Atividade sobre As Américas no século XIX (História 8° ano) com Gabarito

atividade-sobre-as-americas-no-seculo-xix-historia-8-ano-com-gabarito
Atividade sobre As Américas no século XIX (História 8° ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(UFRS) Um dos maiores reflexos da Guerra do Paraguai na política interna do Brasil foi a:

a) Expansão da indústria siderúrgica nacional, decorrente da necessidade de produzir armamento.
b) Incorporação do sentimento patriótico nacional pelas camadas pobres da população.
c) Colonização do interior do País, estimulada pelos deslocamentos de tropas para aquelas regiões.
d) Conscientização, por parte dos oficiais do exército, de sua precária posição política na estrutura de poder vigente.
e) Abdicação de Pedro I após os primeiros desastres militares na frente de batalha.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Enem) Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:

Texto 1:

Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira - Brasil, 1879
No dia 5 de março de 1879, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira, discursando na Câmara, afirmou que era preciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros que jazem ainda no cativeiro. Nessa altura do discurso, foi aparteado por um deputado que disse: "Brasileiros não".

Em seguida, você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:

Texto 2:

Projeto Axé, Lição de cidadania - 1998 - Brasil
Na língua africana lorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Axé conseguiu fazer, em apenas três anos, o que sucessivos governos não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida, transformando-os em cidadãos. A receita do Axé é simples: competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelos meninos, incentivo, formação e bons salários para os educadores. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axé atende hoje a mais de duas mil crianças e adolescentes. A cultura afro, forte presença na Bahia, dá o tom do Projeto Erê (entidade criança do candomblé), a parte cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilê Ayê e de outros blocos, jogam capoeira e têm um grupo de teatro. Todas as atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm alimentação, uniforme e vale-transporte.

Com a leitura dos dois textos, você descobriu que a cidadania:

a) Jamais foi negada aos cativos e seus descendentes.
b) Foi obtida pelos ex-escravos tão logo a abolição fora decretada.
c) Não era incompatível com a escravidão.
d) Ainda hoje, continua incompleta para minhões de brasileiros.
e) Consiste no direito de eleger deputados.

Resposta.

QUESTÃO 03
(Fuvest) Durante o período em que a Corte esteve instalada no Rio de Janeiro, a Coroa Portuguesa concentrou sua política externa na região do Prata, daí resultando:

a) A constituição da Tríplice Aliança que levaria à Guerra do Paraguai.
b) A incorporação da Banda Oriental ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina.
c) A formação das Províncias Unidas do Rio da Prata, com destaque para a Argentina.
d) O fortalecimento das tendências republicanas no Rio Grande do Sul, dando origem à Guerra dos Farrapos.
e) A coalização contra Juan Manuel de Rosas, que foi obrigado a abdicar de pretensões sobre o Uruguai.

Resposta.

QUESTÃO 04
"A guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população - cerca de duzentos mil pessoas - noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de 60 anos ou garotos menores de 10 anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior jamais sucedida num país americano."
(Manlio Cancogni e Ivan Boris)

O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:

a) Da Cisplatina.
b) Do Chaco.
c) De Canudos.
d) Do Paraguai.
e) Dos Farrapos.

Resposta.

QUESTÃO 05
(PUC-MG) A Guerra Civil Norte-americana, também chamada de Secessão, por se tratar do conflito entre o Sul e o Norte dos EUA, trouxe desdobramentos políticos ideológicos graves para a formação da identidade nacional do país. Assinale o fato que mais aprofundou a radicalização dos conflitos étnicos em território americano ao longo do século XX:

a) A criação da Ku-Klux-Klan em território sulista ao final da guerra.
b) A formação dos Estados Confederados, liderados por Abraham Lincoln.
c) O estabelecimento da Doutrina Monroe, que garantia as liberdades civis a todas as raças nos EUA.
d) As leis a favor do apartheid, promulgadas após o desfecho do conflito.

Resposta.

QUESTÃO 06
(Uece) Foi um dos conflitos mais sangrentos ocorridos no continente americano (1861-1865). Estima-se a morte de 970 mil pessoas, entre civis e soldados. Dentre as causas do conflito, destacam-se a questão da escravidão e a rivalidade econômica entre o Norte industrializado e o Sul agrícola. Estamos nos referindo:

a) À Guerra Civil Americana, mais conhecida como Guerra de Secessão.
b) À Guerra das Rosas, travada entre o Canadá e os Estados Unidos da América pela disputa de mercado consumidor e exportador.
c) À Guerra do Paraguai, maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano no séc. XIX, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança.
d) A um dos conflitos pela independência do México desencadeando uma guerra civil travada entre diferentes províncias que divergiam entre si.

Resposta.

QUESTÃO 07
(UEL) Sobre a Guerra de Secessão, é correto afirmar que:

a) Os Estados Confederados eram os de economia basicamente industrial e com os interesses mais voltados para o mercado externo.
b) A abolição da escravidão era desejada pelos nortistas e, quando se efetivou, enfraqueceu os sulistas.
c) Os sulistas venceram a guerra, e a escravidão só foi abolida cerca de 50 anos depois.
d) Os ex-escravos se organizaram e criaram a Ku-Klux-Klan para lutarem pela igualdade social.
e) Ela se iniciou com o assassinato do presidente Lincoln e terminou com o decreto abolicionista.

Resposta.

QUESTÃO 08
(Fatec) A Guerra do Paraguai (1864-1870) teve como principal motivo:

a) O interesse brasileiro no potencial hídrico do Paraguai, resultando na construção da hidrelétrica de Itaipu.
b) O interesse da Inglaterra na destruição do Paraguai, devido à possibilidade de concorrência na região andina.
c) A invasão das terras brasileiras pelo Paraguai e o interesse da Inglaterra em destruir um futuro concorrente na região platina.
d) O interesse paraguaio nas terras brasileiras e bolivianas para formar o Grande Paraguai, obtendo uma saída para o Oceano Pacífico.
e) O interesse da Tríplice Aliança em restaurar a democracia e garantir aos grandes proprietários e ao povo paraguaio a devolução das terras tomadas na Guerra do Charco pelo ditador Francisco Solano López.

Resposta.
QUESTÃO 09
(UFMG) Todas as alternativas contêm razões econômicas responsáveis pela eclosão da Guerra Civil Americana, exceto:

a) A disputa entre as ideias protecionistas do Norte e o livre-cambismo proposto pelo Sul.
b) O aguçamento das contradições gerado pela conquista do Oeste, quando surgiram novos estados.
c) O desequilíbrio da balança comercial americana provocado pela crise no sistema de transportes de mercadorias do Norte para o Sul.
d) O grande obstáculo à ampliação do mercado consumidor representado pela permanência da estrutura escravista.
e) Os profundos constantes econômicos entre o Norte industrial e o Sul agroexportador.

Resposta.

QUESTÃO 10
(UFJF) Sobre a história dos Estados Unidos, no contexto da Guerra de Secessão, aponte a afirmativa correta:

a) A emergente burguesia industrial propunha a criação de uma civilização com bases mais aristocráticas, em que a elite tivesse um comportamento semelhante ao da nobreza inglesa.
b) Os estados do Norte eram contra o protecionismo alfandegário porque queriam importar livremente produtos manufaturados.
c) No Sul dos EUA, concentrava-se a elite agrária escravista, que se opunha aos estados do Norte, onde se concentrava a elite industrial.
d) Após a Guerra de Secessão, foi abolida a escravidão e houve uma significativa melhora nas condições de vida dos negros, que foram beneficiados por vários programas do governo.
e) Mesmo com a vitória dos Estados Confederados, não houve uma reconciliação entre as elites do Sul e do Norte.

Resposta.

Atividade sobre As Américas no século XIX (História 8° ano) com Gabarito Atividade sobre As Américas no século XIX (História 8° ano) com Gabarito Reviewed by Redação on julho 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.