Atividade sobre A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX (8º ano) História

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Atividade sobre A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX (8º ano) História
- Questões de História com Gabrito -

QUESTÃO 01
(UFC) Apesar de um de alguns de seus aspectos fundamentais terem seguido anteriormente, a Revolução Industrial desenvolveu-se, principalmente, no século XIX; Na Inglaterra e também no norte dos Estados Unidos, na futura Alemanha e na França, as atividades econômicas mudam.

Assinale a alternativa que contém o aspecto da atividade econômica da Revolução Industrial ao qual correspondem as seguintes características: fabricação em série, fabricação a custo menor e fabricação em grande quantidade.

a) Desenvolvimento do comércio.
b) Crescimento da produção manufatureira.
c) Exploração dos recursos naturais.
d) Desenvolvimento do transporte.
e) Importação do produtos manufaturados das colônias.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Mackenzie) "Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes."
(Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo)

Os historiadores acima estão se referindo aos:

a) Socialistas científicos.
b) Socialistas utópicos.
c) Anarquistas.
d) Marxistas.
e) Socialistas liberais.

Resposta.

QUESTÃO 03
(Mackenzie) "No século XIX, o mundo do trabalho fez surgir novas perspectivas para a compreensão da sociedade contemporânea. O Manifesto Comunista (1848), de Marx e Engels, indica a mudança de concepções abstratas e utópicas sobre a sociedade, para outras mais concretas e combativas."
(Carlos Guilherme Mota)
Sobre Karl Marx e Friedrich Engels, é incorreto afirmar:

a) A obra que sintetiza as suas teorias econômicas, sociais, políticas e culturais foi O Capital, que retomava a tradição do pensamento dialético, aprofundando-o na linha do materialismo histórico.

b) A sociedade capitalista é contraditória, uma vez que produz um trabalho excedente que jamais retorna ao trabalhador, isto é, a mais-valia.

c) Formularam um socialismo de um novo tipo, baseado na concepção de que o capitalismo deve progressiva e pacificamente evoluir para o socialismo.

d) Criticavam os socialistas Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que não se baseavam, como eles, num estudo científico ha história para aprender as leis da sociedade e da economia.

e) As lutas de classes entre proprietários e trabalhadores eram percebidas por eles como uma contradição fundamental do sistema capitalista e que levariam à abolição da ordem burguesa e do Estado que sobre ela se sustentava.

Resposta.

QUESTÃO 04
(UFPE) Sobre o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico, assinale a alternativa correta:

a) Para o Socialismo Científico, o surgimento de uma sociedade sem classes se daria pela união e pelo triunfo do proletariado e, para os socialistas utópicos, pela assistência dos Estado, pela associação dos trabalhadores, pela ação revolucionária e pelo anarquismo.

b) O pensamento de socialistas utópicos como Fourier e Proudhon não influenciou as revoluções do século XIX.

c) Para o Socialismo Científico, a igualdade social só seria possível se o sistema econômico fosse privatizado.

d) O Socialismo Cintífico defendido por Thomas Morus em seu livro Utopia teve como base a teoria socialista de Karl Marx.

e) Os socialistas utópicos foram os líderes da Comuna de Paris, em 1870, na França.

Resposta.

QUESTÃO 05
(PUC-MG) O chamado socialismo científico, formado por Marx e Engels no século XIX, propunha:

a) A superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinado em torno da Internacional Socialista.
b) A redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.
c) A supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.
d) A realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.

Resposta.

QUESTÃO 06
(G1) A revolução Industrial Inglesa só foi possível pelo processo histórico de acumulação primitiva criador tanto do capital quanto do trabalho. A liberação da mão de obra e formação do proletariado ocorreram com:

a) Os cercamentos dos campos e a expulsão dos camponeses das terras comuns.
b) O intenso cultivo de algodão nos campos ingleses.
c) O processo de reforma agrária na Inglaterra.
d) O intenso processo de imigração de trabalhadores de outras nações para as indústrias inglesas
e) A produção agrícola organizada em técnicas feudais.

Resposta.

QUESTÃO 07
(PUC-Camp) O novo processo de produção induzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) Implantação da indústria doméstica rual em substituição às oficinas.
b) Reprodução da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
c) Mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) Facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
e) Preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

Resposta.


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QUESTÃO 08
(FEI) Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:

a) A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta, a progressiva divisão do trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
b) O aprimoramento do artesanato, a crescente divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção.
c) A substituição do artesanato pela manufatura e o crescente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento da servidão.
d) A total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe trabalhadora.
e) A modernização da produção agrícola, o êxodo rural e uma diminuição no nível geral da produção.

Resposta.

QUESTÃO 09
(PUC-Camp) "[...] o produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem [...]".

A partir do texto pode-se afirmar que a Revolução Industrial:

a) Produziu a hegemonia do capitalista na produção social.
b) Tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato.
c) Introduziu métodos manuais de trabalho na produção.
d) Tornou o homem mais importante que a máquina.
e) Valorizou o produtor autônomo.

Resposta.

Atividade sobre A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX (8º ano) História Atividade sobre A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX (8º ano) História Reviewed by Redação on julho 04, 2018 Rating: 5

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