizar cimento que libere menor teor de cal na hidratação, reduzindo com isso a lixiviação da cal.

C) Utilizar agregados miúdos de granulometria uniforme nas argamassas de revestimento.

D) Proteger as alvenarias recém-executadas do contato com água de chuva.

E) Executar impermeabilização na interface entre as vigas baldrame e as alvenarias.


ENADE 2008 - QUESTÃO 18
Em função do aumento da carga de utilização, é inadequado reforçar uma laje maciça de concreto armado por meio

A) do aumento da espessura da laje, cuja nova capa de concreto seria unida à existente por meio de resina epóxi para garantir a aderência entre o concreto da base e o novo concreto.

B) da incorporação de novas armaduras positivas, sendo necessária a retirada do revestimento inferior da laje.

C) da incorporação de novas armaduras negativas, sendo necessário o acesso pela parte superior da laje, com remoção do piso existente.

D) do emprego de folhas de fibras de carbono, que deverão ser fixadas à face inferior da laje por meio de parafusos.

E) da execução de nova laje de concreto armado, que poderá ser fundida sobre a laje antiga, que, nesse caso, servirá apenas como forma para a nova estrutura.


ENADE 2008 - QUESTÃO 19
A seleção de materiais na fase de concepção de projeto deve ser compatível com as exigências funcionais, considerando-se um conjunto de características técnicas, econômicas e estéticas. O conhecimento das propriedades de cada material para a correta especificação é tão importante quanto a garantia de sua qualidade.

Em relação aos materiais de construção, assinale a opção correta.

A) O gesso é um aglomerante hidráulico, com alta resistência mecânica e fácil moldagem, mas de alto custo, o que inviabiliza seu uso na fabricação de concretos.

B) A madeira, por ter baixa resistência mecânica e peso próprio elevado, tem participação provisória na construção, como, por exemplo, na execução de formas para concreto e escoramento de estruturas.

C) O aço apresenta alta resistência à tração e baixa resistência à compressão, devendo, portanto, ser empregado nas regiões tracionadas dos elementos estruturais em concreto armado.

D) O poliestireno expandido (isopor) é um polímero leve e de baixa resistência mecânica, mas que pode ser empregado para a produção de concretos leves.

E) O graute (grout) é uma argamassa pouco permeável, com alta resistência mecânica, usado como reboco nos sistemas de alvenaria estrutural. 


ENADE 2008 - QUESTÃO 20
A concepção de construção durável implica o conhecimento a respeito dos seus componentes e exige a adoção de procedimentos na fase de execução.

A escolha inadequada de materiais e proporcionamentos arbitrários comprometem o desempenho da estrutura e, consequentemente, reduzem sua vida útil. Em relação à produção de concretos e argamassas, assinale a opção correta.

A) Quanto maior a finura dos agregados, maior será a quantidade de pasta de cimento necessária para recobri-los e, portanto, maior será a retração.

B) A umidade presente no agregado altera a sua massa mas mantém o seu volume; por essa razão, a dosagem volumétrica (por padiolas) é mais precisa do que a dosagem gravimétrica (por balanças).

C) A cal hidratada é um aglomerante hidráulico amplamente empregado na fabricação de argamassas devido à sua alta resistência mecânica e ao seu baixo custo.

D) Nas argamassas de revestimento compostas de cimento e cal, o cimento é o principal responsável pela capacidade de acomodar as movimentações da estrutura.

E) O uso de aditivos incorporadores de ar reduz a retração volumétrica e aumenta a resistência mecânica, no entanto prejudica a trabalhabilidade.


ENADE 2008 - QUESTÃO 21
As técnicas construtivas visam propiciar qualidade e durabilidade às construções, sendo fundamental que o tecnólogo tenha conhecimento dos procedimentos de construção. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

A) A não-utilização de vergas e contravergas nas aberturas, ou a sua utilização deficiente, contribui para o surgimento de fissuras nas alvenarias.

B) Durante a execução da alvenaria, é importante que os blocos estejam saturados de água, pois, quanto maior o teor de umidade, melhor será a aderência com a argamassa de assentamento e de revestimento.

C) O encunhamento (aperto) deve ser feito tão logo a alvenaria seja concluída, antes que ocorra a retração da argamassa de assentamento.

D) O sistema de impermeabilização pode ser rígido, como, por exemplo, a argamassa impermeabilizante, ou flexível, como a manta asfáltica, sendo o primeiro recomendado para lajes de cobertura e o segundo, para ralos.

E) Os blocos cerâmicos portantes são indicados para alvenarias de vedação, não dispensando o uso de vigas e pilares em concreto armado na estrutura do edifício.


ENADE 2008 - QUESTÃO 22
Em construções situadas em cidades litorâneas, as fissuras de retração do concreto representam risco de corrosão da armadura.

Nessas situações, o procedimento preventivo adequado consiste em

A) cobri-las com pasta de cal.

B) aplicar sobre a região fissurada uma argamassa na proporção 1:2:9 (cimento, cal, areia) em volume.

C) aplicar sobre a região fissurada concreto de mesmo traço que o utilizado no elemento estrutural e realizar a cura.

D) executar uma camada de emboço, seguida por uma camada de reboco, dispensando-se, nesse caso, a aplicação do chapisco.

E) cobri-las com selante à base de resina de epóxi.


ENADE 2008 - QUESTÃO 23
O concreto, quando de boa qualidade, é um material bastante resistente à corrosão, mas pode sofrer deterioração quando em presença de agentes agressivos, como, por exemplo, sulfatos oriundos de vazamento de tubulação de esgoto.

Nesse caso, é comum a ocorrência de danos como a corrosão de armadura e a desagregação do concreto. Nessa situação, quando não há necessidade de reforço estrutural, a seqüência de operações de reparo implica a

A) remoção do concreto desagregado, limpeza da superfície afetada e das áreas adjacentes com jato de ar comprimido, escovação da armadura e recuperação da área inicial com aplicação de argamassa rica em cal.

B) limpeza da superfície afetada com água, escovação da armadura, remoção do concreto desagregado e recuperação da área inicial com aplicação de argamassa polimérica à base de cimento.

C) remoção do concreto desagregado, escovação da armadura, limpeza da superfície afetada e das áreas adjacentes com água e recuperação da área inicial com aplicação de argamassa polimérica à base de cimento.

D) limpeza da superfície afetada e das áreas adjacentes com jato de ar comprimido, escovação manual da armadura e recuperação da área inicial com aplicação de argamassa rica em cal.

E) remoção do concreto desagregado, limpeza da superfície afetada e das áreas adjacentes com solução ácida e recuperação da área inicial com argamassa rica em cal.


ENADE 2008 - QUESTÃO 24
Os ensaios adequados para diagnosticar as causas de corrosão de armadura em elementos de concreto armado não incluem

A) a medida de potencial de corrosão.

B) o ensaio de RP (resistência de polarização).

C) a análise química do teor de cloretos.

D) o ensaio de lixiviação.

E) a medida da profundidade de carbonatação.


ENADE 2008 - QUESTÃO 25
Um dos problemas patológicos que acometem com frequência as construções são as fissuras, que podem ser provocadas por diversas razões. Em relação aos mecanismos de formação das fissuras, assinale a opção incorreta.

A) A água, em quantidade excedente, na preparação de concretos e argamassas, ao evaporar, provoca retração do material, podendo resultar em fissuras.

B) O concreto, que é um material de baixa resistência à compressão, quando submetido a sobrecargas, poderá fissurar.

C) Mudanças higroscópicas provocam variações dimensionais que podem conduzir a fissuras.

D) Retrações consideráveis, provenientes do proporcionamento inadequado da argamassa de assentamento da alvenaria, em geral, originam microfissuras.

E) Gradientes de temperatura ao longo de um mesmo componente estrutural geram variações dimensionais, podendo resultar em fissuras.


ENADE 2008 - QUESTÃO 26
Analise as asserções a seguir.

Tomando como base a composição de preço unitário “Pintura com tinta látex PVA em parede interna, com duas demãos, sem massa corrida”, o consumo unitário de tinta látex PVA especificado nessa composição deve ser multiplicado por 2

porque

serão aplicadas duas demãos de tinta e o consumo definido na composição de preço unitário anteriormente citada diz respeito a uma demão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2008 - QUESTÃO 27
Analise as asserções a seguir.

Para se elaborar um cronograma físico-financeiro é essencial que o responsável por essa tarefa disponha do cronograma físico da obra e dos valores de cada etapa construtiva

porque

é a partir desses dados que são distribuídos os valores mensais de cada etapa.

Com relação a essas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2008 - QUESTÃO 28
Analise as afirmações a seguir. 

Na composição do preço de venda, acrescentam-se os benefícios e as despesas indiretas (BDI), que são constituídos por uma parcela obtida exclusivamente dos custos indiretos originários da administração central, dos encargos financeiros, dos impostos e taxas, dos fatores de risco e do lucro. Na operacionalização das composições de preço unitário, deve-se aplicar o BDI aos valores de materiais e de equipamentos e não aos valores de mão-deobra

porque

os valores de mão-de-obra já recebem os percentuais das leis sociais, não podendo haver sobreposição de incidências de quaisquer taxas.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


ENADE 2008 - QUESTÃO 29
De acordo com as últimas estimativas da Organização Internacional do Trabalho, relativas aos 200 países com mais trabalhadores no mundo, do total de 8.515.771 acidentes registrados, contabilizaram-se 50.566 acidentes  fatais (Anuário Brasileiro da Proteção, 2008).

Uma das principais causas desses acidentes fatais no Brasil é o choque elétrico. A partir dessas informações e com base nas disposições contidas na NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), julgue os itens que se seguem.

I As estruturas e carcaças dos equipamentos elétricos devem ser eletricamente aterradas. 

II As redes de alta-tensão dos canteiros de obras podem ser instaladas pela própria empresa construtora, desde que isso seja feito por profissional habilitado.

III Os fusíveis das chaves blindadas devem ter capacidade compatível com os circuitos a proteger, sendo permitida sua substituição por outros fusíveis de capacidade superior, desde que a fiação seja convenientemente substituída.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


ENADE 2008 - QUESTÃO 30
No planejamento das construções, devem ser considerados aspectos específicos de organização dos espaços físicos e instalações do canteiro de obras. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

I Quando houver trabalhadores alojados no canteiro de obras, é obrigatória a existência de lavanderia e área de lazer no próprio canteiro.

II O depósito de cimento deve estar posicionado próximo às baias de agregados (depósitos), devendo possuir piso nivelado e cantos arredondados.

III A betoneira destinada à produção de concretos e argamassas deve estar posicionada em ambiente com iluminação natural e(ou) artificial adequada à atividade.

IV Quando se tratar de frentes de trabalho com 20 ou mais operários, é obrigatória a instalação de bebedouro de jato inclinado ou equipamento similar.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


Texto para as questões de 31 a 33

A empresa Construtora Alfa decidiu implantar um sistema da qualidade. Para tanto, elaborou um plano de ação que contempla as seguintes etapas:

I definição do sistema da qualidade a ser implantado;

II planejamento de ações, visando a implantação do sistema da qualidade;

III elaboração de cronograma para o desenvolvimento das ações.

ENADE 2008 - QUESTÃO 31
Com referência aos conhecimentos gerais sobre programas, projetos e normas para a definição do sistema da qualidade que será implantado pela Construtora Alfa, assinale a opção correta. 

A) A ISO 14000 estabelece os requisitos para a implantação de um sistema de gestão da qualidade.

B) O Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras (SIAC) é um dos projetos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), baseado na série de normas ISO 9000.

C) Um dos objetivos da norma ISO 9000 é conferir qualidade extra a produtos da empresa.

D) O PBQP-H busca solucionar problemas específicos na construção civil relativos a produtividade, qualidade e meio ambiente.

E) A OHSAS 18001 é uma norma internacional que auxilia empresas na implantação de sistemas de gestão da qualidade.


ENADE 2008 - QUESTÃO 32
Os elementos que devem compor o planejamento de ações da Construtora Alfa para a implantação do sistema da qualidade não incluem

A) o programa de treinamento do pessoal alocado na produção.

B) procedimentos para entrega de obras e execução de serviços relativos à assistência técnica.

C) padrões para recebimento de materiais e equipamentos em obra.

D) procedimentos para coordenação e integração entre projetos e controle de revisões.

E) procedimentos para dimensionamento das equipes de trabalho.


ENADE 2008 - QUESTÃO 33
Considerando que a metodologia a ser adotada para implantação do sistema da qualidade preveja inicialmente a avaliação da situação da obra em termos de desperdício de materiais e que, para tanto, a construtora Alfa fará uso das ferramentas: fluxograma, brainstorming (tempestade de idéias) e diagrama de Ishikawa, assinale a opção correta acerca das características dessas ferramentas.

A) O fluxograma, por meio do qual são explicitadas graficamente as seqüências das etapas dos processos de construção, constitui ferramenta de planejamento, condição essencial para a redução de desperdícios.

