Atividade sobre As Ideias Fascistas (História 9º ano) com Gabarito

atividade-sobre-as-ideias-fascistas-historia-9-ano-com-gabarito
Atividade sobre As Ideias Fascistas (História 9º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(PUC-Camp) “O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um financiamento junto à lata burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as propriedades.” Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo:

a) Reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o terreno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

b) Transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Europa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.

c) Organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista, sob controle dos Estados Unidos.

d) Desenvolveu a tendência de cooperação entre os estados.

e) Reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, desde o século XIX, entre a Grécia e a Turquia.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(Fuvest) O nazismo e o fascismo surgiram:

a) Do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização após a Primeira Guerra Mundial.

b) Da esperança de conseguir estabilidade na união das doutrinas liberais de tendência individualistas.

c) Com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.

d) Com o enfraquecimento da alta burguesia e do apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.

e) Do coletivismo pregado pelos marxistas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(PUC-SP) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diferentes segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos slogans utilizados pelos nazistas. Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre. Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja. A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, exceto:

a) A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.

b) A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.

c) Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a idéias tão sadias?

d) O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(UFF) Algumas características do salazarismo se confundem com o fenômeno do fascismo. No entanto, para muitos autores, o regime de Salazar não pode ser identificado como um exemplo de fascismo. Assinale a opção que revela uma particularidade do regime instaurado em Portugal.

a) O forte apelo nacionalista conduziu à criação, em Portugal, de uma propaganda de apoio oficial ao regime.
b) O salazarismo estimulou, sistematicamente, a emigração como estratégia oficial de captação de recursos.
c) O salazarismo negou os princípios do capitalismo liberal, legitimando a intervenção do Estado na economia.
d) Os sindicatos corporativos foram exclusivos do regime salazarista.
e) O regime português se caracterizou pela existência de um partido único, intitulado União Nacional.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(Fatec) “Eu poderia ter transformado esta sala num campo armado de ‘camisas negras’, um acampamento para cadáveres. Eu poderia ter costurado as portas do Parlamento.” (Benito Mussolini, 16/11/1922).

Esse discurso:

a) Instaurou um governo nacional socialista e democrático na Itália, em oposição ao governo fascista do Rei Vitor Emanuel III.

b) Atacou a inoperância do Parlamento Socialista Italiano, que emperrava as reformas políticas e sociais propostas pelo Partido Fascista Socialdemocrata italiano.

c) Marcou a despedida do cargo de deputado do exercito por Mussolini, que, a partir daquele momento, começou a lutar na região de Piemonte para derrubar o rei.

d) Defendeu o fim do governo absolutista do Rei Vitor Emanuel III e a criação de uma Monarquia Parlamentar nos moldes da República francesa.

e) Instaurou um novo governo, cuja maioria pertencia ao Partido Fascista Italiano, o qual ocasionou o fim da democracia parlamentar e a formação de uma ditadura fascista.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA DO 9º ANO:

- A Primeira República (1889-1930)
- As Revoltas na Primeira República
- A Primeira Guerra Mundial
- As Revoluções Russas
- A Revolução Mexicana
- A Crise de 1929
- As Ideias Fascistas
- Artes e Ciências do Século XX
- O Varguismo
- A Segunda Guerra Mundial
- O Mundo Dividido: Guerra Fria
- A Independência da África e da Ásia
- A República Populista
- Os anos 1960: agitação e protestos.
- O Mundo Capitalista da Década de 1970
- As Revoluções na América Latina
- Os Governos Civis-militares
- A Derrocada do Comunismo
- O Neoliberalismo e a Globalização
- Nova República

QUESTÃO 06
(Unicentro) “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial.” (HOBSXX.) Todos os conflitos apresentados abaixo ocorreram no período da Guerra Fria, exceto:

a) Guerra da Coreia.
b) Crise dos mísseis em Cuba.
c) Guerra do Vietnã.
d) Revolução Cubana.
e) Guerra Civil Espanhola.

RESPOSTA.

QUESTÃO 07
(PUC-SP) O General Franscisco Franco, líder final da Falange, partido político de direita, foi vitorioso na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e criou um Estado Totalitário. Teve ajuda militar significativa:

I. Dos Estados Unidos, que, como sempre, temiam o avanço do socialismo.
II. Da Alemanha, cujo governo era liderado por Adolf Hitler.
III. Da Inglaterra, temerosa do progresso do socialismo em região tão próxima de seu país.
IV. Da Itália, então monarquia, mas chefiada por Benito Mussolini.
V. Da URSS, à frente da qual estava o ditador Stálin.

Estão corretas as opções:

a) I, III e V.
b) Apenas II e III.
c) I, II, e III.
d) III, IV e V.
e) II e IV.

RESPOSTA.

QUESTÃO 08
(UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhão de pessoas, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

a) Democrático com tendências capitalistas.
b) Democrático com tendências socialistas.
c) Populista de esquerda.
d) Totalitário de direita.
e) Totalitário de esquerda.

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
(Fuvest) “Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo.” Essa frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar o seu pensamento da ideologia:

a) Fascista.
b) Liberal.
c) Socialista.
d) Comunista.
e) Democrática.

RESPOSTA.
Atividade sobre As Ideias Fascistas (História 9º ano) com Gabarito Atividade sobre As Ideias Fascistas (História 9º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on setembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.