Atividade de História - As Independências na América Latina - 8º ano com Gabrito

atividade-de-historia-as-independencias-na-america-latina-8-ano-com-gabrito
Atividade de História - As Independências na América Latina - 8º ano com Gabrito

QUESTÃO 01
(Unirio) A administração colonial na América Espanhola estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão representante da política administrativa colonizadora da Coroa Espanhola era a(o):

a) Casa de Contratação.
b) "Audiência".
c) Consultado.
d) "Pueblo".
e) Conselho Real e Supremo das Índias.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Ufscar-SP) A independência das colonias espanholas da América deveu-se a diversos fatores. Assinale a opção na qual todos os fatores relacionados contribuíram para essa independência.

a) Política mercantilista da Espanha; influência da independência brasileira; interesse dos Estados Unidos no comércio das colônias espanholas.
b) Monopólio comercial em benefício da Metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos na colônia, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas.
c) Influencia das ideias políticas de Maquiavel; auxílio militar brasileiro à independência dos territórios vizinhos; exemplo da independência dos Estados Unidos.
d) Liberalismo político e econômico adotado pelas Cortes espanholas; enfraquecimento do governo espanhol por causa da independência militar francesa; política do Congresso de Viena favorável à independência das colônias.
e) Interesse econômico da Inglaterra na independência das colônias; política de suspensão das restrições às colônias, seguida pelo governo de José Bonaparte; aliança entre chapetones, colonos nascidos na Espanha, e criollos, nascidos nas colônias, para promover a independência.

Resposta.


MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
A Revolução Inglesa
O Iluminismo
A Era das Revoluções
O Século da mineração no Brasil
As Independências na América Latina
O Brasil Independente
O Período Regencial
A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX
O Império
A Europa no Fim do Século XIX
A República
O Fim da Escravidão e Os Imigrantes

QUESTÃO 03
(Unirio) Sobre a estrutura social e econômica da América colonial espanhola, podemos afirmar que:

a) Os criollos formavam uma aristocracia econômica local, sendo donos de propriedades rurais e de minas.
b) Os chapetones eram mestiços que monopolizavam as funções administrativas e religiosas nos vice-reinados.
c) Os indígenas estavam protegidos por uma rigorosa legislação real, que proibia que trabalhassem para os peninsulares.
d) O trabalho através da mita incidia sobre as populações negras escravas das grandes fazendas de gado.
e) A encomienda surgiu nas missões e reduções jesuítas, vinculado a catequese ao trabalho indígenas nas propriedades da Igreja.

Resposta.

QUESTÃO 04
(Fuvest) Simon Bolívar escreveu a conhecida Carta da Jamaica de 1815. "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riqueza do que pela liberdade e glória." Sobre essa afirmação, podemos dizer que:

a) Tal utopia da humanidade, compartilhado por outros líderes da independência, como San Martin e O'Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar.
b) Inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador, que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1939, por problemas políticos.
c) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, ideia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos.
d) Essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independências, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
e) Bolívar foi uma voz solitária nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal ideia dos debates políticos contemporâneos.

Resposta.

Atividade de História - As Independências na América Latina - 8º ano com Gabrito Atividade de História - As Independências na América Latina - 8º ano com Gabrito Reviewed by Redação on junho 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.