Prova UEL 2021 (Fase Única) com Gabarito e Resolução

Prova UEL 2021 (Fase Única) com Gabarito e Resolução

Prova UEL 2021 (Fase Única) com Gabarito e Resolução


O tema desta prova é: Fronteiras.

CONHECIMENTOS GERAIS

UEL 2021 - QUESTÃO 01
Há uma fronteira entre remédio e veneno! Um dos principais perigos dos medicamentos é a sua administração incorreta, pois doses demasiadamente elevadas podem levar a uma intoxicação aguda e até fatal.

Este risco é maior para crianças devido às intoxicações acidentais, uma vez que, muitos medicamentos possuem embalagens coloridas e atraentes, com diferentes formatos, sabores e aromas agradáveis.

Considere um determinado xarope para tosse contendo a substância A, que, ao ser metabolizada, gera o produto B, o qual, em altas concentrações, é tóxico, seguindo a equação:

2 A → 3B+C

Sabendo que a concentração da substância A no xarope é de 0,0200 g mL⁻¹ e que a concentração máxima diária permitida do produto B, para uma criança de 8 anos de idade e 30 kg de massa corpórea, é de 0,450 g, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o volume máximo diário, em mL, de xarope que essa criança pode tomar, sem riscos de intoxicação.

Dados:
Massa Molar (A) = 250 g mol⁻¹ Massa Molar (B) = 150 g mol⁻¹

a) 20,0
b) 25,0
c) 30,0
d) 35,0
e) 40,0


UEL 2021 - QUESTÃO 02
Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo:

“Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [«Aufklärung»]”.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta Que é “Esclarecimento”?
(Aufklärung) Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. p. 100.

A defesa dos benefícios civilizatórios da liberdade do pensamento, da laicidade do Estado e de uma educação pautada nos valores republicanos extensível aos cidadãos como obrigação do Estado é outro princípio iluminista ainda bastante atual.

Com base nos conhecimentos sobre o Iluminismo/Esclarecimento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Instituiu a crença no progresso da humanidade, expressa na confiança de que o exercício, tanto individual quanto coletivo, da razão faria a humanidade alcançar um estágio de maior realização das potencialidades humanas.

( ) Consistiu na substituição da autoridade do clero e da nobreza pela autoridade da Filosofia, tendo em vista que a Filosofia, amparada numa tradição reflexiva milenar, possui condições mais objetivas de criar consensos para a ação.

( ) Baseou-se na ascensão econômica das camadas populares antes da Revolução Francesa, as quais consideravam o enriquecimento econômico como substituto da salvação religiosa.

( ) Manifestou o princípio da liberdade na forma republicana de governo por meio da finalidade desta em representar os interesses particulares e os negócios privados da nascente classe trabalhadora do século XVIII.

( ) Possibilitou o questionamento da autoridade divina do rei, buscando justificar o poder pelos meios racionais ao aplicar essas concepções no seu exercício.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, F, F, V.
d) F, V, F, V, V.
e) F, V, V, F, F.


UEL 2021 - QUESTÃO 03
Leia a charge e o verbete a seguir.

Verdade Pós-Verdade

Pós-verdade: o que relaciona ou denota circunstâncias nas quais os fatos objetivos são menos influentes na opinião pública do que os apelos à emoção e à crença pessoal.
Oxford dictionary, 2016.

Com essa definição, a Universidade de Oxford incorporou, em seu dicionário, o termo “pós-verdade”. Eleita a palavra do ano de 2016, ela teria ultrapassado a distinção entre verdade e mentira e instituído uma caracterização particular da “realidade” presente nas ações políticas, nas mídias e nas redes sociais.

Com base nas características da pós-verdade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Coloca-se como o padrão explicativo, não comportando críticas e pautando-se pelas teorias da conspiração.

( ) Coloca em dúvida a objetividade científica e impõe pseudoteorias como fundamento de sua visão de mundo.

( ) Faz uso de fake news com vistas a desinformar a sociedade, demoniza o conhecimento científico e promove os negacionismos.

( ) Opera o conhecimento de forma racional, abolindo as fronteiras da subjetividade que caracterizava a ciência moderna.

( ) Reconhece as dinâmicas contraditórias da sociedade, harmonizando ciência e religião, embora reafirme a superioridade do pensamento sobre esta última.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, V, V, F, F.
c) V, F, V, F, V.
d) F, F, F, V, V.
e) F, V, F, V, F.


Leia o texto a seguir e responda às questões 4 e 5.

O Bioma Mata Atlântica (Figura A) é o lar de mais da metade da população brasileira. Desde a colonização, esse importante bioma tem sido fragmentado, abrangendo atualmente 28% de sua área original. Uma parte substancial deste bioma é atualmente um arquipélago de pequenas ilhas de vegetação embutidas em uma matriz de áreas degradadas, pastagens, agricultura e áreas urbanas. Na Figura B, observam-se diferentes graus de fragmentos de vegetação nativa e a sua relação com aves e mamíferos, que são dispersores de sementes. As linhas das redes representam as interações entre as espécies vegetais e animais.

UEL: Figura A

UEL: Figura B

UEL 2021 - QUESTÃO 04
Sobre o bioma Mata Atlântica, assinale a alternativa correta.

a) Seu solo é rico em minerais, mas a decomposição da matéria orgânica é lenta devido à baixa temperatura e à alta luminosidade durante todo ano.

b) Sua vegetação é predominantemente caducifólia, uma adaptação ao clima sazonal e à precipitação média anual menor que 500mm/ano.

c) Apresenta alta diversidade de espécies no dossel superior e baixa diversidade de espécies arbustivas e herbáceas.

d) Sua fauna é adaptada às condições de baixa estratificação do dossel e ao tipo de vegetação, em sua maioria, xerófila.

e) É uma Floresta Pluvial Tropical, possui ampla estratificação do dossel, com vegetação predominantemente perenifólialatifoliada.


UEL 2021 - QUESTÃO 05
Com base na figura B e nos conhecimentos sobre interações ecológicas, assinale a alternativa correta.

a) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação intermediário, as plantas adotam um mecanismo de dispersão alternativo, conhecido como propagação vegetativa, ou seja, independe de aves e mamíferos.

b) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação alto, a dispersão de sementes por aves e mamíferos ocorre devido a dois tipos de relações interespecíficas harmônicas: a predação e o amensalismo.

c) A dispersão de sementes e frutos por aves e mamíferos é uma relação interespecífica harmônica, conhecida como competição, pois garante a sucessão ecológica, tanto de animais quanto de vegetais.

d) Na rede de interação animal-planta, em áreas com grau de fragmentação baixo, a dispersão de sementes caracteriza uma relação interespecífica conhecida como mutualismo facultativo, em que ambas as espécies são beneficiadas, porém não apresentam relação de interdependência.

e) As sementes e os frutos consumidos por aves e mamíferos são dispersos para áreas próximas da planta mãe, numa relação interespecífica harmônica conhecida como comensalismo, um tipo de mutualismo obrigatório.


UEL 2021 - QUESTÃO 06
Nos últimos 20 anos, três vírus foram responsáveis por síndromes respiratórias agudas graves, como a SARS, MERS e a COVID-19.

A previsão exata do número de pessoas infectadas por um determinado vírus é impraticável. Todavia, especialistas assumem que técnicas, como a descrita a seguir, fornecem um limitante para este número.

Seja R uma região afetada por um vírus. Suponha que vivam K pessoas em R, com K > 2 um número constante e inteiro. Denote por h(t) o número de pessoas, em R, infectadas pelo vírus até o instante t ≥ 0, medido em dias.

Como dito anteriormente, prever h(t) é inexequível, entretanto pode ser majorado pela função y : R⁺ R → R de modo que:

uel

sendo e > 1 uma constante irracional.

Com base na técnica apresentada e nos conhecimentos sobre vírus, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas a seguir.

( ) No instante t = 0, vale que h(0) = 3.

( ) Doenças emergentes, como a COVID-19, surgem por diferentes processos, sendo um deles a própria mutação dos vírus.

( ) Em todo instante de tempo t ≥ 0, vale que h(t) < K.

( ) O novo coronavírus é causador da síndrome respiratória aguda severa em humanos, devido ao fato de ser constituído de dupla fita de DNA.

( ) A função y é constante nos dias iniciais da pandemia.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, F, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, V, F, F.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.


UEL 2021 - QUESTÃO 07
Leia o texto e analise o gráfico a seguir.

Foi realizado um estudo para compreender as características de pacientes que morreram de COVID-19. Os dados foram coletados a partir de 150 óbitos ocorridos dentro das fronteiras de Wuhan na China entre os dias 21 e 30 de janeiro de 2020 decorrentes do Novo Coronavírus. A partir destes registros foi elaborado o gráfico a seguir que exibe o percentual destes óbitos cujos pacientes sofriam de determinada comorbidade.
Adaptado de: //jamanetwork.com

Comorbidade

Com base no texto e no gráfico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de se tomar, ao acaso, dentre os pacientes hipertensos deste estudo, um paciente diabético.

a) 10%
b) 20%
c) 25%
d) 30%
e) 50%


UEL 2021 - QUESTÃO 08
Durante a pandemia da Covid-19, cientistas têm apresentado estudos confiáveis sobre as condutas seguras que podem evitar a transmissão do novo coronavírus.

O uso obrigatório de máscaras em áreas de convivência pública é uma das medidas eficazes e validadas pela ciência. Porém, o espaçamento entre os indivíduos é a fronteira mais segura para evitar o possível contágio.

Tais recomendações são baseadas em resultados experimentais do alcance de fluidos corporais na forma de gotículas expelidas pela boca e pelo nariz de uma pessoa, conforme a figura a seguir.

Distanciamento Social

Com base nos conhecimentos sobre mecânica e conservação de energia e considerando que, na figura, as gotículas saem pela boca e pelo nariz (despreze a diferença de altura entre a boca e nariz) com velocidade constante, a aceleração da gravidade no local é g = 9,8 m/s2 e a resistência do ar é desprezada, assinale a alternativa correta.

a) Uma gotícula lançada durante a tosse e outra durante o espirro, simultaneamente, atingem o chão ao mesmo tempo.

b) A energia potencial gravitacional de uma gotícula expelida durante o espirro é maior que a de uma gotícula expelida durante a tosse.

c) A energia potencial gravitacional de uma gotícula expelida durante a exalação é menor que a de uma gotícula expelida durante a tosse.

d) Uma gotícula lançada durante a tosse, simultaneamente com uma gotícula da exalação, atinge o chão antes que a gotícula da exalação.

e) Uma gotícula lançada durante o espirro, simultaneamente com uma gotícula da tosse, atinge o chão depois da gotícula da tosse.


UEL 2021 - QUESTÃO 09
No Período Clássico, a expansão das fronteiras geográficas das cidades gregas foi resultado de um processo histórico envolvendo as condições culturais, sociais, políticas e do conhecimento.

No Período Clássico, a expansão das fronteiras geográficas das cidades gregas foi resultado de um processo histórico envolvendo as condições culturais, sociais, políticas e do conhecimento

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Período Clássico grego, assinale a alternativa correta.

a) No Período Clássico, a civilização grega teve seu domínio hegemônico da região do Mediterrâneo e Mar Negro, após vencerem o Império Macedônico.

b) A inauguração da democracia como regime político espartano, somada à escolha do rei Péricles, fortificou a união dos gregos.

c) Os socráticos criaram sua crença de domínio do mundo amparados no pensamento mítico, legitimando a autoridade do narrador e seu poder religioso.

d) Os gregos denominavam de bárbaros os habitantes das cidades-estados situadas na Magna Grécia, por estarem distantes da Grécia Continental e Peninsular.

e) A criação da pólis ateniense propiciou aos cidadãos um espaço público para defenderem, por meio do argumento oral, seus interesses, reforçando a gestão de seus poderes.


UEL 2021 - QUESTÃO 10
Leia o texto a seguir.

Assim, a epopeia e a poesia trágica, também a cômica, [...] são, [. . . ] produções miméticas. [. . . ] mas não há nada em comum entre Homero e Empédocles, exceto a métrica; eis porque designamos, com justiça, um de poeta, o outro de naturalista em vez de poeta.
ARISTÓTELES. Poética. 1447 a15; 1447 b16-21. 2. ed. Edição bilíngue.
Trad. Paulo Pinheiro. Rio de Janeiro: Editora 34, 2017. p. 37 e 39; 43 e 45.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre Aristóteles, assinale a alternativa correta.

a) Homero e Empédocles, por usarem a metrificação e discursos miméticos, falam dos deuses e heróis da mitologia e da presença deles na natureza.

b) A escrita tanto de poetas trágicos como de filósofos naturalistas é definida pela métrica, ambos tratando racionalmente da natureza dos deuses.

c) Mesmo usando métrica, Empédocles é um dos primeiros filósofos que tratam da natureza, enquanto Homero narra os mitos da tradição grega.

d) Métrica e mimética de poetas e naturalistas expressavam o modo como os mitos explicavam o funcionamento da natureza e do cosmo.

e) Empédocles e Anaximandro, filósofos naturalistas, escreviam em métrica, explicando como os deuses controlavam a natureza.


UEL 2021 - QUESTÃO 11
Simão Botelho e Teresa Albuquerque moram em casas vizinhas e vivem um amor de perdição através de suas janelas em plena Portugal do século XIX. Quando são proibidos de se ver, combinam uma fuga para além das fronteiras de Portugal e precisam contabilizar suas economias.

Teresa, com auxílio de uma lanterna a óleo acesa, quer informar a Simão sua quantia por meio de um código mutuamente combinado. Para isso, realiza de sua janela uma sequência de movimentos que simbolizam 6 algarismos m5, m4, m3, m2, m1 e m0, nesta ordem, de forma que cada algarismo pertença ao conjunto {0, 1} utilizando a seguinte convenção:

i) Levar a lanterna ao seu lado esquerdo simboliza o número 0;

ii) Levar a lanterna ao seu lado direito simboliza o número 1.

A sequência transmitida por Teresa a Simão é transformada, por ele, em um número natural N através da seguinte regra:

N = m52⁵ + m42⁴ + m32³ + m22² + m12¹ + m02⁰

Sabendo que N = 42 é a quantia informada por Teresa a Simão, assinale a alternativa que apresenta, correta e ordenadamente, a sequência m5m4m3m2m1 e m0 de algarismos simbolizada por ela.

a) 0, 0, 1, 1, 1, 1
b) 0, 1, 0, 1, 0, 1
c) 1, 0, 1, 0, 1, 0
d) 1, 0, 1, 1, 0, 0
e) 1, 1, 0, 0, 1, 0


UEL 2021 - QUESTÃO 12
De acordo com Priscila Tapajowara, indígena e ativista:

Em nossa cultura indígena, [...] vivemos em comunhão com o próximo. Nós compartilhamos utensílios domésticos, dividimos o mesmo espaço de convivência, em nossas habitações vivem muitas pessoas, o que facilita o contágio de doenças infecciosas. [...] Ao longo da história, [...] nós povos indígenas viemos sofrendo grandes massacres e muitos povos foram dizimados. [...] Outro fator que dizimou povos inteiros foram as doenças trazidas pelo homem branco. Doenças infectocontagiosas, como gripe, sarampo, tuberculose e varíola, [...] foram umas das responsáveis pela redução da nossa população.
TAPAJOWARA, Priscila. Disponível em: www.uol.com.br.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre Antropologia, assinale a alternativa correta.

a) A relação entre povos indígenas e povos não indígenas deve fundamentar-se no etnocentrismo, conceito segundo o qual há respeito e compreensão sobre as especificidades e diferenças culturais.

b) A expressão “Em nossa cultura indígena”, utilizada pela ativista, afirma que tal cultura é heterogênea e que os povos indígenas estão integrados à sociedade brasileira.

c) Nas duas últimas décadas, no Brasil, as políticas indigenistas têm se baseado em ideias evolucionistas e em práticas de tutela e assimilação cultural, visando promover a evolução cultural destes povos.

d) Parte dos povos indígenas do Brasil, por suas especificidades culturais e condições objetivas de sobrevivência, está mais sujeita a doenças infecciosas.

e) A constituição física dos indígenas, em razão do seu estado de vida natural, garante a eles maior imunidade às doenças infecciosas oriundas de povos não indígenas.


UEL 2021 - QUESTÃO 13
A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.

a) Fauvismo
b) Dadaísmo
c) Pop Art
d) Futurismo
e) Op Art


UEL 2021 - QUESTÃO 14
A ciência tem acumulado sucessos na identificação e no tratamento de doenças, por meio de trabalhos multidisciplinares, como é o caso da bioeletroquímica, reforçando a importância de transpor as fronteiras do conhecimento. Esta área consiste no estudo do fenômeno básico de transferência de elétrons, fundamental para a compreensão de processos biológicos essenciais.

Algumas moléculas orgânicas, como as quinonas e seus produtos metabolizados no organismo, são extensivamente estudadas em bioeletroquímica, pois possuem ação terapêutica, mas também podem ser tóxicas. A estrutura básica das quinonas apresenta dois grupamentos carbonilas e um anel insaturado de seis átomos de carbono.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre nomenclatura e reações de compostos orgânicos, considere as afirmativas a seguir.

I. As moléculas a seguir são consideradas quinonas:

As moléculas a seguir são consideradas quinonas

II. Em ambiente celular oxigenado, a molécula (C) pode reagir com oxigênio levando à formação de hidroquinona com fórmula molecular C6H6O2.

III. Quando uma quinona de fórmula molecular C6H4O2 sofre reação de redução no ambiente celular, pode se formar hidroquinona com fórmula molecular C6H6O2.

IV. Hidroquinona com fórmula molecular C6H6O2 possui propriedade antioxidante superior à quinona de fórmula molecular C6H4O2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 15
Leia o texto a seguir.

A ideia de que a razão, a mais alta faculdade intelectual do homem, interessa-se apenas pelos instrumentos, ou melhor, é ela mesma apenas um instrumento, é formulada de modo mais claro e aceita mais amplamente hoje do que no passado. [...] O indivíduo outrora concebeu a razão exclusivamente como um instrumento do eu. Agora, ele experiencia o inverso dessa autodeificação. A máquina ejetou o piloto; ela corre cegamente pelo espaço. No momento da consumação, a razão tornou-se irracional e estultificada.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Carlos Henrique Pissardo.
São Paulo: Editora da UNESP, 2015. p. 118; 143

A respeito do problema da racionalidade instrumental em Horkheimer, assinale a alternativa correta.

a) A exploração da natureza é um resultado secundário da vigência da racionalidade instrumental, na medida em que, anteriormente à modernidade, a razão era compreendida em sintonia com a natureza.

b) A razão instrumental é uma forma da razão que se instituiu por meio do reconhecimento da singularidade da natureza e da sociedade e do desenvolvimento de uma metodologia que integra tais especificidades à pesquisa.

c) A substituição da autoridade da filosofia pela autoridade da ciência no século XX resultou da incorporação da filosofia aos procedimentos experimentais da ciência, o que tornou a atividade científica mais rigorosa.

d) A concepção de ciência que sustenta a racionalidade instrumental recusa duas ideias fundamentais: a ideia de que a ciência consiste em enunciados sobre fatos e a ideia de que o mundo seja um mundo de fatos e coisas.

e) A vinculação entre razão e instrumento revela a tendência, não apenas individual, mas estruturada socialmente, de submeter a natureza à exploração, culminando na sujeição do humano à razão instrumental.


UEL 2021 - QUESTÃO 16
Analise a imagem a seguir.

Chris Burden. Through the night sofly. 1973. Los Angeles. California.
Chris Burden. Through the night sofly. 1973. Los Angeles. California.

Nas últimas décadas do séc. XX, muitos artistas puderam experimentar suportes incomuns para a composição da obra de arte. Tendo como base a imagem e os conhecimentos em relação à body art, pode-se afirmar que este movimento caracteriza-se por

a) experimentar, pictoricamente, o corpo como representação da anatomia humana.

b) estabelecer e cultivar traços culturais, crenças e rituais.

c) fazer do corpo matéria e intervenção para o trabalho artístico.

d) destacar o corpo como temática sendo explorado na pintura realista.

e) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.


UEL 2021 - QUESTÃO 17
A estrutura morfofuncional básica da membrana plasmática é entendida como uma fronteira entre os meios intra e extracelular, tendo por função controlar a entrada e a saída de substâncias químicas.

Com base nos conhecimentos sobre a membrana plasmática, assinale a alternativa correta.

a) Durante o processo de respiração celular, o O2 se difunde pela célula por meio da membrana plasmática.

b) Moléculas polares, como o O2, devido ao seu caráter hidrofílico, possui elevada afinidade por proteínas, impedindo que alcancem a parede celular.

c) Quando células vegetais são imersas em um ambiente isotônico, ocorre movimento de água através da parede da membrana plasmática.

d) Grandes moléculas, como as proteínas e os ácidos graxos, atravessam a membrana em grande quantidade por meio do transporte passivo.

e) A membrana plasmática tem por função fazer com que a água entre na célula quando o meio externo apresenta maior concentração de soluto que o citosol.


UEL 2021 - QUESTÃO 18
Leia o texto a seguir

Não devemos admitir que também o discurso permite uma técnica por meio da qual se poderá levar aos ouvidos de jovens ainda separados por uma longa distância da verdade das coisas, palavras mágicas, e apresentar, a propósito de todas as coisas, ficções verbais, dando-lhes assim a ilusão de ser verdadeiro tudo o que ouvem e de que, quem assim lhes fala, tudo conhece melhor que ninguém?
PLATÃO. Sofista. 234c. Trad. Jorge Paleikat e João Cruz Costa.
São Paulo: Abril Cultural, 1972. p. 160. Coleção Os Pensadores.

Com base no texto e nos conhecimentos da análise de Platão sobre a técnica retórica dos sofistas, assinale a alternativa correta.

a) Ensinavam uma técnica argumentativa na qual os jovens facilmente percebiam a verdade e a mentira nos discursos dos oradores.

b) Eram professores de oratória apreciados por Platão porque argumentavam com rigor lógico e preocupação ética.

c) Ensinavam a validar com coerência lógica qualquer argumento válido e, por isso, sua técnica discursiva habilitava a distinguir o falso do verdadeiro.

d) Tornavam qualquer opinião convincente com sua técnica discursiva, sem se preocupar com a distinção do verdadeiro ou ético de seus contrários.

e) Eram sábios e mestres de uma técnica retórica que apresentava opiniões persuasivas e, por isso, verdadeiras e éticas.


UEL 2021 - QUESTÃO 19
Entre dietas e calorias nessa fronteira do conhecimento, a Física tem muito a contribuir. Ao realizar a proeza de tirar 10 na prova de Física, um estudante resolveu comemorar em casa comendo uma barra inteira de chocolate de 590 kcal.

Suponha que ele tenha 70kg de massa e que seu objetivo seja mantê-la. Após comer o chocolate, ele decide queimar essas calorias subindo várias vezes a escadaria do seu prédio (na descida, usa o elevador).

Com base nos conhecimentos sobre Termodinâmica e somando todas as vezes que ele subiu a escada, assinale a alternativa que apresenta correta e aproximadamente, a altura total (h) para conquistar o seu objetivo.

Dados: 1cal = 4,19J

a) 2600m
b) 3600m
c) 3900m
d) 4100m
e) 5500m


UEL 2021 - QUESTÃO 20
Analise o diagrama a seguir.

Analise o diagrama a seguir.

A formação natural de flocos de neve é uma consequência direta das condições atmosféricas de temperatura e pressão. Isso justifica a ocorrência desse fenômeno acima dos cumes de elevadas montanhas como o Aconcágua (6962 m acima do nível do mar), a cordilheira dos Andes e o Everest (8848 m acima do nível do mar), localizado na cordilheira do Himalaia.

Com base no diagrama de fases da água pura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a transição de fase que corresponde à formação de flocos de neve em elevadas altitudes a partir da água na fase vapor.

a) A → B
b) B → A
c) C → D
d) D → C
e) F → E


UEL 2021 - QUESTÃO 21
O Sistema Imunitário ou Imunológico pode ser entendido como uma fronteira, a qual tem por finalidade garantir a defesa dos diferentes sistemas orgânicos contra infecções de microrganismos patogênicos.

Porém, a COVID-19 reforçou o quão problemática se tornou a concepção de fronteira imunológica, visto que a população humana, inicialmente, não apresentava imunidade em relação ao novo coronavírus.

Com base nos conhecimentos sobre o sistema imunológico, assinale a alternativa correta.

a) Os macrófagos denominados de CD 4 ou citotóxicos são especializados em reconhecer e matar células corporais infectadas por vírus.

b) Os macrófagos T auxiliadores, também chamados CD 8, ao detectarem a presença de invasores do corpo, estimulam os macrófagos citotóxicos a combatê-los.

c) A imunização ativa é feita pela inoculação de uma solução de anticorpos prontos, extraídos de sangue de animais de laboratório previamente imunizados.

d) Os macrófagos são células que se movimentam continuamente entre os tecidos, com a função de fagocitar, por exemplo, microrganismos invasores.

e) A imunização passiva consiste em, por meio da vacinação, injetar no corpo da pessoa anticorpos provenientes de microrganismos vivos previamente atenuados.


UEL 2021 - QUESTÃO 22
Tecnologias rompem fronteiras. Um exemplo prático e comum é o uso de cartões com tarjas magnéticas ou chips onde as informações ficam gravadas na forma de uma série de polos norte e sul, associados a minúsculos grãos de material magnético.

Sobre os efeitos elétricos do magnetismo, assinale a alternativa correta.

a) Geradores produzem correntes que mudam de sentido lentamente, as quais são, em geral, chamadas de correntes alternadas.

b) Campos magnéticos contínuos geralmente produzem campos elétricos de alta intensidade e variáveis com o tempo.

c) A corrente elétrica induzida tem sentido tal que o campo magnético criado por ela se soma à variação que produz.

d) O movimento de cargas magnéticas, em fios retilíneos ou em espiras, pode produzir campos elétricos variáveis.

e) Indutores magnéticos podem ser objetos simples como uma espira ou uma bobina metálica dentro da qual um ímã se movimenta.


UEL 2021 - QUESTÃO 23
Considerando o sistema nervoso dos seres humanos, percebe-se que essa estrutura ora apresenta fronteiras bem delimitadas entre os seus constituintes, ora se apresenta difundida pelos demais sistemas corpóreos.

Esse arcabouço tem por função o controle da relação entre o organismo e o meio em que vive na tentativa de estabelecer uma condição de homeostase interna.

Com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa correta.

a) O Sistema Nervoso Parassimpático estimula o cerebelo a produzir neurotransmissores que preparam um animal, por exemplo, para enfrentar um perigo, deixando-o pronto para lutar ou fugir.

b) O coração é estimulado pelo Sistema Nervoso Autônomo Simpático e inibido pelo Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático, enquanto que, na musculatura do tubo digestório, ocorre o inverso.

c) O Sistema Nervoso Central Somático, formado pelo encéfalo e por glândulas, tem por funções receber, integrar e relacionar os impulsos elétricos provenientes do ambiente externo.

d) O hipotálamo é uma região da medula que tem por função ajustar os impulsos elétricos produzidos pelo cérebro, de forma a coordenar os movimentos, a postura, o equilíbrio e o tônus muscular do corpo.

e) Os nervos que conduzem os impulsos elétricos produzidos pelo Sistema Nervoso Central, têm por funções controlar as contrações dos músculos liso e cardíaco e também a liberação de hormônios, como a melatonina.


UEL 2021 - QUESTÃO 24
A tensão superficial de um líquido está diretamente relacionada à ação das forças intermoleculares que atuam nas moléculas situadas na superfície livre deste líquido e naquelas situadas no seu interior.

Essa propriedade contribui para explicar o formato de uma gota e porque pequenos objetos e insetos mais densos flutuam sobre a água. A atuação das forças intermoleculares, além da tensão superficial, também influencia, significativamente, na viscosidade e na pressão de vapor dos líquidos.

No gráfico a seguir, está demonstrado como a tensão superficial dos líquidos puros A, B e C, com massas e formas moleculares semelhantes, e sob 1 atm, varia em função da temperatura.

No gráfico a seguir, está demonstrado como a tensão superficial dos líquidos puros A, B e C, com massas e formas moleculares semelhantes, e sob 1 atm, varia em função da temperatura.

Com base no texto, no gráfico e nos conhecimentos sobre forças intermoleculares e propriedades dos líquidos puros, assinale a alternativa correta.

a) O líquido C possui a maior tensão superficial dentre os líquidos devido a uma maior ação das forças intermoleculares de coesão.

b) A tensão superficial do líquido B é maior que a do líquido A porque a ação das forças intermoleculares de coesão no líquido B é menor que no líquido A.

c) A tensão superficial do líquido C diminui de maneira menos acentuada com o aumento da temperatura quando comparada à tensão superficial do líquido B.

d) Com a diminuição da temperatura, a tensão superficial do líquido A aumenta e, consequentemente sua viscosidade diminui.

e) É mais fácil fazer flutuar uma agulha sobre a superfície do líquido A mantido a 10 °C do que fazê-la flutuar sobre a superfície do líquido C a 50 °C.


UEL 2021 - QUESTÃO 25
Suponha que Cassi Jones, para se exibir e conquistar paixões, estima o comprimento de uma estrada que marca a fronteira entre dois países. Para isso, supõe que essa divisa esteja contida em um plano munido de um referencial de coordenadas cartesianas de origem O.

Na sequência, ele escolhe quatro pontos A, B, C, D na fronteira, calcula suas coordenadas com base nesse sistema cartesiano e os conecta por três segmentos de reta de modo a criar a poligonal de vértices A, B, C, D, conforme imagem a seguir.

Na sequência, ele escolhe quatro pontos A, B, C, D na fronteira, calcula suas coordenadas com base nesse sistema cartesiano e os conecta por três segmentos de reta de modo a criar a poligonal de vértices A, B, C, D, conforme imagem a seguir.

Sabendo que Cassi calcula o comprimento da poligonal para estimar o comprimento desejado, assinale a alternativa que apresenta o número obtido, corretamente, por ele.



UEL 2021 - QUESTÃO 26
A figura a seguir mostra a maior fronteira entre dois países no mundo: o Canadá e os Estados Unidos. A sua distância total é de aproximadamente 9.000 km.

A figura a seguir mostra a maior fronteira entre dois países no mundo: o Canadá e os Estados Unidos

Considerando as medidas em centímetros ilustradas na figura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escala da representação.

a) 1:60.000
b) 1:250.000
c) 1:15.000.000
d) 1:60.000.000
e) 1:150.000.000


UEL 2021 - QUESTÃO 27
Leia a charge e o texto a seguir.

Leia a charge e o texto a seguir.

As experiências políticas ocorrem, principalmente, a partir do Estado-nação. No entanto, há muito tempo seus contornos se inscrevem também em movimentos e articulações que extrapolam suas fronteiras, conforme sugere a charge. Nos últimos anos, por exemplo, movimentos, líderes e governos de extrema-direita deram sinais de ascensão em todo o mundo: Donald Trump (E.U.A.), Victor Orbán (Hungria), Marie Le Pen (França), Matteo Savini (Itália), Norbert Hofer (Áustria). No caso dos governos com esse perfil, nota-se que, em sua atuação política, “[...] empregam estratégias notavelmente semelhantes [...]”
(LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem.
Rio de Janeiro: Zahhar, 2018, p. 18).

Considerando algumas das formas de poder e dominação presentes no recente cenário político norte-americano e europeu, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, procedimentos que compõem algumas dessas estratégias.

a) Tendência a posições autoritárias e acentuada retórica anti-imigração.

b) Defesa da imprensa escrita tradicional com repúdio ao uso de redes sociais digitais.

c) Forte apoio estatal a refugiados e rechaço às teses antiglobalistas.

d) Valorização dos Direitos Humanos e estímulo aos movimentos de minorias raciais e sexuais.

e) Denúncia da intolerância étnica e apego a uma pauta de valores progressistas baseados na Ciência.


UEL 2021 - QUESTÃO 28
Leia o texto a seguir.

Três anos e meio após a votação no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia,

Três anos e meio após a votação no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, o Parlamento britânico aprovou o acordo para o Brexit no dia 09/01/2020. Esse foi o passo mais importante para que os britânicos deixem o bloco.
Adaptado de: noticias.uol.com.br

Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), assinale a alternativa correta.

a) Os contrários ao Brexit, em grande parte políticos nacionalistas e conservadores, consideram que o Reino Unido deve incentivar a entrada de imigrantes, por serem considerados mão de obra barata.

b) O comércio com a Europa permanecerá inalterado, pois mesmo fora da União Europeia, as empresas britânicas ainda estarão vinculadas às regulações impostas pelo bloco e limitadas por sua legislação.

c) Dentre as motivações para o Brexit estão a recessão econômica e a chegada de imigrantes, que reacendeu a xenofobia e o medo de que eles passem a competir com os britânicos no mercado de trabalho.

d) O Brexit colocou fim ao conflito entre as fronteiras da República da Irlanda e da Irlanda do Norte, constituindo um mercado comum com o Reino Unido.

e) A saída da União Europeia traz a possibilidade de o Reino Unido se candidatar a fazer parte da ONU e da OTAN, que resultará em maior segurança internacional, ponto importante para a política britânica.


UEL 2021 - QUESTÃO 29
Analise as imagens a seguir.

Guernica: Pablo Picasso
Guernica: Pablo Picasso

Detalhe do painel Guerra de Cândido Portinari
Detalhe do painel Guerra de Cândido Portinari
funarte.gov.br

A obra Guernica, de Picasso, e o painel Guerra da obra Guerra e Paz, de Portinari, são dois dos trabalhos mais conhecidos desses artistas.

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre as obras de Picasso e Portinari, assinale a alternativa correta.

a) A obra Guernica apresenta características expressionistas percebidas na composição e nas formas utilizadas por Picasso; o painel de Portinari foi concebido no contexto do movimento fauvista.

b) A obra Guernica apresenta uma paleta de cores contrastantes para evidenciar a violência da guerra; no painel de Portinari são utilizadas cores fortes e quentes, contrastes e delineamento das figuras para retratar o sofrimento.

c) A obra Guernica minimiza o sofrimento humano ao enfocar uma perspectiva mais objetiva e realista; o painel de Portinari apresenta o horror da guerra de forma fotográfica por meio de uma perspectiva clássica.

d) A obra Guernica apresenta personagens sem sentimentalismos e representados de forma tridimensional; o painel de Portinari revela preocupação com a nitidezeorealismo das figuras e dos temas.

e) A obra Guernica retrata o bombardeio à cidade basca durante a guerra civil espanhola; o painel Guerra retrata a guerra, de uma forma geral, como algo que sempre existiu e continuará existindo na humanidade.


UEL 2021 - QUESTÃO 30
Um dos episódios traumáticos do pós-guerra foi a construção do Muro de Berlim, que teve por finalidade impedir a passagem dos moradores de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. Essa barreira física separava dois universos ideológicos distintos que, uma vez vencido o inimigo comum, o nazismo, se voltaram contra si.

Sobre o Muro de Berlim, considere as afirmativas a seguir.

I. Foi construído pela República Democrática Alemã, de orientação comunista, e foi usado pela República Federal Alemã, capitalista, como propaganda anticomunista.

II. Isolou Berlim Ocidental, uma “ilha” sob influência norte-americana dentro da República Democrática Alemã, sendo necessários esforços logísticos e militares para o abastecimento da cidade.

III. Atualmente, serve como defesa estratégica da cidade, sendo área de controle fronteiriço da República Federal Alemã dentro do espaço Shengen.

IV. Sua derrubada em 1991 foi o resultado de intensas negociações entre Alemanha Ocidental e Oriental, visando, naquele momento, à superação das suas contradições ideológicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 31
Leia o texto a seguir.


Em Eneida (Virgílio, I a.C.), a princesa Dido, tendo a vida ameaçada numa disputa de poder, refugiou-se na costa do Mar Mediterrâneo. A ela foi prometida a extensão de terra que pudesse cercar com o couro de um boi. Diz o poema que preparou com ele uma longa e fina correia e que, estendendo-a como uma porção de circunferência, delimitou terra ao longo da costa de modo a obter a maior área possível, dentro da qual foi erigida a cidade de Cartago.
Adaptado de: //estudogeral.uc.pt

Mesmo desconhecendo detalhes, um geômetra deseja calcular a área da porção de terra que a princesa cercou. Para este fim, considera s a reta que representa o litoral; R a circunferência de raio r > 0 e centro O; M e N a intersecção de R com a reta s; α o ângulo MÔN (medido em radianos); e p o comprimento da correia de couro, conforme esboço a seguir.

uel

O geômetra encontra a área A(α) da região hachurada, onde A : [0, π] → R é dada por

uel

Em seguida, pesquisando mais detalhes, descobre que Dido delimitou terra de modo a formar um semicírculo. Sabendo que o geômetra utiliza essa informação e a função A para calcular a área desse semicírculo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o número obtido por ele.

uel


UEL 2021 - QUESTÃO 32
Considerando as fronteiras entre religião e política, com base nos conhecimentos sobre Estado Moderno, assinale a alternativa correta.

a) O caráter laico pressupõe a separação entre Estado e religião, garantindo que os valores e os dogmas religiosos não determinem as questões de Governo e de Estado.

b) O Estado neoliberal define-se pela participação de líderes religiosos em partidos políticos e em cargos no Executivo e no Legislativo.

c) A antiga e estreita relação entre Estado e religião firma-se, institucionalmente, nos regimes democráticos representativos, servindo como um instrumento de sua consolidação.

d) Na democracia, o aumento de líderes religiosos em cargos do Legislativo permite que as leis aprovadas sejam moralmente universais, pois são formuladas a partir de princípios religiosos.

e) Um dos aspectos centrais do Estado laico é a proibição, na sociedade civil, de manifestações e práticas de diferentes grupos religiosos porque prejudicam a isenta participação cidadã.


UEL 2021 - QUESTÃO 33
No final da década de 1920, o capital britânico adquiriu uma grande extensão de terras do estado do Paraná com a finalidade de abrir a fronteira ao norte.

Rapidamente essas terras foram negociadas e, nos anos iniciais da década seguinte, surgiram na região comunidades chamadas Heimtal, Warta, Gleba Colônia Roland, Nova Dantzig, Bratislava, dentre outras.

Durante a II Guerra Mundial, Nova Dantzig teve seu nome alterado para Cambé, e a Colônia Roland, para Caviúna, posteriormente Rolândia, após o conflito.

Sobre a ocupação do Norte do Paraná, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Em 1939, nazistas e comunistas assinaram um acordo de cooperação sob o lema “Europa acima de tudo”, que estabelecia ações político-militares para imposição dos valores ocidentais e cristãos por todo o continente e áreas de domínio fora dele.

( ) Warta, Gleba Colônia Roland, Nova Dantzig e Bratislava são topônimos que indicam as dinâmicas étnicas europeias, as quais, no período entreguerras, passaram por acomodações e reacomodações geográficas, políticas e sociais diversas.

( ) Durante o Estado Novo, o ditador Getúlio Vargas, após declarar guerra ao Eixo, proibiu que regiões e municípios mantivessem denominações de origem germânica, italiana e japonesa.

( ) Imigrantes europeus que se dirigiram ao Sul do Brasil praticaram a agricultura monocultora em grandes propriedades de terra utilizando a mão de obra volante e o sistema de parcerias, implicando no surgimento de cooperativas agrícolas.

( ) Populações indígenas e grupos sertanejos que habitaram o Norte Paranaense e construíram sua vida em equilíbrio com a floresta de Mata Atlântica, passaram a ser trabalhadores vinculados ao modo de produção capitalista.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.
b) V, F, V, F, V.
c) F, V, V, F, V.
d) F, V, F, V, F.
e) F, F, F, V, V.


UEL 2021 - QUESTÃO 34
Referindo-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 2017, a então presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal Brasileiro, disse:

Se todas as nações tivessem seguido esse documento [desde sua promulgação], nós não teríamos as mazelas que a gente tem hoje no mundo e no Brasil, principalmente. A impressão que eu tenho é que nenhum governante lê a Declaração dos Direitos Humanos. Em todo lugar que eu vou, eu leio alguns artigos que são elementares. Tratam da liberdade, do direito à alimentação, à saúde, à moradia. É lamentável que o mundo não tenha dado passos importantes durante [esse tempo].
Adaptado de: www12.senado.leg.br

Com base nos conhecimentos sobre a DUDH, considere as afirmativas a seguir.

I. Em alguns países desenvolvidos, as ameaças aos direitos humanos vêm, também, na forma da negação de direitos aos imigrantes, em manifestações de ódio racial ou de discriminação sexual ou religiosa.

II. A ideia de “universal” contida na DUDH indica princípios que valem para todas as pessoas, de todos os países, independentemente de etnia, raça, classe social, religião ou qualquer outra condição.

III. Um dos fundamentos da DUDH é a noção de “dignidade humana”: cada ser humano possui valor intrínseco, isto é, em si mesmo, constituindo-se, portanto, como sujeito de direitos.

IV. As violações de direitos humanos previstas na DUDH excluem aquelas praticadas por agentes e empresas privadas, como, por exemplo, as referentes às relações de trabalho.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 35
O mapa ao lado representa o MATOPIBA, que compreende uma área dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada, na atualidade, a grande fronteira agrícola nacional com desdobramentos diretos na economia regional.

O mapa ao lado representa o MATOPIBA, que compreende uma área dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada, na atualidade, a grande fronteira agrícola nacional com desdobramentos diretos na economia regional.

Com base nos conhecimentos sobre o MATOPIBA, considere as afirmativas a seguir.

I. Desenvolveu-se, principalmente, no semiárido nordestino, sendo que o melhoramento genético de mudas permitiu que o cultivo de cana-de-açúcar e de espécies para a produção silvícola se adaptasse à região.

II. Localiza-se, majoritariamente, no bioma cerrado, que possui condições físico-naturais, como o relevo predominantemente plano, solos profundos e grande disponibilidade hídrica.

III. Configura-se, na atualidade, como um laboratório de lutas, conflitos e disputas que envolvem as populações tradicionais e fazendeiros, seja pela disponibilidade de terras e de recursos naturais, seja pelos interesses de grupos multinacionais.

IV. Desenvolveu-se em função do baixo preço das terras e da reduzida obrigação de preservação ambiental, promovendo o agronegócio de grãos subordinado ao capital estrangeiro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 36
Leia o texto a seguir.

De maneira similar à produção de grãos, o Brasil fechou 2019 batendo recorde nas exportações de frutas. Pela primeira vez, o país atingiu US$ 1 bilhão em negócios, segundo dados do Ministério da Agricultura. Em 2020, nos três primeiros meses, o Brasil apresentou uma queda de apenas 2% na exportação de frutas se comparado ao mesmo período de 2019.
Adaptado de://revistagloborural.globo.com e //abrafrutas.org/

O aumento da produtividade se deve ao aprimoramento da tecnologia empregada na agricultura, maior área de plantio e uso de defensivos agrícolas. Fungicidas cúpricos são bastante empregados no cultivo de frutas e grãos. Tais fungicidas podem ser comercializados em formulações contendo óxido cuproso [CuO], oxicloreto de cobre [Cu2(OH)3Cl] ou hidróxido de cobre [Cu(OH)2] na concentração de 500g Kg⁻¹.

Cada fungicida deve ser aplicado numa determinada cultura na dose de 2,0 Kg de cobre por hectare e o custo de aquisição do oxicloreto de cobre é o dobro dos demais fungicidas. Considerando a dose recomendada por hectare e o custo de aquisição, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o(s) fungicida(s) adequado(s) que deve(em) ser aplicado(s) na cultura.

Dados:
Massa molar do Cu2(OH)3Cl = 213,56 g mol⁻¹
Massa molar do Cu(OH)2 = 97,56 g mol⁻¹
Massa molar do CuO = 79,54 g mol⁻¹
Massa molar do cobre = 63,54 g mol⁻¹

a) CuO
b) Cu(OH)2
c) Cu2(OH)3Cl
d) Mistura de 50%/50% (m/m) de Cu(OH)2 e CuO
e) Mistura de 50%/50% (m/m) de Cu2(OH)3Cl e CuO


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o trecho retirado da obra Contos novos, de Mário de Andrade, e responda às questões de 37 a 39.

Estou lutando desde o princípio destas explicações sobre a desagregação da nossa amizade, contra uma razão que me pareceu inventada enquanto escrevia, para sutilizar psicologicamente o conto. Mas agora não resisto mais. Está me parecendo que entre as causas mais insabidas, tinha também uma espécie de despeito desprezador de um pelo outro... Se no começo invejei a beleza física, a simpatia, a perfeição espiritual normalíssima de Frederico Paciência, e até agora sinto saudades de tudo isso, é certo que essa inveja abandonou muito cedo qualquer aspiração de ser exatamente igual ao meu amigo. Foi curtíssimo, uns três meses, o tempo em que tentei imitá-lo. Depois desisti, com muito propósito. E não era porque eu conseguisse me reconhecer na impossibilidade completa de imitá-lo, mas porque eu, sinceramente, sabei-me lá por quê! Não desejava mais ser um Frederico Paciência!
ANDRADE, Mário de. Frederico Paciência. In: Contos novos.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p. 111-112.

UEL 2021 - QUESTÃO 37
Com base no trecho e na leitura integral do conto “Frederico Paciência”, considere as afirmativas a seguir.

I. O traço modernista no conto acentua-se no trecho porque inexistem maledicências e preconceitos quanto ao relacionamento homossexual entre Juca e Frederico nessa passagem e em outras do conto.

II. A descoberta da homossexualidade de Frederico é o motivo secreto que Juca, no propósito de resguardar o amigo, demora a revelar no trecho, o que também o leva a desmanchar a relação de amizade, já comprometida naquele momento.

III. A ideia de desagregação da amizade entre Frederico e Juca requer explicações porque os laços anteriormente expostos no conto são fortes até mesmo para provocar brigas violentas entre cada um deles e um colega.

IV. O desejo de deixar de imitar Frederico remete a um movimento deliberado de afastar-se da “perfeição espiritual” do amigo, o que está em sintonia com o perfil modernista de caracterização de personagens.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 38
A morte ronda o conto “Frederico Paciência”, assim como o conto “O peru de Natal”, também incluído em Contos novos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o modo como a morte é abordada nesses contos.

a) Tanto em “O peru de Natal” quanto em “Frederico Paciência” as mortes dos pais ocorrem no início das narrativas, sem causar grande comoção nas personagens que se tornaram órfãs.

b) Em “O peru de Natal”, o pai já está morto no início da narrativa, enquanto que, em “Frederico Paciência”, a morte dos pais de Frederico ocorre na segunda metade do conto; em ambos os contos, o narrador-personagem discorre sobre essas mortes sem grande sentimentalismo.

c) Em “O peru de Natal”, o pai morto proporciona a possibilidade de transformar a vida familiar, ao passo que, em “Frederico Paciência”, a morte dos pais de Frederico suscita a liberdade de assumir o envolvimento amoroso e sexual, usufruído pelos amigos.

d) Em “O peru de Natal”, o filho, que é também narrador, demonstra enormes dificuldades para superar o luto; já Frederico Paciência desvencilha-se da dor com mais facilidade e convida Juca para que ambos vivam a homossexualidade sem disfarces.

e) Em “O peru de Natal”, a morte do pai é superada na ceia pelos familiares; em “Frederico Paciência”, a morte da mãe

e do pai firma-se como obstáculo decisivo para a retomada do amor entre os amigos.


UEL 2021 - QUESTÃO 39
Sobre as correlações entre o conto “Frederico Paciência”, do volume Contos novos, de Mário de Andrade, e Clara dos Anjos, de Lima Barreto, considere as afirmativas a seguir.

I. O trecho do conto “Frederico Paciência” faz sobressair um ponto de contato com Clara dos Anjos: a desilusão, representada, na narrativa de Lima Barreto, pelo desmascaramento de Cassi Jones, e, no conto de Mário de Andrade, pelas descobertas de deslizes na constituição moral do amigo do narrador-personagem.

II. O trecho do conto “Frederico Paciência” contém confissões da fragilidade de seu narrador-protagonista, que admite suas mentiras e invenções sobre o amigo, assim como Clara dos Anjos, que se descontrola ao se ver ludibriada por Cassi Jones no desfecho da narrativa de Lima Barreto, apesar de tê-lo enganado também.

III. O trecho do conto “Frederico Paciência”, ao aludir à beleza física do amigo, admitida literalmente pelo narrador em primeira pessoa, mantém na narrativa a atração e o contato corporal entre os jovens, materializados no episódio do beijo, e que, em Clara dos Anjos, resultam na gravidez da protagonista.

IV. O trecho do conto “Frederico Paciência” cobre uma relação complexa de amizade entre dois jovens, apresentada pela perspectiva de um dos rapazes, mais livre das vulnerabilidades sentimentais do que Clara dos Anjos na narrativa homônima de Lima Barreto.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Leia o fragmento retirado do livro Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco, e responda às questões 40 e 41.

O ferimento de Simão Botelho era melindroso demais para obedecer prontamente ao curativo do ferrador, enfronhado em aforismos de alveitaria. A bala passara-lhe de revés a porção muscular do braço esquerdo; mas algum vaso importante rompera, que não bastavam compressas a vedar-lhe o sangue. Horas depois de ferido, o acadêmico deitou-se febril, deixando-se medicar pelo ferrador. O arreeiro partiu para Coimbra, encarregado de espalhar a notícia de ter ficado no Porto, Simão Botelho.

Mais que as dores e o receio da amputação, o mortificava a ânsia de saber novas de Teresa. João da Cruz estava sempre de sobre-rolda, precavido contra algum procedimento judicial por suspeitas dele. As pessoas que vinham de feirar na cidade contavam todas que dois homens tinham aparecido mortos, e constava serem criados dum fidalgo de Castro d’Aire, ninguém, porém, ouvira imputar o assassínio a determinadas pessoas.

Na tarde desse dia recebeu Simão a seguinte carta de Teresa:

"Deus permita que tenhas chegado sem perigo à casa dessa boa gente. Eu não sei o que se passa, mas há coisa misteriosa que eu não posso adivinhar. Meu pai tem estado toda a manhã fechado com o primo, e a mim não me deixa sair do quarto. Mandou-me tirar o tinteiro; mas eu felizmente estava prevenida com outro.

Nossa Senhora quis que a pobre viesse pedir esmola debaixo da janela do meu quarto; senão, eu nem tinha modo de lhe dar sinal para ela esperar esta carta. Não sei o que ela me disse. Falou-me em criados mortos; mas eu não pude entender... Tua mana Rita está-me acenando por trás dos vidros do teu quarto...

Disse-me agora tua mana que os moços de meu primo tinham aparecido mortos perto da estrada. Agora já sei tudo. Estive para lhe dizer que tu aí estás, mas não me deram tempo. Meu pai de hora a hora dá passeios no corredor, e solta uns ais muitos altos.

Ó meu querido Simão, que será feito de ti?... Estás ferido? Serei eu a causa da tua morte? Dize-me o que souberes. Eu já não peço a Deus senão a tua vida. Foge desses sítios: vai para Coimbra, e espera que o tempo melhore a nossa situação. Tem confiança nesta desgraçada, que é digna da tua dedicação... Chega a pobre: não quero demorá-la mais... Perguntei-lhe se se dizia de ti alguma coisa, e ela respondeu que não. Deus o queira".
BRANCO, Camilo Castelo. Amor de perdição. 2ª ed.
Barueri: Ciranda Cultural, 2017. p. 47-48.

UEL 2021 - QUESTÃO 40
Em relação à carta incluída no trecho e sua correlação com o romance Amor de perdição, considere as afirmativas a seguir.

I. A carta mostra a incompatibilidade e o desencontro entre os comportamentos morais e afetivos de Teresa e Simão.

II. A carta, recurso frequente nesse romance, apresenta-se como veículo de expressão da subjetividade romântica.

III. A carta dispõe de uma carga melodramática, que pode ser exemplificada com a última frase do penúltimo parágrafo.

IV. A carta é a oportunidade de estabelecer o contato entre os amantes, muitas vezes impedidos de estarem juntos fisicamente.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 41
Assinale a alternativa correta sobre Amor de perdição.

a) A descrição de Simão Botelho como “melindroso” e dócil destoa da caracterização da personagem, no restante do romance, como um herói tradicional.

b) A pouca resistência de Simão Botelho ao ferimento revela-se como faceta surpreendente da personagem, que, em outras passagens, exibe bravura típica dos heróis românticos.

c) O caráter desobediente de Simão Botelho, exposto já na primeira frase do trecho, está em desacordo com suas preocupações amorosas acerca de Teresa.

d) A descrição do ferimento de Simão Botelho cumpre o papel de ressaltar a resistência do herói e a intensidade do amor por Teresa, confirmando o perfil romântico.

e) O ferimento, as dores e o risco da amputação são experiências que tornam Simão Botelho insensível para a manifestação do sentimento amoroso.


Leia o trecho de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e responda às questões de 42 a 44.

15 de maio

Tem noite que eles improvisam uma batucada e não deixa ninguém dormir. Os visinhos de alvenaria já tentaram com abaixo assinado retirar os favelados. Mas não conseguiram. Os visinhos das casas de tijolos diz:

– Os políticos protegem os favelados.

Quem nos protege é o povo e os Vicentinos. Os políticos só aparecem aqui nas epocas eleitoraes. O senhor Cantidio Sampaio quando era vereador em 1953 passava os domingos aqui na favela. Ele era tão agradavel. Tomava nosso café, bebia nas nossas xícaras. Ele nos dirigia as suas frases de viludo. Brincava com nossas crianças. Deixou boas impressões por aqui e quando candidatou-se a deputado venceu. Mas na Camara dos Deputados não criou um projeto para beneficiar o favelado. Não nos visitou mais.

... Eu classifico São Paulo assim: o Palacio, é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.
10ª ed. São Paulo: Ática, 2014. p.32.

UEL 2021 - QUESTÃO 42
Assinale a alternativa que estabelece a exata correlação entre Quarto de despejo e os romances Casa de pensão, de Aluísio Azevedo, e Clara dos Anjos, de Lima Barreto.

a) A miséria dos favelados de Quarto de despejo é experimentada também pelos moradores da pensão e pelos parentes do protagonista no romance Casa de pensão.

b) As dificuldades enfrentadas pelas personagens de Quarto de despejo numa cidade grande como São Paulo têm pontos de contato com o individualismo que cerca as personagens de Casa de pensão.

c) A distância do acesso ao poder representada em Quarto de despejo é equivalente ao caráter desprotegido que atinge o protagonista de Casa de pensão e as personagens que com ele convivem.

d) A associação da favela ao lixo em Quarto de despejo é uma retomada das condições de moradia de personagens como Clara dos Anjos e Cassi Jones na narrativa de Lima Barreto.

e) O descaso dos políticos focalizado em Quarto de despejo é o comportamento que conduz a protagonista Clara ao desespero quando ela se vê abandonada por Cassi Jones e pelas autoridades.


UEL 2021 - QUESTÃO 43
Com base na leitura do trecho, considere as afirmativas a seguir.

I. O trecho “bebia nas nossas xícaras” corresponde a uma imagem que busca no cotidiano e na alusão a seus objetos materiais a composição de uma cena que é desmascarada ainda no mesmo parágrafo.

II. A expressão “frases de viludo” cria o contraste entre a fala sofisticada do político e o uso da linguagem a que recorre a própria autora em sua prática de escrita baseada na simplicidade e na autenticidade.

III. A expressão “frases de viludo” revela afastamento em relação à norma culta, ao mesmo tempo em que demonstra desenvoltura da autora para exibir consciência política e índole poética.

IV. O trecho “bebia nas nossas xícaras” comprova a capacidade da autora para construir passagens líricas, desvinculando-se da temática política e social e do tom ácido e inconformado.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 44
Acerca dos recursos linguístico-semânticos empregados no trecho, considere as afirmativas a seguir.

I. Em “Tomava nosso café, bebia nas nossas xícaras. Ele nos dirigia as suas frases de viludo. Brincava com nossas crianças”, o referente dos pronomes “nosso, nossas, nos” aparece no início do texto: “favelados”.

II. Em “E a favela é o quintal”, o conectivo “E” apresenta, a um só tempo, sentido de adição, de acordo com a sequência de períodos que o precede, e oposição, materializada nos substantivos “jardim”, “quintal” e “lixos”.

III. A expressão “visinhos de alvenaria” é um exemplo que caracteriza uso de linguagem denotativa.

IV. Em “E a favela é o quintal onde jogam os lixos”, o termo “onde” pode ser substituído por “aonde”, preservando o respeito à norma culta e ao sentido original.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Leia o texto a seguir e responda às questões 45 e 46.

São preocupantes os resultados de uma pesquisa internacional que revela baixa confiança dos brasileiros nos cientistas – particularmente num momento em que a pandemia de Covid-19 confere à ciência papel central na tomada de decisões públicas e individuais. No levantamento do Pew Research Center, que ouviu 32 mil pessoas em 20 países antes da crise do novo coronavírus, 36% dos entrevistados no Brasil declararam dar pouco ou nenhum crédito a cientistas – a maior taxa de respostas negativas nessa questão. Em comparação, o percentual é de 21% nos Estados Unidos, 13% na Alemanha e 17% na média global.

Aqui, não mais de 23% declaram confiar muito nos cientistas, um percentual semelhante ao obtido pelos militares (21%). No mundo, os que se declaram de esquerda em geral acreditam mais na ciência do que os direitistas; já entre os brasileiros, a posição política não altera as cifras.

Chama atenção o fato de que esses números divergem dos apurados em sondagem nacional semelhante, divulgada no ano passado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Muito mais otimista, a pesquisa nacional apontou cientistas, especificamente “de universidades ou de institutos públicos de pesquisa”, ao lado de médicos entre os mais citados como fontes de informações de maior confiança. Do outro lado, militares, políticos e artistas foram apontados como fontes de menor credibilidade. Diferenças na simples formulação das questões nas duas pesquisas podem explicar os resultados discrepantes. De todo modo, motivos de inquietação permanecem.

Apesar de mostrar maior confiança nos cientistas, o trabalho nacional explicita que se desconhece quem faz ciência no país. Nove em cada dez entrevistados pelo ministério não sabiam dizer o nome de um profissional ou de uma instituição científica brasileira. Soma-se a isso o baixo nível de educação científica de base no Brasil. A título de exemplo, 73% dos entrevistados acreditam que os antibióticos matam vírus. Ao revelar uma população descrente na ciência ou declaradamente confiante em algo que desconhece, os dois levantamentos dialogam mostrando um distanciamento perturbador entre academia e sociedade. Os cientistas do país, parece, seguem encastelados em seus laboratórios.
Adaptado de: Folha de S.Paulo. Opinião.
Luzes distantes. 5 out. 2020. A2.

UEL 2021 - QUESTÃO 45
Sobre a estrutura linguística do texto, considere as afirmativas a seguir.

I. No primeiro período do texto, o termo “preocupantes” caracteriza o sujeito posposto, por isso com ele concorda no plural.

II. No trecho “Aqui, não mais de 23% declaram confiar muito nos cientistas”, a palavra “aqui” aponta o leitor para um referente no espaço, citado anteriormente no texto.

III. Em “De todo modo, motivos de inquietação permanecem”, a expressão “de todo modo” equivale semanticamente à ideia explicativa de “isto é”.

IV. No fragmento “Apesar de mostrar maior confiança nos cientistas”, a ideia que se estabelece na sequência do enunciado é de condição.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 46
Acerca do último parágrafo, assinale a alternativa correta.

a) O fato de “cientistas” estar no plural e “parece” estar no singular indica que o segundo termo constitui uma oração coordenada.

b) O sentido da oração reduzida introduzida pela expressão “Ao revelar...” é de concessão.

c) O uso do singular em “Ao revelar” demonstra o desligamento entre a população e os cientistas.

d) A inclusão da conjunção “que” após “parece” prescindiria de ajustes nos sinais de pontuação.

e) O período iniciado por “Ao revelar” contém uma oração subordinada adverbial com verbo no infinitivo.


ESPANHOL

Leia o texto a seguir e responda às questões de 47 a 50.

Alumnos sin rostro

La brutal reclusión de marzo a junio nos ha confirmado muchas cosas que nunca habíamos valorado en su justa medida. Alumnos y profesores somos más conscientes de lo imprescindibles que resultan las clases presenciales. En el mejor de los casos, con buenos medios y disposición, la enseñanza telemática no deja de ser un parche que permite salvar los muebles cuando no queda más remedio que suspender la actividad académica en los centros educativos.

El regreso a las aulas fue para todos una experiencia indescriptible. Medio año después volvían a estar los alumnos en sus pupitres. Separados, distantes, sin rostro. A pesar de ello, el reencuentro con los conocidos fue emotivo. El encuentro con los nuevos, gratificante. La presencia real del alumno permite al profesor sentir que lo es, aunque no pueda verles la cara. ¡Qué sensación tan extraña! Nos preguntamos cómo serán en realidad. A veces miramos las fotografías de las fichas para intuir sus rasgos tras la mascarilla. Y cuando por inconsciencia alguno se la retira, aprovechamos el instante que tarda en ejecutarse la orden de colocársela para estudiar sus rasgos. Empieza a resultar extraño ver bocas, narices, barbillas. . . ¿Cómo sonreirán? ¿Bostezarán si se aburren? Hay tantas preguntas que quedan sin respuesta.

El confinamiento nos hizo valorar la importancia de la presencia en el aula. El regreso nos hace reflexionar sobre este otro aspecto que nunca habíamos considerado. La comunicación, para que sea plena, requiere también contemplar al otro y estudiar la gestualidad facial. ¡Se dice tanto con la mirada y el rictus! Un rostro incompleto termina por convertirse en un rostro amputado. La carencia de rostro ha sido un tema muy socorrido en la literatura, la pintura y el cine. Siempre acaba reflejando una carencia, a veces hasta de alma.

Los sin rostro aparecen como malvados, que es lo mismo que decir desalmados. Bien lo enseña la sabiduría popular al afirmar que la cara es el espejo del alma, de manera que si falta la cara no puede haber alma. Desasosiega tanto no poder contemplar el rostro del otro. . . Los amantes, de Magritte, pese al beso y la tensión amorosa de los cuerpos, nunca podrán transmitir amor, porque ocultan su rostro. Recuerdo con frecuencia las palabras de Fructuoso Mangas [. . . ], cuando al hablar de los penitentes establecía la analogía con los otros que se cubrían el rostro, terroristas, atracadores o verdugos.

Ocultar el rostro suele ser signo de algo malo, hasta en los nazarenos, que hacen penitencia para expiar su pecado. Por eso nos inquieta tanto, por eso, pese a lo emotivo del reencuentro con los alumnos, nos sigue faltando algo. Ellos no son malvados, [. . . ] verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar a sus profesores. Llegará el día, ojalá sea pronto, que podamos sentirnos más cerca al recuperar el rostro. Y ese día será maravillosamente extraño.

Los amantes, de Magritte
Los amantes, de Magritte
Adaptado de: //lacronicadesalamanca.com.

UEL 2021 - QUESTÃO 47
Em relação ao texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Trata-se do relato de um aluno sobre a forma como se sentiu ao voltar às aulas presenciais depois de meses de isolamento social.

II. Discorre-se sobre uma das mudanças que ocorreram em escala mundial no contexto da sala de aula como medida sanitária contra a COVID-19.

III. Apresentam-se alguns questionamentos do autor do texto sobre o que representa não ver o rosto de alguém em sala de aula.

IV. Considera-se, na visão do autor, que observar o rosto das pessoas faz com que elas se sintam mais próximas umas das outras.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 48
Ao afirmar que “[...] la enseñanza telemática no deja de ser un parche que melhor permite salvar los muebles [. . . ]”, o autor refere-se ao

a) ensino remoto como algo temporário para remediar uma situação na universidade.

b) ensino remoto como recurso que permite manter os custos das universidades.

c) ensino para fins específicos como meio de atualizar os cursos universitários.

d) ensino nos canais educativos de TV como elemento de inclusão na universidade.

e) ensino remoto como ferramenta nos cursos técnicos vinculados à universidade.


UEL 2021 - QUESTÃO 49
Sobre algumas ideias que aparecem no texto, relacione as orações em espanhol, na coluna da esquerda, com a sua paráfrase em português, na coluna da direita:

(I) ¿Bostezarán si se aburren?
(II) ¡Se dice tanto con la mirada y el rictus!
(III) Llegará el día, ojalá sea pronto, que podamos sentirnos más cerca al recuperar el rostro.
(IV) Medio año después volvían a estar los alumnos en sus pupitres.
(V) A veces miramos las fotografías de las fichas para intuir sus rasgos tras la mascarilla.

(A) Deseja-se que logo todos voltem a se sentir mais próximos entre si, ao terem de volta a sua fisionomia.

(B) Recorda-se do retorno às salas dos estudantes, depois de um semestre sem aulas.

(C) Tenta-se adivinhar como serão os traços dos alunos, já que não é possível ver o seu rosto completo.

(D) Afirma-se que o olhar e o gesto são importantes ferramentas de comunicação.

(E) Questiona-se se, por trás da máscara facial, há alunos entediados e bocejantes.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-B, II-C, III-A, IV-E, V-D.
b) I-C, II-D, III-A, IV-B, V-E.
c) I-D, II-A, III-E, IV-B, V-C.
d) I-E, II-D, III-A, IV-B, V-C.
e) I-E, II-D, III-B, IV-A, V-C.


UEL 2021 - QUESTÃO 50
Assinale a alternativa em que o artigo “lo” tem a mesma função que em “Alumnos y profesores somos más conscientes de lo imprescindibles que resultan las clases presenciales.”

a) La presencia real del alumno permite al profesor sentir que lo es, aunque no pueda verles la cara.

b) Por eso nos inquieta tanto, por eso, pese a lo emotivo del reencuentro con los alumnos, nos sigue faltando algo.

c) Los sin rostro aparecen como malvados, que es lo mismo que decir desalmados.

d) Ellos no son malvados, [. . . ] verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar a sus profesores.

e) Bien lo enseña la sabiduría popular al afirmar que la cara es el espejo del alma, de manera que si falta la cara no puede haber alma.


INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões de 47 a 50.

Solving ‘The Social Dilemma’ With Emotional Intelligence

‘The Social Dilemma’ calls for regulation of social media, but here’s how we can regulate ourselves.

Social media isn’t pure evil, and it isn’t the only technology that is potentially problematic. In a world in which powerful companies are competing to sell our attention to the highest bidder, this is a call for us to pay more attention to ourselves. It’s a call to practice understanding how we feel, what we actually want, and how to tap into our power to take action.

The Netflix documentary, “The Social Dilemma”, tells the story of how the technologists behind social media are intentionally changing our behavior to turn us into “easy prey for advertisers and propagandists,” as Devika Girish summarizes in The New York Times review of the film.

“The Social Dilemma” is accused by some of telling this story in an overdramatic way, but it nevertheless contains valuable insight into our relationship with social media. The content and features put in front of us by services like Instagram are not random. Social media is designed to change our behavior and our emotions – often, in ways that we did not explicitly consent to and which may not align with our goals and values. We live in a society that conditions us to distract ourselves from our emotions so much that it hurts our ability to know ourselves, know what matters to us, and to live the lives we want.

To compensate for our lack of self-awareness, we sometimes take on the emotions and values other people, or algorithms, tell us to have. We follow leaders that don’t deserve us because they tell us how to feel and why, and they permit us to express ourselves in certain ways. We let algorithms tell us what we want because it’s easier than asking ourselves what we need.

This works well for social media companies like Facebook and Instagram because they sell the ability for a third-party to change our behavior. This third-party’s intention may be to sell us a product (you know, the onethat keeps coming up in your feed), win our political allegiance, or convince us that the world is flat. The problem is, we don’t know the goals of these third-party organizations and we didn’t consent to be influenced by them. They may motivate us to do something that we would not independently choose.

Gradually, more and more of how we feel, what we think, and what we do may not be motivated by our own values and goals. Our emotions, thoughts, and actions could instead be influenced by the highest bidder for our attention, making it even more challenging to understand ourselves and making us even more vulnerable to influence from outside.

Regularly checking in with yourself, at least as much as you check your Instagram feed, can help you understand how your relationship with social media needs to change, and it can give you the willpower to take action.
KELLY, Kristi. Solving ‘The Social Dilemma’ With Emotional Intelligence.
Publicado em 21/09/2020.
//medium.com.

UEL 2021 - QUESTÃO 47
É correto afirmar que a principal mensagem do texto Solving ‘The Social Dilemma’ With Emotional Intelligence é

a) desmistificar a imagem negativa que a mídia em geral divulga das empresas de tecnologia.

b) apontar os fatores sociais que nos desviam dos nossos objetivos e do autoconhecimento.

c) chamar a atenção para o papel que os algoritmos desempenham na sociedade contemporânea.

d) explicar como funcionam as propagandas e as vendas veiculadas por meio das mídias sociais.

e) alertar as pessoas para que sejam mais conscientes sobre suas próprias emoções, ações e desejos.


UEL 2021 - QUESTÃO 48
Em relação ao documentário The social dilemma, considere as afirmativas a seguir.

I. O documentário suscita reflexões importantes sobre a relação das pessoas com as mídias sociais.

II. A história do documentário foi elaborada por profissionais da mídia escrita e da propaganda.

III. O objetivo do documentário é fazer com que as pessoas deixem de utilizar as redes sociais.

IV. O roteiro busca denunciar como as empresas trabalham para influenciar nosso comportamento nas mídias sociais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


UEL 2021 - QUESTÃO 49
Em relação ao texto apresentado, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Desconhecemos as reais intenções das empresas que têm acesso às nossas informações via redes sociais.

( ) Há a probabilidade de as pessoas fazerem escolhas que normalmente não fariam devido à influência das redes sociais.

( ) As mídias sociais disputam nossa atenção o tempo todo por motivos predominantemente comerciais.

( ) A aleatoriedade dos conteúdos das mídias sociais serve para alterar o comportamento e as emoções das pessoas.

( ) Por desconhecermos o que sentimos e queremos, adotamos os sentimentos e as vontades que as mídias sociais nos apresentam.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, V, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, F.


UEL 2021 - QUESTÃO 50
Sobre a posição da autora com respeito à relação das pessoas com as mídias sociais, assinale a alternativa correta.

a) A abordagem do documentário The social dilemma apresenta uma visão exagerada do impacto das mídias sociais na vida das pessoas.

b) O constante acesso às mídias sociais consiste em uma das formas de verificação da influência que está sendo exercida sobre nós.

c) O uso das mídias sociais para recreação e entretenimento afeta a capacidade das pessoas de conhecerem seus objetivos e valores.

d) O autoconhecimento e a análise de emoções, vontades e valores são formas para diminuir a susceptibilidade às mídias sociais.

e) As mídias sociais agem no sentido de se alinharem aos nossos valores e desejos para conseguirem influenciar nosso comportamento.


FRANCÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões de 47 a 50.

en route vers le zero dechet

UEL 2021 - QUESTÃO 47
Com base no texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O objetivo principal da ATA é promover ações voltadas aos cuidados com o meio ambiente para a proteção e a preservação do planeta Terra às futuras gerações.

( ) O “Feuillet nº 1” é um guia que apresenta truques e dicas para evitar problemas de indigestão e até mesmo cardíacos devido ao consumo de alimentos contaminados.

( ) Para visitar a cidade de Dannemois, o guia propõe roteiros de uma semana ou de vários meses a todos que têm a vocação para atividades de aventura.

( ) Segundo a ATA, reduzir a produção de lixo a zero é um longo processo que, uma vez iniciado, avança pouco a pouco, etapa por etapa, mas é possível.

( ) Espera-se que as informações e as orientações do guia, impresso em papel reciclado, sejam compartilhadas e, principalmente, colocadas em prática.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.
b) V, F, F, V, V.
c) V, F, V, F, F.
d) F, V, F, V, V.
e) F, V, V, F, F.


UEL 2021 - QUESTÃO 48
A frase “Faire du tri, c’est bien. Ne rien avoir à trier, c’est mieux!” significa em português:

a) Conquistar o tri é bom. Festejar três vezes é melhor.

b) Conquistar o tri é bom. Poder ver o caminho trilhado é melhor.

c) Fazer a trilha é bom. Não ter nada para trilhar é melhor.

d) Fazer a triagem é bom. Fazer três vezes é melhor.

e) Fazer a triagem é bom. Não ter nada para triar é melhor.


UEL 2021 - QUESTÃO 49
Sobre a citação da antropóloga americana Margaret Mead “Ne doutez jamais qu’un petit groupe d’individus conscients et engagés puisse changer le monde. Historiquement, c’est toujours de cette façon que le changement se produit.”, assinale a alternativa que expressa, corretamente, a essência de sua mensagem.

a) Historicamente, a mudança sempre acontece a partir da consciência e do engajamento de um pequeno grupo de pessoas.

b) Nunca na história, um pequeno grupo de indivíduos produziu uma mudança consciente e engajada no mundo.

c) Um pequeno grupo de doze indivíduos com as maiores fortunas do mundo atua no setor de carregamento de produtos.

d) Historicamente, um pequeno grupo de pessoas, ainda que consciente e engajado, jamais produziu alguma mudança.

e) Historicamente, toda mudança que ocorre no mundo, realizada por seus indivíduos, se produz em sete etapas.


UEL 2021 - QUESTÃO 50
As palavras e as expressões presentes no texto “avenir – ensemble – zéro déchet – développement durable – petit à petit ” têm como equivalentes, respectivamente, em português:

a) avenida – ensinamento – abaixo de zero – envelopamento durável – muito pequeno

b) avenida – ensinamento – zero grau – aumento da duração – muito pequeno

c) futuro – semente – lixo zero – desenvolvimento sustentável – pouco a pouco

d) futuro – juntos – lixo zero – desenvolvimento sustentável – pouco a pouco

e) vinda – semente – zero álcool – desenvolvimento sustentável – muito pequeno


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39449,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,273,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,159,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,26,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,64,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,38,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,23,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,73,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,174,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,56,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,116,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,152,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,818,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,107,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível médio,11,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,290,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,558,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,124,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração 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Prova UEL 2021 (Fase Única) com Gabarito e Resolução
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