Atividade sobre A Revolução Mexicana (História 9º ano) com Gabarito

atividade-sobre-revolucao-mexicana-historia-9-ano-com-gabarito
Atividade sobre A Revolução Mexicana (História 9º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(UFMG) Considerando-se as relações entre a América Latina e os Estados Unidos a partir de meados do século XIX, é correto afirmar que:

A) a abertura do canal no estreito do Panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais equilibradas entre as Américas.

B) a consolidação dos Estados antilhanos e centro-americanos viabilizou o apoio constante do governo norte-americano às democracia dessa região.

C) a derrota do México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do território mexicano para este país.

D) a política do Big Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visava estreitar o diálogo diplomático entre os países americanos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(Cesgranrio) Ao longo do século XX, diversos movimentos sociais eclodiam na América Latina. Dentre eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou, em suas origens, como um movimento:

A) operário pela implantação de um governo socialista no México.
B) nacionalista contrário à dominação política espanhola.
C) burguês em defesa da industrialização do país.
D) camponês de luta por uma reforma agrária.
E) liberal em prol de uma aliança econômica com os Estados Unidos.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA DO 9º ANO:

- A Primeira República (1889-1930)
- As Revoltas na Primeira República
- A Primeira Guerra Mundial
- As Revoluções Russas
- A Revolução Mexicana
- A Crise de 1929
- As Ideias Fascistas
- Artes e Ciências do Século XX
- O Varguismo
- A Segunda Guerra Mundial
- O Mundo Dividido: Guerra Fria
- A Independência da África e da Ásia
- A República Populista
- Os anos 1960: agitação e protestos.
- O Mundo Capitalista da Década de 1970
- As Revoluções na América Latina
- Os Governos Civis-militares
- A Derrocada do Comunismo
- O Neoliberalismo e a Globalização
- Nova República

QUESTÃO 03
(Fuvest) A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:

A) pela intensa participação camponesa.
B) pela aliança entre operários e camponeses.
C) pela liderança de grupos socialistas.
D) pelo apoio da Igreja aos sublevados.
E) pela forte presença de combatentes estrangeiros.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(UFF) A Revolução Mexicana, irrompida em 1911, e a ascensão da União Cívica Radical à Presidência da República na Argentina, em 1916, exprimem casos exemplares das crises oligárquicas ocorridas na América Latina no início do século XX. Assinale a opção que apresenta corretamente uma importante diferença ente os dois processos mencionados.

A) A revolução Mexicana foi concebida por oligarquias dissidentes do Porfiriato, enquanto o Radicalismo argentino foi gestado no meio sindical anarquista.

B) No caso mexicano, o desdobramento do movimento revolucionário contou com forte adesão de setores camponeses, ao passo que a Radicalismo argentino se caracterizou, sobretudo em seu início, como um movimento político da classe média urbana.

C) O processo revolucionário mexicano assumiu rumos notoriamente bolchevique após 1917, influenciada pelo êxito da revolução Russa, ao contrário do Radicalismo argentino, movimento essencialmente conservador.

D) A Revolução Mexicana foi, desde o início, um processo de insurgência nacional e multiclassista, ao passo que o Radicalismo de Ipólito Yrigoyen se manteve restrito ao meio social portenho da classe média urbana.

E) A Revolução Mexicana pôs em cena a questão social e agrária de forma radical, ao contrário do Radicalismo argentino, que, desde o início, demonstrou indiferença entre às massas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(UFS) O fim da Guerra Civil Mexicana (1917) encontrou a nação arruinada. Politicamente, afirma-se a hegemonia dos generais do Norte e do país, sendo na década de 20 governado praticamente por:

A) Hurtado e Camacho.
B) Obregón e Calles.
C) Cárdenas e Villa.
D) Zapata e Dias.
E) Carranza e Huerta.

RESPOSTA.

Atividade sobre A Revolução Mexicana (História 9º ano) com Gabarito Atividade sobre A Revolução Mexicana (História 9º ano) com Gabarito Reviewed by Editor on agosto 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.