Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução

Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução 


1º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2015: Certo método de observação da troca de potássio no fluxo sanguíneo utiliza o isótopo do potássio K³² como marcador.

Sabe-se que esse isótopo perde 5,4% de sua intensidade radioativa a cada hora. Se a intensidade radioativa desse isótopo no início da observação é igual a I0, ao final de 10 horas será igual a I0 multiplicado por

(A) 1,054⁻¹⁰.
(B) 1,054¹⁰.
(C) 0,054¹⁰.
(D) 0,946⁻¹⁰.
(E) 0,946¹⁰.


QUESTÃO 02
FAMERP 2015: O gráfico indica a proporção de óbitos por malária no Brasil de 2000 até 2011, devido a duas espécies do parasita Plasmodium.

O gráfico indica a proporção de óbitos por malária no Brasil de 2000 até 2011, devido a duas espécies do parasita Plasmodium

De acordo com o gráfico, no período de 2000 a 2011 houve aumento da proporção de óbitos devidos ao Pv em x pontos percentuais, e redução da proporção de óbitos devidos ao Pf em y pontos percentuais. 

Os valores aproximados de x e y são, respectivamente,

(A) 40 e 20.
(B) 30 e 20.
(C) 40 e 30.
(D) 20 e 40.
(E) 20 e 30.


QUESTÃO 03
FAMERP 2015: Em um estudo controlado de uma nova medicação contra dor, pesquisadores acompanharam um grupo de pessoas submetidas à administração desse medicamento durante alguns dias.

A cada novo dia de tratamento, as pessoas tinham que atribuir um número inteiro, de 1 a 10, para o nível de dor que sentiam (1 significando “dor desprezível” e 10 significando “dor insuportável”).

A tabela indica a média dos resultados da pesquisa nos primeiros dias, já sugerindo uma modelagem matemática para o estudo.

A tabela indica a média dos resultados da pesquisa nos primeiros dias, já sugerindo uma modelagem matemática para o estudo

Supondo que nenhum outro fator intervenha no estudo e utilizando a modelagem matemática sugerida, o menor nível médio de dor do grupo foi dado no

(A) 18.º dia.
(B) 16.º dia.
(C) 15.º dia.
(D) 20.º dia.
(E) 22.º dia.


QUESTÃO 04
FAMERP 2015: Atualmente existem estudos que utilizam geometria fractal na investigação da forma de células cancerígenas.

Um desses estudos parte de uma célula hexagonal regular de lado 1 e sugere o seguinte modelo:

Considere que a célula 1 circunscreva a 2, como mostra a figura a seguir

Considere que a célula 1 circunscreva a 2, como mostra a figura a seguir.

Célula

A diferença entre as áreas das células 1 e 2, nessa ordem, é igual a

famerp


QUESTÃO 05
FAMERP 2015: Uma pesquisa sobre a altura de um grupo de homens apresentou os seguintes dados:

Uma pesquisa sobre a altura de um grupo de homens apresentou os seguintes dados

Sabendo-se, ainda, que 60 homens do grupo têm altura igual ou maior que 1,80 m, o total de homens desse grupo que não tenham mais do que 1,70 m é igual a

(A) 320.
(B) 380.
(C) 360.
(D) 340.
(E) 280.


QUESTÃO 06
FAMERP 2015: Um cilindro circular reto de raio da base 10 cm foi reduzido à forma indicada na figura, sendo que A, B, C, D, E e F são pontos pertencentes à superfície do cilindro original, e F é o centro de uma das bases do cilindro.

Sabe-se, ainda, que o plano que contém os pontos A, B, C e D é perpendicular às bases do cilindro original, e que o plano que contém os pontos B, C e E é paralelo às bases do cilindro original.

Ângulo

Se o ângulo afd é reto e CD = 2 cm, a perda de volume do novo sólido com relação ao cilindro original, em cm³, foi de

(A) 50 (π – 2).
(B) 90 (π – 3).
(C) 25 (π – 2).
(D) 50 (π – 3).
(E) 60 (π – 3).


QUESTÃO 07
FAMERP 2015: Um jogo de seis cartas possui três pares de cartas idênticas. Sabe-se que as seis cartas, juntas, possuem 10 círculos, 6 triângulos e nenhuma outra marcação.

Em certo momento do jogo, três das seis cartas estão viradas para cima, com as figuras visíveis, e três estão viradas para baixo, conforme ilustrado a seguir.

carta, carta e carta

Virando para cima apenas duas das três cartas que estão voltadas para baixo, a probabilidade de que a última carta que restar virada para baixo tenha pelo menos dois círculos é igual a

Opções


QUESTÃO 08
FAMERP 2015: O gráfico indica uma reta r, que intersecta o eixo y no ponto de coordenadas (0, n).


De acordo com os dados disponíveis nesse gráfico, n é igual a

(A) –4,5.
(B) –4.
(C) –5,5.
(D) –3,5.
(E) –5


QUESTÃO 09
FAMERP 2015: Uma seleção de futebol convocou 23 jogadores, sendo 2 para cada uma das 10 posições de linha, e 3 para o gol.

Um dos jogadores de linha convocado pode jogar em duas posições de linha diferentes (a posição para a qual foi convocado e mais uma outra posição), e todos os demais convocados jogam apenas em sua respectiva posição de convocação, incluindo-se os goleiros.

Respeitando-se a posição que cada jogador pode jogar, o total de escalações distintas que essa seleção pode fazer é igual a

(A) 3 · 2¹².
(B) 3² · 29.
(C) 3² · 2¹¹.
(D) 3 · 2¹¹.
(E) 3 · 2¹⁰.


QUESTÃO 10
FAMERP 2015: Uma prova de múltipla escolha com 63 questões atribui 5 pontos a cada questão correta, e anula uma questão correta a cada 5 questões erradas.

Se Alésio fez 165 pontos nessa prova, a diferença entre o total de questões que ele acertou e errou foi igual a

(A) 17.
(B) 15.
(C) 9.
(D) 13.
(E) 12.


QUESTÃO 11
FAMERP 2015: A figura ilustra a organização molecular de uma membrana plasmática. Os números 1, 2 e 3 indicam seus principais componentes.

A figura ilustra a organização molecular de uma membrana plasmática

As moléculas dos gases respiratórios, oxigênio e dióxido de carbono, entram e saem das células pelo processo de

(A) difusão simples, através do componente 1.
(B) difusão facilitada, através do componente 2.
(C) transporte passivo, através do componente 3.
(D) transporte ativo, através do componente 1.
(E) osmose, através do componente 2.


QUESTÃO 12
FAMERP 2015: A análise bioquímica de uma molécula de DNA de um micro-organismo indicou a presença de 35% de nucleotídeos contendo timina.

Nessa mesma molécula, as porcentagens dos nucleotídeos contendo guanina, citosina e adenina são, respectivamente,

(A) 35%, 15% e 35%.
(B) 35%, 15% e 15%.
(C) 15%, 15% e 35%.
(D) 35%, 35% e 15%.
(E) 15%, 35% e 35%.


QUESTÃO 13
FAMERP 2015: A figura esquematiza o processo da espermatogênese humana, que ocorre nos testículos (gônadas masculinas).

A figura esquematiza o processo da espermatogênese humana, que ocorre nos testículos (gônadas masculinas)

Com relação à espermatogênese humana, é correto afirmar que:

(A) após formados, os espermatozoides se multiplicam pelo processo de mitose.

(B) o espermatócito secundário contém em seu núcleo 46 cromossomos duplicados.

(C) os espermatócitos primários e secundários, as espermátides e os espermatozoides são haploides.

(D) a espermatogônia é gerada pelo processo reducional da meiose.

(E) a meiose se inicia nos espermatócitos primários e é finalizada nas espermátides.


QUESTÃO 14
FAMERP 2015: Analise os gráficos relativos ao cultivo de mudas da palmeira carnaúba hospedeira, Copernicia hospita, em dois ambientes diferentes, no estado do Ceará.

Considere que as plantas estão submetidas às mesmas condições de luminosidade e irrigação ideais.

Analise os gráficos relativos ao cultivo de mudas da palmeira carnaúba hospedeira, Copernicia hospita

A análise dos dados permite concluir que as mudas cultivadas

(A) na casa de vegetação apresentam menor taxa fotossintética.

(B) a pleno Sol absorvem mais água do solo.

(C) na casa de vegetação perdem mais água por transpiração foliar.

(D) a pleno Sol fecham seus estômatos em torno do meio-dia.

(E) na casa de vegetação transportam maior quantidade de seiva bruta pelo xilema.


QUESTÃO 15
FAMERP 2015: Animais uricotélicos são aqueles que eliminam maior proporção de ácido úrico durante o processo de excreção.

Uma característica fisiológica dos rins dos animais uricotélicos, do grupo dos vertebrados, é a

(A) síntese de ácido úrico a partir da ureia, ao longo dos néfrons.

(B) síntese de ácido úrico a partir da amônia, ao longo dos néfrons.

(C) diluição do ácido úrico em grande quantidade de água, nos tubos coletores.

(D) reabsorção de grande quantidade de água para o sistema circulatório, na alça néfrica.

(E) não ocorrência da filtração glomerular néfrica.


QUESTÃO 16
FAMERP 2015: Analise o heredograma, no qual os indivíduos afetados por uma característica genética estão indicados pelos símbolos escuros.

Analise o heredograma, no qual os indivíduos afetados por uma característica genética estão indicados pelos símbolos escuros

Considerando que tal característica é condicionada por apenas um par de alelos autossômicos, é correto afirmar que

(A) os indivíduos 2, 3 e 8 apresentam genótipo dominante.

(B) os indivíduos 1, 4, 7, 12 e 13 apresentam genótipo recessivo.

(C) nenhum dos indivíduos do heredograma apresenta genótipo recessivo.

(D) nenhum dos indivíduos do heredograma apresenta genótipo homozigoto dominante.

(E) trata-se de uma característica homozigota e dominante.


QUESTÃO 17
FAMERP 2015: A figura mostra líquens sobre o tronco de uma árvore.

A figura mostra líquens sobre o tronco de uma árvore

A relação ecológica existente entre o líquen e a árvore e a relação entre os micro-organismos componentes dos líquens são classificadas, respectivamente, como

(A) epifitismo e mutualismo.
(B) sociedade e mutualismo.
(C) parasitismo e comensalismo.
(D) comensalismo e cooperação.
(E) mutualismo e epifitismo.


QUESTÃO 18
FAMERP 2015: O estudo científico dos processos evolutivos é fundamentado em análises criteriosas de características observadas em diferentes grupos de seres vivos.

A figura ilustra os ossos constituintes dos membros anteriores de quatro grupos de vertebrados.

A figura ilustra os ossos constituintes dos membros anteriores de quatro grupos de vertebrados

As colorações utilizadas nos desenhos dos ossos representam estruturas

(A) diferenciadas na função, indicando analogia evolutiva.

(B) transformadas fenotipicamente, porém com mesmo genótipo.

(C) com a mesma capacidade locomotora, independentemente do ambiente.

(D) com a mesma função, indicando o parentesco entre os quatro grupos.

(E) com a mesma origem embrionária, indicando homologia evolutiva.


QUESTÃO 19
O Instituto Butantan desenvolveu, em parceria com outros institutos, a produção da vacina contra a dengue. Os vírus vacinais foram obtidos por deleção de segmentos gênicos virais. A vacina tetravalente, composta por vírus geneticamente atenuados, deverá proteger contra os quatro tipos de vírus da dengue.
(www.butantan.gov.br. Adaptado.)

FAMERP 2015: Espera-se que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan

(A) contenha imunoglobulinas para os quatro tipos de vírus da dengue.

(B) estimule os linfócitos a produzir quatro tipos diferentes de anticorpos após aplicação.

(C) impeça a sensibilização do sistema imune humano pelos vírus geneticamente atenuados.

(D) estimule os linfócitos a produzir quatro tipos diferentes de antígenos após aplicação.

(E) atue integrando o DNA dos vírus geneticamente modificados ao DNA dos linfócitos.


QUESTÃO 20
FAMERP 2015: A figura ilustra os componentes florais característicos de uma angiosperma.

A figura ilustra os componentes florais característicos de uma angiosperma

As estruturas onde se desenvolvem os gametófitos masculino e feminino são, respectivamente,

(A) filete e sépala.
(B) ovário e antera.
(C) antera e estigma.
(D) estilete e ovário.
(E) pétala e estilete.


QUESTÃO 21
FAMERP 2015: Com o objetivo de proteger seus produtores da concorrência internacional, muitos países fazem uso de medidas protecionistas. Dentre as ações mais comuns estão as cotas de importação, as restrições sanitárias e fitossanitárias e as leis antidumping.

Todas essas ações podem ser classificadas como

(A) barreiras tarifárias.
(B) barreiras às commodities.
(C) barreiras não tarifárias.
(D) subsídios domésticos.
(E) subsídios às exportações.


QUESTÃO 22
Cálculo do PIB distribuído à população em 2013

Cálculo do PIB distribuído à população em 2013

FAMERP 2015: A partir da leitura do mapa e de conhecimentos acerca da distribuição de riqueza no mundo, é correto afirmar que

(A) os Estados Unidos da América apresentam melhores índices econômicos do que o México, em função de sua ampla extensão territorial.

(B) a concentração da riqueza ocorre nos países desenvolvidos, que apresentam produção intensiva em capital, ciência e tecnologia.

(C) os resultados encontrados na Europa são explicados pelo avançado setor de serviços, superando a histórica fragilidade industrial da região.

(D) as rendas mais elevadas são registradas em países cuja principal atividade está associada à exploração de recursos minerais.

(E) a carência econômica da África justifica-se pelas condições climáticas, que desfavorecem a produção agrícola.


QUESTÃO 23
FAMERP 2015: A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam.

Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na região Norte do país, pode-se afirmar corretamente que constitui uma herança ao local

(A) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.

(B) a mudança no perfil econômico, promovendo altos salários para a construção civil, desvalorização do setor de serviços e recolocação profissional forçada.

(C) o desequilíbrio na pirâmide etária, ocasionando a expulsão das pessoas fora da idade economicamente ativa, redução nas taxas de natalidade e desequilíbrio de gênero.

(D) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.

(E) a consolidação de uma nova centralidade, acarretando a instalação de novas indústrias, empresas multinacionais intensivas em tecnologia e sedes de grupos financeiros.


QUESTÃO 24
Nos últimos vinte anos e de maneira cada vez mais sistemática, a logística vem sendo discutida e disseminada no Brasil, a exemplo do que já vinha ocorrendo em outros países [...]. É nítida a associação entre a logística e a globalização, assim como também é evidente a adoção de sua prática pelas grandes empresas, preocupadas com uma melhor integração funcional das cadeias produtivas.
(Vanderlei Braga e Ricardo Castillo. “Tipologia e topologia de nós
logísticos no território brasileiro”. Boletim Campineiro de Geografia, 2013.)

FAMERP 2015: A partir do atual paradigma produtivo, intensivo em normas, técnicas e informações operacionalizadas pela logística, é correto afirmar que são atributos pertinentes à cadeia produtiva

(A) a migração de trabalhadores e o consumo de produtos restritos ao seu país de origem.

(B) a circulação restrita de mercadorias e a concentração das distintas etapas da produção.

(C) a circulação restrita de informações e a produção industrial geograficamente concentrada.

(D) a integração do mercado consumidor e a desarticulação das distintas etapas de produção.

(E) a circulação ampliada de mercadorias e a produção industrial espacialmente segmentada.


QUESTÃO 25
Zonas climáticas do globo

Zonas climáticas do globo

Os elementos principais do clima – temperatura e umidade – regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, o crescimento dos organismos e, consequentemente, a distinção entre os horizontes pedogenéticos.
(Igo F. Lepsch. Formação e conservação dos solos, 2002. Adaptado.)

FAMERP 2015: Analisando a relação entre o fator climático e a formação e conservação dos solos no globo, é correto afirmar que

(A) a zona de clima árido, encontrada em médias latitudes, possui predomínio de intemperismo químico.

(B) a zona de clima frio, localizada em altas latitudes, não apresenta fenômenos de intemperismo.

(C) a zona de clima tropical e subtropical, localizada em baixas latitudes, possui os solos menos espessos.

(D) a zona de clima temperado, bem distribuída pelas latitudes, apresenta apenas intemperismo físico.

(E) a zona equatorial úmida, encontrada em baixas latitudes, contém os solos mais espessos.


QUESTÃO 26
FAMERP 2015: Os agentes externos do relevo promovem o trabalho escultural da paisagem, com o desgaste ou a construção de novas feições.

Da ação das águas dos rios e do mar resultam, respectivamente,

(A) os deltas e as falésias.
(B) os fiordes e os estuários.
(C) as restingas e as torrentes.
(D) as enxurradas e as dunas.
(E) os cânions e as morainas.


QUESTÃO 27

É correto afirmar que a charge denuncia

FAMERP 2015: É correto afirmar que a charge denuncia

(A) a distância dos atores da relação sociedade e natureza, indicada pela presença do automóvel e do verde nos extremos da folha vegetal.

(B) a recorrente prática industrial de imitação da natureza, neste caso com um automóvel semelhante a um inseto.

(C) o avanço da natureza sobre o ambiente urbano, resultado de políticas de educação por melhoras na qualidade de vida.

(D) a degradação ambiental promovida pelas indústrias poluidoras, satirizando a presença da fauna através de um automóvel pintado de inseto.

(E) a migração espontânea da fauna de ambiente urbano, expressa pela saída do automóvel em busca de novos espaços.


QUESTÃO 28
Definido como um processo de degradação ambiental causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas suscetíveis, os serviços ambientais e a conservação da biodiversidade. 
Esse processo pode ser causado pelo homem ou pela própria natureza e agravado pelas questões climáticas.
(www.mma.gov.br. Adaptado.)

FAMERP 2015: O fenômeno caracterizado pelo excerto é o processo de

(A) lixiviação.
(B) desertificação.
(C) voçorocamento.
(D) inversão térmica.
(E) compactação do solo.


QUESTÃO 29
FAMERP 2015: Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como

(A) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.

(B) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.

(C) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.

(D) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial, que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.

(E) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.


QUESTÃO 30
FAMERP 2015: Os mapas temáticos são representações gráficas sobre fenômenos sociais ou naturais específicos.

Com linguagem mediada por símbolos, atendem aspectos, entre outros, qualitativos, quantitativos e de ordenação, representados, respectivamente, por:



QUESTÃO 31
Lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 120 litros de água.
(http://site.sabesp.com.br)

FAMERP 2015: Na situação descrita, o volume aproximado de água que flui pela torneira por unidade de tempo, em unidades pertencentes ao Sistema Internacional de Unidades (SI), é

(A) 8,00 x 10⁻³ m³/s.
(B) 1,33 x 10⁻² m³/min.
(C) 8,00 x 10 cm³/s.
(D) 1,33 x 10⁻⁴ m³/s.
(E) 1,33 x 10² cm³/min.


QUESTÃO 32
FAMERP 2015: Um candidato sai de sua residência para prestar vestibular pretendendo percorrer a distância total até o local da prova em uma hora, conduzindo seu automóvel com velocidade média de 60 km/h. Após percorrer os primeiros 10 km do percurso em 10 minutos, percebe que esqueceu o documento de identificação e retorna para apanhá-lo. Sua mãe o espera no portão com o documento.

Desprezando-se o tempo para receber o documento e manobrar o carro, para que esse candidato consiga chegar ao local da prova no horário previsto anteriormente, ele deverá desenvolver no percurso de retorno à sua casa e ida até o local da prova uma velocidade média, em km/h, igual a

(A) 78.
(B) 84.
(C) 90.
(D) 98.
(E) 72.


QUESTÃO 33
FAMERP 2015: Uma bola de tênis, de massa 60 g, se chocou com uma parede vertical. O gráfico representa a força, em função do tempo, exercida pela parede sobre a bola, no qual FM é o valor médio da força no intervalo de tempo entre 0 s e 0,02 s.

O gráfico representa a força, em função do tempo


Sabendo que a velocidade da bola, imediatamente antes da colisão, era perpendicular à superfície da parede com valor 20 m/s e que, após a colisão, continua perpendicular à parede, é correto afirmar que a velocidade da bola, em m/s, imediatamente após a colisão foi

(A) 24.
(B) 20.
(C) 18.
(D) 38.
(E) 15.


QUESTÃO 34
FAMERP 2015: Atualmente, a Lua afasta-se da Terra a uma razão média aproximada de 4 cm/ano. Considerando as Leis de Kepler, é correto concluir que o período de

(A) rotação da Lua não se altera.
(B) rotação da Lua está diminuindo.
(C) translação da Lua ao redor da Terra não se altera.
(D) translação da Lua ao redor da Terra está aumentando.
(E) translação da Lua ao redor da Terra está diminuindo.


QUESTÃO 35
FAMERP 2015: O conceito de energia é de fundamental importância na física do corpo humano. Todas as suas atividades, incluindo o pensamento, envolvem trocas de energia. Mesmo em repouso, o corpo humano continua gastando energia, com uma potência da ordem de 10² W, na manutenção do funcionamento de seus órgãos, tecidos e células. Cerca de 25% dessa energia é usada pelo esqueleto e pelo coração, 20% pelo cérebro, 10% pelos rins e 27% pelo fígado e pelo baço.
(Emico Okuno et al. Física para ciências biológicas e biomédicas. Adaptado.)

De acordo com os dados do texto, durante o repouso, a quantidade de energia, em joules, utilizada pelo cérebro em um período de 8,0 horas é, aproximadamente,

(A) 5,76 x 10⁵.
(B) 5,76 x 10³.
(C) 2,88 x 10⁶.
(D) 9,60 x 10⁵.
(E) 2,88 x 10⁴.


QUESTÃO 36
FAMERP 2015: À temperatura de 20 ºC, uma arruela (disco metálico com um orifício central) tem raio externo R e raio interno r.

À temperatura de 20 ºC, uma arruela (disco metálico com um orifício central) tem raio externo R e raio interno r

Elevando-se igualmente a temperatura de todas as partes da arruela de um valor ∆θ, o raio externo dilata-se de um valor ∆R e o raio interno dilata-se de

(A) (R – r) · ∆R
(B) (R + r) · ∆R
rr
(D) ∆R
rf


QUESTÃO 37
FAMERP 2015: A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado, emite ondas sonoras com frequência correspondente a determinada nota musical.

A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado

Quando se aproxima um diapasão vibrando das cordas de um instrumento afinado, a corda correspondente à nota emitida pelo diapasão passa a vibrar com a mesma frequência.

Esse fato é explicado pelo fenômeno de

(A) ressonância.
(B) difração.
(C) interferência.
(D) dispersão.
(E) reverberação.


QUESTÃO 38
FAMERP 2015: A tabela mostra os índices de refração absolutos de diversos líquidos e tipos de vidro para a luz amarela do sódio.

Tabela

Considere que um raio de luz amarela propaga-se inicialmente em um dos líquidos indicados na tabela e passa a se propagar em um dos vidros também indicados na tabela.

Líquido Vidro

O maior ângulo de refração que o raio de luz forma com a normal ao penetrar no vidro, após nele incidir com um dado ângulo θ, tal que 0° < θ < 90°, ocorre quando os meios são

(A) glicerina e vidro flint leve.
(B) água e vidro crown.
(C) água e vidro flint denso.
(D) etanol e vidro flint médio.
(E) benzeno e vidro crown.


QUESTÃO 39
FAMERP 2015: A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no qual os elétrons são emitidos pelo cátodo e lançados no sentido da tela pelos eletrodos aceleradores.

A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos

Suponha que um elétron, cuja massa e módulo da carga elétrica valem, respectivamente, 9,1 x 10⁻³¹ kg e 1,6 x 10–19 C, penetre entre os eletrodos aceleradores com velocidade desprezível e saia com velocidade de 4,0 x 10⁷ m/s.

Nessa situação, é correto afirmar que a diferença de potencial, em volts, entre os eletrodos aceleradores é, em valor absoluto, próxima de

(A) 5,7 x 10¹².
(B) 6,4 x 10⁸.
(C) 1,5 x 10².
(D) 1,8 x 10¹¹.
(E) 4,6 x 10³.


QUESTÃO 40
FAMERP 2015: A figura mostra um solenoide colocado sobre uma superfície horizontal, ligado a uma bateria, e visto de cima para baixo.


O campo magnético gerado por esse solenoide será semelhante ao de um ímã em forma de barra, também sobre uma superfície horizontal e visto de cima para baixo, corretamente representado por

FAMERP 2015


QUESTÃO 41
FAMERP 2015: Na Antiguidade ocidental clássica, os escravizados eram, na maioria dos casos,

(A) estrangeiros, camponeses e hereges.

(B) indígenas, nobres decadentes e cristãos.

(C) cristãos, hereges e endividados.

(D) prisioneiros de guerra, endividados e estrangeiros.

(E) nobres decadentes, indígenas e prisioneiros de guerra.


QUESTÃO 42
FAMERP 2015: A expressão e a noção de “Idade Média” surge no século XIV, com Petrarca e os humanistas italianos. Falam eles de um medium tempus (idade do meio) [...]. Mas em relação a quê? Em relação à Antiguidade, por um lado. Em relação ao futuro, por outro lado. Os humanistas julgavam que estavam saindo de um período sem nome, de um intermédio.
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)

A partir do texto, podemos afirmar que, para aqueles humanistas italianos, a expressão "Idade Média"

(A) tem conotação pejorativa, pois sugere que se trata de um período vivido entre duas épocas superiores.

(B) manifesta a preocupação com o declínio econômico medieval, provocado pela suspensão, por dez séculos, das práticas comerciais.

(C) revela a satisfação diante da presença, por dez séculos, de grandes realizações culturais.

(D) demonstra o caráter renovador do período, que representaria a superação dos problemas oriundos da Antiguidade.

(E) tem conotação religiosa, pois sugere o caráter provisório da presença humana na Terra.


QUESTÃO 43
FAMERP 2015: Entre as principais características do mercantilismo, podemos citar

(A) o esforço de manter a balança comercial favorável, a crítica ao colonialismo e a defesa do livre comércio.

(B) a defesa do livre comércio, o metalismo e o protecionismo.

(C) o metalismo, o protecionismo e o esforço de manter a balança comercial favorável.

(D) a crítica ao colonialismo, a defesa do livre comércio e o metalismo.

(E) o protecionismo, o esforço de manter a balança comercial favorável e a crítica ao colonialismo.


Leia o texto para responder às questões 44 e 45.

É o comércio que os interessa [aos europeus que vêm para a América, a partir do século XV], e daí o relativo desprezo por este território primitivo e vazio que é a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis. [...]

Os problemas de novo sistema de colonização, envolvendo a ocupação de territórios quase desertos e primitivos, terão feição variada, dependendo em cada caso das circunstâncias particulares com que se apresentam. A primeira delas será a natureza dos gêneros aproveitáveis que cada um daqueles territórios proporcionará.
(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987.)

QUESTÃO 44
FAMERP 2015: É possível afirmar que a chegada dos europeus à América, a partir do século XV, deve ser analisada à luz

(A) das preocupações econômicas europeias e da reorganização das rotas marítimas, que provocou uma ampliação significativa dos empreendimentos mercantis.

(B) dos esforços europeus para imediato povoamento e ocupação dos novos territórios, a fim de permitir o início dos intercâmbios mercantis.

(C) das dificuldades demográficas que a Europa atravessava, com a redução abrupta da população e o aumento da oferta de trabalho.

(D) dos problemas sociais e políticos que as coroas europeias enfrentavam, devido ao crescimento do movimento operário e ao agravamento das disputas dinásticas.

(E) da abundância de especiarias e alimentos na Europa, que obrigava os países a se aventurarem em busca de novos mercados consumidores.


QUESTÃO 45
FAMERP 2015: A afirmação de que as primeiras preocupações de explorar bens da colônia variaram de acordo com “a natureza dos gêneros aproveitáveis que cada um daqueles territórios proporcionará” pode ser exemplificada, no caso do Brasil,

(A) pela agricultura exportadora, estabelecida no Sudeste.

(B) pelo extrativismo vegetal, nas regiões costeiras da colônia.

(C) pela agricultura de subsistência, estabelecida em todo o litoral.

(D) pela utilização imediata de mão de obra escrava, vinda da África.

(E) pelo extrativismo mineral, nas áreas centrais da colônia.


QUESTÃO 46
FAMERP 2015: A futura organização social deve ser feita somente de baixo para cima, pela livre associação ou federação dos trabalhadores, nas associações primeiramente, depois nas comunas, nas regiões, nas nações e, finalmente, em uma grande federação internacional e universal. É somente então que se realizará a verdadeira e vivificadora ordem da liberdade e da felicidade geral, a qual, longe de renegar, afirma o contrário e concilia os interesses dos indivíduos e da sociedade.
(Mikhail Bakunin. Textos escolhidos, 1980.)

O texto pode ser associado às ideias

(A) comunistas, que propõem a ditadura do proletariado como caminho para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

(B) liberais, que criticam as interferências do Estado na economia e defendem a importância das ações individuais.

(C) socialistas, que identificam a união dos trabalhadores como forma possível de confrontar e derrubar o sistema capitalista.

(D) fascistas, que insistem na prioridade da vontade coletiva e dos interesses nacionais.

(E) anarquistas, que contestam as diversas expressões da autoridade e defendem a supressão dos Estados.


QUESTÃO 47
FAMERP 2015: Entre os esforços de estímulo à imigração para o Brasil, empreendidos durante o Segundo Reinado, podemos citar

(A) o apoio do imperador à introdução da mão de obra assalariada nas lavouras de cana, nos anos 1840 e 1850, e a campanha abolicionista, nos anos 1870 e 1880.

(B) a experiência com o sistema de parceria, nas décadas de 1840 e 1850, e as propagandas do governo brasileiro na Europa, nas décadas de 1870 e 1880.

(C) o reconhecimento da importância da mão de obra especializada para a nascente indústria brasileira e a súbita elevação, na década de 1880, do preço dos escravos.

(D) o fim do tráfico de escravos, na década de 1850, e o declínio da produção de café e de açúcar, entre as décadas de 1870 e 1880.

(E) a tolerância à diversidade religiosa dos imigrantes e a proibição, nos anos 1850, do emprego de mão de obra escrava nas lavouras de café do Oeste paulista.


QUESTÃO 48
FAMERP 2015: O cangaço, a Coluna Prestes e a ação de Padre Cícero Romão Batista desenvolveram-se no interior do Brasil, ao longo dos anos 1920 ou 1930. É correto dizer que os três movimentos

(A) foram duramente reprimidos pelo exército nacional, embora todos contassem com a participação direta de militares em sua direção.

(B) contaram com forte e contínuo apoio popular e estabeleceram alianças e apoios políticos recíprocos.

(C) expressaram a insatisfação popular com a Primeira República e defendiam o retorno à monarquia.

(D) evidenciam contradições e impasses sociais da Primeira República, embora tivessem objetivos e práticas diferentes.

(E) defendiam a instalação imediata de um governo popular e socialista, embora recorressem a estratégias de luta distintas.


QUESTÃO 49
FAMERP 2015: É possível afirmar que a Alemanha nazista desenvolveu, simultaneamente, duas guerras que, na sua perspectiva, eram complementares:

(A) a guerra social, que afirmava a supremacia do proletariado sobre a burguesia, e a guerra política, de rejeição dos valores democráticos.

(B) a guerra ideológica, de afirmação dos valores do comunismo, e a guerra religiosa, de contestação ao judaísmo e ao islamismo.

(C) a guerra industrial, que buscava ultrapassar a produção fabril britânica, e a guerra comercial, na luta pelo controle do mercado consumidor norte-americano.

(D) a guerra diplomática, desenvolvida dentro da Liga das Nações, e a guerra colonial, contra as possessões francesas e britânicas no norte da África.

(E) a guerra de expansão territorial, levada adiante por seu aparato militar, e a guerra étnica, de perseguição sistemática a judeus, ciganos e negros.


QUESTÃO 50

A caricatura apresenta o presidente João Goulart
(Biganti (O Estado de S.Paulo, 08.03.1964) apud Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)

FAMERP 2015: A caricatura apresenta o presidente João Goulart,

(A) mostrando sua liderança incontestável e a amplitude de seus projetos políticos.

(B) revelando sua atenção aos problemas militares do país e sua desconsideração das questões sociais.

(C) mostrando-o como oportunista e carente de propostas políticas definidas.

(D) indicando sua capacidade de falar a todos os públicos, sem jamais revelar suas posições pessoais.

(E) expondo sua capacidade de decisão e seu posicionamento político claro.


QUESTÃO 51
FAMERP 2015: Açaí, castanha-de-caju, castanha-do-brasil e cupuaçu são produtos nativos da América do Sul, cada vez mais exportados para Europa.

A tabela apresenta um dos constituintes minerais de cada um desses produtos.

A tabela apresenta um dos constituintes minerais de cada um desses produtos

Dentre os elementos químicos indicados na tabela, aquele que apresenta a 1.ª energia de ionização mais elevada e o que apresenta maior raio atômico são, respectivamente, os que constituem

(A) o açaí e a castanha-do-brasil.
(B) a castanha-de-caju e o açaí.
(C) a castanha-de-caju e o cupuaçu.
(D) a castanha-do-brasil e o açaí.
(E) o cupuaçu e a castanha-do-brasil.


QUESTÃO 52
FAMERP 2015: O gás carbônico é um dos produtos da reação de bicarbonato de sódio com solução de ácido clorídrico. Por sua ação antiácida, o bicarbonato de sódio está presente na formulação de alguns medicamentos para alívio de acidez estomacal. A reação descrita é representada na equação:

NaHCO3 (s) + HCl (aq) → NaCl (aq) + CO2 (g) + H2O (l)

Considerando R = 0,08 atm∙L∙K⁻¹ ∙mol⁻¹, o volume de gás carbônico, em mL, que pode ser coletado a 300 K e 1,5 atm a partir de 0,01 mol de bicarbonato de sódio é

(A) 160.
(B) 1600.
(C) 80.
(D) 50.
(E) 800.


QUESTÃO 53
FAMERP 2015: O problema de escassez de água em São Paulo é um tema polêmico em discussão que envolve governo e especialistas.

O “volume morto”, que passou a ser utilizado em maio de 2014, é um reservatório com 400 milhões de metros cúbicos de água situado abaixo das comportas das represas do Sistema Cantareira.

O problema de escassez de água em São Paulo

Considere um reservatório hipotético com água de densidade 1 g/mL e volume igual ao do “volume morto” do Sistema Cantareira.

Se a água desse reservatório encontra-se contaminada com 20 ppm de chumbo, a massa total deste metal na água do reservatório hipotético é

(A) 2000 kg.
(B) 8000 kg.
(C) 4000 kg.
(D) 8000 t.
(E) 2000 t.


Considere a tabela para responder às questões de números 54 e 55.

Considere a tabela para responder às questões de números 54 e 55

QUESTÃO 54
FAMERP 2015: Uma das substâncias da tabela é muito utilizada como meio de contraste em exames radiológicos, pois funciona como um marcador tecidual que permite verificar a integridade da mucosa de todo o trato gastrointestinal, delineando cada segmento.

Uma característica necessária ao meio de contraste é que seja o mais insolúvel possível, para evitar que seja absorvido pelos tecidos, tornando-o um marcador seguro, que não será metabolizado no organismo e, portanto, excretado na sua forma intacta.
(http://qnint.sbq.org.br. Adaptado.)

Dentre as substâncias da tabela, aquela que atende às características necessárias para o uso seguro como meio de contraste em exames radiológicos é a substância

(A) IV.
(B) III.
(C) II.
(D) V.
(E) I.


QUESTÃO 55
FAMERP 2015: Uma solução saturada de carbonato de cálcio tem concentração de íons cálcio, em mol/L, próximo a

(A) 2,5 x 10⁻⁸.
(B) 2,5 x 10⁻⁹.
(C) 7,0 x 10⁻⁴.
(D) 9,8 x 10⁻⁹.
(E) 7,0 x 10⁻⁵.


QUESTÃO 56
FAMERP 2015: Para realização de certa atividade experimental, os alunos de uma turma foram organizados em cinco grupos.

Cada grupo recebeu uma amostra de um metal que deveria ser identificado e, por isso, os grupos deveriam calcular sua densidade a partir dos valores de massa, determinados em uma balança, e de volume, determinados por meio do deslocamento do volume de água contida em uma proveta.

As cinco amostras recebidas pelos grupos apresentavam-se com as superfícies polidas e suas características são indicadas na tabela.

Tabela Famerp 2015

Após constatar que os grupos identificaram corretamente os metais, o professor fez as seguintes observações:

•  O metal do grupo 1 tinha coloração avermelhada.

•  O metal do grupo 2 tinha menor densidade dentre os metais do experimento.

•  O metal do grupo 3 tinha massa = 39,5 g e a proveta utilizada por esse grupo tinha volume de 25 mL com água e de 30 mL com água mais amostra.

•  O metal do grupo 4 tinha maior densidade que o do grupo 5.

A amostra recebida pelo grupo 5 foi a do metal

(A) cobre.
(B) zinco.
(C) chumbo.
(D) ferro.
(E) alumínio.


QUESTÃO 57
FAMERP 2015: Analise o esquema, que representa o processo de fotossíntese.

Analise o esquema, que representa o processo de fotossíntese

É correto afirmar que a fotossíntese é uma reação

(A) endotérmica, que produz 2 mol de moléculas de oxigênio para cada mol de moléculas de gás carbônico consumido.

(B) endotérmica, que produz 6 mol de moléculas de oxigênio para cada mol de moléculas de gás carbônico consumido.

(C) endotérmica, que produz 1 mol de moléculas de oxigênio para cada mol de moléculas de gás carbônico consumido.

(D) exotérmica, que produz 1 mol de moléculas de oxigênio para cada mol de moléculas de gás carbônico consumido.

(E) exotérmica, que produz 2 mol de moléculas de oxigênio para cada mol de moléculas de gás carbônico consumido.


QUESTÃO 58
FAMERP 2015: A figura representa o esquema de uma pilha formada com placas de níquel e zinco mergulhadas em soluções contendo seus respectivos íons.

Famerp 2015

O catodo e a diferença de potencial da pilha são, respectivamente,

(A) a placa de níquel e +0,53 V.

(B) a placa de níquel e –0,53 V.

(C) a placa de zinco e –0,53 V.

(D) a placa de zinco e +0,53 V.

(E) a placa de níquel e –0,99 V.


QUESTÃO 59
FAMERP 2015: O que tem futebol a ver com química? Tudo, se o assunto for a bola. Com 12 pentágonos e 20 hexágonos, ela tem a mesma estrutura de uma forma elementar do carbono, chamada de fulereno, cuja descoberta valeu o Nobel de Química de 1996.

Na natureza, a molécula é encontrada no espaço interestelar e, em pequenas concentrações, na fumaça do cigarro. Em laboratório, pode ser obtida pela irradiação de uma superfície de grafite com laser. Um fulereno, representado quimicamente como C60, tem 60 átomos de carbono, assim como a bola tem 60 vértices.
(www.jornaldaciencia.org.br. Adaptado.)

Bola

No texto são citados dois ___________ do elemento carbono. No C60, cada átomo de carbono faz ___________ ligações sigma.

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por

(A) isótopos ─ 3.
(B) isóbaros ─ 4.
(C) isótopos ─ 4.
(D) alótropos ─ 4.
(E) alótropos ─ 3.


QUESTÃO 60
FAMERP 2015: A tabela apresenta as reações de polimerização para obtenção de três importantes polímeros, seus principais usos e seus símbolos de reciclagem.

sacolas plásticas e garrafas plásticas

Os polímeros mencionados referem-se aos polímeros poliestireno, polietileno e polipropileno, não necessariamente na ordem da tabela.

Os polímeros polietileno e polipropileno apresentam, respectivamente, os símbolos de reciclagem

(A) 4 e 6.
(B) 4 e 5.
(C) 5 e 4.
(D) 5 e 6.
(E) 6 e 5.


Leia o poema de Fernando Pessoa para responder às questões de números 61 a 63.

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
(Obra poética, 1984.)

QUESTÃO 61
FAMERP 2015: Deduz-se, da leitura da primeira estrofe, que “o poeta” a que se refere o poema

(A) livra-se por completo de sua dor ao compor o poema.

(B) sente dor, mas, ainda assim, não se exime de compor o poema.

(C) sente dores falsas, que o motivam a compor um poema.

(D) transforma sua dor sentida em outra, simulada, diferente da original.

(E) expressa sem artifícios sua dor, o que fica caracterizado na palavra “deveras”.


QUESTÃO 62
FAMERP 2015: Para a correta compreensão da terceira estrofe, deve-se entender que o sujeito de “Gira” é

(A) “roda”.
(B) o poeta.
(C) “Esse comboio de corda”.
(D) “a razão”.
(E) o leitor.


QUESTÃO 63
FAMERP 2015: Se for considerada a temática predominante nas obras de Fernando Pessoa (ele-mesmo, ortônimo) e nas obras de seus heterônimos mais conhecidos, é correto afirmar que o poema “Autopsicografia” pode ser atribuído a

(A) Bernardo Soares.
(B) Alberto Caeiro.
(C) Fernando Pessoa, ele-mesmo, ortônimo.
(D) Ricardo Reis.
(E) Álvaro de Campos.


Leia o texto de Machado de Assis para responder às questões de números 64 a 66.

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

– Continue, disse eu acordando.
− Já acabei, murmurou ele.
− São muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando- -me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei.

[...]

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.
(Dom Casmurro, 2008.)

QUESTÃO 64
FAMERP 2015: O narrador de Dom Casmurro, em procedimento típico de Machado de Assis, dirige-se diretamente ao leitor para conversar. No texto, um elemento que torna evidente tal procedimento é

(A) a explicação que o narrador dá sobre a ironia do pronome “Dom” em seu apelido.

(B) o emprego da segunda pessoa do singular, em “Não consultes dicionários”.

(C) o uso dos pronomes possessivos, em “sendo o título seu” e “a obra é sua”.

(D) a informalidade com que o narrador expressa suas escolhas, como em “vai este mesmo”.

(E) o emprego de travessões, para marcar as trocas de turnos nos diálogos.


QUESTÃO 65
“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.”

FAMERP 2015: Com essa frase, o narrador expressa uma dúvida. Nas alternativas, a frase gramaticalmente correta, que mantém em linhas gerais o significado original, é:

(A) Tenho a impressão que os versos não seriam inteiramente maus.

(B) Tenho a impressão de que os versos não podiam ser inteiramente maus.

(C) Tenho a impressão que os versos não eram inteiramente maus.

(D) Tenho a impressão de que os versos não eram inteiramente maus.

(E) Tenho a impressão que os versos não são inteiramente maus.


QUESTÃO 66
“um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.”

Nessa frase, são associados dois substantivos semanticamente díspares: “vista” e “chapéu”. A quebra de paralelismo semântico provoca um curioso efeito de estilo.

FAMERP 2015: Entre as frases, retiradas de outro romance de Machado de Assis, a que produz efeito de estilo semelhante é:

(A) “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim.”

(B) “Já o leitor compreendeu que era a Razão que voltava à casa, e convidava a Sandice a sair.”

(C) “Um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade.”

(D) “A minha ideia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se ideia fixa.”

(E) “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.”


Leia o texto de Oswaldo Porchat Pereira para responder às questões de números 67 a 69.

A experiência do cotidiano nos brinda sempre com anomalias, incongruências, contradições. E, quando tentamos explicá-las, explicações à primeira vista razoáveis acabam por revelar-se insatisfatórias após exame mais acurado. A natureza das coisas e dos eventos não nos parece facilmente inteligível. As opiniões e os pontos de vista dos homens são dificilmente conciliáveis ou, mesmo, uns com os outros inconsistentes. Consensos porventura emergentes se mostram provisórios e precários. Quem sente a necessidade de pensar com um espírito mais crítico e tenta melhor compreender, essa diversidade toda o desnorteia.

Talvez a maioria dos homens conviva bem com esse espetáculo da anomalia mundana. Uns poucos não o conseguem e essa experiência muito os perturba. Alguns destes se fazem filósofos e buscam na filosofia o fim dessa perturbação e a tranquilidade de espírito. Uma tranquilidade de espírito que esperam obter, por exemplo, graças à posse da verdade.

A filosofia lhes promete explicar o mundo, dar conta da experiência cotidiana, dissipar as contradições, afastar as névoas da incompreensão. Revelando o ser, que o aparecer oculta; ou, se isso não for possível, desvendando os mistérios do conhecimento e deste delineando a natureza e os precisos limites; ou, pelo menos, esclarecendo a natureza e a função de nossa humana linguagem, na qual dizemos o mundo e formulamos os problemas da filosofia. A filosofia distingue e propõe-se ensinar-nos a distinguir entre verdade e falsidade, conhecimento e crença, ser e aparência, sujeito e objeto, representação e representado, além de muitas outras distinções.

Mas a filosofia não nos dá o que nos prometera e buscáramos nela. Muito pelo contrário, o que ela nos descobre é uma extraordinária diversidade de posições e pontos de vista, totalmente incompatíveis uns com os outros e nunca conciliáveis. A discordância que divide o comum dos homens, nós a encontramos de novo nas filosofias, mas potencializada agora como ao infinito, de mil modos sofisticada num discurso arguto. Sobre coisa nenhuma se põem os filósofos de acordo, nem mesmo sobre o objeto, a natureza ou o método do próprio empreendimento de filosofar.
(Rumo ao ceticismo, 2006. Adaptado.)

QUESTÃO 67
FAMERP 2015: Segundo o autor do texto,

(A) o exame mais detido das incongruências da experiência do cotidiano serve para confirmar as explicações apressadas.

(B) as explicações sobre os fenômenos complexos revelam-se com frequência, ao fim de algum tempo, precárias.

(C) apenas o aprofundamento das investigações sobre as anomalias do cotidiano produz consensos permanentes.

(D) a natureza é simples quando comparada às explicações que a filosofia pode dar sobre ela.

(E) os homens que se deparam com anomalias no cotidiano comumente recorrem à filosofia.


QUESTÃO 68
FAMERP 2015: Com base na leitura do texto, é correto afirmar que a filosofia

(A) revela inúmeras divergências de opiniões, cuja harmonização é impossível.

(B) concilia os pontos de vista e as posições diferentes, aparentemente incompatíveis.

(C) suprime as diferenças das opiniões, usuais na vida cotidiana.

(D) dilui as divergências da vida cotidiana em explicações superficiais.

(E) assegura a convergência entre os diferentes pontos de vista.


QUESTÃO 69
“Sobre coisa nenhuma se põem os filósofos de acordo”

FAMERP 2015: A expressão destacada na frase tem a mesma função sintática do termo destacado em:

(A) “A natureza das coisas e dos eventos não nos parece facilmente inteligível.”

(B) “Consensos porventura emergentes se mostram provisórios e precários.”

(C) “essa experiência muito os perturba.”

(D) “essa diversidade toda o desnorteia.”

(E) “Mas a filosofia não nos o que nos prometera”


QUESTÃO 70
Considere a tirinha de Laerte.

Considere a tirinha de Laerte

FAMERP 2015: Na tirinha, pode-se observar uma sequência de imagens, de um homem sobre uma corda-bamba, e uma sequência de frases. A interação entre imagens e frases

(A) faz com que um significado – a “dificuldade” de andar sobre uma corda – migre para a sequência escrita, induzindo a que se conclua que é difícil não julgar ninguém.

(B) perde importância no último quadro, pois a queda do personagem, expressa em imagens, interrompe seus pensamentos.

(C) é interrompida entre o terceiro e o quarto quadros, quando o personagem para deliberadamente de andar e de pensar no que até então pensava.

(D) produz um efeito cômico, na medida em que a queda da corda faz rir e apaga o raciocínio que até então vinha se desenvolvendo em palavras.

(E) cria uma terceira narrativa, alegórica, que sintetiza as imagens e as palavras, segundo a qual as pessoas não terminam algumas de suas tarefas porque não conseguem silenciar a mente.


Leia os textos 1 e 2 para responder às questões de números 71 a 80.

Texto 1

Call to halve target for added sugar

People need to more than halve their intake of added sugar to tackle the obesity crisis, according to scientific advice for the government in England.

A report by the Scientific Advisory Committee on Nutrition (SACN) says sugar added to food or naturally present in fruit juice and honey should account for 5% of energy intake.

Many fail to meet the old 10% target. The sugar industry said “demonizing one ingredient” would not “solve the obesity epidemic”.

The body reviewed 600 scientific studies on the evidence of carbohydrates – including sugar – on health to develop the new recommendations. One 330ml can of soft drink would take a typical adult up to the proposed 5% daily allowance, without factoring in sugar from any other source.

Prof Ian MacDonald, chairman of the SACN working group on carbohydrates, said: “The evidence that we have analyzed shows quite clearly that high free sugars intake in adults is associated with increased energy intake and obesity. There is also an association between sugar-sweetened beverages and type-2 diabetes. In children there is clear demonstration that sugar-sweetened beverages are associated with obesity. By reducing it to 5% you would reduce the risk of all of those things, the challenge will be to get there.”

The target of 5% of energy intake from free sugars amounts to 25g for women (five to six teaspoons) and 35g (seven to eight teaspoons) for men, based on the average diet.

Public Health Minister for England, Jane Ellison, said: “We know eating too much sugar can have a significant impact on health, and this advice confirms that. We want to help people make healthier choices and get the nation into healthy habits for life. This report will inform the important debate taking place about sugar.”
(www.bbc.com. Adaptado.)

Texto 2

Eating more fruits and veggies won’t make you lose weight

We’re often told to eat more fruits and vegetables, but the chances that you’ll lose weight just by eating more of these foods are slim. New research suggests increased fruit and vegetable intake is only effective for weight loss if you make an effort to reduce your calorie intake overall.

In other words, you need to exercise or consume fewer calories to shed those pounds.

Don’t let that stop you from including more fruits and veggies in your diet, though. Even if they don’t directly help you lose weight, these foods still provide a number of health benefits.
(http://thechart.blogs.cnn.com. Adaptado.)

QUESTÃO 71
FAMERP 2015: Os dois textos apresentam um tema em comum, que é

(A) a quantidade reduzida de açúcar em frutas e vegetais.

(B) o sobrepeso precoce como causa da diabetes tipo 2.

(C) a relação entre sobrepeso e hábitos alimentares.

(D) o sobrepeso causado por uma série de fatores.

(E) a perda de peso como consequência de atividades físicas frequentes.


QUESTÃO 72
FAMERP 2015: De acordo com o texto 1, a indústria açucareira

(A) admite que o alto consumo de açúcar pode levar a diabetes tipo 2.

(B) corrobora, em parte, o estudo elaborado pelo SACN.

(C) assume o papel negativo atribuído ao açúcar no problema da obesidade.

(D) rebate as afirmações que o estudo do SACN faz sobre os refrigerantes.

(E) opõe-se ao papel de destaque dado ao açúcar no relatório do SACN.


QUESTÃO 73
FAMERP 2015: De acordo com o texto 2, a ingestão de frutas e vegetais

(A) reduz a necessidade de atividades físicas para a perda de peso.

(B) deve sempre ser incluída na alimentação saudável.

(C) aumenta bastante as chances da redução de peso em uma dieta.

(D) colabora para um consumo reduzido de calorias.

(E) é fundamental para o combate à obesidade.


QUESTÃO 74
FAMERP 2015: As informações apresentadas permitem afirmar que

(A) frutas e vegetais possuem quantidades bastante reduzidas de carboidratos.

(B) o açúcar é um dos tipos de carboidratos consumidos pelos seres humanos.

(C) o consumo de refrigerantes por crianças é a causa da diabetes em adultos.

(D) a meta recomendada de consumo de energia, em peso absoluto, é a mesma para homens e mulheres.

(E) as frutas e vegetais têm menos calorias do que o açúcar, a despeito de como sejam consumidos.


QUESTÃO 75
FAMERP 2015: The first sentence on the second paragraph of text 1 “The body reviewed 600 scientific studies on the evidence of carbohydrates – including sugar – on health to develop the new recommendations.”, implies that the Scientific Advisory Committee on Nutrition (SACN)

(A) started their study from scratch.

(B) repeated many studies all over again.

(C) analyzed many studies done before its own.

(D) replicated many studies before reaching a conclusion.

(E) spent a long time to reach its own conclusions.


QUESTÃO 76
FAMERP 2015: In the sentence from the last paragraph of text 2 “Don’t let that stop you from including more fruits and veggies in your diet, though.”, the word in bold can be replaced, with no change in the sense of the sentence, by

(A) get.
(B) occupy.
(C) deprive.
(D) prevent.
(E) impact.


QUESTÃO 77
FAMERP 2015: No trecho do terceiro parágrafo do texto 1 “the challenge will be to get there.”, a palavra em destaque refere-se a

(A) reducing it to 5%.
(B) obesity/type-2 diabetes.
(C) free sugars intake.
(D) risk of all those things.
(E) sugar-sweetened beverages.


QUESTÃO 78
FAMERP 2015: No trecho do último parágrafo do texto 1 “We know eating too much sugar can have a significant impact on health”, a expressão em destaque indica

(A) importância.
(B) necessidade.
(C) qualidade.
(D) prazer.
(E) excesso.


QUESTÃO 79
FAMERP 2015: A última frase do texto 1 “This report will inform the important debate taking place about sugar.” indica que o relatório do SACN

(A) será examinado pelo governo britânico para restringir o consumo de açúcar.

(B) será usado como uma denúncia à indústria açucareira.

(C) servirá de base à discussão sobre a questão do uso do açúcar.

(D) constituirá a base da legislação a ser implementada sobre o consumo de açúcar.

(E) informará ao povo britânico os perigos do consumo do açúcar.


QUESTÃO 80
FAMERP 2015: No trecho do primeiro parágrafo do texto 2 “the chances that you’ll lose weight just by eating more of these foods are slim.”, a palavra em destaque pode ser substituída, mantendo-se o mesmo sentido da frase, por

(A) worthless.
(B) thin.
(C) lean.
(D) small.
(E) little.


2º DIA


QUESTÃO 01
FAMERP 2015: Em uma aula sobre peptídeos, a professora forneceu as seguintes informações:

Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima. Pepsina e tripsina são enzimas humanas responsáveis pela digestão de proteínas.

a) Com relação às reações químicas consideradas pela fisiologia celular, como atuam as enzimas?

b) Qual a ação da pepsina e da tripsina sobre a estrutura bioquímica das proteínas?


QUESTÃO 02
FAMERP 2015: A figura mostra uma tangerina repleta de colônias de fungos e outra, livre de colônias desenvolvidas.

A figura mostra uma tangerina repleta de colônias de fungos e outra, livre de colônias desenvolvidas

a) Indique e justifique dois modos de obtenção de nutrientes existentes nos integrantes do Reino Fungi.

b) Quais são as estruturas responsáveis pela dispersão dos fungos? Qual a relação existente entre as hifas e o micélio?


QUESTÃO 03
FAMERP 2015: Observe os componentes do tegumento humano.

Observe os componentes do tegumento humano

a) Como as glândulas sudoríparas e o tecido subcutâneo (adiposo) atuam na manutenção da endotermia?

b) Além dos pelos, existem outros anexos tegumentares queratinizados nos mamíferos. Cite um desses anexos e explique sua função.


QUESTÃO 04
FAMERP 2015: O esquema ilustra as fases de um ciclo cardíaco humano.

O esquema ilustra as fases de um ciclo cardíaco humano

a) As setas 1 e 2 indicam o fluxo sanguíneo chegando nas aurículas (ou átrios) provenientes de quais regiões do corpo, e por quais vasos, respectivamente?

b) As setas 3 e 4 indicam o fluxo sanguíneo saindo dos ventrículos e se direcionando para quais regiões do corpo, e por quais vasos, respectivamente?


QUESTÃO 05
FAMERP 2015: Fotoperíodo crítico é o tempo de exposição diária à luz que uma planta necessita para iniciar sua floração. Algumas plantas requerem períodos de iluminação maiores, outras requerem períodos de iluminação menores, existindo ainda plantas indiferentes ao período de iluminação.

A figura ilustra o florescimento de uma planta que necessita de um fotoperíodo crítico de 6 horas, no máximo.

A figura ilustra o florescimento de uma planta que necessita de um fotoperíodo crítico de 6 horas, no máximo

a) Tendo em vista o processo de floração, explique o que ocorre quando essa planta é cultivada em regiões próximas à linha do equador.

b) Como os floricultores conseguem produzir flores o ano todo, independentemente da região, da época do ano, ou do fotoperíodo crítico de cada planta?


QUESTÃO 06
FAMERP 2015: Simplificadamente, periquitos australianos apresentam quatro fenótipos referentes à coloração da plumagem: verde, azul, amarelo e branco, condicionados por dois pares de alelos autossômicos com segregação independente.

O alelo A é responsável pela pigmentação azul e o alelo B, pela pigmentação amarela. Quando esses alelos interagem, a mistura de seus pigmentos condiciona a coloração verde. Os alelos a e b não produzem pigmentação, condicionando a plumagem branca.

a) Em um cruzamento entre periquitos com os genótipos aaBb e Aabb, qual a probabilidade de nascer um filhote macho e branco? Esquematize o cruzamento.

b) Cruzando aves duplo heterozigotas, quais as proporções fenotípicas esperadas?


QUESTÃO 07
FAMERP 2015: As figuras mostram a espécie Lonomia obliqua (ordem Lepidoptera) em duas fases distintas: quando lagarta (taturana), bastante perigosa ao ser humano, em função da elevada toxicidade do veneno contido em suas cerdas; e já metamorfoseada em mariposa, não representando risco algum.

Lagarta

Mariposa

a) A qual filo e classe pertence esse animal? Cite duas características externas exclusivas dos integrantes dessa classe.

b) Qual o tipo de desenvolvimento característico dessa ordem? Indique suas etapas.


QUESTÃO 08
FAMERP 2015: Um ecossistema é composto tanto por fatores bióticos (comunidade ou biota) como por fatores abióticos (variáveis físicas e químicas do ambiente). Nos ecossistemas tais fatores estão fortemente relacionados, proporcionando diversas interações entre os seres vivos e o ambiente físico.

Um impacto ambiental é, essencialmente, uma alteração relevante nos componentes bióticos ou abióticos dos ecossistemas.

a) A queima de combustíveis fósseis (como o óleo diesel e a gasolina) em veículos automotores promove alteração direta em fatores bióticos ou em fatores abióticos de um ecossistema? Justifique sua resposta.

b) Explique de que maneira uma alteração biótica em determinado ecossistema pode gerar um impacto ambiental.


QUESTÃO 09
FAMERP 2015: Dois recipientes idênticos, um contendo palha de aço e o outro bicarbonato de sódio, foram pesados. Ambos apresentaram o mesmo valor de massa X, conforme mostram as figuras.

Palha de aço Bicarbonato de sódio

Na sequência, foram realizados dois experimentos.

Experimento 1: a palha de aço foi retirada do recipiente e submetida à combustão na chama do bico de Bunsen; o produto da reação foi retornado ao recipiente de origem que, colocado na balança, apresentou o valor de massa Y. A reação é representada na equação:

Fe (s)

Experimento 2: o recipiente contendo bicarbonato de sódio foi inserido, aberto, em uma estufa aquecida a 140 °C, onde permaneceu por 30 minutos. O recipiente contendo o produto da reação foi colocado na balança, apresentando o valor de massa Z. A reação é representada na equação:

2NaHCO3 (s) → Na2CO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g)

a) Para o experimento 1, faça um esquema da balança de dois pratos, desenhando no prato esquerdo o recipiente contendo o produto da reação e no prato direito o cubo de massa X, de modo que se possa perceber claramente o desequilíbrio da balança. Faça o esquema também para o experimento 2.

b) Como podemos determinar a massa dos gases no experimento 2? Qual é a lei ponderal que justifica o cálculo proposto?


QUESTÃO 10
FAMERP 2015: As diferenças observadas nas propriedades dos compostos químicos, como solubilidade, temperatura de ebulição e pressão de vapor, podem ser explicadas pelo tipo de interação que realizam.

Considere os compostos orgânicos acetona e álcool isopropílico, cujas estruturas são representadas a seguir, e o composto inorgânico amônia (NH3).

Acetona / Álcool isopropílico

a) Determine a geometria molecular da amônia e indique a sua polaridade.

b) Indique, dentre os dois compostos orgânicos considerados, aquele que apresenta maior temperatura de ebulição e aquele que apresenta maior pressão de vapor. Justifique sua resposta.


QUESTÃO 11
FAMERP 2015: Um professor inseriu soluções aquosas de acetato de sódio (CH3COONa), de cloreto de amônio (NH4Cl) e de ácido acético (CH3COOH) em três diferentes recipientes, sem identificar cada um pelo respectivo conteúdo, apenas rotulando-os como A, B e C.

Em seguida, solicitou aos alunos que identificassem cada uma das soluções. A solução de ácido acético foi facilmente identificada como sendo a solução A, pelo seu odor característico de vinagre. Para auxiliar nas demais identificações, os alunos mediram o pH das soluções, conforme mostram as figuras.

pH

a) Identifique as soluções B e C. Justifique sua resposta.

b) Determine a concentração da solução A, em mol/L, dada a constante de equilíbrio K = 2 × 10⁻⁵.


QUESTÃO 12
FAMERP 2015: O câncer de mama é o mais reincidente nas mulheres. Por essa razão, mesmo quando é feita a retirada cirúrgica do tumor, a radioterapia externa (teleterapia) é frequentemente indicada para tratar a doença residual.

Em geral, utiliza-se como fonte radioativa o cobalto-60 que, em seu processo de decaimento, emite partícula beta negativa e raios gama.

O gráfico mostra a atividade aproximada do ⁶⁰Co em função do tempo.

O gráfico mostra a atividade aproximada do ⁶⁰Co em função do tempo

a) Determine a meia-vida do radionuclídeo ⁶⁰Co. Justifique sua resposta.
b) Escreva a equação de desintegração do cobalto-60 e identifique o elemento químico resultante.


QUESTÃO 13
FAMERP 2015: A figura representa uma coluna de fracionamento de petróleo e alguns de seus produtos (1, 2 e 3).

A figura representa uma coluna de fracionamento de petróleo e alguns de seus produtos

Considere que os produtos 1, 2 e 3 referem-se à gasolina (5 a 10 átomos de carbono), ao querosene (10 a 16 átomos de carbono) e ao GLP (1 a 4 átomos de carbono), não necessariamente nesta ordem.

a) Qual é o nome do processo de separação representado pela figura? Identifique o produto 1.

b) Considerando o querosene um alcano com 12 átomos de carbono, determine a sua fórmula molecular e escreva a equação balanceada da reação de combustão completa deste composto.


QUESTÃO 14
FAMERP 2015: Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas, como o uso de paracetamol (fármaco 1). O esquema representa alguns desses tratamentos paliativos.

dengue

As equações representam as reações de síntese do fármaco 1, a partir de p-aminofenol e anidrido acético, e do fármaco 2, a partir de ácido salicílico e anidrido acético.

Fármaco

a) Identifique as funções orgânicas encontradas na estrutura do paracetamol.

b) Na presença de umidade, o ácido acetilsalicílico sofre hidrólise, formando o ácido salicílico e o ácido acético. Escreva a equação da reação dessa hidrólise.


QUESTÃO 15
FAMERP 2015: Uma esquiadora de massa 80 kg, incluindo todo o equipamento, desce com velocidade constante por uma rampa plana e inclinada que forma com a horizontal um ângulo θ, em um local em que a aceleração da gravidade vale 10 m/s².

Considere que existe resistência do ar, que o coeficiente de atrito dinâmico entre os esquis e a neve é igual a 0,10 e que sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8.

a) Na figura inserida no campo de Resolução e Resposta, represente as forças que atuam no conjunto esquiadora mais equipamento.

Uma esquiadora de massa 80 kg, incluindo todo o equipamento

b) Calcule o valor da força de resistência do ar, em newtons, que age sobre o conjunto durante o movimento.


QUESTÃO 16
FAMERP 2015: Uma mola helicoidal de massa desprezível e comprimento 20 cm é presa de modo que seu eixo longitudinal fique na direção vertical. Quando se prende na mola um objeto de massa 100 g, ela se deforma até que seu comprimento atinja 25 cm.

mola helicoidal

Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s².

a) Calcule a constante elástica da mola, em N/m.

b) Suponha que o objeto seja elevado até a altura em que o comprimento da mola volta a ser 20 cm e, em seguida, solto a partir do repouso. Determine a energia cinética do objeto, em joules, no instante em que passa pelo ponto em que o comprimento da mola é de 25 cm. Despreze qualquer perda de energia mecânica.


QUESTÃO 17
FAMERP 2015: Um bloco de parafina em forma de paralelepípedo, maciço e homogêneo, é colocado em um recipiente contendo 800 cm³ de água; ambos em equilíbrio térmico.

Observa-se que o bloco flutua com 10% de seu volume acima da superfície da água.

a) Determine a massa específica da parafina, em g/cm³, sabendo que a massa específica da água é 1,0 g/cm³.

b) Que volume de álcool, em cm³, deve ser misturado à água do recipiente para que o topo do bloco passe a coincidir com a superfície do líquido? A massa específica do álcool é 0,80 g/cm³.


QUESTÃO 18
FAMERP 2015: Um objeto luminoso é colocado a 60 cm de uma lente delgada convergente e observa-se uma imagem nítida desse objeto projetada em um anteparo distante 120 cm da lente, como mostra a figura 1.

Figura 1

Em seguida, o objeto é deslocado 20 cm, aproximando-o da lente, e a imagem no anteparo deixa de ser nítida. Para que se retome a nitidez da imagem, é necessário afastar a lente do objeto, como mostra a figura 2.

Figura 2

a) Calcule a distância focal da lente, em cm.

b) Calcule a distância, em cm, que se deve deslocar a lente de sua posição inicial para que a imagem do objeto projetada no anteparo volte a ser nítida.


QUESTÃO 19
FAMERP 2015: Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, contendo 500 g de água a 80 °C, coloca-se um bloco de concreto de 500 g, a 20 °C.

Considere o calor específico da água igual a 1,0 cal/(g· °C), o do concreto igual a 0,20 cal/(g· °C) e despreze perdas de calor para o ambiente.

a) Calcule a temperatura de equilíbrio térmico, em °C.

b) Que quantidade de água, a 95 °C, deve ser colocada no calorímetro para que a temperatura final volte a ser de 80 °C?


QUESTÃO 20
FAMERP 2015: Um eletricista recebeu a incumbência de decorar uma residência para as comemorações de final de ano, utilizando 200 pequenas lâmpadas idênticas de potência nominal (3 W – 12 V) cada uma e ligadas a uma rede elétrica de 120 V.

As lâmpadas devem ser associadas em grupos iguais para que funcionem de acordo com suas especificações.

a) Esquematize o circuito elétrico que deve ser montado pelo eletricista (não é necessário desenhar todas as lâmpadas). Indique quantas lâmpadas há em cada grupo e como são associadas. Indique também como os grupos são associados para serem ligados à rede elétrica.

b) Calcule a intensidade da corrente elétrica total no circuito, em ampères, considerando desprezíveis as perdas de energia elétrica nos fios condutores e ligações elétricas do circuito.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2015 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoHg7qFmnx3IAkaUTS_nHY2VLLtPtcHpsTEcmXeSCEaNxPn0weCfjX0ifuFBMFmxDCyNA81fuk0QssN-bHvqNhHWNkp5ufVmMfrXku2-u_yQ9Qz8iq8098ONEzwcwAjkmqUaUBheCkNNw/w320-h187/famerp.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoHg7qFmnx3IAkaUTS_nHY2VLLtPtcHpsTEcmXeSCEaNxPn0weCfjX0ifuFBMFmxDCyNA81fuk0QssN-bHvqNhHWNkp5ufVmMfrXku2-u_yQ9Qz8iq8098ONEzwcwAjkmqUaUBheCkNNw/s72-w320-c-h187/famerp.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/10/prova-famerp-2015-1-dia-e-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/10/prova-famerp-2015-1-dia-e-2-dia-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo