Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução

Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução

QUESTÃO 01

FUVEST 2021: A figura ilustra graficamente uma região de um bairro, com ruas ortogonais entre si. O ponto X indica um condomínio residencial, e o ponto Y indica a entrada de um parque.

FUVEST 2021: A figura ilustra graficamente uma região de um bairro, com ruas ortogonais entre si. O ponto X indica um condomínio residencial, e o ponto Y indica a entrada de um parque.

Três moradores realizam caminhos diferentes para chegar ao ponto Y, partindo do ponto X, ilustrados com cores diferentes. Se a, b e c representam as distâncias percorridas por esses moradores nesses caminhos, é correto afirmar que:

a) a = b = c
b) b = c < a
c) c < b < a
d) b < c = a
e) c < a = b


QUESTÃO 02
FUVEST 2021: Qual dos gráficos representa uma relação entre as grandezas x e y em que y sempre diminui na medida em que x aumenta?

A

B

C

D


QUESTÃO 03

FUVEST 2021: O quadrinho aborda o tema de números primos, sobre os quais é correto afirmar

FUVEST 2021: O quadrinho aborda o tema de números primos, sobre os quais é correto afirmar:

a) Todos os números primos são ímpares.

b) Existem, no máximo, 7 trilhões de números primos.

c) Todo número da forma 2ⁿ + 1, n ∈ N, é primo.

d) Entre 24 e 36, existem somente 2 números primos.

e) O número do quadrinho, 143, é um número primo.


QUESTÃO 04

Três triângulos equiláteros e dois quadrados formam uma figura plana, como ilustrado

FUVEST 2021: Três triângulos equiláteros e dois quadrados formam uma figura plana, como ilustrado. Seus centros são os vértices de um pentágono irregular, que está destacado na figura. Se T é a área de cada um dos triângulos e Q a área de cada um dos quadrados, a área desse pentágono é

questão 04


QUESTÃO 05
FUVEST 2021: Um comerciante adotou como forma de pagamento uma máquina de cartões, cuja operadora cobra uma taxa de 6% em cada venda. Para continuar recebendo exatamente o mesmo valor por cada produto, ele resolveu aplicar um reajuste nos preços de todos os produtos da loja.

Se P era o valor de uma mercadoria antes da adoção da máquina, o novo valor V deve ser calculado por:

questão 05


QUESTÃO 06
FUVEST 2021: Uma treinadora de basquete aplica o seguinte sistema de pontuação em seus treinos de arremesso à cesta: cada jogadora recebe 5 pontos por arremesso acertado e perde 2 pontos por arremesso errado.

Ao fim de 50 arremessos, uma das jogadoras contabilizou 124 pontos. Qual é a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados dessa jogadora?

a) 12
b) 14
c) 16
d) 18
e) 20


QUESTÃO 07
FUVEST 2021: Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de medidas 60 cm x 24 cm x 18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais.

Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo?

a) 60
b) 72
c) 80
d) 96
e) 120


QUESTÃO 08
FUVEST 2021: Um aplicativo de videoconferências estabelece, para cada reunião, um código de 10 letras, usando um alfabeto completo de 26 letras. A quantidade de códigos distintos possíveis está entre

a) 10 bilhões e 100 bilhões.
b) 100 bilhões e 1 trilhão.
c) 1 trilhão e 10 trilhões.
d) 10 trilhões e 100 trilhões.
e) 100 trilhões e 1 quatrilhão.

Note e adote: log1013 ≅ 1,114; 1 bi = 10⁹


QUESTÃO 09

FUVEST 2021: Na figura, os segmentos AC e DE são paralelos entre si e perpendiculares ao segmento CD; o ponto B pertence ao segmento AC; F é o ponto médio do segmento AB; e ABE é um triângulo equilátero.

FUVEST 2021: Na figura, os segmentos AC e DE são paralelos entre si e perpendiculares ao segmento CD; o ponto B pertence ao segmento AC; F é o ponto médio do segmento AB; e ABE é um triângulo equilátero.

Além disso, o segmento BC mede 10 unidades de comprimento e o segmento AE mede 6 unidades de comprimento.

A medida do segmento DF, em unidades de comprimento, é igual a

a)14.
b) 15.
c)16.
d) 17.
e) 18.


QUESTÃO 10

FUVEST 2021: A região hachurada do plano cartesiano xOy contida no círculo de centro na origem O e raio 1, mostrada na figura, pode ser descrita por

FUVEST 2021: A região hachurada do plano cartesiano xOy contida no círculo de centro na origem O e raio 1, mostrada na figura, pode ser descrita por

a) {(x, y); x² + y² ≤ 1 e y – x ≤ 1}.

b) {(x, y); x² + y² ≥ 1 e y + x ≥ 1}.

c) {(x, y); x² + y² ≤ 1 e y – x ≥ 1}.

d) {(x, y); x² + y² ≤ 1 e y + x ≥ 1}.

e) {(x, y); x² + y² ≥ 1 e y + x ≤ 1}.

Note e adote:
O círculo de centro O e raio 1 o conjunto de todos os pontos do plano que estão a uma distância de O menor do que ou igual a 1.


QUESTÃO 11
FUVEST 2021: Se f: R → R e g: R → R são funções dadas por f(x) = c + x², onde c ∈ R, e g(x) = x, seus gráficos se intersectam quando, e somente quando,

questão 11


QUESTÃO 12
FUVEST 2021: Um marceneiro possui um pedaço de madeira no formato de um triângulo retângulo, cujos catetos medem 12 cm e 35 cm.

A partir desta peça, ele precisa extrair o maior quadrado possível, de tal forma que um dos ângulos retos do quadrado coincida com o ângulo reto do triângulo.

A medida do lado do quadrado desejado pelo marceneiro está mais próxima de

a) 8,0 cm.
b) 8,5 cm.
c) 9,0 cm.
d) 9,5 cm.
e) 10,0 cm.


QUESTÃO 13
FUVEST 2021: Suponha, para simplificar, que a Terra é perfeitamente esférica e que a linha do Equador mede 40.000 km.

O trajeto que sai do Polo Norte, segue até a linha do Equador pelo meridiano de Greenwich, depois se desloca ao longo da linha do Equador até o meridiano 45°L e então retorna ao Polo Norte por esse meridiano tem comprimento total de

a) 15.000 km.
b) 20.000 km.
c) 25.000 km.
d) 30.000 km.
e) 35.000 km.


QUESTÃO 14

FUVEST 2021: Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar

FUVEST 2021: Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar

FUVEST 2021: Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar

FUVEST 2021: Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar:

a) Interesses geopoliticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de GallPeters.

b) As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida.

c) As projeções de Mercator e GaII-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson.

d) A projeção de GalI-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções.

e) Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada.


QUESTÃO 15
FUVEST 2021: A criação do Banco do Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas.

Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se proprietárias de terras e empresários rurais. Em princípio o aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.
José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em operação.

questão


QUESTÃO 16
FUVEST 2021: Observe o mapa com dados de 2020:

FUVEST 2021: Observe o mapa com dados de 2020

Os países destacados em amarelo no mapa referem-se:

a) Ao bloco dos BRICS.
b) Aos novos integrantes da OCDE.
c) A países excluídos da OMC.
d) A países da OPEP.
e) A países membros da OTAN.


QUESTÃO 17
Terremoto no estado da Bahia

Local do terremoto
Disponível em https://www.instagram.com/CEhFFU/. Adaptado.

FUVEST 2021: O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar:

a) São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície.

b) São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.

c) Têm inicio pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na Bacia Amazônica.

d) Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha.

e) São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.


QUESTÃO 18
A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica — como a fronteira da lucratividade — mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital.

Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfico absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.
Nail Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986. Adaptado.

FUVEST 2021: O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX, As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em:

letra a

letra b

letra c

letra d

QUESTÃO 19

FUVEST 2021: O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%

FUVEST 2021: O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%. Considerando os referenciais trazidos no esquema, fazem parte do contexto identificado na chamada “zona crítica”:

a) Monetarismo; Revolução Industrial; lei BilI Aberdeen.

b) Comunismo; centralização do poder; New Deal.

c) Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008.

d) Neocolonialismo; Revolução Agrária; quebra da Bolsa de Nova lorque.

e) Mercantilismo; financeirização da economia; Acordo de Vestfália.


QUESTÃO 20
FUVEST 2021: O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros.

Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.

b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.

c) à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.

d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.

e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.

Note e adote:
OMC: Organização Mundial do comércio
PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
SAFs: Sistemas Agroflorestais
UE: união Europeia


QUESTÃO 21
O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km³ e área estimada de 1.087.000 km². Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Disponível em https://www.mma.gov.br/.

FUVEST 2021: Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar:

a) Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.

b) Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sismica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra.

c) Os aquíferos apresentam volume de proporções, contudo, os custos de tratamento inviabilizam sua utilização atividades humanas, limitando-se dessedentação animal.

d) Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no pais.

e) Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.


QUESTÃO 22
O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos.
Disponível em https://www.climadeensinar.com.br/. Adaptado.

FUVEST 2021: A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se

a) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve.

b) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches.

c) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude.

d) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar.

e) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.


QUESTÃO 23
FUVEST 2021: Segundo o Atlas de Serpentes Brasileiras, a jararaca (nome científico Bothrops jararaca) encontra-se com as ocorrências registradas em uma extensa faixa do Brasil relativa a diferentes Biomas, onde se alimenta de anfíbios, roedores e outros animais.

A espécie ocorre nas áreas apontadas, sendo encontrada em zonas florestadas ou modificadas pela ação humana.

BRASIL: DISTRIBUIÇÃO DA BOTHROPS JARARACA

Sobre as serpentes Bothraps jararaca e os principais biomas de ocorrência, é correto afirmar:

a) São típicas das áreas que alcançam até 500 m de altitude, nos Biomas do Pantanal, Pampa, Cerrado e Caatinga; as áreas do Pampa são as mais degradadas do país em função da urbanização crescente, ameaçando a ocorrência da jararaca.

b) São generalizadas nos mais diversos biomas, concentrandose na Caatinga; esse bioma encontra-se atualmente como o mais ameaçado pela expansão das fronteiras agrícolas na produção para exportação.

c) São típicas das áreas mais planas da faixa leste do Brasil, cujos terrenos são recobertos pelo Bioma do Cerrado; a ocorrência desta espécie deve-se às áreas com ocupação humana, o que atrai ratos que fazem parte da alimentação da jararaca.

d) Possuem área de ocorrência restrita ao Bioma da Amazônia, caracterizado pela ocorrência de sapos; nesse bioma, as planícies fluviais favorecem a proliferação da jararaca.

e) São típicas da Mata Atlântica, podendo ocorrer também em áreas de Pampa, Cerrado e Caatinga e ocupar terrenos que alcançam até 1000 m de altitude; o Bioma da Mata Atlântica encontra-se atualmente ameaçado pela ocupação humana.


QUESTÃO 24
FUVEST 2021: Na transição do Cerrado para a Mata Atlântica, ocorre uma substituição da vegetação, que resulta em mudanças na frequência de certas características das plantas.

Identifique duas mudanças decorrentes dessa transição.

a) Aumento da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

b) Aumento da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; diminuição da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

c) Diminuição da frequência de caules e galhos tortuosos; aumento da frequência de plantas que apresentam folhas largas.

d) Diminuição da frequência de plantas epífitas; diminuição da frequência de plantas com adaptações a queimadas.

e) Diminuição da frequência de plantas que germinam e crescem melhor sob a luz direta do sol; aumento da frequência de plantas com adaptações a queimadas.


QUESTÃO 25
FUVEST 2021: O tempo de decomposição dos diferentes resíduos sólidos condiciona a destinação de cada tipo, visando a diminuir os impactos ambientais causados por seu descarte.

O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

O gráfico mostra dois grupos de resíduos sólidos (X e Y) produzidos pela população humana, com diferentes tempos de decomposição.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que as

a) garrafas PET fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.

b) embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é a incineração.

c) garrafas PET fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é o aterro sanitário.

d) embalagens de papel fazem parte do grupo Y, e sua destinação recomendada é o reuso e a reciclagem.

e) garrafas de vidro fazem parte do grupo X, e sua destinação recomendada é a incineração.

Note e adote:
Considere que os resíduos dos grupos X e Y foram expostos às mesmas condições, sem decomposição acelerada.


QUESTÃO 26
FUVEST 2021: Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.

FUVEST 2021: Os gráficos mostram a variação nas taxas de emigração, imigração, mortalidade e natalidade de uma dada população de mamíferos ao longo de 20 anos.

Com base nesses gráficos, o tamanho dessa população deve

a) diminuir nos 5 primeiros anos e manter-se constante no restante do período considerado.

b) manter-se constante nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.

c) diminuir continuamente ao longo do período considerado.

d) manter-se constante ao longo do período considerado.

e) aumentar nos 5 primeiros anos e diminuir no restante do período considerado.


QUESTÃO 27
FUVEST 2021: Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam suas lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte.

Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais.

A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:

questão 27


QUESTÃO 28
FUVEST 2021: A genealogia a seguir representa uma família em que aparecem pessoas afetadas por adrenoleucodistrofia. A mulher III.2 está grávida e ainda não sabe o sexo do bebê.


A relação correta entre o padrão de herança desta forma de adrenoleucodistrofia e a probabilidade de que a criança seja afetada é:

questão 28


QUESTÃO 29
FUVEST 2021: Considere dois genes (A e B) localizados em cromossomos diferentes e seus respectivos alelos (A, a, B, b). Uma representação possível desses alelos durante a mitose, imediatamente antes da metáfase, é:

A

B

C

D


QUESTÃO 30
FUVEST 2021: O gás carbônico atmosférico reage com a água do mar conforme detalhado em (I):

i

As condições ambientais causadas pelo aumento de gás carbônico na atmosfera influenciam em processos caracterizados pela reação (II) durante o desenvolvimento de diversos organismos marinhos:


Tendo por base essas afirmações, assinale a alternativa correta:

a) O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, comprometendo a estruturação de recifes por interferir na formação dos esqueletos calcários dos corais, conforme a reação (II).

b) O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, comprometendo processos de contração muscular de vertebrados marinhos por diminuir o cálcio livre disponível, como demonstrado em (II).

c) O processo (I) não altera a alcalinidade da água do mar, mas compromete o processo de formação de conchas de moluscos marinhos, nos quais a estrutura básica é o carbonato de cálcio, produto da reação (II).

d) O processo (I) resulta em diminuição da alcalinidade da água do mar, aumentando o pH e beneficiando o processo demonstrado em (II), o que favorece o crescimento de recifes de algas calcárias.

e) O processo (I) resulta em aumento da alcalinidade da água do mar, beneficiando os processos de fermentação por bactérias marinhas em regiões de recifes de coral, que são formados pelo processo (II).

Note e adote:
Considere o bicarbonato solúvel e o carbonato de cálcio insolúvel.


QUESTÃO 31
FUVEST 2021: Considere três espécies de plantas (X, Y e Z) e suas características:

• A planta X não possui flores, mas é polinizada pelo vento. Além disso, não possui frutos, mas suas sementes são dispersas por aves.

• A planta Y não possui flores, nem sementes, nem frutos.

• A planta Z possui flores e é polinizada por aves. Além disso, possui frutos e suas sementes são dispersas por aves.

A que grupos pertencem as plantas X, Y e Z, respectivamente?

a) Pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.
b) Gimnospermas, pteridófitas e angiospermas.
c) Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
d) Angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.
e) Gimnospermas, angiospermas e pteridófitas.


QUESTÃO 32
FUVEST 2021: A determinação do sexo em embriões de tartaruga-decouro depende da temperatura a que o ovo foi exposto. Isso está relacionado à ação da enzima aromatase, queconverte a testosterona em estradiol.

A expressão gênica e a atividade dessa enzima nas gônadas são dependentes da temperatura, conforme indicado na figura.

gráfico

Sobre a determinação do sexo em tartarugas-de-couro, é correto afirmar:

a) A atividade máxima da aromatase determina diferenciação sexual masculina

b) O maior nível de transcrição do gene da aromatase coincide com a menor atividade da enzima.

c) Em temperaturas entre 28 e 30°C, a maioria dos embriões diferenciam-se em fêmeas.

d) Há equilíbrio no nascimento de machos e fêmeas a 26°C.

e) A atividade da aromatase depende da quantidade de estradiol disponível.


QUESTÃO 33
FUVEST 2021: No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva.

tabela


QUESTÃO 34
Canto V Estância 81
E foi que, de doença crua e feia,
A mais que eu nunca vi, desampararam
Muitos a vida, e em terra estranha e alheia
Os ossos para sempre sepultaram.
Quem haverá que, sem ver, o creia?
Que tão disformemente ali lhe incharam
As gengivas na boca, que crescia
A carne e juntamente apodrecia?
Luis Vaz de Camões, Os Lusíadas.

FUVEST 2021: É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

a) peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.

b) escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das Índias.

c) malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.

d) varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.

e) leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.


QUESTÃO 35
FUVEST 2021: A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque:

a) incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa.

b) contribui para o declínio do império asteca além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades até então despovoadas.

c) acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global substituindo pelo capital industrial e financeiro.

d) conectou o continente americano com as partes dos extremo oriente onde a prata também era explorada além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao caribe.

e) aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.


