Prova Administração Pública ENADE 2015 com Gabarito

Prova Administração Pública ENADE 2015 com Gabarito
ENADE 2023

Prova Administração Pública ENADE 2015 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2015: Não basta sermos morais, apegados a valores da tradição. Isso nos faria moralistas e tradicionalistas, fechados em nosso sistema de valores. Cumpre também sermos éticos, quer dizer, abertos a valores que ultrapassam aqueles do sistema tradicional ou de alguma cultura determinada. Abertos a valores que concernem a todos os humanos, como a preservação da casa comum, o nosso esplendoroso planeta azul-branco.

Valores do respeito à dignidade do corpo, da defesa da vida sob todas as suas formas, do amor à verdade, da compaixão para com os sofredores e os indefesos. Valores do combate à corrupção, à violência e à guerra. Valores que nos tornam sensíveis ao novo que emerge, com responsabilidade, seriedade e sentido de contemporaneidade.
BOFF, L A águia e a galinha, a metáfora da condição humana. 40 ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1997 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Moral e ética são palavras empregadas muitas vezes como sinônimos, a despeito da diferença conceitual que apresentam.

II. É fundamental que haja respeito a todo ser humano, independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.

III. A ética de responsabilidade também pode referir-se ao conjunto de princípios e normas que determinadas pessoas estabelecem para seu exercício profissional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE 2015: Parte das dificuldades vivenciadas no gerenciamento de setores organizacionais pode estar relacionada à inteligência emocional (IE). O modo de lidar com as emoções no ambiente de trabalho pode comprometer o desempenho de servidores no gerenciamento de setores da administração pública, além de gerar insatisfação e desmotivação no trabalho.

Com base nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. De um modo geral, evidências empíricas sugerem que, quanto maior a IE de uma pessoa, melhor seu desempenho no trabalho.

PORQUE

II. São provavelmente mais eficazes as pessoas que conhecem suas próprias emoções e conseguem interpretar pistas emocionais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 11
ENADE 2015: O Projeto Rondon é uma ação do Ministério da Defesa, com a finalidade de viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Tem como principal objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações mais necessitadas, por meio de ações que tragam efeitos duradouros para a economia, a saúde, a educação e o meio ambiente e que melhorem a qualidade e a eficiência da administração do local de atuação.

O Projeto Rondon atua, junto com as lideranças locais, na melhoria da qualidade de vida das comunidades, e pode ser considerado uma lição de vida e de cidadania, uma maneira de conhecer um Brasil que está além dos livros.
Disponível em: <http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).

A partir do texto e considerando sua inter-relação com os atores sociais e o planejamento governamental, avalie as seguintes afirmações.

I. O Projeto Rondon fomenta a legitimidade social e a eficiência da administração municipal ao viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos que envolvem a gestão de políticas públicas.

II. O desenvolvimento local sustentável e o fortalecimento da cidadania dependem da ação do Ministério da Defesa, que atua de forma a garantir espaço para que a população se envolva junto ao planejamento público municipal.

III. Uma das inovações do setor público é o constante processo de melhoria das relações de cooperação federativa existente entre a União e municípios, que visam aprimorar as condições de vida e bem-estar da população, a exemplo do Projeto Rondon.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2015: No contexto da administração pública, os servidores muitas vezes obedecem a ordens por se sentirem obrigados a seguir as denominadas “regras do jogo”. Ao observar essa relação, o gestor está adotando uma atitude de autoridade por

A) sanção.

B) delegação.

C) confiança.

D) legitimação.

E) identificação.


QUESTÃO 13
ENADE 2015: Os pressupostos da teoria da agência, de Jensen e Meckling, estão embasados em uma relação contratual na qual o principal encarrega o agente de desenvolver alguma atividade de seu interesse, podendo surgir Os seguintes conflitos nessa relação: (i) divergência de objetivos entre principal e agente, (ii) dificuldade de monitoramento das ações do agente e (iii) divergência de posicionamento, entre principal e agente, em relação ao risco envolvido no gerenciamento da atividade.

Percebe-se que o problema de agência fundamenta-se, principalmente, na questão da informação incompleta (assimétrica), que remete à posse, pelo agente, de um conjunto privilegiado de informações sobre as atividades desenvolvidas no relacionamento com o principal.
BAIRRAL, M. A. C; SILVA, A. H. C; ALVES, E. 1. 5. Transparência no setor público: uma análise dos relatórios de gestão anuais de entidades  públicas federais no ano de 2010. Revista de Administração Pública, v. 49, n.3, maio/junho 2015 (adaptado).

Considerando o texto acima e sua inter relação com a avaliação de políticas públicas, avalie as seguintes afirmações.

I. A criação da Lei de Responsabilidade Fiscal inviabiliza a aplicação da teoria da agência na administração pública, pois o cidadão (agente) possui informações completas acerca das atividades desenvolvidas pelo gestor público (principal), inexistindo conflito de agência.

II. Na prestação de contas públicas, a divulgação de informações incompletas pelo gestor público (agente) ao cidadão (principal), prejudica o monitoramento de políticas públicas implementadas.

III. A transparência na divulgação da informação pública serve como uma forma de aproximação entre o cidadão (principal) e o gestor público (agente), o que facilita a avaliação de políticas públicas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 14
ENADE 2015: A gestora de um programa desenvolvido em uma escola pública estadual está planejando realizar pesquisa para avaliar a qualidade do programa ofertado. Ela reuniu a sua equipe para formular o planejamento da pesquisa e apresentou uma proposta que contempla um estudo exploratório inicial para verificar a percepção de alguns jovens que participaram do programa. Após discussões, foram propostos os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista e observação em salas de aula de dois cursos que estão em andamento.

Com relação aos métodos de coleta de dados mencionados, avalie as afirmações a seguir.

I. A realização de entrevista semiestruturada possibilita captar as visões e opiniões dos participantes do programa, sendo flexível sua condução pelo entrevistador.

II. O grupo focal caracteriza-se por ser uma entrevista rápida e que contempla mais de um participante ao mesmo tempo.

III. A observação é um processo complexo que combina sensação e percepção, identificadas a partir do olhar sistemático sobre as ações das pessoas e contempla o registro, a análise e a interpretação de seu comportamento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2015: As tecnologias da informação e comunicação (TIC) amparam o desenvolvimento institucional, influenciam a vida social e, quando bem usadas, promovem crescimento e desenvolvimento da sociedade. A aquisição de uma infraestrutura de TIC que sirva de base para a criação dos serviços  de governo eletrônico é pré-requisito para o fornecimento de melhores serviços à sociedade, a custos mais baixos. Assim, na implantação de novas tecnologias, o gestor deve garantir a interoperabilidade, característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto.

A partir dessas informações, conclui-se que para dar o suporte às instituições públicas e à troca de informações entre os diversos órgãos do governo, é preciso considerar

A) o endereço eletrônico (e-mail) dos usuários do sistema, para que o destinatário de uma mensagem enviada por meio da rede possa ser identificado e localizado de maneira rápida, única e segura.

B) os sistemas legados, a diversidade de plataformas de hardware e software instaladas e a multiplicidade de produtos e componentes utilizados nos órgãos.

C) as comunicações administrativas como parte essencial do processo de decisão organizacional.

D) a rapidez das informações entre os espaços públicos e seus stakeholders.

E) a publicidade das informações com rapidez e licitude.


QUESTÃO 16
ENADE 2015: O crescimento econômico, observado a partir das variações anuais do produto interno bruto (PIB) da última década, e a redução da desigualdade de renda medida pelas pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — evolução do coeficiente de Gini do rendimento mensal das pessoas de quinze anos de idade ou mais — mostraram-se fatores favoráveis à melhoria das condições de vida da população brasileira. As variações anuais do PIB de 2000 a 2010, mesmo com oscilações, lograram ser superiores às duas décadas anteriores.
Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br>. Acesso em: 5 ago. 2015 (adaptado).

No âmbito da gestão pública, pesquisas que visam ao estudo do crescimento econômico, à redução da desigualdade de renda e à melhoria das condições de vida da população podem ser analisadas sob algumas perspectivas estatísticas, que incluem

I. estudo de variáveis qualitativas relacionadas a atributos populacionais que não apresentam estrutura numérica, como classe social, gênero, cor, raça, escolaridade e região geográfica.

II. análise inferencial, que consiste em tirar conclusões a respeito de uma população, a partir de uma amostra representativa dessa população, como, por exemplo, explicar a evolução do coeficiente de Gini a partir de ações governamentais — melhoria salarial e ampliação do acesso à educação.

III. estudo de classes do PIB, em que os dados são agrupados para o cálculo da sua frequência absoluta, sendo essa frequência correspondente à proporção do número de observações em determinada classe, em relação ao total de observações obtidas.

É correto o que se afirma

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 17
ENADE 2015: A população de uma cidade está preocupada com as notícias divulgadas na mídia sobre os problemas constantes no sítio de acesso ao portal de transparência do município, que dificultam o acompanhamento da gestão dos gastos públicos da prefeitura. A associação de moradores solicitou ao presidente da câmara municipal uma audiência pública com a participação do Ministério Público e a sociedade civil para discutir o problema.

No requerimento assinado por grande parte da população, justifica-se a audiência pública com base no disposto no art. 6º da Lei nº 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, que estabelece garantias a serem asseguradas por órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis.

Considerando a situação hipotética e tendo como referência o art. 6º da referida lei, avalie as garantias a seguir.

I. Proteção da informação, com garantia de sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

II. Definição de uma política de marketing social, com vistas a criar um sistema de comunicação institucional.

III. Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

Está de acordo com a Lei nº 12.527/2011 o que se

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 18
ENADE 2015: A Secretaria Estadual de Saúde (SES) atrasou o pagamento dos servidores da área da limpeza e higienização de um grande hospital. Tal situação acarretou uma greve dessa categoria e, passados quinze dias de greve, a situação ficou insustentável.

A SES, sem opções, decidiu iniciar negociação com o movimento grevista, mas com uma condição: o processo deveria ter um mediador. O movimento grevista concordou com a condição e o seu gestor recebeu a responsabilidade de definir quem seria o mediador. Tendo em vista que a situação de bem-estar dos diversos pacientes estava em risco, o gestor se adiantou em definir o mediador e, para isso, tomou algumas decisões.

Com base nessa situação hipotética, avalie as seguintes decisões tomadas pelo gestor.

I. Reuniu-se com ambas as partes (SES e movimento grevista) para definir um nome para o processo de mediação, ou seja, o mediador deveria ser definido em comum acordo com as partes.

II. Esclareceu a ambas as partes que o mediador seria um terceiro neutro, devendo buscar de forma imparcial uma solução “ganha-ganha”, que seria registrada em seu veredito final.

III. Esclareceu a ambas as partes que o mediador iria atuar ativamente no processo, buscando aproximar a SES e o movimento grevista do diálogo e do entendimento acerca do tema em conflito.

É correta a decisão apresentada em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2015: No âmbito do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), a gestão de processos orientada à obtenção de resultados guarda forte correlação com a estratégia de implementação de Cartas de Serviços ao Cidadão, ferramenta constante do conjunto de soluções ofertadas pelo Programa e tornada obrigatória para os órgãos do Poder Executivo Federal que prestam atendimento direto ao público desde 2009.

Nesse sentido, os compromissos de qualidade presentes nas Cartas de Serviços configuram um sinônimo da descrição dos resultados a serem atingidos pelos processos, principalmente complementados por meio de indicadores de desempenho. A Carta de Serviços ao Cidadão é recomendável a todo órgão público que exerça atividades de prestação de serviços públicos direcionado à sociedade em geral ou a outros órgãos e entidades executivas.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
(Carta de Serviços ao Cidadão — Guia Metodológico;
Brasília: MPOG, 2014 (adaptado).

O assunto tratado no texto acima diz respeito

A) à Carta de Serviços ao Cidadão, cujo objetivo principal é facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo GesPública.

B) à desburocratização dos processos no Poder Executivo Federal, intensificada pelo atendimento ao solicitado nas Cartas de Serviços enviadas pelos Cidadãos a partir de 2009.

C) à Carta de Serviços ao Cidadão, que, facultada ao Poder Executivo e a qualquer órgão público, visa avaliar o desempenho dos servidores públicos que prestam serviços diretos ao cidadão.

D) ao cumprimento do princípio da transparência na gestão pública, exercido por meio de Cartas de Serviços postadas aos cidadãos, com a descrição dos resultados a serem atingidos pelo GesPública.

E) ao documento no qual o órgão ou a entidade pública estabelece o compromisso de observar padrões de qualidade, eficiência e eficácia na execução de suas atividades, perante os seus públicos-alvo e a sociedade em geral.


QUESTÃO 20
ENADE 2015: O assédio moral nas relações de trabalho, realidade vivenciada em organizações públicas e privadas, é considerado crime e pode ocasionar desagregação e degradação das relações de trabalho e exclusão social. Entre as diversas definições para assédio moral no trabalho, apresenta-se:

“É uma conduta abusiva e intencional, frequente € repetida, que ocorre no ambiente de trabalho e que visa a diminuir, humilhar, vexar, constranger, desqualificar e demolir psiquicamente um indivíduo ou um grupo, degradando as suas condições de trabalho, atingindo a sua dignidade e colocando em risco a sua integridade pessoal e profissional.”
FREITAS, M. E; HELOANI, R;; BARRETO, M. Assédio moral no trabalho.
São Paulo: Cengage Leaming, 2008 (adaptado).

A partir desse texto, avalie as seguintes situações, de acordo com o conceito de assédio moral no ambiente de trabalho.

I. Aviltamento das condições de trabalho do servidor ou funcionário.

II. Acusação sem fundamento e vitimização do servidor ou funcionário.

III. Promessa não cumprida de benefício por trabalho realizado.

IV. Chantagem e ameaça velada exercidas pelo gestor superior do servidor ou funcionário.

São consideradas situações de assédio moral apenas as condutas descritas em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 21
ENADE 2015: No sistema tributário nacional, vigoram mecanismos de transferências intergovernamentais que objetivam promover equilíbrio fiscal entre as unidades da Federação (estados e municípios). De modo especial, o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) é uma transferência intergovernamental definida na Constituição Federal, por meio da qual a União repassa recursos financeiros aos estados, sendo composto por 21,5% do produto da arrecadação dos impostos que incidem sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (PI).

No quadro a seguir são apresentados os percentuais da participação do FPE na composição da receita total dos estados, no exercício de 2012.

INDAGACAO

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O FPE é um instrumento de redistribuição de renda para as famílias.

II. A análise dos dados da tabela demonstra que “o FPE promove maior correção das distorções de arrecadação nas regiões Norte e Nordeste.

III. As transferências do FPE permitem que os estados cuja base tributária é restrita possam investir na melhoria dos serviços públicos em geral.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 22
ENADE 2015: A Controladoria-Geral da União (CGU), cumprindo sua função, tem realizado, em conjunto com a Polícia Federal (PF), o Ministério Público (MP), a Receita Federal e outros órgãos de controle federais e estaduais, investigações com o objetivo de desarticular organizações criminosas especializadas em desviar recursos públicos. As principais constatações identificadas pela CGU dizem respeito a fraudes em licitações e contratos; e a sobre preço e superfaturamento na execução de programas de governo.
Disponível em: <http:/ (www cgu.govbr>.

Acesso em: 6 ago. 2015 (adaptado). Com relação à ética e à responsabilidade pela res pública, avalie as afirmações a seguir.

I. Obras, serviços, compras e alienações devem ser contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições 2 todos os concorrentes, ressalvados os casos especificados na legislação.

II. A notícia acima está relacionada ao combate o ato de frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de alguém obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.

III. As operações especiais da CGU são de interesse público e condizentes com a repressão dos crimes definidos na Lei nº 8.666/1993, os quais, ainda que simplesmente tentados, sujeitam os seus autores, quando servidores públicos, à perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo, além das sanções penais cabíveis.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 23
ENADE 2015: Os dados obtidos no infográfico a seguir referem-se à realização de exame clínico das mamas em mulheres com quarenta anos de idade ou mais, segundo a localização de domicílio, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

INDAGACAO

Considerando as informações apresentadas e a discussão acerca da equidade na promoção de políticas públicas no Brasil, assinale a opção correta.

A) Os investimentos para a realização dos exames de mamografia são maiores na área rural.

B) O gráfico faz referência à realização de exames preventivos do câncer de mamas, no Brasil, nos últimos dez anos.

C) O gráfico evidencia a desigualdade de acesso aos exames clínicos entre mulheres residentes nas áreas urbanas e rurais.

D) Comparando-se as áreas urbana e rural, verifica-se pequena diferença no percentual de mulheres de quarenta anos de idade ou mais que realizaram mamografia.

E) As políticas públicas de saúde no país devem concentrar-se principalmente e prioritariamente na área urbana, onde se localiza a maioria das mulheres.


QUESTÃO 24
ENADE 2015: A superintendência de uma organização pública decidiu transferir um setor para um prédio que dispunha de mais espaço físico, onde as atividades poderiam ser melhor desempenhadas. Após exposição do projeto, funcionários manifestaram insatisfação com a mudança. Muitos trabalhavam há vinte anos no setor, moravam perto do prédio atual e consideravam inadmissível recorrer a transporte para ir a outro local, mesmo se fosse subsidiado pela organização.

Após nove meses de negociação com o sindicato da categoria, que tentava convencer a superintendência a não dar continuidade à mudança, decretou-se a suspensão temporária do projeto. Houve troca de governo e, por consequência, mudança de superintendente, o que corroborou para a manutenção da suspensão da transferência do setor.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, relativas aos princípios que regem a administração pública.

I. O princípio da eficiência não foi atendido, pois a gestão não conseguiu otimizar o aproveitamento dos recursos públicos.

II. O princípio da razoabilidade não foi atendido, pois priorizou-se o interesse da coletividade em detrimento do da superintendência.

III. O princípio da discricionariedade institucional demonstra a incompetência da gestão, que não moveu uma das suas estruturas para outra sede mais apropriada.

IV. O princípio da supremacia do interesse público, que prevalece ao particular, não foi atendido.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 25
ENADE 2015: É inegável que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, ao estabelecer normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal, representa importante avanço na forma de administrar os tributos que os contribuintes recolhem aos cofres públicos.

Em relação à LRF, avalie as afirmações a seguir.

I. O propósito dessa lei é elevar o princípio da impessoalidade na gestão pública, uma vez que todos os cidadãos serão beneficiados pelo repasse tributário de poder.

II. A União, os estados e os municípios, com exceção do Distrito Federal, deverão seguir as regras estabelecidas nessa norma.

III. Os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — estão obrigados a seguir o disposto nessa lei.

IV. Os objetivos dessa lei abrangem a melhoria da administração das contas públicas de países que comercializam com o Brasil.

V. A LRF impõe limites para despesas com pessoal e para o endividamento público.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) IV.
C) II e III.
D) III e V.
E) I, II, IV e V.


QUESTÃO 26
ENADE 2015: Uma prefeitura municipal do interior do estado de Minas Gerais incentivou a criação de associações de pequenos produtores rurais para a produção de leite in natura, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da localidade e a fixação da população na zona rural.

Após alguns anos, foi realizado um estudo sobre a dinâmica de constituição e gestão de redes de pequenos produtores como estratégia de inserção e ampliação dos negócios na cadeia produtiva do leite. No estudo, pesquisou-se uma das associações, obtendo-se os seguintes diálogos nas entrevistas de campo.

INDAGACAO

Considerando os diálogos acima apresentados, avalie as afirmações a seguir à luz da teoria de custos de transação (TCT).

I. Na sequência 1, o entrevistado demonstra por meio da assertiva “vale o fio do cabelo do bigode do homem, vale a palavra do homem”, que o tipo de contrato mantido entre os associados é tácito, decorrente da confiabilidade entre os parceiros, o que implica baixa complexidade de salvaguardas de acordo contratual e baixo custo de transação.

II. Na sequência 2, o entrevistado demonstra que existe uma assimetria das informações entre a associação e o laticínio na negociação mensal do preço do leite in natura.

III. Na sequência 3, o entrevistado aborda questões que dizem respeito às especificidades dos ativos por imputarem transações econômicas diferenciadas, seja por fatores relacionados ao capital humano e o custo de transporte, seja por fatores relativos à especificidade de lugar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
ENADE 2015: Uma característica importante dos processos é a interfuncionalidade. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais, interfuncionais, interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, em se tratando da administração pública, e em sintonia com seus princípios básicos, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições, como ocorre na execução de políticas públicas.
Disponível em: <http://www gespublica.govbr>.
Acesso em: 5 ago. 2015 (adaptado)

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os profissionais responsáveis pela gestão de processos na administração pública devem possuir uma visão do todo da organização e das suas diferentes unidades funcionais.

PORQUE

II. O especialista em gestão de processos deve procurar otimizar os resultados de cada área funcional como condição para que as suas respectivas fronteiras sejam ultrapassadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 28
ENADE 2015: A gerente de compras e licitações de uma universidade pública federal resolveu implantar um programa de compras sustentáveis para a instituição, visando atender ao disposto no Decreto nº 7.746/2012. Para viabilizar a implantação do programa, criou um grupo de trabalho para discutir as diretrizes da sustentabilidade, previstas no art. 4º do dispositivo legal, e definir os procedimentos para a implantação de uma política de contratações sustentáveis.

A partir da implantação do programa, a universidade estabeleceu critérios para as contratações, seguindo algumas diretrizes de sustentabilidade.

Com base na situação hipotética apresentada, avalie as seguintes diretrizes.

I. Dar preferência a materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.

II. Aumentar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra terceirizada.

III. Valorizar o uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais.

IV. Priorizar a aquisição de equipamentos e serviços com menor vida útil e custo.

São diretrizes corretas a serem seguidas pela universidade apenas as apresentadas em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


QUESTÃO 29
ENADE 2015: Essa edição do Orçamento Participativo (OP) conta com o montante de R$ 150 milhões do orçamento municipal à ser distribuído entre as nove regiões da cidade. O valor supera em 15,4% os recursos disponibilizados para o OP 2013/2014. A novidade foi anunciada pelo prefeito municipal na abertura do novo Orçamento Participativo, que também assinou ordens de serviço e autorizou a licitação de 147 empreendimentos do OP.

Após a abertura nas regionais, as comunidades dos bairros e vilas terão até o final do mês para se reunir e discutir suas demandas prioritárias, que devem ser entregues à prefeitura. A partir daí, o Poder Executivo fará a triagem e a elaboração dos pareceres técnicos de cada uma das solicitações.

No início do último bimestre começa a segunda rodada de participação, por meio das assembleias, nos territórios de gestão compartilhada, para a votação dos projetos e eleição de representantes. Os delegados eleitos participarão da Caravana e do Fórum Regional de Prioridades, momento em que serão definidos até 14 empreendimentos por região.
Disponível em: <tto://uwwwotempo.com.br>. Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).

Considerando a notícia acima e sua inter-relação com o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O prefeito municipal atendeu aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do Estatuto da Cidade, ao destinar o valor mínimo de R$ 150 milhões para o Orçamento Participativo (OP).

II. O município está garantindo a gestão democrática por meio da participação popular e, além disso, cumpre a obrigatoriedade de aplicação mínima de 15% dos recursos referentes ao OP do ano anterior, conforme disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

III. A prefeitura municipal leva em consideração a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 30
ENADE 2015: O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de um município mapeou as ocorrências das reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor, no período de janeiro a julho de 2015, conforme tabela 1.

Tabela 1: Ocorrências
INDAGACAO

Diante das estatísticas obtidas, a equipe técnica do DAE aplicou a metodologia da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para a tomada de decisão das ações para minorar os problemas diagnosticados. Assim, determinou as notas de 1 a 5 para cada ocorrência conforme a gravidade, a urgência e a tendência, de acordo com a tabela 2.

Tabela 2: Escalas
INDAGACAO

Aplicada a metodologia da Matriz GUT às ocorrências registradas, obteve-se o resultado apresentado na tabela 3.

Tabela 3: Ocorrências e escalas quantitativas
indagacao

A partir dos dados apresentados nas tabelas, avalie as afirmações a seguir, no que diz respeito ao grau de importância das reclamações.

I. A reclamação relativa à demora nas intervenções de manutenção na rede e falta de fornecimento de água são as de maior importância.

II. A reclamação quanto à problemas com hidrômetros é a ocorrência de menor importância, em comparação com as demais.

III. A reclamação relacionada à vazamentos na rede de esgoto supera, em grau de importância, 2 relacionada à problemas com hidrômetros.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 31
ENADE 2015: O Decreto nº 5.707/2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.

Considerando-se que o diretor de gestão de pessoas de um órgão federal esteja negociando os critérios de atribuições de cargos com o superintendente da unidade para a implantação da PNDP, o instrumento prioritário para essa negociação, segundo o art. 5º do referido decreto, é

A) apolítica de benefícios.

B) o sistema de gestão por competências.

C) o sistema de gestão do conhecimento.

D) o sistema de gestão de desempenho.

E) o conjunto de diretrizes para a organização de concursos públicos.


QUESTÃO 32
ENADE 2015: Ao Estado tem sido demandado oferecer bens e serviços em maior quantidade e qualidade, sem aumento de custos e com maior transparência e equidade no gasto público. Redefinir e reorganizar os padrões de gestão pública em um contexto de fortes mudanças advindas da democratização, de restrições fiscais e de competitividade são temas da agenda dos governantes. A gestão pública orientada para resultados tem-se mostrado uma resposta a esses desafios.
PARES, A.; VALLE, B. A retomada do planejamento governamental
no Brasil e seus desafios. In: GIACOMONI, 1; PAGNUSSAT, J. L (Org.).
Planejamento e orçamento governamental
v.2. Brasília: ENAP, 2006 (adaptado).

Com relação à gestão por resultados, à transparência e à equidade no gasto público, avalie as afirmações a seguir.

I. O apoio político à gestão por resultados é necessário uma vez que as mudanças a serem introduzidas ultrapassam vários mandatos e necessitam de sustentabilidade.

II. A cobrança da sociedade civil por maior transparência e qualidade no gasto público é forte fator de pressão nas práticas das Organizações públicas, garantindo mudanças na gestão.

III. O que se propõe para a implementação e disseminação do modelo de gestão por resultados em qualquer país é sua adaptação ao ambiente cultural e político, bem como a disponibilidade de instrumentos e de capacidades instaladas para promover as mudanças requeridas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 33
ENADE 2015: História das Ouvidorias

A palavra ombudsman, expressão de origem nórdica, resulta da junção da palavra ombud, que significa representante, procurador, com a palavra man (homem). A forma original da palavra foi adotada em vários países. Em outros, assumiu-se denominação própria: nos países de origem hispânica, defensor del pueblo; na França médateur; em Portugal, provedor de justiça.

No Brasil, utilizam-se duas expressões: ouvidor, denominação predominante no setor público, e ombudsman, predominante no setor privado. Certamente, razões históricas aliadas à preferência pela não utilização de termos estrangeiros em instituições públicas deram origem a essa duplicidade de denominação. De acordo com documentos históricos, desde a instalação no Brasil da divisão em capitanias hereditárias, ouvidores eram indicados pelo rei de Portugal para exercerem as suas atribuições juntamente com governadores gerais.

Os ouvidores tinham o poder de lavrar e promulgar leis, estabelecer câmaras de vereadores, atuar como comissários de justiça e, principalmente, ouvir as reclamações e reinvidicações da população sobre improbidades e desmandos administrativos dos servidores do governo. No que se refere à hierarquia, o ouvidor era a segunda autoridade da capitania. Seus poderes incluíam as ações novas, tanto do lugar onde estava a outro extremo, de todo o território da capitania, exercendo, dessa forma, a justiça de 1º e 2º instâncias juntamente com os juízes. Além disso, exercia também função administrativa, de modo similar, junto ao capitão, como um secretário de Estado.
Disponível em: <http://www.ouvidoria.mppr.mp.br>. Acesso em: 7 ago. 2015 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições privadas utilizam o termo ombudsman em referência à pessoa que desempenha as funções de suas ouvidorias, pois operam segundo normas estrangeiras.

II. No momento atual, o ouvidor tem o poder de realizar a justiça de primeira instância, enquanto realiza o atendimento do cidadão.

III. Ouvidorias ligam-se diretamente às questões de cidadania, assim como as ações preconizadas na Lei de Transparência.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2015: Na prática política brasileira, a tradição tem sido a de que as relações de cooperação federativa sejam precárias. Essa prática é totalmente contrária ao federalismo moderno — cooperativo — previsto pela Constituição de 1988, segundo a qual a cooperação da União e do estado para com o município é o cumprimento de um dever.

Cabe ao município, que está perto do cidadão, a primazia para executar as políticas públicas, especialmente as de cunho social e de prestação de serviços. Porém, nem todos os municípios dispõem de condições técnicas ou financeiras para executar essas competências e tarefas. Nessa situação, o papel do município não deve ser diminuído, mas passa a existir o dever de a União e o estado fornecerem a cooperação.
RIBEIRO, W. A. Cooperação Federativa e a Lei de Consórcios
Públicos. Brasília: CNM, 2007 (adaptado)

O que está explicitado no texto acima relaciona-se ao fato de que

A) as políticas públicas ocupam um lugar central no mundo dos gestores públicos, sendo concessões que os estados ou a União fazem aos municípios.

B) as necessidades atuais de infraestrutura e serviços públicos são expressivas e estão distribuídas em áreas relevantes como transportes, saúde, educação, saneamento, habitação, gestão, o que sugere que se deva realizar a gestão pública de forma cooperada.

C) o federalismo moderno diminui o papel do município no conjunto de ações que devem ser promovidas pelo poder público, haja vista a cooperação existente entre as diversas esferas da administração pública.

D) a gestão pública deve ser conduzida de forma participativa, em conjunto com a população, o que representa um grande desafio atual, pois a população urbana, em geral, fica cada vez mais imersa em seus próprios problemas sociais.

E) alguns municípios brasileiros são ineficientes na gestão dos recursos públicos e, por isso, passam por dificuldades técnicas ou financeiras para executar com primazia as políticas públicas, especialmente as de cunho social e de prestação de serviços.


QUESTÃO 35
ENADE 2015: Por ser política de desenvolvimento e voltar-se para um público historicamente excluído ou cuja situação de pobreza e exclusão social venha sendo progressivamente ampliada, a economia solidária demanda não só ações setoriais específicas, mas também ações transversais que articulem instrumentos das várias áreas do governo e do Estado (educação, saúde, meio ambiente, trabalho, habitação, desenvolvimento econômico, tecnologia, crédito e financiamento, entre outras), para criar um contexto efetivamente propulsor da emancipação e da sustentabilidade. Portanto, é necessário que esteja presente no cotidiano das ações de planejamento, execução e avaliação dessas diferentes áreas.
PRAXEDES, S. E. Políticas Públicas de Economia Solidária: novas
“práticas, novas metodologias. Boletim Mercado de Trabalho -
Conjuntura e Análise, n. 39, IPEA: 2009 (adaptado).

Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. As políticas públicas voltadas à economia solidária fazem parte de um movimento Social fundamental para a consolidação de uma política de caráter democrático, com ampliação da cidadania da população.

II. Os empreendimentos econômicos solidários são organizações empresariais criadas pelo governo federal para minimizar a pobreza e a exclusão social, promovendo o desenvolvimento sustentável com a consequente emancipação da sociedade.

III. A economia solidária constitui o fundamento de uma globalização humanizadora, de um desenvolvimento sustentável socialmente justo e voltado para a satisfação racional das necessidades de cada um e de todos os cidadãos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,522,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,6,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,402,enare,1,encceja,44,enem,97,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1458,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,23,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,401,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,37,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10411,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29977,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8877,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,80,questão gestao comercial,80,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,81,questão gestão pública,79,questão gestão recursos humanos,25,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em logística,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em marketing,26,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão 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INDAGAÇÃO: Prova Administração Pública ENADE 2015 com Gabarito
Prova Administração Pública ENADE 2015 com Gabarito
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