Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Analise a representação abaixo:

enade

Para o tratamento da síndrome cólica do eqüino, é de grande importância o conhecimento anatômico do trato gastrintestinal, constituído pelo estômago (com capacidade de até 15 L), intestino delgado (com capacidade de até 68 L), ceco (com capacidade de até 36 L), cólon maior (com capacidade de até 86 L) e cólon menor (com capacidade de até 16 L). As estruturas indicadas pelos números 1, 2 e 3 representam, respectivamente,

(A) ceco, intestino delgado e estômago.

(B) ceco, cólon menor e cólon maior.

(C) estômago, intestino delgado e ceco.

(D) cólon menor, estômago e ceco.

(E) duodeno, jejuno e íleo.


QUESTÃO 12
ENADE: Ao nascimento, os testículos do cavalo encontram-se na bolsa testicular. Com o desenvolvimento do animal, os testículos passam a ter localização intra-abdominal. Na puberdade, inicia-se a descida dos testículos para a bolsa testicular, onde permanecem durante toda a vida adulta.

A ausência dessa descida, de um ou dos dois testículos, caracteriza o criptorquismo uni ou bilateral. Tendo em vista as informações apresentadas, é correto inferir que

(A) cavalos criptórquios unilaterais, não castrados, apresentam forte libido, porém, são inférteis.

(B) o principal problema associado aos criptórquios é o risco de que o testículo retido torne-se neoplásico.

(C) cavalos criptórquios bilaterais são férteis, apresentam fraca libido e características sexuais secundárias pouco desenvolvidas.

(D) o tratamento medicamentoso é recomendado para esses casos, apesar da provável natureza hereditária da condição.

(E) a remoção cirúrgica só é recomendada para os casos de criptorquismo bilateral.


QUESTÃO 13
ENADE: Um médico veterinário é chamado a uma propriedade na qual se criam bovinos de corte e onde está ocorrendo mortalidade de dezenas de animais. Lá chegando, verificou que as condições higiênico-sanitárias da propriedade são péssimas, havendo várias carcaças de animais mortos há dias no pasto. Além disso, por meio da anamnese, foi informado de que os animais tinham sido alimentados com cama de frango e não recebiam suplemento mineral há meses.

Durante o exame clínico dos bovinos, verificou que apresentavam ataxia, incoordenação, paralisia flácida, sendo que muitos deles estavam deitados, dependendo do estágio da enfermidade. A partir dos dados obtidos na anamnese e no exame clínico realizado, o médico veterinário suspeitou tratar-se de um surto de botulismo.

Analisando as informações, é correto concluir:

(A) Embora as informações obtidas na anamnese bem como as alterações clínicas observadas indiquem tratar-se de botulismo, para estabelecer o diagnóstico definitivo desta enfermidade faz-se necessário realizar o isolamento de cepas toxigênicas e a identificação do subtipo envolvido, empregando a técnica de soroneutralização em camundongos ou cobaias.

(B) Embora as informações obtidas na anamnese indiquem tratar-se de botulismo, a necropsia deverá ser realizada com o objetivo de verificar a presença, na região do cerebelo, de necrose de liquefação produzida pela toxina botulínica.

(C) Considerando as alterações clínicas apresentadas pelos animais e as condições higiênico-sanitárias verificadas na propriedade, é indicado realizar diagnóstico diferencial com o carbúnculo sintomático. Para tanto, é necessário realizar a prova de imunofluorescência direta em tecido cerebral.

(D) Como o médico veterinário obteve informação de que os animais recebiam cama de frango, deve-se realizar diagnóstico diferencial com encefalopatia espongiforme (doença da “vaca louca”), por meio da prova de imunofluorescência direta em tecido cerebral, para excluir esta possibilidade.

(E) Com base nas alterações clínicas, associadas às informações obtidas pelo médico veterinário, seria importante realizar o diagnóstico diferencial com relação à carência de zinco, sendo, portanto, necessário realizar o exame de sangue para avaliar a concentração deste elemento.


QUESTÃO 14
ENADE: Cadela Poodle, 12 anos de idade, apresenta, há seis meses, poliúria, polidipsia, emagrecimento progressivo e diminuição acentuada do apetite na última semana. Anteriormente, o animal apresentava sobrepeso e polifagia. Ao exame físico, observaram-se emagrecimento acentuado (caquexia) e diminuição da elasticidade da pele. Há suspeita diagnóstica de diabetes mellitus.

Considerando a fisiopatologia, o achado clínico e os resultados dos exames laboratoriais relacionados à referida enfermidade, é correto afirmar:

(A) A polidipsia no diabetes mellitus ocorre devido a uma condição primária, sendo a poliúria secundária, pois o mecanismo da sede é ativado pela alta osmolalidade plasmática conferida pelo aumento das concentrações sangüíneas de glicose e de corpos cetônicos.

(B) A poliúria que se desenvolve no diabetes mellitus envolve a presença dos corpos cetônicos no sangue e, posteriormente, na urina, pois a cetonúria acarreta diurese osmótica.

(C) No referido caso clínico, a diminuição da elasticidade da pele, associada à caquexia, indica que o animal apresenta desidratação intensa e grave decorrente da poliúria, uma vez que o déficit circulante de insulina ocasiona lesão direta das células tubulares renais.

(D) O histórico de sobrepeso que a cadela apresentava indica que houve evolução concomitante com hipertireoidismo, doença endócrina freqüentemente associada ao diabetes mellitus, por causar resistência insulínica em função do aumento do cortisol sérico.

(E) Para a confirmação de diabetes mellitus no animal com poliúria e polidipsia é necessária a determinação da glicemia, com o paciente em jejum alimentar, sendo que os valores sangüíneos de glicose devem estar acima de 180 mg/dL, acompanhado de glicosúria.


QUESTÃO 15
ENADE: Sabendo-se que a farmacocinética e a farmacodinâmica são inerentes a cada espécie animal, conclui-se que a extrapolação, tanto da indicação quanto da dose dos medicamentos de uma espécie animal para outra, pode acarretar grande risco para a saúde dos animais.

Portanto, somente o médico veterinário está habilitado a prescrever medicamentos para animais. Deve se considerar que até mesmo aqueles medicamentos de livre comercialização podem promover efeitos indesejáveis, como é o caso do anti inflamatório não-esteroidal paraminofenol (acetaminofeno), que é seguro quando utilizado por seres humanos e cães; no entanto, se administrado aos gatos pode até mesmo causar óbito.

Com relação à intoxicação causada por este medicamento em gatos, é correto afirmar que as principais alterações clínicas estão relacionadas

(A) aos distúrbios da coagulação, sendo que os gatos apresentam petéquias, hematomas e, dependendo da gravidade do quadro, hemorragias extensas; o tratamento adequado para esta intoxicação é a utilização das vitaminas K e do complexo B.

(B) à neurotoxicidade, sendo que os gatos apresentam ataxia, hiperexcitabilidade e convulsões que podem levar à morte; o tratamento adequado para esta intoxicação é a utilização de xilazina associada à atropina.

(C) ao comprometimento renal, sendo que os gatos apresentam prostração, anúria, edema facial e acidose metabólica, que poderá desencadear quadro convulsivo terminal; o tratamento adequado para esta intoxicação é a utilização de diuréticos poupadores de potássio, bem como o uso de bicarbonato de sódio e de benzodiazepínicos.

(D) à hepatotoxicidade e à meta-hemoglobinemia, sendo que os gatos apresentam icterícia, edema facial, cianose e dispnéia; o tratamento adequado para esta intoxicação é a utilização de N-acetilcisteína e cimetidina.

(E) à cardiotoxicidade, sendo que os gatos apresentam vômitos, hipotensão e arritmias cardíacas; o tratamento adequado é a ultização de digitálicos, como a digitoxina, e antiarrítmicos, como a lidocaína.


QUESTÃO 16
ENADE: O complexo hiperplasia endometrial cística (HEC) das cadelas é uma condição grave em que o útero se enche de fluido, podendo levar à piometra decorrente de infecção bacteriana secundária. A toxemia resultante está associada às alterações clínicas características, principalmente sede excessiva, vômitos, inapetência, choque e óbito. Com relação ao assunto em tela, é correto complementar:

(A) A causa do complexo HEC-piometra está associada a um desequilíbrio hormonal progressivo relacionado à sensibilidade do útero canino à progesterona.

(B) Existem dois tipos principais de piometra, a aberta e a fechada. Na piometra aberta não há secreção vaginal e, geralmente, está relacionada a um quadro clínico mais agudo.

(C) Os períodos seqüenciais de dominância progesterônica, seguidos pela dominância prolongada do estrógeno, seja ele natural (metaestro) ou provocado pela administração de anticoncepcionais, leva ao desenvolvimento de HEC.

(D) A remoção cirúrgica do útero e dos ovários, mesmo após a reidratação adequada (fluidoterapia intravenosa), deve ser evitada como tratamento de eleição devido ao risco cirúrgico.

(E) A prostaglandina F2α, devido à sua ação luteolítica, aumenta as concentrações séricas de progesterona, sendo o tratamento de eleição, por não provocar efeitos colaterais.


QUESTÃO 17
ENADE: A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema denominado urolitíase. Esta alteração, comum em caprinos e ovinos machos, pode causar obstrução da uretra, em decorrência da sua estrutura anatômica longa, estreita e tortuosa (flexura sigmóide) ou obstrução no apêndice da glande, impedindo o fluxo normal da urina, que passa a ficar retida na bexiga. No que concerne ao tema abordado, é correto concluir:

(A) Em ovinos, apesar da ingestão limitada de água e a perda hídrica excessiva pela respiração causar aumento da densidade urinária, estes fatores não aumentam a chance de surgimento dos urólitos.