QUESTÃO 36
“A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratada de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a ‘droga do sertão’ explicava a façanha da incorporação do mundo amazônica. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa [...].”
(Arthur F. Reis. “Os tratados de limites’. História geral da
civilização brasileira, t. I, v.1, p. 396.)

FUVEST 2021: A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) o Tratado de Tordesilhas representou uma permanente barreira a exploração econômica dos sertões portugueses da América, e só foi ultrapassada no século XVIII por sertanistas que passaram a agir junto à Coroa Portuguesa.

b) a ocupação da Amazônia foi determinante na formação do território português da América porque as drogas do sertão puderam ser exploradas por longos períodos, ao contrário do efêmero ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

c) embora a mineração tenha interiorizado a presença portuguesa no continente, a definição das fronteiras territoriais do Brasil só se completaria definitivamente muito depois, no começo do século XX.

d) mesmo com o rush minerador a economia colonial portuguesa continuou isolada em relação aos principais circuitos econômicos europeus de sua época, situação que só alteraria na primeira década do século XIX.

e) a realidade econômica de Portugal e Espanha no séculos XVII e XVIII tornou o Tratado de Tordesilhas obsoleto, uma vez que neste período importava menos o comércio extrativista e mais a produção industrial.


QUESTÃO 37
FUVEST 2021: A economia do Império do Brasil foi caracterizada por

a) prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.

b) desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.

c) conjugação entre desenvolvimento agrícola e indústria, responsável por tornar o Brasil a 4.ª maior economia do mundo.

d) crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.

e) redução contínua do tráfico de escravos e políticas publicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.


QUESTÃO 38
FUVEST 2021: A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de “Período Regencial”. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, indica:

a) o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém formados na América.

b) expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio a geopolítica da 2.ª Revolução Industrial.

c) a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.

d) a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.

e) o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.


QUESTÃO 39
“Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o ‘Corta Jaca’ é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.”
(Rui Barbosa, Senado, 8/11/1914.)

FUVEST 2021: A partir do texto, identifique a alternativa correta.

a) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.

b) o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.

c) a eclosão da 1.ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.

d) o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares.

e) a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.


QUESTÃO 40
FUVEST 2021: A ascensão dos regimes totalitários na Europa das primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de ordem social heterogênea. 

Dentre esses grupos, destacam-se

a) a tropa de proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.

b) os camisas negras, que organizavam ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores de Mussolini.

c) a seção de assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados.

d) as falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.

e) as milícias salazaristas que atuavam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.


QUESTÃO 41
FUVEST 2021: A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise atentamente.

A Primavera, Sandro Botticelli, século XV.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque:

a) representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã.

b) reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a virgem Maria no centro da composição pictórica.

c) retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura narrativa sobre o pecado original.

d) adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.

e) utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e espaço.


QUESTÃO 42
FUVEST 2021: Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.

Quadro: Município de São Paulo:
Características distritais por volta de 1918.

Quadro: Município de São Paulo: Características distritais por volta de 1918.

Tabela: Mortalidade Gripal no Município de São Paulo por distrito (15/10 a 19/12/1918).

Tabela: Mortalidade Gripal no Município de São Paulo por distrito (15/10 a 19/12/1918).

(Fonte: Claudio Bertolli Filho. A gripe espanhola em São Paulo, 1918. Epidemia e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, p. 47 e p. 91. Adaptado.)

Considerando as informações apresentadas é correto afirmar que

a) a mortalidade gripal verificada nos distritos de Belezinho e da Mooca foi resultado de alta concentração demográfica associada às condições de habitação e serviços.

b) Os índices elevados de óbito forem verificados entre os distritos que se concentravam que concentravam os contingente demográfico, independente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.

c) o número de óbitos gripais colhidos no Bom Retiro atesta que não há correlação entre topografia, tipo de moradia e de origem sociais dos infectados

d) apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais no distritos da Se e da Liberdade o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.

e) os dados indicam que a epidemia se alastrou por toda a cidade, com igual impacto sobre a população não importa a classe, a profissão ou a topografia do distrito.


QUESTÃO 43
Leia o texto

“A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado [...] É o que aconteceu em Esparta [...]. Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? [...] As mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível”.
(Aristóteles, A política. p. 79-80.)

FUVEST 2021: É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:

a) obtiveram direitos à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-estado de Atenas durante o período Clássico.

b) Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.

c) Adquiriram poderes políticos como cidadãs, apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.

d) Em Atenas, podiam participar de algumas discussõesna Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da Democracia.

e) Tornaram-se legisladoras e integrantes do Conselho dos mais velhos na cidade-estado de Tebas.


QUESTÃO 44
FUVEST 2021: [No Brasil] a transição da predominância indígena para a africana na composição da força de trabalho escrava ocorreu aos poucos ao longo de aproximadamente meio século.

Quando os senhores de engenho, individualmente, acumulavam recursos suficientes, compravam alguns cativos africanos, e iam acrescentando outros à medida que capital e crédito se tornavam disponíveis. 

Em fins do século XVI, a mão de obra dos engenhos era mista do ponto de vista racial, e a proporção foi mudando constantemente e favor dos africanos e sua prole.

Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos, podemos afirmar corretamente que no Brasil

a) A implementação da escravidão de origem africana não fez desaparecer a escravidão indígena, pois o emprego de ambos poderia variar segundo épocas e regiões específicas.

b) Do ponto de vista senhorial, valia a pena pagar mais caro por escravos africanos, porque estes viviam mais do que os escravos indígenas, que eram mais baratos.

c) O comércio de escravos africanos foi incompatível com o comércio de indígenas, porque eram explorados por diferentes traficantes, que competiam entre si.

d) Havia crédito disponível para a compra de escravos africanos, mas não de escravos indígenas, pois a Igreja estava interessada na manutenção de boas relações com os nativos.

e) A escravização dos indígenas pelos portugueses foi impossibilitada pelo fato de que os povos nativos americanos eram contrários ao aprisionamento de seres humanos.


QUESTÃO 45
FUVEST 2021: Considere as seguintes afirmações:

I. Uma pessoa em um trampolim é lançada para o alto. No ponto mais alto de sua trajetória, sua ace - leração será nula, o que dá a sensação de “gra - vidade zero”.

II. A resultante das forças agindo sobre um carro andando em uma estrada em linha reta a uma velocidade constante tem módulo diferente de zero.

III. As forças peso e normal atuando sobre um livro em repouso em cima de uma mesa horizontal formam um par ação-reação.

De acordo com as Leis de Newton:

a) Somente as afirmações I e II são corretas.
b) Somente as afirmações I e III são corretas.
c) Somente as afirmações II e III são corretas.
d) Todas as afirmações são corretas.
e) Nenhuma das afirmações é correta.


QUESTÃO 46
FUVEST 2021: Um vídeo bastante popular na Internet mostra um curioso experimento em que uma garrafa de água pendurada por uma corda é mantida suspensa por um palito de dente apoiado em uma mesa.

FUVEST 2021: Um vídeo bastante popular na Internet mostra um curioso experimento em que uma garrafa de água pendurada por uma corda é mantida suspensa por um palito de dente apoiado em uma mesa.

O “truque” só é possível pelo uso de outros palitos, formando um tipo de treliça. A figura à direita da foto mostra uma visão lateral do conjunto, destacando duas das forças que atuam sobre o palito 1.

Nesta figura, F é a força que o palito 2 exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância L do ponto A na borda da mesa), P é a componente vertical da força que a corda exerce sobre o palito 1 (aplicada a uma distância d do ponto A) e θ é o ângulo entre a direção da força F e a vertical. Para que o conjunto se mantenha estático, porém na iminência de rotacionar, a relação entre os módulos de  F  e P deve ser:

questão 46

Note e adote:
Despreze o peso dos palitos em relação aos módulos das forças  F  e P .


QUESTÃO 47
FUVEST 2021: Os smartphones modernos vêm equipados com um acelerômetro, dispositivo que mede acelerações a que o aparelho está submetido.

O gráfico foi gerado a partir de dados extraídos por um aplicativo do acelerômetro de um smartphone pendurado por um fio e colocado para oscilar sob a ação da gravidade.

O gráfico mostra os dados de uma das componentes da aceleração (corrigidos por um valor de referência constante) em função do tempo.

Gráfico

Com base nos dados do gráfico e considerando que o movimento do smartphone seja o de um pêndulo simples a ângulos pequenos, o comprimento do fio é de aproximadamente:

a) 5 cm
b) 10 cm
c) 50 cm
d) 100 cm
e) 150 cm 

Note e adote:
Use π = 3.
Aceleração da gravidade: g = 10m/s².


QUESTÃO 48
FUVEST 2021: Uma comunidade rural tem um consumo de energia elétrica de 2 MWh por mês. Para suprir parte dessa demanda, os moradores têm interesse em instalar uma miniusina hidrelétrica em uma queda d'água de 15 m de altura com vazão de 10 litros por segundo.

O restante do consumo seria complementado com painéis de energia solar que produzem 40 kWh de energia por mês cada um.

Considerando que a miniusina hidrelétrica opere 24h por dia com 100% de eficiência, o número mínimo de painéis solares necessários para suprir a demanda da comunidade seria de:

a) 12
b) 23
c) 30
d) 45
e) 50

Note e adote:
Densidade da água: 1 kg/litro.
1 mês = 30 dias.
Aceleração da gravidade: g = 10m/s².


QUESTÃO 49
FUVEST 2021: Ondas estacionárias podem ser produzidas de diferentes formas, dentre elas esticando-se uma corda homogênea, fixa em dois pontos separados por uma distância L, e pondo-a a vibrar.

A extremidade à direita é acoplada a um gerador de frequências, enquanto a outra extremidade está sujeita a uma força tensional produzida ao se pendurar à corda um objeto de massa m0 mantido em repouso.

O arranjo experimental é ilustrado na figura. Ajustando a frequência do gerador para f1, obtém-se na corda uma onda estacionária que vibra em seu primeiro harmônico.

Figura

Ao trocarmos o objeto pendurado por outro de massa M, observa-se que a frequência do gerador para que a corda continue a vibrar no primeiro harmônico deve ser ajustada para 2f1. Com isso, é correto concluir que a razão M/m0 deve ser:

a) 1/4
b) 1/2
c) 1
d) 2
e) 4

Note e adote:
A velocidade da onda propagando-se em uma corda é diretamente proporcional à raiz quadrada da tensão sob a qual a corda está submetida.


QUESTÃO 50
FUVEST 2021: Um mol de um gás ideal percorre o processo cíclico ABCA em um diagrama P-V, conforme mostrado na figura, sendo que a etapa AB é isobárica, a etapa BC é isocórica e a etapa CA é isotérmica.

Gráfico

Considere as seguintes afirmações:

I. O gás libera calor tanto na etapa BC quanto na etapa CA.

II. O módulo do trabalho realizado pelo gás é não nulo tanto na etapa AB quanto na etapa BC.

III. O gás tem sua temperatura aumentada tanto na etapa AB quanto na etapa CA.

É correto o que se afirma em:

a) Nenhuma delas.
b) Apenas I.
c) Apenas II.
d) Apenas III.
e) Apenas I e II.


QUESTÃO 51
FUVEST 2021: O olho humano constitui uma complexa estrutura capaz de controlar a luz recebida e produzir imagens nítidas.

Em pessoas com visão normal, o olho é capaz de acomodar o cristalino para focalizar sobre a retina a luz que vem dos objetos, desde que não estejam muito próximos. Pessoas míopes, por outro lado, apresentam dificuldades em enxergar de longe.

Ao focalizar objetos situados além do chamado ponto remoto (PR), a imagem forma-se à frente da retina, conforme ilustrado na figura.

Ao focalizar objetos situados além do chamado ponto remoto (PR), a imagem forma-se à frente da retina, conforme ilustrado na figura.

Neste caso, lentes corretivas são necessárias a fim de que o indivíduo observe o objeto de forma nítida.

Qual arranjo esquemático melhor descreve a correção realizada por uma lente receitada por um oftalmologista no caso de um indivíduo míope?



QUESTÃO 52
FUVEST 2021: Dois balões negativamente carregados são utilizados para induzir cargas em latas metálicas, alinhadas e em contato, que, inicialmente, estavam eletricamente neutras.

FUVEST 2021: Dois balões negativamente carregados são utilizados para induzir cargas em latas

Conforme mostrado na figura, os balões estão próximos, mas jamais chegam a tocar as latas. Nessa configuração, as latas 1, 2 e 3 terão, respectivamente, carga total:

a) 1: zero; 2: negativa; 3: zero.
b) 1: positiva; 2: zero; 3: positiva.
c) 1: zero; 2: positiva; 3: zero.
d) 1: positiva; 2: negativa; 3: positiva.
e) 1: zero; 2: zero; 3: zero.

Note e adote:
O contato entre dois objetos metálicos permite a passagem de cargas elétricas entre um e outro. Suponha que o ar no entorno seja um isolante perfeito.


QUESTÃO 53
FUVEST 2021: Em uma luminária de mesa, há duas lâmpadas que podem ser acesas individualmente ou ambas ao mesmo tempo, com cada uma funcionando sob a tensão nominal determinada pelo fabricante, de modo que a intensidade luminosa de cada lâmpada seja sempre a mesma.

Entre os circuitos apresentados, indique aquele que corresponde a um arranjo que permite o funcionamento conforme essa descrição.

figuras

a) Circuito (1)
b) Circuito (2)
c) Circuito (3)
d) Circuito (4)
e) Circuito (5)

Note e adote:
Suponha que as lâmpadas funcionem de maneira ôhmica, ou seja, da mesma forma que um resistor.


QUESTÃO 54
FUVEST 2021: Uma esfera metálica de massa m e carga elétrica +q descansa sobre um piso horizontal isolante, em uma região em que há um campo elétrico uniforme e também horizontal, de intensidade E, conforme mostrado na figura.

Em certo instante, com auxílio de uma barra isolante, a esfera é erguida ao longo de uma linha vertical, com velocidade constante e contra a ação da gravidade, a uma altura total h, sem nunca abandonar a região de campo elétrico uniforme.

figura

Ao longo do movimento descrito, os trabalhos realizados pela força gravitacional e pela força elétrica sobre a esfera são, respectivamente:

a) mgh e qEh
b) –mgh e 0
c) 0 e –qEh
d) –mgh e –qEh
e) mgh e 0


QUESTÃO 55
FUVEST 2021: A energia irradiada pelo Sol provém da conversão de massa em energia durante reações de fusão de núcleos de hidrogênio para produzir núcleos de hélio.

Atualmente, essas reações permitem ao Sol emitir radiação luminosa a uma potência de aproximadamente 4 x 10²⁶ W.

Supondo que essa potência tenha sido mantida desde o nascimento do Sol, cerca de 5 x 10⁹ anos atrás, a massa correspondente àquela perdida pelo Sol até hoje é mais próxima de

a) 10⁷kg.
b) 10¹⁷kg.
c) 10²⁷kg.
d) 10³⁷kg.
e) 10⁴⁷kg.

Note e adote:
Velocidade da luz no vácuo: 3 x 10⁸ m/s.
Considere que um ano tem cerca de 3 x 10⁷ s.


INGLÊS

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 56 A 58.

As astronomers gaze into the depths of space, they do so with unease: They don’t know precisely what the universe is made of.

Surprisingly, no one knows the stars’ exact chemical composition: how many carbon, nitrogen and oxygen atoms they have relative to hydrogen, the most common element.

These numbers are crucial, because they affect how stars live and die, what types of planets form and even how readily life might arise on other worlds.

Twenty years ago, astronomers expressed confidence in the numbers they had been working with. Now, not so much. The problem lies not in the far corners of the cosmos, but much closer to home. Astonishingly, scientists don't know exactly what the sun is made of. As a result, they don't know what the other stars are made of, either.

“The sun is a fundamental yardstick,” says Martin Asplund, an astrophysicist at the Max Planck Institute for Astrophysics, in Germany. “When we determine the abundance of a certain element in a star or a galaxy or a gas cloud anywhere in the universe, we use the sun as a reference point.”

The sun’s location in the Milky Way also makes it a good representative of the entire galaxy. Most stars reside in giant galaxies like the Milky Way, which makes the sun a touchstone for the entire cosmos.

For nearly a century, astronomers have judged stars normal or not by seeing whether their chemical compositions match the sun’s. Most stars near us do; some don’t.
Scientific American. 1 July 2020. Adaptado.

QUESTÃO 56
FUVEST 2021: Segundo o texto, conhecer a composição de elementos químicos que constituem as estrelas é fundamental, pois ela, entre outros aspectos,

a) fornece evidências da ligação entre as idades das estrelas.

b) sugere a existência de planetas rochosos formados por elementos pesados.

c) influencia na possibilidade de presença de vida em outros locais do universo.

d) determina condições cosmológicas da evolução de aglomerados estelares.

e) possibilita a síntese de moléculas em nuvens de gás e poeira cósmica.


QUESTÃO 57
FUVEST 2021: No texto, o astrofísico Martin Asplund emprega a frase “The sun is a fundamental yardstick” (L. 18), por considerar o Sol

a) um mistério.
b) uma estrutura.
c) um processo.
d) um sistema.
e) um parâmetro.


QUESTÃO 58
FUVEST 2021: Conforme o texto, um critério tradicionalmente utilizado por astrônomos para avaliar estrelas envolve

a) verificar se sua composição se assemelha à do Sol.

b) selecionar galáxias compostas por estrelas padrão.

c) calcular níveis de radiação estelar e de energia gravitacional.

d) medir a densidade e grau de opacidade de nêutrons.

e) testar a circulação atmosférica em torno dos astros.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 59 E 60.

I knew TikTok existed, but I didn’t fully understand what it was until a few months ago. I also realized that something radical, yet largely invisible, is happening on the internet – with implications we still don't understand.

When I was growing up, I took it for granted that the people who became famous enough to be listened to by a crowd had worked hard for that accolade and generally operated with the support of an institution or an established industry.

The idea that I, as a teenager in my bedroom, might suddenly communicate with 100,000 people or more, would have seemed bizarre.

Today’s kids no longer see life in these hierarchical and institutional terms. Yes, their physical worlds are often constrained by parental controls, a lack of access to the outdoors and insane over-scheduling.

But despite that (or, more accurately, in reaction to that), they see the internet as a constantly evolving frontier, where it is still possible for a bold and lucky pioneer to grab some land or find a voice. Most voices on the internet never travel beyond a relatively small network, and much of the content that goes viral on platforms such as TikTok, YouTube or Instagram does so because of unseen institutions at work (for example, a public relations team aiming to boost a celebrity’s profile).

Fame can suddenly appear – and then just as suddenly be taken away again, because the audience gets bored, the platform’s algorithms change or the cultural trend that a breakout video has tapped into goes out of fashion.

For a teenager, social media can seem like a summer garden at dusk filled with fireflies: spots of lights suddenly flare up and then die down, moving in an unpredictable, capricious display.

Is this a bad thing? We will not know for several years.
Financial Times. 5 February 2020. Adaptado.

QUESTÃO 59
FUVEST 2021: Conforme o texto, um aspecto associado ao caráter efêmero da popularidade de um usuário da internet, relativo ao uso de plataformas como TikTok, é

a) a falta de conhecimento técnico dos adolescentes para o manejo de hardware.

b) a perda de interesse do público pelas publicações até então atrativas.

c) a competição entre usuários com atitudes pouco éticas.

d) a variedade limitada dos videos postados, em razão do tratamento precário das imagens.

e) a alta capacidade dos vídeos para viralizar entre grupos com interesses conflitantes.


QUESTÃO 60
FUVEST 2021: No texto, a referência a um jardim de verão ao entardecer, repleto de vagalumes, sugere que, para os adolescentes, as mídias sociais

a) são fonte de pressão e tensão na família.
b) favorecem a comunicação dos mais tímidos.
c) são pautadas por certa imprevisibilidade.
d) garantem a funcionalidade de grupos.
e) promovem igualdade de expressão.


QUESTÃO 61
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more
Well, I wake up in the morning
Fold my hands and pray for rain
I got a head full of ideas
That are drivin’ me insane
It’s a shame the way she makes me scrub the floor
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more

I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more
I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more
Well, he hands you a nickel
He hands you a dime
He asks you with a grin
If you’re havin’ a good time
Then he fines you every time you slam the door
I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more

I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more
No, I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more
Well, he puts his cigar out in your face just for kicks
His bedroom window it is made out of bricks
The National Guard stands around his door
Ah, I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more, alright
Bob Dylan, "Maggie's Farm", do álbum Bringing it all back home, 1965.

FUVEST 2021: Nestas estrofes, o conjunto de cenas descritas mostra que a principal dificuldade experimentada pela pessoa cuja história é contada na letra da música refere-se

a) ao relacionamento difícil com familiares e amigos.

b) à falta de criatividade diante das exigências do trabalho.

c) às restrições impostas a sua liberdade e expressão pessoal.

d) à competição por salários mais altos com colegas de trabalho.

e) às dificuldades de viver fora de um grande centro urbano.


QUESTÃO 62
FUVEST 2021: Leia os provérbios:

1. Don’t count your chickens before they lay eggs.
2. Don’t bite the hand that feeds you.
3. Every cloud has a silver lining.

A alternativa que melhor expressa a ideia contida em cada um dos três provérbios, na ordem em que aparecem, é:

a) Esperteza; desconfiança; foco.
b) Precipitação; ingratidão; esperança.
c) Observação; certeza; experiência.
d) Exagero; harmonia; desaprovação.
e) Orgulho; desprezo; teimosia.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 63 A 65.

Uma última gargalhada estrondosa. E depois, o silêncio. O palhaço jazia imóvel no chão. Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre. Porque a carreira original do Coringa era para durar apenas 5 30 páginas. O tempo de envenenar Gotham, sequestrar Robin, enfiar um par de sopapos na Homem-Morcego e disparar o primeiro “vou te matar” da sua relação. Na briga final do Batman n.° 1, o “horripilante bufão”sofria um final digno 10 de sua desumana ironia: ao tropeçar, cravava sua própria adaga no peito. Assim decidiram e desenharam seus pais, os artistas Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson. Entretanto, o criminoso mostrou, já em sua primeira aventura, um enorme 15 talento para se rebelar contra a ordem estabelecida. Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que impôs o acréscimo de um quadrinho. Já dentro da ambulância, vinha à tona “um dado desconcertante”. E então um médico sentenciava: 20 “Continua vivo. E vai sobreviver!”.
Tommaso Koch. “O Coringa completa 80 anos e na Espanha ganha
duas HQs, que inspiram debates filosóficos sobre a liberdade”, EI Pais. Junho/2020.

QUESTÃO 63
FUVEST 2021: No fragmento “ao tropeçar, cravava sua própria adaga no peito.” (L. 10), a oração em negrito abrange, simultaneamente, as noções de

a) proporção e explicação.
b) causa e proporção.
c) tempo e consequência.
d) explicação e consequência
e) tempo e causa.


QUESTÃO 64
FUVEST 2021: As vírgulas em “E depois, o silêncio.” (L. 1-2) e em “Mas seu rosto continua sorrindo, para sempre.” (L. 2-3) são usadas, respectivamente, com a mesma finalidade que as vírgulas em

a) “Após a queda, tomaram mais cuidado.” e “Quanto mais espaço, mais liberdade.”.

b) “Aos estrangeiros, ofereceram iguanas.” e “Limpavam a casa, e preparávamos as refeições.”.

c) “Colheram trigo e nós, algodão.” e “Eles se encontraram nas férias, mas não viajaram.”.

d) “Para meus amigos, o melhor.” e “Organizava tudo, cautelosamente..

e) “Viu o espetáculo, considerado o maior fenômeno de bilheteria.” e “‘Conheço muito bem’, afirmou o rapaz.”


QUESTÃO 65
FUVEST 2021: Em “Seu carisma seduziu a editora DC Comics, que impôs o acréscimo de um quadrinho.” (L. 16-17), o vocábulo “que” possui a mesma função sintática desempenhada no texto por

a) “Imóvel” (L. 2).
b) “Robin” (L. 6).
c) “seus pais” (L. 12).
d) “se” (L. 15).
e) “vivo”(L. 20).


QUESTÃO 66
Posso furar os olhos do povo?

Esta frase besta foi repetida muitas vezes e, em falta de coisa melhor, aceitei-a. Sem dúvida. As mulheres hoje não vivem como antigamente, escondidas, evitando os homens. Tudo é descoberto, cara a cara. Uma pessoa topa outra. Se gostou, gostou; se não gostou, até logo. E eu de fato não tinha visto nada. As aparências mentem. A terra não é redonda? Esta prova da inocência de Marina me pareceu considerável. Tantos indivíduos condenados injustamente neste mundo ruim! O retirante que fora encontrado violando a filha de quatro anos — estava aí um exemplo. As vizinhas tinham visto o homem afastando as pernas da menina, todo o mundo pensava que ele era um monstro. Engano. Quem pode lá jurar que isto é assim ou assado? Procurei mesmo capacitar-me de que Julião Tavares não existia. Julião Tavares era uma sensação. Uma sensação desagradável, que eu pretendia afastar de minha casa quando me juntasse àquela sensação agradável que ali estava a choramingar.
Graciliano Ramos, Angústia.

FUVEST 2021: Em termos críticos, esse fragmento permite observar que, no plano maior do romance Angústia, o ponto de vista

a) se acomoda nos limites da vulgaridade.
b) tenta imitar a retórica dos dominantes.
c) reproduz a lógica do determinismo social.
d) atinge a neutralidade do espírito maduro.
e) revira os lados contrários da opinião.


QUESTÃO 67
Terça é dia de Veneza revelar as atrações de seu festival anual, cuja 77.ª edição começa no dia 2 de setembro, com a dromédia “Lacci”, do romano Daniele Luchetti, seguindo até 12/9, com 50 produções internacionais e uma expectativa (extraoficial) de colocar “West Side Story”, de Steven Spielberg, na ribalta.
Rodrigo Fonseca. “À espera dos rugidos de Veneza”. O Estado de S. Paulo. Julho/2020. Adaptado.

FUVEST 2021: Um processo de formação de palavras em língua portuguesa é o cruzamento vocabular, em que são misturadas pelo menos duas palavras na formação de uma terceira.

A força expressiva dessa nova palavra resulta da síntese de significados e do inesperado da combinação, como é o caso de “dramédia” no texto.

Ocorre esse mesmo tipo de formação em

a) “deleitura” e “namorido”.
b) “passatempo” e “microvestido”.
c) “hidrelétrica” e “sabiamente”.
d) “arenista” e “girassol”.
e) “planalto” e “multicor”.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 68 E 69.

Romance LIII ou Das Palavras Aéreas

Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Ai, palavras, ai, palavras,
sois de vento, ides no vento,
no vento que não retorna,
e, em tão rápida existência,
tudo se forma e transforma!

Sois de vento, ides no vento,
e quedais, com sorte nova! (...)

Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Perdão podíeis ter sido!
— sois madeira que se corta,
— sois vinte degraus de escada,
— sois um pedaço de corda...
— sois povo pelas janelas,
cortejo, bandeiras, tropa...

Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Éreis um sopro na aragem...
— sois um homem que se enforca!
(Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência)

QUESTÃO 68
FUVEST 2021: Ao substituir a pessoa verbal utilizada para se referir ao substantivo “palavras” pela 3.ª pessoa do plural, os verbos dos versos “sois de vento, ides no vento,” (v. 4) / “Perdão podíeis ter sido!” (v. 12)! “Éreis um sopro na aragem (v. 20) seriam conjugados conforme apresentado na alternativa:

a) são, vão, podiam, eram.
b) seriam, iriam, podiam, serão.
c) eram, foram, poderiam, seriam.
d) são, vão, poderiam, eram.
e) eram, iriam, podiam, seriam.


QUESTÃO 69
FUVEST 2021: A “estranha potência” que a voz lírica ressalta nas palavras decorre de uma combinação entre

a) fluidez nos ventos do presente e conteúdo fixo no passado.

b) forma abstrata no espaço e presença concreta na história.

c) leveza impalpável na arte e vigor nos documentos antigos.

d) sonoridade ruidosa nos ares e significado estável no papel.

e) lirismo irrefletido da poesia e peso justo dos acontecimentos.


QUESTÃO 70
Alferes, Ouro Preto em sombras
Espera pelo batizado,
Ainda que tarde sobre a morte da sonhador
Ainda que tarde sobre as bocas da traidor.
Raios de sol brilharão nos sinos:
Dez vias dar.
Ai Marília, os liras e o amar
Não posso mais sufocar
E a minha voz irá
Pra muita além do desterro e do sal,
Maior que a voz do rei.
(Aldir Blanc e João Bosco, trecho da canção “Alferes”, de 1973.)

FUVEST 2021: A imagem de Tiradentes — a quem Cecília Meireles qualificou “o Alferes imortal, radiosa expressão dos mais altos sonhos desta cidade, do Brasil e do próprio mundo”, em palestra feita em Ouro Preto — torna a aparecer como símbolo da luta pela liberdade em vários momentos da cultura nacional, Os versos do letrista Aldir Blanc evocam, em novo contexto, o mártir sonhador para resistir ao discurso

a) da doutrina revolucionária de ligas politicamente engajadas.

b) da historiografia, que minimizou a importância de Tiradentes.

c) de autoritarismo e opressão, próprio da ditadura militar.

d) dos poetas árcades, que se dedicavam às suas liras amorosas.

e) da tirania portuguesa sobre os mineradores no ciclo do ouro.


QUESTÃO 71
I
Traiste-me, Sem Medo. Tu traiste-me.
(...)
Sabes a que tu és afinal, Sem Medo? És um ciumenta. Chego a pensar se não és homossexual. Tu querias-me só, cama tu. Um solitária do Mayambe. (...) Desprezo-te. (...) Nunca me verás atrás de uma garrafa vazia. (...) Cada sucesso que eu tiver, será a paga da tua bafetada, pais não serei um falhada camo tu.
Pepetela, Moyombe. Adaptado.

II
Peço-te perdão, Sem Medo. Não te compreendi, fui um imbecil. E quis igualar o inigualável.
Pepetela, Moyombe.

FUVEST 2021: Esses excertos de Mayombe referem-se a conversas entre as personagens Comissário e Sem Medo em momentos distintos do romance. Em I e II, as falas do Comissário revelam, respectivamente,

a) incompatibilidade étnica entre ele e Sem Medo, por pertencerem a linhagens diferentes, e superação de sua hostilidade tribal.

b) decepção, por Sem Medo não ter intercedido a seu favor na conversa com Ondina, e desespero diante do companheiro baleado.

c) suspeita de traição de Ondina e tomada de consciência de que isso não passara de uma crise de ciúme dele.

d) forte tensão homoafetiva entre ele e Sem Medo, e aceitação da verdadeira orientação sexual do companheiro.

e) ira, diante do anticatolicismo de Sem Medo, e culpa que o atinge ao perceber que sua demonstração de coragem colocara o companheiro em risco.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 72 A 74.

Leusipo perguntou o que eu tinha ido fazer na aldeia. Preferi achar que o tom era amistoso e, no meu  insistência bovina, ingênuo, comecei a lhe explicar o que era um romance. Eu tentava convencê-lo de que não havia motivo para preocupação. Tudo o que eu queria saber já era conhecido. E ele me perguntava: “Então, porque você quer saber, se já sabe?” Tentei lhe explicar que pretendia escrever um livro e mais uma vez o que era um romance, o que era um livro de ficção (e mostrava o que tinha nas mãos), que seria tudo historinha, sem nenhuma consequência na realidade. Ele seguia incrédulo. Faziase de desentendido, mas na verdade só queria me intimidar. As minhas explicaçães sobre o romance eram inúteis. Eu tentava dizer que, para os brancos que não acreditam em deuses, a ficção servia de mitologia, era o equivalente dos mitos dos índios, e antes mesmo de terminar a frase, já não sabia se o idiota era ele ou eu. Ele não dizia nada a não ser: “O que você quer com o passado?”. Repetia. E, diante da sua insistência bovina, tive de me render à evidência de que eu não sabia responder à sua pergunta.
(Bernardo Carvalho, Nove Noites. Adaptado.)

QUESTÃO 72
FUVEST 2021: Sem prejuízo de sentido e fazendo as adaptações necessárias, é possível substituir as expressões em destaque no texto, respectivamente, por

a) incompreensão; armação; inofensivo; irredutível.

b) altivez; brincadeira; ofendido; mansa.

c) ignorância; mentira; prejudicado; alienada.

d) complacência; invenção; bobo; cega.

e) arrogância; entretenimento; incapaz; animalesca.


QUESTÃO 73
FUVEST 2021: As respostas do narrador às perguntas de Leusipo são uma tentativa de disfarçar o caráter

a) fabular do romance, inspirado nas lendas e tradições dos Krahô.

b) investigativo do romance, embasado em testemunhos dos Krahô.

c) político do romance, a respeito das condições de vida dos Krahô.

d) etnográfico do romance, através do registro da cultura dos Krahô.

e) biográfico do romance, relatando sua vivência junto aos Krahô.


QUESTÃO 74
FUVEST 2021: Na cena apresentada, que explora o desconforto gerado pela difícil interlocução com o indígena, o narrador

a) abandona a ideia de investigar o passado, ao se ver encurralado por Leusipo.

b) explora a sua posição ameaçadora de homem branco, ao insistir em permanecer na aldeia.

c) age com ousadia, ao procurar subjugar Leusipo a contribuir com o seu projeto.

d) identifica-se com a sabedoria de Leusipo, ao preterir do papel interrogativo e se deixar questionar.

e) sente-se frustrado com a reação de Leusipo, que não se deixa levar por sua diplomacia.


QUESTÃO 75
Rubião fitava a enseada, — eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas em verdade vos digo que pensava em outra coisa.

Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora! Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.

– Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...
Machado de Assis, Quincas Borba.

FUVEST 2021: O primeiro capítulo de Quincas Borba já apresenta ao leitor um elemento que será fundamental na construção do romance:

a) a contemplação das paisagens naturais, como se lê em “ele admirava aquele pedaço de água quieta”.

b) a presença de um narrador-personagem, como se lê em “em verdade vos digo que pensava em outra coisa”.

c) a sobriedade do protagonista ao avaliar o seu percurso, como se lê em “Cotejava o passado com o presente”.

d) o sentido místico e fatalista que rege os destinos, como se lê em “Deus escreve direito por linhas tortas”.

e) a reversibilidade entre o cômico e o trágico, como se lê em “de modo que o que parecia uma desgraça...”.


QUESTÃO 76
Remissão
Tua memória, pasto de poesia,
tua poesia, pasto dos vulgares,
vão se engastando numa coisa fria
a que tu chamas: vida, e seus pesares.

Mas, pesares de quê? perguntaria,
se esse travo de angústia nos cantares,
se o que dorme no base da elegia
vai correndo e secando pelos ares,

e nada resta, mesmo, do que escreves
e te forçou ao exílio das palavras,
senão contentamento de escrever,

enquanto o tempo, e suas formas breves
ou longas, que sutil interpretavas,
se evapora no fundo do teu ser?
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.

FUVEST 2021: Claro enigma apresenta, por meio do lirismo reflexivo, o posicionamento do escritor perante a sua condição no mundo.

Considerando-o como representativo desse seu aspecto, o poema “Remissão”

a) traduz a melancolia e o recolhimento do eu lírico em face da sensação de incomunicabilidade com uma realidade indiferente à sua poesia.

b) revela uma perspectiva inconformada, mesclando-a, livre da indulgência dos anos anteriores, a um novo formalismo estético.

c) propõe, como reação do poeta à vulgaridade do mundo, uma poética capaz de interferir na realidade pelo viés nostálgico.

d) reflete a visão idealizada do trabalho do poeta e a consciência da perenidade da poesia, resistente à passagem do tempo.

e) realiza a transição do lirismo social para o lirismo metafísico, caracterizado pela adesão ao conforto espiritual e ao escapismo imaginativo.


QUESTÃO 77

Mafalda, Quino.
Mafalda, Quino.

FUVEST 2021: O efeito de humor presente nas falas das personagens decorre

a) da quebra de expectativa gerada pela polissemia.

b) da ambiguidade causada pela antonímia.

c) do contraste provocado pela fonética.

d) do contraste introduzido pela neologia.

e) do estranhamento devido à morfologia.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 78 A 80.

Psicanálise do açúcar
O açúcar cristal, ou açúcar de usina,
mostra a mais instável das brancuras:
quem do Recife sabe direito a quanto,
e o pouco desse quanto, que ela dura.
Sabe o mínimo do pouco que o cristal
se estabiliza cristal sobre o açúcar,
por cima do fundo antiga, de mascavo,
do mascavo barrento que se incuba;
e sabe que tudo pode romper o mínimo
em que o cristal é capaz de censura:
pois o tal fundo mascavo logo aflora
quer inverno ou verão mele o açúcar.

Só os banguês que-ainda purgam ainda
o açúcar bruto com barro, de mistura;
a usina já não a purga: da infância,
não de depois de adulto, ela o educa;
em enfermarias, com vácuos e turbinas,
em mãos de metal de gente indústria,
a usina o leva a sublimar em cristal
o pardo do xarope: não o purga, cura.
Mas como a cana se cria ainda hoje,
em mãos de barro de gente agricultura,
o barrento da pré-infância logo aflora
quer inverno ou verão mele o açúcar.
João cabral de Meio Neto, A Educação pela Pedra.
* banguê: engenho de açúcar primitivo movido a força animal.

QUESTÃO 78
FUVEST 2021: Os últimos quatro versos do poema rompem com a série de contrapontos entre a usina e o banguê, pois

a) negam haver diferença química entre o açúcar cristal e o açúcar mascavo.

b) esclarecem que a aparência do açúcar varia com a espécie de cana cultivada.

c) revelam que na base de toda empresa açucareira está o trabalhador rural.

d) denunciam a exploração do trabalho infantil nos canaviais nordestinos.

e) explicam que a estação do ano define em qualquer processo o tipo de açúcar.


QUESTÃO 79
FUVEST 2021: Na oração “que ela dura” (v. 4), o pronome sublinhado

a) não tem referente.
b) retoma a palavra “usina” (v. 1).
c) pode ser substituído por “ele”, referindo-se a “açúcar” (v. 1).
d) refere-se à “mais instável das brancuras” (v. 2).
e) equivale à palavra “censura” (v. 10).


QUESTÃO 80
FUVEST 2021: Observe o diagrama que mostra, de forma simplificada, o processo de fabricação do açúcar.

FUVEST 2021: Observe o diagrama que mostra, de forma simplificada, o processo de fabricação do açúcar.

Considerando essas informações e seu conhecimento sobre separação de misturas e transformações químicas e físicas, no trecho grifado no poema, o termo sublimar é usado

a) corretamente para mostrar como do líquido (xarope) é extraído o cristal de açúcar através do processo de evaporação do sólido e secagem.

b) em um sentido amplo do processo, já que não corresponde ao que ocorre com o cristal de açúcar, e sim com o melaço, que se separa do xarope.

c) metaforicamente, já que ocorre a precipitação do açúcar com o cozimento do xarope, que é separado por centrifugação.

d) incorretamente, já que a obtenção do açúcar a partir do xarope é uma reação química direta que não necessita de processo de separação.

e) em seu sentido literal, já que o açúcar está na fase sólida, no xarope, e passa à fase vapor com o cozimento, formando então cristais de açúcar puro.


QUESTÃO 81

Atenção Família

FUVEST 2021: O meme acima brinca com conceitos de química em um jogo popular, cujo objetivo é que os jogadores descubram o impostor entre os tripulantes de naves e estações espaciais. Nele um dos elementos é considerado o impostor por sua característica química diferente.

Nesse contexto, é correto afirmar que o impostor seria o elemento:

a) H, por ser um elemento com grande tendência a fazer ligação covalente em uma família com tendência a fazer ligação iônica.

b) Na, por ser o único que pode ser obtido em sua forma metálica, ao contrário dos demais membros da família, que formam apenas óxidos.

c) K, por ter raio atômico atipicamente grande, sendo maior do que os elementos abaixo dele na tabela periódica.

d) Cs, por pertencer à família 2 da tabela periódica, enquanto os demais pertencem à 1, formando cátions +2.

e) Fr, por reagir violentamente com a água, devido ao seu pequeno raio atômico, liberando muito calor, diferentemente dos demais elementos da família.


QUESTÃO 82

tabela

FUVEST 2021: Um experimento expôs uma barra de titânio (Ti) pura e ligas desse material com 0,01% de diferentes metais nobres a soluções de ácido sulfúrico em ebulição para entender o efeito anticorrosivo desses metais no titânio. O resultado é mostrado na tabela a seguir:

Tabela

*Não foi possível medir.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

a) O aumento na concentração de ácido sulfúrico nos experimentos fez com que o titânio puro fosse mais corroído e o titânio com Pd, Rh e Pt fosse menos corroído.

b) Para Re, Cu e Au, espera-se que a reação com ácido sulfúrico mais concentrado demore muito para acontecer e, por isso, não foi possível medir.

c) A escala de potencial anticorrosivo, segundo esse experimento, é dada por Au > Cu > Re > Os > Ir > Ru > Pt > Po > Rh.

d) Pd, Rh, Pt e Ru apresentaram os melhores resultados como anticorrosivos, enquanto Cu e Au apresentaram os piores.

e) O titânio puro é muito resistente ao ácido, e a adição de outros metais não faz nenhuma diferença para a taxa de corrosão.


ENUNCIADOS PARA AS QUESTÕES 83 E 84.

Um dos indicadores de qualidade de mel é a presença do composto orgânico hidroximetilfurfural (HMF), formado a partir de certos açúcares, como a frutose (C6H12O6). A tabela resume os teores de HMF permitidos de acordo com a legislação brasileira e recomendações internacionais.

Tabela

Uma das possíveis rotas para a formação do HMF a partir da frutose é mostrada, de forma simplificada, no esquema:

Frutose

Nas setas, são mostradas as perdas de moléculas ou grupos químicos em cada etapa. Por exemplo, entre as espécies 1 e 2, ocorrem a saida de uma molécula de água e a formação de uma ligação dupla entre carbonos.

QUESTÃO 83
FUVEST 2021: De acordo com o esquema mostrado, as perdas indicadas como I e II correspondem a:

a) 1 x H2O e 1 x — CH2
b) 2 x OH–
c) 2 x H2O
d) 1 x — CH2 e 1 x OH–
e) 1 x H2O e l x OH–


QUESTÃO 84
FUVEST 2021: Um frasco contendo 500 g de mel produzido no Brasil foi analisado e concluiu-se que 0,2 milimol de frutose foi convertido em HMF. Considerando apenas esse parâmetro de qualidade e tendo como referência os teores recomendados por órgâos nacionais e internacionais, mostrados na tabela, é correto afirmar que esse mel

a) é recomendado como mel de mesa, assim como para outros usos que se façam necessários, segundo a legislação brasileira.

b) não pode ser usado como mel de mesa, mas pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira.

c) pode ser usado para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas não deveria ser usado para nenhum fim, segundo a recomendação internacional.

d) não pode ser usado nem como mel de mesa nem para fins industriais, segundo a legislação brasileira, mas poderia ser utilizado segundo a recomendação internacional.

e) não pode ser usado para qualquer aplicação, tanto segundo a legislação brasileira quanto segundo a recomendação internacional.

Note e adote:
Massa molar (g/mol): HMF = 126
Desconsidere qualquer possibilidade de contaminação do mel por fonte externa de HMF.


QUESTÃO 85
FUVEST 2021: Observe a representação a seguir, em que os círculos brancos representam uma espécie química (molécula ou íon molecular) e os círculos coloridos, outra.

FUVEST 2021: Observe a representação a seguir, em que os círculos brancos representam uma espécie química (molécula ou íon molecular) e os círculos coloridos, outra.

Essa representação pode ser corretamente associada à

a) combustão de um hidrocarboneto com oxigênio em fase gasosa.

b) formação de um polímero a partir de duas espécies de monômeros.

c) fusão de uma mistura de dois sais com aumento da tem peratura.

d) solidificação da água pura com diminuição da temperatura.

e) produção de anéis aromáticos em solvente orgânico.


QUESTÃO 86
FUVEST 2021: No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia:

Químico apaixonado

1 Sua presença é “C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(g)” de sentimento

2 É explosão de “C6H12O6(aq) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) + ATP”
3 É  de pensamento

4 Sinergia
5 Sua ausência, meu desalento
6 “4Fe(s) + 3O2(g) → 2Fe2O3(s)” o meu ser
7 Um modelo incompleto,
resolução

8 Impede-me de viver
9 Morte em pleno deserto
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Ciência em prosa e verso –
Acepipes para quem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado),
apud Lopes, MJ.M. Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em
http://www.repositorio.ufal.br/.

Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbônico.

II. A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão.

III. O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera.

Está correto o que se afirma no(s) item(ns):

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


QUESTÃO 87
FUVEST 2021: Para estudar equilíbrio químico de íons Co²⁺ em solução, uma turma de estudantes realizou uma série de experimentos explorando a seguinte reação:

FUVEST 2021: Para estudar equilíbrio químico de íons Co²⁺ em solução, uma turma de estudantes realizou uma série de experimentos explorando a seguinte reação

Nesse equilíbrio, o composto de cobalto com água, [Co(H2O)6]²⁺(aq), apresenta coloração vermelha, enquanto o composto com cloretos, [CoCl4]²⁻(aq), possui coloração azul.

Para verificar o efeito de ânions de diferentes sais nessa mudança de cor, 7 ensaios diferentes foram realizados.

Aos tubos contendo apenas alguns mL de uma solução de nitrato de cobalto II, de coloração vermelha, foram adicionadas pequenas quantidades de diferentes sais em cada tubo, como apresentado na tabela, com exceção do ensaio 1, no qual nenhum sal foi adicionado.

Após agitação, os tubos foram deixados em repouso por um tempo, e a cor final foi observada.

Tabela

A alternativa que representa a cor final observada nos ensaios 5, 6 e 7, respectivamente, é:

Alternativas

Tabela

QUESTÃO 88
FUVEST 2021: A reação de Maillard, que ocorre entre aminoácidos e carboidratos redutores, é a responsável por formar espécies que geram compostos coloridos que conferem o sabor característico de diversos alimentos assados.

Um exemplo é a reação entre a glicina e um carboidrato redutor mostrada na equação em que R representa uma cadeia genérica:

Química

Um aminoácido específico (Composto 1), ao reagir com o carboidrato redutor, pode gerar o Composto 2, levando à formação de acrilamida, uma espécie potencialmente carcinogênica, conforme mostrado na equação:

FUVEST 2021: A reação de Maillard, que ocorre entre aminoácidos e carboidratos redutores, é a responsável por formar espécies que geram compostos coloridos que conferem o sabor característico de diversos alimentos assados.

A estrutura do aminoácido marcado como Composto l e que é capaz de gerar esse intermediário de espécies carcinogénicas é:

A B C


QUESTÃO 89

fuvest

FUVEST 2021: Em aquários de água marinha, é comum o uso do equipamento chamado “Skimmer”, aparato em que a água recebe uma torrente de bolhas de ar, como representado na figura, levando a matéria orgânica até a superfície, onde pode ser removida.

Essa matéria orgânicaeliminada é composta por moléculas orgânicas com parte apolar e parte polar, enquanto as bolhas formadas têm caráter apolar. Esse aparelho, no entanto, tem rendimento muito menor em aquários de água doce (retira menos quantidade de material orgânico por período de uso).

Considerando que todas as outras condições são mantidas, o menor rendimento desse aparato em água doce do que em água salgada pode ser explicado porque

a) a polaridade da molécula de água na água doce é maior do que na água salgada, tornando as partes apoiares das moléculas orgânicas mais solúveis.

b) a menor concentração de sais na água doce torna as regiões apolares das moléculas orgânicas mais solúveis do que na água salgada, prejudicando a interação com as bolhas de ar.

c) a água doce é mais polar do que água salgada por ser mais concentrada em moléculas polares como a do açúcar, levando as partes polares das moléculas orgânicas a interagir mais com a água doce.

d) a reatividade de matéria orgânica em água salgada é maior do que em água doce, fazendo com que exista uma menor quantidade de material dissolvido para interação com as bolhas de ar.

e) a concentração de sais na água marinha é maior, o que torna as partes apolares das moléculas orgânicas mais propensas a interagir com os sais dissolvidos, promovendo menor interação com as bolhas de ar.


QUESTÃO 90
FUVEST 2021: A destilação é um processo utilizado para separar compostos presentes em uma mistura com base nas suas propriedades físicas como, por exemplo, a diferença de temperatura de ebulição, a uma dada pressão, entre os componentes da mistura.

Recentemente esse termo passou a figurar em estudos de poluição ambiental, nos quais o termo “destilação global” é utilizado para explicar a presença de compostos voláteis, como os pesticidas organoclorados, em águas e gelos de regiões polares, ainda que estes compostos nunca tenham sido produzidos ou utilizados nessas regiões.

Com base no princípio da técnica da destilação, como pode ser explicada a presença desses pesticidas na Antártica e no Ártico?

a) Eles são destilados nas águas aquecidas dos oceanos e levados pelas correntes marinhas para as regiões polares, onde se precipitam devido às águas frias dessas regiões.

b) Eles evaporam nas regiões mais quentes e são levados pelas correntes atmosféricas para regiões mais frias como os polos, onde se condensam e voltam para a superfície.

c) Após destilados, eles se tornam resistentes à degradação, de forma que alcançam todo o planeta, pela ação de correntes marinhas, inclusive as regiões polares.

d) Os pesticidas organoclorados destilados, por conta da eletronegatividade dos átomos de cloro, têm afinidade com o gelo, o que faz com que eles se acumulem na Antártica ou no Ártico.

e) Por serem hidrofílicos, eles são condensados juntamente com a água nas regiões quentes do planeta e se precipitam nos polos juntamente com o gelo.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
Prova FUVEST 2021 (1ª fase) com Gabarito e Resolução
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3d3VaL5wflLNgsBn3h-FYZ9uOvtmWH4Tb8jL7i6AeGJS1eIlfDUiEFgg0p2G4fkdZlEpe7tVeQKaxneoAlvFOrVdFEt_P-wtuylqEwPZEVAfxWApOwYgOnyFKgFsyCCEQIvFXGHZWXRs/w320-h186/fuvest-logotipo-inadagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3d3VaL5wflLNgsBn3h-FYZ9uOvtmWH4Tb8jL7i6AeGJS1eIlfDUiEFgg0p2G4fkdZlEpe7tVeQKaxneoAlvFOrVdFEt_P-wtuylqEwPZEVAfxWApOwYgOnyFKgFsyCCEQIvFXGHZWXRs/s72-w320-c-h186/fuvest-logotipo-inadagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/01/prova-fuvest-2021-1-fase-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/01/prova-fuvest-2021-1-fase-com-gabarito-e-resolucao.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo