Questões Química UEL 2018 com Resolução

Questões Química UEL 2018 com Resolução
(Universidade Estadual de Londrina)

QUÍMICA

QUESTÃO 01
UEL 2018: O gás sulfídrico é um gás incolor tóxico, irritante e muito solúvel em água. Esse gás também contribui para a intensificação da acidez da água da chuva em função da formação do ácido sulfúrico, de acordo com os sistemas dados a seguir.
Considerando os sistemas (1) e (2) em equilíbrio, responda aos itens a seguir.

a) Escreva a equação do processo global (conversão do SO2 a H2SO4), calculando a variação de sua entalpia.

b) Considerando um sistema fechado, explique o que ocorrerá com a concentração de SO3, ao se aumentar a pressão sobre o sistema (1), e o que ocorrerá no sistema (2), ao se diminuir a temperatura.

Resposta.

QUESTÃO 02
UEL 2018: Em junho de 2017, durante o verão europeu, uma onda de calor contribuiu para o maior incêndio florestal da história de Portugal. O desastre ocorrido na localidade de Pedrogão Grande resultou na morte de dezenas de pessoas, derivando em uma grande tragédia da história recente do país.
Considerando que o oxigênio está em contato permanente com a celulose das árvores e que a reação entre estas duas substâncias ocorre conforme o diagrama ao lado, explique porque os incêndios não se iniciam tão facilmente em períodos de baixas temperaturas.

Resposta.

VEJA MAIS QUESTÕES DA UEL 2018
- PROVA OBJETIVA
- PORTUGUÊS
- INGLÊS
- FRANCÊS
- ESPANHOL
- ARTES
- BIOLOGIA
- FILOSOFIA
- FÍSICA
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- MATEMÁTICA
- MAIS QUESTÕES DA UEL

QUESTÃO 03
UEL 2018: A Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal, em março de 2017, foi acompanhada de muita polêmica, em grande parte, devido à falta de informação e de capacidade de vários setores da sociedade em avaliar os riscos da utilização de ácido ascórbico (vitamina C) como conservante. Este aditivo é utilizado para preservar a cor vermelha da carne, uma característica comercialmente desejável. A proteína mioglobina presente nos músculos, em associação ao íon ferro e ao oxigênio, é responsável por atribuir esta coloração à carne. A modificação de cor da carne fresca e a ação conservante do ácido ascórbico envolvem reações de oxidaçãoredução, conforme equações dadas a seguir.
Supondo que 100 g de carne tenha 0,0028 g de ferro total e que todo ele esteja na sua forma oxidada, determine a massa de ácido ascórbico necessária para recuperar completamente a coloração vermelha do bife de 100 g.

(Dados: Massas molar (em g/mol): Fe = 56; O = 16; C = 12; H = 1)

Resposta.

QUESTÃO 04
UEL 2018: Leia o texto a seguir.

Reparando bem, descobria outras diferenças. O escudo da escola, por exemplo, que eu trazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no direito. Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de esperar, ele ao mesmo tempo vem com a sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim. Mais do que nunca me vem a sensação de que é alguém idêntico a mim que está ali dentro do espelho, se divertindo em me imitar. Chego a ter a impressão de sentir o calor da palma da mão dele contra a minha. Fico sério, a imaginar o que aconteceria se isso fosse verdade. Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como, se agora estou absolutamente sério? Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe!
(SABINO, F. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 2003. p.68 )

O texto retrata, entre outros sentimentos, o conflito do protagonista para classificar a entidade mágica proveniente do espelho como uma duplicação dele ou como alguém diferente, embora muito parecido com ele mesmo. De forma análoga, a distinção entre certos pares de arranjos moleculares pode ser bastante sutil.
O primeiro par de representações de estruturas químicas da figura, por exemplo, corresponde a duas substâncias diferentes, a S-linalol (A) e o R-linalol (A’). Ambas podem ser encontradas como componentes de óleos de certas plantas. Já no segundo caso, as representações se referem às duas unidades da mesma substância química, o mirceno (componente do lúpulo).

Por que A e A’ representam substâncias diferentes e B e B’ não? Explique, empregando argumentos e conceitos que envolvam a descrição das estruturas de compostos de carbono.

Resposta.

Questões Química UEL 2018 com Resolução Questões Química UEL 2018 com Resolução Reviewed by Redação on agosto 08, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.