Prova UNIFENAS 2021.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito

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Prova UNIFENAS 2021.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito

MANHÃ

Para responder às questões de 01 a 04, leia atentamente o texto 1. 

TEXTO 01

EMPATIA EM TEMPOS DE CRISE DO CORONAVÍRUS

unifenas

Para a ciência, empatia é uma habilidade socioemocional de múltiplas faces. Tem um lado biológico e hereditário, determinado por sequências do genoma humano já identificadas. Os bebês desde muito cedo conseguem discernir o sorriso do pranto, imitando-os para refletir a emoção que observaram. A expressão da empatia é interpessoal: o sorriso do bebê acompanha o sorriso da mãe. Ambos vivenciam a mesma emoção.

A empatia pode ser modulada pela sociedade, capaz de ensinar as pessoas a calibrar a vivência emocional compartilhada com outros. Para os profissionais de saúde, essa habilidade calibrada — o chamado controle executivo da empatia — é essencial para o bem cuidar. Os pacientes se sentem acolhidos quando percebem o compartilhamento solidário de suas dores por parte dos médicos, enfermeiros e outros cuidadores.

No entanto, raramente os currículos escolares incluem habilidades socioemocionais como essa. E nem sempre as faculdades da área da saúde ensinam aos estudantes as técnicas de modular a empatia no nível necessário para melhor atender os pacientes. Há estudos que mostram melhores níveis de glicemia e colesterol em pacientes diabéticos tratados por médicos empáticos, e aumento da imunidade de pacientes com quadros gripais severos quando percebem o compartilhamento emocional dos profissionais de saúde com as suas dores. Uma recente revisão dos estudos sobre empatia esclarece os mecanismos neurais subjacentes.

Quando um médico interage com um paciente em sofrimento, ambos ativam as vias neurais da dor de modo semelhante — dos neurônios sensoriais que inervam os pulmões, por exemplo, até as regiões perceptuais do córtex cerebral. Mas há um momento em que a percepção dolorosa tem que gerar comportamentos.

Os pacientes produzem movimentos de retração motora, vocalizações e choro. Nos profissionais de saúde não pode ser assim: é preciso controlar esses comportamentos e, ao contrário, liberar as ações de compreensão e cuidado terapêutico. Nesse momento, as regiões cerebrais ativas em pacientes e médicos se tornam distintas, e estes entram em ação para curar ou mitigar sintomas.

Em momentos de crise como o que vivemos, tudo se subverte. O sofrimento das pessoas é extremo, e a pressão empática sobre os profissionais de saúde pode se tornar insustentável, transformando-se em estresse e burnout.

Os momentos de crise revelam também as pessoas desprovidas de empatia. Forme-se um grupo familiar conduzido sem empatia, ou pior, com frieza e crueldade, e os comportamentos desviantes se tornam prevalentes. Se forem pessoas públicas, como ocorre atualmente no Brasil, o estrago político e social passa a ser enorme.

Esse é outro ensinamento que poderemos levar da crise que nos assola, para melhor conduzir a reconstrução que nos aguarda. Precisamos inserir as habilidades socioemocionais na educação de nossas crianças e jovens, inclusive os profissionais de saúde. E fomentar a pesquisa científica à altura da importância que a empatia tem para nossa vida.
LENT, Roberto. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/a-hora-da-ciencia/post/amp/empatia-em-tempos-decrise-do-coronavirus.html. Acesso em: 17 mai. 20. Adapt.).

QUESTÃO 01
UNIFENAS 2021: Pode-se afirmar que o texto apresenta como objetivo: 

a) Defender a importância da empatia na sociedade e na relação entre médico e paciente, além de destacar os seus possíveis efeitos positivos.

b) Expor a empatia como uma característica de grande relevância na sociedade contemporânea, apesar da sua pouca aplicação no cotidiano.

c) Descrever como o uso da empatia pode ser positivo na atividade médica e no relacionamento interpessoal em tempos de pandemia.

d) Instruir sobre o que pode ser feito para que as pessoas possam ter um relacionamento mais empático na sociedade brasileira a na relação entre médico e paciente.

e) Narrar situações empáticas no século XXI, usando como exemplo esses acontecimentos na saúde e na sociedade como um todo.


QUESTÃO 02
UNIFENAS 2021: Assinale a alternativa que apresenta adequadamente o sinônimo do termo em destaque entre parênteses: 

a) A empatia pode ser modulada pela sociedade, capaz de ensinar as pessoas a calibrar a vivência emocional compartilhada com outros. (caracterizada)

b) Há estudos que mostram melhores níveis de glicemia e colesterol em pacientes diabéticos tratados por médicos empáticos, e aumento da imunidade de pacientes com quadros gripais severos quando percebem o compartilhamento emocional dos profissionais de saúde com as suas dores. (irreversíveis)

c) Uma recente revisão dos estudos sobre empatia esclarece os mecanismos neurais subjacentes. (colaterais)

d) Quando um médico interage com um paciente em sofrimento, ambos ativam as vias neurais da dor de modo semelhante — dos neurônios sensoriais que inervam os pulmões, por exemplo, até as regiões perceptuais do córtex cerebral. (abstratas)

e) Em momentos de crise como o que vivemos, tudo se subverte. (convulsiona)


QUESTÃO 03
UNIFENAS 2021: O único fragmento do texto que não possui marcas opinativas/subjetivas explícitas é:

a) “Forme-se um grupo familiar conduzido sem empatia, ou pior, com frieza e crueldade, e os  comportamentos desviantes se tornam prevalentes.”

b) “E fomentar a pesquisa científica à altura da importância que a empatia tem para nossa vida.”

c) “Em momentos de crise como o que vivemos, tudo se subverte.”

d) “Nos profissionais de saúde não pode ser assim: é preciso controlar esses comportamentos [...].”

e) “Os momentos de crise revelam também as pessoas desprovidas de empatia.”


QUESTÃO 04
UNIFENAS 2021: Marque a alternativa em que não há correlação devida entre o elemento gramatical em destaque e sua implicação semântica no trecho: 

a) “Esse é outro ensinamento que poderemos levar da crise que nos assola, para melhor conduzir a  reconstrução que nos aguarda.” – finalidade.

b) “Mas há um momento em que a percepção dolorosa tem que gerar comportamentos.” – adversidade.

c) “No entanto, raramente os currículos escolares incluem habilidades socioemocionais como essa.” – concessão. 

d) “Os momentos de crise revelam também as pessoas desprovidas de empatia.” – adição.

e) “Se forem pessoas públicas, como ocorre atualmente no Brasil, o estrago político e social passa a ser  enorme. – condicionalidade.


Para responder à questão 05, leia atentamente o texto 2.

TEXTO 02

limites ao léu

POESIA: "words set to music" (Dante via Pound), "uma viagem ao desconhecido" (Maiakovski),  "cernes e medulas" (Ezra Pound), "a fala do infalável” (Goethe), "linguagem voltada para a sua  própria materialidade" (Jakobson), "permanente hesitação entre som e sentido" (Paul Valéry),  "fundação do ser mediante a palavra" (Heidegger), "a religião original da humanidade" (Novalis), "as  melhores palavras na melhor ordem" (Coleridge), "emoção relembrada na tranquilidade"  (Wordsworth), "ciência e paixão" (Alfred de Vigny), "se faz com palavras, não com ideias" (Mallarmé),  "música que se faz com ideias" (Ricardo Reis/Fernando Pessoa), "um fingimento deveras" (Fernando  Pessoa), "criticism of life" (Mathew Arnold), "palavra-coisa" (Sartre), "linguagem em estado de pureza  selvagem" (Octavio Paz), "poetry is to inspire" (Bob Dylan), "design de linguagem" (Décio Pignatari),  "lo imposible hecho posible" (García Lorca), "aquilo que se perde na tradução" (Robert Frost), "a liberdade da minha linguagem" (Paulo Leminski)...
(LEMINSKI, Paulo. In: Toda Poesia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013, p. 246. Adapt. à nova ortografia.)

QUESTÃO 05
UNIFENAS 2021: No poema “limites ao léu”, Leminski apresenta, em sequência, uma série de citações famosas que procuram conceituar o que é a complexa manifestação da poesia. Algumas dessas conceituações possuem similaridades, direcionando-se mais para os procedimentos  formais/linguísticos da escrita, ou então para as potencialidades semânticas da Literatura. Partindo  dessa premissa, marque a única alternativa, dentre as seguintes, que conceitua a poesia de forma  significativamente distinta das demais:

a) "design de linguagem" (Décio Pignatari).

b) "fundação do ser mediante a palavra" (Heidegger).

c) "linguagem voltada para a sua própria materialidade" (Jakobson).

d) "música que se faz com ideias" (Ricardo Reis/Fernando Pessoa).

e) "palavra-coisa" (Sartre).


Para responder à questão 06, leia atentamente o texto 3.

TEXTO 03

unifenas

QUESTÃO 06
UNIFENAS 2021: Os textos apresentam com frequência diversas funções da linguagem. Assinale, dentre as funções apresentadas, aquela que aparece de forma mais explícita na tirinha de Alexandre Beck: 

a) Função emotiva.

b) Função estética.

c) Função fática.

d) Função metalinguística.

e) Função metonímica.

QUESTÃO 07
UNIFENAS 2021: A fenilcetonúria é uma doença genética, autossômica recessiva, causada pela ausência ou pela  diminuição da atividade de uma enzima do fígado, que transforma a fenilalanina em outro aminoácido  chamado tirosina, ambos essenciais à espécie humana. A fenilcetonúria é diagnosticada através do  “teste do pezinho” ainda no hospital.

Quando a atividade da enzima está ausente ou deficiente, a  fenilalanina se acumula no organismo e causa lesão no cérebro, que não pode mais ser recuperada. A mutação é causada por uma troca de uma Guanina por uma Adenina que irá mudar o aminoácido formado, logo leva à formação de uma enzima não funcional.

Os Indivíduos afetados nascem  normais, porém o dano neurológico prejudica o desenvolvimento do sistema nervoso central no início  da infância causando retardo mental.

Analise com atenção o esquema que representa o ciclo bioquímico da fenilalanina, que, caso esteja  ausente, causa a Fenilcetonúria (PKU).

unifenas

O gráfico a seguir apresenta a concentração plasmática percentual de tirosina, ao longo do tempo, no  teste de tolerância à fenilalanina a que se submeteram três indivíduos. Interprete-o com atenção.

unifenas

Com base nas informações do texto, da figura, do gráfico e em outros conhecimentos sobre o  assunto é correto concluir que o indivíduo de número

a) I apresenta o genótipo heterozigoto e, portanto, se tiver uma dieta sem fenilalanina desde o  nascimento terá um fenótipo normal.

b) I apresenta o genótipo homozigoto recessivo e, portanto, não produzirá a fenilalanina hidroxilase,  apresentando a PKU (fenilcetonúria).

c) II apresenta o genótipo heterozigoto e, portanto, deverá apresentar uma pele clara, devido à ausência  de melanina.

d) II, se casar com um indivíduo de mesmo genótipo que ele, terá a probabilidade de 50% de gerar um  filho com PKU (fenilcetonúria)

e) III, se casar com um indivíduo de mesmo genótipo que o seu, terá um risco de 100% de gerar filhos  com PKU e 50% de gerar filhos albinos (sem melanina).


QUESTÃO 08
UNIFENAS 2021: Analise os dados estatísticos sobre número de mortos no mundo provocados por certas doenças.

unifenas

Com base nessas informações e em outros conhecimentos assinale a alternativa correta.

a) A infecção por Hepatite B e HIV pode ter em comum o contato sexual desprotegido.

b) A forma de transmissão semelhante classifica as doenças 5, 7 e 9 como arboviroses.

c) A tuberculose lidera o ranking de mais mortes pelo mundo devido à ausência de formas de prevenção e tratamento.

d) O virus HIV possui alta letalidade e, portanto, é o responsável direto pelas mortes observadas nos dados estatísticos.

e) Os grandes centros urbanos são as regiões com maiores registros de Ebola, informação compatível com os dados dessa doença.


QUESTÃO 09
Leia o texto com atenção:

Os Coronavírus são uma larga família de vírus, identificadas em 1960, que vivem noutros animais (por  exemplo, aves, morcegos, pequenos mamíferos) e que no ser humano podem causar alterações  respiratórias, desde sintomas de uma gripe comum até pneumonias. Podem transmitir-se entre  animais e pessoas. A maior parte das estirpes de Coronavírus circulam entre animais e não chegam  sequer a infectar seres humanos. Apenas seis estirpes de Coronavírus entre os milhares existentes  são transmitidas para pessoas. A origem exata do vírus SARS-CoV-2, ainda não foi confirmada, mas  os investigadores que analisam o material genético identificaram fortes semelhanças com os  Coronavírus de morcegos. Segundo a plataforma GISAID, o genoma do novo Coronavírus é 80%  idêntico ao vírus da SARS, mas mais afastado do vírus MERS.
Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/coronavirus
-o-que-e-e-como-comecou_i1203294, acesso em 14/05/2020.

unifenas

UNIFENAS 2021: Analise a árvore filogenética criada pela plataforma GISAID (sigla em inglês para Iniciativa Global para Compartilhar Todos os Dados Sobre o Influenza).

Com base nas informações do texto, da figura e em outros conhecimentos sobre o assunto, é correto concluir que as estirpes de vírus

a) BatCov-RaTG13 por mutação se transformaram nos vírus SARS-CoV-2.

b) dos Coronavírus foram criadas em laboratório pelos cientistas chineses.

c) SARS apresentam maior parentesco evolutivo com as das MERS do que com as da COVID-19.

d) SARS-CoV-2 e BatCoV-RaTG13 apresentam um ancestral recente comum.

e) SARS-CoV-2 têm uma maior homologia com as do SARS do que com as do BatCov RaTG13.


QUESTÃO 10
UNIFENAS 2021: Leia o trecho do livro “Feliz Ano Velho”, de Marcelo Rubens Paiva, que trata de uma  experiência autobiográfica sobre um acidente sofrido pelo autor após mergulhar e bater  acidentalmente com a cabeça no fundo de um lago.

“Oito horas da noite, com toda a família reunida, chega a peça. Um italianão de um metro e oitenta e  um nariz de meter medo. A cara do Lando Buzzanca, e parlava, parlava, um bom papo. 

Abriu a maletinha, fez os testes da agulha.

— Sente aqui?
— Sinto.
— De zero a dez, quanto você sente?
— Dez.
— E aqui?
— Dez.
— Aqui?
— Ummm... oito.
— Aqui?
— Cinco.

Mas, de repente, na altura dos meus mamilos, a sensibilidade ficava a zero. Era como se meu corpo acabasse ali. Daria perfeitamente pra desenhar uma linha limítrofe separando onde eu sentia de onde eu não sentia. Descendo mais um pouco, veio o famoso teste do martelinho no joelho. Pimba! Plunque, a perna levantava. Bom, o reflexo do joelho estava em ordem.

— É bom isso, doutor?
— Não dá pra dizer muita coisa, mas é bom.

Veio a explicação do que tanto agoniava a gente. Estava tendo contrações involuntárias na perna.

Assim como, batendo no joelho, a perna levantava. Essas contrações tinham o mesmo sentido”.
Paiva, Marcelo Rubens, Feliz ano velho [recurso eletrônico]
/ Marcelo Rubens Paiva. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2010

A partir das informações do trecho acima e de outros conhecimentos é correto afirmar que 

a) a dor promovida pela agulha ocorreu após nervos motores da pele conduzirem impulsos elétricos ao  cérebro, o responsável pela interpretação do toque.

b) a lesão do autor provavelmente prejudicou funções sensitivas relacionadas ao seu olfato e paladar. 

c) a região da medula espinhal, de onde partem nervos que chegam aos membros inferiores, estava  totalmente danificada.

d) o movimento da perna promovido pela batida no joelho, mencionada pelo autor, é determinando pelo  mecanismo conhecido como ato reflexo. 

e) o teste feito com a agulha comprovou normalidade no sistema sensorial dos membros inferiores.


QUESTÃO 11
UNIFENAS 2021: Durante o verão é frequente encontrarmos múltiplas espécies de vagalumes do gênero Photinus em  um mesmo ambiente e ao mesmo tempo no estado do Tennessee (EUA). Apesar de estarem juntos  nesse ambiente, essas espécies evitam cruzamentos interespecíficos. 

Analise a imagem que mostra os padrões na forma de piscar de quatro espécies:

unifenas

Com base apenas nas informações apresentadas é possível afirmar corretamente que

a) os vagalumes possuem o mesmo tipo de alimentação.

b) o sinal luminoso pode ser considerado uma barreira reprodutiva.

c) os predadores das quatro espécies têm a mesma estratégia de captura. 

d) as espécies mostradas devem participar de um mesmo nicho ecológico. 

e) a P. pyralis cruzando com a P. consimilis deve gerar descendentes férteis. 


QUESTÃO 12
UNIFENAS 2021: Analise o esquema que representa o efeito de diferentes profundidades submarinas sobre as  pressões gasosas nos alvéolos. Em 1, o mergulhador está respirando ar comprimido no mesmo nível  do mar, em 2, ar comprimido 10 m abaixo do nível do mar e em 3, ar comprimido 30 m abaixo do  nível do mar.

unifenas

Analise a tabela que mostra a variação das pressões ao redor do corpo e alveolares de três gases  envolvidos na respiração do mergulhador.

unifenas

Com base nas informações do texto, do esquema, da tabela e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir corretamente que

a) a pressão alveolar do CO2 não varia durante o mergulho porque o mergulhador não está expirando.

b) a variação da pressão alveolar de O2 é inversamente proporcional à variação da pressão ao redor do  corpo do mergulhador.

c) a frequência respiratória do mergulhador permanece a mesma durante o mergulho, pois o bulbo não  detectou variações na pressão alveolar de CO2.

d) se o mergulhador retornar à superfície depois de algumas horas não corre nenhum risco, pois a  variação de pressão é insignificante.

e) se o mergulhador permanecer por algumas horas à profundidade de 30m o N2, por ser inerte na  respiração, tende a formar bolhas nos tecidos.


QUESTÃO 13
UNIFENAS 2021: O álcool hidratado é utilizado para procedimentos de assepsia devido ao seu efeito antimicrobiano. O  álcool 70% possui concentração mais eficaz para eliminação de bactérias vegetativas, fungos e vírus  envelopados como o Influenza H1N1 e SARS-CoV-2.

Uma amostra de álcool hidratado foi analisada e o gráfico abaixo corresponde à curva de aquecimento desse sistema líquido.

unifenas

Em função do gráfico apresentado, pode-se afirmar corretamente que o sistema é

a) fracionável por destilação.

b) uma substância composta.

c) uma mistura heterogênea.

d) uma mistura azeotrópica.

e) uma mistura eutética.


QUESTÃO 14
UNIFENAS 2021: A Anvisa definiu critérios e procedimentos para fabricação e venda de produtos para higienização sem autorização prévia do órgão. As regras se aplicam a preparações antissépticas e sanitizantes oficinais (obtidos por meio de manipulação). Alguns exemplos desses produtos são álcool gel, que  serve para higienizar as mãos e objetos, e desinfetantes, que servem para limpeza de superfícies e  ambientes.

A medida é extraordinária e temporária e foi motivada pela situação de emergência de saúde pública  internacional provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). O objetivo é aumentar a oferta dos  produtos no mercado para que a sociedade tenha mais acesso a itens de proteção.

unifenas

O álcool gel possui em sua composição principalmente etanol e glicerina. As estruturas das  moléculas dessas substâncias e as interações que elas podem estabelecer determinam os objetivos  de sua utilização. 

Na fabricação do álcool gel, a principal razão da glicerina estar presente é

a) auxiliar no rompimento da capa proteica do vírus por estabelecer ligações covalentes com o etanol.

b) contribuir no espessamento do produto porque estabelece maior número de ligações de hidrogênio  intermoleculares que o etanol, sendo mais viscosa.

c) proporcionar maior efeito antisséptico porque a glicerina e o etanol se ligam fortemente por meio de interações dipolo induzido-dipolo induzido.

d) facilitar a limpeza das mãos e objetos por ser menos densa que o etanol e estabelecer menor número  de ligações de hidrogênio com a água.

e) dificultar a proliferação de microrganismos porque a glicerina e o etanol estabelecem muitas interações íon-dipolo permanente com a água.


QUESTÃO 15
UNIFENAS 2021: No processo de respiração celular, ocorre uma reação química na qual a glicose e o gás oxigênio reagem formando gás carbônico e água, com liberação de energia, de acordo com a seguinte  equação química:

unifenas

Considerando-se que 80% da glicose ingerida se encontra disponível para sofrer o processo de oxidação, a quantidade de matéria de gás carbônico liberada pela ingestão de 450g de glicose equivale a

Dados das massas molares unifenas

a) 3 mol.

b) 6 mol.

c) 12 mol.

d) 15 mol.

e) 18 mol.


QUESTÃO 16
UNIFENAS 2021: A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e gênero. Ela é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de um quarto da população do planeta, ou seja, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

A metade dos casos é determinada por deficiência de ferro (DF), a deficiência nutricional mais prevalente e  negligenciada no mundo, particularmente entre as mulheres e as crianças dos países em desenvolvimento.

Os sais de ferro não devem ser administrados com as refeições, porque os fosfatos  e tanatos da dieta se ligam ao ferro e dificultam a sua absorção.

Assim como não devem ser  ingeridos com antiácidos, bloqueadores da bomba de prótons, bebidas e suplementos com cálcio,  antibióticos (quinolonas e tetraciclinas), café, chá, leite ou ovos, o ferro é também mais bem  absorvido como sal ferroso ( unifenas ) num ambiente levemente ácido, daí a indicação de tomá-lo com meio copo de suco de laranja.
Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/
pdf/2014/dezembro/15/Anemia-por Defici--ncia-de-Ferro.pdf– acesso em 20-03-2020

O sal mais comumente utilizado na reposição oral de ferro é o sulfato ferroso, FeSO4. Se um adulto tem à sua disposição comprimidos contendo 56 mg de íons unifenas e necessita diariamente de 304mg  de FeSO4, o número de comprimidos mais adequado que ele ingira, por dia é

Dados: Massas molares: unifenas

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.


QUESTÃO 17
UNIFENAS 2021: A lipase é uma enzima que catalisa a clivagem das ligações dos grupos carboxi dos triacilgliceróis, transformando-os em ácido graxo e glicerol, processo que faz parte da digestão de lipídeos. A  clivagem lipídica pode ser representada pelo gráfico a seguir.

unifenas

Da análise do gráfico, conclui-se corretamente que

a) a energia de ativação é maior na curva II do que na curva I.

b) a curva I representa a participação da lipase.

c) o rendimento da reação na curva I será maior, em todo intervalo de tempo.

d) a curva I representa uma reação endotérmica.

e) as curvas I e II representam reações de mesma variação de entalpia.


QUESTÃO 18
UNIFENAS 2021: Embora o termo “nuclear” comumente nos remeta a tragédias, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, que fizeram parte da terrível História da 2ª Guerra Mundial e a acidentes como o de Chernobyl, na Ucrânia, quando uma explosão em um reator matou pelo menos 30 mil pessoas, a medicina nuclear tem avançado e se mostrado cada vez mais importante no tratamento e diagnóstico  de doenças. Para alguns tipos de diagnóstico, a medicina nuclear é mais eficiente do que a radiologia  convencional, pois revela dados sobre a anatomia e a função dos órgãos, enquanto a radiologia  tradicional mostra apenas a estrutura anatômica dos órgãos. Dessa forma, o profissional da medicina  pode identificar as doenças e monitorar a sua progressão. 

Um radioisótopo muito utilizado na medicina nuclear é o tecnécio-99, sendo utilizado para  mapeamento renal, cerebral, pulmonar, entre outras aplicações, em função de uma série de  características físicas do radionuclídeo e pela praticidade dos radiofármacos serem preparados no  local de uso. Ele pode ser obtido a partir do 99Mo que surge a partir da fissão nuclear do urânio. Sua  importância para a medicina está no fato de que o decaimento do molibdênio-99 dá origem ao  tecnécio-99m, elemento radioativo que por meio da emissão gama possibilita a obtenção de imagens  de diversos órgãos em exames diagnósticos.

unifenas

Considerando os esquemas que descrevem reações que envolvem o 99mTc (metaestável), podemos concluir corretamente que

a) a atividade radioativa do TC-99 metaestável se reduziria a ¼ da atividade original em cerca de 24h

b) durante a protonação e obtenção do ⁹⁹ᵐTcⁿ⁺ ocorre redução de íons Sn²⁺.

c) o ⁹⁹ᵐTc é um gamaemissor, portanto perde prótons durante a sua transformação em ⁹⁹Tc.

d) o isótopo ⁹⁹Mo libera partículas β durante a sua desexcitação do seu núcleo.

e) o ⁹⁹Mo é isótopo ao ⁹⁹Tc porque são átomos diferentes do mesmo elemento químico.


QUESTÃO 19
UNIFENAS 2021: Em uma colisão de carros um motorista sofreu traumatismo craniano. Este, por sua vez, não estava usando cinto de segurança, de modo que foi lançado contra o para-brisas do carro, que colidira com uma parede. O crânio do motorista foi lançado contra o para-brisas do carro e foi totalmente freado em aproximadamente um décimo de segundo.

Considerando que o veículo se movia a uma velocidade 72 km/h e que a massa do indivíduo em questão é de 80 kg, o valor da força média exercida pelo para-brisas do carro no seu crânio foi de

a) 1 200 N.

b) 1 600 N.

c) 1 800 N.

d) 12 000 N.

e) 16 000 N.


QUESTÃO 20
UNIFENAS 2021: A espectrometria de massas é uma técnica analítica física para detectar e identificar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química. O princípio físico básico de um espectrômetro de massa consiste em criar íons de compostos orgânicos por um método adequado, separá-los de acordo com a sua relação massa/carga e, por fim detectá-los qualitativa e quantitativamente. O esquema ilustra as principais partes de um espectrômetro de massa.

Os íons gerados pela fonte passam por uma região de aceleração, onde existe um campo elétrico uniforme de módulo E1. Em seguida, adentram um seletor de velocidades, onde existem outros dois campos uniformes: um elétrico, de módulo E2, e um magnético, de módulo B1. Por fim, os íons, de determinada velocidade, entram em uma região onde existe mais um campo magnético uniforme, de módulo B2.

Só atingem essa última região os íons que não sofrem desvio no seletor de velocidades. Nessa última região, os íons são desviados pela ação do campo magnético, descrevendo trajetórias circulares, até atingirem uma placa detectora, onde deixam marcas. Suponha que íons de mesma massa são gerados pela fonte e chegam à região do campo B2. Nessa região, os íons de carga de módulo qK atingem a placa detectora no ponto K; os íons com carga de  módulo qL atingem a placa detectora no ponto L.

unifenas

A relação entre os módulos das cargas desses íons e a expressão do módulo 𝑣 de suas velocidades, para que descrevam as trajetórias mostradas na figura, é

unifenas


QUESTÃO 21
UNIFENAS 2021: Galileu investigou as características de pêndulos e chegou à conclusão não só que eram isócronos, característica que, repete-se, só é válida em regime de pequenas oscilações, como também voltavam praticamente à altura a que tinham sido largados, o que hoje se admite como manifestação da conservação de energia, um conceito ainda não introduzido na época
Disponível em: < http://historiadafisicauc.blogspot.com/2011/06/galileo-e-o-pendulo.html>.
Acesso em: 15 de maio de 2020.

A respeito de um pêndulo simples, sabe-se que, para pequenos ângulos, o seu movimento é oscilatório do tipo harmônico simples. A fim de se aumentar o período de oscilação de um certo pêndulo simples, podemos

a) aumentar a massa colocada na sua extremidade.

b) diminuir a massa colocada na sua extremidade.

c) diminuir a temperatura do ambiente.

d) aumentar a temperatura do ambiente.

e) diminuir a amplitude do movimento. 


QUESTÃO 22
UNIFENAS 2021: Escalada é o esporte ou a atividade de escalar paredes de rocha, especialmente com o auxílio de cordas e equipamentos especiais. O objetivo da atividade é atingir um ponto final ou um cume de uma face rochosa ou de uma estrutura. Isso é feito utilizando equipamentos específicos, dependentes da dificuldade da escalada.

É um esporte com uma exigência física elevada que combina ginástica e agilidade com o trabalho mental para executar uma ascensão ou uma travessia. A figura mostra um praticante em repouso durante uma escalada.

unifenas

Suponha que, na situação ilustrada, o pé inferior da pessoa esteja exercendo sobre a parede rochosa uma força horizontal de valor igual a 400 N. O peso da pessoa e seu traje é de 800 N. Considere que a parede é perfeitamente vertical no ponto de contato do pé. O coeficiente de atrito estático entre o pé da pessoa e a parede vale 0,50.

Nessas condições, o valor da força atrito estático máxima entre o pé inferior do praticante de escala e a parede rochosa, em newtons, vale

a) 100.

b) 200.

c) 400.

d) 500.

e) 800.


QUESTÃO 23
Considere a charge abaixo:

unifenas

UNIFENAS 2021: A charge contextualiza um ramo da física moderna, a física quântica. Esta trabalha com a física das partículas subatômicas, as quais tem comportamentos quantizados, ao invés de contínuos, isto é, as grandezas, diferentemente da física clássica, não podem assumir quaisquer valores, assumem apenas certos valores discretos, ou seja, dão saltos – saltam de uma certa quantidade chamada de quantum. 

A respeito das grandezas quantizadas e grandezas contínuas, é correto afirmar que, de acordo com a física clássica, a grandeza presente na natureza que é quantizada é a (o):

a) carga elétrica.

b) campo magnético.

c) energia.

d) massa.

e) quantidade de movimento.


QUESTÃO 24
UNIFENAS 2021: Durante um experimento de óptica feito em uma aula, o professor pegou um espelho esférico e projetou a imagem de uma vela acesa na parede da sala.

Quais são as características da imagem projetada e qual é o tipo de espelho que o professor utilizou no experimento?

a) Imagem real e direta; espelho utilizado: convexo.

b) Imagem virtual e direta; espelho utilizado: côncavo.

c) Imagem real e invertida; espelho utilizado: côncavo.

d) Imagem virtual e direta; espelho utilizado: convexo.

e) Imagem real e invertida; espelho utilizado: convexo.


QUESTÃO 25
UNIFENAS 2021: Diante da pandemia do novo Coronavírus, foram divulgados exaustivamente pela imprensa e pelas redes sociais os gráficos abaixo.

unifenas

Os gráficos representam as curvas de como a epidemia se propaga com transmissão fora de controle e com transmissão controlada, objetivando retardar o pico da epidemia diante da capacidade do sistema de saúde. Para obter o período de prorrogação do pico da epidemia, é necessário calcular a variação das

a) ordenadas dos pontos de picos máximos.

b) abscissas dos pontos de picos máximos.

c) médias das abscissas dos pontos de picos máximos.

d) ordenadas que representam a capacidade do sistema de saúde.

e) ordenadas dos pontos de picos máximos e a ordenada do sistema de saúde.


QUESTÃO 26
UNIFENAS 2021: A figura abaixo mostra um terreno limitado pelas ruas A, B e C

unifenas

Um topógrafo, com o objetivo de medir a área desse terreno em forma triangular, verificou que AB = BC = 500 m e cos α = 0,8.

A partir das informações dadas, o valor da área desse terreno, em metros quadrados, encontrado pelo topógrafo é igual a

a) 75.

b) 750.

c) 7 500.

d) 75 000.

e) 750 000.


QUESTÃO 27
UNIFENAS 2021: A lei do decaimento radioativo é representada pela função y = y0e⁻ᵏᵗ em que e é o número de Euler e t, o tempo, em dias, necessário para que haja uma redução da quantidade inicial 𝑦0.

Se uma determinada quantidade de iodo¹³¹ que é usado em medicina nuclear em exames de tireoide, se reduz à metade em um período de 8 dias, qual o percentual dessa quantidade inicial de substância que restará após um período de 12 dias?

Considere: √2 = 1,4.

a) 30,0%

b) 31,5%

c) 33,0%

d) 35,0%

e) 37,5%


QUESTÃO 28
UNIFENAS 2021: No pátio de um hospital, encontram-se três tanques de oxigênio, na forma de cilindro circular reto de 5,4 metros de altura com 1,5 metro de raio interno, para abastecer seus 90 leitos de terapia intensiva.

Sabe-se que, para cada leito, são destinados em média 2 litros de oxigênio por minuto. Supondo que os tanques do pátio estejam cheios e que somente 40% dos leitos estão usando oxigênio durante uma média de 8 horas por dia, o oxigênio armazenado nesses tanques durará para essa demanda

Considere π = 3,2

a) 4 dias e 12 horas.

b) 4 dias e 5 horas.

c) 3 dias e 9 horas.

d) 3 dias e 3 horas.

e) 2 dias e 16 horas.


QUESTÃO 29
UNIFENAS 2021: No triângulo ABC, dois de seus lados foram divididos em três partes iguais.

unifenas

Se a medida da área do triângulo ABC é igual a 𝐴, o valor da área da região destacada em cinza é igual a

unifenas


QUESTÃO 30
UNIFENAS 2021: A probabilidade de um homem não sobreviver a uma epidemia é de 0,4 e a probabilidade de sua mulher, também não sobreviver, é de 0,5.

A probabilidade de que pelo menos um deles sobreviva à epidemia é igual a

a) 0,1.

b) 0,2.

c) 0,3.

d) 0,8.

e) 1,0.


QUESTÃO 31
UNIFENAS 2021: Segundo o levantamento da NASA, todos os anos 182 milhões de toneladas de poeira - mais ou menos o equivalente a 690 mil de caminhões de areia - saem do Saara para as Américas do Sul e Central. Desse total, cerca de 28 milhões de toneladas - ou 105 mil caminhões - caem na Bacia Amazônica, e, junto com elas, o fósforo, nutriente fundamental para o crescimento da floresta.
Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43360970 acesso em 26/02/2020

O deslocamento desses sedimentos está diretamente associado à circulação atmosférica global. 

Dessa forma, pode-se afirmar corretamente que, os ventos:

a) Monçônicos, no verão, são responsáveis por essa fertilização.

b) locais, como as Brisas, são os grandes responsáveis por essa dinâmica.

c) de Oeste, que buscam o Hemisfério Ocidental, iniciam o processo.

d) Alísios, de escala global, transportam esses sedimentos.

e) Contra Alísios, que sopram para Noroeste, levam o fósforo.


QUESTÃO 32
UNIFENAS 2021: Grande parte do território brasileiro fica localizado na zona térmica Tropical, entre o Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. A zona térmica Tropical é onde a luz solar fica de forma praticamente vertical em sua superfície. Também é conhecida como zona tórrida do planeta. Por isso a utilização da energia solar no Brasil auxilia na economia da conta de luz, na redução da sobrecarga das redes distribuidoras e na diminuição de impactos ambientais ao país. A energia solar se encontra presente em processos industriais, rurais e domésticos, gera empregos e preserva o meio ambiente.  

A energia solar fotovoltaica corresponde a 1,2% de toda a matriz energética brasileira, sendo o  estado de Minas Gerais o principal produtor com 35.499,60 kW instalados. Os principais exemplos de  utilização de energia solar são em aquecimento de água, ambientes e em processos industriais. 

Vemos inúmeras vantagens para a instalação desse tipo de energia, mas existem algumas desvantagens.

A principal desvantagem para instalação de energia solar consiste em:

a) mesmo estando em uma área Tropical, a quantidade de energia absorvida pelas placas fotovoltaicas  não seria suficiente para gerar energia que alimentasse as residências.

b) ser uma fonte de energia poluente, porém em menor intensidade, se comparada às demais fontes  energéticas como os combustíveis fósseis.

c) apresenta um baixo custo de instalação dos painéis fotovoltaicos, mas um alto custo de manutenção,  e não ocorre nenhuma redução significativa na conta de luz da população. 

d) encontrar-se inacessível para algumas camadas da população, devido ao alto custo de instalação, à  baixa capacidade de armazenamento, à interrupção de produção à noite, além da alteração do imóvel  elevando o custo mais ainda.

e) os painéis fotovoltaicos fazem muitos ruídos ao gerarem energia solar, pois nesse tipo de processo,  ao converter a luminosidade em energia elétrica, as placas geram ruídos de até 60 decibéis, gerando  uma grande poluição sonora.


QUESTÃO 33
UNIFENAS 2021: Você já ouviu falar na função social da propriedade? Ela está lá na Constituição Federal e faz parte também dos princípios do Estatuto da Cidade.

A função social significa que o dono de um terreno não tem poder ilimitado sobre ele. Existem normas urbanísticas que impedem o dono de ocupar o terreno da forma que quiser.

O Estatuto da Cidade prevê que a prefeitura estabeleça um prazo para a construção. Se o proprietário, após esse prazo, ainda não tiver construído nada, o IPTU do imóvel pode ser aumentado, como explica a Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.
Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/257111-estatuto das cidadesespeculaçaoimobiliária-temlimites/ acesso em 31/03/2020

Um dos grandes problemas das metrópoles brasileiras é a especulação imobiliária. Vários imóveis deixam de cumprir a sua função social, por interesse do capital. Esse processo, dentre outros, tem que ser coibido pelo poder público, já que a sua ocorrência acarreta:

a) aumento do preço dos imóveis na área central.

b) contenção do espraiamento da mancha urbana.

c) dificuldade de aquisição de imóveis e exclusão social.

d) redução do tempo de deslocamento nas cidades.

e) maior arrecadação de impostos urbanos.


QUESTÃO 34
UNIFENAS 2021: O solo é um corpo de material inconsolado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.

Em algumas áreas que os solos sofrem um processo no qual acumula grande quantidade de óxidos de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem. É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Solos sujeitos a esse processo tendem a se tornar ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica, já que, em geral, são lixiviados. Durante o longo período de estiagem, esses solos tornam-se secos, reduzindo a infiltração, aumentando o escoamento e culminando na redução da fertilidade.

Podemos inferir que o processo acima é:

a) Desertificação.

b) Desertização.

c) Eutrofização.

d) Laterização. 

e) Salinização.


QUESTÃO 35
UNIFENAS 2021: Segundo a FIESP, a desindustrialização no Brasil está ocorrendo antes de a expansão do setor de serviços intensivos em conhecimento se tornar capaz de absorver a mão-de-obra desempregada pela indústria. Ou seja, esse processo no Brasil é prematuro, como é mostrado no gráfico.

unifenas

Um dos contextos políticos econômicos para a o processo de desindustrialização no Brasil, pode ser apontado durante a (o):

a) adoção do Neoliberalismo, com a maior facilidade de importações.

b) crise econômica global entre 1994 e 1998.

c) milagre Econômico no contexto da Ditadura Militar.

d) plano de Metas adotado por Juscelino Kubistchek entre 1956-60.

e) política protecionista da primeira metade da década de 1950.


QUESTÃO 36
UNIFENAS 2021: A questão da informalidade vem se tornando cada vez mais complexa, em razão da flexibilização das relações trabalhistas, já implementada há duas décadas em vários países no mundo e entre o final do século XX e o início desse século, com algumas variações, no Brasil.

A flexibilização das leis trabalhistas vem fazendo surgir, por exemplo, contratos temporários de trabalho. Essa flexibilização ou desregulamentação vem sendo acompanhado por um intenso processo de terceirização que consiste em:

a) profissionais qualificados aceitando cargos inferiores aos que poderiam ocupar para ter estabilidade. Assim diminui o número de desempregados no país aumentando o recolhimento de tributos.

b) processos de venda de uma empresa ou instituição do setor público que integra o patrimônio do Estado para o setor privado, geralmente por meio de leilões públicos.

c) parceria comercial ou aliança entre empresas, visando desde uma simples colaboração para fins comerciais e/ou tecnológicos até a fusão de sociedades em uma única empresa.

d) permitir que uma empresa contrate o serviço de outra empresa ou trabalhador para realizar um serviço específico, sem precisar pagar seu salário e arcar os direitos trabalhistas.

e) redução no número de empregos disponíveis, que se tornam insuficientes em alguns mercados de trabalho.


QUESTÃO 37
UNIFENAS 2021: A Batalha do Jenipapo, ocorrida na vila de Campo Maior, Piauí, foi um dos confrontos mais sangrentos da Guerra de Independência do Brasil. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidé, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa.

Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu caminho.

As Guerras de Independência ocorreram logo após Dom Pedro afirmar a separação política de Portugal. Enquanto movimento de construção da soberania nacional, a Batalha do Jenipapo conseguiu

a) consolidar o controle político brasileiro sobre todo o território nacional.

b) despertar a necessidade da modernização das forças armadas nacionais.

c) implantar a República como forma de governo no novo país.

d) promover a integração dos grupos populares no cenário político brasileiro.

e) transferir a capital do novo Estado Brasileiro para a região do nordeste.


QUESTÃO 38
UNIFENAS 2021: Leia a imagem com atenção.

unifenas

A charge trata de um período conturbado no Brasil e na América Latina, referindo-se ao IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática).

A entidade foi criada em 1959, tornando-se conhecida do público graças à edição da revista Ação Democrática, periódico luxuoso que era distribuído gratuitamente e dedicava-se, principalmente, ao proselitismo anticomunista.

Considerando o contexto de produção da charge, pode-se afirmar que ela retrata o IBAD como uma organização

a) Governamental, que incentivava a manutenção do poder.

b) Internacional, com supostas ligações com o governo dos EUA.

c) patriótica e atenta aos tradicionais valores da família brasileira.

d) Independente, criada para cooperação dos países latino-americanos.

e) vinculada à sociedade civil, sensibilizada com o problema da corrupção.


QUESTÃO 39
UNIFENAS 2021: A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os instrumentos de produção, portanto as relações de produção, e, por conseguinte, todas as relações sociais. A conservação inalterada dos antigos modos de produção era a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores.
MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

No trecho, o pensador Karl Marx indica que um dos sustentáculos do sistema capitalista era a 

a) colonização

b) desigualdade social.

c) industrialização

d) luta de classes

e) propriedade privada


QUESTÃO 40
UNIFENAS 2021: Os bolcheviques argumentavam que somente o socialismo poderia resolver a contradição entre trabalho e família. Sob o socialismo, o trabalho doméstico seria transferido para a esfera pública: as tarefas realizadas individualmente por milhões de mulheres não pagas em suas casas seriam assumidas por trabalhadores assalariados em refeitórios, lavanderias e creches comunitários. Só assim as mulheres se veriam livres para ingressar na esfera pública em condições de igualdade com os homens, desvencilhadas das tarefas de casa. 
GOLDMAN, Wendy. Mulher, estado e revolução. São Paulo: Boitempo; Iskra, 2014, p. 21

O capitalismo, de acordo com os bolcheviques, jamais seria capaz de fornecer uma solução sistemática para a dupla carga que as mulheres carregavam. Nessa perspectiva, é correto afirmar que, para os teóricos bolcheviques 

a) o trabalho doméstico representava o progenitor do atraso político.

b) os papeis de gênero dentro da família seriam radicalmente redefinidos.

c) as mulheres precisavam de mais reconhecimento do seu trabalho no lar.

d) os homens deveriam ser desafiados a compartilharem o “trabalho feminino”.

e) o trabalho assalariado dos homens era um obstáculo à emancipação feminina.


QUESTÃO 41
UNIFENAS 2021: “Já não somos um país exclusivamente agrário. Não vamos continuar esmagados pelo peso das compras dos produtos industriais no exterior! Ferro, carvão e petróleo são a base da emancipação econômica de qualquer país. Produziremos tudo isso e muito mais.”
Getúlio Vargas.

Durante seus governos, Getúlio Vargas executou uma série de medidas voltadas para o desenvolvimento econômico brasileiro que buscavam estimular e garantir a nossa industrialização. 

Esse projeto definido como nacionalismo econômico caracterizava-se por

a) abrir o país ao capital internacional, favorecendo a entrada de grandes empresas que, além de ofertar emprego, engrandeceram o nosso parque industrial, nos colocando nos padrões dos países europeus.

b) concentrar no Sudeste as ações e investimentos voltados para a industrialização, uma vez que no restante do território não existiam as condições mínimas para o estabelecimento desse programa modernizador.

c) consolidar as atividades econômicas urbanas, como a indústria e o comércio, libertando o país das tradições agroexportadoras e suas principais características como a concentração de terra.

d) estabelecer medidas de proteção a economia nacional, desenvolvendo a indústria, reduzindo ou substituindo às importações e oferecendo suporte as demais atividades econômicas desenvolvidas.

e) impedir a presença do capital internacional e consequentemente dos interesses imperialistas na economia brasileira, garantindo a liberdade comercial e a proteção de nossas riquezas.


QUESTÃO 42
Leia com atenção a imagem a seguir.

unifenas

UNIFENAS 2021: A propaganda serviu como instrumento de mobilização da força de trabalho feminina que ocuparia as fábricas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O cartaz identifica a relação da mulher com 

a) a resistência ao papel tradicional de dona de casa e cuidadora.

b) o sentimento de patriotismo e de subordinação à figura patriarcal.

c) a marginalização dos homens preteridos para o trabalho na indústria.

d) a quebra do monopólio do trabalho intelectual exercido pelos homens.

e) o desprendimento em relação aos padrões de beleza e comportamento.



TARDE

Para responder às questões de 1 a 6, leia, com atenção, os seguintes textos.

Texto I – OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de
mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
No maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

(MÁRIO QUINTANA – Seleção de textos, notas, estudos
biográfico, histórico e crítico e exercícios por Regina Zilberman. –
São Paulo: Literatura Comentada – Abril Educação, páginas 22/
23. 1982)

Texto II - POESIA

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.

(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – in Nova Reunião:
19 livros de poesia/Carlos Drummond de Andrade. – Rio de Janeiro:
José Olympio Editora, página 20. 1983)

Texto III - INANIA VERBA

Ah! quem há de exprimir, alma impotente e escrava,
O que a boca não diz, o que a mão não escreve?
- Ardes, sangras, pregada à tua cruz, e, em breve,
Olhas, desfeito em lodo, o que te deslumbrava...

O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a Ideia leve,
Que, perfume e clarão, refulgia e voava.

Quem o molde achará para a expressão de tudo?
Ah! quem há de dizer as ânsias infinitas
Do sonho? e o céu que foge à mão que se levanta?

E a ira muda? e o asco mudo? e o desespero mudo?
E as palavras de fé que nunca foram ditas?
E as confissões de amor que morrem na garganta?

(OLAVO BILAC– Seleção de textos, notas, estudos
biográfico, histórico e crítico e exercícios por Norma Goldstein.-
São Paulo: Literatura Comentada – Abril Educação. Página 19.1980)

QUESTÃO 01
UNIFENAS 2021: Avalie as seguintes afirmações sobre os textos dados.

I- Metalinguísticos, os três textos apresentam a mesma temática: a insuficiência das palavras para  exprimir a realidade emocional do poeta.

II- Olavo Bilac usa como expressão poética o soneto, espécie literária do gênero lírico empregada pelos poetas parnasianos como ele, mas totalmente repudiada pelos modernistas Mário Quintana e Carlos 
Drummond de Andrade.

III- A voz poética do texto I confere aos poemas a identidade de pássaros em decorrência do alto grau de imprevisibilidade que estes últimos apresentam, característica marcante da poesia em geral.

IV- No texto II, a voz poética reafirma (numa atitude flagrantemente modernista) o trabalho de vigilância racional requerido pela poesia, em qualquer tempo.

V- No terceiro verso do texto III, a impotência da voz poética em traduzir sentimentos por palavras  provoca-lhe uma sensação de dor que é equiparada à mesma que Cristo sofreu na cruz,

a) todas corretas, sem exceção.

b) todas corretas, com única exceção.

c) todas corretas, exceto III e V.

d) todas incorretas, coma única exceção.

e) todas incorretas , exceto II e IV.


QUESTÃO 02
UNIFENAS 2021: I - No texto I, no último verso, a voz poética considera que o alimento dos poemas (“pássaros”) é a sensibilidade humana.

II - No texto I, a voz poética ressalta que a apreensão do significado de um poema depende de cada leitor, já que a expressão poética é de caráter subjetivo, particular.

III - Nos textos I e II, os poetas se expressam por meio de um vocabulário mais comum, ao passo que, no texto III, o seu autor adota um vocabulário mais raro, o qual vai ao encontro de um dos propósitos do estilo literário representado por ele.

A – I, II, III – corretos.

B – I e II – corretos; III – incorreto.

C – I - correto; II-incorreto; III- correto.

D – I - incorreto; II e III-corretos.

E – I - incorreto; II-correto: III-incorreto.


QUESTÃO 03
UNIFENAS 2021: I- Nos textos I e II, percebe-se que seus autores adotam um modo pessoal de falar, ao contrário do ocorre no texto III, em que se constata uma maneira mais impessoal de expressão.

II- No texto III, embora constante a inutilidade das palavras para a “expressão de tudo”, a voz poética assume diante delas uma atitude de encantamento, distante da pura aflição evidenciada pela voz poética do texto II.

III- Da comparação entre os textos, fica evidente, no texto III, o seu alto de grau de formalismo (inexistente nos demais) decorrente, entre outros aspectos, do emprego de versos isométricos, identificados como decassílabos.

A – I, II, III – corretos.

B – I e II – corretos; III – incorreto.

C – I - correto; II-incorreto; III- correto.

D – I - incorreto; II e III-corretos.

E – I - incorreto; II-correto: III-incorreto.


QUESTÃO 04
UNIFENAS 2021: Avalie os aspectos destacados dos textos em questão.

I- Em “No livro que lês” (texto I) /“Alimentam-se um instante em cada par...” (texto I) / O que a boca não diz, o que a mão não escreve?” (texto III)/ “Quem o molde achará para a expressão de tudo?” (texto III), foram destacados, sem exceção, termos que exercem a mesma função sintática.

II- Em “Eles não têm pouso//no maravilhado espanto de saberes”(texto I), os vocábulos destacados constituem um só exemplo entre os processos de formação de palavras.

III- Em “Quem o molde achará para a expressão de tudo?” (texto III) / “E as palavras de fé que nunca foram ditas” (texto III)/ “E as confissões de amor que morrem na garganta?” (texto III), foram assinalados termos que exercem uma mesma função sintática.

IV- Em “...não se sabe de onde e pousam” (texto I) / “Ardes, sangras, pregada à tua cruz, e, em breve” (texto III) / “Do sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?” (texto III), foram destacados apenas verbos intransitivos.

V- Em “Ah! quem há de dizer as ânsias infinitas?” (texto III), o vocábulo assinalado, sem o acento gráfico, transforma-se numa forma verbal correta,

a) todas corretas, sem exceção.

b) todas corretas com única exceção.

c) todas incorretas, com única exceção.

d) todas incorretas, exceto IV e V.

e) todas incorretas, exceto I e II.


QUESTÃO 05
UNIFENAS 2021: Considere as seguintes ocorrências destacadas dos textos em questão.

I- “Eles não têm pouso...” (texto I)

*A forma verbal destacada neste verso poderá se manter inalterada em todas as lacunas dos períodos seguintes: Cada criança, cada jovem, cada ancião ______diferente visão do mundo./ O rei, assim como a rainha, _____a admiração de seus súditos. / Um ou outro estudante _______ verdadeira paixão pela Matemática. / A maior parte destes turistas ______boas recordações de Minas Gerais. / Teu irmão é um dos que _____medo de mim.

II- “Os poemas são pássaros que chegam” (texto I)

*O elemento mórfico (vogal temática) destacado na forma verbal acima também foi destacado em todas as seguintes ocorrências: “Não se sabe de onde e pousam/ no livro que lês.//”Quando fechas o livro, alçam voo” (texto I).

III- “Que a pena não quer escrever” (texto III)

*A figura de linguagem presente neste verso também ocorre no seguinte: “O que a boca não diz, o que a mão não escreve?” (texto III)

Está correto que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II, III.


QUESTÃO 06
UNIFENAS 2021: Avalie os seguintes aspectos extraídos dos textos em questão.

I- “Os poemas são pássaros que chegam...” (texto I)

*O recurso linguístico (metáfora) presente neste verso também ocorrem em todos os seguintes: 

“Ardes, sangras, pregada à tua cruz, e, em breve” (texto III)/ “O Pensamento ferve e é um turbilhão de lava” (texto III)/ “Que, perfume e clarão, refulgia e voava” (texto III).

II- “Ardes, sangras, pregada à tua cruz, e , em breve...” (Texto III) 

*Neste verso, a palavra destacada retoma a expressão “alma impotente e escrava”, colocada no primeiro verso do texto IIII.

III- “Ardes, sangras, pregada à tua cruz , e , em breve...” (texto III) 

*Neste verso, a retirada do acento grave (indicador da crase) acarretaria alteração semântica, mudando o seu sentido.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas

d) I e III, apenas.

e) I, II, III.


QUESTÃO 07
UNIFENAS 2021: Sobre os vegetais inferiores e superiores, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em seu ciclo vital, as briófitas apresentam metagênese: o gametófito (n), que é a geração mais desenvolvida e persistente, e o esporófito (2n), que é a geração efêmera e dependente do gametófito feminino. As briófitas são criptógamas, apresentam rizoides, cauloides e filoides, e sua reprodução depende de água, assim, é comum crescerem em locais úmidos e sombreados.

b) A heterosporia é encontrada em alguns representantes das pteridófitas (Selaginella) e em todas as plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas). Nas plantas heterosporadas, há dois tipos de esporos, micrósporos e megásporos, que são produzidos em microsporângio e megasporângio, respectivamente. As plantas heterosporadas sempre originam gametófitos dioicos conhecidos como microprótalo e megaprótalo.

c) A dupla fecundação nas angiospermas consiste na fecundação da oosfera por um dos gametas masculinos, originando o embrião, enquanto o outro gameta se une aos dois núcleos polares, formando um tecido triploide (3n), denominado de endosperma ou albúmen, que irá nutrir o embrião durante a germinação. As outras células do saco embrionário se degeneram. Após a fecundação, o ovário cresce, originando o fruto, dentro do qual encontra-se a semente, originada do desenvolvimento do óvulo.

d) As monocotiledôneas são plantas cujas sementes apresentam apenas um cotilédone. Outras características desse grupo incluem: folhas com nervuras ramificadas, raízes pivotantes, flores trímeras e pentâmeras e a ocorrência do crescimento secundário do caule em poucas espécies, sob comando do meristema pleroma. Já as eudicotiledôneas possuem dois cotilédones (escutelos) em suas sementes, além de exibirem folhas com nervuras paralelas, raiz axial ou fasciculada e a presença usual do crescimento secundário no caule, sob ação do procâmbio.

e) As coníferas apresentam uma outra estratégia reprodutiva, passando a não depender mais da água para o transporte do gameta. Nessas plantas, o gametófito masculino é o grão de pólen, que é transferido (na maioria das vezes através do vento) para um gametófito feminino localizado dentro de um óvulo, sendo este processo chamado de polinização. Após a polinização, o grão de pólen produz uma expansão denominada tubo polínico, a qual conduz os gametas masculinos até o arquegônio (gametângio feminino).


QUESTÃO 08
UNIFENAS 2021: Sobre as viroses, assinale a alternativa CORRETA.

I- No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica, e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

II- A dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Atualmente os quatro sorotipos circulam no Brasil intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes aegypti, que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.

III- Sabe-se que o vírus da febre hemorrágica brasileira passa por meio da inalação de partículas presentes na urina, nas fezes ou na saliva de ratos e outros roedores infectados. A transmissão entre humanos pode ocorrer por meio do contato muito próximo e constante com um indivíduo infectado, principalmente em hospitais. Sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções desses pacientes trazem o arenavírus. Se não forem usados equipamentos de proteção nesses ambientes, o risco aumenta. Além de sangramentos na boca e no nariz, a doença pode evoluir para sintomas mais graves com consequências neurológicas, como sonolência, confusão mental, mudanças no comportamento e convulsão.

IV- A infecção causada pelo HPV (papilomavírus humano) pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido com o de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas por exames específicos. Se for mais grave, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.

a) Todas as alternativas são verdadeiras;

b) Apenas a alternativa III é falsa;

c) Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras;

d) Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras;

e) Todas as alternativas são falsas.


QUESTÃO 09
UNIFENAS 2021: Identifique as viroses abaixo.

I- É uma doença contagiosa, causada por vírus Epstein-Barr e conhecida como Doença do Beijo. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo. Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.

II- A patologia é uma infecção comum por herpes vírus com uma ampla gama de sintomas: desde nenhum sintoma a febre e cansaço até sintomas graves envolvendo os olhos, cérebro ou outros órgãos internos. Se a infecção ocorrer em pessoas cujo sistema imunológico esteja temporariamente enfraquecido ou suprimido (por doença ou medicamento), a infecção geralmente diminuirá quando o sistema imunológico se recuperar ou o medicamento for interrompido.

III- Doença infecciosa, altamente contagiosa. Faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. A doença é causada por um vírus chamado Morbili virus. Os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus. Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença.

I, II e III são, respectivamente:

a) Citomegalovírus, mononucleose e rubéola;

b) Mononucleose, citomegalovírus e sarampo;

c) Antavirose, herpes e varicela;

d) Mononucleose, antavirose e rubéola;

e) Herpes, mononucleose e sarampo.


QUESTÃO 10
UNIFENAS 2021: Analise o heredograma abaixo.

unifenas

A mulher (5) e os homens (6 e 7) são portadores de uma doença autossômica recessiva. O casal 3 x 4 (não portadores), preocupado com a tia e tios paternos, resolve consultar uma geneticista. A frequência do alelo recessivo nessa população é de 50%. Desconsidere fatores como mutação, seleção, migração, desvio meiótico e deriva genética. Qual a probabilidade desse casal ter dois meninos, em gestações consecutivas e independentes e portadores da anomalia?

a) 1/625.

b) 3/529.

c) 2/729.

d) 3/676.

e) 5/871.


QUESTÃO 11
UNIFENAS 2021: Sobre metabolismo celular, assinale a alternativa correta.

I- A fermentação lática pode ocorrer nas células da musculatura esquelética em condições de fadiga extrema. O processo é realizado quando não há gás oxigênio suficiente nos músculos para atender à demanda energética por meio da respiração aeróbia. O acúmulo de ácido lático produzido pela fermentação pode causar câimbras musculares. Posteriormente o ácido lático acumulado é removido do músculo e enviado ao fígado, onde é reaproveitado.

II- Realizada principalmente por leveduras (fungos), a fermentação alcoólica é o processo de quebra da glicose produzindo dióxido de carbono e álcool etílico. Esses produtos são gerados a partir do ácido pirúvico, que se forma após uma sequência de reações que ocorrem no citosol. Essas leveduras, além de utilizadas na fabricação de bebidas alcoólicas, também são utilizadas como fermento na produção de pães, já que o gás carbônico (CO2) liberado ajuda a inflar a massa, tornando-a aerada e mais macia.

III- A glicólise e o ciclo de Krebs são etapas aeróbias que ocorrem nas cristas e matriz mitocondriais. Ambas são essências para a formação de moléculas transportadoras de elétrons como o ácido pantotênico (NADH2) e a tiamina (FADH2). Já a cadeia respiratória é a etapa que produz a maior quantidade de ATP na respiração celular, dada a ação da inibição alostérica, acionada pelo gradiente de íons criado pela cadeia de transporte de elétrons.

IV- O metabolismo pode ser classificado em catabolismo e anabolismo. Moléculas complexas são decompostas em outras mais simples, que podem ser utilizadas para a obtenção de energia (catabolismo). Compostos mais complexos são sintetizados a partir de outros mais simples (anabolismo). A respiração celular é um exemplo de processo anabólico, e a fotossíntese, de um processo catabólico.

a) Todas as alternativas são verdadeiras;

b) Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;

c) Apenas a alternativa III é falsa;

d) Apenas as alternativas II e IV são falsas;

e) Todas as alternativas são falsas.


QUESTÃO 12
UNIFENAS 2021: Sobre excreção humana, marque a alternativa CORRETA.

I- Na região medular dos rins, encontramos a maior quantidade dos chamados néfrons, que são as unidades funcionais desses órgãos. Cada néfron possui uma parte dilatada, chamada de corpúsculo renal, e um grande tubo néfrico, que é dividido em túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal. É nos néfrons que ocorre a ureogênese, a filtração do sangue arterial e a formação da urina.

II- A uretra é o tubo responsável por levar a urina para fora do corpo no momento da micção. Nos homens, a uretra é também o local por onde o sêmen é expelido durante a ejaculação. Na mulher, esse órgão refere-se apenas ao sistema excretor. Outra diferença é que a uretra masculina é maior que a feminina, uma vez que passa pelo interior do pênis. O tamanho reduzido da uretra feminina e sua proximidade com a região anal propiciam a ocorrência mais frequente de infecções urinárias entre as mulheres.

III- O peptídeo natriurético atrial (PNA) é produzido no hipotálamo e secretado pela neuroipófise. Atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e a concentração de íons e, consequentemente, elevando a pressão arterial. Seu papel é normalizar a volemia sanguínea e a pressão arterial quando a musculatura cardíaca for excessivamente distendida.

IV- A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais.

a) Todas as alternativas são verdadeiras;

b) Apenas as alternativas III e IV são verdadeiras;

c) Apenas a alternativa I é falsa;

d) Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras;

e) Todas as alternativas são faltas.


QUESTÃO 13
UNIFENAS 2021: Considere os álcoois abaixo.

unifenas


(I) etanol

(II) propan-1-ol

(III) 2-metilpropan-1-ol

Dados os números atômicos (Z) → C=6 H=1 O=8

Analise as afirmativas abaixo, e marque a única incorreta.

a) A oxidação completa do álcool (III), na presença de solução aquosa de K2Cr2O7 em meio ácido, pelo oxigênio, O2(g), forma o ácido metilpropanoico.

b) A reação de esterificação do ácido etanoico com o álcool (I) forma o éter etanoato de etila.

c) dos três álcoois apresentados, o álcool (I) -etanol - é o mais volátil, pois sua cadeia carbônica é menor, consequentemente, as interações intermoleculares com a cadeia carbônica são menores.

d) Nenhum dos álcoois apresentados pode apresentar isomeria geométrica.

e) A desidratação intermolecular do álcool (I), em condições adequadas, forma o etoxietano e água.


QUESTÃO 14
UNIFENAS 2021: Por que os átomos se ligam?

Os átomos se ligam, e assim como os seres humanos, estão sempre procurando um estado de maior segurança ou estabilidade. Isso é obtido quando os átomos se unem, ligam-se entre si, formando as moléculas ou os cristais.

unifenas

Considere a configuração eletrônica dos elementos e marque a alternativa correta.

unifenas

a) X tende a formar um ânion bivalente, e sua fórmula molecular com Z será X2Z.

b) W2X é um composto de alto caráter molecular e possui geometria angular.

c) Entre os átomos da molécula de Z2 se estabelece ligação covalente polar do tipo sigma.

d) Entre Y e Z é formado um composto de fórmula YZ2 de alto caráter iônico. 

e) Z2 é uma molécula apolar, com geometria linear e estabelece uma ligação covalente do tipo pi entre seus átomos.


QUESTÃO 15
UNIFENAS 2021: Gasolina, óleo diesel, querosene, óleo lubrificante, gás de cozinha são obtidos por destilação fracionada do petróleo.

unifenas

A gasolina é uma mistura que contém hidrocarbonetos de baixa massa molar. Uma gasolina de boa octanagem possui alto teor de isoctano ( 2,2,4-trimetilpentano) . Considerando a massa de 1kg desse hidrocarboneto, calcule a massa aproximada de gás carbônico que será produzida na combustão completa desse combustível. Dados: Massas molares C=12g/mol H=1g/mol O=16g/mol.

a) 1,1 kg.

b) 4,8 kg.

c) 10,2 kg.

d) 3,1 kg.

e) 8,4 Kg.


QUESTÃO 16
UNIFENAS 2021: A dengue é uma doença viral transmitida pelo pequeno, escuro ( e rajado de branco) mosquito, chamado Aedes aegypty. Uma pessoa infectada pode apresentar sintomas como: dor de cabeça, febre alta, dor nos olhos, músculos e juntas, manchas avermelhadas, fraqueza e falta de apetite.

Vendo alguém com esses sintomas, o nosso primeiro impulso talvez seja indicar a popular aspirina, o que seria uma atitude absolutamente errada. Sem dúvida, o melhor a fazer é consultar um médico, pois, se a dengue for realmente constatada, o paciente não pode ingerir ácido acetilsalicílico em hipótese alguma, “um risco da automedicação”.

A fórmula estrutural do ácido acetilsalicílico é dada abaixo.

unifenas

A alternativa que apresenta corretamente as funções orgânicas presentes na estrutura é:

a) cetona e álcool.

b) cetona e éter.

c) éter e ácido carboxílico.

d) aldeído, cetona e éter.

e) éster e ácido carboxílico.


QUESTÃO 17
UNIFENAS 2021: Frequentemente, as pilhas são chamadas de galvânicas ou voltaicas, em homenagem a dois pioneiros da Eletroquímica: Luigi Galvani e Alessandro Volta.

Observe o esquema de uma pilha galvânica, em funcionamento, abaixo.

unifenas

O redutor e o oxidante são, respectivamente,

unifenas


QUESTÃO 18
UNIFENAS 2021: Os monossacarídeos são açúcares não-hidrolisáveis. Incluem trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses, conforme tenham 3, 4, 5, 6 ou 7 átomos de carbono, respectivamente. Observe a estrutura de alguns monossacarídeos.

unifenas

Analise as afirmativas e marque a única incorreta:

a) Glicose e frutose são isômeros planos de função.

b) A manose é um poliálcool-aldeído.

c) Frutose e manose apresentam 8 e 16 isômeros opticamente ativos.

d) A glicose apresenta isomeria geométrica, devido à presença de 4 carbonos assimétricos e, portanto,16 isômeros opticamente ativos.

e) Os monossacarídeos apresentados fazem ligações de hidrogênio com a água devido a vários grupos hidroxila presentes.


QUESTÃO 19
UNIFENAS 2021: Considere um relógio de pêndulo, realizando um movimento harmônico simples. Afirma-se que o período, em que o tempo necessário para executar uma oscilação completa, é

a) Diretamente proporcional ao seu comprimento da haste.

b) Diretamente proporcional à raiz quadrada do comprimento da haste.

c) Inversamente proporcional ao seu comprimento da haste.

d) Inversamente proporcional à gravidade do planeta.

e) Diretamente proporcional à gravidade do planeta.


QUESTÃO 20
UNIFENAS 2021: A velocidade da luz no vácuo é: 2,99792458.10⁸ m/s. Tal medida apresenta quantos algarismos significativos? Destes, quantos são corretos, respectivamente?

a) 10 e 9.

b) 9 e 8.

c) 2 e 1.

d) 9 e 1.

e) 9 e 7.


QUESTÃO 21
UNIFENAS 2021: As fibras ópticas são feitas de vidro ou plástico com alto grau de pureza. Para que um pulso luminoso entre e saia da fibra, utiliza-se da reflexão interna total. Quais são as condições necessárias e suficientes para que ocorra tal fenômeno?

a) O valor ângulo de incidência deve ser superior ao do ângulo limite, independentemente do meio.

b) O valor ângulo de incidência deve ser inferior ao do ângulo limite e, necessariamente, o índice de refração do núcleo deve ser menor que o da camada externa da fibra.

c) Tal fenômeno ocorre independentemente do ângulo de incidência e, também, do índice de refração da fibra.

d) O valor ângulo de incidência deve ser superior ao do ângulo limite e, necessariamente, o índice de refração do núcleo deve ser maior que o da camada externa da fibra.

e) O valor ângulo de incidência deve ser igual ao do ângulo limite e, necessariamente, o índice de refração do núcleo deve ser menor que o da camada externa da fibra.


QUESTÃO 22
UNIFENAS 2021: Um caminhão descreve uma trajetória retilínea e possui a seguinte equação horária: S = 4t² – 8t + 5, no sistema internacional. Qual é o instante que o veículo para?

a) 1 s.

b) 2 s.

c) 3 s.

d) 4 s.

e) 5 s.


QUESTÃO 23
UNIFENAS 2021: Um fio condutor possui comprimento de 2 metros. Sua seção transversal possui área de 3.10⁻² metros quadrados. O valor de sua resistência elétrica é de 200 Ohms. Qual é a resistividade do material condutor, em Ohms x metro?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.


QUESTÃO 24
UNIFENAS 2021: Dê a análise dimensional do impulso. Sabe-se que o módulo do impulso é dado por: I = F.∆t.

unifenas


QUESTÃO 25
UNIFENAS 2021: Considerando a sequência ( -1;+2;-4;...), encontre a soma dos 10 primeiros termos.

a) 341.

b) 300.

c) 298.

d) 279.

e) 267.


QUESTÃO 26
UNIFENAS 2021: Qual é a classificação do seguinte sistema?

unifenas

a) Sistema possível e determinado.

b) Sistema possível e indeterminado.

c) Sistema impossível.

d) Impossível classificar.

e) Sistema Indefinido.


QUESTÃO 27
UNIFENAS 2021: Sejam W e U funções de R em R definidas por  unifenas

Qual é o valor de WoU(2)?

a) 3.

b) 4.

c) 5.

d) 6.

e) 7.


QUESTÃO 28
UNIFENAS 2021: Um cone circular reto possui altura igual à metade do seu diâmetro da base. Tal cone está inscrito numa esfera onde os diâmetros da esfera e da base do cone são iguais. Qual é a razão entre o volume do cone e o da esfera?

a) 2.

b) 4.

c) 1/2. 

d) 1/4. 

e) 1/5.


QUESTÃO 29
UNIFENAS 2021: Considerando o polinômio  A(x) = x⁴- 3x + 10,  qual o resto da divisão deste polinômio por B(x) = x –2?

a) 10.

b) 15.

c) 20.

d) 25.

e) 30.


QUESTÃO 30
UNIFENAS 2021: As retas a e b são perpendiculares e interceptam-se no ponto P( 6;1). Sabendo-se que a reta (a) contém o ponto Q(-2;5), qual é o coeficiente angular da reta (a)?

a) -1/2. 

b) 1/2.

c) 1/3. 

d) 1/5. 

e) 2.


QUESTÃO 31
UNIFENAS 2021: Analise o mapa sobre as massas de ar que atuam no Brasil e o fragmento de texto para responder à questão.

unifenas

De acordo com o mapa e mais seus conhecimentos sobre a dinâmica das massas de ar que atuam no Brasil, a alternativa que indica corretamente a massa de ar responsável pelo fenômeno descrito no fragmento e outros dados relacionados a esta massa de ar é a:

a) Massa Equatorial Atlântica, representada pelo algarismo II no mapa, que, por ser quente e úmida, acarreta elevada umidade e queda de temperatura na maior parte do território brasileiro.

b) Massa Tropical Atlântica, indicada no mapa pelo algarismo IV, que, por ser fria e úmida, acarreta elevada pluviosidade e quedas significativas de temperaturas no centro-sul do país.

c) Polar Atlântica, indicada no mapa pelo algarismo V, que, por ser fria e úmida, atua principalmente no inverno e provoca, além das consequências citadas, a friagem na Amazônia.

d) Massa Tropical Continental, identificada no mapa pelo algarismo IV, que, por ser constituída de ar frio e seco, gera fortes instabilidades atmosféricas no sul do país.

e) Massa Equatorial Continental, quente e úmida, representada no mapa pelo algarismo III é atuante principalmente no inverno, sendo responsável por fortes geadas e quedas bruscas de temperatura no centro-sul do Brasil.


QUESTÃO 32
UNIFENAS 2021: Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta sobre o assunto.

“No dia 28 de junho de 2019, 20 anos após o início das negociações, foi firmado, em Bruxelas, em meio a 14ª Cúpula do G20, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo se coloca como o segundo maior acordo do mundo em relação ao PIB somado de seus participantes, atrás apenas do PIB do acordo entre a União Europeia e o Japão. O pacto é um marco histórico no relacionamento entre os dois blocos, que representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas. Ele cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual. (...).

Por fim, seguindo na proposta de abertura, este acordo foi um dos objetivos buscados pela Política Externa do governo Jair Bolsonaro, tendo sua assinatura concluída em 28 de junho. (...).”

Informações disponíveis em: https://www.politize.com.br; Acesso em 20.jul.2019.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/28/economia/1561741745_016799.html. Acesso em 20.jul.2019. Com adaptação

Trata-se do acordo:

a) Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP).

b) Nafta

c) Caricom

d) Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OECE).

e) Mercosul-União Europeia


QUESTÃO 33
UNIFENAS 2021: Analise o mapa sobre as regiões hidrográficas brasileiras e o texto a seguir.

unifenas

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os dados contidos no texto sobre a área urbana de Minas Gerais atingida pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão com o nome da região hidrográfica brasileira numerada no mapa.

a) Mariana; bacia do Paraná, número 2.

b) Barão de Cocais; bacia do Paraguai, número 4.

c) Brumadinho; bacia do São Francisco, número 3.

d) Cataguases; bacia do Uruguai, número 5.

e) Miraí; bacia do Tocantins-Araguaia; número 7.


QUESTÃO 34
UNIFENAS 2021: A crosta terrestre não se apresenta de maneira contínua em toda a sua extensão no planeta. A litosfera é fragmentada em várias partes, conhecidas como placas tectônicas.

Os movimentos das placas resultam das forças tectônicas em razão da pressão exercida pelas correntes ou células de convecção do magma terrestre. Estas ocorrências geológicas são comuns nas bordas ou limites das placas por envolverem áreas de tensão entre elas.

Analise a imagem a seguir que representa importantes movimentos tectônicos entre placas comuns no globo.

unfenas

Disponível em: mundoecologia.com.br. Acesso em 22.jul.2019. Com adaptação.

As zonas de tensão tectônicas mostradas nas imagens I e III apresentam em suas bordas ou limites:

a) Movimentos divergentes e transformantes das placas.

b) Apenas movimentos de divergência de placas, associados a vulcanismos.

c) Apenas movimentos transformantes entre placas.

d) Movimentos convergentes e divergentes das placas.

e) Movimentos transformantes e convergentes de placas, relacionados à sismos de baixa magnitude.


QUESTÃO 35
UNIFENAS 2021: O crescimento industrial mundial, que, ao longo dos anos 1960, variava entre 6 e 7% ao ano, despencou nos anos 1970 para uma taxa média de 2,5% ao ano. Essa ruptura é primeiro observada nos Estados Unidos, difundindo-se depois para a Europa. (...).Muitos analistas consideram que a causa principal da crise do fordismo esteja no colapso da demanda, principalmente de bens de consumo duráveis. E atribuem esse colapso não à estagnação dos rendimentos e à diminuição do emprego nesses países, mas a um esgotamento de um determinado padrão de consumo. (...). 

O modelo Fordista de produção marcado por um processo de crise na década de 70 aos poucos vai sendo substituído pelagradativa implementação de um novo paradigma industrial, baseado na “automação flexível”, que convive com a produção de pequenas séries destinadas a mercados menores e segmentados, além do fim do trabalho especializado numa só função pois, devido à instabilidade econômica constante, o trabalhador precisa aprender a se adaptar, a todo momento, a outras funções, ou seja, ser multifuncional, polivalente, "empregável" e flexível como a produção exige. (..).

Disponívelem:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/relato/4470_Relato_Sergio_definitivo.pdf http://revistaprincipios.com.br/artigos/23/cat/2378/ascens%C3%A3o-e-queda-do-fordismo.html. Acesso em: 21.jul.2019. Com adaptação.

Qual alternativa indica corretamente o modelo de produção e um dos seus aspectos característicos enquanto novo paradigma industrial que vai substituir o modelo fordista em crise na década de 1970?

a) Keynesianismo; linha de montagem.

b) Toyotismo; sistemaadministrativo Just in Time.

c) Socialismo; intervencionismo estatal.

d) WelfareState; separação entre o trabalho manual e intelectual.

e) Taylorismo; produção em massa.


QUESTÃO 36
UNIFENAS 2021: Analise o mapa sobre os climas do Brasil e os climogramas brasileiros a seguir:

unifenas

Tendo em vista a grande extensão latitudinal do território brasileiro e as diferenças de relevo, altitude, dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, são identificados em nosso país vários tipos de climas. Estes são representados através declimogramas, uma importante ferramenta de representação da dinâmica climática de uma região ou de um lugar ao longo do ano.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma relação correta do climograma de uma cidade brasileira que apresenta as coordenadas geográficas: Latitude: 05º 22' 07" S e Longitude: 49º 07' 04" W correspondente ao clima brasileiro indicado pelas letras no mapa?

a) Climograma V; letra A.

b) Climograma II; letra C.

c) Climograma IV; letra F.

d) Climograma I; letra B.

e) Climograma III; letra D.


QUESTÃO 37
UNIFENAS 2021: Considerado um dos principais teóricos do Absolutismo monárquico, em sua obra Política extraída da Sagrada Escritura afirmou que “como não há poder público sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio”.

O texto faz referência a teoria do direito divino dos Reis e deve ser corretamente associado a

a) Nicolau Maquiavel.

b) John Locke.

c) Thomas Hobbes.

d) Voltaire.

e) Jacques Bossuet.


QUESTÃO 38
UNIFENAS 2021: Contrapunteo cubano del tabaco y delazucar é o título de um livro notável publicado em 1940 pelo sociólogo cubano Fernando Ortiz. É organizado na forma de uma série de oposições, à maneira das batalhas entre o Carnaval e a Quaresma, ou a água e o vinho, tão características da literatura alegórica do final da Idade Média. O tabaco, por exemplo, é apolíneo, o açúcar é dionisíaco; o tabaco é preto, o açúcar é branco. No entanto, o sentido real desse contraponto é debater com força e erudição a questão dos profundos, mas opostos, efeitos sociais, políticos e culturais dessas duas culturas. (Peter Burke, O historiador como colunista, Ensaios para a Folha, editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2009, p. 60).

Sobre a cultura do açúcar e do tabaco durante o período colonial brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a) A lavoura canavieira teve como núcleo importante a região nordeste.

b) De origem indígena, o tabaco teve grande aceitação na Europa.

c) Atividade lucrativa, o comércio açucareiro permaneceu estável até o séc. XVIII.

d) Os holandeses exerceram forte influência no comércio do açúcar.

e) O tabaco foi utilizado como “moeda” na compra de escravos africanos.


QUESTÃO 39
UNIFENAS 2021: A Escola de Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendidas por David Ricardo (“Princípios da Economia Política e do Imposto”), Thomas Malthus (“Ensaio sobre o Princípio da População”) e Jean Baptiste Say (“Tratado de Economia Política”).

Aponte a alternativa que não apresenta um princípio defendido pelo Liberalismo Econômico.

a) Ampla liberdade econômica.

b) Intervenção do Estado na economia.

c) Livre concorrência.

d) Livre iniciativa.

e) Condenação das práticas mercantilistas.


QUESTÃO 40
UNIFENAS 2021: Em torno dele gira a vida política. Pela Constituição, ele é o Poder Moderador e este é a chave, “como chefe supremo da nação e seu primeiro representante”. Com tais prerrogativas e exercendo-as, não se aplicava ao sistema parlamentarista brasileiro o princípio segundo o qual o rei reina, mas não governa, e sim o oposto, ou seja, o rei reina, governa e administra. (Francisco Iglésias, Trajetória política do Brasil: 1500-1964, p. 164).

Tendo como base o texto, é possível identificar

a) D. Pedro I e a Constituição de 1824.

b) o período Joanino no Brasil.

c) D. Pedro I e a “Constituição da Mandioca”.

d) D. Pedro II e a organização política durante o Segundo Reinado.

e) a descentralização política durante as Regências (1831-1840).


QUESTÃO 41
UNIFENAS 2021: Leia estes fragmentos de documentos.

I- “As partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas (...)” (Trecho do Artigo 5º da OTAN).

II- “Levando em conta a situação que se criou na Europa, em consequência do recente acordo prevendo a formação de uma nova aliança militar, sob forma da união da Europa Ocidental, o que aumenta o perigo dos Estados pacíficos (...)” (Trecho do Pacto de Varsóvia).

Os trechos de documentos citados acima devem ser compreendidos no seguinte contexto:

a) Polarização militar durante a Guerra Fria.

b) Corrida armamentista anterior à Primeira Guerra Mundial.

c) Período da “paz armada” na Europa entre 1919-1939.

d) Alianças militares durante a Segunda Guerra Mundial.

e) Multipolarização militar existente atualmente.


QUESTÃO 42
UNIFENAS 2021: Objetivos da Ação Integralista Brasileira – AIB (Trechos do Manifesto Programa de 1937).

* Formação de uma consciência nacional de grandeza da pátria;

* Valorização da família e da dignidade do Homem;

* Eugenia da raça pela prática do atletismo, da ginástica e dos esportes;

* Combate ao comunismo por uma educação sistematizada.

Assinale a alternativa que indica corretamente o líder desse movimento.

a) Getúlio Vargas.

b) José Bonifácio.

c) Luís Carlos Prestes.

d) Plínio Salgado.

e) Rui Barbosa.


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humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão 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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFENAS 2021.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito
Prova UNIFENAS 2021.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito
Prova UNIFENAS 2021.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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