Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito

Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito
prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao

Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito


1º SEMESTRE

1º DIA

HISTÓRIA

QUESTÃO 01
FATEC 2003: Na Grécia, a ameaça de fome e de escravidão por dívida para a população pobre fez com que esta procurasse novas terras e melhores condições de vida em outras regiões, as colônias.

A colonização grega

a) foi organizada por Companhias de Comércio. Contudo, era o Estado que escolhia aqueles que deveriam abandonar o país.

b) foi um empreendimento de particulares que financiavam a viagem para os mais pobres; estes deveriam trabalhar durante 5 anos, como servos, até pagarem sua dívida.

c) foi uma obra estatal, organizada e financiada pelos governos, que escolhiam o encarregado da expedição e designavam por sorteio os pobres que deveriam integrá-la.

d) foi totalmente financiada por particulares que davam aos que nela se engajavam todas as possibilidades para melhorar suas condições de sobrevivência.

e) foi feita pelo Estado, embora contasse com uma pequena contribuição de órgãos particulares para o financiamento dos meios de transporte.


QUESTÃO 02
"Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do séc. XI. O despertador da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos..."
(Edouard Perroy)

FATEC 2003: Dos fenômenos abaixo, foram os responsáveis, a partir do século XI, pelo ressurgimento do comércio na Europa:

a) as especiarias e artigos de luxo vindos do Oriente e a fuga dos servos para os centros urbanos.

b) a descentralização política européia, as especiarias e os artigos de luxo do Oriente que entravam pelos portos das cidades italianas.

c) as corporações de ofício, que buscavam adequar a produção ao consumo local, e a fuga dos servos para os grandes centros urbanos.

d) o aumento das atividades nos feudos, para atender as necessidades das cidades e as Cruzadas que iam lutar em Jerusalém.

e) a explosão demográfica do século X na Europa e as Cruzadas, que expulsaram os árabes do Mediterrâneo.


QUESTÃO 03
FATEC 2003: Não tendo capital necessário para realizar a colonização do Brasil, pois atravessava uma séria crise econômica, Portugal decidiu adotar o sistema de capitanias hereditárias.

É correto afirmar que

a) as capitanias foram entregues a capitães donatários, com o compromisso de promoverem seu povoamento e exploração; contudo, poucos eram os direitos e os privilégios que recebiam em troca.

b) o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico financeira de Portugal e a seu sucesso nas ilhas do Atlântico.

c) as capitanias eram pessoais, transferíveis, inalienáveis e não podiam ser passadas para seus herdeiros.

d) o sistema era regulamentado por dois documentos: a Carta de Doação e o Foral, sendo que na Carta de Doação vinham detalhados os direitos e deveres dos donatários, além dos impostos e tributos a serem pagos.

e) a administração política da colônia tornou-se centralizada, assim como a da Metrópole.


QUESTÃO 04
FATEC 2003: Considere as afirmações sobre a mineração.

I. O instrumento jurídico utilizado na mineração para adequar os princípios do Pacto Colonial à realidade econômica da colônia foi a Derrama.

II. Na faiscagem, que consistia na cata ao ouro de aluvião ou de lavagem, encontrado nos leitos dos córregos e rios, utilizavam-se instrumentos rudimentares, como a batéia, peneira de origem africana.

III. Embora o ouro brasileiro servisse para que a Coroa Metropolitana pudesse sobreviver financeiramente, não solucionava a economia de Portugal, pois o ouro somente passava por lá, terminando nos bancos ingleses como pagamento de dívidas.

A respeito dessas afirmações, deve-se concluir que

a) todas são erradas.
b) todas são corretas.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.


QUESTÃO 05
FATEC 2003: Os conflitos entre a Inglaterra e os colonos da América, que levaram à Guerra de Independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões:

a) desenvolvimento das manufaturas coloniais, sucessão do trono inglês, pagamento da dívida da guerra dos Sete Anos.

b) imigração estrangeira, nomeação de governadores, extinção das assembléias coloniais.

c) direito do Parlamento de legislar sobre as colônias, importação das manufaturas inglesas, liberdade de culto.

d) liberdade de comércio, representação colonial no Parlamento, legalidade da cobrança de impostos.

e) direito dos colonos de organizarem milícias, extinção da atividade agrícola no sul, criação de escolas.


QUESTÃO 06
FATEC 2003: A Inglaterra esteve presente em todas as guerras contra a França napoleônica e, por meio da diplomacia, procurou obter aliados no continente contra os franceses.

Isso porque

a) os ingleses temiam a propagação dos ideais revolucionários pelo continente europeu.

b) possuindo uma estrutura política semi-feudal, a Inglaterra não aceitava a ideologia liberal burguesa da Revolução Francesa.

c) a concorrência da França, como potência burguesa emergente, ameaçava a primazia comercial e marítima inglesa.

d) a Inglaterra sentia-se ameaçada pela hegemonia francesa nos mercados da América Ibérica.

e) o governo Inglês não apoiava o intervencionismo francês nos países europeus.


QUESTÃO 07
FATEC 2003: As linhas gerais da divisão colonial da África entre as potências europeias foram definidas na Conferência de Berlin (1884-1885).

Sobre essa Conferência é correto afirmar:

a) Convocada pelo chanceler alemão Bismark, discutiu os problemas da navegação e do comércio nos rios Congo e Níger e formas de apropriação colonial de territórios africanos.

b) Participaram da reunião representantes de 15 países europeus e 12 africanos, além dos EUA.

c) Dividiu o continente em colônias e fixou princípios para evitar conflitos entre as potências que se lançavam à partilha da África.

d) Estabeleceu o impedimento da evasão em massa dos excedentes demográficos europeus para esse continente.

e) Implantou regimes políticos favoráveis à independência das colônias africanas.


QUESTÃO 08
FATEC 2003: A Revolta do Forte de Copacabana, sublevação de caráter tenentista, tinha por objetivo

a) impor uma ditadura militar no país e impedir que Washington Luís tomasse posse.

b) acabar com a velha ordem oligárquica que tinha sido estabelecida desde o governo de Prudente de Moraes.

c) retornar ao regime monárquico, para solucionar a crise política vigente.

d) defender o domínio político de Minas Gerais e de São Paulo dentro da federação.

e) continuar com o sistema eleitoral, ameaçado pelas agitações políticas do momento.


QUESTÃO 09
FATEC 2003: Considere as seguintes afirmações sobre a Constituição Federal brasileira de 1988.

I. Foi elaborada pelos deputados e senadores eleitos, para substituir a da ditadura militar de 1967. Os trabalhos do Congresso Constituinte foram marcados pela pressão de empresários, das Forças Armadas e do próprio governo.

II. Ampliou os direitos dos cidadãos ao incluir as leis trabalhistas, estender o direito de voto aos analfabetos e aos jovens entre 16 e 18 anos de idade, e considerar a tortura e o racismo crimes inafiançáveis.

III. Manteve o presidencialismo e restabeleceu as eleições diretas em dois turnos para presidente, governadores e prefeitos. Estabeleceu mandato de 4 anos, com direito a reeleição, para Presidente da República.

Deve-se dizer, dessas afirmações, que

a) somente I e II são corretas.
b) somente I e III são corretas.
c) somente II e III são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.


QUESTÃO 10
FATEC 2003: Após a Revolução Cubana, mais precisamente, no primeiro dia do ano de 1959, os guerrilheiros comandados por Fidel Castro assumiram o poder.

Sobre essa Revolução afirma-se que:

I. realizou a reforma agrária e a expropriação de empresas norte-americanas.

II. conseguiu realizar algumas reformas sociais, mas perdeu o apoio da União Soviética a partir de 1964.

III. realizou reformas sociais importantes (reforma, agrária, educação e saúde, mas enfrenta problemas atuais devido a sua dependência excessiva da antiga União Soviética.

Quanto a essas afirmações, deve-se concluir que:

a) todas são erradas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas I e III são corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) todas são corretas.


QUESTÃO 11
FATEC 2003: Em agosto de 1990, Sadan Hussein invadiu o Kuwait, grande produtor de petróleo, anexando-o ao Iraque. Com o fracasso das negociações diplomáticas, formou-se uma aliança militar sob a liderança dos Estados Unidos.

Sobre esse contexto histórico é correto afirmar:

a) Durante cinco semanas (janeiro e fevereiro de 1991), o Iraque sofreu devastadores ataques aéreos. A chamada guerra do Golfo serviu de exibição das forças militares dos EUA e da URSS, num momento em que cessava a guerra fria.

b) Em 1999, Ehud Barak, primeiro ministro israelense, cancelou todos os acordos de paz realizados anteriormente com a OLP.

c) No fim de 1990, foi assinado um acordo de paz entre Itzhak Rabin, primeiro ministro israelense, e Yasser Arafat, líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que estabelecia a posse para os palestinos da Faixa de Gaza.

d) Os acordos firmados em 1991, entre os líderes de Israel e da OLP, foram reconhecidos pelos grupos extremistas de ambos os lados.

e) O fim da Guerra do Golfo estimulou os Estados Unidos a tentarem por fim à prolongada luta entre Israel e seus vizinhos árabes, que tinha como foco a questão palestina.


QUESTÃO 12
FATEC 2003: Exatamente às 13 horas do dia 25 de julho de 2002, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou oficialmente O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). O potencial de riquezas da Amazônia estimulou, desde muito cedo, os projetos de controle e ocupação do espaço da bacia amazônica.

Sobre a história dessa região é correto afirmar:

a) Em 1750, o Tratado de Madri substituiu o de Tordesilhas. O novo tratado, logo depois de contestado pela coroa espanhola, confirmava o controle português sobre a maior parte da atual Amazônia brasileira.

b) A transferência da capital para Belém e a criação da capitania de São José do Rio Negro tinham como objetivo separar o território de domínio português sobre a região.

c) O Estado nacional brasileiro voltou-se para o problema da integração da Amazônia no início do século XX, associado à "marcha para Oeste" lançada por Getúlio durante o "Estado Novo" .

d) A decisão de implantação do SIVAM corresponde a um projeto envolvendo a implantação de uma infraestrutura viária e energética, propiciando a compra subsidiada de glebas de terras por empresários nacionais e internacionais.

e) A criação do SIVAM visou a integrar ao território brasileiro parte da Amazônia internacional, cujas "fronteiras mortas", muito povoadas, favoreciam o contrabando de armas, o narcotráfico e o garimpo descontrolado em reservas indígenas.


QUÍMICA

QUESTÃO 13
FATEC 2003: O suco de laranja concentrado da marca M contém 20 mg de vitamina C por 50 mL de suco concentrado.

Para ser consumido, deve ser diluído com água até que seu volume seja 4 vezes maior que o inicial. Por outro lado, o suco em pó da marca T é vendido em envelopes de 45 g, que contêm 75 mg de vitamina C, devendo cada envelope ser dissolvido em 1L de água.

Assinale a alternativa que indica o conteúdo aproximado de vitamina C em um copo de 200 mL do suco M e em um copo de 200 mL do suco T, ambos após a preparação indicada com água.

Suco M preparado


QUESTÃO 14
FATEC 2003: Considere um frasco contendo 100 mL de solução de Na2CO3 0,1 mol/L. A esse frasco foram adicionados, gota a gota, 200 mL de solução de CaCl2 0,1 mol/L.

Assinale a alternativa em que o gráfico melhor representa a variação de massa do precipitado que se forma no interior do frasco.




QUESTÃO 15
FATEC 2003: Em aparelhagem adequada, nas condições ambientes, certa massa de carbonato de cálcio foi colocada para reagir com excesso de ácido clorídrico diluído.

Dessa transformação, resultou um gás. O volume de gás liberado foi medido a cada 30 segundos. Os resultados são apresentados a seguir:

Tabela

Analisando-se esses dados, afirma-se:

I. O volume de gás liberado aumentará se após 180 segundos adicionarmos mais ácido.

II. O carbonato de cálcio é o reagente limitante dessa transformação, nas condições em que foi realizada.

III. O gás liberado nessa transformação é o hidrogênio, H2.

IV. Construindo-se um gráfico do volume gasoso liberado em função do tempo, a partir de 3 minutos, a curva obtida apresentará um patamar.

Estão corretas as afirmações

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


QUESTÃO 16
FATEC 2003: O cloreto de potássio (KCl) é um sal bastante solúvel em água.

Essa solução foi submetida a alguns testes, cujos resultados estão representados abaixo:


Assinale a alternativa em que se encontra um outro sal cuja solução aquosa, submetida aos mesmos testes, daria resultados análogos aos observados para a solução de KCl:

a) CaS
b) MgO
c) BaI
d) NaBr
e) HF


QUESTÃO 17
FATEC 2003: O volume ocupado por qualquer amostra de água depende da temperatura da amostra.

O gráfico a seguir representa a variação do volume de certa amostra de água em função da sua temperatura.


Analisando-se o gráfico, pode-se concluir que a densidade da água

a) cresce com o aumento do volume.
b) varia linearmente com a temperatura.
c) não varia com a temperatura.
d) é mínima a 0°C.
e) é máxima a 4°C.


QUESTÃO 18
FATEC 2003: O gás natural, constituído principalmente de metano (CH4), está sendo utilizado como combustível para automóveis e outros veículos. O gás natural é mais seguro para essa utilização do que o gás liqüefeito de petróleo – GLP (mistura de propano – C3H8, e butano – C4H10). Sobre isso, fazemos as seguintes afirmações:

I. Em caso de vazamento, o gás natural tende a subir e se dispersar na atmosfera, enquanto o GLP tende a se acumular junto ao solo, aumentando o risco de explosão.

II. O gás natural é menos denso que o ar, enquanto o GLP é mais denso.

III. O gás natural é menos corrosivo para os tanques de combustível que o GLP, devido a sua baixa massa molar.

Dados – massas molares (g/mol):
CH4 .......................... 16
ar (valor médio) ....... 28,8
propano ................... 44
butano ..................... 58

Dessas afirmações, são corretas:

a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.


QUESTÃO 19
FATEC 2003: A vitamina E é uma substância que tem sido considerada importante em nossa dieta, por ter características antioxidantes. Observe sua fórmula estrutural:

Analisando as fórmulas estruturais abaixo, outra substância cuja cadeia carbônica sugere que também deva ter características antioxidantes é:

Opções


QUESTÃO 20
FATEC 2003: A ilustração refere-se a um experimento em que lâminas metálicas são imersas em soluções de solutos iônicos.

Fatec

Analisando-se os valores dos Eᶿ de redução:

E

pode-se concluir que não serão observados sinais de transformação química

a) no tubo 1.
b) nos tubos 2 e 3.
c) no tubo 2.
d) nos tubos 1 e 3.
e) no tubo 4.


QUESTÃO 21
FATEC 2003: A unidade de repetição de um polímero de condensação é assim representada.

Unidades

Dentre os monômeros, cujas estruturas são dadas a seguir

Fatec

pode-se afirmar que originaram o polímero, os monômeros representados como

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.


QUESTÃO 22
FATEC 2003: Em uma caverna foram encontrados restos de um esqueleto humano, tendo-se determinado nos ossos uma taxa de C-14 igual a 6,25% da taxa existente nos organismos vivos e na atmosfera.

Sabendo-se que a meia-vida do C-14 é de 5600 anos, pode-se afirmar que a morte do indivíduo ocorreu há

a) 22400 anos.
b) 16800 anos.
c) 11200 anos.
d) 5600 anos.
e) 350 anos.


QUESTÃO 23
FATEC 2003: A seguir estão descritas observações sobre a transformação química envolvendo a etilamina CH3CH2NH2(aq) e solução diluída de HCl e, também, a equação química que a representa.

Fatec

Sobre a transformação ilustrada são feitas as afirmações

I. O produto formado é o cloreto de etilamônio, um sal inodoro e não volátil.

II. A transformação ilustrada na figura é endotérmica.

III. O odor de peixe reaparece com a adição de excesso de uma base, como o NaOH.

Dessas afirmações, apenas

a) a I e a II são corretas.
b) a I é correta.
c) a II é correta.
d) a II e a III são corretas.
e) a I e a III são corretas.


QUESTÃO 24
FATEC 2003: Cinco amostras de 300 g de ferro foram utilizadas para fabricar diferentes objetos, que foram levados para diferentes locais.

Assinale a alternativa em que a amostra deverá oxidarse ("enferrujar") mais rapidamente.

a) Limalha de ferro no porto de Santos.

b) Limalha de ferro no sertão semi-árido.

c) Um martelo numa fazenda próxima a Manaus.

d) Um monte de pregos no porto de Santos.

e) Um martelo no sertão semi-árido.


INGLÊS

Leia o texto a seguir e responda às questões de 25 a 28.

EPHEDRA: Who´s Telling the Truth?

Call them the ephedra wars. For the past five years, the FDA has been trying to restrict the availability of ephedra, an herbal stimulant and the active ingredient in hundreds of popular diet aids and energy boosters sold across the U.S. The reason for the agency´s mounting alarm: ephedra has been linked to a number of strokes, heart attacks and seizures and more than 100 deaths. But every time the FDA gets closer to its goal, the dietary-supplements industry successfully lobbies other parts of the government to roll back changes. – By Leon Jaroff
Time, August 26, 2002

Vocabulário para as questões de 25 a 28.
• truth = verdade
• availability = disponibilidade
• hundreds of = centenas de
• diet aids = auxiliares de dieta
• energy boosters = energéticos
• mounting = em ascensão
• to be linked to = estar ligado a
• stroke = derrame
• seizures = ataques
• death = morte
• to get closer = aproximar-se
• goal = meta, objetivo
• to roll back = voltar atrás

QUESTÃO 25
FATEC 2003: De acordo com o texto,

a) o FDA proibiu o uso da ephedra dentro do território norte-americano.

b) a ephedra é um ingrediente encontrado em vários energéticos vendidos nos E.U.A.

c) a ephedra é um ingrediente ativo encontrado em estimulantes do apetite.

d) o FDA conseguiu restringir a importação de energéticos que contêm ephedra.

e) a ephedra é uma droga eficaz no tratamento da AIDS.


QUESTÃO 26
FATEC 2003: Segundo o texto, o uso da ephedra pode causar

a) derrames.
b) cólicas renais.
c) diarréias.
d) vômitos.
e) alergias.


QUESTÃO 27
FATEC 2003: O pronome "its" na frase "But every time the FDA gets closer to its goal, ..." refere-se a

a) ephedra.
b) time.
c) dietary-supplements.
d) FDA.
e) goal.


QUESTÃO 28
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta a voz ativa correta da frase grifada em "ephedra has been linked to a number of strokes, heart attacks and seizures and more than 100 deaths." .

a) They linked ephedra to a number of strokes.

b) A number of strokes have been linked to ephedra.

c) They have linked ephedra to a number of strokes.

d) A number of strokes has been linked to ephedra.

e) They had been linked ephedra to a number of strokes.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 29 a 32.

It´s Not the Carbs, Stupid

In the mid-19ᵗʰ century, William Banting first popularized the low carbo-hydrate weight-loss plan that has once again grabbed the media´s collective attention. Banting was a well-meaning London undertaker who grew so fat in middle age that he could not descend a staircase face first, for fear of being toppled by his copious paunch. His friend and physician, the noted British aural surgeon William Harvey, prescribed a regimen focused on meat, small amounts of fruit and liberal lashings of Claret, sherry and Madeira, which helped Banting drop 35 pounds in 38 weeks.
– BY ELLEN RUPPEL SHELL
Newsweek, August 5, 2002

Vocabulário para as questões de 29 a 32.

• in the mid-19th century = em meados do século 19
• weight-loss plan = plano de perda de peso
• once again = mais uma vez
• to grab the media = chamar atenção da mídia
• well-meaning = bem conceituado
• undertaker = agente funerário
• to grow = tornar-se, ficar
• so fat = tão gordo
• middle age = meia-idade
• staircase = escada
• fear = medo
• to topple = cair
• copious paunch = pança volumosa (barriga)
• physician = médico
• surgeon = cirurgião
• to prescribe = receitar
• to focus on = focar em
• meat = carne
• small amounts = pequenas quantidades
• lashing = abundância
• to drop = emagrecer

QUESTÃO 29
FATEC 2003: De acordo com o texto, a dieta de William Banting

a) não foi aprovada pela mídia.
b) foi criticada pelos médicos da época.
c) foi popularizada no início do século 19.
d) fazia uso de moderadores de apetite.
e) continha baixo teor de carboidratos.


QUESTÃO 30
FATEC 2003: Segundo o texto, William Banting

a) era agente funerário em Londres.

b) era proprietário de um restaurante em Londres.

c) inspirou-se nas dietas da Idade Média para criar seu regime.

d) foi também um cirurgião notável em sua época.

e) conseguiu perder 35 quilos em menos de um ano.


QUESTÃO 31
FATEC 2003: Assinale a alternativa em que o adjetivo é composto por dois substantivos, como na palavra "weight-loss", na 2ª linha do texto.

a) low-cholesterol meals.
b) high-fat intake.
c) western-style boots.
d) well-known people.
e) ice-cream flavors.


QUESTÃO 32
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do caso possessivo, como no substantivo "media" em "the media’s collective attention"

a) mens’ garment.
b) womens’ wear.
c) mental’s disturbance.
d) children’s clothes.
e) disappointment’s feeling.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 33 a 36.

The Mystery of Lupus

Many people have heard of lupus, but nobody truly understands it. A chronic inflammatory disease, it causes the immune system to attack the heart, kidneys and other organs. And a recent study by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention found that over a 20–year period, the death rate rose 33 percent.

Anyone can contract the illness, though it’s most common among those between 15 and 44. Women are a greater risk than men, and black women have the highest risk of all.

Researchers don’t know why, nor do they know what causes it in the first place. And there’s another problem: people often go for years without knowing they have it. That’s because it’s a complex diagnosis and there isn’t one test that’s always conclusive. Early symptoms are similar to the flu: fatigue, weakness and sporadic joint pain. But with lupus, patients often also get a rash that spreads across the nose and cheeks.

If you think you might have lupus, talk to your doctor. Early treatment is important, and promising new drugs are expected within five years.
– DR. IAN SMITH
Newsweek, July 8, 2002

Vocabulário para as questões de 33 a 36.

• to hear of = ouvir falar de
• truly = verdadeiramente
• disease (illness) = doença
• kidneys = rins
• death rate = taxa de mortalidade
• to rise – rose – risen = aumentar
• anyone = qualquer pessoa
• though = embora
• the highest risk = o risco mais alto
• researchers = pesquisadores
• early symptoms = sintomas iniciais
• flu = gripe
• weakness = fraqueza
• joint pain = dor nas juntas
• rash = erupção na pele
• to spread = espalhar-se
• cheeks = bochechas
• within five years = em 5 anos

QUESTÃO 33
FATEC 2003: Segundo o texto, o lupus

a) é uma doença da qual poucos têm conhecimento.

b) pode atacar pessoas de qualquer idade e sexo.

c) teve a sua causa descoberta recentemente por alguns pesquisadores.

d) pode ser facilmente diagnosticado depois de contraído.

e) apresenta uma taxa de morte correspondente a 33%.


QUESTÃO 34
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta o grupo de maior risco para a contração do lupus.

a) Mulher, branca, menos de 15 anos.

b) Homem, branco, menos de 15 anos.

c) Mulher, negra, mais de 44 anos.

d) Mulher, negra, entre 15 e 44 anos.

e) Homem, negro, entre 15 e 44 anos.


QUESTÃO 35
FATEC 2003: A palavra "though" em "..., though it’s most common among those between 15 and 44.", no segundo parágrafo do texto, indica uma relação de

a) tempo.
b) concessão.
c) conseqüência.
d) explicação.
e) causa.


QUESTÃO 36
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta a forma interrogativa correta da frase "..., the death rate rose 33 percent.", no primeiro parágrafo do texto.

a) Did the death rate rose 33 percent?
b) Did the death rate raise 33 percent?
c) Did the death rate rise 33 percent?
d) Does the death rate rise 33 percent?
e) Does the death rate rose 33 percent?


MATEMÁTICA

QUESTÃO 37
FATEC 2003: Em certa região árida prevê-se construir um açude, cuja superfície tem aproximadamente a forma de um losango, conforme a vista superior apresentada.

A capacidade do açude em litros pode ser estimada multiplicando-se a área de sua superfície pela profundidade, lembrando que 1m³ corresponde a 10³ litros.

Se a profundidade média do açude é 2m e ele estiver completamente cheio, aproximadamente quantas famílias com consumo mensal de 2 x 10⁴ litros de água cada uma poderiam ser atendidas em um mês? A resposta correta é

a) 640
b) 1 600
c) 6 400
d) 16 000
e) 64 000


QUESTÃO 38
FATEC 2003: Na figura abaixo tem-se o ponto P, afixo do número complexo z, no plano de Argand-Gauss.


Se  é o complexo conjugado de z, então



QUESTÃO 39
FATEC 2003: Um auditório foi construído de acordo com o esquema abaixo:

FATEC 2003: Um auditório foi construído de acordo com o esquema abaixo

A platéia tem 18 filas de assentos e cada fila tem 4 lugares a mais que a anterior.

Se forem convidadas 800 pessoas para assistir a um evento e todas comparecerem,

a) ficarão vagos 140 lugares.
b) ficarão vagos 64 lugares.
c) faltarão 44 lugares.
d) faltarão 120 lugares.
e) não sobrarão nem faltarão lugares.


QUESTÃO 40
FATEC 2003:  Uma das raízes da equação x³ + 3x² + 2x – 120 = 0 é um número inteiro positivo menor do que 5.

Outra das raízes é



QUESTÃO 41
FATEC 2003: Com uma letra A, uma letra C, uma letra E, uma letra F e uma letra T, é possível formar 5! = 120 “palavras” distintas (anagramas, com ou sem sentido).

Colocando-se essas “palavras” em ordem alfabética, a posição ocupada pela palavra FATEC será a

a) 77ª
b) 78ª
c) 80ª
d) 88ª
e) 96ª


QUESTÃO 42
FATEC 2003: Um engenheiro, estudando a resistência de uma viga de certo material, obteve os seguintes dados:


O engenheiro suspeita que a deformação D pode ser dada em função do peso x por uma expressão do tipo D(x) = ax² + bx + c.

Usando os dados da tabela, ele escreve um sistema de equações lineares e determina os valores dos coeficentes a, b, c. O valor de a é:



QUESTÃO 43
FATEC 2003: Seja r a reta que passa pelos pontos (3,2) e (5,1). A reta s é a simétrica de r em relação à reta de equação y = 3.

A equação de s é

a) x + 2y – 7 = 0
b) x + 2y – 5 = 0
c) x – 2y + 5 = 0
d) x – 2y – 11 = 0
e) 2x – y + 5 = 0


QUESTÃO 44
FATEC 2003: Um pai dividiu a quantia de R$ 750,00 entre seus três filhos.

A quantia recebida por Carlos correspondeu a  da recebida por André e esta correspondeu a  da recebida por Bruno. É verdade que

a) Carlos recebeu R$ 60,00 a mais que Bruno.
b) André recebeu R$ 100,00 a menos que Carlos.
c) Bruno recebeu R$ 70,00 a menos que Carlos.
d) Carlos recebeu R$ 100,00 a mais que André.
e) André recebeu R$ 40,00 a menos que Bruno.


QUESTÃO 45
FATEC 2003: No início de uma temporada de calor, já havia em certo lago uma formação de algas. Observações anteriores indicam que, persistindo o calor, a área ocupada pelas algas cresce 5% a cada dia, em relação à área do dia anterior.

Nessas condições, se, em certo dia denominado dia zero, as algas ocupam 1000 m², aproximadamente em quantos dias elas cobririam toda a superfície de 16 000 m² do lago?

(Use em seus cálculos: log 1,05 = 0,02 e log 2 = 0,30.)

a) 20
b) 60
c) 80
d) 100
e) 120


QUESTÃO 46
FATEC 2003: Sobre as sentenças

I. sen 40° < sen 50°
II. cos 190° > cos 200°
III. tg 60° = tg 240°

é correto afirmar que somente

a) I é verdadeira.
b) II é verdadeira.
c) III é verdadeira.
d) I e II são verdadeiras.
e) I e III são verdadeiras.


QUESTÃO 47
FATEC 2003: Em um motor há duas polias ligadas por uma correia, de acordo com o esquema abaixo.


Se cada polia tem raio de 10 cm e a distância entre seus centros é 30 cm, qual das medidas abaixo mais se aproxima do comprimento da correia?

a) 122,8 cm
b) 102,4 cm
c) 92,8 cm
d) 50 cm
e) 32,4 cm


QUESTÃO 48
FATEC 2003: Duas esferas maciças iguais e tangentes entre si estão inscritas em um paralelepípedo reto-retângulo oco, como mostra a figura abaixo.

Observe que cada esfera tangencia as quatro faces laterais e uma das bases do paralelepípedo.

O espaço entre as esferas e o paralelepípedo está preenchido com um líquido. Se a aresta da base do paralelepípedo mede 6 cm, o volume do líquido nele contido, em litros, é aproximadamente igual a

a) 0,144
b) 0,206
c) 1,44
d) 2,06
e) 20,6


2 º DIA

Física

QUESTÃO 01
FATEC 2003: No Sistema Internacional, a unidade de potência é watt (W).

Usando apenas unidades das grandezas fundamentais, o watt equivale a

a) kg m/s
b) kg m²/s
c) kg m/s²
d) kg m²/s²
e) kg m²/s³


QUESTÃO 02
FATEC 2003: Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são percorridos com uma velocidade média de 100 km/h. Após uma parada de 30 minutos para um lanche, a viagem é retomada, e os 150km restantes são percorridos com velocidade média de 75km/h.

A velocidade média da viagem completa foi, em km/h:

a) 60
b) 70
c) 80
d) 90
e) 100


QUESTÃO 03
FATEC 2003: Um corpo está submetido à ação exclusiva e simultânea de três forças  e  como é mostrado na figura.

Gráfico

Dados: sen 37° = 0,60
cos 37° = 0,80

Sabendo que a intensidade da força  é de 40 N e que o corpo está em repouso, as intensidades das forças , em newtons, valem, respectivamente:

a) 30 e 40
b) 30 e 50
c) 40 e 30
d) 40 e 50
e) 50 e 30


QUESTÃO 04
FATEC 2003: Um bloco de massa 5,0 kg se move sobre uma superfície horizontal e passa por um ponto A com velocidade de 10 m/s.

Em seguida, atinge uma rampa, como mostra a figura, e sobe até o ponto B , que está a 2,0m de altura.

Gráfico

Dado: g = 10 m/s²

A energia mecânica dissipada pelo atrito no percurso de A a B, em joules, foi de:

a) 50
b) 100
c) 150
d) 200
e) 250


QUESTÃO 05
FATEC 2003: Um bloco de massa 3,0 kg repousa sobre uma superfície horizontal, sem atrito. Uma força constante e horizontal de intensidade 9,0 N é aplicada no bloco, durante 5,0 s.

O módulo da quantidade de movimento do bloco no instante 5,0 s após a aplicação da força, em kg m/s, vale:

a) 45
b) 30
c) 23
d) 15
e) 9,0


QUESTÃO 06
FATEC 2003: Um cientista coloca um termômetro em um béquer contendo água no estado líquido.

Supondo que o béquer esteja num local ao nível do mar, a única leitura que pode ter sido feita pelo cientista é:

a) –30K
b) 36K
c) 130°C
d) 250K
e) 350K


QUESTÃO 07
FATEC 2003: Um gás ideal exerce pressão de 2 atm a 27°C . O gás sofre uma transformação isobárica na qual seu volume sofre um aumento de 20%.

Supondo não haver alteração na massa do gás, sua temperatura passou a ser, em °C:

a) 32
b) 54
c) 87
d) 100
e) 120


QUESTÃO 08
FATEC 2003: O gráfico abaixo representa a variação de uma grandeza física X em função do tempo.


A grandeza X pode ser

a) a velocidade de um objeto em movimento uniformemente acelerado.

b) a velocidade de um objeto em movimento uniforme.

c) a temperatura de um objeto que está sendo resfriado.

d) a aceleração de um objeto em movimento uniformemente acelerado.

e) a posição de um objeto em queda livre nas proximidades da superfície terrestre.


QUESTÃO 09
FATEC 2003: No esquema a seguir está representado, em escala, um raio de luz que incide numa lente convergente e o respectivo raio emergente.

Tabela

De acordo com o esquema e a escala anexa, a distância focal da lente, em centímetros, vale:

a) 45
b) 30
c) 23
d) 15
e) 10


QUESTÃO 10
FATEC 2003: Uma onda se propaga numa corda, da esquerda para a direita, com freqüência de 2,0 hertz, como é mostrado na figura.

Gráfico

De acordo com a figura e a escala anexa, é correto afirmar que

a) o período da onda é de 2,0 s.

b) a amplitude da onda é de 20 cm.

c) o comprimento da onda é de 20 cm.

d) a velocidade de propagação da onda é de 80 cm/s.

e) todos os pontos da corda se movem para a direita.


QUESTÃO 11
FATEC 2003: Um chuveiro elétrico não está aquecendo satisfatoriamente a água. Para resolver esse problema, fechase um pouco a torneira.

Com esse procedimento estamos

a) aumentando a corrente elétrica que atravessa o chuveiro.

b) aumentando a diferença de potencial nos terminais do chuveiro.

c) diminuindo a resistência elétrica do chuveiro.

d) diminuindo a massa de água que será aquecida por unidade de tempo.

e) economizando energia elétrica.


QUESTÃO 12
FATEC 2003: No circuito abaixo os aparelhos de medida são ideais.

O voltímetro V1 indica 24V.

Gráfico

As indicações do amperímetro A e do voltímetro V2 são, respectivamente:

a) 1,0 A e 24 V
b) 1,2 A e 36 V
c) 1,2 A e 24 V
d) 2,4 A e 36 V
e) 1,0 A e 36 V


Geografia

QUESTÃO 13
FATEC 2003: Observe a representação abaixo.

Mapa
Fonte: Simielli, M.E. Geoatlas, 2000, p.18.

No planisfério estão representados

a) os países em que o petróleo responde por cerca de 70% do total de suas exportações.

b) os centros de inovação científica e tecnológica acoplados aos países recentemente industrializados.

c) os maiores consumidores de CFC, gás responsável pela diminuição da camada de ozônio do planeta.

d) os maiores exportadores de alimentos, a maioria com elevada participação da agricultura no PIB nacional.

e) os países com megadiversidade, responsáveis pelo controle dos santuários existentes nos continentes e oceanos.


QUESTÃO 14
FATEC 2003: Cerca de meio bilhão de pessoas no mundo sofreram com a falta de água, em 2001, segundo informações divulgadas no Relatório do Fundo das Nações Unidas para a População.

Essa crise de abastecimento ocorreu por várias razões, dentre elas

a) as secas prolongadas, em países da América, Ásia, África e Oceania, e a contaminação dos cursos de água, por pesticidas e fertilizantes empregados na agricultura.

b) a ausência de aqüíferos, na América Latina, para abastecimento da numerosa população e a contaminação dos cursos de água, por pesticidas e fertilizantes empregados na agricultura.

c) as secas prolongadas, em países da América, Ásia, África e Oceania, e o fato de os grandes depósitos de água subterrânea concentrarem-se nos países desenvolvidos de baixa densidade demográfica.

d) a ausência de aqüíferos, na América Latina, para abastecimento da numerosa população e a degradação do solo e das águas dos rios por dejetos industriais, impedindo sua utilização.

e) a salinização de lagos no Canadá e países da América do Sul e o fato de os grandes depósitos de água subterrânea concentrarem-se nos países desenvolvidos de baixa densidade demográfica.


QUESTÃO 15
FATEC 2003: Os efeitos da globalização da economia estão presentes em vários setores produtivos, podendo afirmarse que

a) o modelo de fabricação em série, com grandes estoques, divisão e especialização do trabalho continua fortalecido na maior parte dos países desenvolvidos.

b) os transgênicos, apesar de protestos, otimizaram a produção agrícola ao reduzir os custos gerais, tanto nos países ricos como nos pobres, contribuindo para a gradual diminuição das diferenças econômicas entre eles.

c) os países desenvolvidos gastam muito menos com subsídios e protecionismo agropecuário e industrial, que os países de economias emergentes.

d) a indústria do novo milênio produz bens de diversas marcas em um mesmo lugar, graças à padronização das linhas de montagem de empresas diferentes em uma só fábrica.

e) a economia mundial do novo milênio apresenta uma aceleração contínua, como resultado do elevado crescimento das economias européias e japonesa, além da expansão, sem precedentes, do consumo de bens e serviços nos Estados Unidos.


QUESTÃO 16
FATEC 2003: Observe os climogramas a seguir.

Fatec

Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a diversidade climática da Terra, I, II e III correspondem, predominantemente, aos climas

a) Frio, Subtropical e Equatorial.

b) Polar, Temperado Continental e Subtropical.

c) Frio, Mediterrâneo e Temperado Oceânico.

d) Temperado Oceânico, Polar e Tropical.

e) Temperado Continental, Frio e Equatorial.


QUESTÃO 17
FATEC 2003: Um quarto de toda a produção mundial de bens e serviços foi exportado no ano de 2000, registrando a maior taxa de crescimento do últimos dez anos.
(Adapt. OMC, Relatório 2000).

A esse respeito é correto afirmar que:

a) o crescimento do comércio internacional deveu-se ao êxito da “Rodada do Milênio”, que resolveu impasses entre EUA e União Européia, sobre aplicação de tarifas.

b) a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) destacou-se como o maior bloco, em número de países-membros, mas o menor, em volume de negócios.

c) a tendência de regionalização da economia, registrando o aumento das transações comerciais de um mesmo bloco, fortaleceu-se com o fim da Guerra Fria.

d) o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) perdeu a liderança mundial, devido à diminuição do volume de circulação de mercadorias, desde a crise do México e o separatismo em Québec.

e) o Japão, graças aos investimentos em alta tecnologia, continua sendo, na atualidade, o país que mais comercializa no mundo, respondendo por mais de 40% do volume de mercadorias em circulação.


QUESTÃO 18
FATEC 2003: Considere as organizações I e II para assinalar a alternativa correta.

I. Organização fundamentalista criada na década de 1980, para lutar contra o domínio soviético no Afeganistão.

II. Grupo islâmico de combate a Israel, apoiado por outros, como a Síria e o Irã.

Os nomes das organizações I e II, com os respectivos países e/ou regiões em que elas têm a maior expressão, correspondem a:

a) Jihad, no Afeganistão, e Hamas, no Líbano.

b) Hezbollah, no Iraque, e OLP, na Palestina.

c) Al Qaeda, no Afeganistão/Paquistão, e Likud, em Gaza.

d) Hamas, na Palestina, e OLP, em Gaza.

e) Al Qaeda, no Afeganistão, e Hezbollah, no Líbano.


QUESTÃO 19
FATEC 2003: A população mundial soma mais de seis bilhões de pessoas, vivendo em condições desiguais.

Com base em estudos demográficos é correto afirmar que

a) a África continua a ser o continente mais populoso do mundo, devido às elevadas taxas de crescimento demográfico registradas na maioria de suas nações.

b) países europeus como Portugal, Espanha e Grécia, em decorrência das baixas taxas de crescimento demográfico, têm apelado para a mão-de-obra imigrante para suprir a falta de jovens e de população em idade produtiva.

c) a China, graças a uma severa política de controle de natalidade, perdeu sua condição de país mais populoso do mundo para a Índia, que recusa a adoção de políticas antinatalistas, por motivos religiosos.

d) as revoluções agrícola e industrial, as descobertas médicas e as melhorias nas condições sanitárias são fatores explicativos da primeira etapa da transição demográfica registrada desde o final do século XIX, na América do Norte e Europa.

e) os tipos de transição demográfica variam de acordo com a duração do processo e a amplitude das variações da taxa de crescimento vegetativo, razão pela qual nenhum país, até hoje, entrou na segunda etapa da transição.


QUESTÃO 20
FATEC 2003: Relacione o croqui apresentado abaixo com a legenda numerada de I a IV para assinalar a resposta correta.

Organização da Região Nordeste segundo os tipos de uso do solo

A sequência correta da legenda do croqui está contida na alternativa:



QUESTÃO 21
Considere o texto apresentado abaixo.

“Acredita-se que a qualificação do trabalhador é exigida para que se consiga tirar das novas tecnologias o máximo proveito. Mas as tecnologias avançadas são muito versáteis e podem também ser operadas aquém de suas possibilidades. Além disso, se o rendimento do trabalhador é um terço do que poderia ser, mas o salário é um décimo do praticado em países desenvolvidos, a subutilização da máquina pode fazer bastante sentido.”
Fonte: OLIVA, Jaime; GIANSANTI Roberto.
Temas da Geografia do Brasil.
São Paulo: Atual, 1999 p. 93.

FATEC 2003: Considerando-se as mudanças recentes na localização industrial no Brasil, pode-se afirmar que o conteúdo do texto

a) não é válido para as mudanças mais recentes, já que apenas as indústrias de bens de consumo não-duráveis, que utilizam muita mão-de-obra, deslocaram-se do Sudeste para o Nordeste, em busca de menores salários.

b) está relacionado às estratégias das empresas transnacionais no país, que dispõem de uma organização capaz de qualificar trabalhadores em qualquer local escolhido para seus investimentos.

c) ajuda a explicar a instalação de indústrias automotivas fora das principais regiões metropolitanas do país, nas quais ainda se concentram a mão-de-obra mais qualificada e, também, os maiores salários.

d) refere-se à organização da indústria instalada na Zona Franca de Manaus, cujos lucros são provenientes da isenção de impostos e dos baixos salários dos trabalhadores.

e) é válido para aqueles setores da indústria nos quais a tecnologia empregada na produção ainda não é um fator de peso no custo de seus produtos, como a indústria extrativa mineral, petrolífera e de papel e celulose.


QUESTÃO 22
FATEC 2003: Assinale a alternativa que associa corretamente o fator causador de impacto ambiental ao ecossistema brasileiro.



QUESTÃO 23
Considere a figura a seguir.

Figura
Disponível em: <http://www.abrasil.gov.br/infra/transportes> Acesso em: outubro de 2002.

FATEC 2003: A grande concentração de fluxos e fixos representada na figura acima caracteriza, de modo geral, uma economia

a) planificada, constituída pelos principais centros de gestão governamental, responsáveis pela oferta dos serviços e da rede de transportes.

b) semelhante a fronteira de recursos, pois os meios de circulação abrangem apenas uma pequena extensão do seu território.

c) estagnada e pouco diversificada, com desigualdades sociais profundas, herança do período colonial, no qual predominou o latifúndio e a mão-de-obra escrava.

d) de aglomeração, possuindo a maior concentração de indústrias do país, rede de cidades complexa, densa rede de serviços, comunicações e transportes.

e) de enclave, ou seja, apenas mantém relações com os lugares próximos e com a economia mundial.


QUESTÃO 24
Observe a figura abaixo:

PARTICIPAÇÃO NO PIB NACIONAL

Participação no PIB Nacional
Fonte: IBGE . (apud MAGNOLI, D.; Araújo, R. Projeto de Ensino de
Geografia. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001. p.99.)

FATEC 2003: Considere as afirmações relacionadas à figura que representa as áreas das Unidades da Federação (UF) proporcionais à porcentagem de sua participação no PIB do país.

I. Os maiores PIBs correspondem, comparativamente, às sociedades das UF de maior extensão e maior povoamento.

II. A representação das porcentagens correspondentes ao PIB das diferentes UF revela a existência de graves disparidades geoeconômicas no país.

III. O PIB do conjunto dos Estados da região NE é menor do que o atribuído aos três Estados da Região Sul.

IV. A implantação recente de novas indústrias automobilísticas em Minas Gerais explica seu maior destaque no Centro-Sul.

Estão corretas apenas as afirmações assinaladas em

a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) I e IV.


BIOLOGIA

QUESTÃO 25
FATEC 2003: O esquema representa quatro categorias de classificação inclusivas.


Se os triângulos representam uma determinada espécie, o círculo será

a) um filo.
b) um reino.
c) uma ordem.
d) uma família.
e) um gênero.


QUESTÃO 26
FATEC 2003: O esquema abaixo representa reações químicas que podem ocorrer no metabolismo celular:

Gráfico

Tais reações ocorrem

a) nas bactérias e em certos protozoários, quando há falta de glicose.

b) na maioria dos organismos vivos atuais, quando a glicose disponível é totalmente degradada na presença de oxigênio, produzindo gás carbônico e água.

c) nas leveduras, quando a quantidade de oxigênio no meio ambiente é insuficiente para a respiração aeróbica.

d) no interior das mitocôndrias das células de certos fungos, quando a quantidade de oxigênio no meio ambiente é suficiente para a respiração aeróbica.

e) nas fibras musculares humanas, quando a atividade física é intensa, e o oxigênio torna-se insuficiente para a respiração aeróbica.


QUESTÃO 27
FATEC 2003: As células do corpo humano se especializam no desempenho das diversas atividades necessárias à vida e apresentam determinados tipos de organelas citoplasmáticas mais predominantes do que outras.

Assim, nas fibras musculares e nas células pancreáticas, esperamos encontrar em grande número, respectivamente,

a) mitocôndrias e complexo de Golgi.
b) lisossomos e mitocôndrias.
c) mitocôndrias e citoesqueleto.
d) citoesqueleto e vacúolos.
e) complexo de Golgi e peroxissomos.


QUESTÃO 28
FATEC 2003: Alguns antibióticos, como a eritromicina e o cloranfenicol, são utilizados no tratamento de doenças infecciosas, pois têm a capacidade de bloquear a síntese de proteínas nas bactérias, sem interferir nas células afetadas ou contaminadas.

Com base nestas informações, é correto concluir que esses antibióticos atuam nas bactérias

a) provocando a plasmólise das células.

b) impedindo a transcrição do DNA nuclear.

c) impedindo a transcrição ou a tradução no hialoplasma.

d) como agentes mutagênicos do DNA mitocondrial.

e) impedindo que os ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático atuem na montagem das proteínas.


QUESTÃO 29
FATEC 2003: Os esquemas mostram os planos básicos dos circuitos cardiovasculares de dois vertebrados.



I e II pertencem, respectivamente, a

a) ave e mamífero.
b) réptil e ave.
c) peixe e réptil.
d) peixe e anfíbio.
e) anfíbio e réptil.


QUESTÃO 30
FATEC 2003: O gráfico abaixo mostra as curvas de saturação de dois tipos de hemoglobina (Hb) que se ligam ao oxigênio (O2).


Essas curvas nos permitem concluir que

a) a hemoglobina 1 possui menor afinidade pelo O2 que a hemoglobina 2.

b) a hemoglobina 1 possui maior afinidade pelo O2 que a hemoglobina 2.

c) as hemoglobinas 1 e 2 possuem a mesma afinidade pelo O2.

d) a hemoglobina 1 fica saturada somente nas maiores pressões parciais de O2.

e) a hemoglobina 1 nunca fica saturada, uma vez que a hemoglobina 2 impede tal evento.


QUESTÃO 31
Analise a figura abaixo.


FATEC 2003: Os vegetais esquematizados pertencem ao cerrado brasileiro, onde a vegetação arbustiva é esparsa e na estação das chuvas desenvolvem-se algumas gramíneas, que desaparecem na época das secas.

Considerando-se as características dos dois sistemas radiculares e as informações anteriores, conclui-se que I é planta

a) perene e que tolera os períodos de seca, e II é anual e não tolera a seca.

b) anual e tolera os períodos de seca, e II é perene e não tolera a seca.

c) anual e não tolera os períodos de seca, e II é perene e tolera os períodos de seca.

d) xerófita, e II é perene, sendo que ambas toleram longos períodos de seca.

e) herbácea, e II também, sendo que ambas não toleram períodos de seca.


QUESTÃO 32
FATEC 2003: Na evolução das plantas terrestres surgiram adaptações para a vida fora d’água e ocorreu um processo de redução gradativa de uma das fases do ciclo de vida, redução essa que culminou no ciclo das Angiospermas.

Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, a fase do ciclo de vida que sofreu o processo de redução e uma adaptação reprodutiva para a vida fora d’água.

a) Fase gametofítica; presença de vasos condutores de seiva.

b) Fase esporofítica; presença de tubo polínico.

c) Fase gametofítica; presença de cutícula espessa.

d) Fase esporofítica; presença de vasos condutores de seiva.

e) Fase gametofítica; presença de tubo polínico.


QUESTÃO 33
FATEC 2003: O gráfico abaixo evidencia a atividade fotossintética de plantas cultivadas em diferentes concentrações de CO2.

Fotossíntese

Com base no gráfico, é correto afirmar que

a) a eficiência fotossintética é a mesma para as plantas, independentemente das concentrações de CO2, nas quais são cultivadas.

b) a maior taxa de atividade fotossintética ocorre no período das 8h às 10 horas, apenas para as plantas cultivadas em alta concentração de CO2.

c) a atividade fotossintética é constante durante as 24 horas do dia.

d) as maiores taxas de utilização de CO2, no intervalo de tempo A , ocorrem nos horários das 10h às 14 horas, pois os estômatos provavelmente estão abertos.

e) as menores taxas de utilização de CO2, no intervalo de tempo A , ocorrem nos horários das 12h às 14 horas.
 

QUESTÃO 34
FATEC 2003: O Brasil enfrenta sérios problemas com parasitas. Por isso, em muitos municípios criaram-se os agentes comunitários ligados às Secretarias da Saúde. Estes visitam as famílias de risco, ensinando-lhes, entre outras coisas, as medidas profiláticas adequadas.

Algumas dessas medidas são:

I. combate ao transmissor e suas larvas;
II. combate ao causador da doença e suas larvas;
III. observação dos nichos do transmissor e de suas larvas;
IV. vacinação periódica.

As medidas corretas que os agentes comunitários devem passar à população, no caso da doença de Chagas, são:

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.


QUESTÃO 35
FATEC 2003: Considere uma ovogônia de uma mulher heterozigota para o par de alelos Aa.

Entre os possíveis óvulos formados por essa ovogônia, podem-se encontrar

a) um óvulo A e um óvulo a.
b) dois óvulos A e dois óvulos a.
c) um óvulo AA e um óvulo aa.
d) quatro óvulos Aa.
e) um óvulo A ou um óvulo a.


QUESTÃO 36
FATEC 2003: Analise o esquema abaixo.

esquema

Esse esquema representa as vias de contaminação direta e indireta realizada por agrotóxicos.

Em relação à contaminação, é correto afirmar que

a) as pessoas da cidade podem contaminar-se diretamente, pela água de chuva.

b) as pessoas da cidade podem contaminar-se com o consumo de produtos agrícolas.

c) a zona agrícola e a cidade oferecem às pessoas o mesmo risco de contaminação.

d) as pessoas que vivem somente na área urbana correm risco de contaminação direta.

e) as pessoas da zona agrícola só correm risco de contaminação indireta.


PORTUGUÊS

Leia o Texto I, para responder às questões de números 37 a 40.

TEXTO I

"Nesta época, no ano passado, começou a se constatar nas prateleiras dos supermercados uma "maquiagem" de produtos. Consistia, basicamente, em reduzir a quantidade da mercadoria embalada, mantendo o preço de venda.

O assunto despertou celeuma entre associações de consumidores, fábricas e autoridades governamentais. O Ministério da Justiça acabou por reagir, multando empresas que, segundo seu entendimento, haviam ludibriado a boa-fé dos consumidores. Um ano depois, pode-se dizer que houve alguma melhora na situação, embora produtos "maquiados" ainda permaneçam à venda.

Houve alguma confusão acerca do que estava errado na prática da "maquiagem". Uma empresa tem todo direito de diminuir, quando e quanto quiser, o volume contido na embalagem de seus produtos. O que estava errado na prática da "maquiagem", e que configurava um desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, era que as empresas mudaram os seus produtos sem avisar clara e antecipadamente o consumidor do que estavam fazendo.

Nem todas as "maquiagens" foram desfeitas, mas o resultado daqueles embates, um ano depois, serviu para fortalecer ainda mais a cultura de que o cidadão, enquanto consumidor, tem uma série de direitos que têm de ser respeitados."
(Folha de S. Paulo,13/09/2002)

QUESTÃO 37
FATEC 2003: De acordo com o texto, é correto afirmar que

a) o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor exige a comunicação antecipada, por parte da empresa que produz as mercadorias, das características do que coloca à venda, bem como de suas alterações .

b) a boa-fé dos consumidores impediu que as empresas, mesmo depois de multadas, continuassem a produzir produtos fora de suas especificações técnicas.

c) não há respeito aos direitos do consumidor, porque, mesmo com a intervenção do Ministério da Justiça, as empresas continuam com a prática de alterar as características das mercadorias que comercializam, o que é ilegal.

d) não se podem alterar preços de mercadorias sem notificar, com clareza e antecipadamente, as razões pelas quais as alterações foram realizadas, para não enganar os consumidores.

e) qualquer alteração das características de um produto colocado à venda é ilegal e representa um desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, já que implica explorar a boa-fé dos consumidores.


QUESTÃO 38
FATEC 2003: Em "Nesta época" (1º parágrafo), o pronome adjetivo demonstrativo "nesta" indica que a época a que se refere o texto

a) remete ao momento em que se iniciou a "maquiagem" dos produtos.
b) é o ano de 2001.
c) é aquela que assinala o momento em que o articulista escreve.
d) não depende do contexto do discurso jornalístico.
e) não pode ser definida.


QUESTÃO 39
FATEC 2003: Considere os enunciados abaixo.

I. O assunto despertou celeuma (tumulto) entre associações de consumidores, fabricantes e autoridades governamentais.

II. O Ministério da Justiça acabou por reagir, multando empresas que haviam ludibriado a (apostado na) boa-fé dos consumidores.

III. O resultado daqueles embates (encontros) serviu para fortalecer ainda mais a cultura de que o cidadão tem uma série de direitos que têm de ser respeitados.

Assinale a alternativa em que as palavras entre parênteses podem substituir as grifadas, do texto, sem prejuízo do sentido em seu contexto de origem.

a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) II e III apenas.


QUESTÃO 40
FATEC 2003: Assinale a alternativa na qual a modificação da frase entre parênteses resulta em concordância verbal que atende à norma culta.

a) (O resultado daqueles embates serviu para fortalecer a cultura.) Os resultados daqueles embates serviu para fortalecerem a cultura.

b) (Pode-se dizer que houve alguma melhora.) Pode-se dizer que houveram algumas melhoras.

c) (O assunto pode despertar celeuma.) Os assuntos podem despertarem celeuma.

d) (Houve alguma confusão acerca do que estava errado.) Devem ter havido algumas confusões a respeito do que estava errado.

e) (Essa foi a falta que motivou a reação das autoridades.) Essas foram as faltas que motivaram a reação das autoridades.


Leia o Texto II para responder às questões de números 41 a 46.

TEXTO II – NEGRINHA

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta?

Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados.

Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.

Excelente senhora, a patroa. Gorda, rica, dona do mundo, amimada dos padres, com lugar certo na igreja e camarote de luxo reservado no céu. Entaladas as banhas no trono (uma cadeira de balanço na sala de jantar), ali bordava, recebia as amigas e o vigário, dando audiências, discutindo o tempo. Uma virtuosa senhora em suma – "dama de grandes virtudes apostólicas, esteio da religião e da moral", dizia o reverendo.

Ótima, a dona Inácia.

Mas não admitia choro de criança. Ai! Punha-lhe os nervos em carne viva. Viúva sem filhos, não a calejara o choro da carne de sua carne, e por isso não suportava o choro da carne alheia. Assim, mal vagia, longe, na cozinha, a triste criança, gritava logo nervosa:

– Quem é a peste que está chorando aí?

Quem havia de ser? A pia de lavar pratos? O pilão?

O forno? A mãe da criminosa abafava a boquinha da filha e afastava-se com ela para os fundos do quintal, torcendo-lhe em caminho beliscões de desespero.

– Cale a boca, diabo!

No entanto, aquele choro nunca vinha sem razão. Fome quase sempre, ou frio, desses que entanguem* pés e mãos e fazem-nos doer...

Assim cresceu Negrinha – magra, atrofiada, com os olhos eternamente assustados. Órfã aos quatro anos, por ali ficou feito gato sem dono, levada a pontapés. Não compreendia a idéia dos grandes. Batiamlhe sempre, por ação ou omissão. A mesma coisa, o mesmo ato, a mesma palavra provocava ora risadas, ora castigos. Aprendeu a andar, mas quase não andava. Com pretextos de que às soltas reinaria no quintal, estragando as plantas, a boa senhora punha-a na sala, ao pé de si, num desvão da porta.

– Sentadinha aí, e bico, hein?

Negrinha imobilizava-se no canto, horas e horas.

– Braços cruzados, já, diabo!
(Monteiro Lobato)
(*) Forma do verbo "entanguir", que significa enregelar, endurecer de frio

QUESTÃO 41
FATEC 2003: Considere as seguintes afirmações sobre Dona Inácia.

I. Na seqüência, é caracterizada como "excelente senhora", "ótima, a dona Inácia" e "boa senhora". Essa gradação dos adjetivos, no conjunto do texto, permite concluir que o narrador vai diminuindo as qualidades da senhora, à medida que apresenta suas ações ao leitor.

II. A caracterização dessa personagem resulta da combinação de vários pontos de vista sobre ela e expõe um jogo entre o parecer (o que ela aparenta ser, para alguns) e o ser (o que ela é, para outros).

III. O narrador trata a personagem com ironia, porque de fato rebaixa suas qualidades ao caracterizá-la como "gorda" e "rica", embora reconheça que ela é "virtuosa".

Deve-se afirmar que

a) apenas a I está correta.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


QUESTÃO 42
FATEC 2003: As frases do texto que reforçam a informação de que dona Inácia era "dona do mundo", fazendo alusão ao poder, são:

a) Com (...) camarote de luxo reservado no céu; ali bordava, recebia as amigas e o vigário.

b) Amimada dos padres; uma cadeira de balanço na sala de jantar.

c) Dama de grandes virtudes apostólicas; excelente senhora, a patroa.

d) Entaladas as banhas no trono; dando audiências.

e) Não a calejara o choro da carne de sua carne; esteio da religião e da moral.


QUESTÃO 43
(I) Sempre escondida, (II) que a patroa não gostava de crianças.

FATEC 2003: A relação de sentido entre as orações do período é de

a) oposição entre (I) e (II).
b) restrição (I) e concessão (II).
c) tempo (I) e adição (II).
d) causa (II) e conseqüência (I).
e) modo (II) e tempo (I).


QUESTÃO 44
FATEC 2003: No entanto, aquele choro nunca vinha sem razão. Fome quase sempre, ou frio, desses que entanguem pés e mãos e fazem-nos doer.

O pronome "nos", no trecho acima, faz referência a

a) fome ou frio.
b) choro e sem razão.
c) a gente.
d) fome e frio.
e) pés e mãos.


QUESTÃO 45
FATEC 2003: Negrinha era uma pobre órfã de sete anos.
Órfã aos quatro anos...

As passagens grifadas acima expõem diferenças de informação, sendo correto dizer que

a) a primeira cria um efeito de realidade, e a segunda indica estado.

b) a primeira afirma um fato, e a segunda sugere sua consequência.

c) na primeira indica-se a condição de vida de Negrinha, e na segunda sua evolução no tempo.

d) na primeira indica-se a idade; na segunda, contraria-se essa indicação.

e) na primeira informa-se estado, e na segunda mudança de estado.


QUESTÃO 46
FATEC 2003: Apesar de ser reconhecido como intelectual participante, que defendia o progresso social e mental da gente brasileira, Monteiro Lobato, num artigo denominado "Paranóia ou mistificação?", criticou enfaticamente a exposição de pintura de Anita Malfatti.

Essa exposição, alvo de sua crítica, difundia

a) procedimentos artísticos não realistas, posteriormente defendidos pelo Modernismo de 22, tais como os do cubismo e do futurismo.

b) valores morais defendidos pelo Regionalismo de 30, tais como a dominação por meio do coronelismo.

c) expressões da estética simbolista, tais como a mistura de sensações e cores.

d) princípios adotados pela estética da Geração de 45, cuja poesia misturava realidade e fantasia.

e) a estética da poesia pós-simbolista, centrada na sugestão de imagens de sonho.


Leia o texto abaixo para responder às questões de números 47 e 48.

A educação pela pedra

Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, freqüentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.

*

Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
(João Cabral de Melo Neto)

QUESTÃO 47
FATEC 2003: De acordo com o texto é correto afirmar que

a) a linguagem da poesia deve ser maleável e aderir com emoção à realidade de que trata.

b) na primeira parte do poema, a pedra ensina ao poeta uma lição de impessoalidade e de concisão.

c) a poesia é diferente da realidade, pois a pedra no sertão nada ensina aos homens.

d) a poesia considera que o sertanejo é ignorante, pois não há quem lhe dê lições.

e) a pedra e as palavras são semelhantes, porque se deixam moldar com facilidade.


QUESTÃO 48
FATEC 2003: Considere as afirmações abaixo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto.

I. Trata-se de uma poesia regionalista que procura denunciar a realidade subdesenvolvida do sertão e, nesse sentido, emprega recursos de linguagem afinados com o romance regionalista de 30.

II. Implica a retomada dos ideais parnasianos, em função dos abusos cometidos pela poética dos primeiros anos modernistas, que abandonaram o verso metrificado e os assuntos nobres da poesia.

III. Recusa-se à idealização da realidade cotidiana, embora tal realidade sirva-lhe como motivo para refletir sobre sua poética.

Deve-se concluir que

a) somente I é correta.
b) somente II é correta.
c) somente III é correta.
d) somente I e II são corretas.
e) são corretas I, II e III.


2º SEMESTRE

1º DIA

HISTÓRIA

QUESTÃO 01
FATEC 2003: O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antigüidade, a Mesopotâmia.

Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:

a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.

b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.

c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.

d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.

e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.


QUESTÃO 02
FATEC 2003: Considere as seguintes afirmações sobre a cultura feudal:

I. Todo ensino, transmitido em latim, estava sob o controle da Igreja e era voltado para o ingresso na vida religiosa.

II. "Monastérios" era o nome dado aos indivíduos que interpretavam os ensinamentos cristãos de maneira diferente daquela que a Igreja pregava.

III. A arte medieval era dominada pelos preceitos religiosos. Os temas representados eram Deus, os anjos, os santos e de modo geral as cenas que instruíssem os fiéis sobre os conhecimentos morais e espirituais da doutrina cristã.

Dessas afirmações deve-se dizer que

a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) somente I e II são corretas.
d) somente II e III são corretas.
e) somente I e III são corretas.


QUESTÃO 03
FATEC 2003: Os astecas davam o nome de Chinampas

a) às habitações feitas de adobe, construídas com vários andares.

b) aos canis de água utilizados para irrigar a terra nas regiões desérticas do litoral.

c) aos terraços sustentados por paredes de pedra que visavam a evitar a erosão.

d) às ilhas artificiais formadas com lama amontoada e forrada com relvas e arbustos.

e) à terra possuída coletivamente pela tribo e dividida pelos clãs.


QUESTÃO 04
FATEC 2003: As colônias eram uma das mais importantes fontes de riquezas das quais as monarquias nacionais europeias lançavam mão para se consolidar como Estados fortes e centralizados.

Sobre o Brasil-Colônia é correto afirmar:

a) na sociedade colonial brasileira, existiram relações feudais de produção, especialmente na submissão das populações nativas.

b) entre as atividades voltadas para exportação estava a pecuária, que abastecia as diferentes regiões brasileiras e a metrópole.

c) a administração colonial era descentralizada, cabendo às Câmaras Municipais governar o país.

d) no séc. XVIII, a região das Minas Gerais iria sofrer um declínio populacional devido às restrições feitas por Portugal, que temia perder o controle da lavra e da fundição do ouro.

e) com a cana-de-açúcar ocorreu efetivamente o processo de povoamento e de instalação da estrutura político-administrativa portuguesa, no Brasil.


QUESTÃO 05
FATEC 2003: O iluminismo surgiu na França, no século XVIII, e se caracterizava por procurar uma explicação racional para todas as coisas.

É correto afirmar que

a) a filosofia iluminista preocupou-se com o estudo da natureza, por isso, acreditava-se em Deus e no poder da Igreja para chegar a Ele.

b) seus pensadores eram divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas, sendo estes últimos defensores de uma economia totalmente supervisionada pelo Estado.

c) os déspotas esclarecidos, monarcas e ministros europeus adeptos de idéias iluministas, modernizaram seus Estados abandonando o poder absoluto.

d) para corrigir a desigualdade social era preciso modificar a sociedade, dando a todos liberdade de expressão e de culto, além de proteção contra a escravidão, a injustiça, a opressão e as guerras.

e) um de seus maiores pensadores foi Montesquieu, que escreveu o Contrato Social, no qual criticava a Igreja e defendia a liberdade dos homens.


QUESTÃO 06
FATEC 2003: A colonização inglesa começou tardiamente, por causa dos problemas políticos internos, mas vários fatores impulsionaram a ocupação da América do Norte, entre os quais

a) o controle total da colonização pelo Estado, que criou, para isso, as Companhias de Londres e Plymouth.

b) o desenvolvimento de grandes propriedades de produtos tropicais, tabaco e arroz, no norte, e de pequenas propriedades dirigidas pelos "encomenderos", no sul.

c) a administração colonial a cargo dos vice-reis, que tinham na escravidão por contrato a principal fonte de trabalho.

d) certo grau de liberdade que gozavam as colônias dentro do monopólio mercantilista, liberdade essa que começou a sofrer restrições com os Atos de Navegação.

e) o estabelecimento de colônias no Catribe, além das Treze Colônias, e a ocupação de posições importantes no Oriente.


QUESTÃO 07
FATEC 2003: A Revolução Industrial caracterizou-se por uma evolução tecnológica e por uma verdadeira revolução social.

Considere o que se afirma sobre ela:

I. Pode ser considerada essencialmente a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado, a utilização da energia a vapor no sistema fabril em lugar da energia humana.

II. Foi determinada por fatores econômicos: acumulação de capitais, conquistas de mercados consumidores e mercados fornecedores de matéria-prima.

III. Na Inglaterra, o Anglicanismo estimulou o enriquecimento, considerado como um sinal de salvação.

IV. As invenções que a tornaram possível foram causa do investimento de capitais e experiências científicas.

Deve-se dizer que são corretas as afirmações

a) I e II apenas.
b) I, II e III apenas.
c) II e IV apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.


QUESTÃO 08
FATEC 2003: O período da História do Brasil entre 1831 e 1840, conhecido como período regencial e cujas datas correspondem respectivamente à abdicação e à maioridade de D. Pedro II, tem como um de seus traços marcantes

a) a constante luta das correntes liberais contra o sistema escravista e a monarquia.

b) a perda da influência da economia inglesa sobre o Brasil, devido à crise da produção algodoeira no Egito e na Índia.

c) o aumento do comércio de produtos primários de exportação, superando a crise do Primeiro Reinado.

d) o rompimento definitivo dos laços com Portugal, em virtude da ascensão dos liberais ao poder.

e) a instabilidade política e social, decorrente de numerosos movimentos revolucionários.


QUESTÃO 09
FATEC 2003: Assinale a alternativa que caracteriza a política econômica de Campos Sales (1898 – 1902).

a) Favorável às oligarquias rurais; apoio das potências internacionais; funding-loan.

b) Favorável às oligarquias rurais; crítica das potências internacionais; funding-loan.

c) Favorável às camadas médias urbanas; apoio das potências internacionais; emissão maior de moeda.

d) Favorável às oligarquias rurais e urbanas; crítica dos banqueiros internacionais; emissão de maior quantidade de moedas para abastecer o mercado interno.

e) Favorável às oligarquias rurais e urbanas; apoio das potências internacionais; emissão de maior quantidade de moeda para sustentar o funding-loan.


QUESTÃO 10
"[...] Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos[...]"
(LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 71 e 72)

FATEC 2003: O texto acima refere-se:

a) ao chamado holocausto do povo palestino.

b) à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.

c) ao chamado holocausto do povo judeu.

d) à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.

e) ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.


QUESTÃO 11
FATEC 2003: Em 31 de março de 1964, o general Mourão Filho, de Minas Gerais, iniciou um movimento de tropas em direção ao Estado da Guanabara. Em vários estados, movimentos militares eclodiram, apoiando Mourão.

No dia seguinte, sem qualquer resistência do Governo de João Goulart, da população ou de militares legalistas, Jango foi deposto.

A justificativa para a deposição de Jango pelos militares foi a seguinte:

a) Jango estava transformando o Brasil numa república sindicalista e comunista.

b) Jango estava realizando reformas que incomodavam os setores de exportação de mercadorias para Cuba e China.

c) Jango estava se desviando da Revolução Redentora, não querendo implantar a Reforma Agrária, aprovada pelo Congresso.

d) Jango havia realizado a reforma agrária desapropriando imensos latifúndios de empresas americanas, sem indenização alguma.

e) Jango não obedeceu a uma resolução do Supremo Tribunal Federal que regulamentava a Lei de Remessa de Lucros.


QUESTÃO 12
FATEC 2003: A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979, instalando no poder deste país um regime pró-soviético. O mundo ainda vivia o período da chamada Guerra Fria. Os Estados Unidos apoiaram grupos armados de oposição no Afeganistão, para prejudicar os interesses soviéticos.

Sobre estes grupos é correto afirmar que

a) receberam treinamento no Irã, apoiado pela China, interessada no comércio com os EUA.

b) um deles foi liderado pelo Taleban, organização de esquerda ligada ao Partido Comunista do Afeganistão.

c) um deles era liderado por Osama Bin Laden, que foi armado e treinado em técnicas terroristas pela CIA.

d) receberam treinamento da CIA no Iraque, principalmente o grupo Al Fatah, que cometeu vários atentados suicidas contra as forças soviéticas.

e) um deles era liderado por Saddam Hussein, que nessa época era aliado dos EUA contra o Irã.


QUÍMICA

QUESTÃO 13
FATEC 2003: As três substâncias indicadas abaixo são usadas em remédios para gripe, devido a sua ação como descongestionantes nasais:

Fatec

Essas três substâncias apresentam em comum, em suas estruturas, o grupo funcional

a) benzeno.
b) fenol.
c) álcool.
d) amida.
e) amina.


QUESTÃO 14
FATEC 2003: Considere uma substância simples constituída por um dos elementos químicos situados na região indicada da tabela periódica:

Fatec 2003

Essa substância simples deve apresentar, nas condições ambiente, a seguinte propriedade:

a) encontra-se no estado gasoso.

b) tem predomínio de ligações covalentes entre seus átomos.

c) é boa condutora de eletricidade.

d) reage vigorosamente com água e com sódio metálico.

e) tende a formar ânions quando reage com metais.


QUESTÃO 15
FATEC 2003: Encontram-se no comércio produtos destinados a desentupir encanamentos domésticos. Esses produtos contêm dois componentes principais:

I. soda cáustica;

II. raspas de um metal de baixa densidade, de comportamento químico anfotérico e pertencente à mesma família do boro na tabela periódica.

Sobre a dissolução em água dessa mistura, é correto afirmar que

a) provoca a liberação de gás oxigênio (O2), cujo borbulhamento ajuda na remoção dos materiais responsáveis pelo entupimento.

b) provoca a precipitação do óxido de alumínio (Al(OH)3), um poderoso agente oxidante que reage com as gorduras responsáveis pelo entupimento.

c) gera uma solução com pH < 7, propícia para saponificar e dissolver gorduras responsáveis pelo entupimento.

d) permite a ocorrência da reação: 2Pb(s) + 2OH⁻(aq) + 6H2O(l) → 2[Pb(OH)4]⁻(aq) + 3H2(g).

e) provoca um aumento da temperatura, pois a dissolução da soda cáustica (NaOH) em água é exotérmica.


QUESTÃO 16
FATEC 2003: A destruição em massa por armas químicas constitui-se num dos maiores temores da sociedade civilizada atual.

Entre os mais temidos agentes químicos destacam-se o VX, de propriedades semelhantes às do Sarin, porém mais tóxico, e o gás mostarda, também letal.

A denominação “gás mostarda” foi dada devido à cor semelhante do condimento e a seu efeito picante sobre a pele.

A atuação desse gás se deve, entre outras coisas, à sua reação com a água, produzindo HCl, o responsável pela irritação da pele, dos olhos e do sistema respiratório. Assim, com base na equação:

Cl – CH2CH2 – S – CH2CH2 – Cl + 2HOH →
gás mostarda

→ HO – CH2CH2 – S – CH2CH2 – OH + 2HCl
gás clorídrico

e supondo um rendimento de 100% no processo, o volume de gás clorídrico, nas condições ambiente, obtido a partir de 1 tonelada de gás mostarda é aproximadamente

Dados: volume molar, nas condições ambiente = 24,5 L/mol massa molar do gás mostarda = 159 g/mol

a) 1,5.10⁵L
b) 3,1.10⁵L
c) 6,5.10⁵L
d) 3,2.10⁷L
e) 2,8.10⁴L


QUESTÃO 17
FATEC 2003: As tribos indígenas da América do Norte e as antigas civilizações da América Central fizeram uso da mescalina. Este alcalóide é encontrado em um razoável número de espécies de cactos, principalmente no peyote.

Abaixo encontra-se sua tabela de solubilidade nos principais solventes.


Para obter a mescalina a partir das folhas de peyote, inicialmente é necessário ferver em solução aquosa de HCl 5%, e a seguir neutralizar com solução aquosa de NaOH. Indique a alternativa que apresenta a sequência de procedimentos posteriores mais indicada para o isolamento da mescalina.

a) Filtrar; evaporar a água; destilar.

b) Centrifugar; extrair com água; filtrar.

c) Filtrar, extrair com água; decantar.

d) Extrair com éter; filtrar; evaporar o solvente.

e) Filtrar; extrair com diclorometano; evaporar o solvente.


QUESTÃO 18
FATEC 2003: Para o seguinte equilíbrio gasoso

CO(g) + 3H2(g) ⇆ CH4(g) + H2O(g)

foram determinadas as constantes de equilíbrio (KC) em diferentes temperaturas. Os dados obtidos estão na tabela abaixo:

Fatec

Sobre esse equilíbrio, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A reação, considerada no sentido da formação do metano (CH4), é endotérmica.

II. O aumento da temperatura do sistema favorece a formação de gás hidrogênio (H2).

III. O aumento da pressão sobre o sistema não provoca o deslocamento desse equilíbrio.

Dessas afirmações, somente

a) I é correta.
b) II é correta.
c) III é correta.
d) I e II são corretas.
e) I e III são corretas.


QUESTÃO 19
FATEC 2003: Para os compostos HF e HCl, as forças de atração entre as suas moléculas ocorrem por

a) ligações de hidrogênio para ambos.

b) dipolo-dipolo para ambos.

c) ligações de Van der Waals para HF e ligações de hidrogênio para HCl.

d) ligações de hidrogênio para HF e dipolo-dipolo para HCl.

e) ligações eletrostáticas para HF e dipolo induzido para HCl.


QUESTÃO 20
FATEC 2003: Ésteres podem ser preparados pela reação entre um haleto de alquila e um sal orgânico, como no exemplo seguinte:

Fatec

Para se obter o propanoato de 1-benzeno-butila pelo mesmo método, os reagentes devem ser:

a) propanoato de sódio e 1-cloro-1-benzeno-butano.

b) propanoato de sódio e orto-cloro-butil-benzeno.

c) 1-benzeno-butanoato de sódio e 1-cloro-propano.

d) 1-butil-fenolato de sódio e 2-cloro-propano.

e) 1-benzeno-butanoato de sódio e 2-cloro-propano.


QUESTÃO 21
FATEC 2003: O enxofre é uma impureza presente na gasolina e um dos responsáveis pela chuva ácida nos grandes centros urbanos.

O teor de enxofre na gasolina pode ser determinado queimando-se uma amostra do combustível, oxidando-se os produtos gasosos com solução de peróxido de hidrogênio, e titulando-se o ácido sulfúrico (H2SO4) assim formado.

A partir de uma amostra de 10,0g de gasolina obtiveram-se 2,00.10⁻³ mol de H2SO4 pelo método descrito.

Dado: Massa molar do S = 32g/mol

A porcentagem de enxofre, em massa, na gasolina analisada, é de:

a) 0,196%.
b) 0,640%.
c) 1,96%.
d) 6,40%.
e) 20,0%.


QUESTÃO 22
FATEC 2003: O ácido nicotínico, ou niacina (C6H4NO2H), é um ácido fraco.

O gráfico a seguir mostra como seu grau de ionização varia de acordo com a concentração de suas soluções aquosas (medidas à temperatura ambiente):

Fatec Gráfico

Sobre esse gráfico, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A ionização do ácido nicotínico aumenta à medida que a concentração da solução aumenta.

II. O pH de uma solução de ácido nicotínico não depende da concentração da solução.

III. Quanto maior a concentração da solução, menor a porcentagem de íons C6H4NO⁻2 em relação às moléculas C6H4NO2H.

Dessas afirmações, somente

a) I é correta.
b) II é correta.
c) III é correta.
d) I e II são corretas.
e) II e III são corretas.


QUESTÃO 23
FATEC 2003: Com relação ao etanol e ao metanol são feitas as afirmações:

I. Ambos os álcoois podem ser utilizados como combustível para automóveis.

II. Além da utilização em bebidas, o metanol pode ser utilizado como solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos.

III. Atualmente o metanol é produzido do petróleo e do carvão mineral por meio de transformações químicas feitas na indústria.

IV. O metanol é um combustível relativamente “limpo”. Sua combustão completa tem alto rendimento, produzindo CO2 e H2O.

V. Ambos os álcoois podem ser produzidos a partir da cana-de-açúcar.

Escolha a alternativa que apresenta somente afirmação(ões) verdadeira(s).

a) I.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e IV.


QUESTÃO 24
FATEC 2003: Dadas as equações:

Fatec Química

O gás propano, um dos constituintes do gás de cozinha, pode ser produzido a partir da reação de C(s) e H2(g).

A variação de entalpia da reação de formação de 1 mol de gás propano a partir das equações mencionadas acima, em kJ/mol, é

a) +1540
b) +752
c) – 106
d) – 2900
e) – 4546


INGLÊS

Leia o texto e responda às questões de 25 a 28.

Hackers Breach Student Database at the
University of Texas

AUSTIN – Hackers broke into a University of Texas database and stole the names, Social Security numbers and e-mail addresses of more than 55,000 students, former students and employees, officials said.

It wasn't clear whether the information was used to illegally obtain credit cards or withdraw money from bank accounts. School officials said they were notifying the victims.

Travis County prosecutor Ronnie Earle said search warrants related to the case were served late Wednesday in Austin and Houston. He declined further comment. Federal authorities did not immediately return calls.

The theft was discovered Sunday when employees found a computer malfunction, according to Daniel A. Updegrove, the university's vice president for information technology, who described the incident on the school's Web site.

The database was hacked into from a computer in Austin several times beginning on Feb. 26 and ending Sunday. Updegrove said the hackers used a program to query the database with 3 million potential Social Security numbers, resulting in about 55,200 successful matches.

Updegrove acknowledged that the breach could have been prevented with basic precautions.
Washington Post, March 7, 2003

QUESTÃO 25
FATEC 2003: Segundo o texto, alguns hackers

a) obtiveram endereços de e-mail de estudantes e funcionários da Universidade do Texas.

b) inseriram nomes falsos no computador para obterem números de "Social Security".

c) roubaram informações da Internet para obterem números de cartões de crédito.

d) conseguiram desviar dinheiro de algumas contas bancárias.

e) invadiram as dependências da Universidade do Texas para obterem acesso aos seus computadores.


QUESTÃO 26
FATEC 2003: Segundo o texto,

a) o incidente causado pelos hackers já havia sido previsto por Daniel A. Updegrove no site da escola.

b) o promotor Travis County afirma que as investigações haviam sido feitas na última quarta-feira em Austin e Houston.

c) Ronnie Earle se prontificou a fornecer comentários mais detalhados sobre o caso às autoridades federais.

d) o incidente ocorrido na Universidade do Texas foi descoberto por alguns funcionários ao detectarem uma falha no computador.

e) além dos funcionários da Universidade do Texas, um total de 55.000 estudantes foi vítima do incidente causado pelos hackers.


QUESTÃO 27
FATEC 2003: Assinale a alternativa em que o trecho "It wasn’t clear whether the information was used to illegally obtain credit cards...", no segundo parágrafo do texto, é reescrito de forma adequada e sem prejuízo de significado.

a) It wasn’t clear whereas the information was used to illegally obtain credit cards...

b) It wasn’t clear when the information was used to illegally obtain credit cards...

c) It wasn’t clear if the information was used to illegally obtain credit cards...

d) It wasn’t clear why the information was used to illegally obtain credit cards...

e) It wasn’t clear how the information was used to illegally obtain credit cards...


QUESTÃO 28
FATEC 2003: Considere a frase "School officials said they were notifying the victims.", no segundo parágrafo do texto.

Assinale a alternativa em que a transposição dessa frase para o discurso direto está correta.

a) "We were notifying the victims," school officials said.

b) "We are notifying the victims," school officials said.

c) "We have been notifying the victims," school officials said.

d) "We notified the victims," school officials said.

e) "We notify the victims," school officials said.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 29 a 32.

Internet Cafes' Phone Service Fills a Void

TEGUCIGALPA, Honduras -- With their simple wooden desks and glowing computer screens, the Internet cafes in this capital city look much like those popping up around the rest of the world, except practically no one's typing. They're all talking.

A few inches from the door of the Multinet Cybercafe, a woman in sandals is gossiping about some acquaintances into a black phone-like receiver connected by a cord to the back of a machine. Across from her, a man is inquiring about a job. H e r m a n Mejilla, an accountant, is chatting with his fiancee in New Jersey, asking how her university studies are going.

"Te extraño," he says. I miss you. In Latin America and other developing areas, Internet cafes have become this generation's equivalent of the telephone booth. The voice transmissions aren't perfect. They are sometimes garbled by static or metallic echoes. Calls occasionally get dropped or don't get through at all.

But the phone cafes have become a lifeline for many Hondurans who often use them to talk to relatives and friends in the United States. In a country where home phone lines are hard to come by, the Internet phones are the only way many can keep in touch.

In Honduras, only about 44 of every 1,000 people had a phone in 1999, the latest year for which figures are available from the World Bank Group's development indicators database. In neighboring Nicaragua, the figure is 30 of every 1,000; in Guatemala, 55; and in El Salvador, 76.

Internet phone service is not only more readily available than normal phone service, it's significantly cheaper, too: 5 to 10 cents a minute, vs. the $1 to $1.50 per minute charged by monopoly telephone providers. In Honduras, where per capita income was about $850 in 2000, it's an obvious bargain.

Phone cafes are concentrated in Latin America but have proliferated worldwide. Few of these businesses are run by corporations. They are mostly mom-and-pop operations.
Washington Post, April 18, 2002

QUESTÃO 29
FATEC 2003: Segundo o texto, a finalidade da maioria das pessoas que freqüenta os "Internet cafes" de Tegucigalpa é

a) reunir-se com os amigos para conversar.

b) participar de sessões de bate-papo pela Internet (chats).

c) conversar por telefone.

d) procurar emprego por meio da Internet.

e) comunicar-se com os pais e amigos nos E.U.A. via Internet.


QUESTÃO 30
FATEC 2003: De acordo com o texto, o serviço de telefone da Internet em Honduras

a) é mais prontamente disponível do que o serviço telefônico convencional.

b) é mais caro do que o serviço telefônico convencional.

c) é, em sua maioria, administrado por corporações.

d) está disponível também em cabines telefônicas.

e) era acessível a apenas 44 entre 1.000 habitantes de Honduras em 1999.


QUESTÃO 31
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do Presente Perfeito do verbo "become", como em "...Internet cafes have become this generation’s equivalent of the telephone booth.", no quinto parágrafo do texto.

a) He has become a political leader in 1984.

b) She has become a U.S. citizen before she moved to Australia.

c) She has become a widow right after the war.

d) She has become his wife five years ago.

e) He has become ill.


QUESTÃO 32
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta a voz ativa correta da frase "Few of these businesses are run by corporations.", no último parágrafo do texto.

a) Corporations ran few of these businesses.

b) Corporations run few of these businesses.

c) Corporations are ran by few of these businesses.

d) Corporations were run by few of these businesses.

e) Corporations have run few of these businesses.


Leia o texto a seguir e responda às questões de 33 a 36.

Reading The Beads

THERE’S NO DOUBT about it: birth control is maddening. Pills are simple enough to use but can cause damaging side effects. Condoms and diaphragms are expensive–and a pain. And, let’s face it, natural (read: unpredictable) birth control just doesn’t work.

Or does it? CycleBeads, a new, colorful, necklacelike gadget, serves as a visual aid to help a woman accurately track her menstrual cycle. They’re available online ($12.50 at cyclebeads.com) and they’re simple to use: just move the black rubber band from bead to bead during the course of the month. A red bead marks the start of a woman’s period, brown beads mark infertile days and glow-in-the-dark beads mark the fertile days.

In trials, CycleBeads have proved more than 95 percent effective when used correctly. Now USAID hopes to make them available around the world.. "It will be very effective for a certain small select population," says Susan Ross of CARE, who has been overseeing a CycleBeads study in Uttar Pradesh, India. The gadget could be especially useful in rural areas, says Ross, as women wouldn’t need to visit their health clinic to restock.

But not everyone is keen on reading the beads. Some family-planning groups are skeptical, arguing that natural methods work only with abstinence. Still, CycleBeads might be worth a shot. If nothing else, they make for a nice night light.
– ANNA KUCHMENT
Newsweek, December 30, 2002

QUESTÃO 33
FATEC 2003: Segundo o texto,

a) os métodos anticoncepcionais estão cada vez mais sofisticados.

b) o diafragma é um método anticoncepcional caro.

c) o uso do diafragma pode causar dor.

d) o custo dos preservativos é barato para a população.

e) o controle da natalidade simplesmente não funciona.


QUESTÃO 34
FATEC 2003: Segundo o texto, CycleBeads é

a) um método fácil de ser utilizado, mas pode causar efeitos colaterais.

b) composto de contas vermelhas que marcam os dias inférteis do ciclo menstrual.

c) composto de contas marrons que marcam os dias férteis do ciclo menstrual.

d) composto de contas fosforescentes que marcam o início do ciclo menstrual.

e) um instrumento de auxílio ao controle da natalidade semelhante a um colar.


QUESTÃO 35
FATEC 2003: Assinale a alternativa que apresenta a forma correta do adjetivo com o prefixo "un" como em "unpredictable", no primeiro parágrafo do texto.

a) unpolite
b) uncomplete
c) uninterested
d) uncompetent
e) unefficient


QUESTÃO 36
FATEC 2003: Assinale a palavra do texto que pode ter a função tanto de verbo quanto de substantivo, como "start" em "A red bead marks the start of a woman’s period,...", no segundo parágrafo do texto.

a) pill(s) (1º parágrafo)
b) birth (1º parágrafo)
c) condom(s) (1º parágrafo)
d) aid (2º parágrafo)
e) bead (2º parágrafo)


MATEMÁTICA

QUESTÃO 37
FATEC 2003: No gráfico abaixo, tem-se a evolução da área da vegetação nativa paulista, em quilômetros quadrados, nos períodos indicados. (Fonte: Folha de S. Paulo, 04/10/2002)

Fatec Matemática

A área, no 4º período, apresenta

a) uma diminuição de 38 587 000 m² em relação à do 1º período.

b) uma diminuição de 39 697 000 000 m² em relação à do 1º período.

c) uma diminuição de 9 952 800 m² em relação à do 2º período.

d) um aumento de 678 600 000 m² em relação à do 3º período.

e) um aumento de 678 600 m² em relação à do 3º período.


QUESTÃO 38
FATEC 2003: Na figura abaixo, os pontos A, B e C são as imagens dos números complexos z1, z2 e z3, no plano de Argand-Gauss.

Se |z1| = |z2| = |z3| = √3 e θ = 60°, então z1 + z2 + z3 é igual a

a) (3 – √3)i
b) 3 – √3 i
c) (3 + √3)i
d) 3 + √3 i
e) 3i – √3


QUESTÃO 39
FATEC 2003: Dois viajantes partem juntos, a pé, de uma cidade A para uma cidade B, por uma mesma estrada. O primeiro anda 12 quilômetros por dia. O segundo anda 10 quilômetros no primeiro dia e daí acelera o passo, em meio quilômetro a cada dia que segue.

Nessas condições, é verdade que o segundo

a) alcançará o primeiro no 9º dia.

b) alcançará o primeiro no 5º dia.

c) nunca alcançará o primeiro.

d) alcançará o primeiro antes de 8 dias.

e) alcançará o primeiro no 11º dia.


QUESTÃO 40
FATEC 2003: O valor da expressão  para x = √2, é



QUESTÃO 41
FATEC 2003: Seja a matriz  tal que 

É verdade que a + b é igual a

a) 0
b) 1
c) 9
d) – 1
e) – 9


QUESTÃO 42
FATEC 2003: A função f do 2º grau, definida por f(x) = 3x² + mx + 1, não admite raízes reais se, e somente se, o número real m for tal que

a) – 12 < m < 12
b) – 3√2 < m < 3√2
c) – 2√3 < m < 2√3
d) m < – 3√2 ou m > 3√2
e) m < – 2√3 ou m > 2√3·


QUESTÃO 43
FATEC 2003: Seja f a função logarítmica dada por f(x) = log x, para todo número real x > 0. Então

a) o gráfico de f é simétrico ao gráfico da função g, de R em R, definida por g(x) = 10⁻ˣ.

b) f[(x + y)²] = 2f(x) + 2f(y), x e y reais positivos.

c) o gráfico de f é simétrico ao da sua inversa f⁻¹, em relação à reta y = – x.

d) |uf(x)| = f(x) se, e somente se, 0 < x < 10.

e) f⁻¹(x + y) = f⁻¹(x) . f⁻¹(y), quaisquer x e y reais.


QUESTÃO 44
FATEC 2003: No intervalo ]0, π[ , os gráficos das funções definidas por y = sen x e y = sen 2x interceptam-se em um único ponto.

A abscissa x desse ponto é tal que



QUESTÃO 45
FATEC 2003: Em um paralelogramo ABCD, os lados  e  medem, respectivamente, x√2 cm e x cm, e θ é o ângulo agudo formado por esses lados.

Se a diagonal maior mede 2x cm, então o ângulo θ é tal que



QUESTÃO 46
FATEC 2003: Na figura abaixo os pontos A, B e C estão representados em um sistema de eixos cartesianos ortogonais entre si, de origem O.

Fatec Matemática

É verdade que a equação da

a) circunferência de centro em B e raio 1 é x² + y² – 8x – 6y + 24 = 0.

b) circunferência de centro em B e raio 1 é x² + y² – 6x – 4y + 15 = 0.

c) reta horizontal que passa por A é y = 2.

d) reta que passa por C e é paralela à bissetriz do 1º quadrante é x – y – 2 = 0.

e) reta que passa por C e é paralela à bissetriz do 1º quadrante é x + y – 2 = 0.


QUESTÃO 47
FATEC 2003: As medidas dos lados de um triângulo retângulo, em centímetros, são numericamente iguais aos termos de uma progressão aritmética de razão 4.

Se a área desse triângulo é de 96cm², o perímetro desse triângulo, em centímetros, é

a) 52
b) 48
c) 42
d) 38
e) 36


QUESTÃO 48
FATEC 2003: A intersecção de um plano α com uma esfera de raio R é a base comum de dois cones circulares retos, como mostra a região sombreada da figura abaixo.

Gráfico Matemática

Se o volume de um dos cones é o dobro do volume do outro, a distância do plano α ao centro O é igual a



2 º DIA

FÍSICA

QUESTÃO 01
FATEC 2003: O esquema abaixo representa um circuito elétrico no qual E é um gerador ideal de força eletromotriz 10 V, R é um resistor de resistência elétrica 8,0 MΩ, e o resistor R' é tal que a corrente no circuito é de 1,0µ A.

Os prefixos M e µ valem, respectivamente, 106 e 10⁻⁶.


Nessas condições, o resistor R' tem resistência

a) 4,0.10⁶ Ω
b) 2,0.10⁶ Ω
c) 2,0.10⁵ Ω
d) 8,0.10⁴ Ω
e) 1,0.10⁴ Ω


QUESTÃO 02
FATEC 2003: O gráfico abaixo representa a velocidade de dois móveis A e B que se movem sobre o mesmo referencial. No instante t = 0 os dois ocupam a mesma posição nesse referencial.


A respeito dessa situação podemos afirmar que

a) os dois móveis se encontram no instante t = 0,6h.

b) entre os instantes t = 0 e t = 0,2h os dois móveis terão percorrido a mesma distância.

c) entre os instantes 0,8h e 1,0h o móvel B moveuse em sentido oposto ao referencial.

d) o móvel B esteve parado entre os instantes 0,2h e 0,8h.

e) entre 0,2h e 0,8h o móvel B estará se deslocando em movimento uniforme.


QUESTÃO 03
FATEC 2003: Num certo instante, estão representadas a aceleração e a velocidade vetoriais de uma partícula. Os módulos dessas grandezas estão também indicados na figura


No instante considerado, o módulo da aceleração escalar, em m/s², e o raio de curvatura, em metros, são, respectivamente,

a) 3,5 e 25
b) 2,0 e 2,8
c) 4,0 e 36
d) 2,0 e 29
e) 4,0 e 58


QUESTÃO 04
FATEC 2003: Considere o diagrama de fases abaixo, em que p representa a pressão e θ a temperatura absoluta da substância.


É correto afirmar que

a) a curva TC representa a solidificação da substância.

b) acima de θc o sistema é tetrafásico.

c) gás é um estado da substância que se consegue liquefazer por compressão isotérmica.

d) gás é um estado da substância que não pode se tornar líquido por compressão isotérmica.

e) no diagrama está representada uma isoterma.


QUESTÃO 05
FATEC 2003: Um objeto se movimenta por um plano horizontal que apresenta atrito, com uma velocidade constante de 36 km/h. Num determinado instante deixa de agir sobre esse objeto a força que o mantinha em movimento.

É correto afirmar que esse objeto

a) continuará a se movimentar, diminuindo de velocidade até parar.

b) continuará a se movimentar indefinidamente com velocidade constante.

c) deixará de se movimentar no mesmo instante em que a força deixar de agir.

d) aumentará de velocidade por causa de sua inércia.

e) passará a se movimentar em sentido oposto ao sentido original de movimento. 


QUESTÃO 06 ANULADA.

QUESTÃO 07
FATEC 2003: O gráfico abaixo relaciona as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit.


Um termômetro graduado na escala Celsius indica uma temperatura de 20°C.

A correspondente indicação de um termômetro graduado na escala Fahrenheit é:

a) 22°F
b) 50°F
c) 68°F
d) 80°F
e) 222°F


QUESTÃO 08
FATEC 2003: Um gás está colocado num cilindro tampado com um êmbolo móvel. Sob pressão de 1 atm e temperatura de 27°C esse gás ocupa um volume de 200mL. O gás sofre uma transformação isobárica que aumenta seu volume para 300mL.

Sua pressão e temperatura nessas condições serão:

a) 1 atm e 177°C
b) 1 atm e 72°C
c) 1 atm e 54°C
d) 2 atm e 27°C
e) 2 atm e 127°C


QUESTÃO 09
FATEC 2003: A densidade média da água na faixa de 0 a 30°C é 1kg/L. Um ser humano consegue flutuar na água sem a necessidade de equipamentos.

Baseado nessas duas informações, podemos afirmar que o volume do corpo de um homem adulto é da ordem de:

a) 70 m³
b) 7 m³
c) 70 dm³
d) 7 dm³
e) 7 cm³


QUESTÃO 10
FATEC 2003: Um sistema pode ir de um estado termodinâmico inicial (1) a um estado final (2) por diferentes caminhos.

Veja-se a figura:


Nas transformações por que passa o sistema de (1) para (2), podemos afirmar que o trabalho

a) é mínimo na transformação 1 → 5 → 2.

b) é máximo na transformação 1 → 4 → 2.

c) é o mesmo em qualquer transformação.

d) é o máximo na transformação 1 → 3 → 4 → 2.

e) é o mínimo na transformação 1 → 4 → 2.


QUESTÃO 11
FATEC 2003: Um objeto de 2,0 kg é lançado verticalmente para cima a partir do solo com velocidade de 20 m/s, atingindo uma altura máxima de 15 m.

Dado: g = 10m/s²

É correto afirmar que

a) essa altura não poderia ser atingida pelo objeto.

b) a resistência do ar nessa situação não pode ser considerada desprezível.

c) a energia mecânica inicial do objeto é 100J.

d) a resistência do ar não influi nessa situação.

e) a energia mecânica do objeto ao atingir o ponto mais alto é nula.


QUESTÃO 12
FATEC 2003: Na figura abaixo, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A , de índice de refração 2,0.


Devemos concluir que o índice de refração do meio B é:

a) 0,5
b) 1,0
c) 1,2
d) 1,5
e) 2,0


GEOGRAFIA

QUESTÃO 13
“Esse espaço particular condicionou a formação de um determinado tipo de povoamento. O isolamento contribuiu para a formação de um povo singular, portador de uma língua singular (...). A insularidade contribuiu para que as ilhas sofressem mudanças mais rápidas e profundas do que aquelas observadas nos países continentais, cuja evolução foi mais lenta (...).
Pitte, J.R. Geografia. São Paulo, FTD, 1998. p. 52 (Adap.)

FATEC 2003: Assinale a alternativa que indica o país descrito.

a) Austrália.
b) China.
c) Japão.
d) Grécia.
e) Coréia do Norte.


QUESTÃO 14
FATEC 2003: Quando analisamos pirâmides etárias, a sua forma tem um significado muito importante para a representação da população de um país ou região.

Com base nas pirâmides, identifique a alternativa correta


QUESTÃO 15
FATEC 2003: Considere o mapa abaixo para responder à questão.


Está correta a alternativa



QUESTÃO 16
FATEC 2003: Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente.

Dentre as causas desse fato pode-se citar

a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades.

b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural.

c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas.

d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões.

e) o empenho de órgãos, como o IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.


QUESTÃO 17
FATEC 2003: Considere as características seguintes:

I. As florestas abrigam enorme biodiversidade e é incalculável seu valor para as futuras gerações.

II. O desmatamento agrava o processo erosivo, com conseqüente empobrecimento do solo.

III. O desmatamento aumenta os índices pluviométricos, em conseqüência do fim da evapotranspiração.

IV. Há elevação das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.


Referem-se, corretamente, às florestas tropicais as características contidas somente em

a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) II e III.
e) II, III e IV.


QUESTÃO 18
FATEC 2003: A China, no seu processo de desenvolvimento econômico, apresenta áreas onde o investimento estrangeiro é bastante significativo. Temos as Zonas Econômicas Especiais, nas quais a economia de mercado pode se desenvolver de maneira plena.

Considerando o mapa abaixo, localize onde esse fenômeno ocorre.

a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.


QUESTÃO 19
FATEC 2003: Povo de maioria muçulmana, ocupando trechos de vários países e que, no início do ano de 2003, foi envolvido na Guerra do Iraque. Esse povo constitui hoje o maior grupo étnico – cerca de 24 milhões de pessoas – sem Estado no mundo. Reivindica a formação de seu próprio país.

Trata-se dos:

a) bascos.
b) curdos.
c) chechenos.
d) albaneses.
e) bósnios.


QUESTÃO 20
FATEC 2003: A questão está relacionada ao gráfico e às afirmações I, II, III e IV.


I. As altas taxas de mortalidade estão relacionadas à taxa de fecundidade da mulher brasileira.

II. A mortalidade infantil é um bom indicador da qualidade das políticas de saúde e da rede de saneamento disponíveis para a população.

III. Dentre as causas das altas taxas de mortalidade infantil, as doenças infecciosas e a desnutrição estão diretamente ligadas à pobreza.

IV. Atualmente, as taxas de mortalidade infantil são homogêneas em todo o Brasil.

A leitura do gráfico e seus conhecimentos sobre a população brasileira permitem concluir que estão corretas apenas as afirmações

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


QUESTÃO 21
FATEC 2003: Os primeiros projetos de fruticultura irrigada nesta área do Nordeste começaram há 20 anos e, atualmente, produzem grande quantidade de frutas (mangas, uvas, melões) que são em boa parte exportadas para os Estados Unidos e Europa.

O texto refere-se à área situada

a) na zona da mata pernambucana.

b) às margens do São Francisco, na Bahia.

c) no litoral salineiro do Piauí.

d) no Golfão Maranhense.

e) no litoral do Rio Grande do Norte.


QUESTÃO 22
FATEC 2003: Sobre a produção de energia térmica no Brasil é correto afirmar que

a) o xisto é um tipo de rocha que contém óleo mineral e gás natural largamente explorado nos estados nordestinos.

b) o carvão mineral nacional de melhor qualidade é extraído nas áreas serranas situadas no interior dos estados sulinos.

c) a lenha, transformada em carvão vegetal, é muito utilizada em Minas Gerais para a produção de ferro gusa.

d) o petróleo, considerado a principal fonte de energia do país, deixou de ser explorado nos litorais da Bahia e Sergipe.

e) o álcool, desde a criação do Proálcool, na década de 1.980, tornou-se segunda principal fonte de energia no país.


QUESTÃO 23
FATEC 2003: Na lista das 25 áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta, estão dois biomas brasileiros: a ____ 1 ____, de cuja cobertura original restam apenas 7% e o ____ 2 ____, do qual restam 60%.

No texto, os biomas 1 e 2 são, respectivamente,

a) caatinga e pantanal.

b) mata dos cocais e cerrado.

c) mata dos pinhais e pantanal.

d) floresta amazônica e campo sulino.

e) mata atlântica e cerrado.


QUESTÃO 24
FATEC 2003: A questão está relacionada ao mapa apresentado abaixo.

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2002. p. 132.

A leitura do mapa e seus conhecimentos sobre a estrutura fundiária brasileira permitem afirmar que

a) os estados densamente povoados são os que apresentam, de modo geral, baixa e média concentração da terra.

b) nos estados onde predominam cultivos de exportação, de modo geral, há baixa concentração da terra.

c) nos estados onde há predomínio de população urbana ocorre muito alta concentração de terras.

d) os estados com maior influência da imigração européia apresentam, de modo geral, alta concentração de terra.

e) os estados com maior preservação ambiental apresentam baixa e média concentração de terras.


BIOLOGIA

QUESTÃO 25
FATEC 2003: No citoplasma da célula são encontradas diversas organelas, com funções específicas, interagindo e dependendo de outras organelas a fim de garantir o funcionamento celular como um todo.

Assim, por exemplo, os ribossomos são encontrados associados à superfície do retículo endoplasmático rugoso, dentro das mitocôndrias e cloroplastos. Já os lisossomos, além do retículo endoplasmático rugoso, também se relacionam ao complexo de Golgi e todos, por sua vez, com as mitocôndrias.

Sobre essas organelas, suas funções e interações com outras, é correto afirmar:

a) os lisossomos ficam ligados ao complexo de Golgi, para fazerem mais eficientemente a excreção da célula.

b) a função dos lisossomos é a de aumentar a superfície de absorção do complexo de Golgi, auxiliando-o no processo de síntese de proteínas dentro da célula.

c) os ribossomos ficam associados ao retículo endoplasmático rugoso para garantir a digestão intracelular.

d) as mitocôndrias e os cloroplastos possuem no seu interior ribossomos, porque muitas das enzimas importantes nos processos, respectivamente, de respiração e fotossíntese são produzidas dentro dessas próprias organelas.

e) os lisossomos, o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático rugoso estão relacionados com as mitocôndrias, porque estas funcionam como uma espécie de “armazém” de alimento, necessário ao funcionamento celular.


QUESTÃO 26
FATEC 2003: O esquema abaixo representa a seqüência das etapas da síntese de um trecho de uma proteína a partir da molécula de DNA, num certo organismo.


Sobre essa síntese foram feitas as afirmações abaixo:

I. No esquema, os números 1 e 2 correspondem, respectivamente aos processos de tradução e transcrição, que ocorrem no núcleo das células eucarióticas.

II. A seqüência correta de bases nitrogenadas encontradas na molécula de RNA mensageiro, complementar ao segmento da hélice de DNA apresentada é UGGUUUGGCUCA.

III. Para codificar a seqüência dos aminoácidos do trecho da proteína apresentada no esquema são necessários 24 nucleotídeos no RNA mensageiro.

Deve-se concluir que

a) apenas II está correta.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.


QUESTÃO 27
FATEC 2003:  O daltonismo é causado por um gene recessivo localizado no cromossomo X na região não-homóloga ao cromossomo Y.

Na genealogia abaixo, os indivíduos representados com símbolos escuros são daltônicos e os demais têm visão normal para as cores.


É correto afirmar que

a) a mulher 6 é homozigota.

b) as mulheres 2 e 4 são, certamente, heterozigotas.

c) os homens 1, 3 e 7 são portadores do gene para o daltonismo.

d) as filhas do casal 6 e 7 são, certamente, portadoras do gene para o daltonismo.

e) se o pai de 2 era afetado pelo daltonismo, certamente a mãe tinha fenótipo normal.


QUESTÃO 28
FATEC 2003: A transpiração é um mecanismo importante para o vegetal, pois determina a ascensão da seiva bruta através do caule.

O gráfico a seguir mostra as taxas de absorção de água do meio ambiente e as de transpiração de uma planta durante as 24 horas do dia.


A análise do gráfico leva a concluir que

a) a transpiração só ocorre nas horas iluminadas do dia.

b) a absorção não ocorre durante a noite.

c) a absorção e a transpiração são mais intensas por volta das 14 h.

d) a absorção é mais intensa do que a transpiração durante o período das 10 às 18 h.

e) a transpiração é sempre mais intensa do que a absorção.


QUESTÃO 29
FATEC 2003: Durante uma aula de Botânica, a fim de destacar a importância econômica de vários produtos de origem vegetal, um professor de biologia ressaltou que:

- da raiz tuberosa da mandioca se retiram vários produtos importantes para a alimentação, ricos principalmente em amido;

- dos caules de árvores, como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., se retira uma grande variedade de madeiras;

- do caule do sobreiro é extraída a grossa camada externa, conhecida como cortiça;

- do caule da seringueira brasileira é extraído o látex, que fornece a preciosa borracha.

Os produtos citados pelo professor e destacados no texto - amido, madeiras, cortiça e látex – se relacionam a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:

a) tecido de sustentação; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.

b) parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso ; tecido secretor.

c) tecido secretor; parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso.

d) parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.

e) tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor; parênquima de reserva.


QUESTÃO 30
FATEC 2003: Considere, no esquema a seguir, as características de determinados grupos vegetais.


Com base no esquema, que representa a evolução vegetal ao longo de milhões de anos, assinale a alternativa que apresenta os grupos vegetais que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 e 4.

a) Briófitas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.

b) Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas.

c) Pteridófitas, briófitas, gimnospermas e angiospermas.

d) Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

e) Pteridófitas, briófitas, angiospermas e gimnospermas.


QUESTÃO 31
FATEC 2003: A contração da musculatura cardíaca determina a pressão no sistema arterial, que é maior na saída dos ventrículos, chegando a zero no sistema venoso. O gráfico abaixo registra a variação da pressão do sangue em função dos diferentes tipos de vasos do corpo humano.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o vaso com a seqüência A, B, C, D, e E.


a) artérias em geral, aorta, arteríolas, capilares e veias.

b) aorta, artérias em geral, capilares, arteríolas e veias.

c) aorta, arteríolas, artérias em geral, veias e capilares.

d) aorta, artérias em geral, arteríolas, capilares e veias.

e) artérias em geral, aorta, arteríolas, veias e capilares.


QUESTÃO 32
FATEC 2003: Analise as informações que se seguem.

I. O hormônio folículo estimulante (FSH) estimula o desenvolvimento do folículo inicial para folículo maduro, que produz estrógeno.

II. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, com produção de progesterona.

III. O hormônio estrógeno estimula o desenvolvimento dos caracteres femininos secundários. Assim, uma menina transforma-se numa mulher sexualmente madura e apta para gravidez.

IV. O hormônio ocitocina estimula as contrações do útero e sua quantidade aumenta exageradamente antes do parto, causando contrações tão fortes que levam ao nascimento.

V. O hormônio progesterona estimula as vilosidades do endométrio, preparando o útero para uma gravidez.


O hormônio que está associado ao gráfico é:

a) progesterona.
b) ocitocina.
c) folículo estimulante.
d) luteinizante.
e) estrógeno.


QUESTÃO 33
FATEC 2003: O gráfico abaixo registra a integridade química do alimento (sanduíche feito de carne, alface e pão) ingerido, em relação aos órgãos do aparelho digestivo que ele percorrerá.


A = ponto no qual o alimento está quimicamente íntegro.

B = ponto no qual o alimento foi degradado em sua maior porcentagem.

Analise a alternativa que relaciona o gráfico com o alimento.

a) I - amido do pão; II - celulose da alface; III - proteína da carne.

b) I - proteína da carne; II - celulose da alface; III - amido do pão.

c) I - celulose da alface; II - proteína da carne; III - amido do pão.

d) I - amido do pão; II - proteína da carne, III - celulose da alface.

e) I - celulose da alface; II - amido do pão; III -proteína da carne. 


QUESTÃO 34
FATEC 2003: Os automóveis e a atividade industrial provocam doenças respiratórias, principalmente na infância e na velhice.

A freqüência dessas doenças é maior na época de

a) chuvas, pois os poluentes dissolvem-se na água, tornando-a tóxica.

b) altas temperaturas, que tornam o ar menos denso, o que dificulta a dissipação dos poluentes.

c) estiagem, que torna o ar menos denso, o que dificulta a dissipação dos poluentes.

d) chuvas, que dificultam a dissipação dos poluentes, pois a água líquida é mais densa que o vapor.

e) baixas temperaturas nas proximidades do solo e altas temperaturas nas altitudes, o que dificulta a dissipação dos poluentes, uma vez que o ar frio é mais denso e se desloca vagarosamente para as camadas superiores menos densas.


QUESTÃO 35
FATEC 2003: Um ecossistema será inundado para a construção de uma hidroelétrica. Foi feito um levantamento dos habitats (várzea, campo, lagoa, cerrado, mata e arrozal) dos cervos pastando e repousando.

(Fonte: Biological Conservation, V. 75 1996, pp. 87-91)

A partir dos dados fornecidos pela tabela, pode-se afirmar que a população de cervos:

a) já sofria com a área ocupada pelo arrozal; portanto, não sofrerá alteração.

b) vive no maior dos habitats, a várzea; logo, não sofrerá alteração.

c) perderá seu habitat vital; logo, sofrerá queda populacional.

d) utiliza poucos habitats (quatro dos seis); logo, não sofrerá alteração.

e) utiliza muitos habitats (dois dos seis); logo, não sofrerá alteração.


QUESTÃO 36
FATEC 2003: Analise a tabela abaixo, o texto e o gráfico.


Uma das proposições para explicar a origem da vida é "Origem por evolução química", e isto, lentamente, teria alterado a composição química da atmosfera.


Admitindo-se a hipótese heterotrófica para explicar a evolução da vida na terra, os gases A, B, C e D poderiam ser respectivamente:

a) CH4, CO2, O2 e N2
b) CO2, CH4, O2 e N2
c) CH4, O2, CO2 e N2
d) CO2, CH4, N2 e O2
e) N2, O2 , CO2 e CH4


PORTUGUÊS

Leia o texto, para responder às questões de números 37 a 42.

Sucesso à brasileira
Muitas vezes ele depende de um gesto de ousadia

Ela queria sair de peito nu no Carnaval.

As meninas, três filhas, foram juntas ganhar a mãe. A mais velha fora frustrada no seu tempo, a segunda desejou e não ousou, agora davam força para a caçula, cujos olhos brilhavam de expectativa. A mãe até sorriu:

– Que é isso, gente? E seu pai? Seus irmãos? E os vizinhos? Os colegas de trabalho? Vão perder o respeito, a televisão mostra tudo.

Parecia que nem estava contra, era só juízo de mãe. O problema eram os outros. Problema? O pai não tinha forças. Anos de alcoolismo haviam transformado sua capacidade de trabalho em aposentadoria precoce e reduzido sua opinião a insultos, resmungos e muxoxos. Para evitar palavrões, nem falaram com ele. Dos irmãos, um lavava as mãos se as mulheres achavam que estava certo:

– Eu não tenho peito, não entendo essa vaidade de mostrar.

O mais novo achava a irmã tão bonita que a Playboy ia se interessar e ela ia ficar famosa.

Com a vizinhança, sim, poderia haver complicações. Moravam em Cangaíba – que a irmã do meio, irônica, chamava de "Canga City" –, onde a vida alheia era parte do entretenimento. Tinham de neutralizar primeiro a "Lagartixa", sessentona sem-que-fazer que ficava o dia inteiro sentada numa cadeira, na calçada, e dava conta de tudo que acontecia num raio de 300 metros. Uma lata de goiabada abriu o coração da Lagartixa. Depois, uma conversa de passinhos miúdos.

Que a menina ia desfilar no Carnaval (ah, pois então), ia sair na escola da Vila Matilde (ahn, é ótima e é perto, né?), mas havia um problema (dinheiro?), eles queriam que ela fosse destaque (isso é problema?), de peito nu.

– E o que é que tem?

Já não se fazem fofoqueiras como antigamente. Ela defendeu a opção da menina, e logo o bairro estava a favor. Esperavam que a garota ficasse famosa e um pouco da glória respingasse em todos. Os homens, com segundas intenções, queriam mais é ver ao vivo e em cores as graças secretas.

Quanto ao trabalho, estava disposta a encarar as consequências. Sempre quis dançar, cantar, largar aquele emprego de telemarketing. O último obstáculo: o namorado.

– Se desfilar, está acabado.
Amadurecida na decisão, ofendida pelo tom machista, não hesitou em dizer que já estava acabado, mesmo sem desfile.

E partiu para a avenida.

Uma semana depois do sucesso no Sambódromo, cumprimentada com orgulho no bairro, estuda várias propostas, excetuadas as indecorosas: bailarina de um programa dominical de televisão, bailarina de um grupo de pagode, posar nua para duas revistas masculinas, recepcionista de feira para uma fábrica de automóveis, e casamento – duas. Uma delas do ex-namorado, que promete ser seu escravo para o resto da vida.
(Ivan Ângelo, Veja São Paulo, com adaptações.)

QUESTÃO 37
FATEC 2003: Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. São características do gênero crônica presentes no texto a temática do cotidiano, o estilo despojado e a linguagem coloquial.

II. Uma lata de goiabada abriu o coração da Lagartixa. Depois, uma conversa de passinhos miúdos. Essa passagem marca-se pelo emprego de linguagem figurada.

III. Que a menina ia desfilar no Carnaval (ah, pois então), ia sair na escola da Vila Matilde (ahn, é ótima e é perto, né?), mas havia um problema (dinheiro?), eles queriam que ela fosse destaque (isso é problema?), de peito nu. Essa passagem simula o diálogo entre as personagens, combinando os discursos indireto e direto, este presente nos trechos entre parênteses, representando a fala da personagem “Lagartixa”.

IV. Essa crônica trata, de forma bem-humorada, do tema da elasticidade de certos valores morais diante da atração exercida pela exposição na mídia.

Deve-se concluir que estão corretas as afirmações

a) I e III apenas.
b) II e III apenas.
c) I e IV apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.


QUESTÃO 38
FATEC 2003: Assinale a alternativa em que o significado que as palavras destacadas imprimem no enunciado está correta e respectivamente identificado nos parênteses.

a) Anos de alcoolismo haviam transformado sua capacidade de trabalho em aposentadoria precoce. (Causa e finalidade.)

b) Agora davam força para a caçula, cujos olhos brilhavam de expectativa. (Posse e causa.)

c) Parecia que nem estava contra, era juízo de mãe. (Negação e tempo.)

d) Moravam em Cangaíba – que a irmã do meio, irônica, chamava de “Canga City” – onde a vida alheia era parte do entretenimento. (Lugar e direção.)

e) Não hesitou em dizer que estava acabado, mesmo sem desfile. (Tempo e condição.)


QUESTÃO 39
Ela queria sair de peito nu no carnaval.

FATEC 2003: A alternativa em que se encontra sintaxe de orações análoga à desse período é:

a) O ex-namorado promete ser seu escravo para o resto da vida.

b) Se desfilar, está acabado.

c) Parecia que nem estava contra.

d) Quanto ao trabalho, estava disposta a encarar as conseqüências.

e) Para evitar palavrões, nem falaram com ele.


QUESTÃO 40
FATEC 2003: O período cujas orações estão ligadas pela relação de sentido de oposição é:

a) A segunda desejou e não ousou.

b) O mais novo achava a irmã tão bonita que a Playboy ia se interessar e ela ia ficar famosa.

c) Ela defendeu a opção da menina, e logo o bairro estava a favor.

d) Eu não tenho peito, não entendo essa vaidade de mostrar.

e) Vão perder o respeito, a televisão mostra tudo. 


QUESTÃO 41
FATEC 2003: Considere as seguintes afirmações feitas a partir da frase

Já não se fazem fofoqueiras como antigamente.

I. A concordância do verbo “fazer”, no plural, justifica-se pela construção em voz passiva, análoga à que se encontra em Eles se deram bem, enquanto durou a sociedade.

II. O verbo “fazer” na frase é sinônimo de “haver”, sendo ambos verbos impessoais e, portanto, conjugados somente no singular.

III. O verbo “fazer” não é conjugado no plural quando indica tempo decorrido; por isso, deve-se dizer: Faz muitos anos que trabalham juntos.

IV. A concordância dessa frase segue a mesma regra a que se sujeitam as frases: Não se esperam medidas impopulares e Estudam-se soluções.

Dentre essas afirmações, estão corretas apenas

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.


QUESTÃO 42
FATEC 2003: Assinale a alternativa em que, feitas as alterações na frase, preserva-se a correlação de tempos verbais.

a) Eu não tenho peito, não entendo essa vaidade de mostrar. / Se eu tivesse peito, tenho entendido essa vaidade de mostrar.

b) A mais velha fora frustrada no seu tempo, a segunda desejou e não ousou. / A mais velha teria sido frustrada no seu tempo, a segunda deseja e não ousaria.

c) Dos irmãos, um lavava a mão se as mulheres achavam que estava certo. / Dos irmãos, um lavaria a mão se as mulheres achavam que está certo.

d) Esperavam que a garota ficasse famosa e que um pouco da glória respingasse em todos. / Espera que a garota fique famosa e que um pouco da glória respingue em todos.

e) Tinham de neutralizar primeiro a "Lagartixa", sessentona sem-que-fazer que ficava o dia inteiro sentada numa cadeira, na calçada, e dava conta de tudo que acontecia num raio de 300 metros. /. Tiveram de neutralizar primeiro a "Lagartixa", sessentona sem-que-fazer que ficou o dia inteiro sentada numa cadeira, na calçada, e daria conta de tudo que aconteceria num raio de 300 metros.


Leia o texto, para responder às questões de números 43 a 48.

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta." Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.

Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas. Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma. Sob a coloração cambiante das horas, um pouco de ouro mais pela manhã, um pouco mais de púrpura ao crepúsculo -- a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.

Eu tinha onze anos.

Freqüentara como externo, durante alguns meses, uma escola familiar do Caminho Novo, onde algumas senhoras inglesas, sob a direção do pai, distribuíam educação à infância como melhor lhes parecia. Entrava às nove horas, timidamente, ignorando as lições com a maior regularidade, e bocejava até às duas, torcendo-me de insipidez sobre os carcomidos bancos que o colégio comprara, de pinho e usados, lustrosos do contato da malandragem de não sei quantas gerações de pequenos. Ao meio-dia, davam-nos pão com manteiga. Esta recordação gulosa é o que mais pronunciadamente me ficou dos meses de externato; com a lembrança de alguns companheiros -- um que gostava de fazer rir à aula, espécie interessante de mono louro, arrepiado, vivendo a morder, nas costas da mão esquerda, uma protuberância calosa que tinha; outro adamado, elegante, sempre retirado, que vinha à escola de branco, engomadinho e radioso, fechada a blusa em diagonal do ombro à cinta por botões de madrepérola. Mais ainda: a primeira vez que ouvi certa injúria crespa, um palavrão cercado de terror no estabelecimento, que os partistas denunciavam às mestras por duas iniciais como em monograma.

Lecionou-me depois um professor em domicílio.

Apesar deste ensaio da vida escolar a que me sujeitou a família, antes da verdadeira provação, eu estava perfeitamente virgem para as sensações novas da nova fase. O internato! Destacada do conchego placentário da dieta caseira, vinha próximo o momento de se definir a minha individualidade. Amarguei por antecipação o adeus às primeiras alegrias; olhei triste os meus brinquedos, antigos já! os meus queridos pelotões de chumbo! espécie de museu militar de todas as fardas, de todas as bandeiras, escolhida amostra da força dos estados, em proporções de microscópio, que eu fazia formar a combate como uma ameaça tenebrosa ao equilíbrio do mundo; que eu fazia guerrear em desordenado aperto, -- massa tempestuosa das antipatias geográficas, encontro definitivo e ebulição dos seculares ódios de fronteira e de raça, que eu pacificava por fim, com uma facilidade de Providência Divina, intervindo sabiamente, resolvendo as pendências pela concórdia promíscua das caixas de pau. Força era deixar à ferrugem do abandono o elegante vapor da linha circular do lago, no jardim, onde talvez não mais tornasse a perturbar com a palpitação das rodas a sonolência morosa dos peixinhos rubros, dourados, argentados, pensativos à sombra dos tinhorões, na transparência adamantina da água...
(Raul Pompéia. O Ateneu, cap I.)

QUESTÃO 43
FATEC 2003: Um recurso estilístico freqüentemente utilizado pelo autor consiste em praticar certas inversões da seqüência mais comum na estrutura da frase (hipérbato).

Assinale a alternativa em que o hipérbato está desfeito, sem, no entanto, representar alteração do sentido da frase original.

a) como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam / como se na mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, o outrora não nos houvesse perseguido e a enfiada das decepções que nos ultrajam não viesse de longe.

b) com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento / com a vantagem única de fazer a impressão rude do primeiro ensinamento mais sensível à criatura.

c) que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental / que o poema dos cuidados maternos parece um artifício sentimental.

d) Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas / A atualidade é a mesma em todas as datas bem consideradas.

e) Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atualidade é uma / A atualidade é uma compensação feita dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças.


QUESTÃO 44
FATEC 2003: A crítica especializada já afirmou que o movimento literário realista, ao impregnar-se de uma visão naturalista, acaba por retratar com tons acinzentados as realidades descritas: “É a moral cinzenta do fatalismo que se destila na prosa [...]” e “[...] o autor carrega sempre de tons sombrios o destino de suas personagens”, dirá, por exemplo, Alfredo Bosi. No texto de Raul Pompéia, isso fica patente no seguinte trecho:

a) [...] espécie de museu militar de todas as fardas, de todas as bandeiras, escolhida amostra da força dos estados [...], que eu fazia formar a combate como uma ameaça tenebrosa ao equilíbrio do mundo.

b) Eu tinha onze anos. Ao meio-dia, davam-nos pão com manteiga. Lecionou-me depois um professor em domicílio. O internato!

c) Freqüentara como externo, durante alguns meses, uma escola familiar do Caminho Novo, onde algumas senhoras inglesas, sob a direção do pai, distribuíam educação à infância como melhor lhes parecia.

d) Apesar deste ensaio da vida escolar a que me sujeitou a família, antes da verdadeira provação, eu estava perfeitamente virgem para as sensações novas da nova fase.

e) Lembramo-nos [...] dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.


QUESTÃO 45
FATEC 2003: A leitura do trecho transcrito de O Ateneu autoriza afirmar que

a) a história está centrada num narrador que expõe e analisa, em primeira pessoa e da perspectiva do adulto, as lembranças e percepções de um momento crucial da criança que ele foi: o ingresso no mundo social exterior à família, representado pelo regime de internato no Ateneu.

b) a gama de ações e situações delineadas no trecho é seu ponto alto, uma vez que é posta em relevo no decorrer dele, por meio de personagens que emergem da narração e assumem de forma direta o discurso e as intervenções na história pessoal do narrador.

c) o objetivo central do narrador em terceira pessoa é evocar o romance memorialista francês, pois desfia uma série de recordações, deflagradas pela lembrança das palavras de seu pai quando teve de abandonar a redoma da proteção familiar para ingressar no Ateneu.

d) o autor defende, por meio de suas memórias pessoais, a tese da solidão humana, ao evocar a perda do contato social preliminarmente mantido com sua família, passando a dissertar sobre a dureza da vida nos bancos escolares, em particular no seio dos antigos internatos de seu tempo.

e) a principal finalidade do trecho é exortar o leitor a participar e recriar, em si mesmo, parte das experiências de vida determinantes da maturação do autor, motivo pelo qual ele investe tamanho esforço em procurar compor momentos descritivos pormenorizados, objetivos e impessoais.


QUESTÃO 46
FATEC 2003: Examine a frase “Bastante experimentei depois a verdade deste aviso”. A substituição do termo grifado que preserva seu sentido na sentença é

a) Muito depois experimentei a verdade deste aviso.

b) Depois experimentei numerosas vezes a verdade deste aviso.

c) Experimentei depois a grande verdade deste aviso.

d) Depois experimentei a verdade deste suficiente aviso.

e) Bastou-me experimentar depois a verdade deste aviso.


QUESTÃO 47
FATEC 2003: Observe a expressão grifada em: “pensativos à sombra dos tinhorões”.

Assinale a alternativa em que se encontra expressão com a mesma classificação sintática.

a) Distribuíam educação à infância como melhor lhes parecia.

b) Fazer mais sensível a criatura, à impressão rude do primeiro ensinamento.

c) Como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto.

d) Educada exoticamente na estufa de carinho.

e) Amarguei por antecipação o adeus.


QUESTÃO 48
FATEC 2003: Assinale a alternativa em que se identifica corretamente, nos parênteses, a referência do termo grifado.

a) Força era deixar à ferrugem do abandono o elegante vapor da linha circular do lago, no jardim, onde talvez não mais tornasse a perturbar (no abandono).

b) Algumas senhoras inglesas [...] distribuíam educação à infância como melhor lhes parecia (à infância).

c) Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam (pessoas).

d) Os meus queridos pelotões de chumbo! Espécie de museu militar de todas as fardas, [...] em proporções de microscópio, que eu fazia formar a combate (microscópio).

e) Freqüentara [...] uma escola familiar do Caminho Novo, onde algumas senhoras inglesas... (na escola).


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito
Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito
Prova FATEC 2003 (1º e 2º Semestres) com Resolução e Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s1600/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtSZerhSty67aPBVeSb0A0MoXKWYMgcyMef_5qX91cndrHO4JFW8Yprih9V99nHQtx8UU43YrbWwLIw1_IY-bBAFsDVFNXUdTmHIU17QdcsBZcxV0SqoOQmMufDjSO5hcAIUl8rYZATEk/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/11/prova-fatec-2003-1-e-2-semestres-com-resolucao-e-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/11/prova-fatec-2003-1-e-2-semestres-com-resolucao-e-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo