A Civilização Grega - Atividade de História com Gabarito

A Civilização Grega - Atividade de História com Gabarito

(Udesc) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se construir na civilização grega os poemas ilíade e Odisseia, atribuídas a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e consequências relacionadas com a seguinte alternativa:

a. O domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu.
b. A longa guerra contra a cidade de Troia.
c. A implantação da democracia em Atenas.
d. Os combates e as batalhas da Guerra do Peloponeso.
e. A conquista da Grécia pelas tropas romanas.

Resposta.

(UnB) Leia o texto abaixo, de Péricles - legislador ateniense -, escrito em 430 a.C.

"Temos um sistema político que se chama democracia, pois trata-se de um regime concebido não para uma minoria, mas para as massas. Em virtude das leis, todas as pessoas são cidadãos iguais. Por outro lado, é conforme a consideração de que goza em tal ou tal domínio que cada um é preferido para a gestão dos nossos públicos, menos por causa da sua classe social do que pelo seu mérito."

Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens que se seguem, relativos à Grécia Antiga.

(      ) Todos os cidadãos, homens e mulheres, inclusive os estrangeiros com mais de cinco anos de residência, exerciam os seus direitos políticos em igualdade de condições.

(      ) Em virtude da democracia e da igualdade perante as leis, os suspeitos ou transgressores da lei não eram punidos com a perda dos direitos políticos.

(      ) No século de ouro, época em que Péricles governou Antenas, o trabalho escravo foi abolido por ser incompatível com os princípios democráticos.

(      ) Os cidadãos menos afortunados tinham a possibilidade de participar da vida pública, até mesmo porque esta era uma atividade remunerada.

Assinale a alternativa correta:

a. F - F - F - V.
b. V - V - V - V.
c. F - F - V - F.
d. V - V - F - F.
e. F - F - F - F.

Resposta.

(PUC-Camp) Os países ocidentais herdaram traços significativos da democracia da Grécia Antiga. No período clássico da história dessa civilização:

a. A democracia dominou o mundo grego, destruindo as estruturas oligárquicas das cidades-Estados e abolindo a luta de classes, principalmente em Atenas.

b. O ideal democrático surgiu na cidade de Atenas, mas foi em Esparta que esse ideal pode ser difundido entre todas as classes sociais, em razão da sua organização militar.

c. A conquista de direitos políticos pelos atenienses contribuiu para que Atenas se distanciasse dos conflitos e da luta entre as cidades-Estado pela hegemonia grega.

d. Os princípios da democracia ateniense apresentavam traços de universalismo, porém excluíam grande parte de seus habitantes do direito de participação direta na vida política.

e. O ideal democrático contribuiu para o fim do trabalho compulsório, razão pela qual foi abolida a escravidão, sobre tudo em Atenas.

Resposta.

(UFPE) Sobre o processo de expansão das cidades gregas, ocorrido por volta de 750 a.C., assinale a alternativa correta.

a. Todas as conquistas realizadas durante a segunda diáspora grega tiveram por base vias continentais em que os caminhos terrestres foram os de maior importância.

b. Com a melhoria das técnicas de navegação, incluindo a utilização da âncora, foi possível a conquista de novas áreas via Mediterrâneo, onde poderosos império dificultavam a expansão grega.

c. A travessia dos mares pelos gregos foi dificultada pela ascensão do poder bélico do Império Fenício da Ásia.

d. A exportação de gêneros alimentícios gregos para áreas conquistadas só foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e à alta produtividade agrícola.

e. A segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação socioeconômica dos gregos.

Resposta.

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(UEL) Com o fim do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupátridas (os bem-nascidos). O resto da terra foi dividida entre os georgoi (agricultores); os mais prejudicados por essa divisão foram os thetas (marginais), excluídos da partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade provada da terra e o surgimento dos demos marcaram o advento da pólis (cidade-estado) grega. Sobre a pólis grega, é correto afirmar:

a. Em razão da abundância de terras na pólis, os excedentes populacionais balcânicos continuaram a lutar por terras em torno da acrópole.

b. O poder ampliado do pater na administração da família e da casa enfraqueceu o individualismo, pois beneficiou igualmente filhos e parentes distantes na partilha dos bens.

c. Os georgoi produziam grandes riquezas em suas terras devido às boas colheitas e, com isso, despertaram a cobiça dos eupátridas.

d. Com a pólis, o urbano constituiu-se como a base da sociedade e seu elemento de união, e a cidade-estado passou a ser liderada por uma conselho de eupátridas.

e. Os demiurgos tornaram-se o grupo social dominante em cada pólis, compartilhando o poder político com os eupátridas.


Os poemas homéricos são fontes históricas para se conhecerem os primeiros tempos da cultura e da sociedade grega. No chamado período homérico:

a. A sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder.

b. Os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião.

c. Essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas.

d. Observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos.

d. Os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.


"A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
(TOYNBEE, Arnold J. Helenismo, história de uma civilização).

Na antiguidade clássica, as cidades-Estado representavam:

a. Uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.

b. Um recurso de expansão das colônias gregas.

c. Uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.

d. Uma característica da civilização helenística no sistema político grego.

e. Uma instituição política helenística no sistema política grego.


(UFC) "[...] Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heroico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum..."
(VERNANT, Jean Pierre. L individu, la mort, I amour: soi-même et I autre en Grece ancienne. Paris: Gallimard, 1989. p. 217.)

Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga.

a. As epopeias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.

b. A Ilíada e a Odisseia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.

c. A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.

d. Para os gregos, a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.

e. A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.

A Civilização Grega - Atividade de História com Gabarito A Civilização Grega - Atividade de História com Gabarito Reviewed by Redação on maio 07, 2018 Rating: 5

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