Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução

Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução


1º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2017: Um copo inicialmente vazio foi enchido com água por meio de uma torneira com vazão constante. O gráfico mostra a altura da água no copo em função do tempo durante seu enchimento até a boca.

altura da água

De acordo com o gráfico, um formato possível do copo é

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QUESTÃO 02
FAMERP 2017: Um desodorante é vendido em duas embalagens de tamanhos diferentes, porém de formatos matematicamente semelhantes.

A figura indica algumas das medidas dessas embalagens.

A figura indica algumas das medidas dessas embalagens

Se a capacidade da embalagem maior é de 100 mL, a capacidade da embalagem menor é de

(A) 64,0 mL.
(B) 48,6 mL.
(C) 56,4 mL.
(D) 80,0 mL.
(E) 51,2 mL.


QUESTÃO 03
FAMERP 2017: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a população adulta deveria consumir, no máximo, até 2 gramas de sódio por dia, o que equivale, para cada indivíduo adulto, a uma colher de chá rasa de sal de cozinha refinado por dia.
(www.sbh.org.br. Adaptado.)

Considerando-se que a população adulta brasileira consuma, em média, uma colher de sopa rasa de sal de cozinha refinado por dia, o que equivale a 12 5 de uma colher de chá rasa por indivíduo, é correto afirmar que a estimativa do consumo médio diário de sódio da população adulta brasileira, em gramas, é igual a

(A) 4,8.
(B) 3,6.
(C) 2,4.
(D) 1,2.
(E) 0,8.


QUESTÃO 04
FAMERP 2017: A escala de coma de Glasgow é utilizada como primeira avaliação do nível de consciência de pacientes com trauma craniano. Essa escala consiste em avaliar o paciente em três testes, que são: ocular (O), verbal (V) e motor (M). O especialista que avalia o paciente atribui de 1 a 4 pontos para O, de 1 a 5 pontos para V e de 1 a 6 pontos para M. Um trauma cranioencefálico é considerado grave se a pontuação total é de 3 a 8 pontos, moderado se é de 9 a 13 pontos, e leve se é de 14 a 15 pontos.
(http://misodor.com. Adaptado.)

Se um paciente foi avaliado na escala de Glasgow com classificação moderada de trauma, é correto afirmar que ele obteve, necessariamente, pontuação

(A) de 1 unidade inferior ao máximo em apenas um dos três testes.

(B) de 2 unidades inferiores ao máximo em apenas um dos três testes.

(C) maior do que 1 em pelo menos dois dos três testes.

(D) máxima em pelo menos um dos três testes.

(E) menor do que 3 em apenas um dos três testes.


QUESTÃO 05
FAMERP 2017: Em uma circunferência trigonométrica de centro C e origem dos arcos em O, foram marcados os pontos P e Q, sendo que as medidas dos arcos OP e OQ são iguais, respectivamente, a α e 2α, conforme indica a figura.

circunferência trigonométrica

Sabendo-se que Q’ é a projeção ortogonal de Q sobre o eixo y, que l é uma semicircunferência de diâmetro CQ e que sen a13  a área da região colorida na figura é

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QUESTÃO 06
FAMERP 2017: O banco de sangue de um hospital possui 100 bolsas de sangue, cada uma obtida de um doador diferente. As bolsas estão distribuídas por grupo sanguíneo, conforme mostra a tabela.

Grupo Sanguíneo

Dois dos 100 doadores das bolsas indicadas na tabela pretendem voltar ao hospital para fazer nova doação de uma bolsa de sangue cada um.

Considerando que os dados da tabela não tenham se alterado até que essas duas pessoas voltem a fazer sua doação, a probabilidade de que a proporção de bolsas do grupo sanguíneo AB, desse hospital, passe a ser igual a 117 do total de bolsas após essas duas novas doações é de

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QUESTÃO 07
FAMERP 2017: A figura mostra os gráficos de duas funções polinomiais do 1º grau, f e g, num mesmo sistema cartesiano ortogonal, sendo que o gráfico de f passa pela origem.

A figura mostra os gráficos de duas funções polinomiais do 1º grau

Sabendo-se que f(5) = g(5) e g(f(0)) = 14, é correto afirmar que g(6) é igual a

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QUESTÃO 08
FAMERP 2017: A figura mostra, em perspectiva, as quatro primeiras pilhas de blocos de uma sequência.

A figura mostra, em perspectiva, as quatro primeiras pilhas de blocos de uma sequência

Mantida a mesma lógica de empilhamento dos blocos, a 6ª pilha da sequência terá um total de blocos igual a

(A) 149.
(B) 141.
(C) 146.
(D) 151.
(E) 144.


QUESTÃO 09
FAMERP 2017: No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det (M – λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M – λI).

Se, em um desses estudos, tem-se M o valor positivo de λ é igual a

(A) 5.
(B) 8.
(C) 9.
(D) 12.
(E) 6.


QUESTÃO 10
FAMERP 2017: Em 1996, 25% da energia produzida por um país era obtida de usinas hidrelétricas. Em 2016, essa produção passou a ser de 40%.

Admitindo-se que de 25%, em 1996, para 40%, em 2016, o crescimento anual da porcentagem foi geométrico, é correto afirmar que o fator constante de crescimento anual foi igual a

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QUESTÃO 11
FAMERP 2017: A histoplasmose é uma doença respiratória que pode ter uma regressão espontânea ou evoluir para um quadro mais grave. A infecção pulmonar é benigna em pessoas saudáveis, mas, em pessoas imunocomprometidas, pode desencadear um quadro crônico e rapidamente progressivo.

O agente causador é um ser vivo eucarionte, heterótrofo e com micélios haploides. Ele produz esporos que podem ser inalados e depositados nos alvéolos pulmonares.
(Cedric A. Mims et al. Microbiologia médica, 1995. Adaptado.)

Para o tratamento da doença descrita no texto, um médico deverá indicar um

(A) fungicida.
(B) bactericida.
(C) anti-helmíntico.
(D) acaricida.
(E) antiviral.


QUESTÃO 12
FAMERP 2017: Estima-se que, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas sofram da doença de Chagas, sobretudo na região Norte.

A transmissão dessa doença ocorre quando as fezes contaminadas do barbeiro entram em contato com mucosas ou escoriações na pele, mas também pode ocorrer por meio

(A) da transfusão sanguínea e da ingestão de leite materno.

(B) da picada de mosquitos e da ingestão de açaí in natura.

(C) do contato direto com gotículas de saliva e da ingestão de leite materno.

(D) do contato direto com gotículas de saliva e da ingestão de açaí in natura.

(E) da transfusão sanguínea e da picada de mosquitos.


QUESTÃO 13
FAMERP 2017: Um homem do grupo sanguíneo AB e Rh negativo casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo O e Rh positivo homozigoto. Os grupos sanguíneos dos descendentes desse casal podem ser

(A) A ou AB, podendo ser Rh positivo ou Rh negativo.

(B) A ou B, todos Rh negativo.

(C) A ou B, todos Rh positivo.

(D) A, B ou O, todos Rh negativo.

(E) A, B ou AB, todos Rh negativo.


QUESTÃO 14
FAMERP 2017: As imagens representam três organelas encontradas numa célula secretora de enzimas.

As imagens representam três organelas encontradas numa célula secretora de enzimas

Considerando que a referida célula elimine enzimas digestivas, a sequência correta, do local de síntese até a saída de tais enzimas dessa célula, é:

(A) 1 → 2 → 3.
(B) 1 → 3 → 2.
(C) 2 → 1 → 3.
(D) 3 → 1 → 2.
(E) 2 → 3 → 1.


QUESTÃO 15
FAMERP 2017: Para verificar a digestão de lipídios, foram colocados em cinco tubos de ensaio óleo de soja, água e secreções digestivas, em diferentes valores de pH, como indica a tabela.

O volume de cada substância utilizada por tubo foi idêntico.

Tubo

Unidades de ácidos graxos e de glicerol serão encontradas nos tubos

(A) 1 e 4, sendo que, no tubo 4, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

(B) 2 e 3, sendo que, no tubo 2, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

(C) 3 e 5, sendo que, no tubo 3, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

(D) 1 e 2, sendo que, no tubo 1, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

(E) 4 e 5, sendo que, no tubo 5, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.


QUESTÃO 16
FAMERP 2017: Após uma aula sobre a teoria evolutiva de Darwin-Wallace, cinco estudantes discutiram sobre o tema e cada um chegou a uma conclusão sobre as adaptações encontradas em algumas espécies de animais.

•   Lucas: “As espécies animais tiveram que se adequar ao meio ambiente para sobreviver e foi assim que as características adaptativas favoráveis foram surgindo.”

•   Bernardo: “O meio ambiente escolheu os seres vivos mais aptos e assim muitas espécies, como os insetos, formaram as asas para atender a essa escolha.”

•   Camila: “A seleção natural impôs às espécies animais que se modificassem e, dessa forma, elas sobreviveram, caso contrário, teriam sido eliminadas.”

•   Karen: “Os animais com características favoráveis tinham mais chance de sobrevivência e de reprodução e essas características foram transmitidas aos descendentes.”

•   Tatiana: “Animais, como os peixes, possuem adaptações semelhantes, uma vez que tinham as mesmas necessidades de sobrevivência na água e, por seleção natural, geraram filhotes semelhantes.”

O conceito da teoria de Darwin-Wallace foi corretamente apresentado por

(A) Tatiana.
(B) Karen.
(C) Camila.
(D) Lucas.
(E) Bernardo.


QUESTÃO 17
FAMERP 2017: A figura ilustra um corte do tegumento de um animal invertebrado.

A figura ilustra um corte do tegumento de um animal invertebrado

Com base na figura, é correto afirmar que o animal que possui esse tegumento

(A) possui grande facilidade de se desidratar.

(B) vive obrigatoriamente em ambiente aquático.

(C) elimina excretas nitrogenadas por difusão.

(D) realiza respiração cutânea.

(E) realiza trocas periódicas do exoesqueleto.


QUESTÃO 18
FAMERP 2017: De acordo com alguns conceitos ecológicos, uma cidade, como São José do Rio Preto, e uma reserva ecológica são ecossistemas. Esta afirmação é

(A) incorreta, porque na cidade existem muitos seres vivos que não interagem com a parte não viva do ambiente.

(B) incorreta, porque a reserva ecológica é um ambiente natural, onde alguns seres vivos interagem com a parte não viva do ambiente.

(C) incorreta, porque a reserva ecológica é um ambiente artificial, onde há seres vivos que foram introduzidos para interagir com a parte não viva do ambiente.

(D) correta, porque nos dois locais existe uma população de seres vivos interagindo com a parte não viva do ambiente.

(E) correta, porque nos dois locais existe uma comunidade de seres vivos interagindo com a parte não viva do ambiente.


QUESTÃO 19
FAMERP 2017: O fluxograma ilustra a participação de alguns órgãos e substâncias (angiotensinogênio, angiotensina, renina e aldosterona) no controle da pressão arterial humana.

O fluxograma ilustra a participação de alguns órgãos e substâncias

Considere que os números 1, 2 e 3 indicados no fluxograma representem uma ação do tipo estimulante (+) ou uma ação do tipo inibidora (–) e que o aumento da reabsorção de sódio nos túbulos renais promova um deslocamento hídrico nos túbulos renais.

De acordo com essas informações, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo da ação representada pelos números 1, 2 e 3 e o resultado do deslocamento hídrico.

(A) (+); (–); (+); aumento da reabsorção de água.

(B) (–); (–); (–); aumento da reabsorção de água.

(C) (+); (+); (+); aumento da reabsorção de água.

(D) (–); (+); (–); redução da reabsorção de água.

(E) (+); (–); (–); redução da reabsorção de água.


QUESTÃO 20
FAMERP 2017: Um indivíduo diploide possui o genótipo AaBbCc. Sabendo-se que esses alelos segregam-se independentemente durante a meiose sem mutação, assinale a alternativa que ilustra corretamente um possível espermatócito II, produzido por esse indivíduo, com os seus respectivos alelos.

Opções


QUESTÃO 21
FAMERP 2017: Nos últimos anos, monumentos têm sido alvo de protestos em vários países africanos. Na capital da Namíbia, Windhoek, a estátua equestre de um soldado alemão foi removida do espaço público.

A mudança do nome de escolas e de outras instituições públicas, de praças, de ruas e de avenidas também faz parte desse movimento cívico que mobiliza a memória e a história coletiva em várias cidades do continente africano.
(www.cartaeducacao.com.br, 18.08.2015. Adaptado.)

O movimento cívico abordado no excerto remete, geopoliticamente,

(A) ao feudalismo.

(B) à comuna popular.

(C) à Guerra Fria.

(D) ao desenvolvimentismo.

(E) à colonização europeia.


QUESTÃO 22
Analise o mapa.

O mapa apresenta as áreas de reservas e os principais fluxos de

FAMERP 2017: O mapa apresenta as áreas de reservas e os principais fluxos de

(A) ferro.
(B) urânio.
(C) carvão.
(D) petróleo.
(E) cobre.


QUESTÃO 23
FAMERP 2017: Contextualizada pelas questões do espaço agrário brasileiro, a grilagem em áreas rurais é corretamente compreendida como

(A) a ocupação, por grandes agricultores, de terras abandonadas, os quais se valem da possibilidade futura de exercer o usucapião.

(B) a desapropriação de glebas pelo poder público, o qual ressarce financeiramente os proprietários desses espaços.

(C) o agenciamento de trabalhadores rurais para áreas de cultivo, os quais são submetidos a condições de trabalho análogas à escravidão.

(D) o compartilhamento da mão de obra e de equipamentos necessários à produção, com o acordo de divisão dos lucros.

(E) a apropriação ilegal de glebas por especuladores, que utilizam títulos de propriedade falsos.


QUESTÃO 24
FAMERP 2017: O demógrafo e economista José Eustáquio Alves, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falou sobre o bônus demográfico, momento que segundo o especialista, acontece apenas uma vez na história de cada país. “É o momento em que a pirâmide está se transformando. Depois, ele passa e chega o envelhecimento populacional”, constatou.
(www.unicamp.br. Adaptado.)

O momento do bônus demográfico corresponde, na estrutura populacional de um país,

(A) ao aumento da taxa de natalidade.

(B) à redução da razão de dependência.

(C) à contração do sistema previdenciário.

(D) ao avanço do desemprego estrutural.

(E) à manutenção do crescimento horizontal.


QUESTÃO 25
FAMERP 2017: Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser melhor compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da

(A) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.

(B) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.

(C) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.

(D) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.

(E) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.


QUESTÃO 26
Gradiente térmico

Gradiente térmico

FAMERP 2017: O gradiente térmico ilustrado na imagem é explicado pela

(A) absorção da radiação solar na superfície, que compensa a falta de capacidade da atmosfera de absorver calor.

(B) orientação das vertentes, que demonstra diferenças provocadas pela incidência irregular dos raios solares.

(C) rarefação do ar em altitude, que compromete a capacidade da atmosfera de conservar calor.

(D) dificuldade de circulação do ar em superfície, que indica a plena atuação de massas de ar dissipando o calor em altitude.

(E) zona de baixa pressão em altitude, que dificulta a chegada de ventos quentes às camadas mais altas da atmosfera.


QUESTÃO 27
FAMERP 2017: A partir de conhecimentos acerca das formações vegetais no Brasil, é correto afirmar que a Mata dos Cocais caracteriza uma mata de transição entre

(A) o Cerrado e o Pantanal.

(B) a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.

(C) a Mata de Várzea e a Mata de Igapó.

(D) os Mangues e a Vegetação Litorânea.

(E) a Floresta Amazônica e a Caatinga.


QUESTÃO 28
As cidades, normalmente, são as mais afetadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Muito embora as inundações sejam fenômenos naturais, as mudanças nas formas de uso e ocupação nas cidades incrementam esses fenômenos, que se tornam potencialmente mais perigosos.
(Mirian V. F. Barros et al. “Vulnerabilidade socioambiental à inundação”. Confins, no 24, 2015. Adaptado.)

FAMERP 2017: Caracterizam exemplos de intervenções nas cidades que potencializam os fenômenos naturais de inundação

(A) a construção de “piscinões” e a ocupação de mananciais.

(B) a impermeabilização do solo e o desassoreamento dos rios.

(C) a dragagem dos rios e a remoção da mata ciliar.

(D) a interferência nos cursos d’água e o descarte irregular de lixo.

(E) a adoção de barragens e o emprego de cisternas nos imóveis.


QUESTÃO 29
FAMERP 2017: Observe o panfleto.

Novo Marco Legal

FAMERP 2017: O chamado “Novo Marco Legal” procura proteger, entre outros fatores,

(A) a biodiversidade encontrada no território brasileiro.

(B) o interesse público de comercializar produtos fabricados no país.

(C) o agronegócio perante o avanço da indústria farmacêutica.

(D) a população tradicional dos projetos de construção de hidrelétricas.

(E) a exploração econômica do turismo sustentável.


QUESTÃO 30
FAMERP 2017: As cartas topográficas oferecem aos seus leitores a localização precisa dos fenômenos geográficos, permitindo identificar, com grande nível de detalhamento, suas posições

(A) regional e relacional.
(B) estática e dinâmica.
(C) quantitativa e qualitativa.
(D) real e escalar.
(E) planimétrica e altimétrica.


QUESTÃO 31
FAMERP 2017: Uma bola rola sobre uma bancada horizontal e a abandona, com velocidade V0, caindo até o chão.

As figuras representam a visão de cima e a visão de frente desse movimento, mostrando a bola em instantes diferentes durante sua queda, até o momento em que ela toca o solo.

As figuras representam a visão de cima e a visão de frente desse movimento, mostrando a bola

Desprezando a resistência do ar e considerando as informações das figuras, o módulo de V0 é igual a

(A) 2,4 m/s.
(B) 0,6 m/s.
(C) 1,2 m/s.
(D) 4,8 m/s.
(E) 3,6 m/s.


QUESTÃO 32
FAMERP 2017: Em uma exibição de acrobacias aéreas, um avião pilotado por uma pessoa de 80 kg faz manobras e deixa no ar um rastro de fumaça indicando sua trajetória.

Na figura, está representado um looping circular de raio 50 m contido em um plano vertical, descrito por esse avião.

Na figura, está representado um looping circular de raio 50 m contido em um plano vertical, descrito por esse avião

Adotando g = 10 m/s² e considerando que ao passar pelo ponto A, ponto mais alto da trajetória circular, a velocidade do avião é de 180 km/h, a intensidade da força exercida pelo assento sobre o piloto, nesse ponto, é igual a

(A) 3000 N.
(B) 2800 N.
(C) 3200 N.
(D) 2600 N.
(E) 2400 N.


QUESTÃO 33
FAMERP 2017: O pai de uma criança pretende pendurar, no teto do quarto de seu filho, um móbile constituído por: seis carrinhos de massas iguais, distribuídos em dois conjuntos, A e B; duas hastes rígidas de massas desprezíveis, com marcas igualmente espaçadas; e fios ideais.

O conjunto A já está preso a uma das extremidades da haste principal do móbile.


Sabendo que o móbile será pendurado ao teto pelo ponto P, para manter o móbile em equilíbrio, com as hastes na horizontal, o pai da criança deverá pendurar o conjunto B, na haste principal, no ponto

(A) 5.
(B) 1.
(C) 4.
(D) 3.
(E) 2.


QUESTÃO 34
FAMERP 2017: Durante uma partida de sinuca, um jogador, impossibilitado de atingir diretamente a bola vermelha com a bola branca, decide utilizar a tabela da mesa.

Ele dá uma tacada na bola branca, que, seguindo a trajetória tracejada indicada na figura, com velocidade escalar constante de módulo v, acerta a bola vermelha.

sinuca

Sendo m a massa da bola branca, o módulo da variação da quantidade de movimento sofrida por essa bola na colisão contra a tabela da mesa foi igual a

(A) mv√2
(B) zero
(C) mv
(D) 2mv
(E) mv√3


QUESTÃO 35
FAMERP 2017: O profundímetro é um instrumento utilizado por mergulhadores para indicar a que profundidade estão em relação à superfície da água.

A imagem mostra dois mergulhadores utilizando um profundímetro rudimentar constituído de um tubo de vidro com a extremidade inferior aberta e a superior fechada, aprisionando determinada quantidade de ar.

Quando o tubo se desloca verticalmente dentro da água, o volume ocupado pelo ar varia, indicando uma variação da pressão exercida pela água.

fundo do mar

Considere um mergulhador inicialmente sob pressão absoluta de 2 atm. Nessa situação, a altura da coluna de ar dentro do tubo de vidro é de 20 cm. Após afundar um pouco, o mergulhador para em uma posição em que a altura da coluna de ar é igual a 16 cm, conforme a figura.

posição inicial

Considerando que uma coluna de água, em equilíbrio, com 10 m de altura exerce uma pressão de 1 atm, que o ar é um gás ideal e que a temperatura é constante durante o mergulho, é correto afirmar que a variação de profundidade sofrida por esse mergulhador foi de

(A) 2 m.
(B) 4 m.
(C) 3 m.
(D) 5 m.
(E) 1 m.


QUESTÃO 36
FAMERP 2017: Dois raios de luz monocromáticos provenientes do ar, um azul e o outro vermelho, incidem no ponto P da superfície de uma esfera maciça de centro C, paralelos um ao outro, na direção da linha tracejada indicada na figura.

A esfera é feita de vidro transparente e homogêneo.

P ar

Se o índice de refração absoluto do vidro é maior para a cor azul do que para a vermelha e se não houve reflexão total dentro da esfera, a figura que representa corretamente a trajetória desses raios desde a sua incidência no ponto P até a sua emergência da esfera está indicada em

Opções


QUESTÃO 37
FAMERP 2017: Dois pulsos transversais, 1 e 2, propagam-se por uma mesma corda elástica, em sentidos opostos, com velocidades escalares constantes e iguais, de módulos 60 cm/s. No instante t = 0, a corda apresenta-se com a configuração representada na figura 1.

figura 1

Após a superposição desses dois pulsos, a corda se apresentará com a configuração representada na figura 2.

figura 2

Considerando a superposição apenas desses dois pulsos, a configuração da corda será a representada na figura 2, pela primeira vez, no instante

(A) 1,0 s.
(B) 1,5 s.
(C) 2,0 s.
(D) 2,5 s.
(E) 3,0 s.


QUESTÃO 38
FAMERP 2017: Quatro cargas elétricas puntiformes, Q1, Q2, Q3 e Q4, estão fixas nos vértices de um quadrado, de modo que |Q1| = |Q2| = |Q3| = |Q4|.

As posições das cargas e seus respectivos sinais estão indicados na figura.

As posições das cargas e seus respectivos sinais estão indicados na figura

Se E for o módulo do campo elétrico no ponto P, centro do quadrado, devido à carga Q1, o campo elétrico resultante no ponto P, devido à presença das quatro cargas, terá módulo

(A) zero
(B) 4 ∙ E
(C) √2 ∙ E
(D) 2 ∙ √2 ∙ E
(E) 4 ∙ √2 ∙ E


QUESTÃO 39
FAMERP 2017: A figura representa o esquema de ligação dos faróis de um automóvel à bateria do veículo.

O circuito é constituído por: duas lâmpadas de 12 V – 60 W cada uma; uma chave de acionamento e um fusível de proteção, ambos de resistências desprezíveis; e fios de ligação e conectores, também ideais.

A figura representa o esquema de ligação dos faróis de um automóvel à bateria do veículo

Se os dois faróis estiverem acesos, das opções indicadas nas alternativas, aquela que corresponde à menor amperagem do fusível capaz de proteger esse circuito é

(A) 15 A.
(B) 12 A.
(C) 6 A.
(D) 4 A.
(E) 9 A.


QUESTÃO 40
FAMERP 2017: Uma espira metálica retangular ABCD, de área constante, está totalmente imersa em um campo magnético uniforme horizontal criado na região entre dois polos magnéticos norte e sul, como representado na figura. Inicialmente, a espira está em repouso em um plano vertical perpendicular às linhas de indução do campo magnético.

anti-horário


Suponha que a espira gire 90º no sentido anti-horário, em torno de um eixo vertical, nesse campo magnético. Enquanto isso acontece,

(A) circulará por ela uma corrente elétrica induzida sempre no sentido DCBA.

(B) circulará por ela uma corrente elétrica induzida, primeiro no sentido DCBA e depois no sentido ABCD.

(C) circulará por ela uma corrente elétrica induzida sempre no sentido ABCD.

(D) circulará por ela uma corrente elétrica induzida, primeiro no sentido ABCD e depois no sentido DCBA.

(E) não circulará por ela corrente elétrica induzida.


QUESTÃO 41
FAMERP 2017: Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas]. As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos.

Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)

Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga

(A) não impediu o avanço de outras formas de religiosidade, e o paganismo, apesar de reprimido, continuou a crescer e manteve-se hegemônico.

(B) deu-se a partir das conquistas romanas na Palestina e revelou a correção e a supremacia religiosa da fé cristã frente às antigas religiões.

(C) não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram.

(D) deu-se a partir das cruzadas, que levaram a fé cristã aos pagãos, judeus e muçulmanos que controlavam as terras do Oriente Próximo.

(E) deu-se a partir do extermínio dos grupos que professavam crenças antigas e da eliminação dos materiais que contivessem referências ao paganismo.


QUESTÃO 42
FAMERP 2017: Aparece na literatura medieval, no final do século IX, para florescer no século XI, até se tornar um lugar comum no século XII, um tema que descreve a sociedade que se divide em três categorias ou ordens.
(Jacques Le Goff. Para uma outra Idade Média, 2013.)

As “três categorias ou ordens” citadas no texto são, respectivamente,

(A) aristocracia, burguesia e proletariado.

(B) militares, patrícios e camponeses.

(C) clérigos, guerreiros e trabalhadores.

(D) comerciantes, industriais e operariado.

(E) classe alta, classe média e classe baixa.


QUESTÃO 43

a passagem do século

FAMERP 2017: Considerando o mapa e o contexto histórico, é correto constatar que essas viagens

(A) estabeleceram as bases de uma economia planetária, com plena integração comercial entre as diversas partes do mundo.

(B) contribuíram para a globalização, ao conectar partes do mundo que até então se ignoravam ou não se ligavam diretamente.

(C) resultaram de equívocos e erros de navegação, mais do que de cálculos ou de um projeto expansionista organizado.

(D) representaram a ampliação da hegemonia romana sobre o planeta, iniciada na Antiguidade Clássica.

(E) tiveram por objetivo a aquisição de escravos, daí privilegiarem rotas na direção da África e da Ásia.


QUESTÃO 44
FAMERP 2017: A descoberta de ouro, no Brasil do século XVII, provocou, entre outros,

(A) a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra.

(B) o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América.

(C) o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas.

(D) o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras.

(E) a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.


QUESTÃO 45
A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz.
(Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.)

FAMERP 2017: A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando

(A) a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte.

(B) o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos.

(C) a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras.

(D) o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar.

(E) a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol.


QUESTÃO 46
Ao mesmo tempo em que se exaltava a libertação dos escravos, temia-se por uma revolução fatal ao país, afirmando-se a necessidade de uma abolição lenta e gradual. Não havia um maior entrosamento entre os rebeldes negros e os abolicionistas, sendo que a própria propaganda abolicionista não se dirigia aos escravos, que tendiam a ser considerados bárbaros, incapazes de exercer ações políticas.
(Lilia Moritz Schwarcz. Retrato em branco e negro, 1987. Adaptado.)

FAMERP 2017: O texto, que se refere ao Brasil da segunda metade do século XIX, trata

(A) do apoio inglês à abolição da escravidão, para ampliar o mercado consumidor brasileiro de produtos industrializados.

(B) da divergência entre os setores cafeicultores do Vale do Paraíba e os do Rio de Janeiro quanto ao emprego da mão de obra escrava.

(C) do esforço dos setores liberais na defesa do fim da escravidão e de todos os preconceitos raciais.

(D) da popularidade do movimento abolicionista, que contava com franco apoio das classes médias urbanas.

(E) da moderação de parte do movimento abolicionista, que também manifestava preconceitos raciais.


QUESTÃO 47
FAMERP 2017: Os europeus estavam convencidos de que a África seria um grande mercado para os produtos de sua indústria a partir do momento que se civilizasse, isto é, que adotasse as crenças, os valores e os modos de vida dominantes na Europa. Contavam para isso com a ação dos missionários cristãos e dos comerciantes europeus.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)

O texto expõe a combinação de estratégias e interesses europeus na colonização da África, a partir do final do século XVIII. Entre essas estratégias, é correto citar

(A) o respeito às tradições locais e a assimilação de princípios éticos e morais dos nativos.

(B) a negociação com os líderes locais e a defesa da democracia política.

(C) a catequização e a difusão de discursos de supremacia racial e cultural.

(D) a militarização dos conflitos e o emprego sistemático de armas de destruição em massa.

(E) o endosso ao sincretismo religioso e o estabelecimento de laços diplomáticos.


QUESTÃO 48
“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado, durante o período da chamada República Velha (1889-1930).
(Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1984.)

FAMERP 2017: A associação da frase de Washington Luís a um “sintoma” característico da Primeira República brasileira pode ser exemplificada pela

(A) liberação das manifestações de trabalhadores no perímetro urbano de todas as capitais.

(B) proibição de entrada de imigrantes que tivessem participado de sindicatos nos seus países de origem.

(C) decretação do toque de recolher, ainda no final do século XIX, com a limitação dos horários de circulação dos cidadãos.

(D) repressão contínua às greves, aos protestos e a outras formas de manifestação dos trabalhadores.

(E) promulgação da legislação trabalhista, com a definição de direitos e deveres dos trabalhadores.


QUESTÃO 49
Essa guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, e que envolve igualmente suas respectivas “áreas de influência”, apresenta inúmeros aspectos ou facetas: a corrida armamentista, a corrida espacial, os tratados e acordos militares (especialmente a OTAN e o Pacto de Varsóvia), a “ideologia da guerra fria”, como forma de controle sobre populações e Estados, a espionagem e os apoios ou incentivos a golpes militares e a oposições de governos aliados da outra superpotência. Dificilmente um Estado consegue dispor livremente de uma real autonomia nesse contexto: as pressões dos dois lados são fortes e eficazes, obrigando esse Estado a procurar se posicionar frente à guerra fria e encetar apoios e negócios com uma das superpotências.
(José William Vesentini. Imperialismo e geopolítica global, 1987.)

FAMERP 2017: O texto caracteriza a Guerra Fria como

(A) um processo complexo, que envolveu desde questões militares até propagandas e resultou no domínio de grande parte do planeta pelas duas superpotências.

(B) uma disputa diplomática, que se desenvolveu no interior dos órgãos internacionais e provocou interferências apenas na política interna das duas superpotências.

(C) um binarismo primário, que se resumiu ao embate militar direto entre as duas superpotências e alijou os demais países das discussões políticas internacionais.

(D) um esforço para impedir que a propaganda liberal, liderada pela União Soviética, avançasse sobre o planeta e suprimisse as liberdades vividas no Ocidente.

(E) uma tentativa de impedir que a hegemonia norte-americana se impusesse sobre todo o planeta e submetesse a burguesia aos interesses do proletariado mundial.


QUESTÃO 50
FAMERP 2017: O chamado “milagre brasileiro”, ocorrido durante o regime militar (1964-1985), foi marcado

(A) pela implantação da indústria de base, impulsionada pelo ingresso de fortes investimentos norte-americanos e europeus.

(B) pelo crescimento econômico acelerado, associado ao aumento da desigualdade social e ao endividamento externo.

(C) pela superação da hiperinflação, que corroía os salários dos trabalhadores e inviabilizava novos investimentos.

(D) pela queda das atividades industriais, que provocou uma retração na produção e no consumo de bens duráveis.

(E) pelo apoio à produção de café voltada à exportação, estimulada pela ampliação dos mercados consumidores na Europa.


QUESTÃO 51
FAMERP 2017: Durante o ciclo hidrológico ocorrem diversas mudanças de estado físico da água. Um exemplo de mudança de estado denominada sublimação ocorre quando

(A) vapor de água em elevadas altitudes transforma-se em neve.

(B) gotículas de água transfomam-se em cristais de gelo no interior das nuvens.

(C) gotículas de água presentes nas nuvens transfomam-se em gotas de chuva.

(D) vapor de água em baixas altitudes transforma-se em neblina.

(E) vapor de água em baixas altitudes transforma-se em orvalho.


QUESTÃO 52
FAMERP 2017: Nos minerais estroncianita e celestita, o elemento estrôncio se apresenta sob a forma de

(A) íons de carga 1+.
(B) íons de carga 1–.
(C) átomos neutros.
(D) íons de carga 2+.
(E) íons de carga 2–.


QUESTÃO 53
FAMERP 2017: Considere a relação:

em massa de Sr na estroncianita

O valor desse quociente é, aproximadamente,

(A) 0,48.
(B) 1,2.
(C) 0,81.
(D) 1,9.
(E) 0,59.


QUESTÃO 54
FAMERP 2017: O bicarbonato de sódio, NaHCO3 (s), ao ser aquecido, sofre transformação química produzindo carbonato de sódio, Na2CO3 (s), dióxido de carbono, CO2 (g), e vapor de água, H2O (g). 

Considerando um rendimento de 100% para a reação, a massa de carbonato de sódio obtida a partir de 168 g de bicarbonato de sódio é

(A) 84 g.
(B) 212 g.
(C) 106 g.
(D) 62 g.
(E) 168 g.


QUESTÃO 55
FAMERP 2017: A ligação química existente entre os átomos de cloro na molécula do gás cloro é do tipo covalente

(A) dupla apolar.
(B) simples polar.
(C) tripla apolar.
(D) simples apolar.
(E) tripla polar.


QUESTÃO 56
A mistura conhecida como soro fisiológico é um exemplo de __________, na qual o __________ é a água e o __________ é o __________ de sódio.

FAMERP 2017: As lacunas do texto são, correta e respectivamente, preenchidas por:

(A) solução – solvente – soluto – cloreto.

(B) solução – solvente – soluto – bicarbonato.

(C) solução – soluto – solvente – cloreto.

(D) suspensão – solvente – soluto – bicarbonato.

(E) suspensão – soluto – solvente – cloreto.


QUESTÃO 57
FAMERP 2017: Considere os seguintes óxidos: CaO, CO, N2O, CO2, NO2 e K2O.

Dentre os óxidos citados, aqueles que interagem com água originando soluções aquosas com pH > 7 a 25 °C são

(A) N2O e NO2
(B) CaO e K2O
(C) K2O e N2O
(D) CO2 e NO2
(E) CaO e CO


QUESTÃO 58
FAMERP 2017: A energia liberada na combustão do etanol hidratado é cerca de 70% da energia liberada na combustão de igual volume de gasolina.

Considere que o calor específico da água líquida seja 1 cal · g⁻¹ · °C⁻¹.

Em um experimento, a combustão de um volume V de etanol hidratado em um calorímetro permitiu elevar a temperatura de 200 g de água líquida de 25 °C a 60 °C.

Caso fosse utilizado nesse experimento igual volume de gasolina no lugar do etanol, a temperatura dessa mesma massa de água iria variar de 25 °C até

(A) 45 °C.
(B) 65 °C.
(C) 55 °C.
(D) 75 °C.
(E) 35 °C.


QUESTÃO 59
FAMERP 2017: O ácido nítrico é obtido a partir da amônia por um processo que pode ser representado pela reação global:

NH3 (g) + 2O2 (g) ⟶ HNO3 (aq) + H2O (l)

Nessa reação, a variação do número de oxidação (∆nox) do elemento nitrogênio é igual a

(A) 6 unidades.
(B) 4 unidades.
(C) 2 unidades.
(D) 8 unidades.
(E) 10 unidades.


QUESTÃO 60
FAMERP 2017: A fórmula corresponde à estrutura do antisséptico cloreto de benzetônio.

A fórmula corresponde à estrutura do antisséptico cloreto de benzetônio

De acordo com a fórmula apresentada, é correto afirmar que o cloreto de benzetônio é

(A) um sal de amônio quaternário, que apresenta a função álcool.

(B) um sal de amônio quaternário, que apresenta a função éter.

(C) uma amida, que apresenta a função éter.

(D) uma amida, que apresenta a função álcool.

(E) um sal de amônio quaternário, que apresenta a função éster.


Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder às questões 61 e 62.

As rosas amo dos jardins de Adônis,
Essas volucres¹
 amo, Lídia, rosas,
Que em o dia em que nascem,
Em esse dia morrem.
A luz para elas é eterna, porque
Nascem nascido já o sol, e acabam
Antes que Apolo deixe
O seu curso visível.
Assim façamos nossa vida um dia,
Inscientes, Lídia, voluntariamente
Que há noite antes e após
O pouco que duramos.
(O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.)
¹volucre: que tem vida curta.

QUESTÃO 61
FAMERP 2017: A imagem da “rosa”

(A) simboliza toda a natureza, com a qual o eu lírico está envolvido e da qual ele depende para que sua vida seja satisfatória.

(B) representa a delicadeza e a beleza do amor que o eu lírico sente, declara e tem a intenção de dividir com sua amada.

(C) apresenta a ideia da efemeridade da vida a fim de defender que cada dia deve ser aproveitado sem preocupações com o passado ou com o futuro.

(D) substitui inicialmente a imagem da mulher amada, Lídia, a fim de enaltecer sua beleza.

(E) colabora para definir uma perspectiva de mundo centrada no indivíduo, a flor, deixando a coletividade, o jardim, em segundo plano.


QUESTÃO 62
FAMERP 2017: No poema, está presente a seguinte característica do heterônimo Ricardo Reis:

(A) elogio da noite e das facetas noturnas do ser humano.

(B) valorização de relações interpessoais que criticam as normas da sociedade.

(C) tematização das relações amorosas em uma abordagem ultrarromântica.

(D) entendimento da vida como algo que ultrapassa a morte física.

(E) alusões positivas ao mundo clássico.


Leia o trecho do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, para responder às questões 63 e 64.

Junto dela pôs-se a trabalhar a Leocádia, mulher de um ferreiro chamado Bruno, portuguesa pequena e socada, de carnes duras, com uma fama terrível de leviana entre suas vizinhas.

Seguia-se a Paula, uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que só ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiçarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados à navalha, formando ponta, como dentes de cão, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe “Bruxa”.

Depois seguiam-se a Marciana e mais a sua filha Florinda. A primeira, mulata antiga, muito séria e asseada em exagero: a sua casa estava sempre úmida das consecutivas lavagens. Em lhe apanhando o mau humor punha-se logo a espanar, a varrer febrilmente, e, quando a raiva era grande, corria a buscar um balde de água e descarregava-o com fúria pelo chão da sala. A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem, mas sustentava ainda a sua virgindade e não cedia, nem à mão de Deus Padre, aos rogos de João Romão, que a desejava apanhar a troco de pequenas concessões na medida e no peso das compras que Florinda fazia diariamente à venda.
(O cortiço, 2007.)

QUESTÃO 63
FAMERP 2017: Uma relação correta entre o trecho apresentado e o movimento literário em que O cortiço está inserido é:

(A) a referência cuidadosa e delicada à sexualidade dos personagens é parte de um esforço, típico do Realismo, para apresentar o ser humano em sua totalidade sem sobrecarregar um de seus aspectos.

(B) a caracterização dos personagens como indivíduos únicos e isolados da coletividade, deixando em segundo plano suas relações sociais, é um traço típico do Naturalismo.

(C) a preferência dos personagens pela razão e seu desprezo pela fé, em uma estratégia para valorizar a ciência e a objetividade e desvalorizar a religião, são características do Realismo.

(D) a valorização da vida perto da natureza, com personagens que abrem mão dos métodos e dos objetos frutos da tecnologia para se ligarem à tranquilidade de uma vida sem máquinas, é uma característica do Naturalismo.

(E) a descrição das características vulgares dos personagens e a frequente associação entre homens e animais, que ajudam a estabelecer uma concepção biológica do mundo, são características do Naturalismo.


QUESTÃO 64
FAMERP 2017: É correto afirmar que o narrador do texto assemelha-se a

(A) um pintor atento às cores, às luzes e as sombras, dedicado a formalizar com inspiração as sensações que o mundo lhe imprime.

(B) um historiador preocupado com o caráter documental do que escreve, atento à relevância histórica dos fatos narrados.

(C) um ourives, construindo um universo de personagens de maneira equilibrada, de modo a valorizar o objeto artístico como se fosse uma joia.

(D) um professor em um momento de orientação moral de seus alunos, ensinando-lhes a se comportarem adequadamente.

(E) um cientista em um laboratório a dissecar e classificar os diversos aspectos dos personagens como se fossem objetos de uma análise científica.


Leia o texto de Tales Ab´Sáber para responder às questões de 65 a 67.

Há em Berlim uma casa que nunca fecha. Aquela noite que não termina jamais pode de fato começar a qualquer momento do dia, às sete da manhã ou ainda às dez. Lá todos os tempos se estendem e noite e dia se transformam em outra coisa. Naquela imensa boate que pretende expandir o seu plano de existência, seu tempo infinito, sobre a vida e a cidade, construída em uma antiga fábrica − uma antiga usina de energia nazista −, todo tipo de figura da noite se encontra, em uma festa fantástica alucinada que deseja não terminar jamais.

À luz da vida tecno¹ avançada, as ideias tradicionais de dia e de noite se revelam mais frágeis, bem mais insólitas do que a vida cotidiana sob o regime da produção nos leva a crer. Para alguns, o mundo do dia se tornará definitivamente vazio e apenas a noite excitada e veloz vai concentrar em si o valor do que é vivo.

Naquela boate, como em muitas outras, tudo se encerra apenas quando o efeito prolongado e sistemático da droga se encerra. Como uma pausa para respirar, às vezes tendo passado muitos dias entre uma jornada de diversão e sua suspensão momentânea. Para muitos, apenas pelo tempo mínimo da reposição das forças até a próxima jornada, extenuante, sem fim, pela política imaginária da noite.

E, ainda mais. Para outros tantos, o próprio efeito da droga sob a pulsação infinita da música eletrônica, experiência programática e enfeitiçada, não deveria se encerrar jamais: estes estariam destinados ao projeto de dissolução na pulsação sem eu da música tecno, seja a dissolução do espírito, em uma infantilização sem fim para os embates materiais da vida, seja a dissolução do corpo, ambos igualmente reais.

De fato, após uma noite de vida tecno, é forte a experiência radical de vazio que se torna o espírito do dia. A energia foi imensamente gasta à noite. Foi devastada, tornando o dia vazio de objeto, porém vivo. Vivo no vazio, muito bem articulado à busca pelo excedente absoluto de mais tarde, à noite.
(A música do tempo infinito, 2012. Adaptado.)
¹tecno: estilo de música eletrônica.

QUESTÃO 65
“Para alguns, o mundo do dia se tornará definitivamente vazio e apenas a noite excitada e veloz vai concentrar em si o valor do que é vivo.” (2º parágrafo)

FAMERP 2017: Considerado em seu contexto, o trecho sugere que

(A) as ruas perto da boate ficam vazias durante as noites porque todos estão dentro da casa.

(B) os conceitos de dia e de noite, ligados ao mundo natural, podem ser relativizados pelas construções humanas, como a boate.

(C) é possível distinguir dia e noite, mesmo num ambiente fechado como a boate.

(D) há frequentadores da boate que consideram que tudo o que é externo à casa não tem qualquer valor.

(E) algumas pessoas preferem entrar na boate apenas durante a noite, ainda que a casa fique aberta o tempo todo.


QUESTÃO 66
FAMERP 2017: Segundo o texto, o uso de drogas na boate

(A) tem importância secundária, na medida em que as pessoas estão ali para viver a experiência proporcionada pela música.

(B) funciona como uma espécie de medida do tempo: o fim do efeito da droga no organismo determina, para alguns, o encerramento da experiência na boate.

(C) é uma expressão do que há de mais errado em nossa sociedade, assim como foi o nazismo, que ocupou em outra época as instalações da casa.

(D) ultrapassa os limites do razoável e poderia ser regrado a fim de que as pessoas não perdessem as noções de tempo e os limites da própria subjetividade.

(E) simboliza uma necessidade de nossa sociedade como um todo: é preciso falar de drogas sem hipocrisia.


QUESTÃO 67
“Há em Berlim uma casa que nunca fecha.” (1º parágrafo)

FAMERP 2017: No período em que está inserida, a oração destacada tem valor e função, respectivamente, de

(A) advérbio e adjunto adverbial.

(B) substantivo e sujeito.

(C) adjetivo e adjunto adnominal.

(D) substantivo e objeto direto.

(E) adjetivo e predicativo.


Leia o texto de Carlos Ranulfo Melo para responder às questões de 68 a 70.

Corrupção eleitoral

As democracias contemporâneas são arranjos representativos. A representação foi a “solução encontrada” para um dilema. Tão logo firmado o princípio da igualdade política entre os indivíduos, regimes políticos baseados na tradição, na origem de classe ou na condição de status perderam a legitimidade. Por outro lado, o tamanho das sociedades e a complexidade cada vez maior das questões em discussão – demandando acesso a informações, disponibilidade de tempo e condições de negociação – tornaram proibitiva a ideia de que todos participassem das decisões a serem coletivizadas.

A escolha de um corpo de representantes em eleições livres, justas e periódicas – e que incluam a todo o eleitorado adulto – passou a ser algo que, sem esgotar a noção contemporânea de democracia, firmou-se como sua pedra angular. Ao se dirigirem às urnas os cidadãos reafirmam sua condição de igualdade perante um ato fundamental do Estado.

Ao organizar as eleições e transformar os votos em postos executivos e/ou legislativos, o aparato institucional das democracias permite que, em maior ou menor grau, os mais diversos interesses, opiniões e valores sejam vocalizados no curso do processo decisório. Tal processo, no entanto, pode apresentar problemas que ameacem corromper o corpo político constituído, comprometendo sua legitimidade e diminuindo sua capacidade de oferecer à coletividade os resultados esperados.

A corrupção eleitoral ou a reiterada incidência de fenômenos capazes de desvirtuar o processo de constituição de um corpo de representantes sempre significou um problema para as democracias. A condição para que seu enfrentamento se tornasse possível foi a constituição de uma Justiça Eleitoral dotada de autonomia face aos poderes político e econômico, com recursos suficientes para organizar e poderes necessários para regulamentar os processos eleitorais. Mas mesmo as democracias consolidadas não conseguiram impedir de forma cabal que determinados interesses pudessem, utilizando os recursos que tivessem à mão, obter vantagens diferenciadas em função de sua participação nas eleições.
(Corrupção, 2008. Adaptado.)

QUESTÃO 68
FAMERP 2017: No mundo contemporâneo, a representação política é

(A) o modo encontrado pelas democracias para, em sociedades grandes e com questões complexas, garantir a participação na vida pública de todo o eleitorado adulto.

(B) o caminho encontrado pelas democracias para garantir aos cidadãos os direitos especiais baseados na tradição e na origem de classe de cada eleitor.

(C) um discurso que, em sua superfície, defende a inclusão de todos os cidadãos no processo político, mas que esconde o interesse de perpetuar os processos de corrupção no Estado.

(D) uma alternativa viável, mas difícil de implantar, aos processos de corrupção que ocupam o Estado e todo o espaço público como se eles fossem propriedade privada.

(E) a maneira de eliminar a necessidade de uma Justiça Eleitoral, com poderes autônomos, o que geraria a possibilidade de corrupção no Estado.


QUESTÃO 69
“Ao se dirigirem às urnas os cidadãos reafirmam sua condição de igualdade perante um ato fundamental do Estado.” (1º parágrafo)

FAMERP 2017: Em seu contexto, o verbo destacado, na forma em que foi empregado, indica uma ação

(A) usual, reiterada, no passado.

(B) habitual, regular.

(C) feita no instante em que o enunciado é apresentado.

(D) contínua, extensa, no presente.

(E) pontual, corriqueira, ordinária e sem importância.


QUESTÃO 70
Tão logo firmado o princípio da igualdade política entre os indivíduos, regimes políticos baseados na tradição, na origem de classe ou na condição de status perderam a legitimidade.” (1º parágrafo)

FAMERP 2017: No período em que está inserida, a oração destacada expressa ideia de:

(A) finalidade.
(B) condição.
(C) tempo.
(D) consequência.
(E) causa.


Leia o texto para responder às questões de 71 a 80.

The placebo effect: amazing and real
November 2, 2015
Robert H. Shmerling

remedios

The placebo effect is a mysterious thing. I’ve long been fascinated by the idea that something as inert and harmless as a sugar pill could relieve a person’s pain or hasten their recovery just by the expectation that it would. Studies use placebos – an inactive treatment, such as a sugar pill – in an attempt to understand the true impact of the active drug. Comparing what happens to a group of patients taking the active drug with the results of those taking a placebo can help researchers understand just how good the active drug is.

The word “placebo” comes from Latin and means “I shall please.” And “please” it does. In study after study, manypatients who take a placebo show improvement in their symptoms or condition.

The placebo effect is for real

Recent research on the placebo effect only confirms how powerful it can be – and that the benefits of a placebo treatment aren’t just “all in your head.” Measureable physiological changes can be observed in those taking a placebo, similar to those observed among people taking effective medications. In particular, blood pressure, heart rate, and blood test results have been shown to improve among subsets of research subjects who responded to a placebo.

Of course, not everyone has a therapeutic response to a placebo. If that were the case, we wouldn’t need medications at all. Instead, we could simply wield the power of suggestion.Understanding why certain people improve with placebo treatment and others do not is the “holy grail” of placebo research.

Nocebo: Placebo’s evil twin

The power of suggestion is a double-edged sword. If you expect a treatment to help you, it’s more likely to do so. And if you expect a treatment will be harmful, you are more likely to experience negative effects. That phenomenon is called the “nocebo effect” (from the Latin “I shall harm”). For example, if you tell a person that a headache is a common side effect of a particular medication, that person is more likely to report headaches even if they are actually taking a placebo. The power of expectation is formidable and probably plays a significant role in the benefits and the side effects of commonly prescribed medications.
(www.health.harvard.edu. Adaptado.)

QUESTÃO 71
FAMERP 2017: De acordo com o texto, o efeito placebo

(A) é considerado psicológico, pois “está apenas na cabeça” dos pacientes.

(B) promove uma sensação agradável devido ao açúcar presente na pílula.

(C) funciona com a maioria das pessoas, principalmente com os hipertensos.

(D) poderá fazer com que grande parte dos medicamentos seja substituída no futuro.

(E) intriga os pesquisadores, já que muitos pacientes melhoram com o tratamento inativo.


QUESTÃO 72
FAMERP 2017: According to the first paragraph, a placebo

(A) promotes the same cure and relief as conventional medication.

(B) contains an inert and inactive substance used as a treatment.

(C) provides some unexpected effects that should be closely monitored.

(D) should contain sugar in its formula.

(E) can be considered similar to active drugs.


QUESTÃO 73
FAMERP 2017: O trecho do segundo parágrafo “And ‘please’ it does.” tem sentido equivalente, em português, a:

(A) O placebo realmente faz efeito, já que proporciona alívio aos pacientes.

(B) Os pacientes confiam no placebo pois o consideram eficaz.

(C) Os problemas de saúde e os sintomas dos pacientes melhoram mas não desaparecem com o placebo.

(D) O estudo aprova o placebo como medicamento.

(E) Os pesquisadores apreciam os efeitos do placebo.


QUESTÃO 74
FAMERP 2017: No trecho do terceiro parágrafo “similar to those observed among people taking effective medications”, o termo em destaque refere-se a

(A) measureable physiological changes.

(B) benefits of a placebo treatment.

(C) patients taking a placebo.

(D) people taking effective medications.

(E) effective medications.


QUESTÃO 75
FAMERP 2017: De acordo com as informações do terceiro e quarto parágrafos,

(A) as pessoas que não respondem ao placebo também não melhoram com os medicamentos ativos.

(B) foram observadas melhoras nos resultados de exames de sangue de alguns participantes da pesquisa.

(C) o poder de sugestão presente nos participantes da pesquisa foi a força motriz para a ineficácia dos medicamentos convencionais.

(D) as alterações fisiológicas promovidas por placebos nos pacientes são temporárias, apesar de mensuráveis.

(E) um tratamento eficaz deve aliar os medicamentos convencionais ao placebo pois ambos conduzem à melhora.


QUESTÃO 76
FAMERP 2017: No trecho do quarto parágrafo “If that were the case, we wouldn’t need medications at all.”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

(A) Although.
(B) Therefore.
(C) Otherwise.
(D) Meanwhile.
(E) However.


QUESTÃO 77
FAMERP 2017: No trecho do quarto parágrafo “Instead, we could simply wield the power of suggestion.”, o termo em destaque equivale, em português, a

(A) Apesar disso.
(B) Em vez disso.
(C) Além disso.
(D) Ao mesmo tempo.
(E) Por causa disso.


QUESTÃO 78
FAMERP 2017: No trecho do quarto parágrafo “Understanding why certain people improve with placebo treatment and others do not is the ‘holy grail’ of placebo research.”, a expressão em destaque tem sentido equivalente, em português, a

(A) dúvida.
(B) descoberta.
(C) controle.
(D) objetivo.
(E) crença.


QUESTÃO 79
FAMERP 2017: No trecho do quinto parágrafo “The power of suggestion is a double-edged sword.”, a expressão em destaque equivale, em português, a

(A) dimensão duplicada.
(B) faca de dois gumes.
(C) ideia equivocada.
(D) interrupção de um processo.
(E) fio da navalha.


QUESTÃO 80
FAMERP 2017: According to the fifth paragraph, nocebo effect

(A) can be exemplified by actually feeling the side effects of medication or placebo.

(B) usually triggers headache as a side effect of either an inactive or active ingredient.

(C) is unlikely to happen with people susceptible to suggestion.

(D) does not happen with placebo because it is an inactive treatment.

(E) is based on frustrated expectation of relief.


2º DIA

QUESTÃO 01
FAMERP 2017: Os itens a seguir mostram, de forma resumida, as sequências do processo de eutrofização que leva ao desequilíbrio ecológico em um ambiente aquático.

1. Despejo de esgoto doméstico na água → ação dos decompositores → formação de nitratos e fosfatos;

2. Aumento da população de algas → turvação da superfície → morte das algas de fundo;

3. Aumento da população de micro-organismos X → morte de peixes e outros animais;

4. Aumento da população de micro-organismos Y → produção de gases (metano, sulfetos e mercaptanas).

a) As letras X e Y referem-se ao tipo de metabolismo energético realizado pelas respectivas populações de micro-organismos. Associe corretamente tais metabolismos às letras indicadas.

b) Explique por que as algas de fundo e os peixes morrem no processo de eutrofização.


QUESTÃO 03
FAMERP 2017: Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, várias modalidades esportivas foram acompanhadas por pesquisadores e fisiologistas, que analisaram o desempenho dos atletas e coletaram dados para estudos sobre o rendimento dos músculos, como os destacados na imagem.

Corpo

a) Cite o tipo de músculo que se destaca na imagem. Classifique essa musculatura quanto à forma de contração.

b) A fosfocreatina e a mioglobina são substâncias encontradas nas células musculares. Explique a função da fosfocreatina e da mioglobina na contração muscular.


QUESTÃO 03
FAMERP 2017: Paula apresenta miopia e galactosemia, duas heranças autossômicas, cujos alelos segregam-se independentemente.

A galactosemia é uma doença metabólica, em que a ingestão de galactose pode desencadear problemas no fígado, nos rins e no cérebro.

A galactosemia é uma doença metabólica, em que a ingestão de galactose pode desencadear problemas no fígado, nos rins e no cérebro

a) Indique o genótipo de Paula e o genótipo dos pais de Paula.

b) Qual a probabilidade de o irmão de Paula ser duplo-heterozigoto? Qual a probabilidade de Paula vir a ter uma irmã com as duas doenças? Apresente o seu raciocínio.


QUESTÃO 04
FAMERP 2017: A imagem ilustra duas espécies de esquilos (Ammospermophilus harrisii e Ammospermophilus leucurus) encontrados em diferentes áreas do Grand Canyon nos Estados Unidos.

Neil A. Campbell et al. Biology: concepts and connections, 2009. Adaptado.
(Neil A. Campbell et al. Biology: concepts and connections, 2009. Adaptado.)

a) Cite o tipo de especiação que possibilitou a formação dessas espécies de esquilos. Justifique sua resposta.

b) Suponha que as duas atuais populações de esquilos do Grand Canyon tenham surgido de um mesmo ancestral e que exista um isolamento reprodutivo pós-zigótico entre eles. Represente um cladograma com as duas espécies apresentadas. O que significa dizer que essas espécies estão em isolamento reprodutivo pós-zigótico?


QUESTÃO 05
FAMERP 2017: A figura ilustra o material genético de uma célula e o detalhe das moléculas que o integram.

A figura ilustra o material genético de uma célula e o detalhe das moléculas que o integram

a) De acordo com a figura, esse material genético e as moléculas que o integram não pertencem a uma bactéria. Justifique essa afirmação.

b) Os cromossomos humanos apresentam regiões específicas chamadas telômeros. O que ocorre com os telômeros após cada divisão das células somáticas? Qual a relação desse fenômeno com a longevidade do organismo humano?


QUESTÃO 06
FAMERP 2017: A figura representa um ovo amniótico logo após ter sido posto por uma ave, e os gráficos representam supostas variações da massa desse ovo até um dia antes da sua eclosão, ou seja, da ruptura da casca e saída do filhote de dentro do ovo.

Cleveland P. Hickman et al. Princípios integrados de zoologia, 2010.
(Cleveland P. Hickman et al. Princípios integrados de zoologia, 2010.)

Gráficos

a) Indique o gráfico que corresponde à correta variação da massa do ovo ao longo do tempo até um dia antes do nascimento do filhote. Justifique sua resposta.

b) O que ocorre com o volume do alantoide durante o desenvolvimento embrionário? Justifique sua resposta.


QUESTÃO 07
FAMERP 2017: O esquema representa um mecanismo fisiológico de ajuste do corpo humano ao ambiente frio.

O esquema representa um mecanismo fisiológico de ajuste do corpo humano ao ambiente frio

a) Cite o hormônio hipofisário que estimula a tireoidea. Qual é o elemento mineral do sal de cozinha que é fundamental para a síntese dos hormônios T3 e T4?

b) Em dias frios, como reage o organismo no que se refere aos hormônios T3 e T4? Qual a importância dessa reação para um organismo endotérmico?


QUESTÃO 08
FAMERP 2017: A figura ilustra três respostas das células de uma angiosperma em relação a diferentes hormônios vegetais.

César da Silva Júnior, Sezar Sasson e Nelson Caldini Júnior. Biologia, 2015. Adaptado.
(César da Silva Júnior, Sezar Sasson e Nelson Caldini Júnior. Biologia, 2015. Adaptado.)

a) Qual seta indica a ação correta das auxinas? Justifique sua escolha.

b) Que efeito é esperado em uma planta após a retirada dos ramos que contêm as gemas apicais? Justifique sua resposta.


QUESTÃO 09
FAMERP 2017: A proporção em massa de ouro presente nas ligas desse metal é geralmente expressa em quilates. Uma peça de ouro de 24 quilates apresenta 100% do metal em sua composição e densidade igual a 19,3 g/cm³.

a) Calcule a porcentagem em massa de ouro presente em uma liga de 18 quilates. Calcule a massa de ouro presente em uma aliança de massa igual a 5,0 g feita com essa mesma liga.

b) Uma pessoa quis certificar-se da pureza de uma barra de ouro. Para isso, pesou e mediu as dimensões dessa barra, obtendo os seguintes valores: massa = 5,8 g ; comprimento = 3,0 cm; largura = 1,0 cm; altura = 0,1 cm.

A partir desses dados, justifique se a barra analisada era de 24 quilates. Apresente os cálculos efetuados.


QUESTÃO 10
FAMERP 2017: Cloreto de cálcio anidro é utilizado em produtos anti-mofo, uma vez que é um poderoso secante, que absorve a umidade do ar. Esse composto pode ser obtido pela reação entre carbonato de cálcio e ácido clorídrico, seguida de secagem:

CaCO3 (s) + 2HCl (aq) ⟶ CaCl2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g)
CaCl2 (aq) ⟶ CaCl2 (s)
secagem

a) Qual o tipo de ligação química existente no cloreto de cálcio anidro? Justifique sua resposta de acordo com a posição dos elementos Ca e Cl na Classificação Periódica.

b) Calcule a massa de cloreto de cálcio anidro e o volume de dióxido de carbono medido nas CATP, obtidos pela reação de 1,0 kg de carbonato de cálcio. Considere que o rendimento seja 100% e que o volume molar de gás nas CATP seja 25 L/mol. Apresente os cálculos efetuados.


QUESTÃO 11
FAMERP 2017: Analise a tabela, que fornece valores aproximados de pH e pOH de soluções aquosas a 25 ºC.

Analise a tabela

a) Classifique como ácida ou alcalina cada uma das soluções apresentadas na tabela.

b) Considere que foi acrescentada água em amostras de 100 mL de HNO30,1 mol/L e de 100 mL da solução de NaOH0,1 mol/L, até que o volume de cada amostra completasse 1 litro. Calcule, a 25 °C, o pH da solução de HNO3 e o pOH da solução de NaOH após a diluição.


QUESTÃO 12
FAMERP 2017: A figura mostra o esquema de uma célula de combustível.

Nina Hall et al. Neoquímica: a química moderna e suas aplicações, 2004. Adaptado.
(Nina Hall et al. Neoquímica: a química moderna e suas aplicações, 2004. Adaptado.)

Considere os seguintes valores de potenciais-padrão de redução:

2H2O (l) + 2e⁻ ⇋ H2 (g) + 2OH⁻ (aq)  E⁰ = – 0,83 V

12 O2 (g) + H2O (l) + 2e⁻ ⇋ 2OH⁻ (aq)   E⁰ = + 0,41 V

a) Indique, na figura inserida no campo de Resolução e Resposta, os polos positivo e negativo da célula de combustível e o sentido do fluxo de elétrons.


b) Escreva a equação global da reação que ocorre nessa célula e calcule a tensão elétrica gerada por ela nas condições-padrão.


QUESTÃO 13
FAMERP 2017: O elemento artificial cúrio (Cm) foi sintetizado pela primeira vez em 1944 por Glenn T. Seaborg e colaboradores, na Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA.

Tal síntese ocorreu em um acelerador de partículas (cíclotron) pelo bombardeamento do nuclídeo ²³⁹Pu com partículas alfa, produzindo o nuclídeo ²⁴²Cm e um nêutron.

O cúrio-242 é um emissor de partículas alfa.

a) Dê o número de prótons e o número de nêutrons dos nuclídeos do plutônio e do cúrio citados no texto.

b) Escreva as equações nucleares que representam a obtenção do cúrio-242 e a emissão de partículas alfa por esse isótopo.


QUESTÃO 14
FAMERP 2017: Considere a fórmula estrutural do but-1-eno.

H2C = CH - CH2 - CH3

a) Escreva as fórmulas estruturais dos dois isômeros de cadeia cíclica do but-1-eno.

b) Considerando a regra de Markovnikov, escreva a equação química da reação de adição de água ao but-1-eno e dê o nome da função orgânica à qual pertence o produto dessa reação.


QUESTÃO 15
FAMERP 2017: Um corpo de massa 8 kg movimenta-se em trajetória retilínea sobre um plano horizontal e sua posição (s) e sua velocidade escalar (v) variam em função do tempo (t), conforme os gráficos.

Gráfico

a) Determine a posição x, em metros, desse corpo no instante t = 10 s.

b) Calcule o módulo da resultante das forças, em newtons, que atuam sobre o corpo no intervalo de tempo entre t = 6 s e t = 12 s.


QUESTÃO 16
FAMERP 2017: A figura representa um satélite artificial girando ao redor da Terra em movimento circular e uniforme com período de rotação de 140 minutos.

O gráfico representa como varia o módulo da aceleração da gravidade terrestre para pontos situados até uma distância 2R do centro da Terra, onde R = 6400 km é o raio da Terra.

movimento

distância ao centro da Terra

Considere a Terra perfeitamente esférica e as informações contidas na figura e no gráfico.

a) Calcule o menor intervalo de tempo, em minutos, para que o satélite se movimente da posição A para a posição B.

b) Determine o módulo da aceleração da gravidade terrestre, em m/s², na posição em que se encontra o satélite.


QUESTÃO 17
FAMERP 2017: Uma caixa de massa 150 kg, com faces retangulares pintadas nas cores verde, vermelho e azul, está apoiada na borda plana e horizontal de uma piscina, sobre uma de suas faces azuis, conforme a figura 1, que também indica as dimensões de cada uma das faces da caixa.

Na situação da figura 2, a caixa está dentro da piscina, totalmente submersa e apoiada no fundo, em repouso, sobre uma de suas faces verdes.

Figura 1

Figura 2

Considerando que a água da piscina esteja parada, que sua densidade seja igual a 10³ kg/m³ e que g = 10 m/s², calcule, em pascal:

a) a pressão exercida pela caixa sobre a borda da piscina, na situação indicada na figura 1.

b) a pressão exercida pela caixa no fundo da piscina, na situação indicada na figura 2.


QUESTÃO 18
FAMERP 2017: A figura representa o diagrama de fluxo de energia de uma máquina térmica que, trabalhando em ciclos, retira calor (Q1) de uma fonte quente. Parte dessa quantidade de calor é transformada em trabalho mecânico (t) e a outra parte (Q2) transfere-se para uma fonte fria.

A cada ciclo da máquina, Q1 e Q2 são iguais, em módulo, respectivamente, a 4 × 103 J e 2,8 × 10³ J.

fonte quente fonte fria

Sabendo que essa máquina executa 3000 ciclos por minuto, calcule:

a) o rendimento dessa máquina.
b) a potência, em watts, com que essa máquina opera.


QUESTÃO 19
FAMERP 2017: Uma calota esférica é refletora em ambas as faces, constituindo, ao mesmo tempo, um espelho côncavo e um espelho convexo, de mesma distância focal, em módulo.

A figura 1 representa uma pessoa diante da face côncava e sua respectiva imagem, e a figura 2 representa a mesma pessoa diante da face convexa e sua respectiva imagem.

Figura 1

Figura 2

a) Considerando as informações contidas na figura 1, calcule o módulo da distância focal desses espelhos.

b) Na situação da figura 2, calcule o aumento linear transversal produzido pela face convexa da calota.


QUESTÃO 20
FAMERP 2017: Uma lâmpada incandescente, de especificações técnicas 40 V – 25 W estabelecidas pelo fabricante, queima se for submetida a tensões acima da especificada.

Conforme a figura, essa lâmpada será instalada em um soquete ligado em série com o resistor R e com outros resistores que serão conectados entre os pontos A e B, formando um circuito que será submetido a uma diferença de potencial de 100 V.

100v

Considerando que os fios e as conexões utilizados nesse circuito tenham resistências desprezíveis:

a) determine a quantidade de carga elétrica, em coulombs, que atravessará a lâmpada se ela permanecer acesa, de acordo com suas especificações, durante 20 minutos.

b) indique o número máximo de resistores iguais, de 320 Ω cada um, que podem ser ligados em paralelo entre A e B, sem que a lâmpada queime.


COMENTÁRIOS

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
Prova FAMERP 2017 (1ª Dia e 2ª Dia) com Gabarito e Resolução
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