Atividade sobre O Império com Gabarito (8º ano História)

atividade-sobre-o-imperio-com-gabarito-8-ano-historia
Atividade sobre O Império com Gabarito (8º ano História)

QUESTÃO 01
(UFMG) Todas as alternativas relacionam corretamente acontecimentos e fenômenos importantes na história mundial ao longo do século XIX, exceto:

a) Comuna de Paris/surgimento do jacobinismo.
b) Guerra do Paraguai/crescimento do abolicionismo.
c) Guerra de Sessões/afirmação do capitalismo.
d) Manifesto Comunista/nascimento do marxismo.
e) Revolução Industrial/avanço do imperialismo.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Mackenzie) Uma das alternativas a seguir não corresponde às diferenças entre o Colonialismo do século XVI e o Neocolonialismo do século XIX.

a) A principal área de dominação do Colonialismo europeu foi a América, e o Neocolonialismo voltava-se para a África e a Ásia.
b) O Colonialismo teve como justificativa ideológica a expansão da fé cristã, enquanto que, no Neocolonialismo, a missão civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso.
c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os estados da Europa, América e Ásia, enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial.
d) O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosas, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de matérias-primas.
e) A fase do capitalismo em que o Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo e a do Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro.

Resposta.


MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANOS
A Revolução Inglesa
O Iluminismo
A Era das Revoluções
O Século da mineração no Brasil
As Independências na América Latina
O Brasil Independente
O Período Regencial
A Revolução Industrial e as Doutrinas do Século XIX
O Império
A Europa no Fim do Século XIX
A República
O Fim da Escravidão e Os Imigrantes

QUESTÃO 03
(UEL) O fenômeno do Imperialismo ou Neocolonialismo do século XIX, que determinou a partilha da África e a dominação da Ásia pelas potências europeias, foi resultado da expansão do próprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliação de mercados e áreas fornecedoras de matérias-primas e gêneros alimentícios. Assim sendo, é correto afirmar que a expansão imperialista:

a) Deu-se por meios pacíficos, porque os povos africanos e asiáticos não possuíam uma tradição belicosa e guerra e não desenvolveram nenhum resistência à penetração europeia em seus países.
b) Deu-se com a elaboração de fortes justificativas ideológicas que enfatizavam a necessidade da missão civilizadora e humanitária dos europeus sobre os povos conquistados, considerados cultural e racionalmente inferiores.
c) Ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas áreas conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilização de maquinismo, em escala cada vez maior, na indústria europeia, que eram vistos como uma ameaça à estabilidade social.
d) Encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas internas travadas pelos povos africanos e asiáticos e da disposição das elites dirigentes de entregar o poder às potências europeias para se beneficiarem economicamente.
e) Manteve as estruturas políticas e sociais dos povos africanos e asiáticas conquistados com a estratégia de garantir-lhes a autonomia para a obtenção de maiores lucros e benefícios econômicos pelas potências europeias.

Resposta.

Comentários