Atividade sobre A Primeira Guerra Mundial (História 9º ano) com Gabarito

atividade-sobre-primeira-guerra-mundial-historia-9-ano-com-gabarito
Atividade sobre A Primeira Guerra Mundial (História 9º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(FATEC) Segundo as teorias desenvolvimentistas, a guerra era concebida como:

A) Uma necessidade de ampliar o mercado interno substituindo as importações.
B) Uma política econômica tendendo a desvalorizar a produção agrícola.
C) Uma forma de criar condições para a importação de tecnologia estrangeira.
D) Um recuso complementar e necessário à importação de produtos primários.
E) Uma política econômica que necessitava do apoio de todas as classes sociais para ser implementada.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(OSEC) Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre Alemanha e Inglaterra, porque:

A) Os ingleses temiam a penetração alemã em suas colônias, como se estava verificando na Austrália.

B) Os alemães receavam o poder econômico inglês, acreditando na eliminação da rivalidade por meio de uma guerra.

C) Os alemães haviam obtido o controle comercial sobre o Império Otomano.

D) A Alemanha vinha dominando grande parte dos mercados de consumo até então pertencente a Inglaterra.

E) N.D.A.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(OSEC) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914-1918:

A) Franklin Roosevelt.
B) Winston Churchill.
C) Woodrow Wilson.
D) Theodore Roosevelt.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(UNESP) Ao eclodir a primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo:

A) O ataque naval à Inglaterra.
B) Neutralizar os Estados Unidos.
C) A aliança com a Itália e o Japão.
D) Agir ofensivamente contra a França e a Rússia.
E) A anexação da Áustria.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(Cesgranrio) O clima de tensão oriunda da expansão imperialista da Ásia e determinador do 1º Conflito Mundial pode ser avaliado pelas:

A) Rivalidade entre franceses e ingleses na Indochina, entre ingleses e russos na Ásia Central e entre russos e japoneses na Manchúria e Coreia.

B) Políticas de alianças entre russos e japoneses para bloquear as pretensões inglesas e francesas no sudeste asiático.

C) Tensões entre o Império Inglês e o Império Chinês em torno da Coreia e da Manchúria com o apoio da França à Inglaterra.

D) Rivalidade entre ingleses e franceses no sudeste asiático, entre belgas e alemães em Port-Arthur e entre russos e poloneses na Ásia Europeia.

E) Tensão entre o Império Austro-Húngaro e a Grécia na região do sudeste asiático, com o apoio da Inglaterra aos gregos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
(PUC - Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

A) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

B) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

C) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

D) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

E) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

RESPOSTA.

ALIANÇAS PARA A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

QUESTÃO 07
É correto dizer que a formação da Tríplice Aliança, em 1882, tendo à frente o Império Austro-húngaro e o Império Alemão, tinha como principal componente ideológico:

A) o comunismo internacionalista.
B) o pangermanismo, ou nacionalismo germânico.
C) o liberalismo clássico.
D) o pan-eslavismo, ou nacionalismo eslavo.
E) o anarquismo niilista.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA DO 9º ANO:

- A Primeira República (1889-1930)
- As Revoltas na Primeira República
- A Primeira Guerra Mundial
- As Revoluções Russas
- A Revolução Mexicana
- A Crise de 1929
- As Ideias Fascistas
- Artes e Ciências do Século XX
- O Varguismo
- A Segunda Guerra Mundial
- O Mundo Dividido: Guerra Fria
- A Independência da África e da Ásia
- A República Populista
- Os anos 1960: agitação e protestos.
- O Mundo Capitalista da Década de 1970
- As Revoluções na América Latina
- Os Governos Civis-militares
- A Derrocada do Comunismo
- O Neoliberalismo e a Globalização
- Nova República

QUESTÃO 08
(UECE - Modificada) A Primeira Guerra Mundial foi uma das mais sangrentas e dispendiosas guerras do mundo contemporâneo. Sabe-se que não foram, apenas, dois tiros de pistola, um único ato – o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher, Sofia –, o que assinalou o conflito. Inúmeros outros fatores contribuíram para essa guerra. Como fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial foram listados os seguintes:

I. Desde o século XIX, os povos dominados por outros países desenvolveram sentimentos nacionalistas. Alguns se agruparam em alianças militares e disputaram a posse das colônias e de outras terras.

II. A intensa rivalidade entre a Alemanha e a Áustria-Hungria, na disputa por mercados consumidores para a venda de seus produtos industriais e a aquisição de matérias-primas, acirrou-se, tomando proporções mundiais.

III. Uma combinação de interesses geopolíticos e uma dose de anarquia internacional resultaram na combinação de competições econômicas, chauvinismos nacionais e rivalidades imperialistas. Entretanto, é correto afirmar que:

A) Apenas o I contribuiu.
B) Apenas II contribuiu.
C) Apenas o II e o III contribuíram.
D) Apenas o I e o II contribuíram.
E) Apenas o I e o III contribuíram.

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
Uma das razões para a formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente dizia respeito:

A) à falta de rivalidades entre as potências europeias na virada do século XIX para o XX.
B) à ascensão do fascismo na Itália, com Benito Mussolini à frente.
C) à ameaça representada pela Revolução Russa, em 1880.
D) às frequentes disputas nacionalistas entre germânicos e eslavos na região dos Bálcãs.
E) à invasão da Polônia pelos nazistas em 1939.

RESPOSTA.

CONSEQUÊNCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

QUESTÃO 10
(PUC-RS) Dentre os desdobramentos políticos-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

A) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
B) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
C) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs.
D) a anexação da Palestina, da Síria, e do Iraque ao Império Otomano.
E) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 11
(UFPEL) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. 

Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. 

Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. 

Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens.
MARQUES, Adhemar Martins etall.
"História Contemporânea Textos e documentos".
São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

A) Encerrou a 2ª  Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

B) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.

C) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.

D) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.

E) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

RESPOSTA.

QUESTÃO 12
Leia o trecho abaixo:

A guerra interrompeu uma revolução de valores, de aspirações e de comportamentos iniciados no final do século XIX. Numa síntese rápida, ela suspendeu a expansão do movimento trabalhista europeu, as aspirações dos jovens, das mulheres e das vanguardas intelectuais e artísticas.
BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio.
São Paulo: Moderna, 2007. p. 540.

Uma das consequências da I Guerra Mundial foi o surgimento de movimentos de caráter nacionalista e conservador, que se opunham no domínio político ao liberalismo desenvolvido no século XIX.

Indique a alternativa abaixo que expõe corretamente dois dos países que desenvolveram essas características:

A) Suécia e Dinamarca.
B) Alemanha e Itália.
C) Noruega e Rússia.
D) Alemanha e Dinamarca.
E) Itália e Suécia.

RESPOSTA.

QUESTÃO 13
Leia o texto abaixo:

A Primeira Guerra Mundial, anunciada como a “guerra para terminar com as guerras”, além de preparar conflitos posteriores ainda mais graves, deixou fixa a imagem de devastações e morticínios. Perto de treze milhões foram mortos e vinte milhões feridos. As despesas bélicas não apresentam termo de comparação com as das guerras precedentes e as devastações infligidas aos países, em cujos territórios se desenvolveram as operações ou devido à campanha submarina, alcançaram números vertiginosos. Levando em conta a alta dos preços, o custo total do conflito representa 30% da riqueza nacional francesa, 22% da alemã, 32% da inglesa, 26% da italiana e 9% da norte-americana.
CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. v. 15, p. 45.

Apesar da tentativa de colocar a Primeira Guerra Mundial como a “guerra para terminar com as guerras”, o que se viu foi a eclosão de inúmeros outros conflitos, alguns ainda maiores. Das alternativas abaixo, aponte um conflito que não ocorreu como consequência dos desdobramentos da Primeira Guerra Mundial:

A) Revolução Russa.
B) Guerra Franco-Prussiana.
C) Guerra Civil Espanhola.
D) Segunda Guerra Mundial.

RESPOSTA.

FASES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

QUESTÃO 14
(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA. na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:

A) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

B) os EUA. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

C) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

D) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA. rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

E) a adesão dos EUA. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

RESPOSTA.

QUESTÃO 15
Um das fases da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, caracterizou-se pela chamada “guerra de posição”. Essa modalidade de guerra começou a ser usada com regularidade a partir de 1916 e tinha como estratégia:

A) cavar trincheiras e nelas guardarem as posições conquistadas durantes as batalhas.

B) usar tanques e drones para bloquear o avanço de tropas inimigas.

C) usar mísseis teleguiados de longo alcance para atingir alvos inimigos, sem precisar mobilizar tropas.

D) usar bombas de efeito moral para paralisar a ação das tropas inimigas.

E) usar apenas granadas e morteiros no campo de batalha.

RESPOSTA.

QUESTÃO 16
(Mackenzie) "Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos (...). Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. (...) Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais o mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo." (Flávio de Campos e Renan G. Miranda, "Primeira Guerra Mundial).

De acordo com o texto acima, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918):

A) fortaleceu a crença dos homens da época na capacidade de construção de uma sociedade melhor por meio da racionalidade tecnológica.

B) consolidou a hegemonia cultural europeia perante o mundo ocidental, desprezando as demais manifestações artísticas.

C) possibilitou o surgimento de novas vanguardas artísticas, preocupadas em defender os modelos acadêmicos clássicos europeus.

D) assinalou a crise da cultura europeia, baseada no racionalismo e no fascínio iluminista pela tecnologia e pelo progresso.

E) manifestou a decadência cultural em que se encontrava o mundo ocidental na segunda metade do século XIX.

RESPOSTA.

QUESTÃO 17
Tradicionalmente, considera-se a entrada dos EUA e a saída da Rússia na Primeira Guerra como os principais eventos da chamada “segunda fase”. Entre os eventos da “terceira fase” da Grande Guerra, está:

A) a invasão do território dos EUA pelas forças da Tríplice Aliança.

B) a abdicação do trono por parte de Guilherme II.

C) a vitória alemã sobre as tropas da Inglaterra e dos EUA.

D) o suicídio de Adolf Hitler.

E) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

RESPOSTA.

OS EUA NA I GUERRA MUNDIAL

QUESTÃO 18
(Espcex-Aman) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito, é correto afirmar que

A) a disputa por regiões coloniais acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim de grandes alianças, como é o caso do desmantelamento da Tríplice Entente.

B) a chamada “paz armada” foi imposta ao final do conflito, quando os países europeus já estavam desgastados com a guerra, com o objetivo de cessar os combates e evitar novos conflitos.

C) a entrada dos Estados Unidos, com seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a derrota da Tríplice Aliança.

D) o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro‐húngaro, levou o Império austríaco, juntamente à Rússia, a declarar guerra à Sérvia, dando início ao conflito.

E) ao final do conflito, a Alemanha impôs à França a devolução dos territórios da Alsácia‐Lorena, ricos em minério de ferro e carvão.

RESPOSTA.

QUESTÃO 19
Analise as afirmativas abaixo:

I) Antes da guerra, os Estados Unidos defendiam a política de “portas abertas” como a melhor solução para a forte concorrência imperialista. Nesse âmbito, as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos.

II) No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e aviões de guerra foram utilizados para que a vitória da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alemãs e austríacas foram derrotadas.

III) Em 1917, os russos abandonaram a Tríplice Entente com a eclosão da Revolução Russa. Para as potências centrais, essa seria a oportunidade ideal para vencer o conflito. Não por acaso, os alemães puseram em ação um ousado plano de atacar as embarcações que fornecessem mantimentos e armas para a Inglaterra. Nesse contexto, navios norte-americanos foram alvejados pelos submarinos da Alemanha.

Assinale a alternativa:

A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
D) se nenhuma das afirmativas estiver correta.
E) se todas as alternativas estiverem corretas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 20
Observe a imagem abaixo:

O presidente dos EUA, Woodrow Wilson, anunciando no Congresso dos EUA a ruptura das relações oficiais com a Alemanha

Entre os motivos que levaram os EUA a entrar na I Guerra Mundial, não se pode indicar:

A) o ataque a navios dos EUA pelos alemães.

B) o interesse dos banqueiros estadunidenses na vitória da Tríplice Entente, já que fizeram vultuosos empréstimos, e uma derrota representaria grandes prejuízos.

C) o chamado telegrama Zimmermann, que propunha uma aproximação da Alemanha com o México.

D) as ligações culturais existentes entre os EUA e a Inglaterra, em virtude da colonização do passado.

RESPOSTA.

Atividade sobre A Primeira Guerra Mundial (História 9º ano) com Gabarito Atividade sobre A Primeira Guerra Mundial (História 9º ano) com Gabarito Reviewed by Editor on agosto 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.