Questões História - A Era das Revoluções - 8º ano com Gabarito

questoes-historia-era-das-revolucoes-8-ano-com-gabarito
Questões História - A Era das Revoluções - 8º ano com Gabarito

QUESTÃO 01
(Mackenzie) Sobre a Revolução Francesa é incorreto afirmar que

a) Os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos.

b) A convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime.

c) Ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder politico, sublevou-se, tornando-se senhora do estado.

d) A Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade.

e) A Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesão, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.

Resposta.

QUESTÃO 02
(UFMS) "A Declaração dos Direitos Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, segundo, inalienável e inviolável."
(HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções. RJ: Paz e Terra, p. 98)

A respeito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinale a alternativa correta.

a) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Gloriosa.
b) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional.
c) Foi elaborada na Independência dos Estados Unidos.
d) Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
e) Foi elaborada na Inglaterra, durante a Revolução Puritana.

Resposta.

QUESTÃO 03
(Uece) na história da França, o Golpe de 18 Brumário significa:

a) O início da Revolução de 1789, com a abolição do direitos feudais.
b) O fim da Revolução, com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia.
c) O fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre.
d) O estabelecimento da igualdade de todos perante a lei, com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Resposta.

QUESTÃO 04
(PUC-Camp) Napoleão Bonaparte foi, sucessivamente:

a) Imperador, cônsul vitalício e presidente da República.
b) 1º cônsul, cônsul vitalício e imperador.
c) 1º cônsul, imperador e cônsul vitalício.
d) Cônsul vitalício, imperador e rei.
e) Presidente da República, imperador, cônsul e rei.

Resposta.

QUESTÃO 05
(UFF) No fim da chamada Era Napoleônica, derrotado o império francês em 1815, tornou-se possível a recomposição das forças e políticas ligadas ao Antigo Regime, em boa parte do continente europeu. Nada disso deteve, porém, a onda revolucionária e o surgimento de revoltas, a partir de 1820 até 1848. Na Itália, poe exemplo, coube a uma sociedade secreta a elaboração de um programa politico "contra as tiranias", cuja grande meta era a união na nação italiana e o triunfo dos princípios liberais.

Assinale a opção que identifica corretamente os revolucionários acima mencionados.

a) Pedreiros-livres.
b) Cristãos-novos.
c) Maçons.
d) Carbonários.
e) Jacobinos.

Resposta.

QUESTÃO 06
(UFG/GO) As mudanças provocadas pela Revolução Francesa (1789-1815) que alteraram a ordem política na configuração do Estado foram a:

a) Convocação dos Estados Gerais e a reivindicação por igualdade jurídica.
b) Aprovação de uma constituição e a instauração do regime republicano.
c) Extinção da cobrança de tributos e de privilégios feudais e a criação da Guarda Nacional.
d) Elaboração de leis antigreves e a proibição da associação de trabalhadores pelo Estado burguês.
e) Consolidação da Convenção Nacional e a promoção de acordos para salvar a vida do rei.

Resposta.

QUESTÃO 07
(PUC-SP) O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, tinha como um de seus principais objetivos:

a) Dificultar o comércio britânico, levando a Inglaterra à crise econômica.
b) Impedir a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.
c) Facilitar a invasão da Espanha.
d) Dificultar ao Império Austríaco a aquisição de mercadorias.
e) Derrotar a Rússia, impedindo-a de comprar armas e alimentos na Europa Ocidental.

Resposta.


MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
A Revolução Inglesa
O Iluminismo
A Era das Revoluções
O Século da mineração no Brasil
As Independências na América Latina
O Brasil Independente
O Período Regencial
A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX
O Império
A Europa no Fim do Século XIX
A República
O Fim da Escravidão e Os Imigrantes

QUESTÃO 08
(Mackenzie) A abolição da escravidão nas colônias, a criação da Lei do Máximo, o estabelecimento do sufrágio universal, a criação do Tribunal Revolucionário e do Comitê de Salvação Pública foram instituídos na Revolução Francesa, na fase da(o):

a) Assembleia Nacional Constituinte.
b) Convenção Nacional.
c) Diretório.
d) Reação Termidoriana.
e) Monarquia Constitucional.

Resposta.

QUESTÃO 09
(Cesgranrio) A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

a) A crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) O desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) A retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) O apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
e) O fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos EUA.

Resposta.

Questões História - A Era das Revoluções - 8º ano com Gabarito Questões História - A Era das Revoluções - 8º ano com Gabarito Reviewed by Redação on junho 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.