Prova UNIFESP 2009 com Gabarito

Prova UNIFESP 2009 com Gabarito UNIFESP 2009 - QUESTÃO 01 A média aritmética dos números inteiros positivos divisores de 900 (considera...
Prova UNIFESP 2009 com Gabarito

Prova UNIFESP 2009 com Gabarito

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 01
A média aritmética dos números inteiros positivos divisores de 900 (considerando o número 1 como divisor) e que não são múltiplos de 5 é: 

unifesp



UNIFESP 2009 - QUESTÃO 02
Dia 20 de julho de 2008 caiu num domingo. Três mil dias após essa data, cairá

(A) numa quinta-feira.

(B) numa sexta-feira.

(C) num sábado.

(D) num domingo.

(E) numa segunda-feira.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 03
O hexágono cujo interior aparece destacado em cinza na figura é regular e origina-se da sobreposição de dois triângulos eqüiláteros.

unifesp

Se k é a área do hexágono, a soma das áreas desses dois triângulos é igual a:

(A) k.

(B) 2k.

(C) 3k.

(D) 4k.

(E) 5k.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 04
Duzentos e cinqüenta candidatos submeteram-se a uma prova com 5 questões de múltipla escolha, cada questão com 3 alternativas e uma única resposta correta. Admitindo-se que todos os candidatos assinalaram, para cada questão, uma única resposta, pode-se afirmar que pelo menos:

(A) um candidato errou todas as respostas.

(B) dois candidatos assinalaram exatamente as mesmas alternativas.

(C) um candidato acertou todas as respostas.

(D) a metade dos candidatos acertou mais de 50% das respostas.

(E) a metade dos candidatos errou mais de 50% das respostas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 05
Uma pessoa resolveu fazer sua caminhada matinal passando a percorrer, a cada dia, 100 metros mais do que no dia anterior. Ao completar o 21.º dia de caminhada, observou ter percorrido, nesse dia, 6 000 metros. A distância total percorrida nos 21 dias foi de:

(A) 125 500 m.

(B) 105 000 m.

(C) 90 000 m.

(D) 87 500 m.

(E) 80 000 m.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 06
Num sistema cartesiano ortogonal, considerados os pontos e a reta exibidos na figura,

unifesp

o valor de t para o qual a área do polígono OABC é igual a quatro vezes a área do polígono ADEB é:

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 07
Considere o polinômio p(x) = x³ + ax² + bx + c, sabendo que a, b e c são números reais e que o número 1 e o número complexo 1+2i são raízes de p, isto é, que p(1) = p(1+2i) = 0. Nestas condições existe um polinômio q(x) para o qual p(x) = (1–x).q(x). Uma possível configuração para o gráfico de y = q(x) é:

unifesp

unifesp



UNIFESP 2009 - QUESTÃO 08
Considere a função f:IR →IR, f(x) = a.(x² – x), a ∈IR, a > 0, e P um ponto que percorre seu gráfico. Se a distância mínima de P à reta de equação y = – 2 é igual a  unifesp , conclui-se que a vale:

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 09
A figura refere-se a um sistema cartesiano ortogonal em que os pontos de coordenadas (a, c) e (b, c), com a  unifesp pertencem aos gráficos de y = 10 ͯ, e y = 2 ͯ, respectivamente.

unifesp

 A abscissa b vale:

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 10
A figura exibe cinco configurações que pretendem representar uma circunferência de centro O1 e perímetro 2π cm e um quadrado de centro O2 e perímetro 4 cm. Aponte a alternativa que corresponde à configuração descrita.

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 11
Sob determinadas condições, o antibiótico gentamicina, quando ingerido, é eliminado pelo organismo à razão de metade do volume acumulado a cada 2 horas. Daí, se K é o volume da substância no organismo, pode-se utilizar a função  unifesp para estimar a sua eliminação depois de um tempo t, em horas. Neste caso, o tempo mínimo necessário para que uma pessoa conserve no máximo 2 mg desse antibiótico no organismo, tendo ingerido 128 mg numa única dose, é de:

(A) 12 horas e meia.

(B) 12 horas.

(C) 10 horas e meia.

(D) 8 horas.

(E) 6 horas


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 12
Num sistema cartesiano ortogonal, são dados os pontos A(1, 1), B(5, 1), C(6, 3) e D(2, 3), vértices de um paralelogramo, e a reta r, de equação r: 3x – 5y – 11 = 0.

unifesp

A reta s, paralela à reta r, que divide o paralelogramo ABCD em dois polígonos de mesma área terá por equação:

(A) 3x – 5y – 5 = 0.

(B) 3x – 5y = 0.

(C) 6x – 10y – 1 =0.

(D) 9x – 15y – 2 = 0.

(E) 12x – 20y – 1 = 0.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 13
Uma urna contém todas as cartelas, do tipo da figura I, totalmente preenchidas com os algarismos 1, 2, 3 e 4, de forma que cada linha (horizontal) contempla todos os quatro algarismos.

unifesp

A probabilidade de se retirar dessa urna, aleatoriamente, uma cartela contemplando a configuração da figura II, com a exigência adicional de que cada coluna (vertical) e cada um dos subquadrados destacados contenham todos os algarismos (1, 2, 3 e 4) é:

unifesp

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 14
Considere o sólido geométrico exibido na figura, constituído de um paralelepípedo encimado por uma pirâmide. Seja r a reta suporte de uma das arestas do sólido, conforme mostrado.

unfesp

Quantos pares de retas reversas é possível formar com as retas suportes das arestas do sólido, sendo r uma das retas do par?

(A) 12.

(B) 10.

(C) 8.

(D) 7.

(E) 6.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 15
Um cubo de aresta de comprimento a vai ser transformado num paralelepípedo retorretângulo de altura 25% menor, preservando-se, porém, o seu volume e o comprimento de uma de suas arestas.

unifesp

A diferença entre a área total (a soma das áreas das seis faces) do novo sólido e a área total do sólido original será:

unifesp


Biologia

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 16
A sonda Phoenix, lançada pela NASA, explorou em 2008 o solo do planeta Marte, onde se detectou a presença de água, magnésio, sódio, potássio e cloretos. Ainda não foi detectada a presença de fósforo naquele planeta. Caso esse elemento químico não esteja presente, a vida, tal como a conhecemos na Terra, só seria possível se em Marte surgissem formas diferentes de

(A) DNA e proteínas.

(B) ácidos graxos e trifosfato de adenosina.

(C) trifosfato de adenosina e DNA.

(D) RNA e açúcares.

(E) Ácidos graxos e DNA.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 17
Considere as três afirmações:

I. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.

II. Meiose é um processo de divisão celular que só ocorre em células diplóides.

III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmáticas de um eucarionte, porém não apresentam núcleo.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 18
 Analise o diagrama.

unifesp

Indique a alternativa que identifica corretamente os conceitos correspondentes a 1, 2, 3 e 4.

(A) 1 = em células diplóides; 2 = na mitose; 3 = na meiose; 4 = em células haplóides.

(B) 1 = em células haplóides; 2 = na meiose; 3 = na mitose; 4 = em células diplóides.

(C) 1 = na meiose; 2 = em células haplóides; 3 = na mitose; 4 = em células diplóides.

(D) 1 = na meiose; 2 = na mitose; 3 = em células diplóides; 4 = em células haplóides.

(E) 1 = na mitose; 2 = em células diplóides; 3 = em células haplóides; 4 = na meiose.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 19
No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases,

(A) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide.

(B) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.

(C) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.

(D) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide.

(E) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 20
Observe a figura.

unifesp

Na formação das estruturas reprodutivas presentes na flor e apontadas pelas setas na figura, é correto afirmar:

(A) não ocorre meiose em nenhuma delas.

(B) ocorre meiose apenas no interior do ovário.

(C) ocorre meiose apenas no interior da antera.

(D) ocorre meiose no interior do ovário e da antera.

(E) ocorre meiose apenas depois da fecundação da oosfera.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 21
No quadrinho,

unifesp

a carapaça de quitina dos insetos é relacionada à sua função protetora. Nesses animais, a quitina também se encontra diretamente relacionada às funções de

(A) sustentação e respiração.

(B) transpiração e circulação.

(C) locomoção e digestão.

(D) respiração e circulação.

(E) sustentação e reprodução.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 22
A figura mostra o comportamento de um lagarto em diferentes períodos do dia.

unifesp

Tal comportamento encontra-se relacionado diretamente com a

(A) regulação térmica do animal, pois seu metabolismo celular não é capaz de produzir qualquer tipo de calor.

(B) regulação térmica do animal, pois seu corpo necessita manter temperaturas adequadas ao metabolismo.

(C) respiração, pois ela ocorre tanto por meio de pulmões como também por meio da pele.

(D) respiração, pois o ar que chega aos seus pulmões deve conter certa porcentagem de umidade para as trocas alveolares.

(E) regulação térmica e com a respiração, pois o animal não é capaz de produzir seu próprio calor e respira por meio de pulmões e da pele.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 23
O cruzamento de moscas-do-vinagre de olhos vermelhos originou 100% de descendentes machos e fêmeas de olhos vermelhos. O cruzamento de moscas-do-vinagre de olhos brancos originou 100% de descendentes machos e fêmeas de olhos brancos. Quando fêmeas de olhos brancos foram cruzadas com machos de olhos vermelhos, a descendência obtida foi 100% de fêmeas de olhos vermelhos e 100% de machos com olhos brancos. Com base nesses resultados, podemos afirmar que o caráter cor de olho da mosca-do-vinagre é determinado por

(A) um gene autossômico, em que o alelo para olho vermelho é dominante sobre o branco.

(B) um gene ligado ao cromossomo X, em que o alelo para olho branco é dominante sobre o vermelho.

(C) dois genes, cada um com dois alelos, ambos responsáveis pelo mesmo fenótipo.

(D) dois genes, um localizado em autossomo e o outro no cromossomo X.

(E) um gene ligado ao cromossomo X, em que o alelo para olho vermelho é dominante sobre o branco.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 24
A síndrome de Gaucher é autossômica e recessiva. Ela consiste na deficiência de uma enzima dos lisossomos, responsável pela digestão de gorduras das células. No caso de pacientes com a síndrome de Gaucher, pode-se afirmar corretamente que:

(A) a deficiência da enzima levará ao acúmulo de lipídios no fígado do portador da síndrome.

(B) a introdução de cópias do gene normal nas células do fígado evitará a síndrome nos descendentes.

(C) a deficiência enzimática e a mutação estão presentes apenas nas células do fígado.

(D) por ser uma anomalia de enzima dos lisossomos, ela não é hereditária.

(E) o cruzamento de um homem heterozigótico com uma mulher afetada resulta em 25% de probabilidade de filhos afetados.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 25
A laranja-baía surgiu de uma mutação cromossômica e é uma espécie triplóide. Em conseqüência da triploidia, apresenta algumas características próprias. Sobre elas, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A laranja-baía tem meiose anormal.

II. Plantas de laranja-baía possuem pouca variabilidade genética.

III. Todas as plantas de laranja-baía são clones.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 26
Considere as seguintes proposições:

I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.

II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.

III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.

Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 27
Produtividade primária líquida é a quantidade de biomassa produzida em uma área em determinado período, menos a quantidade de biomassa utilizada pelos organismos dessa área para sua própria sobrevivência. O gráfico mostra a produtividade primária líquida de vários ecossistemas.

unifesp

Nesse gráfico, I, II e III correspondem, respectivamente, a:

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 28
Quando nos referimos a uma cadeia alimentar, é correto afirmar que:

(A) a armazenagem de energia utiliza trifosfato de adenosina apenas nos consumidores e nos decompositores.

(B) na armazenagem de energia, é utilizado o trifosfato de adenosina, tanto nos produtores quanto nos consumidores.

(C) as organelas celulares responsáveis pela quebra da energia acumulada são diferentes entre produtores e consumidores.

(D) no nível celular, um consumidor primário utiliza energia de forma diferente de um consumidor secundário.

(E) no interior da célula, a fonte de energia para decompositores de plantas é diferente da fonte de energia para decompositores de animais.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 29
A predação é uma interação biológica na qual o predador alimenta-se de um outro indivíduo inteiro, a presa, causando a morte desta. Considerando esta definição como correta, ocorre predação quando

(A) lagarta come folha de árvore.

(B) vírus HIV infecta célula sanguínea.

(C) ave come semente.

(D) fungo digere tronco de árvore.

(E) tênia habita o intestino do porco.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 30
Vários mamíferos dependem da celulose como fonte de energia e, no entanto, nenhum deles possui enzimas que decompõem esse carboidrato de cadeia longa. Para isso, contam com a ação de bactérias e protozoários que vivem em seus estômagos e quebram a celulose. Sobre esse processo, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A relação estabelecida entre tais bactérias e protozoários e o mamífero é denominada inquilinismo.

II. A celulose é obtida da parede celular de fungos e de plantas, ingeridos na alimentação desses mamíferos.

III. A quebra da celulose pelos microorganismos produzirá amido, açúcares e ácidos graxos e, para tais compostos, os mamíferos possuem enzimas digestivas.

IV. O metabolismo celular desses microorganismos não utiliza o oxigênio como receptor final de elétrons.

Estão corretas somente:

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


Geografia

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 31
No mapa, identifica-se no continente africano

unifesp

(A) depósitos de material radioativo.

(B) avanço da desertificação.

(C) ocorrência de chuva ácida.

(D) expansão de desmatamento.

(E) mineração de diamantes.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 32
A União Européia adotou leis que dificultam a imigração nos últimos anos. Porém, no passado, a Europa

(A) recepcionou comunistas e anarquistas perseguidos pelos bolcheviques, após a Revolução Russa.

(B) abrigou milhares de refugiados políticos japoneses, que fugiram após a Segunda Guerra.

(C) extraditou judeus do continente para Israel, durante a supremacia do período nazi-fascista.

(D) expulsou nórdicos para as franjas do continente europeu, apesar do calor na faixa mediterrânea.

(E) enviou milhares de europeus pobres a outras partes do mundo, em especial para a América.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 33
Observe o mapa.

unifesp

Conflitos políticos, de matriz religiosa, geram contestações fronteiriças entre os países I e II, que são, respectivamente,

(A) Paquistão e Índia.

(B) China e Índia.

(C) Afeganistão e Paquistão.

(D) Bangladesh e China.

(E) Bangladesh e Afeganistão.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 34
Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivada

(A) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.

(B) de milho para geração de energia, em especial no Brasil e na Rússia, maiores exportadores de biodiesel do planeta.

(C) de soja transgênica, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil, que estão entre os maiores produtores da Terra.

(D) com defensivos agrícolas, em especial nos países do Sahel, que exportam arroz para países asiáticos e europeus.

(E) de cana-de-açúcar para produzir álcool, em especial em Cuba e na Alemanha, o que diminuiu a biodiversidade nesses países.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 35
CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA POR SETOR, SEGUNDO A RENDA DOS PAÍSES (EM %).

unifesp

De acordo com a tabela, o consumo de água é maior

(A) na agricultura mundial, devido à produção de biocombustíveis.

(B) nos domicílios que na agricultura, nos países de industrialização tardia.

(C) no setor domiciliar, em países de renda média com altos índices de urbanização.

(D) na indústria que na agricultura, em países da primeira revolução industrial.

(E) na agricultura, em países com uso intensivo do solo e de renda elevada.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 36
A Rodada Doha, promovida pela Organização Mundial de Comércio, não chegou a acordos importantes, devido

(A) às exigências trabalhistas de operários de fábricas localizadas em países emergentes, como México e Coréia do Sul.

(B) ao protecionismo agrícola dos países centrais, que afeta as exportações de países como China e Índia.

(C) às restrições ambientais do Protocolo de Kyoto, apoiadas pela União Européia, mas com resistência dos EUA.

(D) às novas barreiras sanitárias à exportação de produtos agrícolas de países centrais aos países periféricos.

(E) ao aumento nas exportações dos EUA para a China, apesar da crise financeira do país, gerada no setor imobiliário.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 37
A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. Assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 38
A Bossa Nova foi um movimento musical que surgiu na década de 1950

(A) no Brasil, e que recebeu reprovação internacional, por não expressar a miséria brasileira.

(B) nos Estados Unidos, desvalorizado pelos comunistas, por retratar a classe média do país.

(C) na França, sem o uso de instrumentos modernos, e que depois chegou ao Brasil.

(D) no Brasil, contestado pelos nacionalistas, por assimilar influências externas, como o jazz.

(E) nos Estados Unidos, e que foi adaptado pelos estudantes brasileiros, que politizaram as canções.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 39
As reservas extrativistas, previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação do Brasil, resultam da

(A) adesão do país à Convenção de Diversidade Biológica, que obriga as partes a manterem suas florestas em pé e sem uso.

(B) imposição de ações de combate ao desmatamento pelos ambientalistas internacionais, e visam preservar as florestas do país.

(C) ação dos seringueiros da Amazônia, que buscavam conciliar conservação ambiental com o uso sustentado dos recursos florestais.

(D) concentração das terras na Amazônia, restando apenas essas áreas para os povos da floresta exercerem seu gênero de vida.

(E) intervenção das potências mundiais na Amazônia, com o intuito de privatizar as florestas e explorar os recursos madeireiros.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 40
Observe o mapa.

unifesp

O mapa indica corredores de exportação do Brasil. Assinale a alternativa que contém os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral brasileira.

(A) III e II.

(B) V e I.

(C) II e IV.

(D) IV e V.

(E) I e III.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 41
A cana-de-açúcar produzida nos estados de São Paulo e do Paraná alcança produtividade mais elevada por hectare, quando comparada à produzida nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A desvantagem que se verifica no Nordeste deve-se

(A) aos baixos investimentos na melhoria genética das plantas.

(B) à introdução recente daquela cultura nessa região do país.

(C) às freqüentes secas que assolam o semi-árido nordestino.

(D) à estrutura fundiária concentrada naquela área do Brasil.

(E) à baixa altitude do relevo, que dificulta a mecanização.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 42
No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram

(A) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

(B) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

(C) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

(D) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

(E) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 43
Observe o mapa.

unifesp

Assinale a alternativa que contém as formas de relevo predominantes em cada porção do território brasileiro indicada, de acordo com a classificação de Ross.

(A) Faixa litorânea: depressões.

(B) Amazônia Legal: planícies.

(C) Fronteira com o Mercosul: planaltos.

(D) Região Sul: planícies.

(E) Pantanal: planaltos.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 44
No Brasil, a presença feminina em postos de trabalho cresceu, mas ainda não é elevada em cargos de chefia, quando comparada a dos homens. Isso se deve à

(A) baixa taxa de desemprego.

(B) dupla jornada de trabalho e barreiras culturais.

(C) elevada taxa de fertilidade do país.

(D) escolaridade superior entre as mulheres, maior que entre os homens.

(E) contratação da mulher em atividades domésticas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 45
Observe o mapa.

unifesp

A superfície terrestre está representada segundo a projeção

(A) de Peters, criada na época das navegações.

(B) de Mercator, elaborada no século XVI.

(C) azimutal, que permite uma visão estratégica.

(D) de Mercator, que facilita a navegação.

(E) de Peters, que privilegia a área em detrimento da forma.

Física

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 46
Um avião a jato, para transporte de passageiros, precisa atingir a velocidade de 252 km/h para decolar em uma pista plana e reta. Para uma decolagem segura, o avião, partindo do repouso, deve percorrer uma distância máxima de 1 960 m até atingir aquela velocidade. Para tanto, os propulsores devem imprimir ao avião uma aceleração mínima e constante de

(A) 1,25 m/s².

(B) 1,40 m/s².

(C) 1,50 m/s².

(D) 1,75 m/s².

(E) 2,00 m/s².


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 47
De posse de uma balança e de um dinamômetro (instrumento para medir forças), um estudante decide investigar a ação da força magnética de um ímã em forma de U sobre uma pequena barra de ferro. Inicialmente, distantes um do outro, o estudante coloca o ímã sobre uma balança e anota a indicação de sua massa. Em seguida, ainda distante do ímã, prende a barra ao dinamômetro e anota a indicação da força medida por ele. Finalmente, monta o sistema de tal forma que a barra de ferro, presa ao dinamômetro, interaja magneticamente com o ímã, ainda sobre a balança, como mostra a figura.

unifesp

A balança registra, agora, uma massa menor do que a registrada na situação anterior, e o dinamômetro registra uma força equivalente à

(A) força peso da barra.

(B) força magnética entre o ímã e a barra.

(C) soma da força peso da barra com metade do valor da força magnética entre o ímã e a barra.

(D) soma da força peso da barra com a força magnética entre o ímã e a barra.

(E) soma das forças peso da barra e magnética entre o ímã e a barra, menos a força elástica da mola do dinamômetro.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 48
Estima-se que o planeta Urano possua massa 14,4 vezes maior que a da Terra e que sua aceleração gravitacional na linha do equador seja 0,9g, em que g é a aceleração gravitacional na linha do equador da Terra. Sendo RU e RT os raios nas linhas do equador de Urano e da Terra, respectivamente, e desprezando os efeitos da rotação dos planetas, RU/RT é

(A) 1,25.

(B) 2,5.

(C) 4.

(D) 9.

(E) 16.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 49
Uma pessoa de 70 kg desloca-se do andar térreo ao andar superior de uma grande loja de departamentos, utilizando uma escada rolante. A figura fornece a velocidade e a inclinação da escada em relação ao piso horizontal da loja.

unifesp

Considerando que a pessoa permaneça sempre sobre o mesmo degrau da escada, e sendo g = 10 m/s², sen 30º = 0,50 e cos 30º = 0,87, pode-se dizer que a energia transferida à pessoa por unidade de tempo pela escada rolante durante esse percurso foi de

(A) 1,4 × 10² J/s.

(B) 2,1 × 10² J/s.

(C) 2,4 × 10² J/s.

(D) 3,7 × 10² J/s.

(E) 5,0 × 10² J/s.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 50
No quadriculado da figura estão representados, em seqüência, os vetores quantidade de movimento da partícula A antes e depois de ela colidir elasticamente com a partícula B, que se encontrava em repouso.

unifesp

Sabe-se que a soma das energias cinéticas das partículas A e B manteve-se constante, antes e depois do choque, e que nenhuma interação ocorreu com outros corpos. O vetor quantidade de movimento da partícula B após o choque está melhor representado por

unifesp

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 51
Um fluido A, de massa específica ρA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica ρB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25 h. A figura ilustra a situação descrita.

unifesp

Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que a razão ρB /ρA é

(A) 0,75.

(B) 0,80.

(C) 1,0.

(D) 1,3.

(E) 1,5.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 52
A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes.

unifesp

I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.

II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.

III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.

De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está correto o contido em

(A) I, II e III.

(B) II e III, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, apenas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 53
O gráfico mostra as curvas de quantidade de calor absorvido em função da temperatura para dois corpos distintos: um bloco de metal e certa quantidade de líquido.

unifesp

O bloco de metal, a 115 ºC, foi colocado em contato com o líquido, a 10 ºC, em um recipiente ideal e isolado termicamente. Considerando que ocorreu troca de calor somente entre o bloco e o líquido, e que este não se evaporou, o equilíbrio térmico ocorrerá a

(A) 70 ºC.

(B) 60 ºC.

(C) 55 ºC.

(D) 50 ºC.

(E) 40 ºC.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 54
Considere a seguinte “unidade” de medida: a intensidade da força elétrica entre duas cargas q, quando separadas por uma distância d, é F. Suponha em seguida que uma carga q1 = q seja colocada frente a duas outras cargas, q= 3q e q3 = 4q, segundo a disposição mostrada na figura.

unifesp

A intensidade da força elétrica resultante sobre a carga q1, devido às cargas q2 e q3, será

(A) 2F.

(B) 3F.

(C) 4F.

(D) 5F.

(E) 9F.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 55
A presença de íons na atmosfera é responsável pela existência de um campo elétrico dirigido e apontado para a Terra. Próximo ao solo, longe de concentrações urbanas, num dia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpendicular ao solo horizontal e sua intensidade é de 120 V/m. A figura mostra as linhas de campo e dois pontos dessa região, M e N.

unifesp

O ponto M está a 1,20 m do solo, e N está no solo. A diferença de potencial entre os pontos M e N é

(A) 100 V.

(B) 120 V.

(C) 125 V.

(D) 134 V.

(E) 144 V


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 56
O circuito representado na figura foi projetado para medir a resistência elétrica RH do corpo de um homem. Para tanto, em pé e descalço sobre uma placa de resistência elétrica RP = 1,0 MΩ, o homem segura com uma das mãos a ponta de um fio, fechando o circuito.

unifesp

O circuito é alimentado por uma bateria ideal de 30 V, ligada a um resistor auxiliar RA = 1,0 MΩ, em paralelo com um voltímetro ideal. A resistência elétrica dos demais componentes do circuito é desprezível. Fechado o circuito, o voltímetro passa a marcar queda de potencial de 10 V. Pode-se concluir que a resistência elétrica RH do homem, em MΩ, é

(A) 1,0.

(B) 2,4.

(C) 3,0.

(D) 6,5.

(E) 12,0.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 57
Na região quadriculada da figura existe um campo magnético uniforme B , perpendicular ao plano do reticulado e penetrando no plano da figura. Parte de um circuito rígido também passa por ela, como ilustrado na figura.

unifesp
A aresta de cada célula quadrada do quadrilátero tem comprimento u, e pelo fio passa uma corrente elétrica de intensidade i. Analisando a força magnética que age sobre cada elemento de comprimento u do fio do circuito, coincidente com a aresta das células quadradas, a intensidade da força magnética resultante sobre a parte do circuito exposta ao campo B é

(A) nula.

(B) iBu/2.

(C) iBu.

(D) 3iBu.

(E) 13iBu.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 58
Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro azul (a), incidem perpendicularmente em pontos diferentes da face AB de um prisma transparente imerso no ar. No interior do prisma, o ângulo limite de incidência na face AC é 44º para o raio azul e 46º para o vermelho. A figura que mostra corretamente as trajetórias desses dois raios é

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unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 59
Os elevados custos da energia, aliados à conscientização da necessidade de reduzir o aquecimento global, fazem ressurgir antigos projetos, como é o caso do fogão solar. Utilizando as propriedades reflexivas de um espelho esférico côncavo, devidamente orientado para o Sol, é possível produzir aquecimento suficiente para cozinhar ou fritar alimentos. Suponha que um desses fogões seja constituído de um espelho esférico côncavo ideal e que, num dado momento, tenha seu eixo principal alinhado com o Sol.

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Na figura, P1 a P5 representam cinco posições igualmente espaçadas sobre o eixo principal do espelho, nas quais uma pequena frigideira pode ser colocada. P2  coincide com o centro de curvatura do espelho e P4, com o foco. Considerando que o aquecimento em cada posição dependa exclusivamente da quantidade de raios de luz refletidos pelo espelho que atinja a frigideira, a ordem decrescente de temperatura que a frigideira pode atingir em cada posição é:

(A) P4 > P1 = P3 = P> P2.

(B) P4 > P3 = P5 > P2 > P1.

(C) P2 > P1 = P3 = P5 > P4.

(D) P5 = P4 > P3 = P2 > P1.

(E) P5 > P4 > P3 > P2 > P1.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 60
O gráfico da figura mostra uma onda luminosa em dois meios com índices de refração diferentes. A interface que separa os meios encontra-se na coordenada x = 0. O meio com índice de refração n1 = 1,0 ocupa a região x < 0 e o meio com índice de refração n2 ocupa a região x > 0.

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Analisando o gráfico, é possível afirmar que o índice de refração n2 é

(A) 2,0.

(B) 1,8.

(C) 1,5.

(D) 1,3.

(E) 1,2.


História

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 61
(...) não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana.
(Aldo Schiavone. Uma história rompida: Roma antiga e ocidente moderno.
São Paulo: Edusp, 2005.)

A escravidão na Grécia e na Roma antigas

(A) baseava-se em características raciais dos trabalhadores.

(B) expandia-se nos períodos de conquistas e domínio de outros povos.

(C) dependia da tolerância e da passividade dos escravos.

(D) foi abolida nas cidades democráticas.

(E) restringia-se às atividades domésticas e urbanas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 62
Na sociedade feudal, os servos tinham a obrigação de

(A) prestar juramento de fidelidade ao senhor das terras e defendê-lo em caso de guerras.

(B) pagar tributos ao rei e a todos os nobres que atravessassem as terras em que viviam.

(C) aceitar a decisão de seu proprietário de vendê-los a outros senhores ou reis.

(D) participar de torneios militares e de exibições de cavalaria.

(E) trabalhar nas terras do senhor ou dar uma parte de sua produção a ele.


QUESTÃO 63 
Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica mais fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação à terra de métodos mais adequados de cultivo, inclusive a aplicação sistemática de esterco urbano às plantações vizinhas.
(Lewis Mumford. A cidade na história.
São Paulo: Martins Fontes, 1982.)

O texto trata da expansão agrícola na Europa ocidental e central entre os séculos XI e XIII. Dentre as razões desse aumento de produtividade, podemos citar

(A) o crescimento populacional, com decorrente aumento do mercado consumidor de alimentos.

(B) a oportunidade de fornecer alimentos para os participantes das cruzadas e para as áreas por eles conquistadas.

(C) o fim das guerras e o estabelecimento de novos padrões de relacionamento entre servos e senhores de terras.

(D) a formação de associações de profissionais, com decorrente aperfeiçoamento da mão-de-obra rural.

(E) o aprimoramento das técnicas de cultivo e uma relação mais intensa entre cidade e campo.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 64
O Renascimento Cultural se iniciou na Itália, no século XIV, e se expandiu para outras partes da Europa nos séculos seguintes. Uma de suas características é a

(A) adoção de temas religiosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho de catequese.

(B) pesquisa técnica e tecnológica, na busca de novas formas de representação.

(C) recusa dos valores da nobreza e a defesa da cultura popular urbana e rural.

(D) manutenção de padrões culturais medievais, na busca da imitação da natureza.

(E) rejeição da tradição clássica e de seu princípio antropocêntrico.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 65
O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a conseqüência necessária (conforme se mostrou) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito àquelas leis de natureza.
(Thomas Hobbes (1588-1679). Leviatã. Os Pensadores.
São Paulo: Abril Cultural, 1979.)

O príncipe não precisa ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades (...). O príncipe não deve se desviar do bem, mas deve estar sempre pronto a fazer o mal, se necessário.
(Nicolau Maquiavel (1469-1527). O Príncipe. Os Pensadores.
São Paulo: Abril Cultural, 1986.)

Os dois fragmentos ilustram visões diferentes do Estado moderno. É possível afirmar que

(A) ambos defendem o absolutismo, mas Hobbes vê o Estado como uma forma de proteger os homens de sua própria periculosidade, e Maquiavel se preocupa em orientar o governante sobre a forma adequada de usar seu poder.

(B) Hobbes defende o absolutismo, por tomá-lo como a melhor forma de assegurar a paz, e Maquiavel o recusa, por não aceitar que um governante deva se comportar apenas para realizar o bem da sociedade.

(C) ambos rejeitam o absolutismo, por considerarem que ele impede o bem público e a democracia, valores que jamais podem ser sacrificados e que fundamentam a vida em sociedade.

(D) Maquiavel defende o absolutismo, por acreditar que os fins positivos das ações dos governantes justificam seus meios violentos, e Hobbes o recusa, por acreditar que o Estado impede os homens de viverem de maneira harmoniosa.

(E) ambos defendem o absolutismo, mas Maquiavel acredita que o poder deve se concentrar nas mãos de uma só pessoa, e Hobbes insiste na necessidade da sociedade participar diretamente das decisões do soberano.

 
UNIFESP 2009 - QUESTÃO 66
O uso do trabalho escravo de africanos na América colonial representou para setores das colônias e das metrópoles, respectivamente,

(A) o aumento do lucro na produção agrícola e a concentração de capital por meio dos ganhos com o tráfico.

(B) a aceitação passiva, pelos africanos, da condição de escravos e o controle absoluto da circulação de mercadorias.

(C) o desconhecimento pelos escravos das novas terras, dificultando as fugas, e a maior especialização da mãode-obra.

(D) a substituição da mão-de-obra indígena e a semelhança com as relações de trabalho então existentes na Europa.

(E) o repovoamento de áreas cujas populações originais foram dizimadas e o controle militar do Atlântico.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 67
As atividades das Bandeiras, durante a colonização do Brasil, incluíam

(A) impedir a escravidão negra e indígena.

(B) garantir o abastecimento do interior.

(C) perseguir escravos foragidos.

(D) catequizar os povos nativos.

(E) cultivar algodão, cana-de-açúcar e café.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 68
Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à

(A) tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América.

(B) disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia européia.

(C) perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África.

(D) descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais.

(E) intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 69
Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio; daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas, e chamo-lhe besta quando lhe não chamo filho do diabo; cousas todas que ele recebe humildemente, e (Deus me perdoe!) creio que até alegre.
(Machado de Assis. “Bons dias!”,
in Obra completa, vol. III. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.)

O fragmento é de uma crônica de 19 de maio de 1888, que conta o caso, fictício, de um escravista que se converteu à causa abolicionista poucos dias antes da Lei Áurea e agora se gabava de ter alforriado Pancrácio, seu escravo. O ex-proprietário explica que Pancrácio, além de continuar a apanhar, recebe um salário pequeno. Podemos interpretar tal crônica machadiana como uma representação da

(A) ampla difusão dos ideais abolicionistas no Segundo Império, que apenas formalizou, com a Lei Áurea, o fim do trabalho escravo no Brasil.

(B) aceitação rápida e fácil pelos proprietários de escravos das novas relações de trabalho e da necessidade de erradicar qualquer preconceito racial e social.

(C) mudança abrupta provocada pela abolição da escravidão, que trouxe sérios prejuízos para os antigos proprietários e para a produção agrícola.

(D) falta de consciência dos escravos para a necessidade de lutar por direitos sociais e pela recuperação de sua identidade africana.

(E) persistência da mentalidade escravista, que reproduzia as relações entre senhor e escravo, mesmo após a proclamação da Lei Áurea.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 70
A Guerra Civil americana opôs o norte e o sul dos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Entre os motivos da luta, podemos citar

(A) o interesse expansionista dos estados do norte, que pretendiam anexar regiões de colonização espanhola no Caribe e na América Central.

(B) a decisão unilateral dos estados do norte de abolir a escravidão negra e incentivar a servidão dos indígenas capturados na expansão para o oeste.

(C) o desrespeito de estados do sul e do norte aos princípios democráticos da Constituição elaborada após a independência norte-americana.

(D) a divergência entre os estados do norte e do sul quanto à manutenção da escravidão e à tributação das mercadorias importadas.

(E) o assassinato do presidente nortista Abraham Lincoln, que desencadeou os conflitos entre escravistas e abolicionistas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 71
Nesse regime, (...) a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os Estados, pensa a União.
(Campos Salles. “Mensagem” (3 de maio de 1902), in Manifestos
e mensagens. São Paulo: Fundap/Imprensa Oficial, 2007.) 

Ao defender a “política dos Estados” (ou política dos governadores) e associá-la às idéias de “harmonia”, “soma” e “soberania da opinião”, o então presidente da República Campos Salles defendia

(A) o fim da autonomia dos estados e o início de um período de centralização política, que caracterizou a República como uma ditadura.

(B) uma perspectiva de democratização para a recente República brasileira, impedindo que novos protestos políticos e armados irrompessem.

(C) a relação diplomática com os demais países sul-americanos e se dispunha a obter alianças e acordos comerciais no exterior.

(D) um pacto entre o governo federal e os governos estaduais, que teriam autonomia econômica, mas assegurariam apoio político ao Presidente.

(E) o modelo político adotado como capaz de democratizar o Brasil e de obter, sem lutas, a unidade política e territorial ainda inexistente.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 72
Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido. Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos.
(Adolf Hitler, no Congresso Nazista de Nuremberg, 1933,
in O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.)

O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a

(A) defesa da adoção do comunismo, expressa na idéia de supressão de classes.

(B) recusa do uso da violência, expressa na idéia de povo pacífico.

(C) submissão total da sociedade ao Estado, expressa na idéia de obediência.

(D) ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na idéia de auto-educação.

(E) eliminação das divisões nacionais, expressa na idéia de Reich (Império).


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 73
O período da chamada “redemocratização” brasileira (1945- 1964) contou com

(A) eleições diretas para presidente e elaboração de nova Constituição.

(B) alternância política na Presidência e intensa radicalização ideológica.

(C) supressão de direitos políticos dos adversários do regime e ampla liberdade de imprensa.

(D) inexistência de mobilizações de massa e fragilidade do poder judiciário.

(E) pluralidade de organização sindical e plena liberdade de organização partidária.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 74
Nos últimos anos do regime militar (1964-1985), a gradual abertura política implicou iniciativas do governo e de movimentos sociais e políticos. Um dos marcos dessa abertura foi

(A) a reforma partidária, que suprimiu os partidos políticos então existentes e implantou um regime bipartidário.

(B) o chamado “milagre econômico”, que permitiu crescimento acentuado da economia brasileira e aumentou a dívida externa.

(C) a campanha pelo impeachment de Fernando Collor, que fora acusado de diversos atos ilícitos no exercício da Presidência.

(D) o estabelecimento de novas regras eleitorais, que determinaram eleições diretas imediatas para presidente.

(E) a lei da anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuado na repressão política.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 75
Os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos causaram um grande impacto em diversas partes do mundo. Da queda do regime do Talebã no Afeganistão a leis restringindo liberdades civis na Europa, a tragédia americana estabeleceu uma nova era nas relações internacionais e abalou governos.
(O mundo após 11 de setembro, in BBCBrasil.com, 11.09.2002,
www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1911_mundo911/)

Entre os impactos provocados pelos ataques terroristas ao World Trade Center de Nova Iorque, em 11 de setembro de 2001, podemos citar a

(A) ação decisiva dos Estados Unidos na intermediação dos conflitos entre Israel e palestinos para solucionar a crise do Oriente Médio.

(B) vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais, tornando-se o primeiro afro-americano a governar os Estados Unidos.

(C) retomada dos conflitos no Oriente Médio, com a ocupação do Kuwait por tropas iraquianas e a repressão contra os curdos.

(D) pressão norte-americana sobre o governo do Paquistão para que participasse do combate ao terrorismo islâmico.

(E) crescente preocupação diplomática e militar norteamericana com os governos de esquerda latino-americanos.


Química

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 76
A oxigenoterapia, tratamento terapêutico com gás oxigênio, é indicada para pacientes que apresentam falta de oxigênio no sangue, tais como portadores de doenças pulmonares. O gás oxigênio usado nesse tratamento pode ser comercializado em cilindros a elevada pressão, nas condições mostradas na figura.

unifesp

No cilindro, está indicado que o conteúdo corresponde a um volume de 3 m³ de oxigênio nas condições ambientes de pressão e temperatura, que podem ser consideradas como sendo 1 atm e 300 K, respectivamente. 

Dado R = 0,082 atm.L.K–¹.mol–¹, a massa de oxigênio, em kg, armazenada no cilindro de gás representado na figura é, aproximadamente,

(A) 0,98.

(B) 1,56.

(C) 1,95.

(D) 2,92.

(E) 3,90.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 77
Na figura, são apresentados os desenhos de algumas geometrias moleculares.

unifesp

SO3, H2S e BeCl2 apresentam, respectivamente, as geometrias moleculares

(A) III, I e II.

(B) III, I e IV.

(C) III, II e I.

(D) IV, I e II.

(E) IV, II e I.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 78
Assinale a alternativa que apresenta o gráfico dos pontos de ebulição dos compostos formados entre o hidrogênio e os elementos do grupo 17, do 2.º ao 5.º período.

unifesp

unifesp


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 79
O CaCO3 é um dos constituintes do calcário, importante matéria-prima utilizada na fabricação do cimento. Uma amostra de 7,50 g de carbonato de cálcio impuro foi colocada em um cadinho de porcelana de massa 38,40 g e calcinada a 900 °C, obtendo-se como resíduo sólido somente o óxido de cálcio. Sabendo-se que a massa do cadinho com o resíduo foi de 41,97 g, a amostra analisada apresenta um teor percentual de CaCO3 igual a

(A) 70 %.

(B) 75 %.

(C) 80 %.

(D) 85 %.

(E) 90 %.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 80
O gráfico apresenta as primeiras e segundas energias de ionização (1 EI e 2 EI) para os elementos sódio, magnésio e cálcio, indicados como I, II e III, não necessariamente nessa ordem.

unifesp

Dentre esses elementos, aqueles que apresentam os maiores valores para a primeira e para a segunda energia de ionização são, respectivamente,

(A) cálcio e magnésio.

(B) cálcio e sódio.

(C) magnésio e cálcio.

(D) magnésio e sódio.

(E) sódio e magnésio.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 81
Um composto iônico, a partir da concentração de sua solução aquosa saturada, a 25 °C, pode ser classificado de acordo com a figura, quanto à solubilidade em água.

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Um litro de solução aquosa saturada de PbSO4 (massa molar 303 g/mol), a 25 °C, contém 45,5 mg de soluto. O produto de solubilidade do CaCrO4 a 25 °C é 6,25 × 10–⁴. Quanto à solubilidade em água a 25 °C, os compostos PbSO4 e CaCrO4 podem ser classificados, respectivamente, como

(A) insolúvel e ligeiramente solúvel.

(B) insolúvel e solúvel.

(C) insolúvel e insolúvel.

(D) ligeiramente solúvel e insolúvel.

(E) ligeiramente solúvel e solúvel.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 82
Dentre outras aplicações, a radiação nuclear pode ser utilizada para preservação de alimentos, eliminação de insetos, bactérias e outros microorganismos eventualmente presentes em grãos e para evitar que certas raízes brotem durante o armazenamento. Um dos métodos mais empregados utiliza a radiação gama emitida pelo isótopo ⁶°Co. Este isótopo é produzido artificialmente pela reação de um isótopo do elemento químico X com um nêutron, gerando somente ⁶°Co como produto de reação. O ⁶°Co, por sua vez, decai para um elemento Y, com a emissão de uma partícula beta de carga negativa e de radiação gama. Os elementos X e Y têm números atômicos, respectivamente, iguais a

(A) 26 e 28.

(B) 26 e 29.

(C) 27 e 27.

(D) 27 e 28.

(E) 29 e 27.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 83
A figura apresenta os volumes de duas soluções aquosas, X e Y, a 25 °C, com 3,01×10¹⁴ e 6,02×10¹⁹ íons H+, respectivamente.

unifesp

Dada a constante de Avogadro, 6,02 × 10²³ mol–¹, é correto afirmar:

(A) a concentração de íons H+ na solução X é 2 × 10⁵ vezes menor do que na solução Y.

(B) a concentração de íons H+ na solução Y é três vezes maior que na solução X.

(C) a solução X tem pH = 9 e a solução Y tem pH = 3.

(D) ambas as soluções são ácidas.

(E) ambas as soluções são básicas.


Texto para responder as questões 84 e 85. 

O nitrogênio tem a característica de formar com o oxigênio diferentes óxidos: N2O, o “gás do riso”; NO, incolor, e NO2, castanho, produtos dos processos de combustão; N2O3 e N2O5, instáveis e explosivos. Este último reage com água produzindo ácido nítrico, conforme a equação:

N2O5 (g) + H2O (ℓ) → 2 HNO3 (aq) ΔHo = –140 kJ

UNIFESP 2009 - QUESTÃO 84
Dentre os óxidos descritos no texto, aquele no qual o nitrogênio apresenta maior número de oxidação é o

(A) NO.

(B) NO2.

(C) N2O.

(D) N2O3.

(E) N2O5.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 85
Considere as seguintes equações termoquímicas:

N2 (g) + 3 O2 (g) + H2 (g) → 2 HNO3 (aq) ΔHo = – 415 kJ 

2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (ℓ) ΔHo = – 572 kJ

A entalpia de formação do pentóxido de nitrogênio, em kJ/mol, é igual a

(A) – 847.

(B) – 11,0.

(C) + 11,0.

(D) + 22,0.

(E) + 847.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 86
Em julho de 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização do antiinflamatório Prexige® em todo o país. Essa medida deve-se aos diversos efeitos colaterais desse medicamento, dentre eles a arritmia, a hipertensão e a hemorragia em usuários. O princípio ativo do medicamento é o lumiracoxibe, cuja fórmula estrutural encontra-se representada na figura.

unifesp

Na estrutura do lumiracoxibe, podem ser encontrados os grupos funcionais

(A) ácido carboxílico e amida.

(B) ácido carboxílico e amina.

(C) amida e cetona.

(D) amida e amina.

(E) amina e cetona.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 87
O ponto isoelétrico (pI) é o equivalente ao pH de uma solução aquosa de um aminoácido, em que o número de cargas positivas (protonação do grupo amina) de suas moléculas igualase ao número de cargas negativas (desprotonação do grupo ácido carboxílico). As diferenças nos valores de pI podem, por meio de técnicas apropriadas, ser úteis na separação de proteínas. Considere os aminoácidos e intervalos de valores de pI apresentados a seguir.

Aminoácidos:

alanina: CH3 – CH(NH2) – COOH

aspartato: HOOC – CH2 – CH(NH2) – COOH

lisina: NH2 – CH2 – CH2 – CH2 – CH2 – CH(NH2) – COOH

Intervalos de pI:

I: 3,0 – 3,5

II: 5,5 – 6,0

III: 9,0 – 10

Com base nas informações fornecidas, é possível prever que soluções aquosas dos aminoácidos alanina, aspartato e lisina apresentam, respectivamente, pI dentro dos intervalos

(A) I, II e III.

(B) I, III e II.

(C) II, I e III.

(D) II, III e I.

(E) III, I e II.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 88
Novos compósitos, que podem trazer benefícios ambientais e sociais, estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da indústria e universidades. A mistura de polietileno reciclado com serragem de madeira resulta no compósito “plásticomadeira”, com boas propriedades mecânicas para uso na fabricação de móveis. Com relação ao polímero utilizado no compósito “plástico-madeira”, é correto afirmar que seumonômero tem fórmula molecular

(A) C2H4 e trata-se de um copolímero de adição.

(B) C2H4 e trata-se de um polímero de adição.

(C) C2H4 e trata-se de um polímero de condensação.

(D) C2H2 e trata-se de um polímero de adição.

(E) C2H2 e trata-se de um copolímero de condensação.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 89
A melamina, estrutura química representada na figura, é utilizada na produção de um plástico duro e leve, para fabricação de utensílios domésticos como pratos, tigelas e bandejas, geralmente importados da China.

unifesp

A reação de decomposição da uréia, (NH2) 2CO, em melanina, NH3 e CO2 é o método de síntese industrial desse material. Essa substância ficou conhecida nos noticiários internacionais, após o adoecimento e a morte de crianças chinesas que tomaram leite contaminado com melamina.

Considere as seguintes afirmações sobre a melamina:

I. Apresenta fórmula mínima CH2N2

II. Apresenta ligações de hidrogênio como forças intermoleculares.

III. A somatória dos índices estequiométricos da equação balanceada da reação de síntese da melamina, a partir da uréia, é igual a 15.

As afirmações corretas são:

(A) I, II e III.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) II, apenas.


UNIFESP 2009 - QUESTÃO 90
A diferença nas estruturas químicas dos ácidos fumárico e maleico está no arranjo espacial. Essas substâncias apresentam propriedades químicas e biológicas distintas.

unifesp

Analise as seguintes afirmações:
 
I. Os ácidos fumárico e maleico são isômeros geométricos.

II. O ácido maleico apresenta maior solubilidade em água.

III. A conversão do ácido maleico em ácido fumárico é uma reação exotérmica.

As afirmativas corretas são:

(A) I, II e III.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) III, apenas.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1410,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8338,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60761,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2009 com Gabarito
Prova UNIFESP 2009 com Gabarito
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