Os Povos do Oriente - Atividade História 6º ano com Gabarito

os-povos-do-oriente-atividade-historia-6-ano-com-gabarito
Os Povos do Oriente - Atividade História 6º ano com Gabarito

(UEL) Com base no conhecimento sobre a China e a Índia, os dois países mais populosos do mundo, considere as afirmativas a seguir.

I. Os dois países enfrentam conflitos territoriais, com potencial para desestabilizar as relações internacionais na região, e, no caso indiano, o problema tem fundamento religioso.

II. Quanto ao controle do crescimento populacional, China e Índia desenvolvem programas de controle da natalidade semelhantes, limitando dois filhos por casal.

III. Na última década, China e Índia apresentaram taxas de crescimento de seus respectivos Produtos Internos Brutos (PIB) acima da média mundial.

IV. Dentre os dois países, apenas a Índia tem tido sucesso em atrair investimentos diretos de capital, pois a China enfrenta problemas nesse setor, devido às características particulares de seu regime político.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a. I e II.
b. I e III.
c. II e IV.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Resposta.

Na civilização indiana, a estrutura social passou a ser organizada por meio do sistema de castas. Sobre esse sistema, é correto dizer que:

a. os indivíduos passavam a pertencer a determinada casta a partir do momento em que era indicado em rituais de purificação religiosa.

b. os indivíduos estavam associados a castas de acordo com o seu nascimento.

c. as castas eram definidas de acordo com o desempenho militar.

d. as castas não tinham nenhuma relação com o sistema religioso hindu.

e. nenhuma casta se considerava superior à outra.

Resposta.

(UFF-RJ) A China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. Apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. Assinale a única alternativa falsa em relação a essas vantagens:

a. O grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.

b. A localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.

c. A sólida infraestrutura em termos de transporte, energia e comunicações.

d. Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

Resposta.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS

A Pré-História e a História
Por que estudar História?
O Povoamento da América
A Mesopotâmia
O Egito
Os Povos do Oriente
A Civilização Grega
Esparta e Atenas
Grécia: legado e declínio
Alexandre, o Grande, e o helenismo
A Civilização Romana
Realeza, república e império
O Império Bizantino
A Independência dos Estados Unidos

(Uneal) A Caxemira é um dos focos de conflito na atualidade. Ela é o pivô de uma disputa entre os seguintes países:

a. China e Índia.
b. Paquistão e China.
c. Paquistão e Índia.
d. Índia, Paquistão e Afeganistão.
e. China, Índia e Paquistão.

Resposta.

Durante o século V a.C., a Índia esteve sob o domínio dos persas, sobretudo após vastas extensões do seu território terem sido conquistadas pelos reis Ciro I e Dario I. No século seguinte, os persas deixaram de ter domínio sobre os indianos. Isso aconteceu em razão da(s):

a. grandes epidemias que assolaram a Ásia no século IV a.C.

b. grandes navegações portuguesas, que conduziam a expansão lusitana à Índia, inviabilizando o comercio persa.

c. derrota que os persas sofreram para os exércitos de Alexandre, o Grande, na Batalha de Gaugamela.

d. conquista de Índia pelos muçulmanos, que subjugaram os persas.

e. derrota que os persas sofreram para os exércitos romanos, liderados por Júlio César.

Resposta.

(UFPE) Analise a alternativa que indica semelhança entre o Modo de Produção Primitiva e o Modo de Produção Asiática:

a. O solo pertencia apenas à comunidade.

b. A unidade das diversas comunidades se fazia através do poder do Estado.

c. O trabalho agrícola era realizado para produzir excedentes.

d. Existia o coletivismo na agricultura.

e. O uso da moeda era limitado.

Resposta.

(UEMT) "A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte presença demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais." O texto melhor se aplica:

a. ao Japão.

b. à Índia.

c. a Israel.

d. ao Reino Unido.

e. ao Egito.

Resposta.

(MACK) O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando um intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:

a. urânio.

b. bauxita.

c. ferro.

d. cobre.

e. carvão.

Resposta.

(PUC) O Japão apresenta um relevo predominantemente montanhoso, com elevado número de vulcões; pesa ainda em seu território insular um contorno de planícies e terras baixas. Esse quadro físico limitou a agricultura; no entanto, podemos encontrar uma ocupação rural mais densa:

a. nas ilhas meridionais.

b. em toda faixa ocidental do arquipélado.

c. ao norte (na ilha Hocaido).

d. nas vertentes orientais (ilhas Honshu).

e. em roda a ilha Shikoku.

Resposta.
Os Povos do Oriente - Atividade História 6º ano com Gabarito Os Povos do Oriente - Atividade História 6º ano com Gabarito Reviewed by Redação on abril 30, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.