Prova de Residência Nutrição (USP 2022) com Gabarito

Prova de Residência Nutrição (USP 2022) com Gabarito NUTRIÇÃO USP 2022 - QUESTÃO 16 Segundo as DRIs (Dietary Reference Intakes), o nível méd...
Residência USP

Prova de Residência Nutrição (USP 2022) com Gabarito

NUTRIÇÃO

USP 2022 - QUESTÃO 16
Segundo as DRIs (Dietary Reference Intakes), o nível médio de ingestão diária de nutrientes suficiente para atender às necessidades nutricionais de quase todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis em um determinado estágio da vida e sexo corresponde a: 

(A) Necessidade média estimada (EAR - Estimated Average Requirement). 

(B) Ingestão dietética recomendada (RDA - Recommended Dietary Allowance). 

(C) Ingestão adequada (AI - Adequate Intake). 

(D) Nível máximo de ingestão tolerável (UL - Tolerable Upper Intake Level). 

(E) Faixa de distribuição aceitável de macronutrientes (AMDRs - Acceptable Macronutrient Distribution Ranges).


USP 2022 - QUESTÃO 17
De acordo com as DRIs (Dietary Reference Intakes), a faixa de distribuição aceitável de carboidratos para adultos é de 45% a 65% do valor energético total (VET).

Considerando uma mulher de 35 anos de idade com necessidade energética diária de 2000 kcal, assinale a alternativa que corresponde à adequada faixa de ingestão diária de carboidratos recomendada: 

(A) 900 a 1300 g. 
(B) 45 a 65 g. 
(C) 40 a 100 g. 
(D) 225 a 325 g.
(E) 200 a 500 g.


USP 2022 - QUESTÃO 18
Em relação à avaliação antropométrica, considera-se que uma criança de 4 anos está com sobrepeso quando: 

(A) o índice de massa corporal (IMC) é ≥ 25 e < 30 kg/m². 

(B) o escore-z de IMC para a idade é > +2 e ≤ +3.

(C) o escore-z de estatura para a idade é menor do que zero. 

(D) o IMC é ≥ 20 e < 25 kg/m². 

(E) o escore-z de peso para a idade é > +1 e ≤ +2.


USP 2022 - QUESTÃO 19
A gestação é influenciada pelo estado nutricional materno antes e durante a gravidez. A inadequação do estado nutricional materno tem grande impacto sobre o crescimento e desenvolvimento do feto. Portanto, é importante conhecer o estado nutricional pré-gestacional e acompanhar o ganho de peso da gestante até o final da gestação. Sobre a avaliação nutricional de gestantes, é correto afirmar: 

(A) Índice de massa corporal (IMC) com classificação de baixo peso, sobrepeso ou obesidade, bem como ganho ponderal inadequado, são fatores de risco gestacional que requerem encaminhamento ao pré-natal de alto risco.

(B) Durante a gestação, é considerado estado nutricional de sobrepeso quando IMC > 27 kg/m². 

(C) Gestantes obesas (IMC inicial ≥ 30 kg/m²) deverão ganhar, no máximo, 5 kg durante toda a gestação. 

(D) Se diagnosticado sobrepeso ou obesidade, deve ser feita orientação nutricional com restrição calórica visando à perda de peso, uma vez que classificação do estado nutricional de sobrepeso e obesidade é fator de risco gestacional. 

(E) Gestantes com peso adequado (IMC inicial de 18,5 a 24,9 kg/m²) deverão ganhar entre 11,5 e 16 kg durante toda a gestação.


USP 2022 - QUESTÃO 20
A partir dos 6 meses de idade, as necessidades nutricionais da criança já não são mais atendidas apenas com o leite materno, embora este continue sendo uma fonte importante de calorias e nutrientes, de modo que é recomendado que o aleitamento materno seja mantido até os 2 anos ou mais.

Sobre a alimentação complementar, orientada pelo Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos (2019), assinale a alternativa correta: 

(A) Em crianças não amamentadas que recebem fórmula infantil, a alimentação complementar deve ser iniciada a partir dos 4 meses de idade.

(B) Ao completar 6 meses de idade, os alimentos devem ser ofertados peneirados ou batidos, para evitar engasgos. 

(C) É recomendável oferecer a alimentação complementar em intervalos regulares, mas sem rigidez de horários.

(D) Mesmo após a introdução da alimentação complementar com 6 meses de idade, não há necessidade de ofertar água à criança enquanto esta estiver em aleitamento materno. 

(E) O primeiro alimento a ser introduzido na alimentação complementar deve ser suco natural de fruta.


USP 2022 - QUESTÃO 21
Em situações em que uma lactante precisa se separar da criança por algumas horas, como para retornar ao trabalho, a retirada e o armazenamento de leite materno podem ser necessários e úteis. Além de ajudar a manter a produção de leite, essa prática também permite oferecer leite materno à criança enquanto a mãe estiver fora.

Sobre o armazenamento do leite materno ordenhado, é correto afirmar: 

(A) O frasco com leite materno ordenhado pode ser armazenado em congelador ou freezer por até 30 dias. 

(B) O leite ordenhado deve ser armazenado em frasco de vidro com tampa de metal. 

(C) O frasco com leite materno ordenhado pode ser armazenado em geladeira por até 2 dias. 

(D) O frasco com leite materno ordenhado pode ser armazenado em geladeira por até 24 horas. 

(E) O frasco com leite materno ordenhado pode ser armazenado em congelador ou freezer por até 15 dias.


USP 2022 - QUESTÃO 22
Segundo os protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), sobre a avaliação nutricional de indivíduos com idade entre 10 e 20 anos incompletos, é correto afirmar: 

(A) Os critérios para avaliação do lipidograma, exame que avalia as diferentes frações de colesterol e os triacilglicerois no sangue, são os mesmos adotados para adultos.

(B) A classificação da pressão arterial é a mesma adotada para adultos. 

(C) Glicemia em jejum de 92 mg/dL indica hiperglicemia. 

(D) Índice de massa corporal (IMC) < 18,5 kg/m² indica classificação do estado nutricional de baixo peso. 

(E) Nesta fase de vida não há mais suscetibilidade à ocorrência de anemia, portanto não há necessidade de atenção aos valores de hemoglobina.


USP 2022 - QUESTÃO 23
Segundo Furtado (2009), abordar o tema da colaboração no contexto da interprofissionalidade implica considerar duas forças antagônicas. Um polo é a lógica __(I)__, que é pautada na __(II)__ e tenta continuamente garantir um mercado definido e inviolável e aumentar sua autonomia. O outro polo é representado pela lógica __(III)__, baseada na __(IV)__, que aponta para a necessidade de partilhar conhecimentos, especialidades, experiências e habilidades.

As lacunas são corretamente preenchidas por: 

(A) (I) profissional; (II) integração; (III) da colaboração; (IV) diferenciação.

(B) (I) da colaboração; (II) integração; (III) profissional; (IV) diferenciação. 

(C) da colaboração; (II) diferenciação; (III) profissional; (IV) integração. 

(D) (I) profissional; (II) diferenciação; (III) da colaboração; (IV) integração. 

(E) (I) profissional; (II) diferenciação; (III) profissional; (IV) integração.


USP 2022 - QUESTÃO 24
Pacientes com diabetes mellitus, especialmente em quadros de hiperglicemia, precisam calcular o bolus de correção para estabelecer a dose de insulina necessária a ser aplicada antes da refeição para adequação da glicemia. Bolus de correção é o cálculo que considera qual quantidade de insulina rápida ou ultrarrápida é necessária para alcançar a meta terapêutica desejada. O fator sensibilidade representa o quanto uma unidade de insulina rápida ou ultrarrápida reduz, em mg/dL, a glicemia de um indivíduo. O bolus de correção pode ser determinado através da fórmula: 

Glicemia atual - meta glicêmica pré-prandial
Fator sensibilidade 

Considere um indivíduo que tem como prescrição o fator sensibilidade de 50 e meta de glicemia pré-prandial de 100 mg/dL.

Em uma refeição em que ele apresente, por exemplo, uma glicemia pré-prandial de 300 mg/dL, quantas unidades de insulina ultrarrápida serão necessárias para correção da hiperglicemia? 

(A) 1 unidade. 
(B) 2 unidades. 
(C) 3 unidades. 
(D) 4 unidades. 
(E) 5 unidades.


USP 2022 - QUESTÃO 25
A avaliação do consumo alimentar é essencial para o planejamento dietético e o cuidado nutricional de um indivíduo. Sobre métodos de avaliação do consumo alimentar, é correto afirmar: 

(A) A aplicação de um único recordatório alimentar de 24 horas (R24h) é o método mais adequado para avaliar a variedade da alimentação de um indivíduo. 

(B) A aplicação de métodos como o registro alimentar ou o R24h múltiplas vezes em dias não consecutivos pode proporcionar avaliações quantitativas acuradas de macro e micronutrientes. 

(C) Nunca se deve combinar diferentes métodos para avaliação do consumo alimentar, pois isso pode acumular os pontos fracos e maximizar as limitações de cada instrumento. 

(D) O questionário de frequência alimentar (QFA) representa o registro de todos os alimentos consumidos pelo indivíduo no dia anterior. 

(E) Alguns pontos fortes do QFA e que aumentam sua acurácia na estimação do consumo dietético são a utilização de medidas padronizadas e o agrupamento de vários alimentos em um mesmo item.


USP 2022 - QUESTÃO 26
Receitas padrão, ou fichas técnicas, são fórmulas escritas paraproduzir um item alimentar em quantidade e qualidade especificadas para uso em determinado serviço de alimentação. A respeito do receituário padrão, é correto afirmar: 

(A) Convém apenas para determinação do valor nutritivo de pratos ou preparações, não auxiliando no pedido de compras e controle de estoque. 

(B) Impede a determinação do valor nutritivo de pratos ou preparações. 

(C) É contraindicado que seja utilizado em unidades de alimentação e nutrição, uma vez que é trabalho do chefe de cozinha fazer a adequação das quantidades de cada ingrediente da receita. 

(D) É útil para especificações de compra, estimativa de rendimento e custo por porção de alimentos. 

(E) É desaconselhável seu uso em restaurantes do tipo selfservice.


USP 2022 - QUESTÃO 27
A gestão das atividades relacionadas à produção das refeições de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) hospitalar é essencial para garantir a qualidade do atendimento ao paciente, com o objetivo de manter ou restabelecer sua condição de saúde. A respeito de UANs hospitalares, é correto afirmar: 

(A) O planejamento de cardápios e dietas a serem produzidos independem do tipo de hospital (público ou privado) e público atendido (crianças, adultos, idosos). 

(B) É importante que haja padronização dos tipos de dietas possíveis de serem oferecidas aos pacientes, para garantir a eficácia no atendimento.

(C) O lactário é área obrigatória em todos os hospitais. 

(D) Na cozinha dietética do hospital são preparadas as dietas para os colaboradores, acompanhantes e pacientes sem demanda de modificações na dieta. 

(E) As copas de apoio servem apenas para aquecer os alimentos, pois todas as refeições devem ser preparadas e porcionadas na cozinha do hospital.


USP 2022 - QUESTÃO 28
Os pressupostos conceituais e organizacionais da matriz de ações de alimentação e nutrição na atenção básica de saúde são: 

• Sujeito das ações: indivíduo, família e comunidade. 

• Níveis de intervenção: gestão das ações de alimentação e nutrição e cuidado nutricional propriamente dito, englobando ações de diagnóstico, promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência/cuidado/ tratamento. 

• Caráter das ações: universais e específicas. 

Assinale a alternativa que representa a correta interpretação desses conceitos estratégicos e de cunho organizacional. 

(A) A avaliação e o monitoramento do consumo alimentar de uma mulher idosa é um exemplo de abordagem universal tendo um indivíduo como sujeito de abordagem. 

(B) A orientação para alimentação saudável em todas as fases do curso da vida está no nível de intervenção de assistência/tratamento/cuidado. 

(C) O acompanhamento e a assistência específicos a famílias em vulnerabilidade nutricional é um exemplo de abordagem específica tendo a família como sujeito da abordagem. 

(D) O mapeamento das áreas de risco de insegurança alimentar e nutricional está no nível de intervenção de promoção da saúde. 

(E) Ações educativas sobre cuidados com a manipulação de alimentos são exemplos de abordagem universal, tendo a comunidade como sujeito da abordagem, e caracteriza nível de intervenção de diagnóstico.


USP 2022 - QUESTÃO 29
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, apresentando nove diretrizes que indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito. A cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é uma dessas diretrizes.

Nela são destacadas ações direcionadas à 

(A) melhoria da saúde e nutrição das famílias beneficiárias de programas de transferência de renda. 

(B) interlocução com os setores responsáveis pela produção agrícola, distribuição, abastecimento e comércio local de alimentos visando ao aumento de doações de alimentos a populações vulneráveis. 

(C) qualificação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde, alimentação e nutrição da população. 

(D) descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes. 

(E) articulação com a vigilância sanitária para a regulação da qualidade dos alimentos processados e o apoio à tecnologização da produção de alimentos.


USP 2022 - QUESTÃO 30
Segundo o Marco de Educação Alimentar e Nutricional, “a análise histórica das diferentes abordagens de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) qualifica o direcionamento e dinamização da prática futura, considerando a diversidade de compreensões, de pensamentos, de valores e experiências vivenciadas por profissionais, por educadores, por técnicos, estudantes e pesquisadores e possibilitando a construção de novos conceitos e práticas, compatíveis com a realidade histórica, oportunidade edesafios”.

Sobre a história da EAN no Brasil, é correto afirmar: 

(A) Na década de 1930, as “Visitadoras de Alimentação” visitavam os domicílios com o objetivo de realizar a EAN de acordo com a Educação para a Saúde preconizada na época, tendo como principal base os conhecimentos populares e as práticas tradicionais. 

(B) Nas décadas de 1970 e 1980, com a expansão do cultivo de soja, houve um conjunto de iniciativas para promover seu consumo e de seus derivados. Essas ações apelavam para aspectos culturais e sensoriais dos alimentos, ao mesmo tempo em que objetivavam fortalecer a agricultura do país. 

(C) O início da década de 1990 é marcado pela proposição e implementação do Programa Fome Zero, que contemplava a EAN sob duas frentes de atuação: bancos de alimentos e restaurantes populares. 

(D) Nos anos 2000, a EAN é influenciada pelo processo de renovação da Promoção da Saúde e da educação em saúde, levando ao estímulo das práticas alimentares de forma prescritiva e restrita a aspectos científico-biológicos. 

(E) A segunda edição da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), publicada em 2012, apresenta a EAN de maneira transversal em todas as diretrizes, além de priorizar a elaboração e pactuação de uma agenda de EAN integrada intra e intersetorial.


USP 2022 - QUESTÃO 31
Enquanto política pública, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Aos princípios estruturantes específicos de cada campo, somam-se outros nove princípios descritos no Marco de EAN.

Qual dos princípios a seguir abrange “o aumento da capacidade de interpretação e a análise do sujeito sobre si e sobre o mundo e, complementarmente, a capacidade de fazer escolhas, governar, transformar e produzir a própria vida”? 

(A) Abordagem ao sistema alimentar, em sua integralidade. 

(B) Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas. 

(C) A comida e o alimento como referências, além da valorização da culinária enquanto prática emancipatória. 

(D) A educação permanente enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos.

(E) Planejamento, avaliação e monitoramento de ações.


USP 2022 - QUESTÃO 32
A vigilância em alimentação e nutrição tem o papel fundamental de apoiar gestores e profissionais a qualificarem a atenção integral às pessoas por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Segundo o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica, como deve ser realizado o acompanhamento do estado nutricional e das práticas alimentares da população? 

(A) De forma constante e sistemática, visando à obtenção de dados fidedignos e possibilitando o planejamento e o desenvolvimento de políticas públicas.

(B) Por meio de avaliação antropométrica, marcadores bioquímicos e participação de nutrientes na dieta, permitindo a identificação das principais necessidades e a elaboração de planos de ação com objetivos claros e metas determinadas. 

(C) Em âmbito regional, pautados em agenda nacional de saúde e segurança alimentar e nutricional. 

(D) A partir do alcance de metas previamente estabelecidas, como a redução do desmame precoce ou o aumento do consumo de alimentos saudáveis. 

(E) A partir de processo pedagógico que parta do cotidiano do trabalho, considerando elementos que façam sentido para os sujeitos envolvidos.


USP 2022 - QUESTÃO 33
Para apoiar o cuidado com a saúde cardiovascular, a Alimentação Cardioprotetora Brasileira classifica os alimentos em quatro cores distintas, de acordo com suas características e composição nutricional. São alimentos classificados como verde, amarelo, azul e vermelho, respectivamente: 

(A) Castanhas, iogurte desnatado, achocolatado, atum em lata. 

(B) Gelatina diet, banana, abacate, requeijão. 

(C) Lentilha, farinha de mandioca, carne bovina, peito de peru.

(D) Abobrinha, feijão-carioca, arroz branco, bolacha recheada. 

(E) Arroz integral, feijão-branco, queijo muçarela, suco em pó diet.


USP 2022 - QUESTÃO 34
Com base no quadro a seguir, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de programa de Vigilância Alimentar e Nutricional e seu respectivo objetivo.

Programas
1. Programa Saúde na Escola
2. Programa Academia da Saúde
3. Programa Bolsa Família
4. Programa de Aquisição de Alimentos

Objetivos
A. Busca a superação da pobreza a partir da transferência direta de renda, ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social, e coordenação com programas e/ou ações complementares nas esferas federal, estadual e municipal.

B. Oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

C. Objetiva promover o acesso à alimentação por meio de compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e distribuição a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

D. Tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado a partir da parceria pública com polos esportivos privados com infraestrutura e profissionais qualificados.

(A) 1B 
(B) 2D 
(C) 3A
(D) 4A 
(E) 4C 


USP 2022 - QUESTÃO 35
Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população brasileira, torna-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vidados idosos brasileiros.

De acordo com o documento “Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde”, que ação pode contribuir para a autonomia alimentar da pessoa idosa que apresenta limitações na coordenação motora e na capacidade mental ou visual? 

(A) Estimular entrosamento social durante as refeições. 

(B) Promover contraste entre cor da mesa e utensílios.

(C) Possibilitar adição de sal/açúcar à mesa para atingir gostos pessoais. 

(D) Cuidar bem da saúde bucal. 

(E) Moer, ralar ou picar alimentos em pedaços menores.


USP 2022 - QUESTÃO 36
Campos e Domitti (2007) discutem equipe de referência e apoio matricial, indicando conceitos e teorias sobre os quais se apoia essa metodologia de trabalho, bem como identificando obstáculos epistemológicos e da estrutura dos serviços que essa alternativa se propõe a enfrentar. É correto afirmar sobre a equipe de referência: 

(A) Objetiva assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde. 

(B) Prevê uma diferença de autoridade entre quem encaminha um caso e quem o recebe, havendo uma transferência de responsabilidade quando do encaminhamento, a partir de planilhas de referência e formulários de contrarreferência. 

(C) É composta por especialistas e profissionais encarregados de intervir sobre um mesmo objeto, buscando atingir objetivos distintos a partir de uma mesma intervenção. 

(D) Tem a responsabilidade de encarregar-se da atenção de maneira longitudinal pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário, ampliando a construção de vínculo entre profissionais e usuários. 

(E) Apoia-se em um referencial sobre o processo saúdedoença filiado à racionalidade biomédica.


USP 2022 - QUESTÃO 37
De acordo com Demétrio (2011), é correto afirmar sobre a nutrição clínica ampliada: 

(A) A forma de humanização vigente na prática clínica nutricional deve se firmar no plano humanista assistencialista. 

(B) Trabalha a partir da articulação dos saberes científicos e os saberes do senso comum e artísticos.

(C) Tem como foco a doença, que se apresenta como um processo natural biológico. 

(D) É determinada pela competência tecnobiocientífica dos serviços e profissionais de saúde em sua totalidade.

(E) É favorecida pela atual cultura técnica que questiona os marcos de poder e a verticalização das relações.


USP 2022 - QUESTÃO 38
A alimentação é um dos determinantes do estado nutricional e relaciona-se à saúde em todas as fases do curso da vida do sujeito. Assim, o monitoramento das práticas de consumo alimentar é essencial ao diagnóstico da situação alimentar e nutricional, fornecendo subsídios para a produção do cuidado da população sob responsabilidade dos serviços de atenção primária à saúde.

Assinale a alternativa correta sobre avaliação de marcadores de consumo alimentar na atenção primária à saúde: 

(A) Tanto em âmbito individual quanto coletivo, é essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população. 

(B) Diante das respostas do formulário de marcadores do consumo alimentar, a/o nutricionista deve elaborar orientações nutricionais específicas a partir de seu 
conhecimento técnico. 

(C) Indicadores de consumo alimentar são utilizados para auxiliar o diagnóstico individual e, quando observados de forma regular, são ferramentas de cuidado e gestão das ações de alimentação e nutrição em diversos níveis. 

(D) Sua realização em determinado grupo de indivíduos não possibilita o planejamento de ações no âmbito coletivo. 

(E) Deve ser extensa e detalhada, tendo como foco principal avaliar nutrientes específicos da dieta, de modo a vigiar possíveis deficiências nutricionais. 


USP 2022 - QUESTÃO 39
Observou-se, nas últimas décadas, um grande aumento de evidências científicas que ajudaram a entender o papel da alimentação na prevenção e no controle de morbidades e mortalidade resultantes de doenças crônicas.

De acordo com o documento da Organização Mundial de Saúde “Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases”, com base em evidências consistentes, é possível afirmar: 

(A) O uso de suplementação de vitamina E é associado a menor risco de doenças cardiovasculares. 

(B) O alto consumo de alimentos em conserva, como carnes e picles, e de sal é associado a maior risco de câncer de pâncreas. 

(C) O alto consumo de frango e peixe é associado ao maior risco de câncer de cólon. 

(D) Pessoas com dietas ricas em carboidratos e pobres em açúcares apresentam maiores riscos de desenvolverem cáries. 

(E) O alto consumo de álcool e o baixo peso são associados ao maior risco de osteoporose.


USP 2022 - QUESTÃO 40
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional são orientados por princípios doutrinários e organizativos que se somam àqueles do campo em que se inserem. Dentre os conceitos apresentados a seguir, quais integram princípios tanto da PNAN quanto do Marco de Educação Alimentar e Nutricional: 

1. Humanização 
2. Autonomia 
3. Soberania alimentar 
4. Participação social 

(A) 1 e 2. 
(B) 1 e 3. 
(C) 2 e 3.
(D) 2 e 4. 
(E) 3 e 4. 


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,379,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1408,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,378,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,173,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,225,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,81,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8284,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60707,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Residência Nutrição (USP 2022) com Gabarito
Prova de Residência Nutrição (USP 2022) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-qfTYrIXj1Ow/X_HZEW_iXgI/AAAAAAACqoI/OGPtOW_7bXM-r76SsplnU-re6b9gksVQACLcBGAsYHQ/w320-h187/residencia-usp-indagacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-qfTYrIXj1Ow/X_HZEW_iXgI/AAAAAAACqoI/OGPtOW_7bXM-r76SsplnU-re6b9gksVQACLcBGAsYHQ/s72-w320-c-h187/residencia-usp-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-de-residencia-nutricao-usp-2022-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/02/prova-de-residencia-nutricao-usp-2022-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo