Atividade de História – A Independência dos Estados Unidos – 6º ano com Gabarito

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Atividade de História – A Independência dos Estados Unidos – 6º ano com Gabarito

1. (Cesgranrio) Uma das características básicas do processo de independência das 13 colônias da América do Norte é:

a) Isolamento do movimento no contexto americano.
b) Ocorrência pacífica.
c) Adoção de uma constituição republicana parlamentarista.
d) Alteração da estrutura social vigente.
e) Preservação a unidade territorial.

Resposta.

2. (Mackenzie) “[...] Embora gerações de norte-americanos celebrassem o trabalho de seus autores como uma carta de liberdade política, não se pode esquecer que, em 1787, ela não era nada disso para os negros, as mulheres e os índios.”
(Sellers, May, Macmillen.)

Sobre a Constituição a que o texto anterior se refere, assinale a afirmação incorreta:

a) Aprovada no Congresso Constitucional de Filadélfia, mencionava os direitos dos cidadãos, que deveriam ser respeitados pelo governo, mas não explicitava-os.
b) Elaborada após a Guerra de Independência, permitiu a eleição direta do Presidente da República e dos membros do Congresso.
c) Caracterizou-se por ser concisa, resultado das dificuldades de acordo entre os representantes, que desejam conservar a soberania dos respectivos estados.
d) Os direitos democráticos eram reservados aos grandes proprietários, a escravidão continuou a existir, e as mulheres só puderam votar no século XX.
e) O sistema eleitoral dela decorrente garantiu a marginalização da maioria da população; somente a Câmara dos Representantes era eleita por voto direto.

Resposta.

3. (Uece) “O Congresso não poderá legislar de modo a estabelecer uma religião, ou a proibir o livro exercício dos cultos, cercear a liberdade da palavra ou da imprensa, restringir o direito do povo de se reunir pacificamente ou de dirigir ao governo petições para a reparação de seus agravos.” O conteúdo do texto identifica-o como pertencendo à ideologia da:

a) Revolução Soviética.
b) Revolução Americana.
c) Revolução Francesa.
d) Revolução Fascista.

Resposta.

4. (Fuvest) Pode-se dizer que o ponto de partida do conflito entre as colônias inglesas da América do Norte e a Inglaterra, que levou à criação dos Estados Unidos, em 1776, girou em torno da reivindicação de um princípio e de uma prática que tinham uma longa tradição no Parlamento britânico. Trata-se do princípio e da prática conhecidos como:

a) Um homem, um voto (one man, one vote).
b) Nenhuma tributação sem representação (no taxation without representation).
c) Declaração dos Direitos (Bill of Rights).
d) Equilíbrio entre os poderes (checks and balances).
e) Liberdade de religião e culto (freedom of religion and worship).

Resposta.

5. (FGV) Uma forma de arrecadação de imposto e de censura foi imposta pela metrópole inglesa aos colonos das Treze Colônias, em 1765, através da(s):

a) Leis denominadas, pelos colonos, intoleráveis.
b) Lei do Selo.
c) Lei Townshend.
d) Criação de um tribunal metropolitano de averiguação de preços e documentos na colônia.
e) Permissão de circulação exclusiva de jornais ingleses metropolitanos.

Resposta.

6. (UFRN) A origem do processo de independência dos Estados Unidos, em fins do século XVIII, relaciona-se com a:

a) Crise do Antigo Regime, ocasionada, em grande parte, pela difusão de ideias políticas e sociais de cunho liberal, contrário às determinações monopolísticas contidas no pacto colonial.

b) Interação das colônias do Norte de se separarem do Sul escravista, em razão das dificuldades que a estrutura socioeconômica sulina criava ao desenvolvimento capitalista na região.

c) Tentativa de expansão francesa na América do Norte, em virtude da Guerra dos Sete Anos, que fortaleceu a hegemonia política da França no continente europeu e ameaçou o domínio britânico.

d) Influência de Revolução Francesa, que pôs fim à monarquia absolutista, criando, em seu lugar, instituições controladas pela burguesia, as quais impulsionam o capitalismo.


7. (Mackenzie) Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis, destacam-se:

a) Aumento a receita real, impedir o contrabando e o comércio internacional e recuperar a Companhia das Índias Orientais.

b) Aumentar o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigando o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.

c) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.

d) Recuperar a Companhia das Índias Orientais, abrindo o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.

e) Pegar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos 7 Anos; revogar os Atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.


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8. (UFPB) Sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

a) As leis do Parlamento inglês, reforçam o controle comercial-tributário da metrópole, contribuíram para convencer os colonos da necessidade de separação.

b) A situação das colônias americanas tornou-se muito difícil quando a monarquia francesa resolveu dar apoio militar ao reino inglês.

c) Os colonos perceberam a inevitabilidade da independência logo que realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia.

d) As ideias liberais de John Locke inspiraram o pensamento de Jefferson e outros líderes, mas pouco influenciaram a Declaração da Independência.

e) Os colonos encontraram no iluminismo o suporte ideológico para defenderem a igualdade social e recusarem qualquer influência religiosa.


9. (FGV) As disputas entre França e Inglaterra mantiveram-se fora do continente europeu. A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) é um desses momentos que teve por origem a(s):

a) Solução para o impasse do trono irlandês sob tutela de Elizabeth I desde a morte de Mary Stuart, desaprovada pelo governo francês.

b) Áreas na América do Sul - as Guianas.

c) Intolerância religiosa praticada pelos colonos ingleses.

d) Autonomia das Treze Colônias Inglesas não reconhecida pela França.

e) Áreas na América do Norte, principalmente a leste do Mississipi.


Atividade de História – A Independência dos Estados Unidos – 6º ano com Gabarito Atividade de História – A Independência dos Estados Unidos – 6º ano com Gabarito Reviewed by Redação on junho 19, 2018 Rating: 5

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