Prova Revalida 2021 com Gabarito

Prova Revalida 2021 com Gabarito Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedido por Instituições de Ed...
revalida

Prova Revalida 2021 com Gabarito
Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos
Expedido por Instituições de Educação Superior Estrangeiras

PROVA OBJETIVA

REVALIDA 2021 - QUESTÃO 01
Primigesta, de 25 anos de idade, com 34 semanas de gestação. Vinha em uso de metildopa 1 g/dia e deu entrada na maternidade, com quadro de iminência de eclâmpsia e níveis pressóricos de 170 x 120 mmHg.

Foi iniciado tratamento com sulfato de magnésio (dose de ataque de 6 g) e está em uso de infusão intravenosa contínua na dose de 1 g/hora. Cerca de 4 horas após início da medicação, a paciente referiu mal-estar e tonturas. 

Ao exame físico: regular estado geral, sonolenta, PA = 140 x 90 mmHg, frequência respiratória = 14 irpm, frequência cardíaca = 90 bpm, reflexo patelar ausente. 

Nas últimas 4 horas apresentou diurese total de 70 mL. 

Nesse caso, é indicado 

A) aumentar dose de infusão do sulfato de magnésio para 2 g/hora. 

B) administrar gluconato de cálcio, 1 g, via intravenosa, lentamente 

C) aumentar infusão de cristaloides e associar furosemida, por via intravenosa. 

D) administrar hidralazina, 5 mg, por via intravenosa.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 02
Um recém-nascido com 20 dias de vida dá entrada em serviço médico de urgência com história referida de queda da cama após ter rolado para fora dela há 6 horas. Pais referem hipoatividade desde então. Ao exame, está em regular estado geral e apresenta hematoma subgaleal em região parietal. A fundoscopia evidencia hemorragia retiniana bilateral e a tomografia de crânio apresenta hemorragia subaracnóidea, sem sinais de fratura. 

Com base nos dados apresentados, o diagnóstico mais provável é 

A) traumatismo crânio encefálico decorrente da queda da cama. 

B) acidente vascular cerebral decorrente de malformação vascular. 

C) síndrome de Shaken Baby (bebê sacudido) decorrente de maus-tratos. 

D) tromboembolismo gorduroso resultante da queda. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 03
Um homem, de 37 anos de idade, com AIDS/HIV diagnosticada há 3 anos, compareceu à consulta com o médico da UBS próxima de sua casa, trazendo resultados de exames solicitados na consulta anterior. O teste rápido molecular para tuberculose feito no escarro confirmou o diagnóstico de tuberculose pulmonar e sensibilidade à rifampicina. A carga viral para HIV apresentou resultado de 98 000 cópias por mililitro. 

Nessa situação, o médico deverá 

A) avaliar eventual resistência do HIV aos antirretrovirais em uso para depois desse resultado iniciar o tratamento da tuberculose.

B) avaliar eventual resistência do HIV aos antirretrovirais em uso, sem atrasar início do tratamento da tuberculose.

C) avaliar eventual resistência aos antirretrovirais não é necessário, pois a carga viral está abaixo de 100 000 cópias.

D) avaliar eventual resistência do HIV através da quantificação de linfócitos CD4.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 04
Paciente teve parto cesárea há 8 dias e retorna à maternidade com queixa de febre alta há 2 dias, acompanhada de calafrios nas últimas horas. Refere ainda dor intensa em andar inferior do abdome. A loquiação está escassa, mas apresenta odor fétido.

Ao exame: regular estado geral, temperatura 39 °C, PA = 100 x 60 mmHg, FC = 120 bpm, útero no nível da cicatriz umbilical, amolecido e doloroso à palpação. Cicatriz de cesariana seca e limpa. Mamas lactantes, com sinais de ingurgitamento mamário e fissura mamilar à esquerda, mas sem evidência de mastite ou abscesso mamário.

Ultrassonografia não evidenciou sinais ecográficos de conteúdo anormal na cavidade uterina ou na cavidade abdominal. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. 

A conduta indicada para esse caso é 

A) suspender amamentação e iniciar antibioticoterapia com clindamicina por via oral, em nível ambulatorial. 

B) manter amamentação e iniciar antibioticoterapia com clindamicina por via oral, em nível ambulatorial. 

C) suspender a amamentação e internar a paciente para curetagem uterina de urgência e antibioticoterapia intravenosa com clindamicina e gentamicina. 

D) manter a amamentação e iniciar antibioticoterapia intravenosa com clindamicina e gentamicina.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 05
Paciente de 68 anos de idade, do sexo masculino, hipertenso, vem em consulta devido à queixa de diminuição da acuidade auditiva e sensação de plenitude auditiva à direita. Paciente nega história de perfuração timpânica ou de cirurgia otológica.

Ao realizar a otoscopia, o médico de família visualiza a membrana timpânica translúcida à esquerda e identifica uma rolha de cerume no conduto auditivo direito, impedindo a visualização da membrana timpânica. O médico orienta o uso de emolientes para remoção do cerume e retorno em 5 dias.

No retorno, a rolha de cerume ainda obstrui o conduto auditivo direito completamente. 

Como deverá ser feita a remoção do cerume por irrigação? 

A) O soro fisiológico para irrigação deve estar em temperatura ambiente, o scalp cortado de 4 cm deve ter a extremidade introduzida com a concavidade voltada para trás e para baixo, o soro deve ser instilado sob alta pressão e escoado na cuba rim, e o médico deve avaliar o conduto, por meio da otoscopia, após a retirada completa da rolha de cerume. 

B) O soro fisiológico para irrigação deve estar aquecido, o scalp cortado de 4 cm deve ter a extremidade introduzida com a concavidade voltada para frente e para cima, o soro deve ser instilado sob leve pressão e escoado na cuba rim, e o médico deve avaliar o conduto, por meio da otoscopia, algumas vezes durante o procedimento. 

C) O soro fisiológico para irrigação deve estar aquecido, o scalp cortado de 10 cm deve ter a extremidade introduzida com a concavidade voltada para trás e para cima, o soro deve ser instilado sob leve pressão e escoado na cuba rim, e o médico deve avaliar o conduto, por meio da otoscopia, algumas vezes durante o procedimento. 

D) O soro fisiológico para irrigação deve estar aquecido, o scalp cortado de 10 cm deve ter a extremidade introduzida com a concavidade voltada para frente e para cima, o soro deve ser instilado sob leve pressão e escoado na cuba rim, e o médico deve avaliar o conduto, por meio da otoscopia, após a retirada completa da rolha de cerume. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 06
Adolescente, 16 anos de idade, com amenorreia primária, sem outras queixas. Ao exame físico foi constatada ausência de canal vaginal. Ultrassonografia pélvica mostrou ausência de útero. Cariótipo 46XX. 

Qual dos seguintes achados é esperado encontrar nessa paciente? 

A) Mamas normodesenvolvidas. 
B) Ausência de ovários. 
C) Gônadas em fita. 
D) Hipertrofia clitoridiana. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 07
Um paciente de 36 anos de idade, masculino, procura a Unidade de Saúde da Família com queixa de dor lombar baixa, há 10 dias, irradiada para face posterior da coxa, de moderada intensidade, mas que tem interferido no seu trabalho.

Refere que a dor teve início após ter carregado peso durante a mudança de casa. O paciente relata que já apresentou episódios semelhantes anteriormente e que têm se tornado mais frequentes. Ao exame físico, o médico identifica uma banda muscular tensa em região glútea, com a presença de pontos-gatilho, que, quando pressionados, reproduziam a dor referida pelo paciente. 

Diante da situação apresentada, é correto afirmar que 

A) o paciente deve ser referenciado ao ortopedista para a avaliação cirúrgica de uma provável hérnia de disco. 

B) o paciente deve ser referenciado ao acupunturista do NASF para ser avaliado, acompanhado e tratado. 

C) o médico de família pode, em conjunto com o acupunturista do NASF, elaborar um plano terapêutico para o paciente. 

D) o médico de família deve prescrever relaxantes musculares, pois o agulhamento seco deve ser realizado pelo acupunturista do NASF.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 08
Uma paciente, de 42 anos de idade, com história de asma, vem ao serviço de emergência por “piora da falta de ar”. Ela refere ter feito salbutamol inalatório em casa, sem melhora. Refere, ainda, que estava fazendo tratamento com beclometasona inalatório em casa, mas parou porque estava se sentindo bem. Sua última exacerbação da asma havia sido há 6 meses. Antes de iniciar com a beclometasona, a paciente apresentava “uma a duas crises por semana”.

Ao exame, apresenta bom estado geral, consegue completar frases, mas prefere permanecer sentada. Sua frequência respiratória é de 22 irpm. Frequência cardíaca = 102 bpm. Saturação de oxigênio periférica = 95%. Expansibilidade torácica preservada, sem uso de musculatura acessória e presença de sibilos expiratórios na ausculta pulmonar. 

Diante desse quadro, a paciente deve 

A) ser liberada do serviço de emergência com prescrição de salbutamol inalatório a cada 6 horas e com beclometasona inalatória, reavaliar na unidade básica.

B) receber 4 jatos de salbutamol inalatório a cada 20 minutos e 40 mg de prednisona via oral, reavaliar após 1 hora. 

C) receber 4 jatos de salbutamol inalatório a cada 2 horas e 500 mg de hidrocortisona endovenosa, reavaliar após 24 horas. 

D) ser liberada do serviço de emergência com prescrição de salbutamol inalatório a cada 4 horas e com prednisona 40 mg oral, reavaliar na unidade básica. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 09
Paciente de 60 anos de idade, masculino, procura hospital de atenção secundária com história de “olhos amarelados” há cerca de 4 semanas. Refere “desconforto” discreto em epigástrio e hipocôndrio direito. Nega febre. Ao exame físico, paciente emagrecido, ictérico, 4+/4+, eupneico, normocorado. Abdome plano, flácido, depressível, com vesícula biliar palpável, indolor, sinal de Murphy negativo. 

Com base nessas informações, qual a hipótese diagnóstica para o caso clínico descrito? 

A) Pancreatite aguda. 
B) Colangite. 
C) Abscesso hepático. 
D) Neoplasia de cabeça de pâncreas. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 10 - ANULADA
Uma paciente de 32 anos de idade vem ao retorno em seu médico de família para checar resultados de sorologias solicitadas na consulta anterior. A paciente refere 2 gestações prévias, e nega atividade sexual há mais de 1 ano, após seu divórcio. 

Ao checar os exames, o médico identifica o VDRL positivo à diluição de 1:2 (valor de referência: negativo) e o TPHA reagente (valor de referência: não reagente), HBsAg negativo, anti-HBc negativo, anti-HCV negativo e anti-HIV negativo. Ao exame físico, ela não apresenta nenhuma lesão genital ou extragenital.

Ela afirma que realizou tratamento com penicilina na última gestação há 4 anos (relata 2 injeções em cada nádega, em 3 aplicações). O médico checa o prontuário da paciente e identifica o registro da aplicação de 3 doses de penicilina benzatina (2 400 000 UI a cada dose) durante o último pré-natal. 

Diante do que foi exposto, qual a conduta correta? 

A) Tratar a paciente com penicilina benzatina 2 400 000 UI, 1 vez por semana, por 3 semanas. 

B) Considerar como cicatriz sorológica devido à comprovação do tratamento prévio com penicilina. 

C) Solicitar um novo teste rápido para confirmar caso de sífilis. 

D) Tratar a paciente com penicilina benzatina 2 400 000 UI em dose única. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 11 - ANULADA
Um adolescente de 14 anos, do sexo masculino, procura serviço médico com história de dor em joelho direito há 2 meses, com piora nos últimos dias, sem fatores de melhora. Refere queda acidental durante um jogo de futebol com os amigos, cerca de uma semana antes do início das queixas. Ao exame físico, evidenciou-se edema discreto em joelho direito, calor local, dor a palpação de região distal do fêmur, sem hiperemia. A radiografia de joelho apresenta imagem lítica em região distal do fêmur e na região proximal da tíbia, lesão em cortical com reação periosteal tipo "raios de sol" e triângulo de Codman. 

Considerando o caso clínico apresentado, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável. 

A) Osteossarcoma.
B) Artrite séptica.
C) Sarcoma de Ewing. 
D) Artrite reumatoide juvenil. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 12
Promulgada em 2017, a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) estabelece que a Territorialização e Adstrição da Clientela permitem o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico. A organização da Estratégia da Saúde da Família está baseada no preceito de responsabilidade sanitária sobre a população do território definido. 

Nesse sentido, é correto afirmar que 

A) a atualização dos dados de condições socioeconômicas das famílias é feita no sistema de informação de agravos de notificação, de forma contínua, e sob responsabilidade dos ACS. 

B) a delimitação da população adscrita da equipe, processo realizado por todos os membros da equipe, obedece estritamente aos limites geográficos e administrativos dos bairros de grandes cidades. 

C) o processo de territorialização finaliza com o cadastramento das famílias da área e é uma atribuição dos agentes comunitários.

D) a territorialização tem início com a definição do território, área e microárea, seguida pelo cadastramento de famílias, que é uma responsabilidade de toda a equipe.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 13
Uma mulher de 48 anos de idade é trazida por familiares à unidade de emergência de hospital de alta complexidade com quadro de confusão mental, cefaleia e amaurose bilateral. Segundo familiares, a paciente é portadora de hipertensão arterial sistêmica há 2 anos, vindo em investigação diagnóstica por ser classificada como hipertensão arterial resistente. Nas últimas 2 semanas, a paciente passou a não tomar seus fármacos anti-hipertensivos, em razão de acreditar que o tratamento não estava mais funcionando.

Na véspera, a paciente começou a se queixar de cefaleia holocraniana, pouco responsiva a fármacos, além de turvação visual. No dia de hoje, a paciente tornou-se um pouco confusa e começou a se queixar de que não estava conseguindo enxergar nada, razão porque foi trazida, às pressas, à unidade de emergência. Ao exame físico, a paciente mostra-se confusa, sonolenta, atendendo com dificuldade a algumas solicitações verbais. Sua pressão arterial (PA) encontra-se em 240 x 160 mmHg em ambos os membros superiores, enquanto a frequência cardíaca é de 96 bpm. 

Um sopro é auscultado no flanco direito de seu abdome. Iniciado tratamento anti-hipertensivo intravenoso, a paciente é submetida a uma tomografia computadorizada de crânio em que foram detectadas áreas hipodensas em regiões occipitais. A paciente é, então, encaminhada para realização de uma ressonância magnética de encéfalo que, na imagem pesada em T2, revela a presença de hiperintensidade de sinal nos lobos occipitais, sem limites muito bem definidos. Instituído o tratamento indicado, a paciente evolui com regressão completa dos déficits neurológicos previamente descritos. 

Acerca do tratamento da paciente em questão, pode-se afirmar que 

A) o alvo terapêutico no caso seria a normalização da pressão arterial em, no máximo, 2 horas. 

B) após compensação clínica, seria fundamental ressecar o tumor adrenal secretor presente à direita. 

C) nicardipina e labetalol por via intravenosa seriam excelentes escolhas farmacológicas para a redução da PA da paciente. 

D) em razão da presença de trombose da artéria basilar, deveria ser adicionada anticoagulação plena com heparina de baixo peso molecular.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 14
Paciente masculino, 50 anos, notou aparecimento de nódulo endurecido em fossa supraclavicular esquerda. Foi realizada biópsia que evidenciou linfonodo metastático de adenocarcinoma de provável origem gastrointestinal.

Realizou endoscopia digestiva alta que mostrou lesão gástrica compatível com linite plástica. A biópsia teve como resultado histopatológico adenocarcinoma gástrico pouco diferenciado. Os familiares agendaram consulta com o cirurgião, informando ao a ele que o paciente não tem conhecimento dos resultados desses exames. 

Como o cirurgião deve abordar o paciente e/ou seus familiares? 

A) Manter apenas os familiares informados sobre o diagnóstico, pois, tais informações, além de não mudarem o prognóstico do paciente, podem desencadear quadro depressivo em um momento no qual ele deverá se manter otimista para lidar com sua doença. É conhecido o fato de que pacientes deprimidos têm menor sobrevida relacionada ao câncer. 

B) Preparar o local e o momento adequados, perguntar ao paciente o que ele sabe e/ou percebe acerca de sua condição atual, perguntar ao paciente se ele deseja saber sobre o diagnóstico ou se prefere que seja comunicado a sua família em um primeiro momento. Caso deseje saber, o médico deve informar e acolher as reações do paciente. 

C) Informar que, pelo fato de o paciente já possuir metástase à distância, nada pode ser feito do ponto de vista terapêutico. Informar que o paciente tem, baseado em dados estatísticos, cerca de 6 meses de vida. Tal informação é de suma importância para que o paciente possa tomar medidas legais acerca de seu falecimento. 

D) Dizer inicialmente para o paciente que existem chances reais de cura no intuito de o manter engajado e otimista. Revelar ao paciente sobre seu prognóstico somente quando este vier apresentar sinais e/ou sintomas relacionados ao estágio avançado da doença. Quanto maior o período sem o paciente saber de sua doença, menor será o sofrimento.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 15
Um paciente, 2 anos, sexo masculino, chega ao pronto atendimento de um hospital público com relato de ter iniciado há 5 dias coriza serosa e tosse seca irritativa. Evoluiu hoje com febre elevada, secreção nasal mais espessa e tosse produtiva e com boa aceitação alimentar.

Ao exame físico do aparelho respiratório, evidenciou-se saturação 96%, FR = 50 irpm, murmúrio vesicular diminuído em base do hemitórax direito, frêmito toracovocal com maciez e crepitações grosseiras audíveis no mesmo local. Encontrava-se hidratado, tolerando os medicamentos por via oral. Foi testado para a COVID-19 no dia anterior, cujo resultado foi negativo. 

A terapêutica antibiótica a ser instituída nesse caso é 

A) amoxicilina. 
B) azitromicina. 
C) claritromicina. 
D) ceftrixona. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 16
Uma paciente, de 66 anos de idade, vem em consulta com médico de família e comunidade de uma equipe de Saúde da Família Fluvial, referindo estar preocupada com o controle de seu diabetes mellitus.

Como a equipe ficou um longo período sem visitar a comunidade devido a condições climáticas desfavoráveis, a paciente refere ter associado o uso de algumas plantas medicinais aos medicamentos prescritos em última consulta.

Ela informa que a curandeira da comunidade orientou quais chás ela deveria tomar. O médico, então, identifica que essas plantas medicinais não interagem com os medicamentos prescritos, nem pioram o diabetes ou causam risco à saúde; concorda com seu uso, reforçando a prescrição realizada por ele e solicita exames para a avaliação do controle do diabetes. 

Diante do que foi apresentado, qual atributo da atenção primária é apresentado no caso?

A) Longitudinalidade. 
B) Integralidade. 
C) Competência cultural. 
D) Orientação para a comunidade. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 17
Paciente de 40 anos, sexo masculino, cerca de 70 Kg, levado ao serviço de Urgência e Emergência por equipe dos Bombeiros, com relato de ter sofrido queda da laje de sua casa (cerca de 3 metros de altura) há 30 minutos. Familiar que o acompanhava relata que o paciente não possui comorbidades e não faz uso de medicações.

À admissão, o paciente apresentava frequência cardíaca = 90 bpm, pressão arterial = 120 x 80 mmHg, saturação de oxigênio = 100% com oxigênio suplementar sob máscara. Conversava e respondia às perguntas do médico sem dificuldades e com frases ordenadas, mobilizava os 4 membros espontaneamente e havia abertura ocular espontânea. O paciente relata que se lembra da queda e que “bateu a cabeça no chão”. Realizou avaliação primária e secundária adequadas. Havia discreta equimose retroauricular e ferida corto-contusa de 3 cm, superficial, em região parietal direita. Exame físico do tórax e abdome sem alterações. 

Na avaliação secundária foi realizada tomografia computadorizada (TC) de crânio, pescoço, tórax e abdome. 

TC crânio sem contraste: discreto hematoma extradural à direita. 

TC pescoço, incluindo coluna cervical, com contraste venoso: sem alterações. 

TC de tórax e abdome com contraste venoso: sem alterações. 

Cerca de 2 horas após o exame de tomografia, o paciente apresentava-se com abertura ocular apenas ao estímulo doloroso e fala com palavras inapropriadas. Apresentou dois episódios de vômitos, FC = 62 bpm; PA = 180 x 110 mmHg. Pupila direita em midríase e hemiparesia esquerda. Foi realizada novamente a avaliação primária, sem outras alterações além das descritas.

Com os dados apresentados, assinale a alternativa que contenha o diagnóstico, raciocínio e conduta corretos. 

A) O paciente apresentava, à admissão, trauma cranioencefálico moderado. Após as tomografias, evoluiu com choque hipovolêmico. Devem ser repetidos os exames de tomografia para estabelecer local da hemorragia.

B) O paciente apresentava, pelo resultado das tomografias, trauma cranioencefálico moderado. Após as tomografias, evoluiu com choque neurogênico. Deve ser realizado FAST (ultrassonografia abdominal focada para o trauma) imediatamente para decidir sobre a necessidade de laparotomia exploradora.

C) O paciente apresentava, à admissão, trauma cranioencefálico leve. Após as tomografias, evoluiu com hipertensão intracraniana e herniação do úncus. Deve ser realizada avaliação neurocirúrgica imediata para descompressão intracraniana. 

D) O paciente apresentava, à admissão, trauma cranioencefálico leve. Após tomografias, evoluiu com choque de origem indeterminada. Deve ser realizada nova tomografia do crânio para avaliar possível alteração do hematoma visualizado inicialmente.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 18
Uma mulher de 30 anos de idade vem a consulta com o endocrinologista para acompanhamento de hipotireoidismo. Há 6 meses ela procurou o médico da Unidade Básica de Saúde próxima a sua residência devido à constipação (evacuava a cada 3 dias, com fezes ressecadas e com dor ao evacuar).

A paciente era sedentária e apresentava erros alimentares evidentes, com baixa ingesta de água durante o dia e pouco consumo de frutas e verduras. O médico orientou ajustes na alimentação, ingesta hídrica e necessidade de atividade física regular, assim como dosagem de TSH e T4 livre. Após 2 meses a paciente retornou, tendo aderido às recomendações, resultando na solução do quadro de constipação (evacuava diariamente, sem dor, com fezes bem formadas), contudo, os exames laboratoriais demonstraram: TSH = 5,5 mUI/mL (valor de referência: 0,4 a 4,5 mUI/L) e T4 livre = 1,0 (valor de referência: 0,7 a 1,8 ng/dL).

O médico repetiu os exames, que indicaram: TSH = 5,3 mUI/L (valor de referência: 0,4 a 4,5 mUI/mL) e T4 livre = 1,1 (valor de referência: 0,7 a 1,8 ng/dL). Diante da persistência dos exames alterados, o médico prescreveu levotiroxina 50 mcg/dia e encaminhou ao especialista. Durante a consulta com o endocrinologista, a paciente está assintomática, com tireoide não palpável e índice de massa corpórea de 22 kg/m², contudo, não havia iniciado a levotiroxina, pois possuía receio de possíveis efeitos adversos. 

Considerando o que foi apresentado, o endocrinologista deve

A) insistir com o uso da levotiroxina, pois trata-se de um caso de hipotireoidismo primário. 

B) insistir com o uso da levotiroxina, pois trata-se de um caso de hipotireoidismo secundário.

C) orientar não usar a levotiroxina, pois trata-se de um caso de hipotireoidismo subclínico.

D) iniciar a levotiroxina apenas após realizar cintilografia, para confirmação do diagnóstico.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 19
Lactente, com 6 meses de idade, está sendo atendido na Estratégia da Saúde para puericultura. A médica identifica o registro no cartão apenas da vacina Influenza, que foi feita na rede particular de imunização. As demais vacinas a serem administradas até o 5º mês estavam todas registradas na caderneta. 

Nesse caso, quais são as vacinas recomendadas para a idade conforme o Programa Nacional de Imunização? 

A) Pentavalente (DTP+Hib+Hep B) e Vip (vacina inativada para poliomielite).

B) Pentavalente (DTP+Hib+Hep B) e Pneumococia 10.

C) Pentavalente (DTP+Hib+Hep B), Pneumococia 10 e Rotavírus. 

D) Pentavalente (DTP+Hib+Hep B), VIP (Vacina inativada para poliomieiete) e Pneumocócica 10. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 20
Uma equipe de saúde da família atua em uma unidade básica de saúde situada na zona periférica de uma cidade com mais de 800 000 habitantes. No último mês, foi evidenciado aumento no número de casos de diarreia entre crianças de 2 a 5 anos que frequentam a creche pública de um bairro. A equipe de saúde da família desse local analisa que, no último ano, têm sido recorrentes os casos de diarreia entre crianças da área, inclusive, em alguns casos, com necessidade de internação hospitalar.

Dentre os casos, observam que eles se concentram naquelas famílias que não são da área de cobertura da equipe de saúde da família. No bairro onde se localiza a creche, 20% dos domicílios possuem abastecimento de água tratada, 10% com esgoto sanitário, sem coleta regular de lixo nos domicílios, sendo os esgotos e lixos acumulados das casas ou jogados no córrego, a céu aberto, que corta o bairro. 

Em relação à situação acima descrita, assinale a alternativa correta em relação ao processo saúde-doença e os determinantes de saúde envolvidos no caso. 

A) O aumento no número de casos de diarreia na creche tem como principal fator a virulência da bactéria e, por se tratar de um caso recorrente, a equipe de saúde da família poderia atuar com medidas medicamentosas profiláticas direcionadas ao agente etiológico. 

B) A educação em saúde na creche, com os profissionais da educação e com a comunidade, teria papel importante na melhoria das condições sanitárias da comunidade; é uma estratégia suficiente para o combate de surtos. 

C) A falta de acesso aos serviços de saúde e de acompanhamento regular com a equipe de saúde da família é um fator associado ao desfecho desfavorável dos casos, com aumento de quadros graves de diarreia com necessidade de internação hospitalar. 

D) A adoção de medidas como uso de hipoclorito na água e de filtros nos bebedores escolares é a principal medida para combate à transmissão dos agentes etiológicos que cursam com quadros de diarreia, diminuindo assim a incidência de casos na creche. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 21
Um homem com 58 anos de idade foi atendido em ambulatório de hospital secundário. Relatava sangramento e muco nas fezes, referia também alteração do hábito intestinal, com aumento do número de evacuações há 5 meses. O exame físico geral não apresentava particularidades e o toque retal evidenciou tumoração na parede posterior do reto, aproximadamente 7 cm acima da borda anal.

Com base nos dados apresentados, a alternativa correta sobre o exame necessário para definir a conduta a ser seguida é 

A) ultrassonografia endorretal. 
B) ressonância nuclear magnética endorretal. 
C) enema baritado com duplo contraste. 
D) colonoscopia com biópsia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 22
Um homem com 42 anos de idade foi operado em hospital secundário com quadro de apendicite aguda com necrose e abscesso em apêndice retrocecal (Fase III), sendo realizada apendicectomia e drenagem do abscesso por incisão mediana infraumbilical. No terceiro dia de pósoperatório começou a apresentar picos diários de aumento da temperatura axilar (38,5 °C) apesar dos antibióticos prescritos (ceftriaxona e metronidazol).

A incisão encontrava-se com bom aspecto, foram encontrados 15 200 leucócitos/mm³ (referência: 3 500 a 10 500) e alteração na contagem diferencial dos leucócitos, com 5% de bastonetes no sangue periférico (referência: 0 a 2%). A proteína C reativa era de 15 mg/L (referência: menor que 3). Relatava dor ao tentar fletir a coxa direita e o examinador exercia discreta pressão contrária ao movimento, a ausculta pulmonar era normal e os ruídos hidroaéreos estavam presentes. 

Com base nos dados apresentados, qual é a alternativa correta sobre a conduta? 

A) Solicitar radiografia do abdome em pé e deitado. 

B) Substituir os antibióticos prescritos. 

C) Manter os antibióticos prescritos e avaliar novos exames após 24 horas. 

D) Solicitar tomografia computadorizada do abdome.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 23
Mulher de 40 anos, relata queda da própria altura, após tropeçar na calçada, e cair para frente com as mãos espalmadas, com hiperextensão do punho. No momento se queixa de dor em região dorsal e radial do punho.

Ao exame, presença de leve edema próximo ao processo estiloide do rádio, sem deformidade evidente do punho. Refere dor a palpação do punho, pouco abaixo da prega palmar, na direção do eixo longo do polegar, e na tabaqueira anatômica. 

Dentre as alternativas abaixo, qual é a hipótese diagnóstica? 

A) Fratura de escafoide. 
B) Fratura de Colles. 
C) Fratura de Barton. 
D) Fratura de Smith.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 24
Uma mulher com 61 anos de idade, acompanhada pela filha, foi atendida em ambulatório de hospital secundário referindo ter apresentado dor no hipocôndrio direito e vômitos por 3 dias, há 30 dias. Relatava fazer uso de metformina 500 mg, 2 vezes por dia e atenolol 50 mg por dia. Trouxe ultrassonografia que descrevia vesícula biliar com paredes discretamente espessadas e presença de colelitíase.

Os exames laboratoriais evidenciaram glicemia de 120 mg/dL (referência: 75 a 99), creatinina 0,99 mg/dL (referência: 0,6 a 1,1), leucócitos 6 200/mm³ (referência: 3 500 a 10 500), não apresentava alteração na contagem diferencial dos leucócitos. Ao exame físico, o abdome estava flácido, não relatava dor à palpação, PA = 140/80 mmHg, temperatura axilar = 36,5 °C. 

Com base nos dados apresentados, qual alternativa apresenta a orientação correta à paciente e à filha sobre a conduta a ser seguida? 

A) Indicar tratamento operatório se apresentar dor novamente. 

B) Tratar as doenças clínicas e realizar controle com ultrassonografia anual. 

C) Encaminhar ao pronto-socorro para tratamento operatório. 

D) Compensar melhor a glicemia e indicar tratamento operatório eletivo. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 25
Mulher, 51 anos, de menopausa há 3 anos, com queixa de sangramento uterino recorrente, em pequena quantidade, há 3 meses. Na maioria das vezes, os episódios de sangramento iniciam durante ou após as relações sexuais.

A paciente é diabética e faz uso de insulina. Traz dois resultados normais de exames citopatológicos do colo uterino realizados nos últimos 2 anos, sendo o último há 9 meses. Exame físico: estado geral bom, hemodinamicamente estável, normocorada.

Ao exame especular, visualiza-se lesão de aspecto polipoide de aproximadamente 2 cm se exteriorizando pelo orifício externo do colo uterino, não sendo possível visualizar a lesão em toda sua extensão. 

A conduta indicada é 

A) solicitar histeroscopia diagnóstica.

B) realizar exérese imediata da lesão com pinça. 

C) realizar eletrocauterização da lesão. 

D) iniciar tratamento com solução de ácido tricloroacético.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 26 - ANULADA
Um paciente do sexo masculino, de 3 anos de idade, é levado a serviço de emergência em decorrência de febre e exantema há 7 dias. Mãe relata que a febre é diária e chegou a 39 °C. O exantema surgiu há 2 dias. O paciente já passou por outros serviços de emergência sem conseguir fechar diagnóstico. Nega doenças prévias. 

Desenvolvimento normal para a idade. Ao exame, mostra-se em regular estado geral, descorado 1+/4+, febril (38,5 °C), acianótico e hidratado. Presença de exantema maculopapular e edema e hiperemia nas mãos e pés, rashem tronco e períneo, bem como de hiperemia conjuntival bilateral.

Cavidade oral revela fissuras em lábios. Há linfonodomegalia cervical, unilateral direita, com 2 cm de diâmetro. Aparelho cardiovascular, respiratório e abdome sem anormalidades. 

Considerando a história acima descrita, assinale a alternativa que contém o tratamento indicado. 

A) Imunoglobulina venosa. 

B) Anti-inflamatório não esteroidal. 

C) Antibioticoterapia. 

D) Plasmaférese.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 27
Um homem de 23 anos de idade, membro de um grupo de usuário de drogas ilícitas injetáveis, comparece à consulta no ambulatório de clínica médica com relato de "olhos amarelos e urina cor de mate". Segundo informa, seu quadro clínico iniciou-se há cerca de 12 dias com mal-estar, febre (cerca de 38 °C), coriza e mialgias.

Dois dias após, observou disgeusia e anosmia, além de diarreia. Procurou unidade de pronto atendimento, sendo agendada pesquisa para COVID-19, que foi realizada no 5.odia de evolução da doença, com resultado negativo. Passou a apresentar, também, dor abdominal (especialmente no hipocôndrio direito) e fadiga vespertina.

Há 2 dias, observou que suas escleras ficaram amareladas e a sua urina assumiu aspecto sugestivo de colúria. Foi à mesma unidade onde havia sido atendido inicialmente, sendo solicitados exames complementares que são trazidos pelo paciente à consulta atual e que revelam: TGO/AST = 982 UI/L (valor de referência: 20 a 40 UI/L); ALT/TGP: 1 220 UI/L (valor de referência: 20 a 40 UI/L); bilirrubinas totais = 4,2 mg/dL (valor de referência: 0,2 a 0,8 mg/dL), com predomínio da fração direta (3,6 mg/dL - valor de referência: 0,1 a 0,5 mg/dL); hemograma com leucopenia e linfocitose, sem anemia; INR e tempo de tromboplastina parcial ativada normais. 

Em razão desses resultados, o paciente foi encaminhado ao ambulatório para complementação da investigação diagnóstica, tratamento e acompanhamento. Ao exame físico, o paciente encontra-se em razoável estado geral, estando com as escleras e a mucosa sublingual ictéricas, além de apresentar leve hepatomegalia (13 cm de extensão ao nível da linha hemiclavicular direita) dolorosa, com sinal de Murphy negativo.

Acerca do caso desse paciente, pode-se afirmar que o diagnóstico mais provável e a lógica subjacente a tal conclusão são 

A) hepatite viral pelo vírus da hepatite C, por ser a causa mais comum de hepatite viral de apresentação aguda.

B) hepatite autoimune do tipo 1, em função do gênero do paciente (sexo masculino) e do nível de transaminases.

C) hepatite viral aguda pelo vírus da hepatite B, em razão do paciente ser usuário de drogas ilícitas injetáveis.

D) leptospirose íctero-hemorrágica, em razão do leucograma e níveis séricos das aminotransferases.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 28
Uma criança com 7 anos de idade, moradora de zona rural, relata acidente por animal desconhecido há 4 horas. No momento, refere formigamento no local da picada, boca seca, diplopia, dificuldade de deglutição, dores musculares generalizadas, oligúria e urina com coloração vermelha escura. Ao exame físico, apresenta ptose palpebral bilateral e midríase. O resultado do exame de urina rotina evidenciou mioglobinúria. Exames de sangue ainda em processamento. 

Com base nesses dados, qual a soroterapia específica indicada ao quadro? 

A) Soro anti-botrópico. 

B) Soro anti-escorpiônico. 

C) Soro anti-crotálico.

D) Soro anti-elapídico.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 29
Em reunião de equipe da Estratégia de Saúde da Família, o médico expõe sua preocupação com o aumento no número de atendimentos de cuidadores de idosos, em virtude de problemas de saúde decorrentes de estresse físico e emocional. Sugere que seja realizada intervenção de apoio e suporte aos cuidadores e para isso propõe aplicar escala que tem por objetivo “avaliar a sobrecarga dos cuidadores de idosos”.

Trata-se da 

A) Escala de Zarit. 

B) Escala de Barthel. 

C) Escala de Desempenho de Karnofsky. 

D) Escala de Avaliação Multidimensional do Idoso.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 30
Paciente 65 anos, masculino, apresentando alteração do hábito intestinal. Como história familiar, apresenta pai falecido de câncer de próstata aos 70 anos, mãe falecida de câncer de colo de útero aos 80 anos, avô paterno e primo por parte de mãe falecidos por câncer de cólon com 60 e 50 anos respectivamente.

Realizou colonoscopia que evidenciou lesão estenosante na junção reto-sigmoidiana, 3 pólipos em reto e 5 pólipos em sigmoide. O resultado histopatológico da lesão estenosante foi adenocarcinoma de cólon moderadamente diferenciado. Quanto aos pólipos, todos eram de natureza adenomatosa, sendo 5 tubulares e 2 túbulo-vilosos (ambos no reto).

Em qual das situações abaixo, levando em conta a história familiar e o diagnóstico, esse paciente melhor se enquadra? 

A) Câncer colorretal hereditário não polipoide (Síndrome de Lynch). 
B) Síndrome de Polipose Recessiva. 
C) Polipose adenomatosa familiar. 
D) Câncer colorretal esporádico.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 31
Um homem de 52 anos de idade procura atendimento médico em nível ambulatorial após 7 dias de uma internação hospitalar de 72 horas para correção de uma hérnia inguinal, na qual permaneceu 24 horas com sonda vesical de demora.

O paciente encontra-se em bom estado de saúde, queixando-se de leve dor no local da cirurgia e de disúria, iniciada há 3 dias, além de polaciúria. Ao exame, a ferida operatória encontra-se limpa e apresenta dor à palpação profunda do hipogástrio.

No mais, o exame físico é completamente normal. Possui comorbidades, pois é diabético e portador de epilepsia em uso de topiramato para essa última condição. O médico assistente solicitou uma urocultura, cujo resultado segue abaixo.

material a amostra

Nesse caso, a conduta do médico deve ser 

A) prescrever um sintomático como a fenazopiridina. 

B) internar o paciente para administração de cefoxitina. 

C) internar o paciente para administração de imipenem. 

D) prescrever, ambulatorialmente, sulfametoxazol/trimetoprim.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 32 - ANULADA
Mulher, 24 anos de idade, era usuária de dispositivo intrauterino (DIU) e retirou na vigência de episódio de doença inflamatória pélvica. Apresentando atraso menstrual e episódios de sangramento vaginal de pequena intensidade.

Nega dor abdominal ou outras queixas. Beta-hCG positivo. Ultrassonografia transvaginal mostra ausência de saco gestacional intrauterino e presença de imagem complexa em região anexial direita, sem líquido livre na cavidade peritoneal. 

Nessa situação, está justificado manter conduta expectante se

A) os níveis de beta-hCG dobrarem após 48 horas.

B) o diâmetro da massa anexial for maior que 3,0 cm. 

C) não forem detectados batimentos cardiofetais na avaliação ecográfica.

D) os níveis de progesterona continuarem elevados.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 33
Uma criança de 6 anos que procura atendimento na Unidade Local de Saúde do seu bairro por apresentar, há cerca de 30 dias, tumoração cervical na linha média, móvel à deglutição e indolor. A mãe refere que observou um crescimento progressivo da lesão, mas sem nenhum sinal flogístico desde o início do quadro.

Referenciada para atendimento em um ambulatório de cirurgia pediátrica, no momento do exame físico, a criança estava hígida sem nenhum outro achado a não ser a tumoração na linha média do pescoço, acima da cartilagem cricoide, arredondada, móvel e de consistência fibroelástica. 

Qual o diagnóstico e conduta a serem adotados a seguir?

A) Higroma cístico cervical ou linfangioma. Deve ser tratado com aspiração e injeção de bleomicina ou OK 432 na lesão. 

B) Câncer primário de tireoide. Encaminhamento ao oncologista para mapeamento com medicina nuclear.

C) Cisto do conduto tireoglosso. Ressecção cirúrgica englobando parte do osso hióde, que evita a recidiva da doença.

D) Cisto do 3º arco branquial. Ressecção cirúrgica incluindo a secção do ramo clavicuar do músculo esternocleidomastoídeo.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 34
Paciente usuária de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre T380A procurou atendimento médico para dores pélvicas de início agudo.

Relata dores em pontadas alternadas com cólicas. Relatou disuria e corrimento vaginal sem odor fétido e transparente associado ao aparecimento de dispareunia. Ao exame especular evidenciado secreção cervical mucoide saindo pelo orifício externo do colo uterino. Fio do DIU aparente.

Colo fechado. Toque evidenciado colo com sensibilidade dolorosa à mobilização. Toque bimanual evidenciado sensibilidade no anexo esquerdo. Solicitado ultrassom transvaginal evidenciado formação à esquerda espessada e com aspecto tortuoso e irregular sugestivo de hidrossalpinge. 

O provável agente microbiológico e o tratamento adequado são, respectivamente, 

A) Clamidia; azitromicina. 
B) Trichomonas; metronidazol. 
C) Gardnerella; fluconazol. 
D) Treponema; penicilina.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 35
Um paciente masculino, 76 anos de idade, vem a consulta com clínica médica por apresentar dúvidas quanto à frequência com que deve realizar seu exame de próstata. O paciente diz ter feito o exame de PSA várias vezes ao longo dos últimos anos. Traz exame de 3 e de 4 anos atrás, com PSA = 0,8 ng/mL e 0,78 ng/mL, respectivamente. 

Nesse caso, o paciente deve ser recomendado a 

A) realizar exame de PSA a cada 5 anos. 

B) não realizar mais exame de PSA. 

C) realizar exame de toque retal anual. 

D) realizar ultrassonografia retal com biopsia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 36
Mulher, 26 anos de idade, usou pílula contraceptiva por 6 anos e interrompeu há cerca de 9 meses. Desde então, menstruou apenas 2 vezes e está há 4 meses em amenorreia. Nega fogachos, acne, hirsutismo ou ressecamento vaginal.

Ao exame físico: bom estado geral, hemodinamicamente estável, mamas com galactorreia bilateral, sem nódulos palpáveis. Útero de tamanho normal e anexos não palpáveis. Beta-hCG negativo.

Para elucidação diagnóstica, deve-se solicitar dosagem de 

A) estradiol. 
B) progesterona. 
C) prolactina.
D) testosterona.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 37
Um lactente, de 6 meses de idade, comparece sem queixas ao consultório médico com história de internações devido a infecção urinária alta aos 20 dias e aos 3 meses.

Com 5 meses, apresentou quadro de febre intermitente, inapetência e vômitos, com exame qualitativo de urina que apontou nitrito (+), esterase leucocitária (+) e urocultura colhida por sondagem vesical com mais de 100 000 UFC/ml de E. coli, tendo completado o tratamento com antimicrobiano com remissão dos sintomas. 

Realizado ultrassonografia durante a última internação que não verificou alterações. 

Como forma de estender a investigação, assinale a alternativa correta quanto ao exame padrão-ouro para essa situação. 

A) Cintilografia renal com DMSA. 
B) Urografia excretora. 
C) Uretrocistografia miccional. 
D) Ressonância magnética de abdome.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 38
Um menino de 4 anos de idade, previamente hígido e com acompanhamento pediátrico regular, chega ao pronto atendimento com queixa de febre (temperatura axilar superior a 38,5 °C em todos os picos) há 6 dias acompanhada de conjuntivite bilateral não exsudativa. Nega uso prévio de medicações nesses últimos dias, exceto o antitérmico habitual para controle da febre. Nega viagens recentes ou contato com indivíduos sabidamente doentes. 

Ao exame clínico, observa-se hiperemia de orofaringe sem exsudato ou ulcerações; presença de ressecamento, fissuras e hiperemia em lábios e proeminência das papilas linguais; gânglio cervical anterior a direita com cerca de 1,5 cm de diâmetro não doloroso; edema endurecido em dorso de mãos e pés com eritema palmar e plantar difuso; e presença de exantema polimórfico mais intenso em tronco e períneo. Sem outras alterações.

Assinale a alternativa que contenha o diagnóstico provável para o caso apresentado e uma complicação associada ao quadro.

A) Escarlatina; glomerulonefrite difusa aguda.

B) Doença de Kawasaki; aneurisma coronariano.

C) Mononucleose; síndrome de Guillain-Barré.

D) Sarampo; panencefalite esclerosante subaguda.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 39
Mulher com 42 anos de idade foi atendida em unidade básica de saúde referindo, há 5 dias, dor na panturrilha direita que se acentuava ao realizar a flexão dorsal do pé.

A dor piorou há 2 dias, aparecendo inchaço, palidez cutânea e dificuldade para deambular. Relatou fazer uso de contraceptivo oral e tabagismo desde os 20 anos de idade. O exame físico evidenciou peso de 72 Kg, 149 cm de altura, edema e palidez desde a raiz da coxa, dor à palpação da panturrilha e pulsos pedioso e tibial posterior palpáveis. 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa com a orientação sobre a conduta a ser seguida. 

A) Solicitar Eco-Doppler colorido venoso de membro inferior. 

B) Indicar tratamento imediato em hospital terciário.

C) Prescrever repouso, analgésicos e heparina ou enoxaparina por via subcutânea. 

D) Prescrever repouso, anti-inflamatório não hormonal e ácido acetil salicílico 100 mg ao dia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 40
Um paciente masculino, com 62 anos de idade, vem a consulta médica na atenção secundaria ambulatorial, encaminhado por tremor.

O paciente conta que há alguns meses teve início com tremor no braço direito e que, agora, parece ter progredido para ambos os braços e ambas as pernas. O paciente diz que o tremor piora quando ele “está nervoso”, mas que parece melhorar quando faz alguma atividade, como cozinhar ou comer.

Entretanto, o paciente conta que é difícil para ele levantar-se da posição sentada e começar a andar. Também refere que perde o equilíbrio quando está caminhando e “muda de rota”, e tem dificuldade para parar de caminhar, relatando duas quedas no mês anterior à consulta. 

Com base no que foi apresentado, o diagnóstico desse paciente é

A) tremor essencial. 
B) paralisia supranuclear progressiva. 
C) doença de Huntington. 
D) doença de Parkinson.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 41
A figura a seguir apresenta a mortalidade proporcional por alguns grupos de causa no sexo masculino e em grupos etários selecionados.

A figura a seguir apresenta a mortalidade proporcional por alguns grupos de causa no sexo masculino e em grupos etários selecionados.

Com base nos dados demonstrados nos gráficos, conclui-se que 

A) as agressões e as causas externas de intenção indeterminada são responsáveis por pelo menos 50% dos óbitos ocorridos na faixa etária de 15 a 29 anos. 

B) na faixa etária dos 60 anos e mais, a mortalidade proporcional por doença isquêmica do coração é menor do que a faixa etária de 30 a 59 anos. 

C) as doenças respiratórias, na faixa etária de 60 anos e mais, causam mais óbitos do que as doenças do aparelho circulatório. 

D) atividades educativas visando reduzir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 42
Paciente do sexo masculino, 65 anos, foi atendido no serviço de urgência de um hospital com queixa de dor em flanco e fossa ilíaca esquerdos, com início há cerca de 48 horas e piora nas últimas 12 horas. Neste período, apresentou episódio febril de 38 °C, aferido em seu domicílio. Relatou apresentar divertículos do cólon há cerca de 12 anos, e que foi submetido a uma gastrectomia parcial há 1 ano por adenocarcinoma gástrico em antro, estágio IB.

Apresentou relatório médico relativo a esse procedimento, no qual constava endoscopia digestiva alta com biópsia confirmando o diagnóstico histológico, tomografia computadorizada de abdome e tórax, que revelava doença diverticular em sigmoide, e colonoscopia confirmando doença diverticular em sigmoide. Ao exame físico, o paciente estava em bom estado geral, frequência cardíaca de 95 bpm, pressão arterial de 130 x 80 mmHg e temperatura axilar de 38,1 °C.

O abdome estava flácido, mas doloroso à palpação profunda de flanco e fossa ilíaca esquerdos e hipogástrio. Hemograma revelou leucocitose de 16 000/mm³ (referência: 9 000 – 11 000/mm³) com 10% de bastões (referência: 0 – 5%). O paciente relatou estar preocupado pela possibilidade de ser um “retorno do câncer”. 

O exame complementar e explicação para confirmação do diagnóstico nesse momento é 

A) Colonoscopia, que poderá diagnosticar diverticulite aguda ou neoplasia maligna do cólon. 

B) Tomografia por emissão de pósitrons acoplada à tomografia computadorizada (PET-TC), que poderá identificar recidiva da neoplasia maligna. 

C) Tomografia computadorizada de abdome com contraste venoso, que poderá identificar e mensurar complicações da diverticulite aguda do cólon. 

D) Radiografia de abdome em decúbito dorsal e posição ortostática e radiografia de tórax em incidência ântero-posterior, que poderão diagnosticar diverticulite aguda do cólon.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 43
Um menino de 6 anos de idade, desnutrido, procedente de zona rural sem saneamento básico, apresenta-se no pronto atendimento com dor abdominal e diarreia intermitente com muco há 4 meses, algumas vezes associada a sangue e tenesmo.

Refere piora do quadro há 1 dia. Ao realizar exame, evidenciou-se descorado ++/+4, prolapso retal e presença de vários vermes cilíndricos de 4 cm de comprimento na mucosa retal. Assinale a alternativa correta que aponta o parasita encontrado e seu respectivo tratamento. 

A) Ascaris lumbricoides; pamoato de pirantel. 
B) Trichiuris trichiura; mebendazol. 
C) Ascaris lumbricoides; metronidazol. 
D) Trichiuris trichiura; secnidazol.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 44 - ANULADA
Primigesta, 41 semanas, em trabalho de parto espontâneo há 10 horas. Insinuação em OEA (occipto esquerda anterior). No segundo período do parto, houve a expulsão do polo cefálico, com desprendimento em OP (occipto púbico), sem intercorrências

 Após ocorrer a rotação externa, constatou-se grande dificuldade para desprendimento das espáduas, havendo impactação do diâmetro biacromial fetal, entre o púbis e o promontório maternos. O médico assistente alertou a equipe para a situação de emergência e solicitou auxílio de outro profissional habilitado. Realizada episiotomia, mesmo assim o ombro permaneceu impactado. 

A primeira manobra a ser realizada nessa situação é 

A) hiperextensão das coxas sobre o abdome associada à pressão suprapúbica. 

B) colocar a paciente em posição de quatro apoios. 

C) realizar manobras internas para rotação fetal ou retirada do ombro posterior. 

D) recolocar a cabeça fetal para dentro do útero e proceder com a cesariana.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 45
Primigesta de 18 anos de idade, com 37 semanas de idade gestacional, chega ao pronto atendimento com queixa de cefaleia intensa. Refere também visualização de pontos pretos. Nega outras queixas. Pré-natal até o momento sem intercorrências.

Ao exame encontra-se lúcida e orientada, com muita dor. A pressão arterial é de 160/100 mmHg, mantida após repouso em decúbito lateral esquerdo, a frequência cardíaca é de 90 batimentos por minuto. Sem dinâmica uterina, feto com movimentação normal. Batimentos cardíacos fetais = 144 bpm com variabilidade. Edema em membros inferiores de 3 cruzes em 4. 

Traz um exame de urina, coletado há 2 dias que mostra proteinúria 2 cruzes em 4, sem outras alterações significativas. Foi prescrita hidralazina endovenosa para controle de pressão arterial (PA). 

Que outra conduta seria necessária no momento e para quê? 

A) Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. 

B) Prescrever sulfato de magnésio para controle de pressão arterial e dos sintomas maternos. 

C) Prescrever analgésicos e benzodiazepínicos para controle dos sintomas e prevenção de convulsões. 

D) Prescrever analgésicos e aguardar efeito do anti-hipertensivo.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 46
Um homem de 57 anos de idade comparece ao ambulatório de clínica médica de hospital de média complexidade para avaliação diagnóstica de quadro de fraqueza, cansaço, adinamia e desequilíbrio nos membros inferiores (MMII). Segundo informa, seu estado geral era bom até 3 meses antes, quando passou a perceber fraqueza e adinamia.

Pensou ser decorrente do hipotireoidismo, mas após reavaliação hormonal, sua endocrinologista informou-lhe que a tireoidite de Hashimoto estava bem controlada, não sendo necessário nenhum reajuste da dose de levotiroxina em uso crônico (125 mcg/dia).

Como os sintomas persistiram, procurou facultativo que lhe solicitou um hemograma completo, cujo resultado revelou o seguinte padrão: hemoglobina: 7,6 g/dL (valor de referência: 13 a 16,5 g/dL); hematócrito: 26% (valor de referência: 40 a 52%); hemácias: 2,3 x 10⁶/mcl (valor de referência: 4,5 a 6,0 x 10⁶/mcl); volume corpuscular médio: 113 fl (valor de referência: 80 a 100 fl); leucócitos: 2 800/mcl (valor de referência: 6 000 a 10 000/mcl), com contagem diferencial normal; plaquetas: 86 000/mcl (valor de referência: 150 a 400 x 10³/mcl).

Ao exame físico procedido na consulta, o paciente encontrase bastante pálido, ictérico (+/4+), normotenso, levemente taquicárdico (104 bpm) e hidratado; exame do aparelho cardiovascular revela apenas sopro sistólico pancardíaco, enquanto o exame do aparelho respiratório e do abdome é normal.

Contudo, ao exame neurológico, é observada perda da propriocepção consciente e da sensibilidade vibratória nos MMII, sendo o reflexo cutâneo-plantar em extensão bilateral. Uma hematoscopia realizada durante o exame no ambulatório revela a presença de plurissegmentação dos neutrófilos. 

A etiologia mais provável da anemia do paciente em apreço é 

A) hipotireoidismo. 
B) anemia hemolítica autoimune. 
C) anemia perniciosa. 
D) deficiência de ácido fólico.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 47
De acordo com a portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é diretriz do SUS e da Rede de Atenção à Saúde a ser operacionalizada na Atenção Básica

A) regionalização. 
B) adaptação. 
C) integralidade. 
D) determinação.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 48
Segundo a Política Nacional da Atenção Básica (2017), como atribuição comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Primária em Saúde, inclusive ao médico, consta:

“Realizar busca ativa de internações e atendimentos de urgência/emergência por causas sensíveis à Atenção Básica, a fim de estabelecer estratégias que ampliem a resolutividade e a longitudinalidade pelas equipes que atuam na Atenção Básica”. 

Considerando as causas sensíveis e o perfil de mortalidade por causa da população brasileira, aquelas estratégias com maior impacto para a redução dessas causas de morte na população de 50 anos e mais são ações de 

A) controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus. 

B) educação no trânsito e de denúncia e prevenção de violência. 

C) orientação aos trabalhadores, visando reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

D) rastreamento de câncer de mama e câncer de próstata.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 49
Uma mulher de 61 anos foi trazida ao pronto-socorro devido à disartria e hemiparesia direita há 3 horas. Ela estava em uma reunião de trabalho quando, subitamente, iniciou com os sinais e sintomas. O serviço móvel de urgência foi acionado e, após a avaliação inicial, fez contato com o pronto-socorro para a receber a paciente.

Não há relato de episódios prévios, infarto do miocárdio, cirurgias ou hemorragia recentemente, apenas de hipertensão arterial há 10 anos, em uso de losartana 50 mg, 2 vezes ao dia. O exame físico não apresenta maiores alterações, exceto por redução de força em membro superior e inferior direito.

A paciente estava alerta, contudo, parecia ter alguma dificuldade para compreensão dos comandos do médico urgencista. Sua pressão arterial é de 120 x 80 mmHg, frequência cardíaca = 92 bpm, com 18 movimentos respiratórios por minuto. 

Se a tomografia computadorizada de crânio não mostrar sinais de sangramento, a conduta a ser adotada imediatamente é 

A) encaminhamento para tratamento endovascular. 

B) admissão em unidade de terapia intensiva para estabilização.

C) administração de Alteplase, via endovenosa. 

D) administração de ácido acetil salicílico e observação em unidade semi-intensiva.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 50
Uma mulher de 28 anos de idade, com ciclos menstruais regulares, procura atendimento na assistência básica por causa de infertilidade, pois está tentando engravidar há 2 anos sem sucesso.

Queixa-se de dismenorreia secundária de intensidade moderada, com início há 3 anos, e piora progressiva nos últimos 6 meses. Gesta 1; para 0; Aborto 1 (provocado aos 15 anos). Ao exame físico, o colo uterino tinha aspecto normal, o útero era doloroso à mobilização, com um nódulo endurecido na região retrocervical e uma massa em região anexial direita de 5 cm. 

Considerando o quadro clínico, antes de encaminhar a um serviço especializado, o(a) médico(a) deve solicitar primeiramente 

A) histeroscopia. 
B) ultrassonografia transvaginal/pélvica. 
C) exames hormonais (FSH, LH, prolactina e TSH). 
D) histerossalpingografia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 51
Mulher de 38 anos foi internada na enfermaria de clínica médica de hospital universitário de ampla complexidade, em função de quadro de fibrilação atrial paroxística com alta resposta ventricular, sem instabilidade hemodinâmica, mas associada a queixas recentes de emagrecimento não intencional, irritabilidade e tremores finos de extremidades.

Na anamnese dirigida, a paciente confirmava a presença de intolerância ao calor, fadiga, fraqueza, amenorreia e hiperdefecação. Ao exame físico, além da taquiarritmia, foram observados bócio difuso (com sopro à ausculta local), exoftalmia, tremores palpebrais frequentes, mixedema pré-tibial e sobre o hálux direito, hipocratismo digital e pele quente e úmida.

Administradas duas doses sequenciais, com intervalos de 5 minutos, de metoprolol intravenoso (5 mg), após redução da frequência cardíaca, ocorreu reversão da arritmia para o ritmo sinusal. Solicitados exames complementares, resultados revelaram TSH < 0,004 mUI/L (valor de referência: 0,5 a 4,5 mUI/L) e T4 livre = 4,2 ng/dL (valor de referência: 0,9 a 2,0 ng/dL).

Além de ser mantido o tratamento com beta-bloqueador, considerando o fato de a paciente nunca ter sido previamente tratada de sua doença, a equipe médica optou por instituir terapêutica direcionada à inibição da função da enzima tireoperoxidase, reduzindo a oxidação e organificação do iodo na tireoide, além de promover a redução dos níveis de autoanticorpos circulantes. 

A intervenção terapêutica instituída nesse sentido foi 

A) radioiodo. 
B) dexametasona. 
C) metimazol. 
D) colestiramina. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 52
Um homem, com 72 anos de idade, foi tratado por equipe de atendimento pré-hospitalar após ser resgatado de pequeno quarto sem janelas, em prédio onde ocorreu incêndio com combustão de material plástico inflamável, havia fumaça no local.

Apresentava rouquidão, havia fuligem no escarro, os cílios e as sobrancelhas estavam queimados; foram evidenciadas queimaduras de segundo e terceiro graus na região anterior do tronco, membro superior direito e face. 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta a prioridade para o atendimento inicial da vítima. 

A) Retirar roupas e adereços, resfriar com água fria para interromper o processo de queimadura. 

B) Controlar efetivamente a via aérea com intubação traqueal. 

C) Cobrir a área queimada com campo estéril para auxiliar no alívio da dor. 

D) Obter acesso venoso para hidratação e analgesia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 53
Um paciente de 35 anos de idade, vivendo com HIV/AIDS há alguns anos, sem adesão à terapia antirretroviral indicada (TARV), é internado em hospital de média complexidade com quadro de tosse produtiva, febre e dor torácica, associados à imagem radiológica compatível com condensação em base direita, sendo iniciado tratamento com amoxicilina-clavulanato.

Revendo os exames de admissão do paciente, o médico que o atende percebe que o infiltrado radiológico evolui com áreas de cavitação, o que o leva a considerar a hipótese diagnóstica de tuberculose pulmonar atípica, decorrente da presença de imunossupressão. 

Visando a proceder à investigação diagnóstica indicada no caso, a recomendação atual da Organização Mundial de Saúde é que o teste diagnóstico de 1ª linha para tais pacientes com doença pulmonar ativa, tendo ainda a vantagem de detectar resistência antimicrobiana, seria 

A) pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente no escarro. 

B) realização de ensaio de liberação de gama-interferon no sangue periférico. 

C) amplificação automatizada de ácido nucleico (ensaio Xpert MTB/RIF) no escarro. 

D) cultura de escarro (meio de Lowenstein-Jensen).


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 54
Uma lactente do sexo feminino, de 18 meses de idade, chega para atendimento em Unidade Básica de Saúde. A mãe informa que, há 3 dias, a criança apresentou quadro de convulsão tônico-clônica generalizada acompanhada de versão ocular, liberação de esfíncter vesical e sialorreia, com duração de aproximadamente 10 minutos. No momento, apresentava temperatura axilar de 38° C.

Foi levada ao pronto atendimento, onde chegou sem crise e recebeu alta após 4 horas com diagnóstico de resfriado comum. O episódio convulsivo não se repetiu e a criança está afebril há 48 horas. A mãe relata episódio semelhante aos 11 meses de idade. A criança não apresenta outros antecedentes pessoais ou familiares relevantes. O seu desenvolvimento neuropsicomotor é normal e o exame clínico não apresenta alterações. 

Considerando os dados clínicos da paciente, essa criança apresenta 

A) convulsão febril simples. A mãe deve ser orientada quanto à abordagem nos episódios febris e a criança deve manter acompanhamento de rotina na UBS pelo caráter benigno do quadro. 

B) convulsão febril simples. O médico deve prescrever benzodiazepínico (diazepam ou nitrazepam) para uso durante os episódios febris, com objetivo de prevenir epilepsia futura.

C) convulsão febril complexa. A criança deve realizar eletroencefalograma e tomografia computadorizada de crânio por não ser o primeiro episódio convulsivo febril apresentado. 

D) convulsão febril complexa. Os familiares precisam ser alertados sobre a possibilidade de a criança apresentar desempenho escolar fraco futuramente como sequela dos episódios convulsivos. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 55
Quanto ao vírus HPV, suas formas de imunização e diagnóstico, podemos afirmar que

A) a vacina anti-HPV quadrivalente consegue imunizar contra quatro tipos virais de alto grau, o que a torna indicada para pessoas de até 45 anos de idade. 

B) a vacina anti-HPV quadrivalente, apesar de proteger contra os tipos não oncogênicos 6 e 11 do HPV, tem a mesma eficácia que a bivalente na prevenção das lesões intraepiteliais do colo uterino. 

C) as mulheres vacinadas contra o HPV não têm mais a necessidade de realizar o exame de Papanicolau, pois, mesmo que tenham contato com o vírus, elas não desenvolvem a doença. 

D) uma desvantagem da pesquisa do DNA-HPV é a necessidade de profissional treinado na coleta, o que dificultaria o acesso a mulheres com dificuldades geográficas e resistentes à coleta por profissional de saúde.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 56
Paciente de 60 anos de idade, masculino, procura hospital pronto-socorro com história de parada de eliminação de flatos e fezes há cerca de 1 semana. Nega vômitos. Ao exame físico, paciente em regular estado geral, desidratado, dispneico, taquicárdico. Abdome globoso, hipertimpânico, doloroso à palpação difusa, com sinais de irritação peritoneal.

Toque retal com ampola retal vazia, sem fezes, sem muco, sem sangue em “dedo-de-luva”. Solicitadas radiografias de tórax e abdome, demonstrando distensão volumosa de cólon e ceco (maior que 12 cm), com níveis hidroaéreos, sem distensão de intestino delgado. 

Baseado nessas informações, qual a conduta? 

A) Sonda nasogástrica. 
B) Observação. 
C) Laparotomia exploradora. 
D) Clister glicerinado. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 57 - ANULADA
Em reunião da equipe da Estratégia de Saúde da Família, localizada em área litorânea da Região Nordeste do Brasil, com os diretores do sindicato dos trabalhadores em carcinicultura (criação de camarão em viveiros), principal atividade econômica da região, é definida a necessidade de desenvolver ações educativas de proteção e ações de diagnóstico precoce dos principais agravos que acometem os trabalhadores nessa atividade. A atividade envolve longas jornadas diuturnas de trabalho, além da utilização de metabissulfito de sódio para evitar o aparecimento de manchas pretas nos crustáceos.

Considerando os principais agravos determinados pelas condições de trabalho, as atividades a serem desenvolvidas deveriam priorizar

A) neoplasia cutânea e rinite e/ou asma alérgica. 

B) distúrbios osteomusculares e dermatite por contato. 

C) rinite e/ou asma alérgica e lesão por esforço repetitivo. 

D) distúrbio do sono e neoplasia cutânea.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 58
Um médico de maternidade pública é chamado para realizar a sala de parto de gestante de 35 semanas com pré-eclâmpsia. Um recém-nascido pesando 2,3 kg apresenta-se banhado em líquido amniótico meconial, hipotônico e respirando de forma irregular.

O médico assistente decide levá-lo à mesa de reanimação para realizar aspiração de vias aéreas superiores sob calor. Além disso, posiciona o pescoço em leve extensão, aspira a boca e narinas e seca o paciente. Após 30 segundos, o recém-nascido mostra respiração irregular e frequência cardíaca = 80 bpm. 

Considerando a situação acima descrita, assinale a alternativa que apresenta a próxima conduta que deve ser tomada pelo médico assistente. 

A) Realizar ventilação com pressão positiva com máscara facial. 
B) Realizar massagem cardíaca externa. 
C) Realizar intubação orotraqueal. 
D) Realizar aspiração traqueal sob visualização direta.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 59 - ANULADA
Um recém-nascido com 20 dias de vida é levado à consulta de puericultura em Unidade Básica de Saúde. A mãe foi diagnosticada com tuberculose pulmonar após o parto e já iniciou tratamento medicamentoso.

Ela nega qualquer sintoma na criança. Gestação sem intercorrências. Ao exame, o recém-nascido mostra-se em bom estado geral, corado, hidratado e ativo. Os aparelhos cardiovascular e respiratório apresentam-se normais, assim como o abdome. 

Considerando a história acima descrita, assinale a alternativa que contém a conduta indicada para esse recém-nascido em relação ao seu tratamento e aleitamento. 

A) Manutenção do aleitamento materno com uso de máscara por parte da mãe e uso profilático de isoniazida até o 3º mês de vida, quando o teste tuberculínico deverá ser realizado. 

B) Interrupção do aleitamento materno por parte da mãe e uso profilático de isoniazida até o 3º mês de vida, quando o teste tuberculínico deverá ser realizado. 

C) Manutenção do aleitamento materno com uso de máscara por parte da mãe e uso profilático de isoniazida até o 6º mês de vida, quando o teste tuberculínico deverá ser realizado. 

D) Interrupção do aleitamento materno por parte da mãe e uso profilático de isoniazida até o 6° mês de vida, quando o teste tuberculínico deverá ser realizado.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 60
Numa Unidade Básica de Saúde, localizada em cidade de grande porte, são atendidos, no intervalo de 2 semanas, 3 casos de leptospirose em trabalhadores de limpeza e desentupimento de esgotos.

No que se refere à vigilância ambiental, são ações previstas pelo Ministério da Saúde durante a investigação dos casos e após identificação do local provável de infecção 

A) antirratização; desratização; e informação, educação e comunicação em saúde. 

B) desratização; mutirão de limpeza; controle de comunicantes. 

C) informação, educação e comunicação em saúde; busca ativa de casos; vacinação de bloqueio. 

D) drenagem de coleções hídricas; sorologia nos comunicantes; quimioprofilaxia.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 61
Uma lactente de 13 meses de idade, de sexo feminino, é levada à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina. A mãe está preocupada, pois a criança ainda não é capaz de andar sem apoio. Não há outras queixas.

O pré-natal materno não possui intercorrências; nasceu de parto normal, com 40 semanas de idade gestacional; Boletim de Apgar no 1º minuto = 6; no 5º minuto = 9; e no 10º minuto = 10; com peso ao nascer = 3 200 g e comprimento ao nascer = 50 cm.

No exame clínico neonatal, observou-se estalido à manobra de Ortolani à direita; na ocasião, realizou exame ultrassonográfico de quadril apresentando resultado I pelo método de Graf. Recebeu alta no segundo dia de vida. Sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes. 

Desenvolvimento neuropsicomotor prévio: sorriso social aos 2 meses; fixou o pescoço aos três meses; sentou sem apoio aos sete meses; passou a distinguir familiares de estranhos e a reconhecer seu nome aos nove meses; primeiras palavras com significado aos 11 meses. Atualmente engatinha, fica em pé com apoio das mãos e arrisca alguns passos sem apoio, mas logo cai; usa copo com ajuda, compreende ordens simples, bate palma, manda beijo, fala “mama” e “papa” para referir-se à mãe e ao pai respectivamente. Não apresenta alterações ao exame clínico.

A conduta adequada para essa criança, considerando o desenvolvimento da marcha é

A) manter acompanhamento de rotina.

B) encaminhar para fisioterapia motora para membros inferiores.

C) encaminhar ao neurologista devido à anoxia perinatal.

D) encaminhar ao ortopedista por suspeita de displasia congênita do quadril.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 62
Um homem de 27 anos de idade, homoafetivo, com atividade sexual ativa e passiva com múltiplos parceiros, ocasionalmente sem uso de preservativo, procura a Unidade Básica de Saúde com quadro arrastado de dor anorretal e tenesmo retal, associado à descarga anal mucopio-sanguinolenta, além de febre, calafrios, cefaleia, mal-estar, mialgias e "íngua" à direita.

Segundo informa, o quadro iniciou-se há cerca de 7 dias. Nega infecções sexualmente transmissíveis recentes, tendo sua última relação sexual não protegida ocorrida 4 semanas antes. Nega ter observado qualquer lesão ulcerada genital ou anal no período. Suas vacinações estão em dia, mas nunca recebeu vacina contra o HPV. Ao exame físico, o paciente se apresenta em regular estado geral, febril, com presença de adenopatia inguinal supurativa unilateral, à direita, dando saída a secreção purulenta por diversos tratos fistulosos locais; os linfonodos são grandes, localizados acima e abaixo do ligamento inguinal de Poupard, sendo recobertos por pele inflamada, fina e fixa aos planos profundos.

Anuscopia revela a saída de secreção piossanguinolenta local, com mucosa hiperemiada, sem úlceras locais, sendo o toque retal muito doloroso. É procedida punção de um linfonodo inguinal flutuante, sendo o material aspirado encaminhado para coloração pelo Gram e pesquisa em campo escuro, que posteriormente não mostraram a presença de bacilos Gram-negativos agrupados em correntes (tipo "cardume de peixe"), nem Treponema pallidum. Medicado com sintomáticos, o paciente retorna duas semanas após para saber os resultados, quando se queixa de ter surgido dificuldade para evacuar, exigindo muito esforço. Ao toque retal, é palpado um estreitamento concêntrico a cerca de 5 cm da margem anal. 

A melhor hipótese diagnóstica para o caso e uma forma através da qual, se disponível, poderia ser feito o diagnóstico definitivo de tal condição são 

A) carcinoma escamoso de ânus; pesquisa de HPV à biópsia por retossigmoidoscopia. 

B) linfogranuloma venéro; pesquisa por teste de amplificação de ácidos nucleicos no material da lesão inguinal. 

C) doença de Crohn; colonoscopia com biópsia das lesões e pesquisa de anticorpo anti-Saccharomyces cerevisiae. 

D) sarcoma de Kaposi anorretal; sorologia no sangue com pesquisa anticorpos anti-HHV8.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 63 - ANULADA
Paciente de 50 anos de idade, masculino, obeso, diabético, hipertenso, procura hospital pronto-socorro com queixa de dispneia aos pequenos esforços há 4 dias. Tosse não-produtiva. Febre não-mensurada. Refere anosmia e ageusia.

Ao exame, paciente em mal estado geral, taquidispnéico, taquicárdico, tossindo, com tiragem intercostal e supraesternal. Submetido a tomografia de tórax de urgência, demonstrando mais de 70% de imagens “em vidro-fosco” no parênquima pulmonar, bilateralmente. Saturação de O2 de 60% em ar ambiente.

O médico assistente optou por internação hospitalar de urgência e subsequente intubação orotraqueal, na mesma data da internação. Duas tentativas de extubação, sem sucesso, após 2 dias de intubação. 

Com base nas informações fornecidas, qual o momento para indicar uma traqueostomia para esse paciente? 

A) Após 2 tentativas de extubação. 
B) Após 10 dias de internação. 
C) Após 7 dias de internação. 
D) Após 2 dias de intubação. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 64
Uma adolescente com 18 anos de idade, procura assistência primária para realizar o exame preventivo do câncer do colo uterino. Sexarca aos 17 anos, em uso de contraceptivo oral. 

De acordo com as diretrizes brasileiras na prevenção do câncer de colo uterino, qual deve ser a conduta do agente de saúde? 

A) Fazer o exame clínico e ginecológico completo e coletar material para o exame citopatológico do colo uterino. 

B) Coletar material para identificar o DNA-HPV (captura híbrida), se estiver disponível, pois é mais sensível que o exame citológico. 

C) Colher a história clínica e informar que não há necessidade de realizar o exame preventivo antes de completar 25 anos. 

D) Coletar material para citologia e caso tenha duas citologias normais com intervalo de 1 ano, fazer a coleta a cada 3 anos.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 65
Um homem, com 20 anos de idade, desempregado, reside em casa de madeira com um cômodo junto com o pai, mãe e 5 irmãos. Ele procurou a Unidade de Saúde da Família, com queixa de tosse, febre e dispneia há mais ou menos 2 meses, inicialmente aos esforços e posteriormente em repouso. Nega tuberculose (TB) anterior. Relata que o pai teve tuberculose, porém abandonou o tratamento 2 vezes. 

Há 6 meses, foi solicitado investigação dos contatos, considerando o reingresso após abandono do tratamento do pai, porém nenhum dos membros da família compareceu à unidade para avaliação clínica e/ ou realizou os exames. No atendimento de hoje, o paciente realizou teste rápido (IgM/IgG) para COVID-19 com resultado negativo. 

Aplicando as evidências científicas, preceitos éticos e legais, assinale a afirmativa com a melhor conduta. 

A) Realizar avaliação clínica, coletar e encaminhar 3 amostras de escarro para realizar baciloscopia de escarro, teste molecular rápido para a TB (TMR-TB) e cultura de escarro, solicitar raio-X, realizar o teste rápido para o HIV, orientar o uso de máscara de tecido, agendar nova consulta e investigar os contatos. 

B) Realizar avaliação clínica, coletar e encaminhar 3 amostras de escarro para realizar baciloscopia de escarro, teste molecular rápido para a TB (TMR-TB) e cultura de escarro, solicitar raio-X, realizar o teste rápido para o HIV, orientar o uso de máscara de cirúrgica, investigar os contatos e encaminhar o paciente para o serviço de referência. 

C) Realizar avaliação clínica, coletar e encaminhar 2 amostras de escarro para realizar teste molecular rápido para a TB (TMR-TB) e cultura de escarro, solicitar raio-X, realizar teste rápido para o HIV, orientar o uso de máscara cirúrgica, agendar nova consulta e investigar os contatos. 

D) Realizar avaliação clínica, coletar e encaminhar 2 amostras de escarro para realizar baciloscopia e cultura de escarro, solicitar raio-X, realizar teste rápido para o HIV, orientar o uso de máscara N-95, agendar nova consulta e investigar os contatos. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 66
Uma paciente de 53 anos de idade comparece ao ambulatório de Clínica Médica onde faz acompanhamento regular de suas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTS — hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellituse obesidade).

Durante a consulta de seguimento, a paciente manifesta preocupação com um "caroço" que detectou há cerca de 1 mês em sua mama esquerda. Ela nega emagrecimento, dor local ou descarga mamilar. Além das medicações que faz uso em razão de suas DCNTs, a paciente vem em uso de terapia de reposição hormonal (TRH) desde que entrou na menopausa, há 12 anos. Ela tem 5 filhos, tendo sua menarca ocorrida de forma tardia (aos 15 anos). A paciente não fuma, nem consome álcool. 

Ao exame físico dirigido à queixa atual, o médico detecta a presença de lesão nodular de cerca de 2,5 cm, endurecida, não aderida a planos profundos e sem alterações cutâneas adjacentes, localizada no quadrante superior externo da mama esquerda; não são detectadas linfonodomegalias axilares ou supraclaviculares ipsilaterais. 

Considerando a hipótese diagnóstica principal de neoplasia maligna de mama, seus fatores de risco relacionados e sua rotina de investigação diagnóstica, assinale a alternativa correta. 

A) O histórico de menarca tardia, menopausa precoce e gestações múltiplas são fatores de risco reconhecidos. 

B) Diferentemente da terapia de contracepção conjugada (estrógeno e progestágeno), a TRH não é fator de risco para a doença. 

C) Na idade da paciente, a realização de ressonância magnética local não aumenta a especificidade das informações obtidas com a mamografia. 

D) A chance de a paciente apresentar mutação hereditária no gene BRCA1 é alta, particularmente se seu tumor coexpressar receptores de estrogênio, progestágeno e HER2.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 67 - ANULADA
Em uma equipe de Saúde da Família, foi levantada a necessidade de realizar ações de promoção da saúde para o controle do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que ações intersetoriais e práticas preventivas seriam mais eficazes para esse fim? 

A) Manutenção do peso corporal e a prática regular de atividade física. 

B) Controle de pressão arterial e diabetes. 

C) Incentivo a realizar autoexame de mamas. 

D) Incentivo à coleta de citologia oncótica periodicamente. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 68
Um recém-nascido de 15 dias é levado à primeira consulta de puericultura. A gestação correu sem intercorrências. Mãe relata ser asmática e fez uso de prednisona oral durante toda a gestação. Parto vaginal a termo.

Peso de nascimento = 3 500 g. Apgar 9/9. Alta com 2 dias. Colheu teste do pezinho no 4º dia de vida. Ao exame, o recém-nascido mostra-se em ótimo estado geral, corado e hidratado. O exame cardiovascular e respiratório sem anormalidades, assim como o exame do abdome. 

Considerando a história acima, assinale a alternativa que apresenta a doença cujo resultado no teste de triagem neonatal pode ter seu resultado modificado pela condição clínica materna descrita. 

A) Deficiência de biotinidase. 
B) Anemia falciforme. 
C) Hiperplasia adrenal congênita. 
D) Fibrose cística.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 69
Um lactente masculino, com 5 semanas de vida, chegou no pronto-socorro com história de vômitos em jato (sem bile) logo após as mamadas. A mãe relata que não está entendendo porque ele não está engordando.

Nasceu com 3 500 g. Apesar dos vômitos, que tiveram início pouco depois do nascimento, ele demonstrava muita fome e sugava “com vontade” o leite materno, mas desde ontem está hipoativo, quase não urina e a boca está seca.

O exame apresentou os seguintes resultados: P = 3 600 g, sinal da prega presente, mucosa oral seca, hipoativo, perfusão capilar em 4 segundos, massa semelhante a uma azeitona, discreta, firme, móvel, de 2 a 3 cm, palpável no fundo do lado direito do epigástrio. Sem outras anormalidades.

Considerando os diagnósticos do lactente, qual conduta médica deve ser adotada?

A) Hidratação venosa e fazer US abdominal para esclarecer a suspeita diagnóstica de base que ocasionou o quadro. 

B) Hidratar o paciente no domicílio e solicitar acompanhamento ambulatorial com pediatra. 

C) Usar antiemético, fazer hidratação venosa do paciente e encaminhar para acompanhamento ambulatorial. 

D) Prescrever associação de fórmula para complementar o leite materno e fazer hidratação oral, plano B.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 70
Chega ao pronto-socorro da maternidade uma gestante com 34 anos de idade com queixa de sangramento vaginal abundante e dor intensa. Esta é sua segunda gestação. A primeira ocorreu há 3 anos e foi uma cesariana por desproporção céfalo-pélvica. 

Ela está fazendo pré-natal desde as 12 semanas e a idade gestacional no momento da consulta é de 34 semanas, pela data da última menstruação e ultrassom de 16 semanas. Fez os exames e seguimento de pré-natal, sem nenhuma intercorrência ou alteração até as 32 semanas. Nas últimas consultas de pré-natal a gestante vinha apresentando aumento de pressão arterial, sendo medicada com metil-dopa. 

Ao exame, apresenta face de dor, descorada, PA = 150/90 mmHg, pulso = 120 bpm. Estado afebril. Dinâmica uterina de difícil avaliação, difícil palpação de partes fetais, dor intensa e tônus aumentado. Batimentos cardíacos fetais = 120 bpm, sem variabilidade. Ao exame especular, apresenta sangramento moderado, visualizado colo impérvio e sangramento proveniente do canal cervical; não foi feito exame de toque vaginal. O médico de plantão opta por fazer uma cesariana de urgência.

Com base no caso apresentado, a alternativa correta é 

A) a cesariana está bem indicada, pois o diagnóstico mais provável é descolamento prematuro de placenta e não há sinais de parto iminente. 

B) a cesariana está bem indicada, pois o diagnóstico mais provável é placenta prévia, que é uma indicação absoluta de via alta. 

C) a cesariana não deve ser indicada antes de realizar um ultrassom para avaliar a causa do sangramento. 

D) a cesariana não está bem indicada, pois casos de hipertensão com uma cesárea prévia não indicam absolutamente cesariana.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 71
Uma mulher de 30 anos de idade busca orientação ginecológica quanto ao uso de método contraceptivo. O motivo principal da troca é o sangramento irregular nos últimos 6 meses e a mulher não quer correr o risco de engravidar. Gesta 2; para 2; abortos 0. Nega comorbidades. Atualmente em uso de contraceptivo oral combinado (15 mcg de etinilestradiol e 60 mcg de gestodeno).

Diante do caso apresentado, o profissional de saúde deve 

A) trocar o método por um anticoncepcional injetável trimestral. 

B) iniciar pílula de desogestrel 75 mcg após 1 mês de intervalo. 

C) interromper o método por 3 meses e reiniciar o mesmo esquema. 

D) trocar por compostos com doses mais elevadas de estrogênio.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 72
Um escolar de 7 anos de idade, de sexo masculino, é admitido no pronto atendimento com queixa de febre há 5 dias, acompanhada de cefaleia, dor retro-orbital, mialgia, prostração e anorexia. Hoje, houve aparecimento de exantema maculopapular pruriginoso por todo corpo. Foi realizada Prova do Laço com presença de 15 petéquias no local examinado. Pesquisa do antígeno NS1 com resultado reagente. 

Com base no quadro apresentado, esse paciente apresenta dengue com qual classificação? 

A) Grupo A: acompanhar ambulatorialmente com orientação de reidratação oral e sintomáticos. 

B) Grupo A: solicitar hemograma e orientar retorno em 24 horas para checagem do resultado. 

C) Grupo B: solicitar hemograma e manter em observação até obtenção do resultado do exame. 

D) Grupo B: solicitar hemograma e manter em leito de internação por pelo menos 48 horas.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 73
Atuando como médico da equipe de Estratégia de Saúde da Família, durante a pandemia da COVID-19, e seguindo o “Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde”, publicado pelo Ministério da Saúde, adotou-se o “Fast-Track para Síndrome Gripal”, sendo este um método derivado de protocolo de triagem em emergências.

Com relação a esse protocolo, 

A) o médico deve classificar a gravidade e verificar condições clínicas de risco que indicam encaminhamento do paciente para centro de referência/atenção especializada. 

B) deve ser adotado por Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento, que são referências para atendimento de sintomáticos respiratórios, com objetivo de avaliar indicação de internação em Unidade de Terapia Intensiva. 

C) ele substitui o protocolo de Manchester, devendo ser utilizado no acolhimento pelos profissionais de enfermagem, a fim de definir o acesso do paciente à Unidade Básica de Saúde ou seu encaminhamento para Unidade de Pronto Atendimento. 

D) trata-se de fluxograma de uso exclusivo de médicos e enfermeiros, visando a avaliar a gravidade do paciente, a indicação de isolamento com precaução de contato e a necessidade de encaminhamento para atenção hospitalar de referência.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 74
Um paciente, em tratamento para infecção por HIV há 5 anos, com boa aderência ao tratamento e carga viral indetectável em exame realizado há 1 mês, procurou a Unidade Básica de Saúde para consulta médica.

O médico no atendimento verificou que o paciente trouxe resultado de exame de escarro que mostrou a presença de bacilo álcool ácido resistente (valor de referência: negativo) feito há 10 dias. Foi verificado que a cultura ainda não havia ficado pronta.

Frente a esse caso, o médico deveria 

A) suspender o tratamento contra a infecção pelo HIV e iniciar o tratamento de tuberculose. 

B) manter o tratamento contra a infecção pelo HIV e iniciar o tratamento de tuberculose antes do resultado da cultura. 

C) suspender o tratamento contra a infecção pelo HIV e iniciar o tratamento de tuberculose apenas após o resultado da cultura. 

D) suspender o tratamento contra a infecção pelo HIV e iniciar o tratamento de tuberculose de imediato.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 75
Um homem de 67 anos de idade, tabagista inveterado (carga tabágica = 82 maços-ano), retorna ao ambulatório de clínica médica para trazer os resultados dos exames complementares que haviam sido solicitados na sua última consulta, quando havia se queixado de dispneia aos esforços e tosse crônica produtiva.

Reunindo os dados da anamnese e do exame físico, o médico que o atendera considerou como mais provável o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), solicitando, entre outros exames, a realização de uma espirometria.

No resultado desse exame, foram registrados os valores do volume expiratório forçado no 1º segundo (VEF1), da capacidade vital (CVF), da relação VEF1/CVF, do FEF25-75 (fluxo medioexpiratório forçado entre 25% e 75% da CVF) e a resposta ao estímulo com broncodilatador (REB). Para confirmar tal impressão diagnóstica, o resultado que deve estar indispensavelmente presente em sua espirometria é 

A) FEF25-75 superior a 100% do previsto. 

B) REB com aumento do VEF1 maior que 200 mL. 

C) VEF1 inferior a 80% do previsto antes ou após broncodilatador. 

D) VEF1/CVF inferior a 0,7 mesmo após broncodilatador. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 76
Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, procura unidade pública de pronto atendimento com queixa de dor em ferida operatória de ressecção de “nódulo” de 5 cm de diâmetro, na região escapular direita, há 2 dias. Ao exame, ferida cirúrgica com edema, eritema, calor e dor à palpação, associada a flutuação e exsudação em bordos da sutura. 

Com base nas informações, qual a conduta propedêuticoterapêutica para essa paciente? 

A) Drenagem por retirada parcial de pontos. 
B) Ultrassonografia de partes moles. 
C) Punção com agulha fina. 
D) Antibioticoterapia oral.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 77
Um escolar de 7 anos de idade apresenta queixa de dificuldade para evacuar desde a retirada das fraldas aos 2 anos e meio. Apresenta evacuação a cada 4 ou 5 dias, com eliminação de fezes endurecidas, de grande calibre, com presença de dor e esforço evacuatório.

Relata que, ao menos 3 vezes por semana, observa a presença de fezes perdidas na roupa. Por vezes, nota a presença de sangue em pequena quantidade no papel em que se higienizou.

Nega antecedentes neonatais ou outras comorbidades relevantes; desmame aos 4 meses de idade; não faz uso de medicação de rotina. Alimenta-se quantitativamente bem com preferência pelo consumo de leite (4 porções diárias), carboidratos, carne e alimentos ultraprocessados; de forma bem infrequente, batata, cenoura, tomate, banana e maçã compõem a sua dieta. Está alfabetizado e é o melhor aluno de sua sala.

Nesta consulta, seu peso encontra-se no Z score entre +2 e +3 da Curva de Índice de Massa Corpórea da OMS e sua altura encontra-se no Z score entre +1 e +2 da Curva de Altura para Idade da OMS. Ao exame abdominal, apresenta fezes endurecidas palpáveis em fossa ilíaca esquerda em moderada quantidade. O exame clínico não apresenta outras alterações. 

Considerando o caso descrito, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável e a conduta adequada. 

A) Doença de Hirschsprung, devendo ser submetido ao toque retal para constatação de ampola retal vazia. 

B) Hipotireoidismo, devendo ser coletados TSH, T4 livre e anticorpos antireoglobulina e antitireoperoxidase.

C) Alergia à proteína do leite de vaca, devendo fazer teste de exclusão da dieta durante 2 a 4 semanas.

D) Constipação intestinal funcional, devendo fazer desimpactação fecal com polietilenoglicol ou enema.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 78
Uma mulher de 49 anos de idade foi atendida no ambulatório de ginecologia de um hospital na sua região. Suas principais queixas eram sintomas genitourinários, como prurido, ardor, ressecamento e irritação vulvar; disúria e urgência miccional de início há 8 meses.

Esses sintomas levaram à redução da libido e impacto negativo na sua vida sexual. A vulva apresenta hiperemia leve e a vagina hipotrófica. O útero tinha tamanho normal ao toque, com sua mobilidade preservada e indolor. Gesta 3; para 3 (partos normais). 

Nesse caso, o melhor esquema terapêutico para essa mulher é utilizar 

A) terapias hormonais locais. 
B) antifúngico oral. 
C) creme vaginal antifúngico. 
D) estradiol via transdérmica.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 79
Uma mulher de 38 anos de idade é admitida na enfermaria de cardiologia de hospital de alta complexidade, em função de quadro de dispneia progressiva, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Segundo a paciente informa, seus sintomas anteriores iniciaram-se há cerca de 1 ano, tendo progredido ao longo do período.

Procurou assistência médica em algumas ocasiões, sendo finalmente internada para realização de exames complementares e definição diagnóstica. Em sua história patológica pregressa, há relato de dois episódios de febre reumática na adolescência, num dos quais foi detectado um "sopro no coração". Fez uso de penicilina benzatina de forma mensal, mas irregular, até os 18 anos de idade.

Nega outros dados relevantes de anamnese. Ao exame físico, paciente está em bom estado geral, em atitude ortopneica. Não há febre. PA = 120 x 70 mmHg; FC = 87 bpm. Ritmo cardíaco é irregular, em 2 tempos, com 1ª bulha hiperfonética e presença de sopro diastólico (2+/6+) em ponta, melhor audível em semi-decúbito lateral esquerdo; um ruído protodiastólico curto, de alta frequência, é também auscultado no foco mitral, mas não se observa reforço do ruflar diastólico.

Há anicardiosfigmia. Não é detectada turgência jugular a 45°. Estertores crepitantes finos são auscultados em bases. Não há congestão hepática, nem edema de MMII. Exames complementares iniciais (incluindo VHS) revelam-se normais, sendo a pesquisa de ASLO e swab de orofaringe negativos para infecção por Streptococcus pyogenes. Eletrocardiograma revela ritmo de fibrilação atrial, com QT normal. 

Diante dos dados relatados, a melhor explicação para o quadro da paciente é 

A) insuficiência valvar aórtica. 
B) estenose mitral reumática. 
C) cardite reumática aguda. 
D) endocardite infecciosa de septo interventricular.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 80 - ANULADA
Uma mulher, com 23 anos de idade, 1º trimestre de gestação, primigesta, comparece à primeira consulta de pré-natal na Unidade de Estratégia de Saúde da Família. Testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C não reagentes.

A conduta com relação à solicitação desses exames no seguimento pré-natal da gestante, de acordo com o Ministério da Saúde, é repetir 

A) a testagem para sífilis e HIV no 3º trimestre de gestação, no parto e/ou se história de exposição de risco/violência sexual. 

B) todas as testagens (sífilis, HIV, hepatite B e hepatite C) no 3º trimestre de gestação, no parto e/ou se história de exposição de risco/violência sexual.

C) a testagem para hepatite B no 3º trimestre se a gestante tiver histórico de vacinação e se Anti-HBc total for reagente é desnecessária sua repetição no parto. 

D) a testagem para hepatite C no 2.o e 3º trimestres, além do parto e/ou se história de exposição de risco/violência sexual.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 81
Uma mulher de 29 anos de idade procura a maternidade com queixa de sangramento vaginal tipo "borra de café". Estava na 32ª semana de gestação, tônus uterino, movimentação e batimentos cardíacos fetais normais.

No toque não foi observado sangramento. Gesta 3; para 3. Exames laboratoriais normais. Tipo sanguíneo O negativo e do marido A positivo. Não apresentou cartão pré-natal e não tinha nenhum exame em sua posse.

Diante da situação apresentada, a conduta a ser adotada é 

A) solicitar a dosagem de anticorpos irregulares e, caso negativa, aplicar a imunoglobulina anti-D. 

B) aplicar a imunoglobulina anti-D e acompanhar com exames semanais a elevação dos anticorpos irregulares.

C) realizar a imunização com imunoglobulina anti-D e encaminhar para o pré-natal para dosar os anticorpos irregulares. 

D) aplicar a imunoglobulina anti-D semanalmente até completar 34 semanas, caso os anticorpos irregulares sejam positivos.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 82
No atendimento de urgências por queimaduras, a avaliação da extensão da superfície corporal queimada (SCQ) do paciente pode ser feita pela “regra dos nove", diagrama de Lund e Browder e, mais recentemente, com uso de aplicativos em smartphones.

Utilizando a regra dos nove em um paciente masculino de 60 anos, pesando 50 Kg, com queimadura de 3º grau que atinge a totalidade do membro superior direito e a totalidade do membro inferior esquerdo, tem-se, respectivamente, a superfície corporal estimada e areposição hídrica, segundo a fórmula de Parkland, de 

A) área de 27% de SCQ e 2 700 mL administrados nas primeiras 24 horas do momento da queimadura. 

B) Área de 27% de SCQ e 1 350mL administrados nas primeiras 8 horas do momento da queimadura e 1 350 mL administrados nas 16 horas seguintes.

C) Área 18% de SCQ e 900 mL administrados nas primeiras 8 horas do momento da queimadura e 900 mL administrados nas 16 horas seguintes. 

D) Área de 18% de SCQ e 1 800 mL administrados nas primeiras 24 horas do momento da queimadura. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 83
Um homem com 38 anos de idade, aguardando em ponto de ônibus, foi atropelado por motorista de veículo desgovernado e prensado contra a parede.

Atendido em pronto-socorro de hospital terciário, referia muita dor na pelve, apresentava escoriações e contusões no hipogástrio e membros inferiores, sem sinais de trauma torácico ou craniano.

Apresentava instabilidade do anel pélvico à palpação, pressão arterial = 80 x 40 mmHg, frequência cardíaca = 124 batimentos por minuto, 24 incursões respiratórias por minuto, tempo de enchimento capilar maior que 2 segundos e saturação de oxigênio = 97%. 

Com base nos dados apresentados, qual deve ser o manejo inicial da vítima em relação ao quadro de choque? 

A) Radiografia de pelve anteroposterior na sala de emergência. 

B) Cinta ou lençol para estabilização pélvica e indicação precoce de infusão de hemocomponentes. 

C) Tratamento operatório para controle de danos em hemorragia retroperitoneal volumosa. 

D) Soluções cristaloides por acessos venosos periféricos e avaliação de ortopedista.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 84
Uma mulher de 22 anos de idade foi encaminhada ao serviço de oftalmologia devido à episódio de olho vermelho, o qual o médico oftalmologista diagnosticou uma uveíte anterior aguda.

Questionando a paciente, o médico identificou história de aftas orais recorrentes e dolorosas há pelo menos 1 ano para as quais não foi realizada nenhuma investigação, fazendo uso apenas de corticoides tópicos, com alívio fugaz.

Relata, ainda, que apresenta dor abdominal e diarreia, mais ou menos, no mesmo período. Refere que as evacuações são frequentes, cerca de 5 a 6 vezes por dia, em pequeno volume e com sangue e muco visíveis em algumas ocasiões.

Visando ao esclarecimento diagnóstico, o procedimento a ser adotado e o achado esperado, devem ser 

A) teste de Patergia; pústula visualizável no local de punção após 7 dias. 

B) parasitológico das fezes pelo MIF (mercúrio, iodo e formol); cistos e trofozoítos. 

C) pesquisa de autoanticorpos (FAN); positivo com padrão nuclear pontilhado fino denso.

D) colonoscopia com biopsia; histopatológico com granuloma não caseoso.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 85
Mulher, 28 anos de idade, professora, com 2 gestações anteriores, sendo um parto normal e um aborto espontâneo anteriormente. Tem um filho de 7 anos de idade de outro relacionamento.

Há 2 anos está casada com homem de 35 anos, sem filhos. Ambos sem antecedentes patológicos significativos. Referem que há vários anos não procuram assistência com a equipe de saúde.

O exame físico do casal revelou como únicos achados positivos em relação à mulher: PA = 140 x 85 mmHg e índice de massa corporal de 30 Kg/m². Exame físico do homem foi normal. 

Estavam em uso de preservativo e pílula combinada, mas interromperam há 2 semanas. Vão em busca de orientação pré-concepcional.

Nesta situação, está indicado(a) 

A) coleta de exame citopatológico cervicovaginal para prevenção do câncer de colo uterino. 

B) dosagem sérica de folato para prevenção de defeitos de fechamento do tubo neural. 

C) teste oral de tolerância à glicose para descartar diabetes mellitus prévio à gestação.

D) dosagens hormonais de progesterona e estradiol para avaliação do ciclo menstrual e ovulação.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 86
Uma mulher de 27 anos de idade, de etnia afrodescendente, retorna ao ambulatório de clínica médica para mostrar os resultados dos exames complementares solicitados na última consulta. A paciente havia sido atendida em função de sintomas constitucionais (febre intermitente, mal-estar, anorexia, desânimo e artralgias) e importante queda de cabelos.

Ao exame físico, havia sido observada a presença de sinovite em punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Além de padrão de alopecia generalizada (eflúvio telógeno). Havia histórico familiar de artrite reumatoide, lupus eritematoso e tireoidite de Hashimoto. A paciente negava tabagismo e etilismo, referindo apenas uso regular de contraceptivo hormonal oral.

Os resultados dos exames complementares solicitados à ocasião da 1ª consulta revelaram: hemoglobina = 10,2 g/dL (valor de referência: 12 a 15,5 g/dL); contagem de plaquetas = 102 000/mm³ (valor de referência: 150 000 a 400 000/mm³); leucograma (incluindo diferencial) normal; TSH = 8 UI/ml (valor de referência: 0,5 a 5,0 UI/ml); T4 livre = 1,2 ng/dL (valor de referência: 0,9 a 1,9 ng/dL); FAN = presente em título 1:640 (valor de referência < 1:80), padrão periférico; anti-DNAds: presente em título 1:240 (valor de referência < 1:100); C3: 33 mg/dL (valor de referência: 90 a 180 mg/dl); VDRL + 1:4 (valor de referência: negativo); IgG anticardiolipina: 12 GPL (valor de referência < 10 GPL); ureia: 44 mg/dL (valor de referência: 20 a 40 mg/dL); creatinina = 1,2 mg/dL (valor de referência: 0,7 a 1,1 mg/dL); exame de urina tipo I com hematúria microscópica e proteinúria leve a moderada; SPOT urinário com proteinúria estimada de 560 mg (valor de referência < 151 mg). 

Diante dos dados apresentados, a melhor explicação diagnóstica para o caso é 

A) lúpus eritematoso sistêmico com síndrome do anticorpo antifosfolipídio. 

B) lúpus eritematoso sistêmico evoluindo com nefrite lúpica.

C) hipotireoidismo associado com síndrome do anticorpo antifosfolipídio. 

D) glomerulonefrite aguda secundária a sífilis associada com hipotireoidismo.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 87
Uma gestante, com 28 anos de idade, na 14.a semana de gestação, primigesta, em consulta com equipe de Estratégia de Saúde da Família para avaliação de exames de pré-natal apresenta IgG e IgM reagentes para toxoplasmose, sem resultado de exames prévios. Solicitado teste de avidez de IgG na mesma amostra, com resultado “avidez forte”.

A interpretação do resultado e a conduta são

A) infecção adquirida antes da gestação, sem necessidade de mais testes.

B) infecção adquirida durante a gestação, iniciar espiramicina e manter até o parto. 

C) imunidade remota, indicado repetir sorologia a cada 2 meses e no parto.

D) infecção recente, iniciar pirimetamina + sulfadiazina + ácido folínico e encaminhar para a referência de gestação de risco.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 88
Um homem com 20 anos de idade foi atendido em ambulatório de hospital secundário 7 dias após a sutura de ferimento corto-contuso no antebraço direito para retirada dos pontos. Relatava que, há 3 dias, sentia dor e a ferida encontrava-se abaulada e arroxeada.

Não relatou febre no período. A incisão com aproximadamente 10 cm estava suturada com pontos simples de fio de náilon, apresentava abaulamento doloroso em toda a extensão, pouco depressível e havia equimose das bordas da ferida. 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada. 

A) Retirar todos os pontos e manter as bordas aproximadas com esparadrapo microporoso. 

B) Prescrever antibiótico via oral e agendar retirada dos pontos após mais uma semana. 

C) Encaminhar ao pronto-socorro para revisão da hemostasia com anestesia. 

D) Retirar alguns pontos para drenagem da ferida e agendar retorno para avaliação.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 89
Um lactente masculino, de 2 meses, é levado à emergência com história de vômitos não biliosos que iniciaram com três semanas de vida e progressivamente pioraram. Há 2 dias, passou a vomitar após as mamadas e hoje o vômito está em jato.

Ao exame físico, apresenta-se irritado, faminto, muito emagrecido; no epigástrio, foi observado onda peristáltica se deslocando da esquerda para direita e, após a criança vomitar, palpada à direita, também no epigástrio, massa firme e móvel com cerca de 2 cm de diâmetro. 

Com base na principal hipótese diagnóstica, o distúrbio ácido-básico que se espera encontrar nesse lactente é 

A) alcalose metabólica hipoclorêmica.
B) acidose metabólica hiperclorêmica.
C) acidose metabólica hipoclorêmica.
D) alcalose metabólica hiperclorêmica.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 90
Um adolescente do sexo masculino, de 13 anos de idade, em atendimento de rotina, relata desânimo e cansaço para ajudar nas atividades domésticas e inapetência.

Recordatório alimentar: 3 sanduiches de pão de forma com manteiga e batata frita no almoço e no jantar, nos intervalos ingere balas e biscoitos, além de 1 000 mL de leite por dia.

Exame físico sem alterações, peso, estatura e IMC no percentil 50 das curvas de referência e G3P3 de acordo com estadiamento de Tanner. Hemograma: hemoglobina = 12,1 g/dL; hematócrito = 35%; VCM ≤ 75fl; CHCM ≤ 26,5g/dl. 

Considerando que a Organização Mundial de Saúde refere, de maneira geral para adolescentes, valores normais de hemoglobina ≥ 12g%, é correto afirmar que

A) o paciente apresenta anemia megaloblástica, sendo necessária a correção dietética com alimentos fontes de vitamina B12 e folatos. 

B) o paciente não apresenta alterações clínicas ou laboratoriais, sendo necessário investigar outras causas que justifiquem as queixas do mesmo. 

C) o paciente apresenta anemia carencial por deficiência de ferro, sendo necessária a correção dietética e a administração de sulfato ferroso. 

D) o paciente não apresenta anemia, contudo o resultado laboratorial sugere deficiência de ferro, devendo-se realizar a orientação dietética pertinente.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 91
Uma mulher com 45 anos de idade foi atendida em unidade básica de saúde referindo que, há 4 meses, foi realizada drenagem de abscesso perianal em pronto-socorro e, desde então, tem apresentado saída ocasional de secreção fétida por lesão dérmica no local. O exame físico evidenciou orifício cutâneo com saída de secreção amarelada à compressão, localizado anteriormente e acerca de 2 cm da borda anal. 

Com base nos dados apresentados, determine a alternativa com a orientação da conduta a ser seguida. 

A) Encaminhar para nova drenagem em pronto-socorro. 

B) Encaminhar para avaliação eletiva, em ambulatório especializado. 

C) Prescrever antibiótico por via oral e pomada anestésica. 

D) Prescrever anti-inflamatório por via oral e pomada com antibiótico.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 92 - ANULADA
Um paciente masculino, 33 anos de idade, agricultor, é internado com quadro de cansaço, adinamia, tosse, emagrecimento importante nos últimos 6 meses (cerca de 14 kg). Ao exame, mostra-se emagrecido, mucosas pouco coradas, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular preservado, estertores bilaterais. Tomografia de tórax apresenta lesões em brotamento com suspeita de tuberculose pós-primária. 

Diante desse caso, quais são, respectivamente, o diagnóstico diferencial, o exame a ser solicitado para confirmação da tuberculose e o tratamento a ser instituído? 

A) Pneumonia por estafilococo; solicitar pesquisa de BK e fungo em escarro; iniciar tratamento com rifampicina. 

B) Pneumonia por paracoccidioidomicose; solicitar biópsia tran-brônquica; iniciar rifampicina, isoniazida, pirazinamida. 

C) Pneumonia por estafilococo; solicitar lavado bronco alveolar para pesquisa de BK; iniciar rifampicina e pirazinamida. 

D) Pneumonia por paracoccidioidomicose; solicitar pesquisa de BK e fungo no escarro; iniciar rifampicina, isoniazida, pirazinamida. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 93 - ANULADA
Uma mulher de 34 anos de idade é atendida em pronto-socorro com desconforto abdominal, sem sinais de peritonite, com atraso menstrual de 3 semanas. Foi submetida à terceira tentativa de inseminação artificial, recentemente, e apresentava beta-hCG = 3 000 mUI/mL, dosado no dia anterior.

O médico solicitou uma ultrassonografia que evidenciou gestação ectópica à esquerda, com saco gestacional bem delimitado, sem batimentos cardíacos fetais e medindo 3 cm. 

Diante do quadro atual, qual a conduta apropriada? 

A) Iniciar tratamento com metotrexato 50 mg/m².

B) Adotar conduta expectante e dosar beta-hCG diariamente. 

C) Submeter a paciente a videolaparoscopia e salpingostomia.

D) Submeter a paciente a videolaparoscopia e salpingectomia. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 94
Um homem, com 58 anos de idade, foi atendido em ambulatório de hospital secundário. Relatava dor e queimação epigástrica que aumentava após a ingestão de alimentos, acompanhada de plenitude pós-prandial. Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou úlcera com 5 mm de diâmetro na parede anterior do antro gástrico, na região pré-pilórica. 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada a ser seguida. 

A) Solicitar endoscopia com biópsias seriadas para excluir neoplasia gástrica e pesquisar Helicobacter pylori. 

B) Indicar tratamento operatório pela localização da úlcera e risco de perfuração. 

C) Prescrever inibidor de secreção gástrica por 6 a 8 semanas e solicitar endoscopia com pesquisa de Helicobacter pylori, avaliando a cicatrização. 

D) Prescrever inibidor da secreção gástrica e tratar Helicobacter pylori empiricamente por sua prevalência em ulcerosos, evitando recidiva. 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 95
Uma menina de 3 anos de idade iniciou subitamente um quadro febril alto, apresentando irritabilidade e queixa de dor importante em perna direita, parando de andar. Ao exame, estava toxêmica.

Foi identificada dor localizada na face anterior do quadril direito, com edema e restrição da movimentação do quadril direito, permanecendo na posição de flexão-abdução e rotação externa.

Havia relato de trauma na escola poucos dias antes, tendo caído do balanço, mas não houve repercussão no dia do acidente. 

Diante do quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que define o diagnóstico provável. 

A) Febre reumática. 

B) Sinovite transitória do quadril. 

C) Doença de Legg-Perthes. 

D) Artrite séptica do quadril.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 96
No Brasil, a doença diarreica aguda é reconhecida como importante causa de morbimortalidade, mantendo relação direta com as precárias condições de vida e saúde dos indivíduos, em consequência da falta de saneamento básico, de desastres naturais (estiagem, seca e inundação) e da desnutrição crônica, entre outros fatores, de acordo com dados do Ministério da Saúde de 2019.

No sentido de melhorar o controle das doenças diarreicas agudas, o Ministério da Saúde orienta, como conduta relacionada à vigilância epidemiológica a ser adotada pela equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde, a 

A) monitorização, do tipo sentinela, das doenças diarreicas agudas. 

B) notificação compulsória semanal dos surtos de doença diarreica aguda apenas em crianças. 

C) notificação compulsória imediata de caso individual de doença diarreica aguda em criança. 

D) notificação compulsória dos casos isolados de doença diarreica aguda causada por água e/ou alimento.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 97
Uma mulher, de 27 anos de idade, teve uma cesárea há 2 horas. Seu acompanhante notou um sangramento vaginal e chamou a equipe de enfermagem. Na checagem dos sinais vitais, foi constatada uma pressão arterial = 90/50 mmHg e um pulso de 112 = bpm.

Frente a esse quadro, assinale a alternativa correta. 

A) A paciente apresenta quadro de instabilidade hemodinâmica, portanto, medidas de ressuscitação devem ser iniciadas imediatamente. 

B) A paciente apresenta sinais vitais estáveis para o período puerperal, porém é importante que seja monitorizada em terapia intensiva pelo alto risco de sangramento em período puerperal. 

C) A paciente apresenta estabilidade hemodinâmica e sinais vitais normais para o período de puerpério. É necessário um controle mais frequente de sinais vitais e sangramento. 

D) A paciente apresenta um quadro que pode indicar dano cerebral, portanto, deve ser transferida para Unidade de Terapia Intensiva imediatamente.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 98
Em 2006, foi implantada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

De acordo com essa política, é correto afirmar que 

A) o seu campo de atuação envolve sistemas médicos simplificados com a utilização de recursos terapêuticos simples. 

B) estimula mecanismos naturais de tratamento de algumas doenças e recuperação da saúde com utilização de tecnologias frágeis e nem sempre seguras. 

C) limita o acesso à tecnologia de ponta e aumenta o número de atendimentos nas unidades, contribuindo para ampliar a resolubilidade do sistema. 

D) compartilha da visão ampliada do processo saúdedoença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 99
Um homem de 40 anos de idade, que trabalha com extrativismo florestal no interior do estado do Amazonas, onde passa a maior parte do ano, procurou atendimento médico em Unidade Básica de Saúde devido à lesão exulcerada em tórax há 6 meses, evoluindo com aumento progressivo. Ao exame físico, não apresenta alterações, exceto a lesão única abaixo, a qual foi biopsiada.

Um homem de 40 anos de idade, que trabalha com extrativismo florestal no interior do estado do Amazonas, onde passa a maior parte do ano, procurou atendimento médico em Unidade Básica de Saúde devido à lesão exulcerada em tórax há 6 meses, evoluindo com aumento progressivo. Ao exame físico, não apresenta alterações, exceto a lesão única abaixo, a qual foi biopsiada.


O resultado do exame histopatológico esperado para esse caso e o tratamento proposto devem ser 

A) infiltrado neutrofílico com aspecto verde maçã quando corado pelo Vermelho Congo; fluconazol. 

B) células de Kupffer acompanhadas de nódulos regenerativos com áreas de fibrose; prednisona. 

C) infiltrado inflamatório inespecífico com células de Hürthle e presença de invasão vascular; benzonidazol. 

D) granulomas e estruturas arredondadas compatíveis com formas amastigotas; N-metilglucamina.


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 100
Uma mulher com 55 anos de idade procura a unidade de emergência referenciada com queixa de dor precordial em aperto há 12 horas. Antecedentes pessoais: diabética tipo 2, há 12 anos, em uso de metformina 1 500 mg ao dia e glicazida 30 mg ao dia, hipertensão arterial, há 8 anos, em uso de captopril 150 mg ao dia.

Exame físico da admissão: PA = 100 x 60 mmHg, FC = 70 bpm, FR = 18 irpm, Sat = 92%. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos sem sopros, murmúrio vesicular presente e simétrico com estertores crepitantes em base, abdome globoso, fígado há 4 cm do rebordo costal direito, baço não percutível. Extremidades: pulsos periféricos diminuído, edema 3+/4+. ECG abaixo:

Exame físico da admissão: PA = 100 x 60 mmHg, FC = 70 bpm, FR = 18 irpm, Sat = 92%. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos sem sopros, murmúrio vesicular presente e simétrico com estertores crepitantes em base, abdome globoso, fígado há 4 cm do rebordo costal direito, baço não percutível. Extremidades: pulsos periféricos diminuído, edema 3+/4+. ECG abaixo:

Diante do quadro apresentado, o diagnóstico e tratamento são 

A) infarto agudo do miocárdio e trombólise com ateplase. 
B) infarto do miocárdio evoluído e cateterismo. 
C) síndrome coronariana aguda e balão intra-aórtico. 
D) pericardite aguda e colchicina.


PROVA DISCURSIVA

REVALIDA 2021 - QUESTÃO 01 
Lesões traumáticas podem variar de pequenas feridas isoladas a lesões complexas envolvendo múltiplos sistemas/aparelhos. Todos os pacientes, vítimas de trauma, demandam avaliação sistematizada para melhorar os desfechos e reduzir o risco da não identificação de lesões. Para esta questão, vamos considerar o A B C D E do trauma. 

A obstrução de vias aéreas é a principal causa de morte imediatamente após o trauma. 

Com base no que foi apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir. 

- Cite três causas de obstrução de vias aéreas em um paciente politraumatizado. (valor: 5,0 pontos)

- Cite as duas letras do A B C D E que estão envolvidas nessa avaliação, explicando o que cada uma significa. (valor: 5,0 pontos)


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 02 
Uma mulher de 21 anos de idade chega ao ambulatório alegando ter sido vítima de violência sexual na noite anterior. Encontrava-se abatida, chorosa e com dificuldades de se expressar, mas sem sinais evidentes de agressão física. Disse ter demorado para procurar assistência médica porque não queria registrar queixa policial. 

Diante dessa situação, responda as questões a seguir. 

- Como o médico deve orientar a paciente quanto ao registro da ocorrência? (valor: 2,0 pontos) 

- Quais são as etapas do atendimento dessa mulher? (valor: 6,0 pontos) 

- Caso a mulher se recuse a ser examinada, como o médico deve proceder? (valor: 2,0 pontos)


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 03 
Uma mulher de 50 anos de idade é trazida ao serviço de pronto atendimento devido à confusão mental às 7 horas da manhã. Os familiares informam que ela gozava de boa saúde até 3 dias atrás, apenas com queixas episódicas de dores abdominais que já lhe incomodavam há alguns meses, contudo, ainda não havia procurado atendimento médico.

Os familiares não tinham condições de caracterizar melhor essa queixa, mas informaram que ela fazia uso de escopolamina durante as crises, com alívio dos sintomas. Há 3 dias, as dores abdominais se tornaram mais frequentes, não cedendo com o uso de escopolamina e, então, iniciou, por conta própria, cetoprofeno. Ontem notaram que a paciente estava com a pele amarelada e teve início de febre. De madrugada, a paciente começou a ficar agitada, não conseguindo identificar seus familiares e sua casa. Foi, então, que os parentes decidiram levá-la ao atendimento.

Ao exame, a paciente é obesa, com icterícia cutaneomucosa, apresentando nítida confusão mental, sem sinais focais, mas reagindo com movimentos de defesa quando é realizada a tentativa de palpar o abdome. A pressão arterial é de 80 x 60 mmHg, encontra-se febril (39,7 °C) e taquicárdica (106 bpm).

Ultrassonografia de abdome superior de 1 ano atrás evidenciava cálculos biliares em vesícula biliar. 

Em relação ao caso apresentado, responda às assertivas a seguir. 

- Qual sua hipótese diagnóstica para essa paciente (diagnóstico sindrômico, topográfico e etiológico)? (valor: 2,5 pontos) 

- Cite ao menos quatro achados clínicos descritos no caso que corroboram com seu diagnóstico (valor: 2,5 pontos) 

- Quais exames diagnósticos devem ser solicitados à paciente? (valor: 2,5 pontos) 

- Qual sua proposta terapêutica para o caso? (valor: 2,5 pontos) 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 04
“O modelo de Registro Clínico Orientado por Problemas (RCOP) foi o modelo adotado pelo Sistema e-SUS AB para estruturação da funcionalidade de Prontuário Eletrônico do Cidadão. Esse modelo ajuda na sistematização e consolidação dos conceitos de lista de problemas e do próprio conceito de prontuário orientado por problemas, trazendo como uma das principais ferramentas o método SOAP para registro das notas de evolução clínica” (Ministério da Saúde, 2020).

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), instituído por meio da Portaria GM/MS n. 1.412, de 10 de julho de 2013, é operacionalizado através da Estratégia e-SUS AB para sua operacionalização. 

Considerando o caso clínico que se segue e a Estratégia e-SUS AB, responda aos itens solicitados. Um homem de 33 anos de idade, é atendido em consulta de demanda espontânea pelo médico da Unidade de Estratégia de Saúde da Família, com queixa de cefaleia de início há 5 dias, holocraniana, pulsátil. Os sinais vitais são medidos no consultório: pressão arterial = 122 x 78 mmHg; frequência cardíaca = 86 bpm; temperatura axilar = 36,2 ºC; frequência respiratória = 16 irpm. João fala que está com problemas em casa, com sua esposa.

Quando questionado, João relaciona a dor de cabeça a estresse emocional no trabalho e família. Nega desmaios, convulsões, febre, piora súbita da dor de cabeça ou sintomas respiratórios. Já vacinou contra Sars-Cov-2 há 30 dias, não teve efeitos colaterais, tomou 2 doses com intervalo de 30 dias, mas não lembra qual imunizante. Exame físico sem alterações. Fala que a dor de cabeça alivia quando toma dipirona e que, nesse momento, a dor está bem melhor.

O médico avalia como principal hipótese diagnóstica: cefaleia a/e – tensional? Secundária? Migrânea? Prescreve ansiolítico e discute o caso com o psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, que programa psicoterapia breve para o paciente. Antes de sair, João, envergonhado, comenta que sua esposa o cobra de “não durar mais que 5 minutos na hora H”. O médico marca uma nova consulta em 30 dias para tratar dos problemas sexuais de João. 

A partir da situação apresentada, responda às questões a seguir. 

- Indique e descreva 3 objetivos preconizados pela Estratégia e-SUS AB. (valor: 3,0 pontos) 

- Faça o registro do atendimento realizado, utilizando o método SOAP – Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano – transcrevendo ou sintetizando o caso acima e os atribua aos respectivos campos do método, tal qual deverá ser registrado no prontuário eletrônico do paciente. (valor: 5,0 pontos) 

- Com relação à Avaliação e Plano desse atendimento, indique 2 outros problemas que estão presentes nesse caso clínico e cite como o médico poderia abordar esses problemas. (valor: 2,0 pontos) 


REVALIDA 2021 - QUESTÃO 05
Um paciente de 5 anos, previamente hígido, é levado ao pronto atendimento devido à febre de até 38,7 °C, coriza e tosse persistente há 3 dias, principalmente à noite. Ao exame físico, apresentava-se com murmúrio vesicular abolido na base esquerda, frequência respiratória = 46 irpm, estertores finos, difusos e homogêneos, principalmente à esquerda e tiragem intercostal e subcostal. Saturimetria = 98%. Sem outras alterações ao exame físico. 

Considerando o caso acima, responda às questões a seguir. 

- Elabore a hipótese diagnóstica mais provável, citando o agente etiológico mais comum. (valor: 3 pontos) 

- Estabeleça o dado do exame físico que apresenta a melhor sensibilidade, especificidade e os melhores valores preditivos positivo e negativo para permitir esse diagnóstico. (valor: 1 ponto) 

- Proponha a conduta adequada frente à situação apresentada. (valor: 6 pontos) 


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,381,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1410,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,380,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8338,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60761,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Revalida 2021 com Gabarito
Prova Revalida 2021 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKs5yRbw6hBD6op3CSEvu0IjDDbA9-bfT95ME8fClCkcq8Uuge2OdR672dcsYQQIMICQIEWw1Y6iLk61RVHwYHB5RvCxPu8qDvWROdB8pgLhGrAvM1Sg6D3SulBeMhyphenhyphenMl2CPYzwKzJjzE/s16000/revalida.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKs5yRbw6hBD6op3CSEvu0IjDDbA9-bfT95ME8fClCkcq8Uuge2OdR672dcsYQQIMICQIEWw1Y6iLk61RVHwYHB5RvCxPu8qDvWROdB8pgLhGrAvM1Sg6D3SulBeMhyphenhyphenMl2CPYzwKzJjzE/s72-c/revalida.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-revalida-2021-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-revalida-2021-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo