Prova Tecnologia em Logística ENADE 2015 com Gabarito
Prova Tecnologia em Logística ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
A Logística Reversa domiciliar consiste no processo no qual o operador vai buscar o produto na casa do cliente. Normalmente essa coleta é programada e sincronizada junto ao SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente) do Lojista/Fabricante. Do ponto de vista de oportunidade para o operador logístico, essa atividade possibilita agregar serviços como transporte, armazenagem dos itens indesejados, retrabalho com os itens (separação dos produtos que serão descartados e dos que podem ser reaproveitados), expedição e transporte, retornando para a fábrica ou local de descarte.
Considerando o contexto, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o fluxo sequencial correto da logística reversa e o elo forte nesse processo.
A) fabricante, revendedor e cliente, em que o cliente é o elo forte neste processo.
B) fabricante, recondicionador e cliente, em que o cliente é o elo forte neste processo.
C) cliente, reciclador e fabricante, em que o fabricante é o elo forte neste processo.
D) transportador, cliente e fabricante, em que o transportador é o elo forte neste processo,
E) cliente, operador logístico e o comerciante/ fabricante, em que operador logístico é o elo forte neste processo.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
A ISO 9001:2008, é a norma de referência que possui Requisitos de Qualidade para Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A implantação de um SGQ em uma organização consiste, entre outras atividades, em Mapeamento de Processos; implantação de Padrões de Trabalho e Monitoramento da Satisfação do cliente.
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. São princípios que norteiam um Sistema de Gestão da Qualidade: Foco no Cliente, Liderança, Melhoria Contínua, Relação Mutuamente Benéfica entre Cliente e Fornecedor, Abordagem Sistêmica, Abordagem Factual à Tomada de Decisão, Envolvimento das Pessoas, Abordagem de Processo.
II. A Política da Qualidade de uma empresa representa a “porta de entrada” para um Sistema de Gestão da Qualidade e deve ser conhecida e entendida por todos os colaboradores da organização.
III. Uma ação corretiva é aquela estabelecida para a eliminação da causa de uma não conformidade, e a aplicação dessa ação tem por objetivo não tornar o problema reincidente.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
O Supply Chain Management (SCM), gerenciamento da cadeia de suprimentos, é um conjunto de atividades e processos utilizados por diversas corporações para o desenvolvimento de produtos e serviços que atendem ao consumidor final. Atualmente, o uso de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) é muito difundido em projetos de SCM, devido à sua importância no gerenciamento da informação entre as diversas empresas.
Com relação ao uso de SIG em SCM, avalie as afirmações a seguir.
I. Os fornecedores de matérias-primas, dentro do Supply Chain, oferecem seus produtos aos clientes por meio de ferramentas conhecidas como e-collaboration.
II. O e-business pode ser considerado uma ferramenta da SCM.
III. A utilização do comércio eletrônico é uma forma de possibilitar que pequenas empresas possam ser fornecedoras de grandes cadeias de abastecimento.
IV. Os investimentos em tecnologia da informação em SCM são baixos, o que facilita a sua adoção por empresas de qualquer porte.
É correto apenas o que se afirma em
A) III.
B) IV.
C) I e II.
D) I e IV.
E) II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Com relação à parceria formada entre o Marketing e a Logística, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Marketing e a Logística formam um elo importante para as relações entre as empresas e os clientes e promovem o aumento da satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços.
PORQUE
II. Um bom serviço logístico, é imprescindível à à fidelização e à satisfação dos clientes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
Uma fábrica precisa decidir como organizará sua rede de distribuição para entregar seus produtos para varejistas. A figura abaixo apresenta duas opções de configuração que envolvem (a) a distribuição direta e (b) a distribuição indireta por meio de um intermediário.
Configuração das possíveis redes de distribuição
Cada configuração possível terá impacto no custo logístico, pois ensejará adaptações e diferenças decorrentes da manutenção do estoque, do processamento de pedidos, das formas de aquisição, da armazenagem, do manuseio de materiais, da manutenção de informações e da programação de produtos.
Considerando as informações e as situações apresentadas, para que a rede de distribuição da proposta (b) da figura seja viável, é necessário que
A) os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até o intermediário.
B) os custos logísticos da distribuição do intermediário até os varejistas sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas.
C) os custos logísticos da distribuição do fabricante até o intermediário sejam menores que os custos logísticos da distribuição do fabricante até os varejistas.
D) a consolidação de cargas possibilitada ao fabricante no projeto de rede da proposta em (b) seja realizada em apenas uma viagem.
E) a consolidação de cargas possibilitada ao fabricante no projeto de rede proposta em (b) tenha volume menor que a possibilitada ao fabricante no projeto de rede proposta em (a).
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Antigamente, as empresas de manufatura não se responsabilizavam pelo destino final de seus produtos depois de usados pelos clientes. A maior parte era descartada, com consideráveis danos ao meio ambiente. Atualmente, consumidores e autoridades esperam que as empresas reduzam o volume de lixo gerado por seus produtos, o que aumenta a atenção em relação ao gerenciamento de resíduos.
Considerando o contexto apresentado e acerca das razões para se aderir à logística reversa, avalie as afirmações a seguir .
I. Há necessidade de satisfação de exigências normativas, como a ISO 14000.
II. Há benefícios econômicos para empresas que usarem produtos devolvidos no processo produtivo, em vez de descartá-los.
III. Há, entre os consumidores, uma crescente consciência ambiental, o que pode tornar um produto com logística reversa mais atrativo.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III , apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
A logística, que teve um crescimento muito significativo desde a Segunda Guerra Mundial, passou por diferentes fases de desenvolvimento, desde a simples necessidade de movimentação de materiais entre a matéria-prima e o produto acabado até o desenvolvimento dos chamados Sistemas de Informações Logísticas (SIL), responsáveis pelo controle do fluxo de informações de forma eletrônica, automática e integrada.
Com relação ao uso dos SIL, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de um SIL prioriza o fluxo de informações em detrimento do fluxo de materiais.
II. Utilizando-se um SIL, é possível a integração sistêmica de todas as atividades que se relacionam ao fluxo físico e de informação, inclusive a gestão dos serviços terceirizados
III. Cada empresa da Cadeia de Suprimentos deve possuir seu próprio SIL, deixando a cargo de especialistas em Sistemas de Informação a integração entre eles.
IV. Um SIL, quando bem implantado e gerenciado, permite o levantamento de possíveis gargalos e divergências de qualidade e desempenho entre os membros da Cadeia de Suprimentos, o que pode ser útil para a correção das diferenças e a padronização do nível de serviços ao longo de todo o ciclo do produto.
V. O SIL é importante para o planejamento de Marketing da empresa, uma vez que esses sistemas produzem informações relevantes e que podem ser usadas em campanhas de promoção dos serviços oferecidos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) I, IV e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
Na atualidade, muitas organizações reconhecem a necessidade de melhorar os seus processos internos para aprimorar seus produtos. A melhoria contínua é a chave para os ganhos de médio e longo prazo. Esses ganhos devem ser a busca constante da gestão estratégica inteligente de suprimentos, na qual cada passo dado pode ser medido, controlado e melhorado, para constante melhoria de suas atividades.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
São Paulo: Pioneira, 1997 (adaptado).
Entre diversas ideias para melhoria dos processos logísticos, surgiu a filosofia Lean Manufacturing, conhecida como Manufatura Enxuta, que é voltada para a redução de desperdícios de várias naturezas.
Considerando a possibilidade de aplicação da filosofia de Manufatura Enxuta aos processos logísticos, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema de produção puxada contribui para à redução dos níveis de estoques.
II. A movimentação de materiais deve ser eliminada sempre que possível, em razão de não agregar valor aos produtos.
III. As empresas devem aumentar seus estoques para minimizar os riscos de perder vendas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
O Just in Time (JT), sistema de produção que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios, possibilita a produção eficaz no que se refere a custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade correta, no momento e locais corretos, utilizando do mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. O JIT depende do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção.
2 ed. São Paulo: Atlas, 2002 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nos sistemas de produção Just in Time, procura-se reduzir o tempo gasto na nova preparação/ajustes do equipamento até o instante em que a produção é liberada.
PORQUE
II. No sistema Just in Time, com a redução de tempo gasto na nova preparação/ajustes do equipamento, o estoque médio diminui.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
As regras explicitadas nos Incoterms (Termos de Comércio Internacional), por meio de siglas formadas por três letras maiúsculas, refletem as práticas comerciais dos contratos de compra e venda de mercadorias nas operações de Comércio Internacional (Exportação e Importação). Essas regras descrevem principalmente as responsabilidades de tarefas, custos e riscos envolvidos na entrega da mercadoria pelo vendedor ao comprador internacional.
VAZQUEZ, ). L. Comércio exterior brasileiro. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2012 (adaptado).
Com base nas regras de compra e venda de mercadoria estabelecida pelos Incoterms para operações de comércio internacional, assinale a alternativa correta acerca da interpretação do Incoterm FCA (Free Carrier) na versão 2010.
A) O vendedor cumpre sua obrigação de entrega quando encaminha as mercadorias, liberadas para a exportação ao transportador, tendo este sido nomeado pelo comprador, no local ou ponto determinado.
B) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou no período acordado, em um terminal de destino designado, descarregada do veículo transportador, mas o desembaraço para importação não é de sua responsabilidade.
C) O vendedor cumpre sua obrigação ao colocar a mercadoria à disposição do comprador em seu domicílio no prazo estabelecido, não sendo sua responsabilidade o desembaraço para a exportação nem o carregamento da mercadoria em veículos coletores.
D) O vendedor completa suas obrigações ao pagar o frete pelo transporte das mercadorias até o destino designado, transferido o risco por perdas ou danos às mercadorias, bem como quaisquer despesas adicionais devidas e eventos que ocorram após a entrega das mercadorias ao transportador, que passa a deter sua custódia.
E) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou no período acordado, no local de destino designado no país importador, sem descarregá-la do meio de transporte, assumindo, além do desembaraço, todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
Uma empresa atua no setor de eletrônicos, comprando, principalmente, televisores na Europa e revendendo-os na região Sul e Sudeste do Brasil. O departamento de logística internacional dessa empresa possui como meta reduzir os custos logísticos e maximizar o nível de serviço aos clientes. Contudo, como o departamento é novo, há uma grande dificuldade na negociação dos Incoterms. Esta situação tem aumentado os custos logísticos mês a mês.
Em decorrência desses aumentos, o diretor de logística internacional está analisando uma importação em que foi utilizado o modal marítimo. Nessa operação, o exportador era um distribuidor localizado na região de Roterdã, na Holanda, e, de acordo com a negociação, o importador do Brasil recebeu a mercadoria pelo Porto de Santos pagando todos os custos logísticos a partir da disponibilidade das mercadorias a bordo do navio no porto de origem indicado.
Considerando-se a situação hipotética acima, qual é o Incoterms da referida operação?
A) FOB Santos.
B) CIF Santos.
C) DAP Brasil.
D) DAT Roterdã.
E) FOB Roterdã.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
As decisões de localização de instalações exercem um impacto de longo prazo sobre o desempenho das cadeias de suprimentos. À medida que as organizações crescem, é necessário revisar as decisões do projeto da rede. Nesse sentido, um grande desafio que as organizações enfrentam está relacionado a inovação nas cadeias de suprimentos.
CHOPRA, Si; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos:
estratégia, planejamento e operação. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2010 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Externalidades positivas levam os concorrentes a se localizarem próximos uns dos outros.
PORQUE
II. São considerados externalidades positivas casos em que a vizinhança de múltiplas empresas produz benefício a todas elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
20 toneladas de lixo hospitalar espanhol são encontradas em contêiner no Porto de Itajaí (SC)
A Receita Federal apreendeu, em Itajaí (94 km de Florianópolis), 20 toneladas de lixo hospitalar e de hotéis que estavam acondicionadas em um contêiner no porto da cidade. O material veio de hospitais e hotéis da Espanha e estava identificado como “tecido atoalhado de algodão”. No intervalo de oito meses, a equipe conseguiu impedir a entrada de 120 toneladas de lixo no país.
O material especificado deveria ser tecido usado na fabricação de toalhas de limpeza. Porém, os fiscais acabaram encontrando itens usados, que foram descartados como resíduo, devido ao péssimo estado de conservação. Segundo o Ibama, a carga saiu do Porto de Valência, e as medidas já estão sendo tomadas para devolver o contêiner à Espanha em até 30 dias. Segundo a Receita Federal, esta é a terceira vez, em oito meses, que carregamentos de lixo são encontrados em contêineres no Porto de Itajaí. Há dois meses, outras 40 toneladas já haviam sido apreendidas no porto.
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br>. Acesso em: 1 jul. 2015 (adaptado).
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, contém importantes instrumentos para contribuir com o avanço e com as mudanças de paradigma da sociedade brasileira na contenção de problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo errôneo dos resíduos sólidos.
A partir dos textos acima, é correto afirmar que a PNRS
I. contempla a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta o consumo sustentável.
II. pode ser considerada um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização e da destinação adequada de resíduos sólidos.
III. determina o cumprimento da obrigatoriedade da coleta seletiva.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
As ferramentas de Tecnologia da Informação possibilitam às organizações maximizarem a comunicação com os diversos integrantes de uma cadeia de suprimentos, consequentemente, agregar valor aos produtos. O serviço ao cliente, componente essencial da estratégia da logística, é afetado diretamente pelos Sistemas de Informações Logísticas.
CHOPRA, S; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson Prentice Mall, 2010 (adaptado).
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) permite que as organizações façam pedidos de compras instantâneos, o que gera rapidez nas transações, e oferece ganhos de eficiência e responsividade, mas em relação ao compartilhamento de informações, que é vital para as cadeias de suprimentos, a internet apresenta vantagens sobre o EDI.
PORQUE
II. No comércio eletrônico, os elementos de pré-transação permitem aos clientes conhecerem com exatidão o nível de serviço que lhes será prestado; com isso, é possível estabelecer os planos de contingência para enfrentar prejuízos bem como assegurar aos clientes a reposição de mercadorias e dispensar os sistemas de previsão de demanda.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Na visão da logística, o serviço ao cliente resulta de todas as atividades logísticas da cadeia de suprimentos, portanto, o projeto do sistema logístico define o nível dos serviços que serão oferecidos ao cliente. Essa definição impacta significativamente na rentabilidade projetada pela empresa. O gráfico a seguir ilustra esse cenário.
Em face do contexto apresentado, é correto concluir com base no gráfico que as organizações devem
A) atuar com nível de serviço de 100%, pois é nesse nível que o lucro é maximizado.
B) analisar a sua cadeia de suprimentos, a fim de definir o trade off do nível de serviço logístico.
C) focar na maximização do nível de serviço oferecido, pois não há como gerenciar o aumento dos custos.
D) atuar próximo ao nível de serviço logístico de 100%, pois, são os pontos de maior incremento marginal de receita.
E) atuar nos pontos em que os custos logísticos são os mínimos possíveis, pois, assim, o nível de serviço logístico será maximizado.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Uma empresa atua no comércio eletrônico, atendendo ao Brasil inteiro. Ela possui mais de 300 000 SKUs (*) e pretende duplicar este número nos próximos dez anos. Para que este crescimento planejado aconteça de forma sustentável, a organização fez uma pesquisa para entender os itens mais críticos e os impactos que geram no resultado final e, com isso, tomar decisões para os possíveis ajustes. O quadro a seguir apresenta alguns dados da pesquisa.
(*)SKU: Stock Keeping Unit, em português: Unidade de Manutenção de Estoque.
Considerando essa situação hipotética e os dados apresentados, é correto concluir que a empresa deverá
A) minimizar a responsividade do pós-venda, do follow up e da troca de produtos incorretos.
B) extinguir a área de pós-vendas, uma vez que ela não contribui para os objetivos planejados.
C) aumentar o tempo de lançamento dos produtos ao mercado, pois essa variável gera um impacto bom.
D) criar um departamento de logística reversa, visto que as variáveis mais problemáticas estão associadas a ela.
E) reduzir a variedade de produtos, pois o impacto que essa variável gera é insignificante para uma cadeia de suprimentos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
Os sistemas de produção são atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e serviços a partir do uso de recursos (inputs), para mudar o estado ou condição de algo e, com isso produzir saídas/resultados (outputs). Produtividade é a relação entre outputs e inputs. Ter alta produtividade é alcançar resultados de excelência, garantindo o aproveitamento da matéria-prima, a capacidade das máquinas, o tempo e as habilidades das pessoas em níveis ótimos.
Tanto nas áreas de administração de materiais e distribuição física como em diversas outras áreas que produzam bens ou serviços, o monitoramento da produtividade é um importante instrumento de planejamento e controle. Considerando as informações acima, suponha que uma distribuidora trabalhe 20 dias por mês, oito horas por dia e entregue 100 itens por hora, em média. Suponha, ainda, que a empresa tenha quatro funcionários que trabalham nessa distribuição e que cada funcionário receba dois mil reais mensais, em média.
Com base nessa situação é correto concluir que a produtividade por cada real pago de salário equivale a
A) 0,4 item.
B) 0,5 item.
C) 1 item.
D) 2 itens.
E) 8 itens.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
Uma transportadora recebeu o pedido de quatro mil produtos armazenados em caixas com capacidade de cinco produtos cada uma. Ela dispõe de uma frota de cinco veículos disponíveis para serviço. O período para entrega de toda a mercadoria deve ser feito em oito horas seguidas e no mesmo dia. Cada veículo conseguiu levar vinte caixas por viagem. O tempo de percurso de uma viagem (ida, volta e arrumação da carga) foi de uma hora por veículo. Na última hora, um dos veículos não conseguiu realizar a entrega.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a transportadora deixou de entregar
A) 04 produtos.
B) 10 produtos.
C) 20 produtos.
D) 100 produtos.
E) 120 produtos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
A coordenação do fluxo de bens e serviços entre as instalações físicas é um dos focos na gestão da cadeia de suprimentos. As decisões associadas às compras (quanto, quando e como movimentar as mercadorias) são decisões complexas e exigem, muitas vezes, análises minuciosas dos fornecedores.
Um modelo clássico, utilizado por muitas organizações, é a Matriz de Compras de Kraljic. Esse modelo, fornece suporte para a seleção de fornecedores e tem como objetivo principal otimizar a relação entre custos e risco de fornecimento. A seguir, é demonstrada a Matriz de Compras de Kraljic.
HAVE, S. T.et al. Modelos de gestão: o que são e quando devem ser usados. 1 ed.
São Paulo: Prentice Hall, 2003 (adaptado).
Em face do texto e da Matriz de Compras de Kraljic apresentada, é correto concluir que, para uma organização cujos itens encaixam-se no quadrante 4, a política de compras deverá
A) assegurar o abastecimento e desenvolver novos fornecedores.
B) buscar parceria e colaborações, pois esse quadrante oferece baixo risco.
C) basear-se na competição entre fornecedores, para reduzir a complexidade logística.
D) basear-se na minimização do número de fornecedores e na busca por parcerias e colaborações.
E) basear-se na redução da complexidade administrativa, para aumentar as propostas competitivas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
Duas crianças, uma de dez anos e outra de doze anos, trabalham em uma fábrica de sapatos de determinado estado brasileiro. No processo, exige-se a utilização de solventes químicos para a aplicação de cola nos solados. A fábrica foi subcontratada como fornecedora de uma grande marca de um país desenvolvido e tem vários empregados cuja faixa etária é equivalente à das crianças.
No processo fabril, não se utilizam Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e aventais.
Sabe-se que Responsabilidade Social é uma forma de gestão da empresa e que a ética está na base de seu conceito. Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios.
Considerando o conceito de Responsabilidade Social, bem como a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que a referida fábrica fere diretamente
A) os clientes, os acionistas, o governo e os fornecedores.
B) o gerente executivo, os acionistas e os agentes de mercado.
C) que preconizam as organizações não governamentais que formam o terceiro setor e o governo.
D) a organização Mundial do Trabalho e as leis trabalhistas brasileiras.
E) os demais funcionários, as pessoas que moram nas proximidades da unidade da empresa, os consumidores e o meio ambiente.
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
O regime aduaneiro especial de drawback, instituído pelo Decreto-Lei nº 37, de 21 de novembro de 1966, consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado. O mecanismo funciona como um incentivo às exportações, pois reduz os custos de produção de produtos exportáveis, tornando-os mais competitivos no mercado internacional.
Disponível em: <http://unww receita fazenda govbr>.
Acesso em: 25 jul. 2015 (adaptado)
Considerando as três modalidades de drawback isenção, suspensão e restituição de tributos , é correto afirmar que, na modalidade isenção, são isentados os tributos incidentes na
A) importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra de produção nacional, com pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
B) importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra importada anteriormente, com pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
C) aquisição no mercado nacional de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra importada anteriormente, com pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
D) aquisição no mercado nacional de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra importada anteriormente, com restituição de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
E) importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalentes, destinada à reposição de outra de produção nacional, sem pagamento de tributos, e utilizada na industrialização de produto exportado.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
Os bens industriais apresentam ciclos de vida útil variáveis, após os quais são descartados pela sociedade de diferentes maneiras, constituindo os produtos de pós-consumo e os resíduos sólidos em geral. Atualmente, a operação empresarial precisa encontrar soluções para equacionar os reflexos que os retornos dessas quantidades causam em suas operações.
LEITE, P.R. Logística Reversa: meio ambiente e competitividade.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie os itens a seguir em relação aos impactos causados pelo gerenciamento ineficiente do canal reverso de uma organização.
I. Risco à sua reputação de empresa social e ambientalmente responsável perante a sociedade.
II. Aumento da poluição por contaminação ou por excesso.
III. Aumento crescente de devoluções de produtos.
IV. Aumento direto e oneroso nos custos com transporte.
Estão corretos apenas os impactos descritos em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
A Logística Reversa tem como premissa o fluxo reverso de produtos por diversos motivos, a saber: reciclagem, reúso, recall ou devoluções.
Considerando essas informações e a respeito da Logística Reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de Logística Reversa implica aumento de custos de produção na cadeia de suprimento.
II. O processo de Logística Reversa provoca um aumento de custos na matéria-prima do processo produtivo de uma empresa.
III. O processo de Logística Reversa leva a uma redução de custo no produto acabado, principalmente quando existe o reúso do material de descarte.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
Para gerenciar os processos e, sobretudo, tomar decisões com maior precisão, faz-se necessário trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informações geradas no processo, buscando-se e interpretando- se corretamente as informações disponíveis como forma de eliminar o empirismo. Para tanto, existem técnicas importantes e eficazes, denominadas de ferramentas da qualidade, capazes de propiciar a coleta, O processamento e a disposição clara das informações disponíveis, ou dados relacionados aos processos gerenciados dentro das organizações.
WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos.
Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995 (adaptado).
Considerando essas informações, bem como a possibilidade de aplicação das ferramentas da qualidade para proporcionar o gerenciamento de atividades de uma empresa, avalie as afirmações a seguir.
I. A ferramenta de qualidade Folha de Verificação é adequada a uma empresa que precise controlar a frequência de atrasos durante o mês de seu principal fornecedor.
II. Utilizando-se da ferramenta Histograma, uma empresa controla e prioriza, em ordem decrescente, os materiais mais onerosos do estoque de materiais.
III. Para detectar a principal causa de retrabalhos de um determinado produto, uma empresa pode utilizar a ferramenta da qualidade Gráfico de Pareto.
IV. As ferramentas da qualidade, denominadas Cartas de Controle e Histogramas, são utilizadas para realizar o controle estatístico dos processos de uma empresa.
V. A ferramenta da qualidade Estratificação foi a escolha adequada de uma organização que detectou que o maior número de acidentes ocorridos nos últimos seis meses estava concentrado no turno da noite, no departamento caldeiraria.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
Por meio de um gráfico de gestão de estoques demonstrado pelo Enterprise Resource Planning (ERP), os seguintes pontos de pedidos, as quantidades e reposições de um determinado produto foram demonstrados o longo do tempo.
Considerando o comportamento de reposição contínua demonstrado no gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. As quantidades pedidas possuem uma variação a cada pedido para atender ao estoque máximo, e o tempo de reposição também é variável.
II. As quantidade pedidas são fixas, porém o tempo de reposição sofre variação.
III. O gráfico demonstra que o Lote de Reposição para o produto é 125, o Estoque de Segurança: 25, e o Ponto de Pedido: 50.
IV. O gráfico demonstra que o Lote de Reposição para o produto é 100, o Estoque de Segurança: 25, e o Ponto de Pedido: 50.
V. O gráfico demonstra que o Lote de Reposição para o produto é 100, o Estoque de Segurança: 50, e o Ponto de Pedido: 25.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) II e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
A Logística atual adotou um conceito de integração que abrange toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, desde a obtenção da matéria prima até a entrega do produto ao consumidor final. Para que isso aconteça é fundamental um gerenciamento logístico desta cadeia, de tal modo que ocorra uma elevação nos níveis de serviço e uma redução nos custos, ou manutenção. Contudo, o ciclo de vida dos produtos tem se reduzido cada vez mais, o que torna o mercado mais instável, visto que a obsolescência de um produto pode ocorrer pouco tempo depois de seu lançamento.
Tal situação exige uma gestão cada vez mais eficiente, tendo em vista a necessidade de informações quase que instantâneas, para, assim, evitar equívocos que possam penalizar a empresa, além dos prejuízos financeiros.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão da cadeia de suprimentos representa a integração externa das atividades de uma empresa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final
PORQUE
II. A gestão da cadeia de suprimentos é a coordenação estratégica e sistêmica das funções de negócios tradicionais e das ações táticas que perpassam essas funções em uma empresa e através de negócios, dentro da cadeia logística, com o propósito de aprimorar o desempenho de longo prazo dessa empresa e da cadeia de suprimentos como um todo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
As operações logísticas, por natureza, lidam com inúmeras atividades de monitoramento e, por isso, sempre buscam integrar tecnologias de informação para o seu controle. Atualmente, as cadeias de suprimentos são monitoradas com grande sucesso pela Tecnologia da Informação. Vários artifícios estão sendo empregados: sensores para detecção de falhas, leitura óptica para identificação de produtos, entre outros.
Softwares cada vez mais modernos e eficazes estão sendo introduzidos na logística, facilitando em muito a obtenção de uma qualidade de excelência e a satisfação do consumidor. A Tecnologia da Informação é de alta importância para atender o mercado de produção versus demanda e está presente desde a formulação do pedido pelo cliente até a entrega do pedido ao consumidor final.
BALLOU, R-H. Gerenciamento da cadeia de suprimento / logística
empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as Tecnologias de Informação descritas nos itens a seguir quanto à possibilidade de serem aplicadas em cadeias de suprimentos.
I. Enterprise Resource Planning (ERP): monitora pedidos e recebimentos de matérias-primas, os tempos de produção e os níveis internos de estoque.
II. Transportation Management System (TM): são responsáveis por programar embarques, rastrear cargas em movimento e indicar rotas.
III. Warehouse Management System (WMS): ferramenta de intercâmbio eletrônico de dados que permite uma troca direta de dados por computadores.
IV. Extensive Markup Language (XML): ferramenta que unifica a área produtiva com o setor de marketing, como também com os fornecedores.
Podem ser aplicadas em cadeias de suprimentos apenas as tecnologias descritas em]
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
COMENTÁRIOS