Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução

Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução

1º DIA

Leia um trecho do artigo de Lira Neto para responder às questões de 01 a 03.

[...] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”

Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce.
(“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)

QUESTÃO 01
FAMERP 2018: Segundo o jornalista, o telespectador típico

a) tem dificuldade para entender a Era Vargas.

b) é imaturo.

c) é capaz de entender qualquer explicação.

d) evita mudar de canal.

e) busca informações históricas ao acaso.


QUESTÃO 02
FAMERP 2018: A leitura do trecho permite afirmar que Lira Neto

a) não pôde dizer aquilo que realmente pensava.

b) pensou em citar uma personagem de desenho animado.

c) imaginou que o repórter se parecia com Homer Simpson.

d) utilizou os filhos como parâmetro para o conteúdo de sua fala.

e) criou uma distância necessária com o telespectador.


QUESTÃO 03
FAMERP 2018: Para orientar sua fala na entrevista, Lira Neto estabeleceu uma relação de equivalência entre:

a) idade mental e limites / pai e crianças.

b) reportagem e canal por assinatura / Era Vargas e conversa.

c) repórter e operador / telespectador e sujeito.

d) lata de cerveja e controle remoto / intervalo e filme.

e) didatismo e clareza / discurso toleirão e parvoíce.


QUESTÃO 04

Quadrinho

FAMERP 2018: O autor inseriu no balão do último quadrinho uma fala que exemplifica o conceito de metonímia (figura de linguagem baseada numa relação de proximidade). Essa fala é:

a) Bem!... Vai ver que em vez de mente meu pai quis dizer cabeça.

b) Se é assim, por que você fica fora do ar, de vez em quando?

c) Filipe... Você acha, então, que o meu pai mente?

d) Olhei pelo buraco do seu ouvido e não vi nada...

e) Pra você, com esse topete que parece uma antena, é fácil!


Leia um trecho do ensaio de Antonio Candido para responder às questões 05 e 06.

Na extraordinária obra-prima Grande sertão: veredas há de tudo para quem souber ler, e nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado. Cada um poderá abordá-la a seu gosto, conforme o seu ofício; mas em cada aspecto aparecerá o traço fundamental do autor: a absoluta confiança na liberdade de inventar.

Numa literatura de imaginação vasqueira, onde a maioria costeia o documento bruto, é deslumbrante essa navegação no mar alto, esse jorro de imaginação criadora na linguagem, na composição, no enredo, na psicologia.
(Antonio Candido. Tese e antítese, 1971.)

QUESTÃO 05
FAMERP 2018: Em “Numa literatura de imaginação vasqueira, onde a maioria costeia o documento bruto, é deslumbrante essa navegação no mar alto” (2.° parágrafo), o termo destacado, mantendo-se o sentido do texto, pode ser substituído por:

a) profunda.
b) eloquente.
c) escassa.
d) criativa.
e) vivaz.


QUESTÃO 06
FAMERP 2018: Em “mas em cada aspecto aparecerá o traço fundamental do autor” (1.° parágrafo), a expressão em destaque exerce a mesma função sintática da expressão destacada em:

a) “nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado” (1º parágrafo).

b) “Cada um poderá abordá-la a seu gosto, conforme o seu ofício” (1º parágrafo).

c) “Na extraordinária obra-prima Grande Sertão: Veredas há de tudo para quem souber ler” (1º parágrafo).

d) “Na extraordinária obra-prima Grande Sertão: Veredas há de tudo para quem souber ler” (1º parágrafo).

e) “onde a maioria costeia o documento bruto” (2º parágrafo).


Leia um trecho do ensaio de Modesto Carone para responder às questões 07 e 08.

É fato sabido que a trajetória de João Cabral começa num surrealismo despojado da escrita automática, passa pelo ardor da construção e da lucidez, discute a pureza e a decantação da poesia antilírica e, descartando a desconfiança (então em moda) quanto à possibilidade de dizer o mundo e os seus conflitos, assume, de Morte e vida severina em diante, o lado sujo da miséria do Nordeste.
(Modesto Carone. “Severinos e comendadores”. In: Roberto
Schwarz (org). Os pobres na literatura brasileira, 1983.)

QUESTÃO 07
FAMERP 2018: Conforme o comentário de Modesto Carone, João Cabral

a) afastou-se da poesia antilírica, por considerá-la impura e decantada.

b) praticou o que a crítica literária chama, hoje, de “poesia suja”.

c) explorou, ao longo da fase inicial de sua poesia, a escrita automática.

d) duvidou da poesia engajada, notadamente depois de Morte e vida severina.

e) ignorou a desconfiança que foi moda em relação à poesia de crítica social.


QUESTÃO 08
FAMERP 2018: Segundo Modesto Carone, o trecho que melhor ilustra a última fase da poesia de João Cabral é:

a) O mar, que só preza a pedra,
que faz de coral suas árvores,
luta por curar os ossos
da doença de possuir carne,

b) Sobre o lado ímpar da memória
o anjo da guarda esqueceu
perguntas que não se respondem.

c) Com peixes e cavalos sonâmbulos
pintas a obscura metafísica
do limbo.

d) Ó face sonhada
de um silêncio de lua,
na noite da lâmpada
pressinto a tua.

e) As nuvens são cabelos
crescendo como rios;
são os gestos brancos
da cantora muda;


Leia o poema “A última nau”, da obra Mensagem, de Fernando Pessoa, para responder às questões 09 e 10.

Levando a bordo El-Rei D. Sebastião,
E erguendo, como um nome, alto o pendão
Do Império,
Foi-se a última nau, ao sol aziago¹
Erma², e entre choros de ânsia e de pressago³
Mistério.

Não voltou mais. A que ilha indescoberta
Aportou? Voltará da sorte incerta
Que teve?
Deus guarda o corpo e a forma do futuro,
Mas Sua luz projeta-o, sonho escuro
E breve.

Ah, quanto mais ao povo a alma falta,
Mais a minha alma atlântica se exalta
E entorna,
E em mim, num mar que não tem tempo ou spaço,
Vejo entre a cerração teu vulto baço
Que torna.

Não sei a hora, mas sei que há a hora,
Demore-a Deus, chame-lhe a alma embora
Mistério.

Surges ao sol em mim, e a névoa finda:
A mesma, e trazes o pendão ainda
Do Império.
(Obra poética, 1987.)

¹aziago: funesto.
²erma: solitária.
³pressago: presságio.

QUESTÃO 09
FAMERP 2018: Em relação ao poema “A última nau”, pode-se afirmar que:

a) na batalha de Alcácer Quibir, a névoa foi a causa da derrota portuguesa.

b) erguido o alto pendão, os portugueses partiram com a certeza da vitória.

c) entre a cerração, o vulto baço que torna é o de El-Rei D. Sebastião.

d) do alto de seu Império, El-Rei D. Sebastião assistiu à partida da última nau.

e) entre os portugueses, o retorno de El-Rei D. Sebastião tem hora marcada.


QUESTÃO 10
FAMERP 2018: Os pronomes oblíquos assumem, geralmente, a função de complementos verbais. Em “projeta-o” (2ª estrofe) e “Demore-a” (4ª estrofe), os pronomes oblíquos referemse, respectivamente, aos termos

a) “Deus” e “alma”.
b) “sol” e “nau”.
c) “corpo” e “hora”.
d) “Mistério” e “cerração”.
e) “Império” e “névoa”.


Leia o texto para responder às questões de 11 a 20.

Can plants hear?

Flora may be able to detect the sounds of flowing water or munching insects Pseudoscientific claims that music helps plants grow have been made for decades, despite evidence that is shaky at best. Yet new research suggests some flora may be capable of sensing sounds, such as the gurgle of water through a pipe or the buzzing of insects.

In a recent study, Monica Gagliano, an evolutionary biologist at the University of Western Australia, and her colleagues placed pea seedlings in pots shaped like an upside-down Y. One arm of each pot was placed in either a tray of water or a coiled plastic tube through which water flowed; the other arm had dry soil. The roots grew toward the arm of the pipe with the fluid, regardless of whether it was easily accessible or hidden inside the tubing. “They just knew the water was there, even if the only thing to detect was the sound of it flowing inside the pipe,” Gagliano says. Yet when the seedlings were given a choice between the water tube and some moistened soil, their roots favored the latter. She hypothesizes that these plants use sound waves to detect water at a distance but follow moisture gradients to home in on their target when it is closer.

The research, reported earlier this year in Oecologia, is not the first to suggest flora can detect and interpret sounds. A 2014 study showed the rock cress Arabidopsis can distinguish between caterpillar chewing sounds and wind vibrations – the plant produced more chemical toxins after “hearing” a recording of feeding insects. “We tend to underestimate plants because their responses are usually less visible to us. But leaves turn out to be extremely sensitive vibration detectors,” says lead study author Heidi M. Appel, an environmental scientist now at the University of Toledo.
(Marta Zaraska. www.scientificamerican.com, 17.05.2017.)

QUESTÃO 11
FAMERP 2018: What is the topic mainly about?

a) Chemical toxins can affect plants.

b) Some flora may be capable of sensing sounds.

c) Insects can detect and interpret sounds.

d) Music is believed to help plants grow.

e) Plants use sound waves to detect insects.


QUESTÃO 12
FAMERP 2018: De acordo com o segundo parágrafo,

a) as raízes cresceram para fora do tubo.

b) as raízes se dividiram no formato de um Y invertido.

c) a terra prejudicou o crescimento das ervilhas.

d) algumas ervilhas chegaram a crescer dentro do tubo.

e) as raízes cresceram em direção ao ramo com o líquido.


QUESTÃO 13
FAMERP 2018: In the excerpt from the second paragraph “Yet when the seedlings”, the word “yet” indicates

a) contrast.
b) emphasis.
c) explanation.
d) condition.
e) time.


QUESTÃO 14
FAMERP 2018: In the excerpt from the second paragraph “their roots favored the latter”, the words in bold refer to

a) water tube.
b) choice.
c) moistened soil.
d) Gagliano.
e) roots.


QUESTÃO 15
FAMERP 2018: No trecho do terceiro parágrafo “The research, reported earlier”, o termo em destaque indica

a) lugar.
b) ênfase.
c) preferência.
d) tempo.
e) certeza.


QUESTÃO 16
FAMERP 2018: De acordo com as ideias apresentadas pelo texto, a frase que contém uma ideia de suposição é:

a) “Monica Gagliano, an evolutionary biologist”.

b) “She hypothesizes that these plants use sound waves”.

c) “her colleagues placed pea seedlings in pots”.

d) “the plant produced more chemical toxins”.

e) “They just knew the water was there”.


QUESTÃO 17
FAMERP 2018: In the excerpt from the third paragraph “the first to suggest flora can detect”, the word in bold indicates

a) an ability.
b) a suggestion.
c) a knowledge.
d) an explanation.
e) a request.


QUESTÃO 18
FAMERP 2018: No trecho do terceiro parágrafo “the rock cress Arabidopsis can distinguish”, o termo em destaque tem sentido semelhante, em português, a

a) decodificar.
b) desencadear.
c) deduzir.
d) diferenciar.
e) dividir.


QUESTÃO 19
FAMERP 2018: No terceiro parágrafo, o trecho “We tend to underestimate plants” indica que temos a tendência de

a) desconsiderar as plantas.
b) desqualificar as plantas.
c) superestimar as plantas.
d) desrespeitar as plantas.
e) subestimar as plantas.


QUESTÃO 20
FAMERP 2018: O trecho do terceiro parágrafo “But leaves turn out to be extremely sensitive vibrations detectors” indica que as folhas

a) crescem de acordo com os sons detectados.

b) são capazes de detectar vibrações sonoras.

c) são capazes de vibrar conforme a necessidade.

d) podem ser impedidas de detectar vibrações sonoras.

e) são capazes de se transformar conforme a vibração.


QUESTÃO 21
“Com esta civilização surge [...] uma vida econômica dominada pelo comércio marítimo. Tal traço lhe atribui uma originalidade precisa entre as civilizações orientais, às quais ela se liga por tantos laços. Isto era inevitável, numa ilha onde a natureza impunha ao homem condições de vida muito diversas das reinantes nos vales do Nilo e do Eufrates.”
(André Aymard e Jeannine Auboyer. “O homem no Oriente próximo”.
In: O Oriente e a Grécia Antiga, vol 2, 1962.)

FAMERP 2018: O excerto destaca a originalidade da civilização cretense, entre 2000 e 1400 a.C., em relação às sociedades do Mediterrâneo Oriental e do Oriente Médio, caracterizadas

a) pela alta produção de gêneros alimentícios com um mínimo de esforço individual.

b) pela inexistência de contatos comerciais com economias dos povos vizinhos.

c) pela divisão socialmente igualitária dos bens produzidos em grande escala.

d) pelo conhecimento dos segredos da escrita pela casta de produtores agrícolas.

e) pela presença do trabalho coletivo em regiões favoráveis à economia agrícola.


Leia o texto para responder às questões 22 e 23.

“O Ocidente havia conhecido somente três modos de acesso ao poder: o nascimento, o mais importante, a riqueza, muito secundário até o século XIII salvo na Roma Antiga, o sorteio, de alcance limitado entre os cidadãos das cidades gregas da Antiguidade.”
(Jacques Le Goff. Os intelectuais na Idade Média, 1985. Adaptado.)

QUESTÃO 22
FAMERP 2018: Na democracia ateniense da Antiguidade, havia um modo de exercício do poder político, que consistia no sorteio

a) de cidadãos para o exercício de funções administrativas por um curto período de tempo.

b) de indivíduos da população da cidade para participarem da assembleia dos cidadãos na ágora.

c) de habitantes mais hábeis militarmente e mais cultos para comporem o conselho político da polis.

d) de homens e mulheres descendentes de gregos para governarem a cidade nos tempos de paz.

e) de estrangeiros aliados da cidade para auxiliarem os cidadãos nas decisões concernentes às relações entre as polis.


QUESTÃO 23
FAMERP 2018: O excerto sustenta que o acesso ao poder por meio da riqueza era secundário na Europa Ocidental até o século XIII, quando

a) as monarquias nacionais sobrepuseram-se aos direitos da nobreza senhorial sobre os seus feudos.

b) o esfacelamento do poder imperial romano transferiu as funções de defesa militar para os burgueses das cidades.

c) os reis absolutistas constituíram seus exércitos com recursos de impostos arrecadados de banqueiros e comerciantes.

d) as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.

e) a fragmentação econômica do continente europeu foi substituída por um só padrão monetário.


QUESTÃO 24
“A Bahia é cidade d’El-Rei, e a corte do Brasil; nela residem os Srs. Bispo, Governador, Ouvidor-Geral, com outros oficiais e justiça de Sua Majestade; [...]. É terra farta de mantimentos, carnes de vaca, porco, galinha, ovelhas, e outras criações; tem 36 engenhos, neles se faz o melhor açúcar de toda a costa; [...] terá a cidade com seu termo passante de três mil vizinhos Portugueses, oito mil Índios cristãos, e três ou quatro mil escravos da Guiné.”
(Fernão Cardim. Tratados da terra e gente do Brasil, 1997.)

FAMERP 2018: O padre Fernão Cardim foi testemunha da colonização portuguesa do Brasil de 1583 a 1601. O excerto faz uma descrição de Salvador, sede do Governo-Geral, referindo-se, entre outros aspectos, à

a) incorporação pelos colonizadores dos padrões culturais indígenas.

b) ligação da atividade produtiva local com o comércio internacional.

c) miscigenação crescente dos grupos étnicos presentes na cidade.

d) existência luxuosa da nobreza portuguesa na capital da colônia.

e) dependência da população em relação à importação de produtos de sobrevivência.


QUESTÃO 25
FAMERP 2018: No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos

a) do liberalismo, que dispensou a regulamentação da economia pelo Estado.

b) do utilitarismo, que defendeu a produção especializada de objetos de consumo.

c) do corporativismo, que propôs a organização da sociedade em grupos econômicos.

d) do socialismo, que expôs a contradição entre produção e apropriação de riqueza.

e) do mercantilismo, que elaborou princípios de protecionismo econômico.


QUESTÃO 26
“Campos achava grande prazer na viagem que íamos fazendo em trem de ferro. Eu confessava-lhe que tivera maior gosto quando ali ia em caleças tiradas a burros, porque ia vendo, ao longe, cá embaixo, aparecer a pouco e pouco o mar e a cidade. O trem leva a gente de corrida, de afogadilho, desesperado, até à própria estação de Petrópolis. Campos continuou a dizer todo o bem que achava no trem de ferro. Só o tempo que a gente poupa! Falei do progresso, ele também, e chegamos satisfeitos à cidade da serra.”
(Machado de Assis. Memorial de Aires, 1988. Adaptado.)

FAMERP 2018: A trama do romance, publicado em primeira edição em 1908, transcorre na sociedade carioca do ano de 1888. O excerto reproduz o diálogo de dois amigos, referindo-se à

a) tendência do governo imperial de evitar os relacionamentos da sociedade brasileira com as novidades europeias.

b) incompatibilidade das tecnologias importadas com uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.

c) questão das mudanças de costumes sociais provocadas por processos de modernização histórica.

d) consciência do atraso histórico do Império no quadro das repúblicas democráticas da América.

e) imitação pela sociedade da Corte dos comportamentos antieconômicos das elites europeias.


QUESTÃO 27
Seja como for, o comunismo não se limitava à Rússia. [...] Uma das minhas primeiras experiências políticas, quando me tornei membro do partido [comunista] na época em que ainda estudava em Berlim, foi uma discussão com o companheiro responsável por meu recrutamento. Ele ficou desconcertado quando lhe disse: “Bem, todo mundo sabe que a Rússia é um país atrasado, por isso podemos esperar que o comunismo tenha suas derrotas por lá.”
(Eric J. Hobsbawm. O novo século, 2000.)

FAMERP 2018: A afirmação do estudante de Berlim e futuro historiador inglês baseava-se na ideia de que

a) as revoluções operárias vitoriosas ocorreram ao longo da história nos países mais industrializados.

b) as rupturas sociais radicais, inauguradas pela Revolução Francesa, deram origem a regimes totalitários.

c) o sucesso revolucionário seria possível somente no caso da propagação da revolução para países do minados pelos europeus.

d) a vitória dos comunistas na Rússia foi liderada por partidos oriundos dos movimentos camponeses.

e) a revolução bolchevista deveria enfrentar a questão do desenvolvimento econômico do país.


QUESTÃO 28
FAMERP 2018: Observe o cartaz de propaganda do Partido Democrático de São Paulo para as eleições legislativas de 1927.

Partido Democratico
(http://bernardoschmidt.blogspot.com.br)

Considerando a imagem e os conhecimentos sobre a história política da época, pode-se concluir que esse Partido

a) expunha a facilidade de manipulação de analfabetos pela classe política dominante.

b) denunciava o controle político dos votantes favorecido pelo voto a descoberto.

c) condenava as eleições regulares de representantes políticos na Primeira República.

d) criticava o domínio do poder federal por políticos de São Paulo e de Minas Gerais.

e) reivindicava a liberdade de imprensa como condição necessária à democracia.


QUESTÃO 29
FAMERP 2018: Observe a capa da revista Exame.

A Amazônia em Risco
(Exame, 05 jul. 2017.)

A matéria de capa alude a um fato contemporâneo

a) estratégico para a autonomia do Brasil, pois países capitalistas projetam incorporar o último espaço demo - graficamente vazio do planeta.

b) específico de países como o Brasil, considerando a preservação histórica do equilíbrio ecológico nos países industrializados.

c) desprovido de significado econômico, uma vez que a defesa da ecologia impede o desenvolvimento de países como o Brasil.

d) agravado recentemente no Brasil, devido à sincronia entre a crise político-econômica e o avanço de processos ilegais de extração de riquezas naturais.

e) irrelevante para o Brasil, tendo em vista a eficácia das decisões estatais preservacionistas em curso.


QUESTÃO 30
FAMERP 2018: Iniciado nos anos cinquenta do século passado, o rock and roll é um gênero musical que, ao longo do tempo,

a) perdeu seu conteúdo de renovação dos costumes nos países ricos da Europa.

b) expressou a visão de mundo dos políticos norte-americanos conservadores.

c) ganhou uma dimensão internacional graças à presença hegemônica dos Estados Unidos no mundo.

d) produziu letras, ritmos invariáveis em nações e países diversos.

e) foi aceito pelos movimentos culturais nacionalistas dos países latino-americanos.


QUESTÃO 31
FAMERP 2018: O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço internacional para reflexão e organização de todos os que estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados.

O FSM reuniu-se, pela primeira vez, na cidade de Porto Alegre em 2001, com o objetivo de se opor ao Fórum Econômico Mundial de Davos. O Fórum Eco nô mi co é financiado por mais de 1 000 empresas multi na cio nais e tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação de determinadas políticas em todo mundo.
(<www.forumsocialportoalegre.org.br>. Adaptado.)

O Fórum Social Mundial contrapõe-se às políticas

a) de embargo econômico, que promovem a transferência de moedas para paraísos fiscais.

b) neoliberais, que levam ao enfraquecimento dos mecanismos de controle estatal da economia.

c) de reestruturação econômica, que promovem mudanças no âmbito da produção e da propriedade.

d) keynesianas, que promovem o controle do Estado sobre os setores relacionados à infraestrutura.

e) de planificação da economia, que levam à coexistência entre as propriedades estatais e as privadas.


QUESTÃO 32
FAMERP 2018: Analise os gráficos.

Gráfico

1970

Considerando o fenômeno da urbanização, os gráficos correspondem a um país

a) do Primeiro Mundo, onde a revolução técnico-científica proporcionou a absorção da mão de obra urbana no processo de terceirização.

b) de industrialização precoce, onde a revolução técnica ocorreu pela existência de matérias-primas próximas aos locais de produção.

c) do Terceiro Mundo, onde as desigualdades socioespaciais promoveram o incremento do setor terciário ligado à produção agrícola.

d) de industrialização recente, onde houve uma rápida modernização do setor secundário, com a ampliação do papel do Estado na indústria de base.

e) de industrialização tardia, onde houve a modernização das atividades agrícolas, que expulsaram trabalhadores rurais para as cidades.


QUESTÃO 33
A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou que vai estabelecer equipes no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A Embraer não é a primeira fabricante de aviões a se estabelecer nessa região. Em 2015, a Airbus contratou um ex-executivo do Google para dirigir seus negócios no Vale do Silício.
(<https://economia.uol.com.br>, 14 mar. 2017. Adaptado.)

FAMERP 2018: O Vale do Silício, importante cenário produtivo mundial, destaca-se por concentrar

a) empresas de alta tecnologia.
b) indústrias siderúrgicas.
c) empresas de tecnologia militar.
d) indústrias de monitoramento por radar.
e) agências de pesquisas espaciais.


QUESTÃO 34
FAMERP 2018: Na década de 1950, com a construção de Brasília, consolida-se uma estrutura de planejamento estatal que tem na intervenção do território a linha mestra de atuação.

A capacidade geográfica do Estado, como produtor de espaço, mostrou-se em sua plena potência nessa obra e no adensamento da malha rodoviária realizado no governo de Juscelino Kubitschek. Teorias de ponta da “melhor geografia internacional” estavam na base do planejamento estatal da época, práticabem ilustrada na criação das Superintendências de Desenvolvimento.
(Antonio C. R. Moraes. Território e história do Brasil, 2005. Adaptado.)

O planejamento estatal apontado no excerto tinha como objetivo

a) aumentar a transferência de capitais para estados pobres, por meio do incentivo às migrações interestaduais.

b) aumentar a qualidade de vida regional, a partir de investimentos financeiros internacionais em setores sociais.

c) diminuir a inflação pela implantação de diferentes taxas de subsídios fiscais para a exportação, de acordo com o desenvolvimento do estado.

d) diminuir as desigualdades regionais, a partir de mecanismos que promovessem o crescimento de áreas econômica e socialmente estagnadas.

e) aumentar a concorrência entre os estados da federação, pela determinação de diferenças nas taxas de impostos.


QUESTÃO 35
FAMERP 2018: A balança comercial brasileira, no contexto da economia global, caracteriza-se pela primazia da

a) importação de alta tecnologia da União Europeia.

b) exportação de produtos manufaturados para o Mercosul.

c) exportação de commodities para a China.

d) importação de produtos semimanufaturados dos Estados Unidos.

e) exportação de produtos terciários para a Índia.


QUESTÃO 36
Examine o mapa.

Mapa
(<www.geografialinks.com>. Adaptado.)

FAMERP 2018: As setas no mapa correspondem

a) à direção do movimento das placas litosféricas.

b) ao deslocamento das correntes marítimas.

c) à direção do assoalho oceânico em profundidade.

d) à direção das correntes de ressurgência.

e) ao deslocamento do manto terrestre fluido.


QUESTÃO 37
FAMERP 2018: A região do Mar Morto, entre Israel e Jordânia, está localizada a uma altitude de aproximadamente –395 metros. A feição geomorfológica correspondente a essa altimetria denomina-se

a) planície litorânea, uma forma do relevo desgastada pelo tempo.

b) escudo cristalino, uma forma do relevo que sofreu subsidência.

c) ravina, uma forma do relevo erodida pelo escoamento superficial.

d) aluvião, uma forma do relevo que apresenta solos porosos.

e) depressão absoluta, uma forma do relevo abaixo do nível do mar.


QUESTÃO 38
Sistemas frontais e anticiclones conseguem deslocar-se meridionalmente e atingir latitudes muito baixas ultra pas - san do, inclusive, a linha do equador. Suas consequências são localmente conhecidas como “friagens”.
(Marcelo E. Seluchi. “Geadas e friagens”. In: Iracema F. A.
Cavalcanti et al (Org). Tempo e clima no Brasil, 2009. Adaptado.)

FAMERP 2018: As friagens são caracterizadas pela ação da

a) massa polar do pacífico.

b) frente fria atlântica.

c) massa polar atlântica.

d) massa tropical atlântica.

e) frente fria andina.


QUESTÃO 39
FAMERP 2018: A desertificação é um fenômeno que se desenvolve sobre ecossistemas fragilizados. Concebida como um fenômeno principalmente climático, a desertificação tem implicação sobretudo ecológica, daí falar-se em de sertificação ecológica. Diferentemente da desertificação climática, a ecológica pode se desenvolver até mesmo em ambiente úmido, sendo que o elemento clima poderá não ter sofrido variação tão perceptível quanto aquela do manto vegetal e do solo promovidos pela ação humana.
(Francisco Mendonça e Inês M. D. Oliveira.
Climatologia, 2007. Adaptado.)

Considerando as informações apresentadas no excerto, constitui um indicador da desertificação ecológica a

a) redução do albedo em superfície.

b) redução do número de organismos vivos.

c) redução da intensidade da erosão eólica.

d) elevação da produtividade agrícola monocultora.

e) elevação do processo de humificação do solo.


QUESTÃO 40

Relação entre demanda e disponibilidade hídrica nos principais cursos d'água

FAMERP 2018: Considerando a disponibilidade de água no território brasileiro, pode-se concluir que o mapa apresenta um quadro sobre

a) a escassez hídrica, que é menor onde a oferta de água é realizada por rios intermitentes.

b) a segurança hídrica, que é maior nas bacias onde a perenidade dos rios é constante.

c) o potencial hídrico, que é maior na área meridional sob influência da evapotranspiração.

d) o estresse hídrico, que é maior nas regiões onde a densidade demográfica é alta.

e) a crise hídrica, que é menor na parcela oriental, onde a oferta de água é abundante.


QUESTÃO 41
FAMERP 2018: Analise a figura, que ilustra, de maneira esquemática, a disposição das moléculas de fosfolipídios presentes em alguns componentes celulares.

Analise a figura, que ilustra, de maneira esquemática, a disposição das moléculas de fosfolipídios presentes em alguns componentes celulares

Em células eucarióticas, tal disposição de fosfolipídios é encontrada

a) no complexo golgiense e no retículo endoplasmático.

b) no peroxissomo e no ribossomo.

c) no citoesqueleto e na mitocôndria.

d) nos centríolos e no lisossomo.

e) no envoltório nuclear e no cromossomo.


QUESTÃO 42
FAMERP 2018: As aves e os mamíferos podem habitar uma grande amplitude de áreas terrestres. São encontrados em regiões de altitudes muito elevadas, assim como em regiões de altas latitudes. As aves e os mamíferos são capazes de sobreviver nesses ambientes por possuírem

a) pele queratinizada.
b) anexos embrionários.
c) esqueleto ósseo resistente.
d) endotermia.
e) circulação fechada.


QUESTÃO 43
FAMERP 2018: Indivíduos de duas espécies de roedores (X e Y) competem entre si por sementes de girassol, podendo, além disso, apresentar os mesmos parasitas intestinais.

Em um experimento, um pesquisador manteve a mesma quantidade de indivíduos dessas duas espécies no mesmo ambiente, com sementes de girassol como alimento.

A análise foi feita com as espécies de roedores parasitadas e, depois de um tratamento, com as mesmas espécies sem os parasitas.

O gráfico ilustra o resultado obtido.

O gráfico ilustra o resultado obtido

Os resultados mostrados no gráfico permitem concluir que:

a) quando os parasitas estão ausentes, as espécies X e Y não competem entre si.

b) quando os parasitas estão ausentes, a espécie X é melhor competidora do que a espécie Y.

c) quando os parasitas estão presentes, a espécie X é melhor competidora do que a espécie Y.

d) os parasitas não influenciam a competição entre as duas espécies de roedores.

e) quando os parasitas estão presentes, a espécie Y é melhor competidora do que a espécie X.


QUESTÃO 44
FAMERP 2018: Considere os exemplos de características anatômicas e fisiológicas de três seres vivos.

• O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os objetos observados e o observador e a presença do primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de pinça, facilitando agarrar objetos.

• O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na proteção contra predadores.

• A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e ardência na pele de uma pessoa que as toca.

Esses três seres vivos apresentam

a) normas de reação, que apareceram por mutações induzidas.

b) características adaptativas, que foram selecionadas pelo ambiente.

c) órgãos homólogos, que surgiram para adaptá-los ao ambiente.

d) órgãos vestigiais, que ficaram cada vez mais complexos com o tempo.

e) órgãos análogos, que surgiram pela necessidade de sobrevivência.


QUESTÃO 45
FAMERP 2018: Por causa de um câncer, um homem de 40 anos foi submetido a uma prostatectomia radical, ou seja, a retirada total da próstata.

A ausência da próstata pode afetar a reprodução humana natural porque essa glândula

a) armazena os espermatozoides produzidos pelos testículos.

b) secreta substâncias que alcalinizam o pH do fluido vaginal.

c) secreta o volume total do sêmen, que nutre os gametas.

d) produz o hormônio testosterona, que estimula a ereção peniana.

e) contém um conjunto de nervos que desencadeia a ereção peniana.


QUESTÃO 46
FAMERP 2018: Analise a ampliação de uma imagem em escala microscópica.

Analise a ampliação de uma imagem em escala microscópica
(www.microscopy-uk.org.uk)

Observa-se na imagem parte do tecido proveniente de uma árvore do grupo angiosperma, contendo duas estruturas em evidência. Em uma árvore adulta, tais estruturas são encontradas

a) principalmente nas folhas, e sua função é realizar a transpiração.

b) principalmente no caule, e sua função é reter a água.

c) principalmente na raiz e no caule, e sua função é secretar hormônios.

d) na região pilífera da raiz, e sua função é realizar a absorção de água e sais.

e) em toda a árvore, e sua função é realizar as trocas gasosas.


QUESTÃO 47
FAMERP 2018: A figura representa uma célula em uma das fases de certa divisão celular.

A figura representa uma célula em uma das fases de certa divisão celular

Supondo que essa divisão celular se concretize, gerando células-filhas, pode-se afirmar que

a) serão originadas quatro células-filhas geneticamente idênticas.

b) cada célula-filha terá quatro cromossomos diferentes.

c) cada célula-filha terá dois cromossomos diferentes.

d) serão originadas duas células-filhas geneticamente idênticas.

e) a divisão ocorreu em uma célula somática, originando duas células-filhas idênticas.


QUESTÃO 48
FAMERP 2018: Os domínios Archaea e Bacteria englobam microorganismos com características morfológicas bem definidas. Estes seres vivos compartilham semelhanças entre si, tais como

a) membrana plasmática e organelas membranosas.

b) inclusões citoplasmáticas e envoltório nuclear.

c) moléculas de DNA lineares e plasmídeos.

d) material genético disperso e ribossomos.

e) citoesqueleto e parede com peptidoglicano.


QUESTÃO 49
FAMERP 2018: As algas são importantes produtoras de gás oxigênio, substância fundamental para a maioria dos seres vivos. O gás oxigênio liberado pelas algas provém das

a) moléculas de piruvato, derivadas da glicólise que ocorre na respiração celular.

b) moléculas de água, após a fotólise que ocorre na fotossíntese.

c) moléculas de glicose, após a glicólise que ocorre na respiração celular.

d) moléculas de nitrato, derivadas da oxidação durante a quimiossíntese.

e) moléculas de gás carbônico, após a etapa química da fotossíntese.


QUESTÃO 50
FAMERP 2018: O quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro, em que as plantas parentais (P) eram de linhagens puras.

quadro ilustra um experimento que utilizou ervilhas de cheiro

Os resultados obtidos em F2 permitiram concluir que os genes que determinam a forma e os genes que determinam a cor das ervilhas

a) estão no mesmo par de cromossomos homólogos.

b) se combinaram de tal modo que revelaram um desacordo com a 2.ª Lei de Mendel.

c) se combinaram de diferentes formas por causa da permutação.

d) distam 25 centimorgans por estarem no mesmo par de cromossomos homólogos.

e) estão em diferentes pares de cromossomos homólogos.


QUESTÃO 51
FAMERP 2018: O íon 40 20 Ca 2 e o átomo 40 18 Ar apresentam o mesmo

número

a) de massa e de elétrons.
b) atômico e de elétrons.
c) de massa e de nêutrons.
d) atômico e de massa.
e) atômico e de nêutrons.


QUESTÃO 52
FAMERP 2018: Analise a tabela, que mostra a composição de alguns minerais de ferro.

Analise a tabela, que mostra a composição de alguns minerais de ferro

Os minerais que apresentam maior e menor porcentagem em massa de ferro são, respectivamente,

a) hematita e pirita.
b) goethita e hematita.
c) hematita e siderita.
d) goethita e pirita.
e) pirita e siderita.


QUESTÃO 53
FAMERP 2018: Um isqueiro descartável contém gás isobutano (C4H10). Mesmo após o uso total desse isqueiro, resta um resíduo do gás em seu interior.

Considerando que o volume desse resíduo seja igual a 1 mL e que o volume molar de gás nas condições de pressão e temperatura no interior do isqueiro seja 25 L / mol, a massa de isobutano restante no isqueiro é, aproximadamente,

a) 3 mg.
b) 4 mg.
c) 1 mg.
d) 2 mg.
e) 5 mg.


QUESTÃO 54
FAMERP 2018: Sulfato de amônio e nitrato de potássio são compostos __________________, classificados como ___________, amplamente empregados na composição de _________.

As lacunas do texto devem ser preenchidas por:

a) iônicos – óxidos – fertilizantes.

b) iônicos – sais – fertilizantes.

c) iônicos – sais – xampus.

d) moleculares – óxidos – fertilizantes.

e) moleculares – sais – xampus.


QUESTÃO 55
FAMERP 2018: Soluções aquosas de amônia e de soda cáustica, de iguais concentrações em mol/L,

a) conduzem igualmente corrente elétrica.

b) apresentam pH < 7 a 25 ºC.

c) reagem com ácidos gerando sais e água.

d) são neutralizadas com água de cal.

e) têm a mesma concentração de íons OH⁻.


QUESTÃO 56
FAMERP 2018: Em uma suspensão aquosa de cal hidratada ocorre o seguinte equilíbrio:

Resolução

A constante desse equilíbrio, também conhecida como Kps, é calculada pela expressão

a) [Ca2⁺] x [OH⁻]²
b) [Ca2⁺] / [OH⁻]²
c) [Ca2⁺] x [2OH⁻]
d) [Ca2⁺] + [2OH⁻]²
e) [Ca2⁺] x [OH⁻]


QUESTÃO 57
FAMERP 2018: Um modo de testar a presença de vitamina C (ácido ascórbico) em um suco de frutas é acrescentar solução de iodo (I2). A vitamina C reage com iodo formando ácido dehidroascórbico e ácido iodídrico (HI).

Nessa reação, o elemento iodo sofre

a) oxidação, pois seu número de oxidação varia de –1 para +1.

b) oxidação, pois seu número de oxidação varia de 0 para –1.

c) oxidação, pois seu número de oxidação varia de +1 para –1.

d) redução, pois seu número de oxidação varia de –1 para 0.

e) redução, pois seu número de oxidação varia de 0 para –1.


QUESTÃO 58
FAMERP 2018: Uma amostra de certo radioisótopo do elemento iodo teve sua atividade radioativa reduzida a 12,5% da atividade inicial após um período de 24 dias. A meia-vida desse radioisótopo é de

a) 4 dias.
b) 6 dias.
c) 10 dias.
d) 8 dias.
e) 2 dias.


QUESTÃO 59
FAMERP 2018: O número de isômeros de cadeia aberta e saturada coerentes com a fórmula molecular C5H12 é

a) 5.
b) 3.
c) 1.
d) 4.
e) 2.


QUESTÃO 60
FAMERP 2018: A fórmula representa a estrutura do geranial, também conhecido como citral A, um dos compostos responsáveis pelo aroma do limão.


geranial

O geranial é um composto pertencente à função orgânica

a) cetona.
b) éter.
c) éster.
d) ácido carboxílico.
e) aldeído.


QUESTÃO 61
FAMERP 2018: No interior de um vagão hermeticamente fechado que se move horizontalmente em trajetória retilínea com velocidade 4,0 m/s em relação ao solo, uma pessoa arremessa uma pequena esfera verticalmente para cima, com velocidade 3,0 m/s em relação ao vagão.
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Adaptado.)

4 ms

Desprezando o atrito com o ar, os módulos das velocidades da esfera, em relação ao solo, no ponto mais alto de sua trajetória e no instante em que retorna à mão da pessoa são, respectivamente,

a) 4,0 m/s e 3,0 m/s.
b) zero e 5,0 m/s.
c) 4,0 m/s e 5,0 m/s.
d) zero e 3,0 m/s.
e) 5,0 m/s e zero.


QUESTÃO 62
FAMERP 2018: Um caminhão transporta em sua carroceria um bloco de peso 5 000 N. Após estacionar, o motorista aciona o mecanismo que inclina a carroceria.

caminhão desenho

Sabendo que o ângulo máximo em relação à horizontal que a carroceria pode atingir sem que o bloco deslize é θ, tal que sen θ = 0,60 e cos θ = 0,80, o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície da carroceria do caminhão vale

a) 0,55.
b) 0,15.
c) 0,30.
d) 0,40.
e) 0,75.


QUESTÃO 63
FAMERP 2018: A figura mostra o deslocamento horizontal de um bloco preso a uma mola, a partir da posição A e até atingir a posição C.

Resolução
(www.mundoeducacao.bol.uol.br. Adaptado.)

O gráfico representa o módulo da força que a mola exerce sobre o bloco em função da posição deste.

Gráfico

O trabalho realizado pela força elástica aplicada pela mola sobre o bloco, quando este se desloca da posição A até a posição B, é

a) 0,60 J.
b) – 0,60 J.
c) – 0,30 J.
d) 0,80 J.
e) 0,30 J.


QUESTÃO 64
FAMERP 2018: Um satélite de massa m foi colocado em órbita ao redor da Terra a uma altitude h em relação à superfície do planeta, com velocidade angular ω.

Gráfico
(www.inpe.br. Adaptado.)

Para que um satélite de massa 2 . m possa ser colocado em órbita ao redor da Terra, na mesma altitude h, sua velocidade angular deve ser

Opções


QUESTÃO 65
FAMERP 2018: Em um recipiente de capacidade térmica desprezível, 300 g de água, inicialmente a 20 ºC, foram aquecidos. Após 2,0 minutos, quando a temperatura da água era 40 ºC, mais 300 g de água a 20 ºC foram adicionados ao recipiente.

Considerando que não ocorreu perda de calor da água para o meio e que a fonte fornece calor a uma potência constante durante o processo, o tempo decorrido, após a adição da água, para que a temperatura da água atingisse 80 ºC foi de

a) 5,0 min.
b) 14,0 min.
c) 10,0 min.
d) 15,0 min.
e) 8,0 min.


QUESTÃO 66
FAMERP 2018: Certa massa de gás ideal sofre a transformação cíclica 1-2-3-4-5-1 representada no diagrama de pressão (P) e volume (V).

Gráfico

O trecho em que a força exercida pelo gás realiza o maior trabalho é

a) 2-3.
b) 4-5.
c) 3-4.
d) 1-2.
e) 5-1.


QUESTÃO 67
FAMERP 2018: Um objeto luminoso encontra-se a 40 cm de uma parede e a 20 cm de um espelho côncavo, que projeta na parede uma imagem nítida do objeto, como mostra a figura.

Figura

Considerando que o espelho obedece às condições de nitidez de Gauss, a sua distância focal é

a) 15 cm.
b) 20 cm.
c) 30 cm.
d) 25 cm.
e) 35 cm.


QUESTÃO 68
FAMERP 2018: A tabela mostra a classificação das ondas eletromagnéticas em função das suas frequências.

A tabela mostra a classificação das ondas eletromagné - ticas em função das suas frequências
(www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

Considere que as ondas eletromagnéticas se propagam pelo ar com velocidade 3,0 × 10⁸ m/s aproximadamente e que um radar emite ondas eletromagnéticas de comprimento 2,0 cm. As ondas emitidas por esse radar são

a) infravermelho.
b) ultravioleta.
c) raios X.
d) micro-ondas.
e) ondas de rádio.


QUESTÃO 69
FAMERP 2018: A figura representa um elétron atravessando uma região onde existe um campo elétrico. O elétron entrou nessa região pelo ponto X e saiu pelo ponto Y, em trajetória retilínea.

elétron

Sabendo que na região do campo elétrico a velocidade do elétron aumentou com aceleração constante, o campo elétrico entre os pontos X e Y tem sentido

a) de Y para X, com intensidade maior em Y.

b) de Y para X, com intensidade maior em X.

c) de Y para X, com intensidade constante.

d) de X para Y, com intensidade constante.

e) de X para Y, com intensidade maior em X.


QUESTÃO 70
FAMERP 2018: Quando um gerador de força eletromotriz 12 V é ligado a um resistor R de resistência 5,8 Ω, uma corrente elétrica i de intensidade 2,0 A circula pelo circuito.

bateria

A resistência interna desse gerador é igual a

a) 0,40 Ω.
b) 0,20 Ω.
c) 0,10 Ω.
d) 0,30 Ω.
e) 0,50 Ω.


QUESTÃO 71
FAMERP 2018: Em 2016, um determinado país teve T casos de cânceres em homens, dos quais 64% correspondiam aos dez tipos mais frequentes. Sabe-se que 30% dos dez tipos mais frequentes correspondiam ao câncer de próstata, que totalizaram, naquele ano, 60 000 casos.

Nessas condições, T é igual a

a) 312 500.
b) 292 500.
c) 296 500.
d) 298 000.
e) 305 000.


QUESTÃO 72
FAMERP 2018: A figura indica um prisma reto triangular e uma pirâmide regular de base quadrada. A altura desses sólidos, em relação ao plano em que ambos estão apoiados, é igual a 4 cm, como indicam as figuras.


Se os sólidos possuírem o mesmo volume, a aresta da base da pirâmide, em centímetros, será igual a



QUESTÃO 73
FAMERP 2018: Um animal, submetido à ação de uma droga experimental, teve sua massa corporal registrada nos sete primeiros meses de vida.

Os sete pontos destacados no gráfico mostram esses registros e a reta indica a tendênciade evolução da massa corporal em animais que não tenham sido submetidos à ação da droga experimental.

Sabe-se que houve correlação perfeita entre os registros coletados no experimento e a reta apenas no 1.° e no 3.° mês.

Gráfico

Se a massa registrada no 6º mês do experimento foi 210 gramas inferior à tendência de evolução da massa em animais não submetidos à droga experimental, o valor dessa massa registrada é igual a

a) 3,47 kg.
b) 3,27 kg.
c) 3,31 kg.
d) 3,35 kg.
e) 3,29 kg.


QUESTÃO 74
FAMERP 2018: Sendo x um número inteiro, a mediana do conjunto {3, 7, 2, –3, 13, 9, –1, x} de oito números é igual a .

Dessa forma, x é igual a

a) 7.
b) 3.
c) 4.
d) 6.
e) 5.


QUESTÃO 75
FAMERP 2018: As figuras indicam uma sequência de empilhamentos de cubos de 1 cm³. Da primeira pilha em diante, os volumes das pilhas, em cm³, são iguais a 1, 5, 14, 30, 55, e assim sucessivamente.

quadrados

Sabe-se que a soma 1 + 2² + 3² + 4² + 5² + ... + x² é um polinômio do terceiro grau, dado por P(x) = mx³ + nx² + px, com m, n e p racionais. Portanto, P(1) = 1, P(2) = 5, P(3) = 14, P(4) = 30 e assim por diante. Nas condições dadas, m é igual a

Opções


QUESTÃO 76
FAMERP 2018: Lucas possui 6 livros diferentes e Milton possui 8 revistas diferentes. Os dois pretendem fazer uma troca de 3 livros por 3 revistas. O total de possibilidades distintas para que essa troca possa ser feita é igual a

a) 1 040.
b) 684.
c) 980.
d) 1 120.
e) 364.


QUESTÃO 77
FAMERP 2018: Sabendo-se que uma das raízes da equação algébrica Resolução a soma das outras duas raízes é igual a

a) –3.
b) 3.
c) –2.
d) 1.
e) 2.


QUESTÃO 78
FAMERP 2018: Um granjeiro tem estoque de ração para alimentar 420 galinhas por 80 dias. Depois de x dias de uso desse estoque, o granjeiro vendeu 70 das 420 galinhas.

Com a venda, o restante do estoque de ração durou 12 dias a mais do que esse restante de ração duraria se ele não tivesse vendido as galinhas.

Supondo que o consumo diário de ração de cada galinha seja sempre o mesmo, x é igual a

a) 20.
b) 16.
c) 18.
d) 22.
e) 24.


QUESTÃO 79
FAMERP 2018: As tomografias computadorizadas envolvem sobreposição de imagens e, em algumas situações, é necessário conhecer a área da região de intersecção das imagens sobrepostas.

Na figura, um triângulo equilátero ABC se sobrepõe a um círculo de centro N e raio NB = NC = NM, com M e N sendo pontos médios, respectivamente, de AB BC


Sendo a área de triângulo equilátero de lado l igual a 234 e a área de círculo de raio r igual a π r², se o lado do triângulo ABC medir 4 cm, então, a área de intersecção entre o triângulo e o círculo, em cm², será igual a

Opções


QUESTÃO 80
FAMERP 2018: Observe os gráficos das funções reais f e g, definidas por San


Figura

Considere P(xp, yp) um ponto comum aos gráficos das funções f e g tal que xp, em radianos, é um ângulo do primeiro quadrante. Nessas condições, cos xp é igual a

Opções


2º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2018: Paramécios, tripanossomos e leishmanias são protozoários que se locomovem de forma autônoma em seu hábitat. Paramécios vivem em água doce e tripanossomos e leishmanias são parasitas humanos.

a) Quais são as estruturas locomotoras desses protozoários?

b) Se colocados em um tubo de ensaio contendo água destilada, o tripanossomo sofre lise celular, e o paramécio não. Explique por que o paramécio não sofre lise celular.


QUESTÃO 02
FAMERP 2018: Os rins humanos participam do controle da homeostase, eliminando ou reabsorvendo substâncias nos néfrons.

a) A principal substância excretada pelos néfrons é a ureia. De qual composto orgânico contido nos ali men - tos a ureia é originada? Qual órgão humano produz a ureia?

b) Os rins controlam a volemia (volume de sangue) e o equilíbrio ácido-base do sangue. De que forma os néfrons atuam para aumentar a volemia e para reduzir a acidose sanguínea?


QUESTÃO 03
FAMERP 2018: O bebê Charlie Gard, de 11 meses, morreu devido à Síndrome de Depleção do DNA mitocondrial, doença muito rara, que causa a morte precoce. Essa síndrome é determinada por uma mutação no gene autossômico RRM2B, situado no núcleo celular. Essa mutação faz com que o gene não produza uma proteína essencial para a síntese de DNA mitocondrial, o que provoca uma redução na quantidade dessas organelas, afetando principalmente células musculares e neurônios, como ocorreu com o bebê Charlie.
(Folha de S.Paulo, 05.07.2017. Adaptado.)

a) Qual molécula fundamental ao metabolismo celular é sintetizada pelas mitocôndrias? Por que a redução da quantidade de mitocôndrias afeta principalmente células musculares e neurônios?

b) Considerando que os pais de Charlie não possuem a síndrome e que as mitocôndrias são herdadas da linhagem materna, por que a mãe de Charlie não apresenta a doença? Qual a probabilidade de os pais de Charlie gerarem outra criança com a mesma síndrome?


QUESTÃO 04
FAMERP 2018: Observe a imagem, que mostra dois cavalos-marinhos (Hippocampus sp) apoiados a um coral.

Hippocampus sp
(http://blog.wakatobi.com)

a) A imagem mostra uma grande semelhança fenotípica entre os cavalos-marinhos e os corais. Qual o tipo de adaptação observada nessa espécie de cavalo-marinho? Justifique sua resposta.

b) O macho do cavalo-marinho retém os ovos durante a reprodução. A espécie desenvolveu essa característica, que foi transmitida aos descendentes, para aumentar a proteção dos filhotes. Esta afirmação está de acordo com qual evolucionista? Justifique sua resposta.


QUESTÃO 05
FAMERP 2018: Um tempo após a extração de um anel completo (anel de Malpighi), o ramo de uma árvore apresentou a seguinte configuração:

Armênio Uzunian e Ernesto Birner. Biologia, 2008
(Armênio Uzunian e Ernesto Birner. Biologia, 2008. Adaptado.)

a) Que tecido condutor foi interrompido? Cite a substância orgânica encontrada em maior concentração nesse tecido condutor.

b) Em qual lado (direito ou esquerdo) desse ramo estariam as folhas? Justifique sua resposta.


QUESTÃO 06
FAMERP 2018: Após uma erupção vulcânica, a lava expelida solidificouse, formando uma rocha nua, sobre a qual, após algum tempo, surgiram líquens. Muito tempo depois, musgos e gramíneas também apareceram, sendo acompanhados posteriormente por arbustos, seguidos de árvores de médio porte. Ao final, árvores de grande porte predominaram no local.

a) O texto descreve que processo biológico? Qual o papel dos líquens no início desse processo?

b) Compare, em termos relativos, a produtividade primária líquida (PPL) no início e no final desse processo biológico. Explique a razão dessa diferença.


QUESTÃO 07
FAMERP 2018: Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, EUA, demonstraram que seria possível tratar a Síndrome de Down, silenciando o cromossomo extra encontrado na pessoa com a doença. O princípio se baseia em aplicar o mecanismo natural que ocorre nas células somáticas das mulheres, em que um dos cromossomos fica inativado, formando o corpúsculo de Barr.
(Veja, 24.07.2013. Adaptado.)

a) Qual cromossomo extra a pessoa com Síndrome de Down apresenta nas células anormais? Esse cromos - somo é classificado como autossômico ou sexual?

b) Caso o hipotético mecanismo para o tratamento da síndrome tenha sucesso, com qual aspecto morfológico o cromossomo extra ficaria quando inativado? Por que esse mecanismo pode ser um tratamento ou uma forma de minimizar os sintomas da Síndrome de Down?


QUESTÃO 08
FAMERP 2018: O óleo extraído dos frutos e sementes da sucupira (Pterodon emarginatus), uma árvore do Cerrado brasileiro, possui propriedades capazes de eliminar totalmente as larvas do Aedes aegypti. Pesquisadores desenvolveram uma nanoemulsão que, diluída em água, funciona como larvicida.

Testes realizados com o produto em outras fases de desenvolvimento do mosquito não tiveram efeito. Esse composto não utiliza solventes no preparo e é atóxico para o meio ambiente e para os seres humanos.
(Pesquisa Fapesp, fevereiro de 2016. Adaptado.)

a) Em que tipo de ambiente esse larvicida deve ser colocado? Além da larva, quais as outras três fases de desenvolvimento de um mosquito?

b) Suponha que exista um inseticida capaz de vedar todos os espiráculos (orifícios laterais) dos insetos. Esse inseticida causaria a morte dos mosquitos? Justifique sua resposta.


QUESTÃO 09
FAMERP 2018: A tabela indica a abundância aproximada de alguns dos gases presentes no ar atmosférico terrestre.

gás em volume

a) Quais desses gases são constituídos por átomos isolados?

b) Considere um local em que a pressão atmosférica seja 1 000 hPa. Calcule a pressão exercida por cada um desses quatro gases nesse local e a pressão total exercida pelos demais gases atmosféricos não incluídos na tabela.


QUESTÃO 10
FAMERP 2018: Considere os seguintes dados:

• Elementos: flúor, magnésio, nitrogênio e sódio.
• Eletronegatividades: 0,93; 1,31; 3,04; 3,98.

a) Associe dois desses elementos aos seus respectivos valores de eletronegatividade.

b) Represente por fórmula o composto resultante da ligação entre os elementos magnésio e nitrogênio. Escreva a fórmula estrutural do composto formado com os elementos nitrogênio e flúor.


QUESTÃO 11
FAMERP 2018: O hidróxido de cobre(II), Cu(OH)2, composto utilizado como antifúngico na agricultura, pode ser obtido como precipitado pela reação entre soluções aquosas de sulfato de cobre(II) e de hidróxido de sódio. A solução aquosa sobrenadante contém sulfato de sódio dissolvido.

a) Cite dois processos de separação de misturas pelos quais o precipitado pode ser separado da solução sobrenadante.

b) Escreva a equação da reação entre a solução aquosa de sulfato de cobre(II) e a de hidróxido de sódio. Considerando que o precipitado seja totalmente insolúvel em água, calcule a quantidade, em mol, de hidróxido de cobre(II) obtida pela mistura de 100 mL de uma solução aquosa de sulfato de cobre(II) com 200 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio, ambas de concentração 1 mol/L.


QUESTÃO 12
FAMERP 2018: Considere duas soluções aquosas, uma preparada com o sal NH4Cl e outra com o sal NaHCO3. Ambas têm a mesma concentração em mol/L. Uma delas apresenta pH igual 4 e a outra, pH igual a 8.

a) Escreva as equações que representam a hidrólise desses sais.

b) Calcule o valor da concentração de íons H⁺ (aq) na solução alcalina.


QUESTÃO 13
FAMERP 2018: Considere as seguintes informações sobre o benzeno e o acetileno.


a) Por que a fórmula mínima do benzeno é igual à fórmula mínima do acetileno? Apresente essa fórmula mínima.

b) Calcule o ΔH da reação de trimerização do acetileno produzindo 1 mol de benzeno.


QUESTÃO 14
FAMERP 2018: A fórmula representa a estrutura molecular da nistatina, princípio ativo de medicamentos usados no combate a infecções causadas por fungos.

nistatina


A solubilidade da nistatina em água a 28 ºC é 4 mg/mL e sua massa molar é 9 × 10² g/mol.

a) Identifique, na fórmula presente no campo de Resolução e Resposta, as funções éster e ácido carboxílico.

b) Justifique por que a nistatina apresenta solubilidade em água. Calcule a concentração, em mol/L, de uma solução aquosa saturada de nistatina a 28 ºC.


QUESTÃO 15
FAMERP 2018: Em um autódromo, cuja pista tem 5 400 m de comprimento, há uma curva de raio 120 m, em superfície plana inclinada, na qual a borda externa é mais elevada que a interna, como mostra a figura. O ângulo de inclinação θ é tal que sen θ = 0,60.

Fórmula 1


a) Supondo que um carro de competição desenvolva uma velocidade média de 216 km/h, determine o intervalo de tempo, em segundos, em que ele completa uma volta nessa pista.

b) Considere que a massa do carro seja igual a 600 kg, que sua velocidade na curva inclinada seja 30 m/s e que a componente horizontal desta velocidade seja igual à resultante centrípeta. Determine a intensidade da força normal, em newtons, aplicada pela pista sobre o carro, nessa curva.


QUESTÃO 16
FAMERP 2018: Em um local onde a aceleração gravitacional é 10 m/s², uma esfera foi submetida a duas situações. Na situação 1, a esfera foi colocada em um líquido de massa específica 8,0 × 10² kg/m³ e ficou sujeita a um empuxo de intensidade 4,4 N, descendo com aceleração constante.

Na situação 2, a esfera foi colocada em água, cuja massa específica é 1,0 × 10³ kg/m³, e flutuou em repouso, com parte de seu volume submerso.

Situação 1

a) Considerando que sobre a esfera atuem apenas as forças peso e empuxo, calcule a aceleração da esfera, em m/s², na situação 1.

b) Determine o volume, em m³, da parte da esfera que fica acima da superfície da água na situação 2.


QUESTÃO 17
FAMERP 2018: Uma barra homogênea em forma de paralelepípedo, de massa 8,0 kg e comprimento 60 cm, é sustentada em suas extremidades pelos apoios X e Y (figura 1).

Um objeto Q, de massa 6,0 kg e dimensões desprezíveis, é colocado sobre essa barra, distando 20 cm da extremidade X (figura 2).


Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s², determine:

a) as intensidades das forças exercidas, em newtons, pelo apoio X e pelo apoio Y sobre a barra, na situação descrita na figura 1.

b) as intensidades das forças exercidas, em newtons, pelo apoio X e pelo apoio Y sobre a barra, na situação descrita na figura 2.


QUESTÃO 18
FAMERP 2018: Dois cilindros retos idênticos, um de cobre (coeficiente de dilatação linear igual a 1,7 × 10⁻⁵ ºC⁻¹) e outro de ferro (coeficiente de dilatação linear igual a 1,2 × 10⁻⁵ ºC⁻¹), têm, a 0 ºC, volumes iguais a 8,0 × 10² cm³ e diâmetros das bases iguais a 10 cm.

Cilindro de cobre

a) Determine o aumento do volume do cilindro de ferro, em cm³, quando a temperatura varia de 0 ºC para 100 ºC.

b) A qual temperatura, em ºC, a diferença entre as medidas dos diâmetro dos dois cilindros será de 2,0 × 10⁻³ cm?


QUESTÃO 19
FAMERP 2018: Uma pessoa observa uma moeda no fundo de uma piscina que contém água até a altura de 2,0 m.

Devido à refração, a pessoa vê a imagem da moeda acima da sua posição real, como ilustra a figura.

Devido à refração, a pessoa vê a imagem da moeda acima da sua posição real, como ilustra a figura

Considere os índices de refração absolutos do ar e da água iguais a 1,0 e respectivamente.

a) Considerando sen θ = 0,80, qual o valor do seno do ângulo β?

b) Determine a quantos centímetros acima da posição real a pessoa vê a imagem da moeda.


QUESTÃO 20
FAMERP 2018: A figura mostra um circuito constituído de um resistor de resistência variável, chamado potenciômetro, associado em série a uma lâmpada de especificações 12 V – 6,0 W, ligados a uma fonte de 12 V.

Os fios de ligação têm resistência nula e a fonte é ideal.

Figura


a) Para a situação na qual a resistência elétrica do potenciômetro é nula, calcule a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que se estabelece no circuito. Determine a energia elétrica, em joules, consumida pela lâmpada em 5,0 segundos.

b) Considerando que a resistência elétrica da lâmpada seja constante, qualquer que seja a diferença de potencial entre seus terminais e a temperatura em que se encontre, determine a resistência elétrica do potenciômetro, em ohms, quando a intensidade da corrente elétrica na lâmpada for igual a 0,20 A.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas 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ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão 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ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2018 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
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INDAGAÇÃO
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