B) O diagrama de Ishikawa, também conhecido como Programa dos 5S (seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke), tem como objetivo desenvolver a criatividade e a cooperação, visando com isso a melhoria do ambiente de trabalho e a conseqüente redução do desperdício de materiais.

C) O brainstorming é uma ferramenta que auxilia na descrição das fases executivas da obra, facilitando com isso a visualização do desperdício de materiais por meio do ciclo PDCA.

D) O diagrama de Ishikawa, se utilizado antes da ferramenta de brainstorming, possibilita uma melhor visualização do problema do desperdício de materiais.

E) As três ferramentas são úteis para a avaliação do desperdício de materiais na obra, na medida em que conseguem facilitar a visualização dos processos. Todavia, para identificar as causas relativas ao desperdício no canteiro, deve-se recorrer ao diagrama de Taylor, ou diagrama de causa-efeito.


ENADE 2008 - QUESTÃO 34

enade

Considerando a figura acima, que mostra uma planta baixa em que se destaca o sistema de esgotamento de águas servidas de uma residência, julgue os seguintes itens.

I As caixas de inspeção não devem ser instaladas em dependências internas da edificação, porque nelas estarão presentes gases oriundos do coletor público.

II O conduto que liga duas caixas de inspeção,  denominado subcoletor, deve ter diâmetro nominal mínimo de 100 mm e declividade mínima de 1%.

III O ralo sifonado é um desconector da instalação do esgoto secundário destinado a receber água servida proveniente da instalação de esgoto primário.

IV Os despejos domésticos das pias de cozinha devem ser conduzidos ao ralo sifonado que recebe as águas de lavagem do piso dessa cozinha.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2008 - QUESTÃO 35
Na fiscalização da execução das instalações de água fria e quente de um edifício devem ser examinados, entre outros pontos,

I a data e a hora da interrupção do abastecimento de água da rede pública para a montagem do colar que viabilizará a instalação do registro de derivação a partir do qual será ligado o ramal predial.

II a associação em série de turbobombas para que a água necessária aos diversos serviços da obra atinja os primeiros andares da edificação e a associação em paralelo dessas turbobombas para a vazão alcançar alturas manométricas maiores.

III a correta instalação do barrilete para que seja minimizado o número de ligações aos reservatórios superiores e reservado volume de água destinado ao combate a incêndio.

IV o resultado positivo no teste de estanqueidade da instalação de água fria submetida a pressão 50% superior à pressão estática máxima.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2008 - QUESTÃO 36
A respeito dos cuidados que devem ser observados na instalação de redes de distribuição de energia elétrica e instalação de dispositivos elétricos, julgue os itens a seguir.

I Os eletrodutos metálicos devem ser eletricamente contínuos e ligados à terra para serem usados como condutores de proteção.

II O acionamento de uma ou mais lâmpadas a partir de quatro pontos diferentes requer a instalação de dois interruptores three way e 2 interruptores four way.

III A instalação de campainha requer um fio fase entre a fonte e a botoeira, um fio neutro entre a fonte e a campainha e um fio de retorno entre a botoeira e a campainha.

IV Para proteger a edificação, o pára-raio do tipo Franklin deve conter as seguintes partes: captador, haste metálica, isolador, cabo de descida e braçadeiras.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2008 - QUESTÃO 37

enade

A instalação elétrica residencial esquematizada no desenho acima

A) dispõe de duas tomadas altas (acima de 1,5 m).

B) é alimentada, a partir do medidor, com um fio neutro e um fio fase.

C) dispõe de tomadas na área de serviço e na varanda.

D) dispõe de três circuitos, sendo um deles reservado ao chuveiro elétrico.

E) tem circuito exclusivo para tomada.
 

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40731,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,293,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,74,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,175,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,118,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,154,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,842,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,111,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,311,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,577,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,732,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1133,questão de biomedicina,164,questão de ciências,700,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4434,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2738,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,523,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1405,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,119,questão de geografia,1097,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,54,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1673,questão de informática,134,questão de inglês,1110,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2579,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3395,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1248,questão de raciocínio lógico,140,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,19109,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,344,questão do enade,4559,questão do encceja,900,questão do enem,2440,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,36874,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,147,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,787,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Construção de Edifícios ENADE 2008 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-tecnologia-em-construcao-de-edificios-enade-2008-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-tecnologia-em-construcao-de-edificios-enade-2008-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo