Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução

Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução
Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução
Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades.

Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia. Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular (...)
(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, 'A MAIS RECENTE REDE SOCIAL')

(Albert Einstein 2017) Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.

(A) Superbactérias causadoras de doenças em seres humanos apresentam alterações em seu DNA, provocadas por antibióticos utilizados indiscriminadamente por nossa população.

(B) Lactobacilos, utilizados em larga escala na indústria de alimentos como queijos e iogurtes, realizam o processo de glicólise, sendo capazes de produzir ácido lático.

(C) Certas bactérias, juntamente com fungos, são, em um ecossistema, responsáveis pela decomposição de organismos mortos.

(D) Bactérias nitrificantes, presentes no solo, são responsáveis pela produção de nitritos e nitratos; estes últimos são absorvidos pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados. Por outro lado, as cianobactérias realizam fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio para o ambiente.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
(Albert Einstein 2017) Nos heredogramas abaixo, o casal indicado por A tem dois filhos e o casal indicado por B, duas filhas. As setas indicam pessoas que apresentam uma dada doença:

(Albert Einstein 2017) Nos heredogramas abaixo, o casal indicado por A tem dois filhos e o casal indicado por B, duas filhas. As setas indicam pessoas que apresentam uma dada doença

Após a análise dos heredogramas, é possível concluir que a doença

(A) é obrigatoriamente devida a um gene recessivo localizado no cromossomo X.

(B) é obrigatoriamente devida a um gene autossômico recessivo.

(C) pode ser devida a um gene dominante, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.

(D) pode ser devida a um gene recessivo, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
(Albert Einstein 2017) O orangotango, o chimpanzé e a espécie humana apresentam grande semelhança bioquímica.

(Albert Einstein 2017) O orangotango, o chimpanzé e a espécie humana apresentam grande semelhança bioquímica

Após análise de substâncias e processos que ocorrem nas células, qual das situações abaixo permite apontar essa semelhança entre as três espécies?

(A) Os diversos tipos de aminoácidos livres no citosol.

(B) A existência de transporte ativo de íons através da membrana plasmática.

(C) A sequência de aminoácidos que constituem os citocromos presentes na mitocôndria.

(D) As sequências de anticódons das moléculas de RNA transportador presentes no citosol.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
(Albert Einstein 2017) O esquema abaixo representa, de forma simplificada, o coração humano.

Há grandes vasos que levam sangue dos órgãos e tecidos para o coração e outros que levam sangue desse órgão para outras partes do corpo.

(Albert Einstein 2017) O esquema abaixo representa, de forma simplificada, o coração humano

No coração humano

(A) a entrada de sangue rico em oxigênio se dá pelas veias cavas.

(B) a entrada de sangue pobre em oxigênio se dá pela artéria pulmonar.

(C) a saída de sangue rico em oxigênio se dá pela artéria aorta.

(D) a saída de sangue pobre em oxigênio se dá pelas veias pulmonares.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
(Albert Einstein 2017) Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Em um experimento, uma quantidade desta solução é colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-se uma folha, que fica presa à rolha, conforme mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à luz (lote B).

(Albert Einstein 2017) Uma certa solução de coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela em meio ácido e roxa em meio alcalino.

Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos do lote A torne-se

(A) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha.

(B) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

(C) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

(D) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico pela folha.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

FÍSICA

QUESTÃO 06
(Albert Einstein 2017) Um pequeno boneco está diante de um espelho plano, conforme a figura abaixo. Em relação à imagem conjugada pelo espelho, podemos classificá-la como tendo as seguintes características:

(Albert Einstein 2017) Um pequeno boneco está diante de um espelho plano, conforme a figura abaixo

(A) real, direita e do mesmo tamanho do objeto.

(B) virtual, invertida lateralmente e maior que o objeto.

(C) virtual, direita e do mesmo tamanho do objeto.

(D) real, invertida lateralmente e do mesmo tamanho do objeto.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 07
(Albert Einstein 2017) O custo mensal referente ao uso diário de trinta minutos de um secador de cabelos, ao longo de um mês, é de R$ 3,60.

Sendo o valor do kWh igual a R$ 0,20 e a tensão de funcionamento do aparelho igual a 110V, determine o valor aproximado da resistência elétrica de seu resistor, em ohms.

Considere desprezíveis as resistências elétricas dos fios de ligação e demais componentes do circuito interno do aparelho.

(A) 10
(B) 15
(C) 34
(D) 73

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
(Albert Einstein 2017) Na modalidade esportiva do salto à distância, o esportista, para fazer o melhor salto, deve atingir a velocidade máxima antes de saltar, aliando-a ao melhor ângulo de entrada no momento do salto que, nessa modalidade, é 45°.

Considere uma situação hipotética em que um atleta, no momento do salto, alcance a velocidade de 43,2 km/h, velocidade próxima do recorde mundial dos 100 metros rasos, que é de 43,9 km/h.

Despreze o atrito com o ar enquanto ele está em “vôo” e considere o saltador como um ponto material situado em seu centro de gravidade. Nessas condições, qual seria, aproximadamente, a distância alcançada no salto?

(Albert Einstein 2017) Na modalidade esportiva do salto à distância, o esportista, para fazer o melhor salto, deve atingir a velocidade máxima antes de saltar, aliando-a ao melhor ângulo de entrada no momento do salto que, nessa modalidade, é 45°.

Adote o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s².
Dados: sen45° = cos45° = 0,7

(A) 7m
(B) 10m
(C) 12m
(D) 14m

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 09
(Albert Einstein 2017) Observe a figura abaixo onde duas esferas de massas iguais a m estão eletrizadas com cargas elétricas Q, iguais em módulo, porém de sinais contrários. Estando o sistema em equilíbrio estático, determine a distância d entre os centros das esferas.

