Atividade sobre A Europa no fim do século XIX (História 8º ano) com Gabarito

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Atividade sobre A Europa no fim do século XIX (História 8º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(PUC-SP) A Primavera dos Povos, como foram batizadas as Revoluções de 1848 na Europa, trouxe uma novidade para o panorama político europeu. Pela primeira vez:

a) A ideia de revolução foi conjugada com o ideal liberal de uma sociedade cuja organização fosse fundada num pacto social.
b) O regime republicano era insaturado sob o patrocínio exclusivo da burguesia, uma vez que os trabalhadores abdicaram da participação na reordenação política.
c) O proletariado fazia sua aparição política com reivindicações classistas e propostas de mudanças da ordem social.
d) O internacionalismo proletário foi experimentado, tendo sido o motivo para a simultaneidade das revoluções em toda a Europa.
e) A proposta de um centralismo democrático na estruturação do Partido Liberal foi testada, tendo como resultado a efetiva conquista do poder por esse grupo.

Resposta.

QUESTÃO 02
(UFRS) A onda revolucionária que abalou a Europa em 1848, também conhecida como Primavera dos Povos, significou:

a) O avanço das ideias liberais e nacionalistas, a consolidação da burguesia no poder e a entrada do proletariado industrial no cenário político.
b) A vitória das diversas correntes socialistas que fundaram, a seguir, a Comuna de Paris.
c) A expansão dos setores conservadores que restauraram o Antigo Regime na Áustria, Prússia e Rússia, afastados do poder desde o Congresso de Viena.
d) A conquista do Estado pela aliança constituída pela burguesia financeira e pelo proletariado industrial, em detrimento dos setores conservadores do Antigo Regime.
e) Um retrocesso que retardou, na Europa Ocidental, a ascensão do liberalismo político e do nacionalismo, ideologias características das burguesias nacionais.

Resposta.

QUESTÃO 03
(FGV) Considere os seguintes itens:

I. "[...] nasceu de um movimento espontâneo de massas, e não de um plano ou de um programa previamente elaborado por um partido operário [...]"
II. "[...] revelou a tendência da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta [...] combinando simultânea e constantemente reivindicações econômicas e reivindicações políticas [...]"
III. "[...] refletiu a tendência da classe operária para destruir o aparelho do Estado burguês, para substituir a democracia burguesa por uma forma superior de democracia [...]"
IV. "[...] conduziu a classe operária pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que na área de uma única cidade [...]"

I, II, III e IV referem-se:

a) À Comuna de Paris, que resumiu todas as tendências que estavam na origem e na primeira expansão do movimento operário moderno.
b) Ao Ludismo, que representou uma forma de resistência clara à disciplina do trabalho imposto pelo sistema fabril.
c) Ao Cartismo, que resultou da conscientização da classe operária, que passou a exigir melhores condições de trabalho.
d) Às Trade Unions, que se caracterizaram pelo assistencialismo paternalista.
e) Aos Sindicatos Profissionais de Londres, que surgiram com o objetivo de garantir uma transformação social ampla.

Resposta.

QUESTÃO 04
(Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre o processo de unificação da Alemanha (1871) e da Itália (1870):

a) Na Itália, a proclamação da República por Giuseppe Garibaldi, líder do movimento carbonário e republicano, estabilizou economicamente o país, permitindo a fixação das fronteiras internacionais italianas e sua unificação interna.
b) Na Itália, com o apoio do Papa Pio IX, o movimento unificador difundiu-se a partir da cidade de Roma, sendo contrária aos interesses econômicos da burguesia do Piemonte e do norte do país.
c) Na Alemanha, Bismarck implementou a unificação com a ajuda econômica e militar do Império Austríaco, opondo-se à política separatista da Prússia de Guilherme I.
d) A criação da União Alfandegária (Zollverein) entre os estados alemães desenvolveu a industrialização e a economia da Confederação Germânica, culminando na unificação política com a criação do Segundo Reich (império) Alemão.
e) Ambos os processos unificadores resultaram da derrota dos movimentos nacionalistas locais frente à reação das forças monárquicas reunidas pelo Congresso de Viena.

Resposta.

QUESTÃO 05
(Fuvest) "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos." "Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia." Essas frases sobre as unificações italiana e alemã:

a) Aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para a capital, contemplou todas as regiões.
b) Apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrente do passado fascista, no caso italiano, e nazistas, no alemão.
c) Chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, impostos pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.
d) Escondem suas naturezas constantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.

Resposta.


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QUESTÃO 06
(Cesgranrio) Entre as décadas de 30 e 70 do século XIX, eclodiram diversos movimentos revolucionários que provocaram diversas transformações nas nações da Europa Ocidental. Marque a opção que apresenta corretamente um desses movimentos:

a) A Revolução de 1830, na França, foi motivada por ideias liberais e nacionalistas que se opunham aos objetos restauradores do Congresso de Viena.
b) A Revolução de 1848, na Itália, foi um movimento que pregava a descentralização republicana, provocando a queda da monarquia italiana.
c) A Revolução de 1848, na Confederação Germânica, foi provocadas pelos ideais da restauração monárquica, propondo a unificação alemã sob a Casa Real austríaca.
d) A Revolução de 1848, na França, proclamou o Segundo Império, instituindo uma política de nacionalidades ligadas ao Congresso de Viena.
e) A Comuna de Paris, em 1871, caracterizou-se por ser um movimento liberal e burguês que criou a primeira experiência de autogestão democrática, apoiada pelo governo da Terceira República francesa recém-instalada.

Resposta.

Atividade sobre A Europa no fim do século XIX (História 8º ano) com Gabarito Atividade sobre A Europa no fim do século XIX (História 8º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on julho 19, 2018 Rating: 5

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