Atividade sobre O Neoliberalismo e a Globalização (História 9º ano) com Gabarito

atividade-sobre-o-neoliberalismo-e-a-globalizacao-historia-9-ano-com-gabarito
Atividade sobre O Neoliberalismo e a Globalização (História 9º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(PUC-PR) O atual presidente dos EUA não encontrou armas de destruição em massa no Iraque; mesmo assim foi reeleito para um segundo mandato. Com relação à invasão no Iraque, assinale a alternativa correta:

a) O Brasil, afinado com a doutrina do pan-americanalismo, participou da guerra, enviando um Regimento de Infantaria ao Oriente.

b) Tony Blair, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, foi o aliado mais explicito do presidente dos EUA.

c) O líder terrorista Osama Bin Laden, capturado pelas forças de ocupação, aguarda julgamento em Trípoli.

d) Alemanha e França foram as nações europeias que mais contribuíram para a invasão do Iraque, tanto em recursos financeiros como com o envio de soldados à região do confronto.

e) O ditador Saddam Hussein asilou-se na Argélia, onde tenta organizar uma reação antiamericana.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(UFPI) Leia, com atenção, o que diz o escritor e cientista russo Alexandre Zinoviev. “(...) tenho a dizer que a capitulação do Ocidente europeu ao capitalismo terá, como consequências nefastas para os países da Europa Ocidental, algo de análogo ao que se passou com a Rússia – a destruição das próprias bases da civilização e a perda da soberania nacional de seus povos.”
(Folha de S. Paulo, Caderno MAIS! de 10/10/99.)

Para Alexandre Zinoviev, o “americanismo” e suas nefastas consequências decorriam:

a) Da adesão da Rússia ao neoliberalismo.
b) Do processo de globalização.
c) Do fortalecimento da Guerra Fria.
d) Da adoção da democracia pelos estados europeus.
e) Do enfraquecimento dos Estados Unidos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(Enem) No dia 7 de outubro de 2001, Estados Unidos e Grã-Bretanha declararam guerra ao regime Talibã, no Afeganistão. Leia trechos das declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Osama Bin Laden, líder muçulmano, nessa ocasião: George Bush: “Um comandante-chefe envia os filhos e filhas dos Estados Unidos à batalha em território estrangeiro somente depois de tomar o maior cuidado e depois de rezar muito. Pedimos-lhes que estejam preparados para o sacrifício das próprias vidas. A partir de 11 de setembro, uma geração inteira de jovens americanos teve uma nova percepção do valor da liberdade, do seu preço, do seu dever e do seu sacrifício. Que Deus continue a abençoar os Estados Unidos.”

Osama Bin Laden: “Deus abençoou um grupo de vanguarda de muçulmanos, a linha de frente do Islã, para destruir os Estados Unidos. Um milhão de crianças foram mortas no Iraque, e,  para eles isso não é uma questão clara. Mas, quando pouco mais de dez foram mortos em Nairóbi e Dar-es-Salaam, o Afeganistão e o Iraque foram bombardeados e a hipocrisia ficou atrás da cabeça dos infiéis internacionais. Digo a eles que esses acontecimentos dividiram o mundo em dois campos, o campo dos fiéis e o campo dos infiéis. Que Deus nos proteja deles.”
(Adaptados de O Estado de S. Paulo, 8/10/2001.)

Pode-se afirmar que:

a) A justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de George W. Bush.
b) A justificativa das ações militares encontra sentido apenas nos argumentos de Osama Bin Laden.
c) Ambos apoiam-se num discurso de fundo religioso para justificar o sacrifício e reivindicar a justiça.
d) Ambos tentam associar a noção de justiça a valores de ordem política, dissociando-a de princípios religiosos.
e) Ambos tentam separar a noção de justiça das justificativas de ordem religiosa, fundamentando a numa estratégia militar.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA DO 9º ANO:

- A Primeira República (1889-1930)
- As Revoltas na Primeira República
- A Primeira Guerra Mundial
- As Revoluções Russas
- A Revolução Mexicana
- A Crise de 1929
- As Ideias Fascistas
- Artes e Ciências do Século XX
- O Varguismo
- A Segunda Guerra Mundial
- O Mundo Dividido: Guerra Fria
- A Independência da África e da Ásia
- A República Populista
- Os anos 1960: agitação e protestos.
- O Mundo Capitalista da Década de 1970
- As Revoluções na América Latina
- Os Governos Civis-militares
- A Derrocada do Comunismo
- O Neoliberalismo e a Globalização
- Nova República

QUESTÃO 04
(PUC-Camp) “A reação de Bush foi imediata. O presidente americano condenou energicamente a invasão e chegou a qualificar Saddam Hussein como uma ameaça à humanidade, um novo Hitler. Passando das palavras aos atos, Bush também exigiu que a ONU adotasse uma série de medidas punitivas, incluindo um amplo boicote econômico ao Iraque. Essas medidas desembocaram num ultimato: Saddam teria até o dia 15 de janeiro de 1991 para retirar suas tropas do Kuwait. Caso não o fizesse o Iraque seria ataco por uma força multinacional liderada pelos Estados Unidos. (...) Os ataques contra Bagdá a capital do Iraque, foram realizados a partir de janeiro. Os Estados Unidos enviaram 500 mil soldados para a região. A presença dessa força militar deu aos Estados Unidos absoluta predominância no território. Nessa época, a União Soviética estava politicamente paralisada...”

O texto permite afirmar que a Guerra do Golfo:

a) Representou a ultima ameaça à paz mundial, colocando a mesma mesa de negociação os blocos socialista e capitalista.

b) Significou apenas uma trágica continuação da batalha estratégica entre comunistas e capitalistas pelo controle do leste europeu.

c) Relevou a importância de as superpotências continuarem as negociações para limitar a escalda armamentista.

d) Reforçou a mentalidade que inexiste lugar para o diálogo pacífico como meio de solucionar os conflitos do Oriente Médio.

e) Foi uma ação militar internacional de envergadura realizada de acordo com as novas regras do jogo geopolítico.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(Enem) Um jornalista publicou um texto do qual estão transcritos trechos do primeiro e do último parágrafo: "Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo? ’Jamais esquecerei a cena que vi, na TV francesa, de uma menina da Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os curativos de seus dois cotos de braços. (...) Como manter a paz num planeta onde boa parte da humanidade não tem acesso às necessidade básicas mais elementares? (...) Como reduzir o abismo entre o camponês afegão, a criança faminta do Sudão, o Severino da cesta básica e o corretor de Wall Street? Como explicar ao menino de Bagdá que morre por falta de remédios, bloqueados pelo Ocidente, que o mal se abateu sobre Manhattan? Como dizer aos chechenos que o que aconteceu nos Estados Unidos é um absurdo? Vejam Grozny, a capital da Chechênia, arrasada pelos russos. Alguém se incomodou com os sofrimentos e as milhares de vítimas civis, inocentes, desse massacre? Ou como explicar à menina da Costa do Marfim o sentido da palavra civilização quando ela descobrir que suas mãos não crescerão jamais?".
(UTZERI, Fritz. Jornal do Brasil, 17/09/2001.)

Apresentam-se, abaixo, algumas afirmações também retiradas do mesmo texto. Aquela que explicita uma resposta do autor para as perguntas feitas no trecho citado é:

a) "Tristeza e indignação são grandes porque os atentados ocorreram em Nova Iorque."
b) "Ao longo da história, o homem civilizado globalizou todas as suas mazelas."
c) "A Europa nos explorou vergonhosamente."
d) "O neoliberalismo institui o deus mercado que tudo resolve."
e) "os negócios das indústrias de armas continuam de vento em popa."

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
(Ufla) A recente guerra entre EUA e a Inglaterra contra o Iraque fez lembrar a Guerra do Golfo Pérsico de 1991, após o Iraque ter invadido e anexado o Kuwait. As alternativas abaixo descrevem uma etapa da Guerra do Golfo de 1991, exceto:

a) Envio de tropas dos EUA para a região do Golfo Pérsico.
b) Renúncia do Xá Reza Pahlevi, a pedido dos EUA, para evitar maiores constrangimentos.
c) Decretação do boicote econômico ao Iraque pela ONU.
d) Ataques a Israel e Arábia Saudita promovidos pelo Iraque.
e)Rendição do Iraque.

RESPOSTA.

Atividade sobre O Neoliberalismo e a Globalização (História 9º ano) com Gabarito Atividade sobre O Neoliberalismo e a Globalização (História 9º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on setembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.