Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito

Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito
ENADE - Indagação

Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2017: A estrutura das organizações tradicionais apoia-se sobre vários pressupostos superados e que deram base ao surgimento de empresas voltadas para dentro, para suas próprias atividades, com estruturas hierárquicas pesadas e rígidas. Por outro lado, empresas mais inovadoras estão se organizando por processos, no esforço para aperfeiçoar seu desempenho empresarial, para terem maior eficiência, melhor adaptação à mudança e melhor integração de seus esforços.
GONÇALVES, .E L. Processo, que processo? Revista de Administração e Empresas, v.40, n.4, p.8-19, 2000 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma gestão organizacional que valoriza mais o fluxo dos processos que as estruturas departamentais tende a alcançar melhor desempenho e competitividade e, nesse contexto, os sistemas de informação representam recursos importantes para gerenciar e integrar processos e promover a melhoria do desempenho organizacional.

PORQUE

II. O desempenho das organizações está diretamente relacionado à eficiência e à eficácia de seus processos de negócio, sendo por meio deles que as organizações transformam suas estratégias em ações efetivas que implementam seus produtos e/ou serviços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 10
ENADE 2017: Uma empresa da indústria farmacêutica está implantando um datawarehouse que servirá de base para geração de suas informações gerenciais.

Durante o processo de análise, descobre-se que dois sistemas transacionais adquiridos de empresas diferentes armazenam dados cadastrais de forma diversa: o primeiro utiliza “m” e “f” para representar os sexos masculino e feminino, respectivamente.

Já o segundo sistema representa os mesmos sexos como “1” e “2”, respectivamente. Além disso, outros sistemas transacionais da própria empresa alimentam-se de dados desses sistemas.

Sabendo que os dados de ambos sistemas transacionais alimentarão o datawarehouse que está sendo implantado na referida empresa, avalie as afirmações a seguir.

I. A empresa deve definir um padrão e utilizar uma solução de ETL (Extract, Transform and Load) para adequar os dados de entrada para o datawarehouse ao padrão definido.

II. A empresa deve armazenar, na tabela de fatos do datawarehouse, a sigla do sistema de origem para saber interpretar os dados.

III. A empresa deve solicitar aos fornecedores dos aplicativos que a representação de seus dados ocorra de forma padronizada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 11
ENADE 2017: Nas organizações, as redes de computadores e os equipamentos são soluções tecnológicas planejadas e construídas com base em padrões. Um dos padrões responsáveis pela comunicação e o endereçamento em redes é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite a comunicação entre diferentes computadores, sistemas operacionais e aplicativos que aceitam esse protocolo.
SOUSA, L. B. Projetos e implementação de redes: Fundamentos,
Soluções, Arquitetura e Planejamento.
São Paulo: Erica, 2013 (adaptado).

Com base no protocolo de comunicação de dados em rede TCP/IP, mencionado no texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas que controlam a comunicação dos dados entre equipamentos e aplicativos em redes são chamados de protocolos de armazenamento de dados.

II. Dois sistemas operacionais com plataforma de hardware distintas comunicam-se entre si por meio de um protocolo comum, o TCP/IP.

III. O nome TCP/IP se refere a dois protocolos: o TCP, protocolo responsável pelo controle e qualidade da comunicação entre a origem e o destino final, e o IP, protocolo responsável pelo endereçamento nas redes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 12
ENADE 2017: O padrão internacional ISO/IEC 17799:2005, define práticas para a análise e elaboração de um projeto para a gestão da segurança da informação. Os conceitos mais importantes consistem em confiabilidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, entendidos também como práticas essenciais para criar sistemas que evitam perda de dados e deixam as informações mais seguras. À aplicação dessas práticas garante a drástica redução dos riscos de uma organização sofrer um ataque.
IYRA, M. R. Segurança e auditoria em sistemas de informação.
São Paulo: Ciência Moderna, 2009 (adaptado).

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A confidencialidade é a capacidade de um sistema permitir que usuários autorizados acessem determinadas informações e impedir o acesso a elas aos demais usuários.

II. A autenticidade e a integridade garantem que a informação esteja correta, seja verdadeira e não esteja corrompida.

III. A disponibilidade garante que a informação esteja disponível para todos os usuários que precisarem dela, sempre que necessário.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 13
ENADE 2017: Teoricamente, o termo de abertura de projetos(TAP) é atribuição do patrocinador. Nele, o gerente de projetos deveria ser nomeado. Entretanto, a realidade aponta para um cenário bem diferente: "s gerentes de projetos são comumente chamados para participar da elaboração do termo, mesmo em Suas versões iniciais.

Nesse momento, em boa parte das metodologias implantadas, é preciso elaborar um documento que sintetiza a visão do projeto, contendo, total ou parcialmente, as seguintes sessões: justificativa; objetivos; requisitos (visão); riscos (visão inicial); cronograma de marcos; orçamento resumido; designação do gerente de projetos e do patrocinador; premissas e restrições.
Disponível em: <http://www.pápro.com.br>.
“Acesso em: 12 jul. 2017 (adaptado).

Um patrocinador deseja apresentar um projeto de melhoria de processos de um datacenter voltado para a recuperação de desastres. Nessa fase, o TAP está sendo finalizado. As reuniões para aprovação do orçamento, que só será apreciado no fim do planejamento, ocorrerão nos dois meses seguintes e, geralmente, duram dois dias consecutivos, dado o grande número de projetos a serem apreciados.

A diretoria já definiu que não será aprovado um orçamento acima de R$ 5 milhões para nenhum projeto isolado. A equipe de projetos espera receber todas as especificações até o fim do mês em curso para entregar o planejamento no prazo combinado.

Com base nessa situação e considerando a necessidade de ajustar o TAP, avalie as afirmações a seguir.

I. O valor de R$ 5 milhões representa uma restrição para o projeto.

II. A aprovação do orçamento é um marco importante para esse projeto.

III. A aprovação do orçamento deverá ser declarada no cronograma de marcos, informando-se um marco com duração de dois dias.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 14
ENADE 2017: A ITIL (Information Technology InfrastructureLibrary) é um conjunto de boas práticas aplicáveis no gerenciamento da infraestrutura e dos serviços de Tecnologia da Informação (TI). Representa uma base de conhecimentos estruturada, com recomendações sobre a implementação de diversos processos e estruturas de apoio do gerenciamento de serviços de TI. Sua adoção pode proporcionar ganhos na melhoria da qualidade de serviços e na redução dos riscos e custos.
MAGALHÃES, |. A.; PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de serviços de
Ti n prática. São Paulo: Novate, 2007 (adaptado).

A respeito da ITIL e de suas recomendações, assinale a opção correta.

A) A implementação de processos de gerenciamento do nível de serviços é a função principal da central de serviços que representa a interface operacional entre a área de TI e seus usuários.

B) No processo de gerenciamento de incidentes, exige-se a ação proativa dos profissionais de suporte, que devem monitorar a infraestrutura de TI para identificarem possíveis falhas antes que estas efetivamente ocorram.

C) A resolução temporária das falhas que provocam um incidente são obtidas no processo de gerenciamento de problemas.

D) Ganhos de desempenho no atendimento aos clientes de TI podem ser obtidos a partir do uso de uma base de erros conhecidos, que resulta do registro de erros já conhecidos na infraestrutura da organização e para os quais já existe uma solução provisória ou definitiva cadastrada.

E) Se um incidente não puder ser resolvido no processo de gerenciamento de incidentes, que é o primeiro nível de atendimento, caberá a este nível entrar em contato com equipes de atendimento de nível mais avançado para solução do problema.


QUESTÃO 15
ENADE 2017: A arquitetura de distribuição diz respeito ao modo como uma organização distribui fisicamente entre os seus computadores, em uma rede, o processamento dos dados e o seu banco de dados.

Essa arquitetura traz consequências importantes para o desempenho e o uso do banco de dados. As redes de computadores permitem que um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), que é executado em um computador, possa acessar dados de outro computador. .
GORDONS.R.; GORDON .R. Sistemas de Informação:
uma abordagem gerencial. 3. ed. Rio de Janeiro:
Wc 2013 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as descrições a seguir, acerca de opções de arquiteturas de dados utilizados por administradores e especialistas em SGBD.

I. Arquitetura descentralizada: não envolve compartilhamento de dados.

II. Arquitetura centralizada: um único SGBD é executado em um único computador e mantém os dados de forma centralizada.

III. Arquitetura mista: permite, por meio do seu SGBD, que se obtenha um processamento consolidado, com dados distribuídos e centralizados de forma simultânea sem que haja redundância de dados e de processamento.

IV. Arquitetura cliente/servidor: divide as funções de um SGBD entre computadores conectados em uma rede enquanto centraliza o armazenamento permanente para todos os dados em um servidor de banco de dados.

V. Arquitetura distribuída: distribui tanto dados como processamento e não dispõe, necessariamente, de armazenamento centralizado de dados.

É correto apenas o que se descreve em

A) III e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) II, III e V.
E) I, II, IV e V.


QUESTÃO 16
ENADE 2017: Sabendo-se que, na área de segurança da informação, uma empresa pode apresentar inúmeras fragilidades, avalie as afirmações a seguir.

I. A instabilidade dos sistemas corporativos compromete a disponibilidade das informações.

II. Quando as informações presentes nas bases de dados corporativas possuem referência de sua fonte e/ou critério que permite sua validação, ocorre comprometimento em sua autenticidade.

III. Se a entrada de informações depende do atendimento de critérios de validação com base nos requisitos dos sistemas e nas regras de negócio, a integridade das informações é prejudicada.

IV. Compromete-se a confidencialidade da informação quando não há controle do seu uso pelos usuários, possibilitando a impressão e/ou cópia de informações do ambiente corporativo sem a identificação do usuário responsável ou da destinação de tal ação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE 2017: Pode-se definir liderança como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. A origem dessa influência pode ser formal, como a que é conferida por um alto cargo na organização. Como essas posições remetem a um certo grau de autoridade, uma pessoa pode assumir um papel de liderança apenas em função do cargo que ocupa. Nem todos os líderes são administradores e nem todos os executivos são líderes.

O fato de a organização conferir a seus executivos alguns direitos formais não lhes assegura à capacidade de liderança eficaz. A liderança não sancionada — aquela capaz de influenciar os outros, que emerge fora da estrutura formal da organização — geralmente é tão importante quanto a influência formal, ou até mais. Em outras palavras, os líderes podem surgir naturalmente dentro de um grupo ou por indicação formal. Nesse sentido, uma das habilidades interpessoais cujo valor é alto para as organizações é a liderança.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. II. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009 (adaptado).

Considerando essas informações, assinale a opção em que se caracteriza corretamente a liderança na área de projetos.

A) Gestores de projetos devem prezar pelo desenvolvimento das habilidades interpessoais dos membros de seu grupo, como a liderança e o trabalho em equipe, essenciais para o sucesso dos projetos e o alcance dos objetivos estratégicos.

B) Líderes com perfis mais autocráticos têm maior chance de sucesso no gerenciamento de projetos, visto que essa é uma atividade fundamental para que os objetivos estratégicos das organizações sejam alcançados.

C) Líderes devem manter o status quo, pois sua posição é resultado de uma escolha da administração que ele deve representar, cabendo-lhes fazer com que os objetivos estratégicos sejam alcançados e os projetos sejam entregues no prazo, dentro do escopo planejado e respeitando as estimativas orçamentárias.

D) Líderes de projetos devem ter como características pessoais determinação, confiança e vontade, sendo-lhes dispensáveis as habilidades técnicas, pois elas podem ser desempenhadas pelos membros da equipe.

E) Profissionais do tipo introspectivo são inadequados para funções de liderança, pois as teorias modernas de gerenciamento de projetos consideram a comunicação como um dos principais papéis do líder.


QUESTÃO 18
ENADE 2017: O diagrama a seguir, em notação BPMN (Business Process Management Notation), representa graficamente o processo de aquisição de matéria-prima de uma indústria, no qual apresenta-se o fluxo de trabalho entre seus setores e fornecedores. Destaca-se que, para atender normas de responsabilidade socioambiental, à indústria trabalha somente com fornecedores homologados, ou seja, que cumprem requisitos técnicos e legais.

indagacao

Com base nessa situação e no processo representado, avalie as afirmações a seguir.

I. O abastecimento do estoque e a autorização do pagamento ao fornecedor dependem da aprovação resultante da conferência do material entregue no depósito.

II. Somente depois de se distribuir a matéria-prima ao setor requisitante é que a autorização do pagamento será realizada.

III. No diagrama, são representados cinco momentos de decisão que, conforme seu resultado, estabelecem caminhos diferentes de prosseguimento do fluxo de atividades.

IV. A nota fiscal será recebida pelo depósito junto com a matéria-prima e será repassada ao financeiro somente depois da aprovação dessa matéria-prima.

V. O processo seria otimizado se fosse criado e mantido um cadastro de fornecedores homologados para se evitar a repetição das tarefas a cada requisição; com isso, somente novos fornecedores exigiriam a execução de atividades de homologação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


QUESTÃO 19
ENADE 2017: Considere o modelo de dados a seguir.

indagacao

A empresa que se utilizou do modelo de dados apresentado desejava obter um relatório com a quantidade e o total de vendas por vendedor, a cada ano, conforme a tabela a seguir.

indagacao

Com base nessas informações, assinale a opção com a consulta SQL que gera corretamente os dados do relatório solicitado pela empresa.

indagacao

indagacao
QUESTÃO 20
indagacao
Disponível em: <http://www.projectcartoon.com>. Acesso em: 05 jul. 2017 (adaptado).

ENADE 2017: Conforme ilustrado na figura apresentada, se os requisitos não forem levantados e documentados adequadamente, o projeto não terá sucesso. A inclusão de boas práticas na execução das fases da engenharia de requisitos (elicitação, análise e negociação, documentação, validação e gerenciamento) pode contribuir significativamente para a obtenção de um software que atenda as expectativas e necessidades do cliente.
SOMMERVILLE, L. À. N, RANSOM, 1. An Empirical Study of tndustrial Requirements Engineering Process Assessment 
and Improvement. Journal ACM Transactions on Software Engineering and Methodology, 14(1), pe. 85-117, 2005 (adaptado).

Nesse contexto, as atividades referentes à fase de análise e negociação de requisitos são:

A) priorizar requisitos; classificar requisitos; planejar conflitos e resolvê-los.

B) criar um sumário de requisitos; definir termos especializados; rastrear requisitos.

C) registrar fonte de requisitos; procurar domínios de restrição; modelar casos de uso.

D) rastrear requisitos; definir políticas de mudança de requisitos; introduzir ferramentas de apoio.

E) escrever um manual de usuário; organizar inspeções de requisitos; desenvolver caso de teste preliminar.


QUESTÃO 21
ENADE 2017: Considere um painel luminoso representado por uma matriz quadrada de ordem n, sendo n um número inteiro ímpar. A cor de cada célula é definida pelo elemento cor [i, 3] utilizado na posição correspondente no painel. Considere, ainda, que a função par (x) devolve verdadeiro se o argumento x for um número par. O trecho de código a seguir foi elaborado para produzir determinado padrão no painel.

INDAGACAO

Nessa situação, se o valor de n for igual a 7, o padrão que será produzido no paínel é

INDAGACAO

INDAGACAO


QUESTÃO 22
ENADE 2017: O COBIT 5 fornece um modelo abrangente que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação.

Ele baseia-se em cinco princípios básicos para Governança e Gestão de TI nas organizações. Dentre eles, destaca-se o terceiro princípio: aplicar um Modelo Único Integrado.
Disponível em: <http://www.isaca.org>.
“Acesso em: 18 jul. 2017 (adaptado).

De acordo com o terceiro princípio, o COBIT 5 pode ser considerado um modelo único e integrado porque

A) incorpora o ITIL para infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de TI e o PMBOK para a gestão de projetos.

B) é completo na cobertura da organização, o que descarta a necessidade de utilização de outros modelos, padrões e práticas.

C) unifica governança e gestão em uma única disciplina, com atividades voltadas a um único propósito dentro do modelo organizacional.

D) utiliza o PRINCE2 como modelo de maturidade de processo para medir a maturidade atual dos processos de TI da organização e melhorá-los.

E) está alinhado a outros padrões e modelos mais recentes, o que permite que a organização o adote como principal integrador do modelo de governança e gestão.


QUESTÃO 23
ENADE 2017: Recentemente, variantes de ransomware provocaram uma onda de sequestros digitais, que afetou hospitais, operadoras de telecomunicações e usuários residenciais.

Os ransomwares são utilizados com o objetivo de entrar nos sistemas corporativos por meio da rede e criptografar todos os dados da empresa, de modo que possam exigir um resgate financeiro para liberá-los.
Disponível em: <http://unwuajunipemetworks.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2017 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, em relação às medidas de prevenção que devem compor a política de segurança corporativa contra esse tipo de malware.

I. Deve-se manter o treinamento constante dos usuários em relação ao uso de e-mail e sítios seguros, suspeitos ou falsos.

II. Deve-se garantir a existência de uma boa política de combate e recuperação contra desastres em relação às cópias de segurança.

III. Deve-se prevenir a contaminação por meio de ferramentas capazes de detectar ataques de força bruta, característicos desses worms, e cujo objetivo é contaminar os computadores da rede.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2017: Por meio do processo de alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação (TI) procura-se também determinar o alinhamento no que diz respeito a arquitetura, infraestrutura, aplicações, processos e organização relativos às necessidades presentes e futuras do negócio. Entre as necessidades de aplicações para atender à continuidade e às estratégias de negócio, destacam-se aplicações de BI (Business Intelligence) destinadas à análise do ambiente de negócios da empresa.
FERNANDES, A. A; ABREU, V. F. de. Implantando a governança de T
da estratégia à gestão dos processos e serviços. 4 ed. São Paulo:
Brasport, 2014 (adaptado).

A partir desse texto, é correto afirmar que

A) o desenho da arquitetura de TI contempla amplamente as necessidades presentes e futuras do negócio da empresa.

B) a estratégia de TI deve servir de base para o desenvolvimento da estratégia da empresa, de modo a delinear a estratégia corporativa.

C) as aplicações de BI constituem um item importante no portfólio de aplicações de TI para apoiar a estratégia da empresa.

D) a continuidade e a expansão do negócio da empresa dependem exclusivamente do potencial de alinhamento de TI à estratégia da empresa.

E) a arquitetura e a infraestrutura de TI necessárias ao atendimento da estratégia da empresa são estabelecidas a partir dos processos de TI em operação.


QUESTÃO 25
ENADE 2017: O uso das técnicas de BPM (Business Process Management) visam à melhoria contínua do desempenho e à busca de resultados consistentes e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, sejam os processos automatizados ou não, e seus benefícios incluem o aumento de produtividade e a redução de erros, custos e desperdício.

Considerando as ferramentas de TI que contribuem para a eficácia da implementação de BPM nas organizações, avalie as afirmações a seguir, em relação às oportunidades de melhoria nos processos de negócio.
 
I. A utilização de SOA (Service OrientedArchitecture) contribui para a criação de sistemas corporativos que se adaptam aos requisitos de BPM.

II. Para a implementação de softwares que respeitem a sintaxe BPM, deve-se ter acesso 120 código fonte para identificar o padrão de armazenamento de dados.

III. A ferramenta de BPM chamada BAM (Business Activity Monitoring) é utilizada para a modelagem de processos e o gerenciamento de dados.

IV. A utilização de BPMS (Business Process Management Systems) permite gerar aplicações e fornecer suporte à execução de operações de negócio.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE 2017: Certamente, uma empresa com um volume de 10 000 notas fiscais por mês (e com vários itens por nota fiscal) não usará cópias dessas notas como meio de entrada de dados sobre receitas nos subsistemas de contas a receber e de contabilidade.

Isso equivaleria a classificar e efetuar 10 000 ou mais lançamentos, respectivamente, para cada cliente, de acordo com o seu código contábil. Por outro lado, de alguma forma, o sistema de contas a receber deve "informar" ao sistema de contabilidade os recebimentos de clientes. Da mesma forma, pode ser inviável o registro contábil de um por um dos comprovantes de recebimento.
BIO, S. R. Sistema de informação: um enfoque gerencial. 2. ed.
São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).

A situação descrita no texto é um típico caso de problema a ser resolvido com

A) datawarehouse, um depósito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais.

B) SOA (Service Oriented Architecture), uma arquitetura proposta para interoperabilidade de sistemas por meio de um conjunto de interfaces de serviços.

C) ERP(Enterprise Resource Planning), um software que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

D) GED (Gestão Eletrônica de Documentos), um conjunto de tecnologias que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma digital.

E) gestão do conhecimento, uma área de atuação transversal relacionada, sobretudo, à gestão  estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e às áreas mais tradicionais.


QUESTÃO 27
ENADE 2017: A virtualização permite que um único computador hospede diversas máquinas virtuais, cada uma com seu próprio sistema operacional. Essa técnica ganhou importância e conhecimento público a partir da década de 1990 e, atualmente, vem sendo utilizada para resolver diversos tipos de problemas.

Considerando os diversos aspectos a serem observados na utilização da virtualização, avalie as afirmações a seguir.

I. Um sistema operacional executado em uma máquina virtual utiliza um subconjunto da memória disponível na máquina real.

II. Uma das aplicações da virtualização é a disponibilização de múltiplos sistemas operacionais para teste de software.

III. Um sistema operacional executado em uma máquina virtual apresenta um desempenho superior ao que alcançaria quando executado diretamente na mesma máquina real.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 28
ENADE 2017: Ao terceirizarem o ambiente de Tecnologia da Informação (TI), as empresas ficam livres da complexidade operacional para se concentrarem naquilo que sabem, ou seja nas ações voltadas à consecução de sua atividade fim. Desse modo, a terceirização desse ambiente permite que a equipe de TI da instituição possa se dedicar à melhoria e à inovação das ações típicas da instituição, tornando-se parte importante do negócio, uma vez que deixam de ter como principal atribuição a manutenção da infraestrutura de TI.
Disponível em: <http://www.exame.abril.com.br/tecnologia.
“Acesso em: 24 jul. 2017 (adaptado).

A partir do conceito de terceirização (outsourcing) aplicável à área de TI, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A computação em nuvem é uma ferramenta importante para o outsourcing de Tecnologia da Informação.

PORQUE

II. O outsourcing de cloud coloca computadores de ponta à disposição das empresas, o que favorece a agilidade operacional e garante que a área de TI promova inovações estratégicas e transformadoras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 29
ENADE 2017: Um caso de uso é a descrição de sequências de ações realizadas pelo sistema que proporciona resultados observáveis de valor para um determinado ator, é utilizado para estruturar o comportamento de um sistema e é realizado por uma colaboração. Diagramas de caso de uso abrangem a visão estática do sistema. Esses diagramas são importantes principalmente para a organização e a modelagem de comportamentos do sistema.
BOOCH, G. RUMBAUGH, M. JACOBSON, |. UML:
Guia do usuário (adaptado).

Nesse contexto, acerca da descrição de casos de uso, avalie as afirmações a seguir.

I. Embora a descrição de casos de uso enfoque requisitos funcionais, ela também pode especificar requisitos não funcionais, de forma a comunicar decisões que devem ser consideradas no nível de projeto, no ciclo de vida do software.

II. Na fase de elicitação de requisitos de um processo de software, artefatos como protótipos de interfaces gráficas e diagramas de atividades UML podem ser usados como suporte à escrita e à compreensão da descrição de casos de uso em cenários complexos, que envolvem muitas condições e restrições.

III. A partir da descrição de casos de uso, que estabelece o fluxo e as regras de interação entre usuário e sistema por meio dos cenários principal e alternativos, podem ser escritos casos de teste caixa-preta para validação funcional do software, antecipando-se o planejamento de testes para antes das fases de projeto e codificação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 30
ENADE 2017: Uma empresa de médio porte sofreu um ataque hacker e alguns de seus sistemas foram comprometidos. Depois de alguns dias, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) dessa empresa conseguiu reestabelecer os sistemas, tendo a gestora de TI apresentado um plano para a diretoria com o intuito de criar um setor especializado em segurança da informação para evitar novos ataques. Após a análise dos riscos e benefícios do plano, a diretoria aprovou a implantação do referido setor de segurança da informação. 

A partir do cenário descrito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas

I. A implantação de um setor de segurança da informação está associada ao desenvolvimento de uma política de segurança da informação, que é um conjunto de normas, métodos e procedimentos utilizados para a manutenção da segurança da informação, devendo ser formalizada e divulgada a todos os usuários.

PORQUE

II. A implantação de um sistema de gestão da segurança da informação (SGSI) preserva a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação, por meio da aplicação de um processo de gestão de riscos, e fornece, para as partes interessadas, a confiança de que os riscos são adequadamente gerenciados, sendo importante que o SGSI esteja integrado aos processos da organização e à sua estrutura global.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 31
ENADE 2017: A TI Verde está associada à utilização eficiente dos recursos organizacionais e à minimização dos efeitos nocivos ao meio ambiente ocasionados pelo uso da Tecnologia da Informação (TI). Essas tecnologias são feitas de produtos químicos, metais pesados, materiais sintéticos etc.

Considerando que existirão 10 bilhões de pessoas no nosso planeta em 2050, teremos que gerir tanto o impacto ambiental da tecnologia, quanto usar esta mesma tecnologia para ajudar a gerenciar o impacto da espécie humana no planeta.
Disponível em: <htto://unwuw sustentti.com.br>.
“Acesso em: 21 jul. 2017 (adaptado).

A partir dessas informações e considerando o conceito de TI Verde, avalie as afirmações a seguir.

I. Um dos pilares da TI Verde é a busca de conscientização do usuário na adoção de ações sustentáveis, tais como: reduzir impressões inúteis economizando papel e tinta/toner e evitar o envio desnecessário de e-mails reduzindo o gasto de energia do sistema e do receptor.

II. Na linha de eficiência energética estão os data centers verdes, nos quais a virtualização de servidores pode ser utilizada para fazer com que uma única máquina física, considerando sua capacidade de processamento, emule diversas máquinas.

III. Um equívoco comum é considerar ações relativas ao lixo eletrônico como ações de TI Verde a serem adotadas pela organização, pois essas questões estão fora de sua governança.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 32
ENADE 2017: No desenvolvimento de uma base de dados de pessoal de uma empresa, em que foram registrados os dados de todos os funcionários, foi incluído um campo (red flag) que sinalizava quando a aposentadoria do funcionário estava se aproximando, ou quando ele já estava habilitado a requerer a pensão.

Durante toda a década de 1980, essa funcionalidade esteve ativa e, sempre que ela era sinalizada em relação a algum funcionário, a empresa o despedia, mesmo após décadas de serviços. Em 1991, a justiça reconheceu o direito de ex-funcionários dessa empresa por demissão injusta, e determinou o pagamento de indenizações que chegaram a ser superiores a R$ 900 milhões.
Disponível em: <http://uww.compesociety blogspot.com.br>.
“Acesso em: 14 jul. 2017 (adaptado).

Com base nesse caso, assinale a opção que apresenta o dever infringido do Código de Ética da Sociedade Brasileira de Computação.

A) Respeitar a legislação vigente, o interesse social e os direitos de terceiros.

B) Contribuir para o bem-estar social, promovendo, sempre que possível, a inclusão de todos os setores da sociedade.

C) Guardar sigilo profissional das informações a que tiver acesso em decorrência das atividades exercidas.

D) Esforçar-se para adquirir continuamente competência técnica e profissional, e manter-se sempre atualizado em relação aos avanços da profissão.

E) Honrar compromissos, contratos, termos de responsabilidade, direitos de propriedade, copyrights e patentes.


QUESTÃO 33
ENADE 2017: Com o objetivo de facilitar o processo de interconectividade em redes, considerando-se os diversos tipos de dispositivos, máquinas e fabricantes, foi desenvolvido um modelo de arquitetura-padrão denominado modelo OSI, que contém sete camadas, descritas a seguir:

física - transmissão de bits; estabelecimento de conexões físicas; modulação analógica e digital;

* enlace de dados- delineamento de quadros; controle de acesso ao meio;

rede- controle de congestionamento;

transporte - detecção e correção de erros fim a fim; controle de fluxo; multiplexação;

sessão - gerência de diálogo; sincronização; gerência de atividade;

apresentação - conversão de formatos; criptografia; compressão de dados;

aplicação - correio eletrônico; terminal virtual; serviços diversos.

Com base no modelo OS! descrito, avalie as afirmações a seguir, em relação à camada em que cada dispositivo de interconexão atua.

I. O gateway atua nas camadas de aplicação, apresentação, sessão e transporte.

II. O switch atua na camada de enlace de dados.

III. O roteador atua na camada de enlace de dados e na de rede.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 34
ENADE 2017: A unidade de Tecnologia da Informação (TI) de uma determinada empresa é vista como ruim, pois não produz níveis de serviço adequados. Há alguns meses, após a fusão dessa empresa com uma outra do mesmo ramo, foi nomeado um novo executivo, que se sente preocupado com o desempenho da unidade de TI e pretende melhorá-lo.

Uma questão contínua é que novos produtos da empresa são introduzidos sem que a equipe de TI seja avisada, o que força situações que exigem construção de infraestrutura e elaboração dos sistemas de suporte necessários.

Pelo fato de os produtos da empresa acumularem muitos dados e haver muitos clientes, um novo produto pode implicar em um aumento repentino da demanda por serviços e infraestrutura de TI. É caro e difícil satisfazer essa demanda para esse fim específico e os resultados alcançados têm gerado insatisfação contínua em relação à unidade de TI.
HUNTER, R; WESTERMAN, G. O verdadeiro valor de TI. São Paulo: M. Books, 2011 (adaptado).

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A criação de um comitê composto exclusivamente pelo pessoal da área de TI, com autonomia para tomar as decisões que afetam as demandas por serviços e infraestrutura de TI, seria uma opção acertada.

PORQUE

II. A empresa possui um arranjo decisório inadequado para suas expectativas; a pouca credibilidade da área de TI e a falta de envolvimento dessa área nas decisões compromete o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio, problema relacionado à governança de TI.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 35
ENADE 2017: As iniciais FDAC (Fairness, Disclosure, Accountability and Compliance) representam os princípios da governança corporativa, conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam o modo como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

Engana-se quem pensa que o conceito de governança serve apenas para grandes grupos, pois, até mesmo em pequenas empresas familiares, o simples entendimento dos princípios básicos da governança corporativa certamente trará benefícios para a consolidação e o sucesso dos negócios, já que permitem a criação de um sistema eficiente de gestão, assegurando que os interesses dos executivos responsáveis pela empresa sejam os mesmos dos seus acionistas.
STRASDAS, P. Fairmess, disclosure, accountability and compliance. 
Disponível em: <http://www.paulojunior.net>.
Acesso em: 20 jul. 2017 (adaptado).

Em relação à definição dos princípios da governança corporativa (FDAC), avalie as afirmações a seguir.

I. Fairness (equidade) consiste no tratamento justo conferido a todos os colaboradores, com a garantia, por exemplo, de remuneração igual para a mesma função e oportunidades iguais a promoções.

II. Disclosure (divulgação) consiste no desejo ou na obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as informações relevantes que tenham influência nos negócios ou que envolvam resultados, oportunidades e riscos.

III. Accountability (prestação de contas) consiste na responsabilidade da prestação de contas fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.

IV. Compliance (conformidade) consiste no compromisso da organização de criar valor para suas partes interessadas, gerando benefícios com a melhor relação de custo e com a otimização de riscos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e II.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,393,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8652,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,75,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61662,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito
Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito
Prova Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação ENADE 2017 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-tecnologia-em-gestao-da-tecnoligia-da-informacao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2023/09/prova-tecnologia-em-gestao-da-tecnoligia-da-informacao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo