Prova UNICAMP 2019 (2ª fase - 2° dia) com Gabarito e Resolução

Prova UNICAMP 2019 (2ª fase - 2° dia) com Gabarito e Resolução

Geografia

QUESTÃO 01


(UNICAMP 2019) O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação constitui atualmente o principal uso hídrico do país, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regiões Sul e Nordeste, a incorporação de áreas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semiárido, respectivamente.

a) Indique a principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semiárido nordestino, respectivamente.

b) Aponte uma importante política governamental, adotada desde a década de 1960, que se destina à expansão da modernização agrícola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiária, qual é a principal característica das propriedades que utilizam a irrigação no Sudeste brasileiro?

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UNICAMP 2019) A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaçada, sobretudo com as reivindicações de independência de comunidades autônomas.

A questão nacional espanhola, e de muitos outros países onde avançam movimentos separatistas, reacende o debate contemporâneo sobre os Estados nacionais e o nacionalismo em suas distintas facetas, especialmente em um contexto de globalização.

a) Identifique as duas principais regiões autônomas espanholas que historicamente reivindicam independência e sua constituição como Estados nacionais.

b) Além de movimentos nacionalistas que reivindicam independência e a formação de novos países, aponte duas outras expressões de nacionalismo que se tornaram mais frequentes com a globalização.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UNICAMP 2019) A movimentação das massas de ar é responsável pelas mudanças no tempo atmosférico. O mapa abaixo mostra a dinâmica dos sistemas atmosféricos na América do Sul em maio de 2018.

Observe o deslocamento dessas massas de ar sobre o território brasileiro e responda às questões a seguir.


a) Explique o que é uma frente fria e, considerando o alcance e o deslocamento da frente fria até a região Norte do Brasil, indique qual é o fenômeno representado no mapa.

b) A Zona de Convergência Intertropical resulta do encontro dos ventos alísios. Onde se originam os ventos alísios? Qual sua principal consequência para as condições meteorológicas da faixa equatorial?

GABARITO.

QUESTÃO 04


(UNICAMP 2019) Considerando a figura acima, responda às questões a seguir.

a) Em qual dos cenários indicados na figura é possível identificar baixa infiltração da água e alto escoamento superficial? Aponte uma característica da superfície que é responsável por esse processo.

b) Em uma situação de chuvas torrenciais nas áreas urbanas podem ocorrer alagamentos e inundações. Defina inundação, e indique em que outros corpos hídricos, além dos rios, esse fenômeno pode ocorrer.

GABARITO.

QUESTÃO 05


(UNICAMP 2019)
a) Até o Censo de 1970, verificava-se uma clara concentração regional do fenômeno de urbanização. A partir do Censo de 1980, outro processo é observado na dinâmica urbana brasileira. Que processo é esse? O Censo de 1950 indicava a região Centro-Oeste como a menos urbanizada do país; o Censo de 2010 a coloca na segunda posição em taxa de urbanização. Qual foi a atividade econômica responsável por essa urbanização?

b) Como reflexo da expansão das atividades econômicas, a rede urbana brasileira se tornou mais complexa a partir dos anos 1970. Explique o que é rede urbana e indique qual o papel de Goiânia na hierarquia da rede urbana do Centro-Oeste.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UNICAMP 2019) O capitalismo financeirizado e globalizado, particularmente nas últimas quatro décadas, vem apresentando um movimento tendencial em que informalidade e precarização tornaram-se mecanismos recorrentes. E a terceirização irrestrita do trabalho vem se consolidando como uma ferramenta que elimina a distinção entre atividades-meio e atividades-fim.
(Adaptado de Ricardo Antunes, A sociedade da terceirização total.
Revista da ABET, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015, p. 9.)

a) Terceirização e precarização são fenômenos interligados, porém distintos. O que é terceirização e o que é precarização do trabalho?

b) Na atividade industrial ou setor secundário, o que são atividades-meio e atividades-fim?

GABARITO.

Matemática

QUESTÃO 07
(UNICAMP 2019) A eficiência de um veículo pode ser avaliada pela quantidade de quilômetros que ele é capaz de percorrer com um litro de combustível. Tal eficiência depende de vários fatores, entre eles a velocidade adotada.

O gráfico abaixo exibe o número de quilômetros percorridos por litro de combustível, para um determinado veículo, em função da velocidade.


a) Supondo que o veículo trafegue com velocidade constante de 100 km/h, determine quantos litros de combustível ele consome para percorrer 60 km.

b) Considere que o veículo tenha 50 litros de combustível em seu tanque. Determine a sua autonomia máxima, isto é, a maior distância que ele pode percorrer, supondo que ele trafegue a uma velocidade constante.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UNICAMP 2019) A figura abaixo representa um dado na forma de um tetraedro regular com os vértices numerados de 1 a 4.

Em um lançamento desse dado, deve ser observado o número estampado no vértice superior.


a) Considere a soma dos números obtidos em dois lançamentos de um dado tetraédrico. Determine de quantas maneiras essa soma pode resultar em um número primo.

b) Seja 𝑝𝑛 a probabilidade de se observar o número 𝑛 no lançamento de um dado tetraédrico tendencioso para o qual 𝑝1 = 2𝑝2 = 3𝑝3 = 4𝑝4. Calcule essas quatro probabilidades.

GABARITO.

QUESTÃO 09
(UNICAMP 2019) Sabendo que 𝑐 é um número real, considere a função quadrática 𝑓(𝑥) = 2𝑥² − 3𝑥 + 𝑐, definida para todo número real 𝑥.

a) Determine todos os valores de 𝑐 para os quais 𝑓(−1)𝑓(1) = 𝑓(−1) + 𝑓(1).

b) Sejam 𝑝 e 𝑞 números reais distintos tais que 𝑓(𝑝) = 𝑓(𝑞). Prove que 𝑝 e 𝑞 não podem ser ambos números inteiros.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(UNICAMP 2019) No plano cartesiano, considere a reta 𝑟 de equação 2𝑥 + 𝑦 = 1 e os pontos de coordenadas 𝐴 = (1,4) e 𝐵 = (3,2).

a) Encontre as coordenadas do ponto de intersecção entre a reta 𝑟 e a reta que passa pelos pontos 𝐴 e 𝐵.

b) Determine a equação da circunferência na qual um dos diâmetros é o segmento

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UNICAMP 2019) Sabendo que 𝑎 e 𝑏 são números reais, considere a matriz quadrada de ordem 2,

a) Determine todos os valores de 𝑎 e 𝑏 para os quais AᵀA = AAᵀ, em que Aᵀ é a transposta da matriz A.

b) Para 𝑎 = 𝑏 = 2, sejam 𝑘 e 𝜃 números reais tais que
Determine os possíveis valores de tan 𝜃.

GABARITO.

QUESTÃO 12
(UNICAMP 2019) Seja um cilindro circular reto com raio da base de comprimento 𝑟 = 2 cm e altura de comprimento ℎ.

Seja 𝑑 a maior distância entre dois pontos desse cilindro, como ilustra a figura abaixo.


a) Supondo que o cilindro tenha volume igual a um litro, calcule sua área de superfície total.

b) Determine o valor de 𝑑 no caso em que (𝑟, ℎ, 𝑑) seja uma progressão geométrica.

GABARITO.

História

QUESTÃO 13
(UNICAMP 2019) Havia em Alexandria uma filósofa chamada Hipátia que foi admitida na escola de Platão, demonstrando competência para ensinar as ciências a todos os que o desejassem. Hipátia interrogava: “Por que as estrelas não caem do céu?” E respondia: “Porque seguem a rota mais perfeita, que é o círculo do céu em torno da Terra, que, por sua vez, é centro do cosmos.” Acreditando nesta tradição e movida pela curiosidade, ela instigava: “Se você não questiona aquilo em que acredita, não pode acreditar.”

Além disso, acrescentava: “Eu acredito na filosofia e é preciso nos livrarmos de todas as ideias preconcebidas de qualquer natureza.” Na história da filosofia, Hipátia é considerada uma expoente do neoplatonismo.

A oposição entre o neoplatonismo e o cristianismo teria marcado o tempo em que ela viveu. Para o filósofo Pierre Hadot, o neoplatonismo foi um foco de resistência ao cristianismo. Essa resistência continuou até 529, quando o imperador Justiniano proibiu os pagãos de ensinar, fechou as escolas filosóficas de Atenas e passou a perseguir filósofos em Alexandria. Nesse contexto, a matemática Hipátia foi assassinada em 415, em Alexandria, por cristãos fanáticos.
(Adaptado de Salma Tannus Muchail, Notícias de Hipátia.
Labrys, estudos feministas, v. 23, jan./jun. 2013.
Disponível em https://www.labrys.net.br/ labrys23/
filosofia/salma.htm. Acessado em 10/07/2017.)

A partir do texto acima e de seus conhecimentos históricos e filosóficos,

a) identifique dois princípios filosóficos defendidos por Hipátia;

b) aponte e explique uma motivação do imperador Justiniano para perseguir correntes de pensamento não cristãs.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UNICAMP 2019) Sobre o diário do indígena Chimalpahin, o historiador Serge Gruzinski escreveu:

Toda a obra do cronista transborda de anotações que desenham um imaginário planetário, cujas referências nos parecem muitas vezes inesperadas. Dois meses depois de ter evocado o assassinato do rei de França, em 15 de novembro de 1610, Chimalpahin dirige seu olhar para o Japão e anota: “Dom Rodrigo de Vivero, vindo do Japão, perto da China, fez sua entrada na Cidade do México.

Fez-se amigo do imperador japonês e este lhe emprestou a fortuna que Rodrigo trouxe à Cidade do México; ele trouxe, além disso, alguns japoneses com ele. Todos estavam vestidos como se vestiam lá, com uma espécie de colete e um cinto em torno da cintura, onde levavam sua katana de aço, uma espécie de espada. Não se mostravam tímidos, não eram pessoas calmas ou humildes, tinham, ao contrário, o aspecto de águias ferozes.”
(Adaptado de Serge Gruzinski, As quatro partes do mundo: história de uma mundialização.
Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Edusp, 2014, p. 36.)

Considerando o estudo histórico de Gruzinski e seus conhecimentos,

a) identifique, a partir do texto, dois aspectos que caracterizam os contatos culturais;

b) explique a importância do diário de Chimalpahin para a compreensão do processo de colonização da América.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(UNICAMP 2019) O período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente ao grande boom econômico e industrial do Ocidente.
(Adaptado de Jacques Le Goff, História e memória.
Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 204-245.)

Com base no texto e em seus conhecimentos históricos,

a) apresente duas características importantes do boom econômico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890;
b) explique o ideário do progresso e o relacione com a Primeira Guerra Mundial.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(UNICAMP 2019) Desde a publicação do livro Casa-grande e senzala, em 1933, até o início da década de 1960, Gilberto Freyre gozou de um prestígio que poucos autores alcançaram em toda a história das letras brasileiras. A “questão racial” se constituiu em um dos capítulos essenciais da intervenção do autor, contribuindo na maneira como o país pensou a sua diversidade, que o sociólogo chamou de “democracia étnica e social”.
(Adaptado de Alberto Luiz Schneider, Iberismo
e luso-tropicalismo na obra de Gilberto Freyre.
Revista de História da historiografia,
v.1, n.1, dez. 2012, p. 75-93.)

a) Identifique o pressuposto da tese da democracia racial e explique por que ela tem sido questionada no Brasil atual.

b) Considerando o contexto internacional entre 1960 e 1990, identifique e descreva um movimento social cujas reivindicações políticas centraram-se em questões raciais.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UNICAMP 2019) O cineasta Orlando Senna conta a experiência de ver a primeira exibição do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha em 1964: “era uma plateia pequena e nós vimos pela primeira vez, pronto, o Deus e o Diabo na Terra do Sol, e foi aquele impacto pra vida inteira. Eu me lembro que quando o filme terminou de ser exibido, foi um silêncio enorme. Teve um silêncio, e depois de um tempo enorme, toda essa plateia chorando.”
(Adaptado do filme O Guarani.
Direção de Cláudio Marques e Marília Hughes.
Salvador, 2008.)

A partir do relato acima e de seus conhecimentos históricos, responda às questões.

a) O filme de Glauber Rocha trata da figura do sertanejo, privilegiando o messianismo. Cite e explique dois elementos fundamentais do messianismo no Nordeste brasileiro entre as décadas de 1890 e 1930.

b) O depoimento registra o impacto produzido pelo filme em sua primeira exibição, no dia 17 de março de 1964. Explique o significado cultural e político do Cinema Novo no Brasil dos anos 60.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UNICAMP 2019) A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foi criada em dezembro de 1950 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Iniciou suas atividades em janeiro de 1951. O Protocolo de 1967 reformou a Convenção de 1951 e expandiu o mandato da ACNUR para além das fronteiras europeias e das pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial.

Em 1995, a Assembleia Geral designou a ACNUR como responsável pela proteção e assistência dos apátridas em todo o mundo. Nas últimas décadas, os deslocamentos forçados atingiram níveis sem precedentes. Estatísticas recentes revelam que mais de 67 milhões de pessoas no mundo todo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.
(Adaptado de http://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/.
Acessado em 31/08/2018.)

a) Explique o contexto de criação da ACNUR e seu principal objetivo.

b) Levando em consideração os princípios da ONU, relacione a condição de refugiado com a noção de cidadania e de direitos humanos.

GABARITO.

Comentários