(Albert Einstein 2017) Observe a figura abaixo onde duas esferas de massas iguais a m estão eletrizadas com cargas elétricas Q, iguais em módulo, porém de sinais contrários.

Adote o módulo da aceleração da gravidade igual a g, a constante eletrostática do meio igual a k e a tração na corda igual a T.



GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 10
(Albert Einstein 2017) Sabe-se que um líquido possui calor específico igual a 0,58 cal/g. C.

Com o intuito de descobrir o valor de seu calor latente de vaporização, foi realizado um experimento onde o líquido foi aquecido por meio de uma fonte de potência uniforme, até sua total vaporização, obtendo-se o gráfico abaixo.

(Albert Einstein 2017) Sabe-se que um líquido possui calor específico igual a 0,58 cal/g. C

O valor obtido para o calor latente de vaporização do líquido, em cal/g, está mais próximo de:

(A) 100
(B) 200
(C) 540
(D) 780

GABARITO E RESOLUÇÃO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 11
Observe esta famosa pintura:

O Lavrador de Café (1934) - Candido Portinari

(Albert Einstein 2017) Na tela o pintor retrata, além do personagem do lavrador, uma paisagem de fundo integralmente tomada pela lavoura do café. Sobre a prática agrícola, tal como está expressa, é correto dizer que

(A) com o café plantado em linha, inclusive no morro, preservaram-se os solos, o que facilitou a recuperação do ambiente depois que a onda cafeeira passou.

(B) no primeiro plano, o lavrador lavra o morro, cujo destino será o do morro de fundo com plantações no seu topo, algo condenável nos dias de hoje.

(C) a ausência de curvas de nível na lavoura, tal como se percebe no morro, impedia o processo erosivo, pois, exposta a isso, a plantação seria prejudicada.

(D) lavouras a perder de vista como a retratada, sem nenhuma mancha de mata anterior, de fato não ocorreram; trata-se de uma liberdade do artista.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 12
Leia:

"'O cerrado não revela seus mistérios à gente que não é cativa desse destinozinho de chão', escreveu certa vez Guimarães Rosa, traduzindo desses segredos do cerrado [...] que podem ter valor científico, social e econômico, mas não estão mesmo expostos à vista."
(ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Laboratório a céu aberto In:
Pesquisa Fapesp, no 208, junho de 2013. p. 40)

(Albert Einstein 2017) Considerando o texto sobre o cerrado, pode ser dito sobre esse bioma brasileiro que

(A) o valor econômico é duvidoso, pois se sua área e formação vegetal dominante são propícias para a exploração da pecuária, o mesmo não pode ser dito para a agricultura, que não vingará nesses solos pobres e secos.

(B) os segredos do cerrado são mais força de expressão literária do que reais, pois estamos diante de um bioma marcado por certa homogeneidade biológica que se repete monotonamente por vastas extensões.

(C) trata-se de uma formação de dominância herbácea o que no passado a ligava ao risco da devastação pela pecuária excessiva, mas que atualmente está razoavelmente preservada pelo seu baixo uso econômico.

(D) essa é uma formação savânica, cuja marca é a presença dos três estratos vegetais (arbóreo, arbustivo e herbáceo), sem predomínio de nenhum deles, e também a presença de uma biodiversidade notável.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 13
"Há quase seis anos, o presidente Putin propôs à Alemanha "a criação de uma comunidade econômica harmoniosa que se estenda de Lisboa a Vladivostok." A ideia representava um imenso empório comercial que uniria Rússia e União Europeia ou, nas palavras de Putin, 'um mercado continental unificado com capacidade estimada em trilhões de dólares.'"
(Pepe ESCOBAR. Por que novas rotas da seda apavoram Washington. In: O Cafezinho, http://www.ocafezinho.com/2016/10/11/)

Veja o mapa:
“Nova Rota da Seda”, uma megaferrovia conectando Rússia e China ao continente europeu


(Albert Einstein 2017) Sobre essa perspectiva, que apavoraria Washington, é certo afirmar que

(A) essa integração da Eurásia deveria incomodar o Brasil (e não tanto os EUA), pois, como membro do BRICS, esse estreitamento geoeconômico e de interesses da Rússia e da China o coloca praticamente fora desse bloco.

(B) a ausência até então de integração do continente eurasiano deveu-se a motivos infraestruturais e econômicos, que agora parecem resolvidos, com a possibilidade da construção de nova "rota da seda".

(C) com 2/3 da população mundial, esse continente (até agora percebido como dois), se integrado geográfica e economicamente, seria o mais poderoso centro econômico do planeta, superando a hegemonia norteamericana.

(D) essa integração Pacífico-Atlântico e a alusão a uma nova "rota da seda" é sedutora, mas não adere à realidade, pois os obstáculos ideológicos presentes entre os países desse continente, subsistem sem perspectiva de superação.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 14
"Um bilhão de seres humanos [...] dispõem, no começo do século XXI, de menos de um dólar por dia para viver; esse número figura no documento intitulado Objetivos do milênio para o desenvolvimento (OMD), adotado por 180 nações e assinado por 147 chefes de Estado na Assembleia do milênio reunida na ONU em setembro de 2000."
(Alain RENAUT. Um mundo justo é possível? [traduzido de Un monde
juste est-il possible?], Paris:Stock, 2013, p. 19)

(Albert Einstein 2017) Agora, em meados da segunda década do século XXI, pode ser afirmado que

(A) nos países em desenvolvimento, generalizam-se ações estratégicas de desenvolvimento, dando proeminência ao Estado como ordenador dos mercados.

(B) os objetivos para o desenvolvimento social são o centro das políticas econômicas de austeridade fiscal, hoje compreendidas como a chave para controlar o Estado.

(C) objetivos para o desenvolvimento implicam projetos de futuro, que podem ser projetos nacionais ou de outra escala; isso mantém a importância do papel do Estado.

(D) os países signatários do documento se comprometeram a implantar projetos de desenvolvimento, e por isso vemos proliferar no mundo políticas de combate à desigualdade social.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 15
“O aumento dos fluxos entre meados do século [XX] e os dias de hoje é realmente significativo. Nos trinta anos de transição entre os albores da unificação do mercado e do território brasileiros [...], o movimento aéreo de passageiros cresceu mais de 26 vezes..."
(Milton SANTOS; Maria L. SILVEIRA. O Brasil: território e
sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record,
2001, p. 167)

(Albert Einstein 2017) Sobre esse aspecto da realidade, constatado no início do século XXI, pode ser dito que ele evoluiu

(A) mantendo a curva ascendente, mas sempre encontrando obstáculos relacionados à grande desigualdade econômica e regional do país.

(B) lentamente, quase que estagnou, visto que, nessa década e meia do país, o recuo econômico implicou a diminuição dos fluxos intraterritoriais.

(C) de modo acelerado, integrando cidades grandes, médias e pequenas, o que se comprova com a saúde financeira das companhias aéreas nacionais.

(D) significativamente nas regiões mais pobres do país, nas quais grandes investimentos de infraestrutura para o transporte aéreo foram feitos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 16
“Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local.

Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a 'chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam'.”
Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. Adaptado.

(Albert Einstein 2017) Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu

(A) de forma negociada, por meio de alianças e acordos políticos entre os líderes das principais tribos nativas da península balcânica.

(B) de forma gradual, a partir da integração de povos provenientes de outras regiões com habitantes da parte sul da península balcânica.

(C) de forma planejada, pela expansão militar dos povos nativos da península balcânica sobre territórios controlados por grupos bárbaros.

(D) de forma violenta, com a submissão dos habitantes originais da península balcânica a conquistadores recém-chegados do norte.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 17
“Concedo-vos que esse índio bárbaro e rude seja uma pedra: vede o que faz em uma pedra a arte. Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe, e depois que desbastou o mais grosso, toma o maço, e o cinzel na mão, e começa a formar um homem, primeiro membro a membro, e depois feição por feição, até a mais miúda: ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afia-lhe o nariz, abrelhe a boca, avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divide-lhe os dedos, lança-lhe os vestidos: aqui desprega, ali arruga, acolá recama: e fica um homem perfeito, e talvez um santo, que se pode pôr no altar.”
Antônio Vieira. Sermões. Porto: Lello & Irmão, 1959.

(Albert Einstein 2017) O texto, escrito no século XVII, pode ser interpretado como

(A) o reconhecimento da humanidade intrínseca dos indígenas e africanos, que deveriam possuir os mesmos direitos dos europeus.

(B) uma analogia entre o trabalho de evangelização desenvolvido nas colônias e a criação do homem por Deus.

(C) a exigência da escravização dos indígenas que, através do trabalho forçado, poderiam alcançar a salvação eterna.

(D) um discurso contra o trabalho desenvolvido nas missões jesuíticas implantadas pelos europeus nas colônias americanas.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 18
“A vinda da Corte com o enraizamento do Estado português no Centro-Sul daria início à transformação da colônia em metrópole interiorizada. Seria esta a única solução aceitável para as classes dominantes em meio à insegurança que lhes inspiravam as contradições da sociedade colonial, agravadas pelas agitações do constitucionalismo português e pela fermentação mais generalizada no mundo inteiro da época, que a Santa Aliança e a ideologia da contrarrevolução na Europa não chegavam a dominar.”
Maria Odila Leite da Silva Dias. A interiorização da
metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda, 2005.

(Albert Einstein 2017) O texto oferece uma interpretação da independência do Brasil, que implica

(A) o reconhecimento da importância do processo de emancipação, que influenciou a luta por autonomia na Europa e em outras partes da América, impulsionou a economia mundial e estabeleceu as bases para um pacto social dentro do Brasil.

(B) a caracterização da emancipação como um ato meramente formal, uma vez que ela não foi acompanhada de alterações significativas no cenário político, nem de reformas sociais e econômicas capazes de romper a dependência externa do Brasil.

(C) o reconhecimento da complexidade do processo de emancipação, afetado simultaneamente por movimentos como os reflexos da Revolução Francesa, a Revolução do Porto, as disputas políticas na metrópole e na colônia e as tensões sociais dentro do Brasil.

(D) a caracterização da emancipação como uma decorrência inevitável do declínio econômico português provocado pela invasão napoleônica, pelo endividamento crescente com a Inglaterra e pela redução nos recursos obtidos com a colonização do Brasil.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 19
(Albert Einstein 2017) A imagem abaixo integrou uma cartilha lançada, em 1941, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Ela pode ser relacionada

Cartilha para a juventude Extraído de Maria Helena Capelato. Multidões em cena. Campinas Papirus, 1998. Adaptado.

(A) à propaganda do governo Vargas, que buscava promover as manifestações cívicas e apresentava a figura do presidente como “pai da nação”.

(B) à implantação, pelo governo Vargas, do ensino público e gratuito para todos os brasileiros menores de 21 anos.

(C) à política, desenvolvida pelo governo Vargas, de estimular o trabalho infantil nas áreas urbanas e rurais do país.

(D) à crítica dos cafeicultores ao governo Vargas, a quem chamavam de “pai dos pobres”, acusando-o de não governar para todos os brasileiros.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 20
(Albert Einstein 2017) A partir dos anos 1980, a palavra neoliberalismo passou a ser bastante empregada, sobretudo com a finalidade de caracterizar políticas econômicas que, entre outras ações,

(A) ampliavam a legislação trabalhista, fechavam o mercado interno aos produtos estrangeiros, estatizavam os setores estratégicos da economia e promoviam reforma agrária.

(B) estabeleciam mecanismos de controle cambial, suprimiam benefícios e vantagens fiscais, estatizavam o setor bancário e desenvolviam programas de apoio às pequenas e médias empresas.

(C) celebravam pactos sociais com os setores sindicais, eliminavam barreiras alfandegárias, apoiavam os programas internacionais de proteção ambiental e defendiam aumentos reais dos salários dos trabalhadores.

(D) reduziam drasticamente os encargos fiscais, estimulavam as atividades e os lucros das grandes empresas, realizavam privatizações e promoviam desregulamentação dos mercados.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

INGLÊS

QUESTÃO 21
HEALTH
Bread Is Better Than Ever
Ina Garten @twitter.com/inagarten June 30, 2016

Bread is better than ever

Thirty years ago, Americans lived on processed White bread, and it was almost impossible to find a fresh baguette or a loaf of sourdough. My friend Eli Zabar began baking fresh breads in a brick oven in the basement of this store E.A.T. on Madison Avenue in New York City, and now there are extraordinary artisanal bakers in cities and towns all across America. Even better, bakers like Dan Barber at Blue Hill at Stone Barns now grow and seek out heirloom wheat and use it to make bread that is not only delicious but good for you too.
This appears in the July 11, 2016 issue of TIME.

(Albert Einstein 2017) De acordo com o texto, sabe-se que

(A) Ina Garten e Eli Zabar moraram na Madison Avenue em NY.

(B) a confecção de pães artesanais evoluiu para versões mais saudáveis.

(C) receitas familiares para confecção de pães caíram em desuso.

(D) Eli Zabar uniu-se recentemente a Dan Barber e Blue Hill para a produção de pães artesanais.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 22
So Long, Sweaty Summer
http://www.nytimes.com/ – Acessado em 02/09/2016

So Long, Sweaty Summer

Good morning on this ominous Friday. The skies in this (unofficial) last weekend of summer are looking temperamental. Expect a dazzling day today, with a high near 81. But the effects of Hurricane Hermine, in Florida now, could bring heavy rain and strong winds later in the weekend, according to the National Weather Service.

The silver lining: This might be just the medicine we need. New York is thirsty. We're in the midst of a statewide drought.

We've had a hotter and drier summer than normal, said Carlie Buccola, a Weather Service meteorologist. Summer in the city averages roughly 74 degrees, Ms. Buccola told us, but this year, we clocked in near 77. And we normally get almost 13.5 inches of rain, but this summer, we got just under 12.

(Albert Einstein 2017) Escolha a alternativa que corresponde à informação contida no texto.

(A) A cidade de New York pode eventualmente ficar sob forte seca e calor.

(B) Os níveis de chuva neste verão estão abaixo do esperado para o padrão nos EUA.

(C) O furacão Hermine poderia vir a ser exatamente aquilo de que o estado de New York precisa.

(D) Os níveis de chuva e de calor foram mais altos do que a média de outros anos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 23
Antarctic Ozone Layer Shows Signs of Healing
By Tessa Berenson @tcberenson
http://time.com/4391034/antarctic-ozone-layer-healing/
July 1, 2016.

A study published in the journal Science found that the hole in the ozone layer is closing. The researchers found that the average size of the ozone hole when measured each September has shrunk by more than 1.7 million square miles since 2000.

The scientists credit the 1987 Montreal Protocol, which cut the production of chemicals that damage the ozone layer, with facilitating the healing. “We can now be confident that the things we've done have put the planet on a path to heal,” Susan Solomon of the Massachusetts Institute of Technology, who led the team of scientists, said in a statement.

(Albert Einstein 2017) Escolha a alternativa cujo conteúdo NÃO se encontra no texto acima.

(A) O Protocolo de Montreal pedia a eliminação do uso de CFC na indústria.

(B) O tamanho do buraco da camada de ozônio tem diminuído regularmente desde 2000.

(C) O Protocolo de Montreal, de 1987, visava a reduzir a fabricação de produtos químicos nocivos à camada de ozônio.

(D) Um estudo mostra que a camada de ozônio da Antártica começa a apresentar sinais de recuperação.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 24
The downside of mobile devices

The downside of mobile devices

(Albert Einstein 2017) O título e a imagem permitem inferir que

(A) trocar mensagens de texto interfere negativamente nas aulas.

(B) estudos parecem comprovar que trocas de mensagens relacionadas ou não à aula não prejudicam o resultado da aprendizagem.

(C) um estudo feito na Universidade de Miami mostra que universitários não deveriam trocar mensagens durante as aulas.

(D) a troca de mensagens de texto sobre assuntos não relacionados à aula pode prejudicar os resultados obtidos pelos alunos.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 25

Anthony, what happened

(Albert Einstein 2017) Na tirinha acima,

(A) a garota preocupada tenta convencer o colega a estudar mais para melhorar suas notas.

(B) o garoto tenta justificar a falta da lição de casa por causa do braço quebrado.

(C) o garoto e a garota não usam a palavra “place” com o mesmo significado.

(D) a garota fica consternada ao perceber que o garoto quebrou o braço e terá de mudar de lugar.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 26
(Albert Einstein 2017) Para um concurso militar, o número de vagas para homens correspondia a 80% do número de vagas para mulheres.

Dada a grande procura de candidatos, decidiu-se ampliar o número de vagas, sendo 30 novas vagas para homens e 15 para mulheres.

Após a mudança, o número total de vagas para homens passou a ser 84% do número total de vagas para mulheres. Com isso, o total de vagas para ambos os sexos passou a ser

(A) 276
(B) 552
(C) 828
(D) 1 104

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 27
(Albert Einstein 2017) Dois pilotos treinam em uma pista de corrida. Um deles fica em uma faixa interna da pista e uma volta completa nessa faixa possui 2,4 km de comprimento; o outro fica em uma faixa mais externa cuja volta completa tem 2,7 km.

O piloto que possui o carro mais rápido está na faixa interna e a cada volta que ele completa o outro piloto percorre 2 km.

Se os pilotos iniciaram o treino sobre a marca de largada da pista, a próxima vez em que eles se encontrarão sobre essa marca, o piloto com o carro mais lento terá percorrido, em km, uma distância igual a

(A) 40,5
(B) 54,0
(C) 64,8
(D) 72,9

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 28
(Albert Einstein 2017) A função f tem lei de formação f(x) = 3 – x e a função g tem lei de formação g(x) = 3x.

Um esboço do gráfico da função f(g(x)) é dado por






GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 29
(Albert Einstein 2017) Um patrão tem 6 tarefas diferentes para serem distribuídas entre 3 empregados.

Ele pode delegar todas elas a um só empregado, ou delegar apenas para alguns, ou ainda garantir que cada empregado receba pelo menos uma tarefa.

O número de maneiras distintas de distribuir essas tarefas é

(A) 639
(B) 714
(C) 729
(D) 864

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 30
(Albert Einstein 2017) Uma matriz B possui i linhas e j colunas e seus elementos são obtidos a partir da expressão bij = i – 2j.

Seja uma matriz A= (aij)2x3 cujos elementos da primeiracoluna são nulos e I2 a matriz identidade de ordem 2, tal 2 que AB = I2.

O valor numérico do maior elemento da 2 matriz A é igual a

(A) 0
(B) 1
(C) 2
(D) 3

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 31
(Albert Einstein 2017) Os pontos B e F são extremidades da circunferência de equação x² + y² = 81 e o segmento DE é tangente à circunferência dada no ponto C(0, 9).

(Albert Einstein 2017) Os pontos B e F são extremidades da circunferência de equação x² + y² = 81 e o segmento DE é tangente à circunferência dada no ponto C(0, 9).

No trapézio BDEF o ângulo F mede 120° e o ângulo B mede 150°, conforme mostra a figura. A área do trapézio BDEF vale

(A) 27 (3√3 – 1)
(B) 54 (2√3 – 1)
(C) 27 (2√3 + 3)
(D) 54 (√3 + 3)

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 32
(Albert Einstein 2017) Em uma aula de geometria, o professor passou a seguinte instrução:

Desenhe um retângulo de lados 8 cm por 14 cm. Nomeie os vértices desse retângulo de A, B, C e D, sendo que AB deve ser um dos menores lados.

Determine o ponto médio do lado AB e nomeie esse ponto pela letra M. A partir do ponto M trace um segmento paralelo aos lados maiores e que tenha 3 cm de comprimento. Nomeie esse segmento de MN. Determine a área do triângulo NCD.

Natália e Mariana seguiram as instruções dadas, porém chegaram a resultados diferentes. Se o professor considerou correta as duas resoluções, a diferença, em cm², entre as áreas obtidas por Natália a Mariana foi

(A) 16
(B) 20
(C) 24
(D) 28

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 33
(Albert Einstein 2017) Para a feira cultural da escola, um grupo de alunos irá construir uma pirâmide reta de base quadrada.

A pirâmide terá 3 m de altura e cada aresta da base medirá 2 m. A lateral da pirâmide será coberta com folhas quadradas de papel, que poderão ser cortadas para um melhor acabamento.

Se a medida do lado de cada folha é igual a 20 cm, o número mínimo dessas folhas necessárias à execução do trabalho será

Utilize √10 = 3,2

(A) 285
(B) 301
(C) 320
(D) 333

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 34
(Albert Einstein 2017) Adriana e Beatriz precisam produzir 240 peças. Juntas elas levarão um tempo T, em horas, para produzir essas peças.

Se Adriana trabalhar sozinha, ela levará (T + 4h) para produzir as peças. Beatriz, sozinha, levará (T + 9h) para realizar o serviço.

Supondo que cada uma delas trabalhe em ritmo constante, o número de peças que Adriana produz a mais do que Beatriz, a cada hora, é igual a

(A) 6
(B) 8
(C) 9
(D) 10

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 35
(Albert Einstein 2017) Um polinômio de quinto grau tem 2 como uma raiz de multiplicidade 3. A razão entre o coeficiente do termo de quarto grau e o coeficiente do termo de quinto grau é igual a –7.

A razão entre o termo independente e o coeficiente do termo de quinto grau é igual a 96. A menor raiz desse polinômio vale

(A) 0
(B) –1
(C) –2
(D) –3

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUÍMICA

QUESTÃO 36
(Albert Einstein 2017) Um resíduo industrial é constituído por uma mistura de carbonato de cálcio (CaCO3) e sulfato de cálcio (CaSO4).

O carbonato de cálcio sofre decomposição térmica se aquecido entre 825 e 900 °C, já o sulfato de cálcio é termicamente estável. A termólise do CaCO3 resulta em óxido de cálcio e gás carbônico.

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Uma amostra de 10,00 g desse resíduo foi aquecida a 900 °C até não se observar mais alteração em sua massa. Após o resfriamento da amostra, o sólido resultante apresentava 6,70 g.

O teor de carbonato de cálcio na amostra é de, aproximadamente,

(A) 33%.
(B) 50%.
(C) 67%.
(D) 75%.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 37
(Albert Einstein 2017) A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico.

A força de atração entre cargas elétricas opostas depende do produto das cargas e da distância entre elas. De modo geral, quanto maior o produto entre os módulos das cargas elétricas dos íons e menores as distâncias entre os seus núcleos, maior a energia reticular.

Considere os seguintes pares de substâncias iônicas:

I. MgF2 e MgO
II. KF e CaO
III. LiF e KBr

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente,

(A) MgO, CaO e LiF.
(B) MgF2, KF e KBr.
(C) MgO, KF e LiF.
(D) MgF2, CaO e KBr.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 38
Dados: Potencial de redução padrão em solução aquosa (EᶿRED):

Ag⁺(aq) + e⁻ → Ag(s) EᶿRED = 0,80 V
Cu²⁺(aq) + 2e⁻ → Cu(s) EᶿRED = 0,34 V
Pb²⁺(aq) + 2e⁻ → Pb(s) EᶿRED = – 0,13 V
Ni²⁺(aq) + 2e⁻ → Ni(s) EᶿRED = – 0,25 V
Fe²⁺(aq) + 2e⁻ → Fe(s) EᶿRED = – 0,44 V
Zn²⁺(aq) + 2e⁻ → Zn(s) EᶿRED = – 0,76 V
Mg²⁺(aq) + 2e⁻ → Mg(s) EᶿRED = – 2,37 V

(Albert Einstein 2017) Tubulações metálicas são largamente utilizadas para o transporte de líquidos e gases, principalmente água, combustíveis e esgoto. Esses encanamentos sofrem corrosão em contato com agentes oxidantes como o oxigênio e a água, causando vazamentos e elevados custos de manutenção.

(Albert Einstein 2017) Tubulações metálicas são largamente utilizadas para o transporte de líquidos e gases, principalmente água, combustíveis e esgoto

Uma das maneiras de prevenir a oxidação dos encanamentos é conectá-los a um metal de sacrifício, método conhecido como proteção catódica. Nesse caso, o metal de sacrifício sofre a corrosão, preservando a tubulação.

Considerando os metais relacionados na tabela de potencial de redução padrão, é possível estabelecer os metais apropriados para a proteção catódica de tubulações de aço (liga constituída principalmente por ferro) ou de chumbo.

Caso a tubulação fosse de aço, os metais adequados para atuarem como metais de sacrifício seriam X e, caso a tubulação fosse de chumbo, os metais adequados para atuarem como proteção seriam Y.

Assinale a alternativa que apresenta todos os metais correspondentes às condições X e Y



GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 39
(Albert Einstein 2017) Os cicloalcanos reagem com bromo líquido (Br2) em reações de substituição ou de adição. Anéis cíclicos com grande tensão angular entre os átomos de carbono tendem a sofrer reação de adição, com abertura de anel.

Já compostos cíclicos com maior estabilidade, devido à baixa tensão nos ângulos, tendem a sofrer reações de substituição.

Considere as substâncias ciclobutano e cicloexano, representadas a seguir



Em condições adequadas para a reação, pode-se afirmar que os produtos principais da reação do ciclobutano e do cicloexano com o bromo são, respectivamente,

(A) bromociclobutano e bromocicloexano.
(B) 1,4-dibromobutano e bromocicloexano.
(C) bromociclobutano e 1,6-dibromoexano.
(D) 1,4-dibromobutano e 1,6-dibromoexano.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 40
Dados: Entalpia de formação (ΔHfᶿ):

ΔHfᶿ do CO2 = – 394 kJ.mol⁻¹; ΔHfᶿ do C2H5OH = – 278 kJ.mol⁻¹;
ΔHfᶿ do C3H6O3 = – 678 kJ.mol⁻¹; ΔHfᶿ do C6H12O6 = – 1268 kJ.mol⁻¹.

A fermentação é um processo anaeróbico de síntese de ATP, fornecendo energia para o metabolismo celular. Dois dos processos de fermentação mais comuns a partir da glicose são a fermentação alcoólica e a fermentação láctica.

C6H12O6 → 2 CO2 + 2 C2H5OH (fermentação alcoólica)
C6H12O6 → 2 C3H6O3 (fermentação láctica)

(Albert Einstein 2017) Sobre a energia envolvida nesses processos de fermentação, é possível afirmar que

(A) a fermentação láctica absorve energia enquanto que a fermentação alcoólica libera energia.

(B) os dois processos são endotérmicos, absorvendo a mesma quantidade de energia para uma mesma massa de glicose fermentada.

(C) a fermentação alcoólica libera uma quantidade de energia maior do que a fermentação láctica para uma mesma massa de glicose envolvida.

(D) a fermentação láctica libera uma quantidade de energia maior do que a fermentação alcoólica para uma mesma massa de glicose envolvida.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

LITERATURA

QUESTÃO 41
(Albert Einstein 2017) Jacinto, personagem do romance A Cidade e as serras, de Eça de Queirós, apaixonado pela cidade de Paris e pelo conforto da vida urbana, resolve, em um determinado momento, viajar para Portugal, à cidade de Tormes. Tal decisão se dá porque

(A) sente uma efusão patriótica por Tormes, sua terra natal, de onde lhe provêm as rendas para seu sustento.

(B) está plenamente convencido de que apenas no contato com a natureza e com o clima das serras poderá encontrar a felicidade.

(C) vê-se compelido a acompanhar a reforma de sua casa em terras portuguesas, bem como assistir à trasladação dos restos mortais dos avós, particularmente os do avô Galeão.

(D) está farto da vida elegante e tecnológica de Paris e, por isso, prazerosamente, busca uma experiência nova que, infelizmente lhe resulta frustrante.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 42
Os olhos de Iracema, estendidos pela floresta, viram o chão juncado de cadáveres de seus irmãos; e longe o bando dos guerreiros tabajaras que fugia em nuvem negra de pó. Aquele sangue que enrubescia a terra, era o mesmo sangue brioso que lhe ardia nas faces de vergonha.

O pranto orvalhou seu lindo semblante.

Martim afastou-se para não envergonhar a tristeza de Iracema.

(Albert Einstein 2017) O trecho acima integra a obra Iracema, publicada em 1865 por José de Alencar. Considerando este romance em sua inteireza, do trecho em questão, NÃO É CORRETO afirmar que

(A) revela o desfecho da luta entre os pitiguaras e os tabajaras, tribos inimigas, no meio da qual Iracema sofre as consequências de uma opção amorosa.

(B) configura o dilema afetivo da virgem posta entre o amor do esposo, amigo dos inimigos de sua tribo e a lealdade aos irmãos vencidos em guerra pelos pitiguaras.

(C) desvela as imagens trágicas que os olhos de Iracema refletem e o sentimento de vergonha que a faz corar e que a acomete pela escolha inescapável que fizera.

(D) indicia o choro de arrependimento e remorso pela aventura amorosa vivida entre Iracema e Martim, cujo desenrolar pressagia um destino final trágico para o par romântico.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 43
Uma Reflexão imoral

Ocorre-me uma reflexão imoral, que é ao mesmo tempo uma correção de estilo. Cuido haver dito, no capítulo 14, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma coisa que morrer; assim o afirmam todos os joalheiros desse mundo, gente muito vista na gramática. Bons joalheiros, que seria do amor se não fossem os vossos dixes e fiados? Um terço ou um quinto do universal comércio dos corações.

Esta é a reflexão imoral que eu pretendia fazer, a qual é ainda mais obscura do que imoral, porque não se entende bem o que eu quero dizer. O que eu quero dizer é que a mais bela testa do mundo não fica menos bela, se a cingir um diadema de pedras finas; nem menos bela, nem menos amada. Marcela, por exemplo, que era bem bonita, Marcela amou-me... (...) Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.

(Albert Einstein 2017) Do texto em pauta, integrante do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, É ERRADO entender que

(A) há nele um segundo sentido em relação ao que parece ser que se esconde atrás da linguagem e das atitudes.

(B) há uma ironia que perpassa o texto, e que faz dos joalheiros os garantidores do universal comércio dos corações.

(C) exemplifica, no amor de Marcela pelo narrador, a veracidade da reflexão imoral apresentada.

(D) chama de reflexão imoral e obscura porque não se faz entender nem no âmbito da linguagem nem no da interpretação dos sentimentos de Marcela.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 44
De repente, na altura, a manhã gargalhou: um bando de maitacas passava, tinindo guizos, partindo vidros, estralejando de rir. E outro. Mais outro. E ainda outro, mais baixo, com as maitacas verdinhas, grulhantes, gralhantes, incapazes de acertarem as vozes na disciplina de um coro. (...) O sol ia subindo, por cima do voo verde das aves itinerantes. Do outro lado da cerca, passou uma rapariga. Bonita! Todas as mulheres eram bonitas. Todo anjo do céu devia de ser mulher.

(Albert Einstein 2017) O trecho acima integra a obra Sagarana, de Guimarães Rosa. Indique, nas alternativas abaixo, o nome do conto que contém o referido trecho.

(A) A hora e vez de Augusto Matraga, que narra a violência como instrumento de redenção, materializada na morte de Joãozinho Bem-Bem e do jagunço protagonista.

(B) Corpo Fechado, história de valentões e de espertos, de violência e de mágica, protagonizado por Manuel Fulô.

(C) São Marcos, que relata a desavença entre o narrador e um feiticeiro que o deixa cego por força de uma bruxaria.

(D) Minha Gente, em que se relata a situação vivida por um moço da cidade que vai passar uma temporada no campo e vive amores desencontrados.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 45
Oficina Irritada

Eu quero compor um soneto duro
como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
seco, abafado, difícil de ler.

Quero que meu soneto, no futuro,
não desperte em ninguém nenhum prazer.
E que, no seu maligno ar imaturo,
ao mesmo tempo saiba ser, não ser.

Esse meu verbo antipático e impuro
há de pungir, há de fazer sofrer,
tendão de Vênus sob o pedicuro.

Ninguém o lembrará: tiro no muro,
cão mijando no caos, enquanto Arcturo,
claro enigma, se deixa surpreender.

(Albert Einstein 2017) O texto ao lado é de Claro Enigma, obra de Carlos Drummond de Andrade. De sua leitura se pode depreender que

(A) é um poema que segue rigorosamente os procedimentos de construção do soneto clássico e tradicional, particularmente quanto à disposição e ao valor das rimas e ao uso da chave de ouro como fecho conclusivo do texto.

(B) é um metapoema e revela que o soneto que o autor deseja fazer é o mesmo que o leitor está lendo, como a evidenciar na prática a junção do querer e do fazer.

(C) utiliza-se de expressões como “tiro no muro” e “cão mijando no caos”, que, além de provocar mau gosto e o estranhamento do leitor, rigorosamente, nada têm a ver com a proposta de elaboração do poema.

(D) faz da repetição anafórica e do paralelismo dos versos, um recurso de composição do poema que o torna enfadonho e antiestético e revela um poeta de produção duvidosa e menor.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

PORTUGUÊS

Violência à saúde
Mauro Gomes Aranha de Lima
Jornal do Cremesp, agosto de 2016

O aumento da violência contra médicos e enfermeiros finalmente passou a ser encarado como questão de Estado. Graças às denúncias do Cremesp [Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo] e do Coren-SP [Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo], a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mantém agora um grupo de trabalho que se debruça na busca de soluções para o problema.

Em recente reunião, o secretário adjunto da SSP-SP, Sérgio Sobrane, comprometeu-se a tomar providências. A Secretaria de Saúde (SES-SP) também participou dos debates que culminaram com proposta do Cremesp e doCoren de um protocolo para orientar profissionais da Saúde a lidar com situações em que o usuário/familiar se mostre agressivo ou ameaçador.

Simultaneamente, a SSP-SP preparará um piloto de intervenção baseado em registros de ameaças ou de truculência na Capital. Se bem sucedido, será multiplicado ao restante do Estado.

São medidas oportunas e as levaremos em frente. Contudo, tal empenho não será o bastante. A violência emerge de raízes profundas: governos negligenciam a saúde dos cidadãos, motivo pelo qual a rede pública padece de graves problemas no acesso ou continuidade da atenção; hospitais sucateados e sob o contingenciamento de leitos e serviços; postos de saúde e Estratégia Saúde da Família com equipes incompletas para a efetivação de metas integrativas biopsicossociais.

O brasileiro é contribuinte assíduo e pontual, arca com uma das mais altas tributações do mundo, e, em demandas por saúde, o que recebe é o caos e a indiferença.

Resignam-se, muitos. Todavia, há os que não suportam a indignidade. Sentem-se humilhados. Reagem, exaltam-se. Eis que chegamos ao extremo. Em pesquisa encomendada pelo Cremesp, em 2015, com amostra de 617 médicos, 64% tomaram conhecimento ou foram vítimas de violência. Ouvimos também os pacientes: 41% dos entrevistados atribuíram a razão das agressões a problemas como demora para serem atendidos, estresse, muitos pacientes para poucos médicos, consultas rápidas e superficiais.

Ser médico é condição e escolha. Escolhemos a compreensão científica do mecanismo humano, revertida em benefício do ser que sofre. Vocação, chamado, desafio, e o apelo da dor em outrem, a nos exigirem fôlego, serenidade e dedicação. Estamos todos, médicos e pacientes, em situação. Há que se cultivar entre nós uma cultura de paz. E um compromisso mútuo de tarefas mínimas.

Aos pacientes, cabe-lhes o cultivo de uma percepção mais refletida de que, em meio à precariedade posta por governos cínicos, o Estado não é o médico. Este é apenas o servidor visível, por detrás do qual está aquele que se omite.

Aos médicos, a compreensão de que os pacientes, além de suas enfermidades, sofrem injustiças e agravos sociais.

A tolerância não é exatamente um dom, uma graça, ou natural pendor. É esforço deliberado, marco estrutural do processo civilizador.

Tarefas e esforços compartilhados: a solução da violência está mais dentro do que fora de nós.
In: Jornal do Cremesp. Órgão Oficial do Conselho Regional
de Medicina do Estado de São Paulo. No 339, agosto 2016. [Adaptado]

QUESTÃO 46
(Albert Einstein 2017) Como texto argumentativo que é, o editorial Violência à Saúde tem como tese

(A) narrar sobre os contribuintes brasileiros como aqueles que não têm o retorno devido em demandas por saúde.

(B) divulgar dados de pesquisa realizada pelo Cremesp sobre a violência.

(C) defender ponto de vista sobre a tolerância a ser compartilhada por médicos e pacientes.

(D) descrever que ser médico é escolher a compreensão científica do mecanismo humano.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 47
(Albert Einstein 2017) No terceiro parágrafo, a proposta da SSP-SP implica

(A) construir proposta interventiva inicial para posterior aperfeiçoamento e adoção em maiores proporções.

(B) promover debate para discutir as providências que podem enfrentar a violência contra profissionais da saúde.

(C) discutir com os profissionais da saúde quais seriam as melhores ações interventivas.

(D) intervir retroativamente com base nos registros de ameaças ou de truculência a que foram submetidos médicos e enfermeiros.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 48
(Albert Einstein 2017) Segundo o texto, as causas que estão na base da violência à saúde

(A) dizem respeito ao descaso quanto ao que implica ser médico, o que está detalhado no sétimo parágrafo.

(B) decorrem dos altos tributos que os brasileiros pagam sem o devido retorno, como está no quinto parágrafo.

(C) extrapolam a relação direta entre pacientes e profissionais da saúde, e algumas delas se encontram no quarto parágrafo.

(D) concentram-se restritivamente à forma como a relação médico-paciente se desenvolve na saúde brasileira.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 49
(Albert Einstein 2017) No oitavo parágrafo, o pronome -lhes

(A) refere-se a profissionais da saúde, pois esse é o tema do texto.

(B) antecipa a informação nova que está no parágrafo subsequente.

(C) retoma informação já apresentada, dando-lhe um valor enfático.

(D) introduz informação nova relacionada ao tema do texto.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 50
(Albert Einstein 2017) Ao longo do texto, estão evidenciados elementos de coesão textual. Assinale a alternativa que apresenta a relação de sentido por eles estabelecida, de acordo com a ordem em que se apresentam.

(A) Concessão, condição, contraste e contradição.

(B) Finalidade, oposição, concessão e explicação.

(C) Concomitância, condição, oposição e explicação.

(D) Finalidade, concomitância, condição e oposição.

GABARITO E RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução
Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução
Prova Albert Einstein 2017.1 com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhquSYFwlMrcKaLFwXKk2NsHAgc-gYgYLuhBsM_9NiATWwuyja5o5bDGaPuwjaDnK4k01sPzjnzEX-PufKKs4INJlE6nBtlEhEy0aXnDWw19QcNW3KXgDBQ9NSUnshX44cYE29Szrz-5io/s1600/Albert+Einstein.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhquSYFwlMrcKaLFwXKk2NsHAgc-gYgYLuhBsM_9NiATWwuyja5o5bDGaPuwjaDnK4k01sPzjnzEX-PufKKs4INJlE6nBtlEhEy0aXnDWw19QcNW3KXgDBQ9NSUnshX44cYE29Szrz-5io/s72-c/Albert+Einstein.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/09/prova-albert-einstein-2017-1-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/09/prova-albert-einstein-2017-1-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo