Prova Tecnologia em Gestão da Qualidade ENADE 2015 com Gabarito OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas...
Prova Tecnologia em Gestão da Qualidade ENADE 2015 com Gabarito
OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2015 - QUESTÃO 09
A liderança aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e o controle sobre sua direção, promovendo engajamento das lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa. Além disso, liderança é uma atividade concentrada na produção eficiente de bens e serviços, desenvolvendo comunicação eficaz, relacionamentos, e administrando conflitos com pessoas e equipes para criar uma comunidade que produza riquezas em uma ou diversas culturas organizacionais.
Disponível em: <http:/ /wwafna.org.br>.
Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão de pessoas envolve práticas e processos que buscam minimizar conflitos entre os membros de uma organização.
PORQUE
II. Independentemente do estilo de liderança e dos objetivos da organização, haverá conflitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 10
Auditoria é um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente, para determinar a extensão do atendimento dos critérios de auditoria. Para as organizações que visam executar auditorias em seus processos, convém estabelecer um programa de auditoria, incluindo informações e recursos necessários para o alcance de seus objetivos.
ABNT NBR 150 19011:2012: Diretrizes para auditorias de Sistema de gestão (adaptado).
A partir de texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Os métodos de auditoria são definidos conforme objetivos, escopo e critérios da auditoria.
II. As competências globais da equipe, devem ser consideradas de modo a atingir os objetivos da auditoria.
III. O gestor do programa de auditoria deve identificar e avaliar os riscos do programa, de modo a minimizar os impactos.
IV. A análise critica permite avaliar os objetivos de um programa de auditoria.
V. Os registros servem a variados fins, inclusive o de mostrar que o processo foi realizado.
É considerada diretriz de auditoria o que se afirma em
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II, IV e V, apenas.
D) I, III, IV e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.
ENADE 2015 - QUESTÃO 11
Um programa de auditoria interna visa identificar a conformidade dos processos em uma organização. Entre as etapas de preparação e condução das atividades, representadas na figura abaixo, inclui-se a execução da auditoria, etapa em que são geradas as constatações da auditoria.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapeamento de processos, ferramenta gerencial cuja finalidade é melhorar os processos existentes ou implementar novos processos, deve ser verificado durante um processo de auditoria.
PORQUE
II. A interação entre os processos deve alinhar-se ao escopo de certificação de uma empresa ou de seu sistema de gestão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 12
Considerando um sistema como um conjunto de componentes interagindo entre si, cada um com sua respectiva confiabilidade, pode-se determinar a confiabilidade do sistema como um todo. A figura a seguir representa um sistema S, formado pelos componentes A, B e C — ligados em série — com confiabilidade de, respectivamente, 0,50, 0,40 e 0,30.
Com base nesses dados, verifica-se que a confiabilidade do sistema S é de
A) 0,06.
B) 0,20.
C) 0,40.
D) 0,80.
E) 1,20.
ENADE 2015 - QUESTÃO 13
O fluxograma é uma importante ferramenta da qualidade para se entender o fluxo dos procedimentos, das atividades e das informações presentes no processo, bem como os recursos, o trabalho realizado, a utilização de ferramentas e as etapas dos subprocessos.
SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da Produção.
3 ed. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Um exemplo dessa ferramenta está representado na figura abaixo.
Considerando as informações relativas ao fluxograma, avalie as afirmações a seguir.
I. O fluxograma é composto por figuras padronizadas e textos articulados que mostram a sequência lógica de execução de um processo ou de suas atividades.
II. O fluxograma linear tem por objetivo a representação do fluxo do processo e das pessoas ou do grupo de pessoas envolvidos em cada etapa.
III. O fluxograma permite que o processo seja visto globalmente e, conforme o nível de detalhamento, o mais localmente possível.
IV. O fluxograma apresentado acima possui comandos de decisão.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 14
Uma empresa do setor automobilístico divulgou matéria em um jornal de grande circulação com a seguinte chamada: “Empresa automobilística dobra plano de investimentos no país para R$ 13 bilhões até 2019”. Com essa divulgação a empresa visa garantir sua liderança no segmento automotivo e deixar bem claro que é uma empresa com forte atuação, mantém controle de seus processos organizacionais — mapeamento de processos, aplicação de normas da qualidade, sistemas e ferramentas da qualidade, negociação com fornecedores e entidades sindicais — e é detentora de vários prêmios e certificações da qualidade, entre elas a principal certificação no setor automobilístico, a ISO/TS 16949:2002.
Na mesma página do jornal, uma matéria relata que uma determinada fábrica continua fora do plano de investimentos. O motivo está vinculado à resistência e à intransigência do sindicato que representa os trabalhadores em fechar acordos longos, o que compromete a política da qualidade e o devido mapeamento dos processos organizacionais.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A fábrica tem encontrado dificuldade em realizar acordos trabalhistas de longo prazo com o sindicato dos metalúrgicos, o que compromete sua competitividade no mercado.
PORQUE
II. As certificações no setor automobilístico comprometem a manutenção da política de prêmios da qualidade e o mapeamento dos processos organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 15
Os processos de gerenciamento da qualidade de um projeto abrangem todas as atividades da empresa executora, de maneira que o projeto acolha as necessidades que originaram sua realização. O sistema de gerenciamento da qualidade é implementado através da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, previstas atividades de melhoria contínua dos processos, conduzidas do início ao fim. A figura a seguir apresenta uma visão geral dos processos de Gerenciamento da Qualidade de um projeto.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As atividades de Planejamento da Qualidade identificam os padrões de qualidade importantes para o projeto e indicam como satisfazê-los.
II. Para a Garantia da Qualidade, aplicam-se as atividades planejadas e sistemáticas com base nos procedimentos indispensáveis para atender os requisitos do projeto.
III. O Controle da Qualidade monitora os resultados exclusivos do projeto, a fim de se avaliar se estão coerentes com os padrões de qualidade previamente definidos.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
O transporte aéreo, desde 2010, tem sido o principal meio de transporte escolhido por parte dos brasileiros para viagens interestaduais com distância acima de 75 km.
Disponível em: <http://www.oestadodesaopaulo.com.br>.
“Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).
Um órgão da Administração Pública Federal instituiu um prêmio para aeroportos, no qual considerou indicadores de desempenho operacionais agrupados em categorias, que abrangiam a qualidade do check.in, da inspeção de segurança, do conforto das instalações aeroportuárias, da cordialidade com os usuários, do serviço de restituição de bagagem, entre outros.
O respectivo prêmio foi instituído para atribuir rigor mais técnico às empresas de aviação, visando estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, junto à Infraero, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo de passageiros.
Disponível em: <http://www.aviacaocivil.gov.br>.
“Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).
O principal objetivo das premiações de qualidade nas instituições é
A) criar indicadores de desempenho do setor a que se destinam.
B) implementar uma política de premiações da qualidade.
C) penalizar as instituições mal avaliadas nas categorias definidas.
D) avaliar, diagnosticar e orientar uma organização para desenvolver práticas de melhoria de desempenho.
E) fazer com que os processos organizacionais sejam desenvolvidos de acordo com os requisitos da premiação de qualidade.
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), previsto na Norma Regulamentora nº 9 (NR 9), visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
No que concerne ao PPRA, previsto na NR 9, avalie as afirmações a seguir.
I. O PPRA deve ser elaborado e implementado pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que contratem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou por estatutos próprios.
II. O PPRA deve estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com a NR 7, que estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) .
III. O PPRA deve considerar os seguintes riscos ambientais: presença de agentes físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho que, dada a natureza das atividades — concentração, intensidade e tempo de exposição a tais agentes — são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
IV. O PPRA deve ser mantido pelo empregador ou instituição por um período mínimo de 20 anos, como forma de constituir histórico técnico e administrativo do seu desenvolvimento.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 18
O gerente de projetos é o centro em tomo do qual giram todas as atividades; o elo entre os stakeholders internos e externos, ou seja, das partes interessadas internas e externas ao projeto; o regulador e progresso, velocidade, qualidade e custo; o comunicador, motivador e negociador do projeto; o controlador de finanças e outros recursos. Os projetos não dispõem de tempo ilimitado, logo o gerente não pode ser desenvolvido no cargo.
KEELUNG, R. Gestão de Projetos: uma abordagem global.
Sed. São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).
A partir do texto acima e considerando a Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor, assinale a opção correta acerca do estilo de gestão que o gerente de projetos deve adotar, desconsideradas as características de personalidade.
A) Estilo consultivo: alinhado à Teoria Y, com restrições aos pressupostos do conceito de homem social, da Teoria das Relações Humanas, e justificado pelos conhecimentos e experiência do gestor.
B) Estilo controlador: sem alinhamento à Teoria X e à Teoria Y, mas justificado pelos trade-offs do projeto, ou seja, das decisões que compreendem o lado positivo e o negativo das escolhas que o gestor tem de fazer.
C) Estilo autoritário coercitivo: totalmente alinhado à Teoria X e aos pressupostos do conceito de Homo Economicus, da Teoria Clássica da Administração, e justificado pela necessidade de lidar com as pressões inerentes a um projeto.
D) Estilo autoritário benevolente: alinhado à Teoria X, porém mais condescendente e menos rígido, e aos pressupostos do conceito de Homo Economics, da Teoria Clássica da Administração, e justificado pela necessidade de se negociar com a equipe e as partes interessadas externas ao projeto.
E) Estilo participativo: alinhado à Teoria Y e aos pressupostos do conceito de homem social, da Teoria das Relações Humanas, e justificado pela necessidade de qualificação dos membros que compõem a equipe de projetos, o que permite o compartilhamento de autoridades e responsabilidades.
ENADE 2015 - QUESTÃO 19
O gráfico de controle é uma ferramenta estatística em que se utilizam dados coletados de medições de processos. Facilita o monitoramento e a avaliação de características do processo e permite verificar as variações e prováveis defeitos nos processos avaliados. Na aplicação dos gráficos de controle, a prevenção de problemas e a tomada de ações preventivas são possíveis por meio da avaliação desses pontos de medição.
CAMPOS, V.F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia.
Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços, 2004 (adaptado)
Observe o gráfico de controle a seguir.
A partir do gráfico, conclui-se que o processo representado
I. possui sete medições fora dos limites de controle estatístico.
II. possui, na quinta medição, sua menor dispersão em relação à média.
III. está fora da especificação do produto.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
De acordo com a ABNT NBR ISO 9001:2008, uma Organização deve assegurar que os itens adquiridos estão conforme os requisitos especificados de aquisição. O tipo e a extensão do controle aplicado ao fornecedor e a estes itens devem depender do efeito na realização subsequente do processo produtivo ou no produto final.
ABNT NBR 1SO 90012008: Sistemas de gestão da qualidade:
Tequisitos, 2008 (adaptado).
Na análise de um processo produtivo, a qual detecta falhas provenientes da matéria-prima, deverá ser utilizada uma ferramenta que possibilite determinar as causas das falhas ocorridas.
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia.
Rio de Janeiro: Fundação Cristiano Ottoni, 2004 (adaptado).
Acerca do tipo e da extensão do controle aplicados ao fornecedor e aos itens adquiridos, a sequência de ferramentas adequadas a serem utilizadas é
A) histograma, lista de verificação e gráfico de Pareto.
B) O plano de ações, histograma e diagrama de causa e efeito.
C) diagrama de causa e efeito, lista de verificação e gráfico de Pareto.
D) lista de verificação, diagrama de causa e efeito e plano de ações.
E) gráfico de Pareto, lista de verificação e diagrama de causa e efeito.
ENADE 2015 - QUESTÃO 21
A relação entre os custos de controle e os custos de falhas no controle da qualidade, está representada no gráfico a seguir.
Com base no gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. Quanto menores forem os custos de controle da qualidade, maiores serão os custos de falhas no controle da qualidade.
II. A intersecção das curvas indica uma mudança de enfoque no nível da qualidade, de correção para prevenção de falhas.
III. Para aumentar o nível de qualidade, tende-se a aumentar o gasto com controle da qualidade.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2015 - QUESTÃO 22
Segundo a NBR ISO 9000:2000, a auditoria da qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se foram implementadas com eficácia e se são adequadas à consecução dos objetivos. A metodologia de uma auditoria da qualidade estabelece etapas a serem seguidas.
Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br>.
Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O auditor da qualidade deve descrever ações corretivas necessárias, responsabilidades e prazos, fazer follow-up para verificação e geração das respostas escritas ao órgão auditor sobre a efetividade dessas ações.
PORQUE
II. O processo administrativo deve ser implementado em todas as áreas da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 23
Cada organização, de acordo com a sua política, seus objetivos e suas metas desenhadas para monitoramento, define indicadores que melhor traduzem o desempenho de seus negócios. Ilustra esse preceito a situação hipotética descrita a seguir. Uma indústria de canetas produz, em média, 400 canetas por hora e, em determinado mês, o controle de qualidade identificou 25 canetas com dimensões acima do limite superior especificado e 60 canetas com dimensões abaixo do limite inferior especificado. Nessa situação, o indicador adequado para o acompanhamento e melhoria contínua da produção é
A) a devolução dos produtos.
B) a produtividade.
C) o refugo interno.
D) o absenteísmo.
E) a rotatividade.
ENADE 2015 - QUESTÃO 24
Suponha que uma empresa cujo faturamento anual é de R$ 840 milhões, o custo unitário do produto é de R$350,00 e o preço de venda é de R$ 420,00, por unidade, esteja estudando alteração no processo de gestão de qualidade que proporcione aumento de 10% na quantidade de produtos vendidos.
Considerando esse novo cenário de vendas, o incremento no valor do lucro final é de
A) R$ 2 milhões.
B) R$ 14 milhões.
C) R$16,8 milhões.
D) R$ 70 milhões.
E) R$ 84 milhões.
ENADE 2015 - QUESTÃO 25
Na busca da excelência, ao longo da década de 1990, as organizações passaram a se preocupar com a gestão da qualidade aplicada aos processos operacionais, ou seja, àqueles que transformam insumos em produtos. A utilização do ciclo PDCA (planejamento, execução, verificação dos resultados e ações corretivas) já era um método utilizado pelas empresas para planejarem e realizarem ações de melhorias nos processos. O ciclo PDCL é uma evolução das práticas do PDCA e diz respeito às práticas de gestão: planejamento, execução, verificação de cumprimento do padrão e aprendizado dos conceitos gerenciais.
Disponível em: <http:/ /wwwfna.ore.br>.
“Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).
A partir do fragmento de texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em uma organização, os processos gerenciais são mais importantes que os processos operacionais.
PORQUE
II. Os processos gerenciais transformam informações em decisões táticas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 26
A promoção da gestão do conhecimento nas organizações é considerada fator importante na busca por competitividade, pois auxilia no processo de geração de inovações e construção de valor a clientes. A distribuição de conhecimento não consiste apenas em compartilhar receitas para o sucesso, significa também repassar o conhecimento sobre como evitar erros, influenciando, portanto, o gerenciamento da qualidade.
PICININ, C. T; KOVALESKI ).L; RAIMUNDI, C. V. Gestão do conhecimento
e inovação: um enfoque logístico. Revista Eletrônica
FAFIR/FACIC, v. 01, n. 01, 2010 (adaptado).
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão da qualidade é adequadamente aplicável a um ambiente competitivo que exige inovações contantes.
PORQUE
II. O ciclo PDCL, ferramenta utilizada para melhoria contínua, ajuda a promover o aprendizado e a criação de vantagem competitiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
O gestor de qualidade, ao assessorar a empresa na implantação e execução da política de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, deve sempre procurar indicadores que traduzam o desempenho da empresa. Como indicadores de desempenho, a ABNT NBR 14.280 apresenta a Taxa de Frequência de Acidente Com Afastamento (TFACA) e Sem Afastamento (TFASA), a Taxa de Gravidade (TG) e o indicador Horas-Homem de Exposição ao Risco de Acidente (HHERA).
Associação Brasileira de Normas Técnicas: ABNT. NBR 14.280. Rio de Janeiro, 2001 (adaptado).
Os gráficos a seguir expressam o desempenho de uma empresa, de 2007 a 2014, de acordo com os indicadores apresentados na ABNT NBR 14.280.
A partir dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. De acordo com o indicador TFACA, o desempenho da empresa decresceu, entre 2007 e 2014, aproximadamente 84%, o que representa piora desse indicador.
II. De acordo com o indicador TFASA, o desempenho da empresa decresceu, entre 2007 e 2014, aproximadamente 60%, o que representa piora desse indicador.
III. De acordo com o indicador TG, o desempenho da empresa apresentou melhoria, entre 2007 e 2014, de aproximadamente 80%.
IV. De acordo com os indicadores TFACA, TFASA, TG e HHERA, entre 2007 e 2014, a política de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho adotada pela empresa obteve bons resultados.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
A gestão da cadeia de suprimentos possibilita a criação de valor por meio da integração dos seus diferentes participantes. Ela envolve os fornecedores em diferentes níveis, a empresa-base responsável pelo produto e uma estrutura de distribuição. Para verificar a qualidade dos componentes e materiais recebidos de fornecedores, bem como dos produtos intermediários e finais, são necessárias medições e verificações com base em padrões previamente definidos.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As organizações utilizam a metrologia, por meio do processo de medição direta ou indireta por comparação, para controlar a qualidade das peças produzidas.
PORQUE
II. Ao se utilizar a metrologia, busca-se diminuir a quantidade de itens reprovados, melhorando a produtividade e a eficiência do processo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
Em um sistema de gestão da qualidade eficiente, todos devem estar a par do que acontece e cabe à direção estabelecer um processo de comunicação. O sucesso de uma organização cuja gestão é embasada na qualidade depende de cada um dos seus colaboradores. Sabendo disso, a ISO 9001:2008, no seu requisito 5.5.3 (comunicação interna), solicita que a organização estabeleça um processo de comunicação eficiente. A ISO 9001:2008 descreve, ainda, que a alta direção deve assegurar que sejam estabelecidos, na organização, os processos de comunicação apropriados e que seja realizada a comunicação relativa à eficácia do sistema de gestão da qualidade.
A comunicação é o ato ou efeito de comunicar-se, de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer por meio da linguagem falada ou escrita, quer por meio de outros sinais, signos ou símbolos, aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual. É a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
Disponível em: <http:/ (www academiaplatonica.com.br>. Acesso em: 18 jul. 2015 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, relativas à comunicação em um sistema de gestão da qualidade, avalie as afirmações a seguir.
I. É preciso que a direção da organização estabeleça um processo de comunicação com todos os colaboradores sobre a eficácia do sistema de gestão da qualidade e crie um canal de comunicação, para que os colaboradores enviem seus recados, dúvidas e sugestões à direção.
II. Comunicação é a capacidade de trocar ou discutir ideias, dialogar e conversar, permitindo que a direção da organização e os colaboradores compartilhem, em um mesmo ambiente de discussão, o sistema de gestão da qualidade.
III. A comunicação prescinde de registros internos e externos para sua aplicação à gestão da qualidade.
IV. Um processo de comunicação interna efetivo, em todos os níveis hierárquicos da organização, independe da atuação dos líderes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 30
O primeiro passo na metodologia GEIQ (Gestão Integrada para a Qualidade), quanto às ações estratégicas para a qualidade, é a definição do estado desejado e o pleno conhecimento do estado atual da organização. O estado desejado (ED) é aquele que a organização deve alcançar para ser eficaz e competitiva, e estado atual (EA) é aquele em que a organização se encontra atualmente. As ações estratégicas têm como objetivo identificar e analisar os ambientes externo e interno de uma organização, com a finalidade de definir os caminhos adequados para atingir a qualidade e os objetivos pelo nível estratégico.
RODRIGUES, M. V. C. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria
dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3 ed. Rio de Janeiro:
Qualitymark, 2010 (adaptado).
A partir do texto, assinale a opção que apresenta elementos de análise do ambiente externo de uma organização.
A) Cenários e tendências setoriais.
B) Políticas, normas, procedimentos e certificações.
C) Negócio, missão, visão, valores e estratégias organizacionais.
D) Conjunto de colaboradores diversificado e programas de treinamento.
E) Condições e potenciais organizacionais: aspectos físicos, financeiros e tecnológicos.
ENADE 2015 - QUESTÃO 31
As auditorias internas, chamadas também de auditorias de primeira parte, são realizadas pela própria organização, para análise crítica pela direção e para outros propósitos internos, podendo formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização.
ABNT NBR 1SO 90012008: Sistemas de gestão
da qualidade: requisitos, 2008 (adaptado).
Considerando o contexto de auditoria interna, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na execução da atividade de auditoria interna, buscam-se fatos e evidências que possibilitem à organização se autodeclarar em conformidade com requisitos previamente determinados.
PORQUE
II. É necessária a elaboração de laudos e relatórios técnicos que comprovem o alcance dos requisitos normativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 32
O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta gráfica que tem como objetivo organizar a discussão sobre as causas de um problema prioritário, bem como os efeitos decorrentes desse problema. Esse diagrama faz parte das sete ferramentas da qualidade, sendo utilizado, no gerenciamento e controle da qualidade organizacional, para a identificação das causas fundamentais de um efeito que ocorre em determinado processo. A figura a seguir apresenta um exemplo desse diagrama.
Com base nesse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Diagrama de Ishikawa visa detectar diversas e possíveis causas do problema estudado, permitindo que cada participante contribua com seu conhecimento específico.
PORQUE
II. O Diagrama de Ishikawa é um processo de grupo em que os indivíduos emitem ideias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2015 - QUESTÃO 33
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro | da Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
Disponível em: <http://www.normaslegais.com.br>. Acesso em: 15 ago. 2015 (adaptado).
A figura a seguir apresenta o mapeamento do processo eleitoral de uma CIPA, conforme previsto na NR 5.
Com base nas informações apresentadas e considerando um exemplo de mapeamento de um processo eleitoral de uma CIPA que teve seu atual mandato iniciado em 21/06/2014, avalie as afirmações a seguir.
I. O empregador deverá convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA no dia 22/04/2015 e constituir, no dia 26/04/2015, a Comissão Eleitoral (CE), que será a responsável pela organização e pelo acompanhamento do processo eleitoral.
II. O empregador deverá publicar e divulgar o edital do processo eleitoral em locais de fácil acesso e visualização, no dia 06/05/2015.
III. A inscrição deverá ocorrer no período de 06/05/2015 a 21/05/2015, sendo facultada a todos os empregados interessados, independentemente de setores ou locais de trabalho em que atuem.
IV. O empregador deverá realizar a eleição no dia 21/05/2015 e a dar posse à CIPA eleita no dia 21/06/2015.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV
ENADE 2015 - QUESTÃO 34
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), também denominado como ciclo PDCA de melhorias, consiste em uma sequência de procedimentos racionais, embasada em fatos e dados, que visa levantar a causa fundamental de um problema, para combatê-lo e eliminá-lo.
WERKEMA, M.C.C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.
O MASP é um método que visa manter e controlar a qualidade de produtos, processos ou serviços, com diferentes versões, sendo cada uma delas adaptada de acordo com o problema que se propõe resolver.
CAMPOS, V.E. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Nova Lima:
INDG Tecnologia e Serviços, 200.
Considerando as informações apresentadas, relativas ao MASP, avalie as afirmações a seguir.
I. Devido a sua estrutura rígida de desenvolvimento, o MASP possibilita a eliminação de problemas dos processos decorrentes de falhas na produção.
II. O MASP é um método complexo estruturado com base na identificação e investigação de causas para determinação das ações de melhoria.
III. O MASP baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente apurados que causem problemas.
IV. As etapas de desenvolvimento do MASP asseguram a eliminação dos problemas decorrentes dos processos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2015 - QUESTÃO 35
A Gestão da Qualidade Total é uma abordagem que coloca qualidade no centro de todas as atividades de uma operação e enfatiza o atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores, desenvolvendo sistemas e procedimentos que apoiem a qualidade, visando à melhoria contínua. Ela pode ser vista como uma extensão natural de abordagens anteriores para a administração da qualidade, conforme ilustra a figura a seguir.
Visão evolutiva da Gestão da Qualidade Total.
LASCELLES, D.M.; DALE, E. G. The Road to Quality. Bedford: IFS Ltd, 1993 (adaptado).
O quadro a seguir apresenta as características das fases anteriores à Gestão da Qualidade Total, fases da qualidade A, B e C.
A figura e o quadro acima tratam das Fases da Qualidade A, B e C, que são, respectivamente, denominadas
A) Instrução, Controle da Qualidade e Garantia da Qualidade.
B) Inspeção, Controle da Qualidade e Garantia da Qualidade.
C) Instrução, Checagem e Garantia da Qualidade.
D) Inspeção, Controle da Qualidade e Checagem.
E) Inspeção, Checagem e Instrução.
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