Atividade de História - Grécia: legado e declínio - 6º ano com Gabarito

atividade-de-historia-grecia-legado-e-declinio-6-ano-com-gabarito
Atividade de História - Grécia: legado e declínio - 6º ano com Gabarito

1. (UFPI) A respeito da cultura grega, leia as sínteses filosóficas abaixo.

I. A ciência, a moral e os credos religiosos eram criações humanas válidas para determinados grupos sociais em um determinado período.
II. Sua principal contribuição filosófica foi a Teoria das Ideias, segundo a qual as idéias são a essência dos conceitos e das coisas e, portanto, transcendentes ao homem, que delas tem apenas um pálido reflexo.
III. Defendia a existência de um conhecimento estável e válido para todos. Sua grande preocupação era o autoconhecimento que poderia ser obtido através da ironia e da maiêutica.

As sínteses que você acabou de ler podem ser associadas, respectivamente, a:

a) (   ) Platão, Aristóteles e Sócrates.
b) (   ) Platão, Sofistas e Aristóteles.
c) (   ) Sócrates, Sofistas e Platão.
d) (   ) Sofistas, Platão e Sócrates.
e) (   ) Platão, Sofistas e Sócrates.

Resposta.

2. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantém na vida contemporânea, podemos citar:

a) (   ) A concepção de democracia coma participação do voto universal.

b) (   ) A promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.

c) (   ) A idealização e a valorização do trabalho Manuela em todas as dimensões.

d) (   ) Os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.

e) (   ) Os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

Resposta.

3. (UFRN) Leia o fragmento a seguir.

A civilização da Grécia, em especial na sua forma ateniense, fundava-se em idéias de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e pelo mérito do indivíduo. A religião erra terrena e pratica, servindo aos interesses dos homens. A religião era de enobrecimento do homem.
(BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986, v.1 p. 123. Adaptado.)

O fragmento trata principalmente do(a):

a) (   ) Hegemonia cultural da Grécia na cultura antiga.
b) (   ) Politeísmo na religião grega.
c) (   ) Antropocentrismo na cultura grega.
d) (   ) Influencia dos gregos sobre o Ocidente.

Resposta.

4. (PUC-PR) A civilização grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) (   ) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia, encontraram a região desabitada, o que lhes facilitou a fixação.

b) (   ) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

c) (   ) Atenas e Esparta, as principais polis gregas, foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, no artesanato e no intenso comércio, inclusive no marítimo.

d) (   ) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.

e) (   )A agressividade das polis, ou cidades-Estado, de Tebas e Corinto provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou inclusive as ilhas no mar Egeu.

Resposta.

5. (Unesp) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que: 

a) (   ) A importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.

b) (   ) A democracia espartana era representativa.

c) (   ) A escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.

d) (   ) Os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.

e) (   ) Poemas com narrações sobre aventuras épicas são importantes para a compreensão do período homérico.

Resposta.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS

A Pré-História e a História
Por que estudar História?
O Povoamento da América
A Mesopotâmia
O Egito
Os Povos do Oriente
A Civilização Grega
Esparta e Atenas
Grécia: legado e declínio
Alexandre, o Grande, e o helenismo
A Civilização Romana
Realeza, república e império
O Império Bizantino
A Independência dos Estados Unidos

6. (Uece) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

a) (   ) O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.

b) (   ) A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.

c) (   ) Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.

d) (   ) Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e mais importante, a técnica.


Resposta.
Atividade de História - Grécia: legado e declínio - 6º ano com Gabarito Atividade de História - Grécia: legado e declínio - 6º ano com Gabarito Reviewed by Redação on maio 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.