(B) A principal causa de urólitos em pequenos ruminantes mantidos em regime de confinamento é a presença de oxalatos ou sílica nos suplementos alimentares.

(C) O tratamento é cirúrgico e consiste em procedimento relativamente simples, acompanhado de altos índices de recuperação; entretanto, deve-se levar em consideração a relação custo/benefício, ou seja, o valor do animal e o custo final da cirurgia.

(D) Os urólitos podem ocorrer em machos castrados, porém, reprodutores inteiros maduros possuem risco maior de apresentarem a doença, como conseqüência de traumatismos secundários à monta.

(E) A formação dos urólitos é uma alteração metabólica desencadeada principalmente pelo desequilíbrio entre os teores de fósforo, cálcio e magnésio da dieta de animais que recebem concentrado com teores inadequados de minerais.


QUESTÃO 18
ENADE: Na exploração leiteira, o manejo nutricional deve ser balanceado, posto que a ingestão de alimentos ricos em proteínas pode causar problemas digestivos.

Por outro lado, a gestação e a lactação podem causar desequilíbrio no metabolismo do cálcio, ocasionando, entre outras alterações, hipotonia intestinal. Considere que uma vaca leiteira, com seis anos de idade, no primeiro mês de lactação, apresentava diminuição do apetite, queda na produção leiteira e distensão abdominal observada no quadrante superior direito, cranial à fossa paralombar.

Os exames laboratoriais deste animal indicaram alcalose metabólica, hipocloremia e hipocalemia. Após a análise do histórico e do exame físico, há suspeita de deslocamento do abomaso à direita. Frente a essas informações, a seqüência correta de exames e procedimentos a ser realizada é:

(A) eletrocardiografia; punção no ponto central da área distendida; percussão e auscultação na porção dorsal dos espaços intercostais entre a 9a e a 13a costelas direita; laparotomia exploratória à direita e palpação retal.

(B) eletrocardiografia; laparotomia exploratória à esquerda; palpação retal; percussão da fossa paralombar direita e punção no ponto central da área distendida.

(C) punção no ponto central da área distendida; percussão e auscultação na porção dorsal dos espaços intercostais entre 9a e a 13a costelas direita; laparotomia exploratória à direita e palpação retal.

(D) palpação retal; percussão e auscultação na porção dorsal dos espaços intercostais entre a 9a e a 13a costelas direita; punção no ponto central da área distendida e laparotomia exploratória à direita.

(E) percussão e auscultação na porção dorsal dos espaços intercostais entre a 9a e a 13a costelas direita; laparotomia exploratória à esquerda e palpação retal.


QUESTÃO 19
ENADE: Os benefícios do manejo dietético para cães e gatos acometidos de insuficiência renal crônica são reconhecidos há maisde uma década. A principal modificação introduzida foi a restrição protéica, cuja finalidade básica é diminuir a produção de catabólitos nitrogenados tóxicos, causadores da manifestação clínica de uremia.

Atualmente, o acompanhamento nutricional do paciente urêmico adquiriu conotação mais ampla, que é a de assegurar o estado nutricional adequado, de atuar nas conseqüências da insuficiência renal, como o hiperparatireoidismo secundário e, além disso, de auxiliar na correção de algumas das alterações metabólicas existentes.

Portanto, o médico veterinário que trabalha com pequenos animais deve ter ciência da importância dos conhecimentos sobre nutrição, de modo a aplicá-los adequadamente em sua rotina clínica. Diante deste panorama, é correto concluir:

(A) A oferta de proteína dietética para os gatos com doença renal crônica deve ser menor que nos cães, uma vez que os gatos requerem quantidades significativamente menores de proteína quando comparados com os cães.

(B) Na doença renal, as dietas de cães e gatos devem apresentar restrição de gordura, uma vez que o aumento da densidade energética da dieta é acompanhado de consumo de maiores quantidades de alimento.

(C) Para os cães e os gatos, a hiperfosfatemia deve ser minimizada pela limitação do consumo dietético e da absorção intestinal de fósforo, o que pode ser alcançado com a restrição da proteína dietética.

(D) Na insuficiência renal crônica, observa-se freqüentemente o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica; no entanto, para cães e gatos, não é necessária a restrição dietética no consumo do sódio.

(E) Em gatos, as concentrações sangüíneas de potássio devem ser cuidadosamente monitoradas, pois a restrição do consumo pode ser necessária, uma vez que a hipercalemia é uma alteração muito freqüente na doença renal crônica dessa espécie.


QUESTÃO 20
ENADE: A diversificada tecnologia envolvendo o manejo avícola é um dos pilares à obtenção dos expressivos índices de produtividade deste importante setor do agronegócio. Um exemplo é o preparo do ambiente e dos equipamentos visando à chegada das aves, uma vez que ambos devem estar limpos, desinfetados e montados.

As campânulas deverão ser ligadas a fim de que a temperatura atinja o nível desejado (29 a 31 °C) algumas horas antes da chegada das aves. Além da utilização de termômetros espalhados por todo o aviário, o próprio comportamento da ave é um indicador de temperatura adequada.

A distribuição indicativa de conforto térmico das aves dentro do círculo de proteção corresponde a:

enade


QUESTÃO 21
ENADE: As micotoxicoses são um grande problema na criação animal, podendo causar perdas econômicas significativas. Além disso, também são de interesse na saúde pública, pois tais toxinas podem ser veiculadas através de produtos de origem animal, acarretando risco à saúde humana. Dentre as micotoxinas destacam-se as aflatoxinas, que são metabólitos secundários, produzidos por algumas cepas de fungos do gênero Aspergillus, especialmente A. flavus e A. parasiticus.

Com relação a estas micotoxinas, é correto afirmar:

(A) As principais alterações clínicas verificadas em um quadro de aflatoxicose são aquelas relativas principalmente ao comprometimento hepático; no entanto, as aflatoxinas podem também produzir imunossupressão, carcinogenicidade e teratogenicidade.

(B) A pasteurização e a liofilização são importantes processos que permitem a eliminação da toxina no leite e em produtos lácteos, já que esta micotoxina é termolábil.

(C) Quando se constatar a presença da toxina no alimento que será destinado aos animais de criação, é necessário que se proceda ao aquecimento deste substrato em temperaturas elevadas, permitindo, assim, a morte do fungo e a eliminação da toxina produzida.

(D) Alimentos estocados em locais onde há temperatura baixa (menor que 15 °C), umidade relativa do ar elevada e anaerobiose propiciam condições ideais para a proliferação do fungo e a produção de aflatoxinas.

(E) Os substratos de eleição para a colonização e produção de aflatoxinas são as forrageiras, como Brachiaria decumbens e Panicum maximum, em períodos de chuva, com temperatura ambiente acima de 25 °C e umidade elevada.


QUESTÃO 22
ENADE: Está bem estabelecido o papel que a alimentação desempenha na saúde, no crescimento e na produção dos animais, com reflexos no ganho de peso, secreção do leite, trabalho muscular e acumulação de gordura.

Para que os ruminantes utilizem os vários tipos de alimentos fornecidos, existem algumas regras básicas que visam garantir a otimização do desempenho, as quais estão relacionadas, por exemplo, ao tamanho da partícula do alimento, às frações de carboidratos estruturais e não estruturais e às frações protéicas dos vários alimentos.

Considerando a necessidade de produção de proteína para o mercado mundial, o conhecimento do metabolismo normal dos bovinos é uma ferramenta indispensável ao médico veterinário com atuação na área de produção animal. Neste contexto, é correto afirmar:

(A) O desafio imposto ao metabolismo da vaca leiteira de alta produção no final da lactação é muito grande. Este fato deve-se, principalmente, à alta demanda de glicose (para sintetizar a lactose do leite), que aumenta significativamente na fase final da lactação.

(B) O conhecimento do balanço nutricional, da digestão até a absorção, envolvendo anabolismo e catabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, fornece suporte para a definição das exigências nutricionais. Para os bovinos, os balanços nutricionais positivos representam a principal causa das doenças ligadas a transtornos metabólicos nutricionais.

(C) Fatores dietéticos estão associados à alta incidência de deslocamento do abomaso à esquerda, especialmente dieta pobre em forragem e rica em concentrados ou grãos, que aumentam a produção de ácidos graxos voláteis no rúmen, afetando a motilidade dos pré-estômagos.

(D) O timpanismo é uma doença metabólica dos bovinos caracterizada pela distensão acentuada do rúmen e retículo, que, nos animais criados exclusivamente a pasto, tem como causa principal a ingestão de gramíneas com grandes quantidades de fosfolipídeos altamente fermentáveis.

(E) A acidose é uma doença metabólica de caráter crônico, causada pela ingestão de grãos ou outros alimentos altamente fermentáveis em grandes quantidades, caracterizada por perda do apetite, depressão e morte, cujo diagnóstico depende de exames laboratoriais complementares.


QUESTÃO 23
ENADE: O controle farmacológico do estro é utilizado em vacas leiteiras para: induzir o estro e a ovulação no anestro pós-parto, a fim de diminuir o intervalo entre o parto e a primeira inseminação; sincronizar vacas doadoras e receptoras para transferência de embrião; sincronizar o estro de grupos de animais, visando aumentar a eficiência de sua detecção e controlar o intervalo entre partos de um rebanho.

Na administração de sistemas produtivos, o médico veterinário pode manipular o ciclo estral em vacas com ovários ativos pelo uso de

(A) progestágeno associado à prostaglandina F2α, para completar, respectivamente, a maturação folicular e a ovulação.

(B) prostaglandina F2α, para induzir a formação precoce do corpo lúteo pós-parto, diminuindo o intervalo entre partos.

(C) progestágenos, que agem como indutores artificiais de uma onda de crescimento folicular.

(D) prostaglandina F2α, seguida de aplicação de análogos do GnRH, para obter desenvolvimento folicular sincronizado após uma luteólise induzida.

(E) estrógeno associado à prostaglandina F2α, para estimular, respectivamente, o cio e a ovulação.


QUESTÃO 24
ENADE: "A economia brasileira tem passado por rápidas transformações nos últimos anos. Nesse contexto, ganham espaço novas concepções, ações e atitudes, em que produtividade, custo e eficiência se impõem como regras básicas de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. O agronegócio tem tido importante papel na balança comercial do país, considerando que um em cada três reais gerados pela economia brasileira tem origem neste setor."

A conscientização dos médicos veterinários, pesquisadores e produtores rurais envolvidos na economia nacional nesse sistema, bem como o ajuste para este novo cenário é primordial para a competitividade da atividade.

Como os maiores crescimentos na cadeia produtiva da carne ocorreram nos insumos e no setor primário, o planejamento na propriedade rural passa a ser uma ferramenta fundamental e, portanto, necessária para o sucesso da atividade.

Diante do exposto, em termos de administração do agronegócio e os diversos fatores envolvidos, é correto deduzir:

(A) O planejamento estratégico adequadamente executado em uma propriedade produtora de carne redundará no abate precoce dos animais, com aumento de produtividade e do capital de giro e diminuição do tempo de permanência do animal nas pastagens, resultados estes mais diretamente ligados à adequação do manejo reprodutivo do que à execução de um planejamento nutricional.

(B) O aumento na produtividade é um caminho necessário para manter o sistema de produção com boas taxas de rentabilidade. Entretanto, este aumento deve ser lento, de modo a impedir excesso de produção e consequente queda nos preços dos produtos, independentemente da capacidade de consumo.

(C) A abertura de novos mercados internacionais é importante para elevar a exportação brasileira de produtos de origem animal. Todavia, o seu crescimento deve ser regulado essencialmente pela demanda interna, uma vez que a grande maioria das barreiras sanitárias impostas ao país já foi superada.

(D) Considerando as etapas do planejamento estratégico, ao se proceder à análise interna da empresa, é irrelevante a busca de informações da flutuação do mercado no cenário nacional e mundial, informações estas relativas às oportunidades, restrições e ameaças, haja vista que não influenciam no aumento ou diminuição da rentabilidade da atividade.

(E) O planejamento estratégico é elaborado para que o empresário possa visualizar sua atuação futura e as seguintes etapas são importantes para o seu estabelecimento: determinação dos objetivos, análise do ambiente externo, análise interna da empresa, geração e avaliação das metas e estratégias definidas.


QUESTÃO 25
ENADE: Atualmente, a discussão sobre dejetos e resíduos ligados às diversas atividades produtivas tem sido frequente e atingido diferentes setores. Na avicultura e na suinocultura, o descarte de animais mortos, entre outros materiais, também tem merecido análise criteriosa.

Considerando os diversos sistemas propostos para o destino final dos animais mortos, a compostagem vem, gradativamente, sendo utilizada por muitas empresas, pois, por meio da ação de microrganismos termofílicos, degrada-se a matéria orgânica obtendo-se material semelhante ao húmus.

Se a cama e as carcaças estiverem contaminadas com agentes patogênicos, estes serão destruídos, reduzindo-se assim a possibilidade de disseminação de doenças. Pode-se associar ao método de compostagem as seguintes características:

I. Evita o problema de contaminação de lençóis de água, que pode ocorrer quando as carcaças são enterradas.

II. Suprime o custo com combustível, além de evitar a poluição do ar quando se utiliza a incineração.

III. Em algumas situações, é adicionada fonte extra de carbono.

IV. Na presença de agentes patogênicos, o método é viável, pois os microrganismos são inativados pela temperatura atingida no processo.

V. Método prático e de custo reduzido.

VI. Evita o transporte das carcaças e cama para fora do criatório.

VII. É acompanhada da retirada ou deslocamento de todos os equipamentos envolvendo a criação animal.

São vantagens do processo de compostagem aquelas que constam APENAS em

(A) I, II, III, V e VI.

(B) I, II, IV, V e VI.

(C) I, III, IV, V e VII.

(D) II, III, V, VI e VII.

(E) II, IV, V, VI e VII.


QUESTÃO 26
ENADE: A sustentabilidade dos sistemas atuais de produção de aves e suínos traduz-se, entre outras, em demanda de produtores e consumidores, havendo preocupação com os possíveis efeitos ambientais da excreção excessiva de nitrogênio, fósforo e microelementos que podem ocorrer nesses sistemas.

O total de fósforo excretado por suínos e aves anualmente, nos Estados Unidos, é de 320.000 toneladas, correspondendo a um terço de todo o fósforo excretado pelas várias espécies animais. Considerando as necessidades do sistema de produção dos suínos e os efeitos ambientais deletérios das excretas animais, é correto concluir:

(A) Os aditivos nutricionais, como aminoácidos, fitase e minerais orgânicos, são elementos que permitem o balanceamento das rações de forma adequada, garantindo o aporte de nutrientes exigidos pelos suínos, sem prejuízo ao desempenho zootécnico, reduzindo o excesso de nutrientes excretados para o meio ambiente.

(B) Os suínos, como os ruminantes, não aproveitando eficientemente o fósforo dos vegetais por não sintetizarem a enzima fitase, obtêm vantagens nutricionais quando esta enzima é adicionada à ração, pois trata-se de uma substância capaz de catabolizar o fitato, disponibilizando o fósforo e outros minerais para o metabolismo.

(C) O fosfato pode ser considerado um poluente ambiental, pois, em contato com as águas superficiais, inibe o crescimento das algas, causando o fenômeno de eutrofização, que resulta em quantidades excessivas de oxigênio, criando um meio inadequado para os peixes e outros animais aquáticos.

(D) O modo de ação da fitase é a catálise do ácido fítico, liberando o fósforo. A ação desta enzima pode variar com a idade dos animais, mas, nos suínos, independe do pH gástrico, da temperatura do alimento e do tempo de conservação do produto e do alimento que contém a enzima.

(E) O emprego de complexos multienzimáticos, cada vez mais usuais no mercado, tem apresentado bons resultados na redução de fatores antinutricionais encontrados em cereais de alta viscosidade (trigo, centeio e cevada). Entretanto, a adição de enzimas não altera a disponibilidade de nutrientes das dietas com cereais de baixa viscosidade (milho, sorgo e soja).


QUESTÃO 27
ENADE: Os animais de produção podem estar expostos a diferentes substâncias químicas, as quais podem produzir efeitos deletérios à saúde do homem. Em função disto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em carne (bovina, aves, suína e eqüina), leite, mel, ovos e pescado, monitora e estabelece limite máximo de resíduo (LMR) para várias substâncias. No monitoramento do referido Plano, no exercício de 2006, o quadro das violações para bovinos abatidos está abaixo apresentado.

enade

LMR − Limite Máximo de Resíduo

(*) NA − Nível de Ação

(I) Para aquelas substâncias com LMR igual a ZERO ou aquelas sem LMRs estabelecidos, o Nível de Ação é igual ao Limite de Quantificação do método de confirmação.

Da análise dos dados do quadro, é correto afirmar que

(A) o zeranol foi o anabolizante encontrado na urina (2,0 μg/L) e, portanto, não tem importância toxicológica na produção animal.

(B) as avermectinas foram pesquisadas em 484 amostras de fígado, sendo que 11 delas (2,27%) ultrapassaram o LMR, cuja variação foi de 100,4 a 356,1 μg/kg.

(C) o cádmio, dentre os metais pesados analisados, foi encontrado em duas amostras acima do LMR, representando 0,25% das amostras não conformes.

(D) o LMR que apresenta maior preocupação toxicológica é o do cádmio, pois é aquele com maior valor, isto é, de 1000 μg/kg.

(E) a urina é a matriz com o menor valor de LMR, apresentando três amostras positivas de zeranol, sugerindo ser adequada também para detecção de metais pesados.


QUESTÃO 28
ENADE: A defumação é uma técnica de aplicação de calor e fumaça que visa conferir propriedades organolépticas especiais e contribuir para a conservação dos alimentos. A fumaça de certas madeiras contém diversas substâncias, como cresóis, fenóis, guaiacóis, álcoois etílico e metílico, aldeído fórmico, ácidos acético e fórmico, as quais têm ação bactericida.

Na aplicação desse processo, deve-se evitar madeiras resinosas, pois estas podem conferir gosto e cheiro desagradáveis ao produto. Emprega-se a defumação em carnes (como presunto e lombo), embutidos (como lingüiças e paio) e pescados, geralmente, após um tratamento prévio de cura, visando também obter

(A) efeito desidratante discreto; substâncias oxidantes que evitam a rancificação; superfície do produto impregnada de substâncias produzidas por microrganismos que favorecem a maturação do produto e ação amaciadora pelo aumento da atividade enzimática.

(B) desidratação intensa que auxilia na conservação do produto; substâncias oxidantes que evitam a rancificação; superfície do produto impregnada de substâncias antimicrobianas e ação amaciadora pelo aumento da atividade enzimática.

(C) efeito desidratante discreto; substâncias oxidantes que evitam a rancificação; propriedades organolépticas especiais em conseqüência da presença de microrganismos na superfície do produto e ação regeneradora e amaciadora pelo aumento da atividade enzimática.

(D) desidratação intensa que auxilia na conservação do produto; substâncias antioxidantes que evitam a rancificação e superfície do produto impregnada de substâncias produzidas por microrganismos que favorecem a maturação do produto.

(E) efeito desidratante discreto; substâncias antioxidantes que evitam a rancificação; superfície do produto impregnada de substâncias antimicrobianas e ação amaciadora pelo aumento da atividade enzimática.


QUESTÃO 29
ENADE: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de Instrução Normativa, aprovou o Regulamento Técnico de Métodos de Insensibilização para o Abate Humanitário de Animais de Açougue, documento no qual são previstos os métodos mecânico, elétrico e da exposição à atmosfera controlada.

No que concerne a tais métodos, é correto afirmar que

(A) o método da exposição à atmosfera controlada emprega o nitrogênio ou a mistura de nitrogênio e ar atmosférico, que são injetados dentro de câmaras apropriadas para oferecer conforto ao animal.

(B) os eletrodos, no método elétrico, devem ser posicionados de modo a permitir que a corrente elétrica caminhe no sentido crânio-caudal e favorecendo o decúbito lateral.

(C) o método mecânico percussivo penetrativo emprega pistola com dardo cativo, a qual deve ser posicionada de modo a assegurar que o dardo penetre no córtex cerebral, através da região frontal.

(D) o método mecânico percussivo não penetrativo é recomendado quando a sangria não é necessária, facilitando o manejo e as condições higiênico-sanitárias.

(E) no método elétrico não se permite molhar a região de fixação dos eletrodos para evitar riscos de choque do operador e manter as condições de higiene local.


QUESTÃO 30
ENADE: A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é definida como um conjunto sistemático de atividades utilizadas para o controle da produção de alimentos, visando a garantia da segurança e da qualidade dos alimentos.

Alguns princípios básicos devem ser seguidos para a implementação da APPCC, que são:

I. estabelecer rotina de monitoramento;

II. determinar os pontos críticos de controle;

III. estabelecer os limites críticos;

IV. identificar os perigos potenciais;

V. estabelecer um sistema de verificação para dar continuidade à APPCC;

VI. estabelecer ações corretivas;

VII. estabelecer efetivo sistema de anotações.

Da análise dos princípios, é possível inferir que a ordem específica a ser seguida para a implementação da APPCC é

(A) II, III, IV, VII, VI, I e V.

(B) II, IV, III, VI, I, VII e V.

(C) III, IV, II, VII, VI, I e V.

(D) IV, II, III, I, VI, VII e V.

(E) IV, III, II, VI, I, V e VII.


QUESTÃO 31
ENADE: Rabies is a worldwide public health disease; each year more than 30,000 people die from rabies and 10 to 12 million people receive post-exposure treatment. Dog and cat bites or scratches comprise the majority of reported cases of human exposure. More than 27,000 animal cases are described worldwide each year; vaccination has been the single most effective means of controlling rabies in domestic animal populations. Which of the following statement is correct?

(A) Progressive paralysis is the clinical result of rabies virus replication in myocytes, and after that the virus spreads in all tissues, including the heart.

(B) Serum radial immunodiffusion is the gold standard diagnostic test for rabies, and that method has been predominantly used to diagnosis rabies antemortem in animals.

(C) Rabies virus is resistant to formalin, phenol, alcohol and halogens derivates, but it is inactivated by ultraviolet light and freezing.

(D) Giemsa staining of bone marrow smears is the post-mortem diagnostic method of choice in rabies suspects due to its high specificity and sensitivity to detect intracytoplasmic inclusions.

(E) The most widely used and reliable method of diagnosing rabies in animals is demonstration of the viral antigen by direct fluorescent antibody test of suitable brain tissue.


QUESTÃO 32
ENADE: A encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), conhecida como “doença da vaca louca”, é uma doença priônica transmissível que determina degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos.

Embora ainda não haja relato da ocorrência da BSE no Brasil, faz-se imprescindível o máximo conhecimento sobre a doença por parte dos médicos veterinários, além da existência de esquema eficaz de vigilância para a doença.

A principal forma de transmissão da BSE e suas implicações ocorrem por meio de

(A) alimentação dos bovinos com farinha de carne/ossos contaminados, culminando com a proibição do sistema de confinamento na produção bovina.

(B) vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, proporcionando o aparecimento de sinais nervosos e dificuldade de locomoção algumas horas após o contato destes agentes com os bovinos.

(C) transmissão vertical da mãe para os bezerros, fato este determinante na aceleração do processo de rastreamento nos bovinos.

(D) alimentação dos bovinos com farinha de carne/ossos contaminados, culminando com a proibição do uso destas farinhas na formulação de rações destinadas aos ruminantes.

(E) vetores biológicos, como carrapatos e mosquitos hematófagos, favorecendo a transmissão em bovinos criados em sistema de confinamento.


QUESTÃO 33
ENADE: Alterações tegumentares ou dermatoses nos animais podem se desenvolver em decorrência de diversos agentes etiológicos. Algumas dessas enfermidades são consideradas zoonoses, ou seja, a infeccão é transmitida ao ser humano por meio do contato com os animais doentes ou reservatórios. As dermatoses de caráter zoonótico e seus respectivos agentes são:

(A) dermatofitose ou tinha (agente envolvido: Microsporum spp); otoacaríase (agente envolvido: Otodectes cynotis); dermatite bacteriana (agente envolvido: Staphylococcus aureus).

(B) escabiose (exemplos de agentes envolvidos: Sarcoptes spp e Notoedres cati); esporotricose (agente envolvido: Sporotrix schenckii); dermatofitose ou tinha (agente envolvido: Microsporum spp).

(C) dermatofitose ou tinha (agente envolvido: Trychophyton spp); esporotricose (agente envolvido: Sporotrix schenckii); demodiciose (agente envolvido: Demodex spp).

(D) escabiose (exemplos de agentes envolvidos: Sarcoptes spp e Notoedres cati); dermatite bacteriana (agente envolvido: Staphylococcus aureus); otoacaríase (agente envolvido: Otodectes cynotis).

(E) dermatofitose ou tinha (agente envolvido: Trychophyton mentagrophytes); demodiciose (agente envolvido: Demodex spp); dermatite bacteriana (agente envolvido: Staphylococcus aureus).


QUESTÃO 34
ENADE: Um cão foi atendido numa clínica veterinária apresentando a seguinte manifestação clínica: emagrecimento, queda de pêlos, dificuldade de cicatrização de feridas e onicogrifose (crescimento exagerado das unhas).

À palpação, o médico veterinário constatou aumento do tamanho do baço e do fígado. Na anamnese, o proprietário relatou que o animal tinha acesso a matagal próximo ao local de residência. Colheu-se o sangue do cão para a realização do exame de imunofluorescência indireta (IFI), o qual apresentou resultado positivo.

Nesta situação, a provável enfermidade que acometeu o animal e a conduta ética a ser seguida pelo médico veterinário são, respectivamente,

(A) toxoplasmose, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a eletrocussão.

(B) toxoplasmose, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a associação de anestésicos gerais.

(C) leishmaniose visceral, devendo-se recomendar que o animal não tenha acesso à área do matagal e tratá-lo com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.

(D) toxoplasmose, devendo-se recomendar que o animal não tenha acesso à área do matagal e tratá-lo com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos.

(E) leishmaniose visceral, sendo recomendável a eutanásia do animal, podendo ser utilizada, para tal, a associaçãode anestésicos gerais.


QUESTÃO 35
ENADE: Um eqüino adulto começou a apresentar quadro clínico de prostração e perda de apetite. Dois dias após, o médico veterinário constatou taquipnéia e temperatura retal de 40,6 °C.

O sangue foi colhido para a realização de exames laboratoriais, sendo que o teste de imunodifusão em gel de ágar (teste de Coggins) foi positivo, considerando-se, portanto, o animal acometido pela anemia infecciosa eqüina (AIE).

Tendo em vista que o animal habita uma região que não é de alto risco de ocorrência de AIE, de acordo com Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para esta enfermidade, o procedimento correto é o de

(A) manter o animal isolado durante 15 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, se confirmada a positividade, deve-se proceder à eutanásia.

(B) manter o animal isolado durante 30 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, se confirmada a positividade, deve-se vaciná-lo com vacina inativada.

(C) manter o animal isolado durante 15 dias e, após este período, repetir o teste de Coggins, quando então, se confirmada a positividade, deve-se vaciná-lo com vacina viva.

(D) iniciar, imediatamente após o resultado do primeiro teste laboratorial, tratamento com quinolonas durante 15 dias ininterruptos.

(E) iniciar, imediatamente após a confirmação do segundo teste laboratorial, tratamento com quinolonas durante 15 dias ininterruptos.


QUESTÃO 36
ENADE: Em uma granja avícola, um lote de matrizes pesadas em produção apresentou resultado positivo para Salmonella Pullorum, comprovado por meio da realização dos exames e de testes exigidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. Segundo Instrução Normativa deste mesmo órgão, implementada dentro do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), o procedimento em relação às aves deve ser

(A) a vacinação imediata de todo o lote com vacina inativada contra Salmonella Pullorum, por ser este tipo de vacina mais seguro e não haver possibilidade de reversão de virulência, além de reforço das medidas de biosseguridade.

(B) a vacinação imediata de todo o lote com vacina viva contra Salmonella Pullorum, permitindo, assim, resposta imune mais rápida e eficiente, além de reforço das medidas de biosseguridade.

(C) o sacrifício de todo o lote e a eliminação de todos os ovos, incubados ou não, dele provenientes, uma vez que este sorotipo é específico para galinhas.

(D) o uso de medicação terapêutica para eliminar a bactéria no menor espaço de tempo possível, descartando-se todos os ovos provenientes deste lote, incubados ou não, e reforço das medidas de biosseguridade.

(E) a suspensão da colheita dos ovos até a obtenção de resultados negativos dos exames, visando a redução de contaminação da progênie e dos operários responsáveis pela colheita, além de reforço das medidas de biosseguridade.


QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Medicina Veterinária ENADE 2007 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-medicina-veterinaria-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-medicina-veterinaria-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo