Atividade História - O Século da mineração no Brasil - 8º ano com Gabarito

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Atividade História - O Século da mineração no Brasil - 8º ano com Gabarito

QUESTÃO 01
(UFU) A transferência da Corte portuguesa alterou o estatuto colonial brasileiro, com a adoção de inúmeras medidas, entre elas a assinatura da Carta Régia de 1808, que permitia a abertura dos portos brasileiros para o exterior. Essa abertura dos portos significou para o Brasil.

a) A proibição de instalação de manufaturas que pudessem concorrer com os produtos ingleses.
b) A manutenção do Pacto Colonial, garantindo ao Brasil o estatuto de colônia portuguesa.
c) A penetração do Brasil no mercado internacional, como parceiro igual das grandes potências mundiais.
d) Um passo no processo de emancipação política do Brasil e seu ingresso na órbita de influência britânica.
e) A afirmação da economia brasileira, que deixa de ser área de influência norte-americana.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta um fato que caracterizou o processo de reconhecimento da Independência do Brasil pelas principais potências mundiais:

a) Reconhecimento pioneiro dos Estados Unidos, impedindo a intervenção da força da Santa Aliança no Brasil.
b) Reconhecimento imediato da Inglaterra, interessada exclusivamente no promissor mercado brasileiro.
c) Desconfiança dos brasileiros, reforçada após o falecimento de D. João VI, de que o reconhecimento reunificaria dos dois reinos.
d) Reação das potências europeias às ligações privilegiadas com a Áustria, terra natal da imperatriz.
e) Expectativa das potências europeias, que aguardaram o reconhecimento de Portugal, fiéis à política internacional traçada a partir do Congresso de Viena.

Resposta.

QUESTÃO 03
(Cesgranrio) A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial, tais como o(a):

a) Equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do imperador e as ordens sociais privilegiadas.
b) Ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos.
c) Laicização do Estado por influência das ideias liberais.
d) Predominância do poder do imperador somente todo o sistema através do Poder Moderador.
e) Autonomia das províncias e, principalmente, dos municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.

Resposta.


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QUESTÃO 04
(Fuvest) A organização do Estado brasileiro que se seguiu à independência resultou no projeto do grupo:

a) Liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
b) Maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão.
c) Liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
d) Cortesão, que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico.
e) Liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.

Resposta.

QUESTÃO 05
(Uece) Uma das causas da Revolução Pernambucana em 1817, entre outras, foi a:

a) Primeira Guerra Mundial.
b) Independência dos Estados Unidos.
c) Confederação do Equador.
d) Revolução Praieira.

Resposta.

QUESTÃO 06
(Mackenzie) O processo de Independência do Brasil caracterizou-se por:

a) Ser conduzido pela classe dominante, que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.
b) Ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.
c) Evitar a dependência dos mercados internacional, criando uma economia autônoma.
d) Grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.
e) Promover um governo descentralizado e liberal através da Constituição de 1824.

Resposta.

QUESTÃO 07
(Fatec) Abertura dos portos, realizada por D. João (1808), teve amplas repercussões, pois, na prática, significou:

a) O aumento sensível das exportações sobre as importações, com a restauração da balança de pagamento.
b) O estabelecimento de maiores lações comerciais com Lisboa, conforme o plano de Manuel Nunes Viana, paulista de grande prestígio.
c) Manutenção da politica econômica mercantilista, segundo defendia José da Silva Lisboa.
d) O rompimento do pacto colonial, iniciando um novo processo que culminou com a independência.
e) A intensificação do processo de independência econômica do Brasil, em face da liberdade industrial.

Resposta.

QUESTÃO 08
(Faap) O fuzilamento de Frei Caneca está ligado ao seguinte fato da história do Brasil:

a) Inconfidência Mineira.
b) Confederação do Equador.
c) Revolução dos Canudos.
d) Revolução Praieira.
e) Revolução Farroupilha.

Resposta.

QUESTÃO 09
(UFRR) Sobre a atuação de D. João VI no Brasil colônia, é incorreto afirmar que:

a) Participou das expedições que demarcaram todas as novas fronteiras do norte e oeste do Brasil.
b) Promoveu a vinda de artistas e da Real Biblioteca.
c) Liberou as atividades manufatureiras da colônia.
d) Abriu os portos ao comércio exterior.
e) Incentivou as expedições científicas.

Resposta.

QUESTÃO 10
(FGV) No Brasil, durante o Primeiro Império, a situação financeira era precária, pelo fato de que:

a) O comércio de importação entrou em colapso com a vinda da Família Real (1808).
b) Os Estados Unidos faziam concorrência aos nossos produtos, especialmente o açúcar.
c) Os principais produtos de exportação - açúcar e algodão - não eram suficientes para o equilíbrio da balança comercial do país.
d) O capitalismo inglês se recusava a fornecer empréstimo para a agricultura.
e) O sistema bancário era praticamente inexistente, só tendo sido fundado o Banco do Brasil em 1850.

Resposta.

Atividade História - O Século da mineração no Brasil - 8º ano com Gabarito Atividade História - O Século da mineração no Brasil - 8º ano com Gabarito Reviewed by Redação on junho 21, 2018 Rating: 5

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