Atividade sobre A Derrocada do Comunismo (História 9º ano) com Gabarito

atividade-sobre-derrocada-do-comunismo-historia-9-ano-com-gabarito
Atividade sobre A Derrocada do Comunismo (História 9º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(Fatec) Os problemas e desafios da sociedade caracterizam a existência de uma nova fase da história, sintetizada pela noção de “Nova Ordem Internacional”, que tem como marcos inaugurais:

a) o uso de artefatos atômicos com objetivos bélicos, a queda das ditaduras acidentais e o encerramento da Segunda Guerra Mundial.

b) a independência das antigas colônias europeias, a Guerra do Vietnã e a revolução socialista em várias partes do mundo.

c) a suspensão da Guerra da Coreia, a recuperação econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Cultural Chinesa.

d) o fim da supremacia econômica norte-americana, a formação dos blocos econômicos regionais e a criação do Fundo Monetário Internacional.

e) a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética e o encerramento da Guerra Fria.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(UFPE) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política, na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta.

a) Gorbatchev, através do seu projeto de reformas para a União Soviética, a glasnost, conseguiu estabilizar a economia russa e democratizar as instituições.

b) As reformas introduzidas na antiga União Soviética por Boris Yeltsin, depois de eleito o presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleraram a transição do socialismo para o capitalismo.

c) a crise social e econômica que atingiu a URSS, no final da década de 1980, é atribuída à competição militar com a China, sua arquirival, e à corrida espacial com a Europa.

d) O principal fator que desencadeou o desmoronamento do Império Soviético foi o relaxamento do controle do Estado sobre a imprensa.

e) É inegável que a falta de relacionamento político com o ocidente e a perestroika proposta por Gorbatchev foram fundamentais para que a Rússia mergulhasse na crise atual.

RESPOSTA.

MAIS ATIVIDADES DE HISTÓRIA DO 9º ANO:

- A Primeira República (1889-1930)
- As Revoltas na Primeira República
- A Primeira Guerra Mundial
- As Revoluções Russas
- A Revolução Mexicana
- A Crise de 1929
- As Ideias Fascistas
- Artes e Ciências do Século XX
- O Varguismo
- A Segunda Guerra Mundial
- O Mundo Dividido: Guerra Fria
- A Independência da África e da Ásia
- A República Populista
- Os anos 1960: agitação e protestos.
- O Mundo Capitalista da Década de 1970
- As Revoluções na América Latina
- Os Governos Civis-militares
- A Derrocada do Comunismo
- O Neoliberalismo e a Globalização
- Nova República

QUESTÃO 03
(UFMG) A perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. Considerando-se esse processo de transformação, é correto afirmar que:

a) a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas.

b) o incremento da industria de armamentos, em razão da oposição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas.

c) a glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética.

d) o crescimento da economia soviética nos anos 1980, a taxas de bastante elevadas, impulsionou o processo de transformações básicas na economia soviética.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(Mackenzie) A adoção de uma forma mais liberal de comunismo – “Primavera de Praga” – levou os tanques soviéticos e Pacto de Varsóvia a depor o governo de Alexander Dubcek , em agosto de 1968. Vinte e um anos depois a “ Revolução de Veludo”  criou um novo governo democrático, encarando desde o início a questão do movimento autonomista eslavo.

A afirmação anterior refere-se:

a) à guerra entre croatas e bósnios.
b) ao fim do comunismo na antiga Tchecoslováquia.
c) à fragmentação da União Soviética.
d) à queda do Muro de Berlim. 
e) às manifestações da Praça da Paz Celestial, em junho de 1989.

RESPOSTA.

Atividade sobre A Derrocada do Comunismo (História 9º ano) com Gabarito Atividade sobre A Derrocada do Comunismo (História 9º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on setembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.