Atividade sobre A República (História 8º ano) com Gabarito

atividade-sobre-republica-historia-8-ano-com-gabarito
Atividade sobre A República (História 8º ano) com Gabarito

(Fatec) "A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação. Diante das dificuldades em promover os protagonistas do dia 15, quem, aos poucos, se revelou capaz de atender às exigências da mitificação foi Tiradentes."
(CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, 1990. p. 57.)

A adoção de Tiradentes como o herói da República, mesmo tendo morrido um século antes de sua proclamação, pode estar ligada ao fato:

a) Da inexistência de um herói no dia 15 de novembro. Por ter sido um movimento sangrento, que retirou de maneira violenta o imperador D. Pedro II do poder, acabou por gerar fortes disputas entre os republicanos, que, a exemplo da Revolução Francesa, destruíram um a um os nomes que estiveram à frente da proclamação da República.
b) Da profunda religiosidade que envolve esse personagem histórico. Como líder religioso do movimento inconfidente, ele se sacrificou pelos amigos e, sobretudo, pelo povo brasileiro.
c) De ter pertencido a uma elite mineradora. Suas intenções eram, num primeiro momento, romper com Portugal para, dessa forma, se ver livre de dívidas e encargos a serem pagos à Coroa Portuguesa, porém acabou por esquecer suas origens nobres e se entregou à causa da independência do povo.
d) De ter sido o mentor da Inconfidência Mineira. Seus estudos na Europa o levaram a conhecer os filósofos iluministas, assim como os patriarcas da independência americana, e esse passado ligado a ideias e homens históricos o entronou como herói da República.
e) De mesclar em si a figura mística do cidadão à tradição cristã do povo. Cidadão pelo sentimento de participação, de união em torno de um ideal, fosse ele a liberdade, a independência ou a República, e cristã por ter sido traído, por ter "sacrificado" a própria vida e ter-se tomado um mártir.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Cesgranrio) A Proclamação da República, em 1889, está ligada a um conjunto de transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil, a partir de 1870, dentre as quais se inclui:

a) A universidade do voto com a reforma eleitoral de 1881, efetivada pelo Partido Liberal.
b) O desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro e de São Paulo, criando uma classe operário combativa.
c) A progressiva substituição do trabalho escravo, culminando com a abolição, em 1888.
d) A concessão de autonomia provincial, que enfraqueceu o governo imperial.
e) O enfraquecimento do Exército, após as dificuldades e os insucessos burrante a Guerra do Paraguai.

Resposta.


MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
A Revolução Inglesa
O Iluminismo
A Era das Revoluções
O Século da mineração no Brasil
As Independências na América Latina
O Brasil Independente
O Período Regencial
A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX
O Império
A Europa no Fim do Século XIX
A República
O Fim da Escravidão e Os Imigrantes

QUESTÃO 03
(Fuvest) Quintino Bocaiúva, pouco antes da proclamação da República, disse: "Sem a força armada ao nosso lado, qualquer agitação de rua seria não só um alto de loucura... mas principalmente uma derrota de rua antecipada". A propósito da participação dos militares na proclamação da República, pode-se afirmar que:

a) O Republicanismo era um movimento uniforme, articulado em torno de proposições como a de uma aliança sólida e permanente com os militares.
b) Silva Jardim e Benjamim Costant eram partidários de uma revolução popular, apoiada pelos militares, visando universalizar a cidadania.
c) A pluralidade de propostas políticas e sociais existentes se traduzia em divergências variadas, como o papel dos militares na eclosão do movimento.
d) Revela o desinteresse de todas as lideranças do exército com relação à questão da cidadania, da adesão popular e da participação democrática.
e) O republicanismo brasileiro foi inspirado nos EUA, onde os militares desempenharam um papel preponderante na criação do Regime Republicano.

Resposta.

Atividade sobre A República (História 8º ano) com Gabarito Atividade sobre A República (História 8º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on julho 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.